???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Susana Ferreira da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Carla

Identificadores de autor

Ciência ID
D915-4E35-EFCB
ORCID iD
0000-0001-7747-6531

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Formação
Grau Classificação
2013 - 2017
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Adaptação do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates. Estudos de validação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2001/10 - 2005/01
Concluído
Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"E depois do 1º ano? Estratégias auto-reguladoras da aprendizagem e sucesso em alunos universitários" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1996/09 - 2000/07
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Instituto Superior da Maia, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/01 - Atual Investigador (Investigação) Agrupamento de Escolas do Levante da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Psicóloga Escolar Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2016 Adaptação do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates. Estudos de validação.
SFRH/BD/86795/2012
Bolseiro de Doutoramento
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. CADIME, Irene; MOREIRA, Célia S.; SANTOS, Ana Lúcia; Silva, Carla; RIBEIRO, Iolanda; VIANA, Fernanda Leopoldina. "The development of vocabulary and grammar: a longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers". Journal of Child Language 46 04 (2019): 653-681. http://dx.doi.org/10.1017/s0305000919000060.
    10.1017/s0305000919000060
  2. Cadime, Irene; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina. "Early lexical development: Do day care attendance and maternal education matter?". First Language 38 5 (2018): 503-519. http://dx.doi.org/10.1177/0142723718778916.
    10.1177/0142723718778916
  3. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Acosta, Victor; Lima, Rosa; Viana, Fernanda Leopoldina. "Communicative development of Portuguese infants aged between 8 and 15 months". Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología 37 3 (2017): 121-129. http://dx.doi.org/10.1016/j.rlfa.2016.12.001.
    10.1016/j.rlfa.2016.12.001
  4. Cadime, Irene; Cruz, Joana; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda. "Homework self-regulation strategies: a gender and educational-level invariance analysis". Psicologia: Reflexão e Crítica 30 1 (2017): http://dx.doi.org/10.1186/s41155-017-0062-z.
    10.1186/s41155-017-0062-z
  5. Viana, Fernanda Leopoldina; Pérez-Pereira, Miguel; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese and Galician". First Language 37 3 (2017): 285-300. http://dx.doi.org/10.1177/0142723717691087.
    10.1177/0142723717691087
  6. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana Lúcia; Viana, Fernanda Leopoldina. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age and gender differences". First Language 37 3 (2017): 267-284. http://dx.doi.org/10.1177/0142723716689274.
    10.1177/0142723716689274
  7. Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, lolanda; Viana, Fernanda. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study". Infant Behavior and Development 48 (2017): 88-97. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0163638317300802?via%3Dihub.
    Publicado
  8. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista,Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso.". Calidoscópio 15 1 (2017): 30-44.
    Publicado
  9. Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda. Autor correspondente: Ribeiro, Iolanda. "Auto-Regulação: Influência no sucesso escolar dos alunos universitários.". Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 1 (2007): 139-150.
    Publicado
  10. Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda. Autor correspondente: Ribeiro, Iolanda. "Auto-Regulação: Diferenças em função do ano e área em alunos universitários.". Psicologia: Teoria & Pesquisa. 23 4 (2007): 443-448.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Viana, Fernanda; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda; Cadime, I. Autor correspondente: Viana, Fernanda. "Instrumentos de avaliação da linguagem: uma perspetiva global.". In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português, 333-357. Berlin: Language Science Press, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Viana, Fernanda; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana Lúcia; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Lima, Rosa; et al. Inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates (PT-IDC). Manual técnico.. Maia: Lusoinfo. 2017.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015/10/10 Avaliar para prevenir: Adaptação para o Português Europeu dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (8-30 meses). V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce)