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José Luís Gonçalves. É Professor Adjunto no(a) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Possui 3 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Método Ubuntu; Educação em tempo integral; Educação não formal e informal; Intervenção comunitária; Pedagogia Social; Paulo Freire; Formação ao Longo da Vida; Sucesso escolar; Motivação; Socialização; Insucesso escolar; Voluntariado; Movimentos sociais; Vida social -- espaço público; Integração social; Exclusão social; Educação social - Portugal; Educação para a Dádiva; Intervenção socioeducativa; Projeto Fénix; Rendimento escolar; Educador social --formação humanista; Diferenças culturais; Educação social; Sociedade contemporânea; Dom; Alteridade; Reconhecimento; Gratidão; Política educativa; Recensão crítica; Profisão Educador social; Educação social - Práticas profissionais; Direitos humanos; Intervenção social; Educação; Ética; Educação Social; Ensino Superior Português - análise SWOT; Gestão da Qualidade no Ensino Superior; Educação e Formação; Ensino Superior - missão; Ensino Superior - desafios; Paulo Freire - pedagogo - 1921-1997; Filosofia da educação; Epistemologia da práxis; Antropologia dialógica; Espaço público; Dignidade humana; Educación; Trabajo social; Éducation; Travail social; Educação; Trabalho social; Direitos da Criança; Educação; Formação de Professores; Participação activa; Convenção dos Direitos da Criança; Direitos Humanos; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Luís Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, José

Identificadores de autor

Ciência ID
D814-83F3-32C1
ORCID iD
0000-0002-4353-9343

Domínios de atuação

  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Ética

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2002/09/30 - 2004/05/09
Concluído
Filosofia da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2000/01/01
Concluído
Philosophy and Theology (Licence)
Instituto Teológico-Pastoral do Ceará, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010/01 - Atual Presidente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Gonçalves, José. "Em defesa do contributo do educador Social na escola Pública", A Página da Educação, 2014
  2. Gonçalves, José. "Educar para a Dádiva: uma proposta socialmente nada ingénua", A Página da Educação, 2013
Artigo em revista
  1. Carvalho, L.; Gonçalves, J L., Gouveia, J.; Fonseca, S.; Nogueira, I. C.; Rebola; F.. "Academia de Líderes Ubuntu Júnior no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Efeitos em Educadores e Alunos". Ubuntu: Revista de Ciências Sociais 1 1 (2023): 194-235.
    Acesso aberto • Publicado
  2. José Luís Gonçalves. "Revista Saber & Educar # 28". Saber & Educar (2020): https://doi.org/10.17346/se.vol28.392.
    10.17346/se.vol28.392
  3. Samagaio, Florbela; Trevisan, Gabriela; Gonçalves, José Luís. "Constructing meaningful and visible social education contexts in Portuguese reality: a critical approach of professionalism and practices". The European Journal of Social Education (2017): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2541.
  4. Gonçalves, José. "O papel do Educador Social em Escolas Públicas do Programa TEIP". Revista Galega de Educación (2017):
  5. "The struggle for recognition inside the city". Filosofia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2017):
    10.21747/21836892/fil34a4
  6. "Constructing meaningful and visible social education contexts in Portuguese reality: a critical approach of professionalism and practices". The European Journal of Social Education (2017):
  7. Gonçalves, José. "Contemporaneidade e Missão.". Revista Saber & Educar (2016):
    doi:http://dx.doi.org/10.17346/se.vol21.244
  8. Gonçalves, José; Veloso, Gastão. "Dom – sistema de relações entre pessoas". Revista Cadernos de Pedagogia Social 5 (2015): 25-34.
  9. Gonçalves, José. "Direitos humanos, dignidade humana e acesso ao estatuto de pessoa: um contributo das teorias de reconhecimento.". Revista Itinerários de Filosofia da Educação, (2013):
  10. Gonçalves, José. "Do esgotamento dos modelos de identidade e de sociabilidade ao papel da Filosofia da Educação numa sociedade em crise". Revista Itinerários de Filosofia da Educação (2013):
  11. Gonçalves, José. "Recensão crítica do livro de María Jesús Vitón de Antonio. Teoría y política de la educación. Reflexiones para el proceso formativo.". (2012):
  12. Gonçalves, José. "L’expérience comme problématisation dans la supervision éducative.". (2010):
  13. Gonçalves, José. "Invisibilidade e Reconhecimento: a construção da literacia moral em Pedagogia Social". Cadernos de Pedagogia Social 1 (2007): 83-104.
  14. Gonçalves, José. "Antropogénese e Educação. Uma contribuição de Peter Sloterdijk.". Intinerários de Filosofia da Educação 1 (2006): 49-64.
  15. Gonçalves, José. "Interculturalidade: uma soteriologia antropológica num mundo globalizado?". Itinerários de Filosofia da Educação 1 (2005): 31-43.
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, José. "Ubuntu – Paradigma educacional emergente". In Teoria da Educação e Formação de Professores: Conceções, Perspetivas e Práticas., 169-178. Lisboa: Edições MIL, 2022.
    Publicado
  2. Gonçalves, José Luís. "Liderança servidora: uma inspiração em contracorrente cultural". Consórcio “UBUNTU Building Bridges for Peace”, 2019.
  3. Comissão Setorial para a Educação e Formação; Grupo de Trabalho para a Gestão da Qualidade no Ensino Superior; Gonçalves, José Luís; Medeiros, Paula. "Análise SWOT do Ensino Superior Português: oportunidades, desafios e estratégias de qualidade". Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.
    Comissão Setorial para a Educação e Formação; Grupo de Trabalho para a Gestão da Qualidade no Ensino Superior - Análise SWOT do Ensino Superior Português: oportunidades, desafios e estratégias de qualidade. Coimbra: [s.n.]. ISBN 978-989-26-0830-3 (PDF). D
  4. Gonçalves, José; Sousa, Júlio E. "Hospitalidade: experiências de dádiva que desenvolvem o self e renovam o laço social.". In Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade, 161-178. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul., 2014.
  5. Gonçalves, José. "Da solidão à construção de uma epistemologia solidária em família..". In A solidão nos Limiares da Pessoa e da Solidariedade, 165-174. Edições Afrontamento, 2012.
  6. Gonçalves, José. "Dádiva, reciprocidade e reconhecimento: por um novo vínculo social". In Espaço público. Variações críticas sobre a urbanidade, 76-95. Autores e Edições Afrontamento, 2012.
  7. Gonçalves, José. "Timor-Leste: os desafios da língua e da educação.". Portugal, 2010.
  8. Gonçalves, José. "Espacio público y reconocimiento ínter subjetivo: la afirmación del derecho entre el amor y el reconocimiento social". In Monográfico sobre modos y figuras del habitar en la sociedad contemporánea, 105-112. Ramón Queraltó, 2009.
  9. Gonçalves, José. "Que rosto de lugar público na cidade competitiva?". Portugal, 2008.
Edição de livro
  1. Desafios da Educação em tempos de pós-pandemia: o contributo Ubuntu. Lisboa: Instituto Padre António Vieira. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Gonçalves, José. Eu sou porque Tu és. Pilares do Método Ubuntu. Lisboa, Portugal: Instituto Padre António Vieira. 2020.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Nascimento, Ermano do; Gonçalves, José Luís; Gomes, Miguel Prata. Ética: dos fundamentos filosóficos aos princípios de ação -Direitos Humanos, educação e intervenção social. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2018.
  2. Azevedo, Joaquim; Gonçalves, Daniela; Gonçalves, José Luís; Silva, Cristina; Nogueira, Isabel Cláudia; Sousa, Júlio; Moreira, Luísa Tavares. O Que Desencadeia o Sucesso em Alunos com Baixo Rendimento Escolar, no Projeto Fénix. Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Universidade Católica Portuguesa - Porto. 2014.
  3. Carvalho, Adalberto Dias de; Gomes, Ana Paula; Samagaio, Florbela; Veloso, Gastão; Gonçalves, José Luís; Pechincha, Margarida; Trevisan, Gabriela; Silva, Cristina Vieira. Voluntariado: Missão e Dádiva. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2013.
  4. Gonçalves, José; Gonçalves, J. L. A.. Da Ética à Utopia em Educação. Edições Afrontamento. 2005.
  5. Gonçalves, José. O reconhecimento do Outro – um desafio à Educação Cristã. Lisboa: Edição do Secretariado Nacional da Educação Cristã.. 2004.
Resumo em conferência
  1. Gonçalves, José. "Ser Educadores Social dos dois lados da fronteira". Trabalho apresentado em I Encontro Luso-Galaico de Educación Social, Vigo, 2015.
  2. Gonçalves, José. "Mapa digital interativo ao serviço da intervenção comunitária". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional Fenda Digital – TIC, 2012.
  3. Gonçalves, José. "The spiritual Man: challenges for an education towards transcendence". Trabalho apresentado em 45th Annual Conference 2010 - Philosophy of Education Society of Great Britain, 2010.

Outros

Outra produção
  1. Educação integral, institucionalização do tempo livre: outras lógicas educacionais no contexto Luso-Brasileiro. A finalidade principal do presente artigo é refletir sobre os debates que circundam a educação integral. Baseado em revisão bibliográfica de estudos específicos sobre essa temática, propõe um breve diálogo entre concepções de educação integral no Brasil e em Portugal, articulando-as com propostas no campo da educação não formal. São apresentadas observações sobre as peculiaridades da educação inte. 2019. Rodrigues, Juliana Pedreschi; Gonçalves, José Luís; Garcia, Valéria Aroeira; Gonçalves, Daniela. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2802.
    Rodrigues, J. P., Gonçalves, J. L., Garcia, V. A. & Gonçalves, D. (2019). Educação integral, institucionalização do tempo livre: outras lógicas educacionais no contexto luso-brasileiro. Cadernos CEDES, 39(108), 145-160.https://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32
  2. Ser educador social dos dois lados da fronteira. A presente intervenção pretende contribuir com respostas aos reptos que suscitaram os mais vivos contributos neste I Encontro Luso-Galaico da Educação Social, a saber: a) “Quais os desafios que se colocam à Educação Social em Portugal, num cenário político, formativo e social de rápidas mudanças, não esquecendo os novos âmbitos laborais que poderão existir?” b)“Qual a sua opinião quanto à situação. 2019. Gonçalves, José Luís. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2828.
  3. A Educação Artística na Escola do Século XXI. 2018. Gonçalves, José Luís; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/336.
  4. Editorial. Ampliación de ámbitos de habilitación para la docencia: Que balance?. ÉLARGISSEMENT DE DOMAINES D’HABILITATION POUR L’ENSEIGNEMENT: QUEL BILAN?. ALARGAMENTO DE DOMÍNIOS DE HABILITAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: QUE BALANÇO?. 2018. Gonçalves, José Luís; ESEPF; Gonçalves, José Luís; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/350.
  5. The struggle for recognition inside the city. The urbanization of the world has placed the whole world, in its diversity, more within the realm of the city. Having acknowledged the need to recognize this diversity, the recent debate over the importance, content, and political, economic, social and cultural role of the notion of recognition has crystallized around a double challenge: either as a problem of the material redistribution of goods. 2017. Gonçalves, José Luís. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2719.
  6. Desafios contemporâneos da Educação Social na América Latina e na Europa: diálogos entre prática e teoria / Contemporary challenges for Social Education in Latin America and in Europe: dialogues between practice and theory. 2017. Gonçalves, José Luís; ESEPF; Rodrigues, Juliana Pedreschi; Garcia, Valéria Aroeira. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/274.
  7. Editorial Revista Saber & Educar Número temático – Educação Especial. .. 2017. Gonçalves, José Luís; ESEPF. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/300.
  8. “Educar bem é transformar o mundo…” Colóquio sobre os 150 Anos de presença das Irmãs Doroteias em Portugal. Este evento científico pretendeu evocar o longínquo ano de 1866 e trazer à memória parte de uma “História Ignorada” que encerra a vida de serviço de quantas jovens optaram por seguir, na Província Portuguesa, o carisma de Santa Paula Frassinetti.. 2016. Gonçalves, José Luís; ESEPF; Mendonça, Manuela. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/247.
  9. Estudos da Criança e Educação de Infância.     . 2016. Gonçalves, José Luís; ESEPF. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/248.
  10. Dom - Sistema de Relações Entre Pessoas. 2015. Veloso, Gastão Ribeiro Pereira; Gonçalves, José Luís. http://www.uceditora.ucp.pt/resources/Documentos/UCEditora/PDF%20Livros/Porto/PedagogiaSocial_2015.pdf.
  11. Dignidade como valor incondicional da pessoa. A partir de que fundamentos?. O espaço público assiste, contemporaneamente, a um aumento da sensibilidade moral dos cidadãos que, conscientes do valor político e antropológico da experiência de menosprezo e desrespeito social ou cultural de que muitas pessoas são vítimas, reclamam o reconhecimento da sua dignidade de pessoa e/ou grupos de pessoas, como elemento essencial do conceito de justiça. Na defesa dos oprimidos, invisív. 2015. Gonçalves, José Luís. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2346.
  12. Education and Social Work. The themed issue of the magazine Saber & Educar now available offers our readers a set of valuable articles of social and pedagogical research with results ranging the concepts of “Education” and “Social Work”.. El número monográfico de la Revista Saber & Educar que ahora se publica, ofrece a los lectores un conjunto valioso de artículos de investigación de cariz socio pedagógico con resul. 2014. Gonçalves, José Luís; ESEPF. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/94.
  13. María Jesús Vitón de Antonio. Teoría y política de la educación. Reflexiones para el proceso formativo. 2012. Gonçalves, José Luís. http://www.rieoei.org/recensiones/0199Goncalves.pdf.
  14. Impacto do Projeto “Turmas Mais Sucesso” ao nível da Instrução, da Estimulação e da Socialização dos Alunos. Este artigo sintetiza um estudo de caso realizado na Escola Secundária do Castêlo da Maia (ESCM), que investigou o impacto que o projeto de combate ao insucesso escolar denominado “Turmas Mais Sucesso” (TSM) teve sobre a instrução, a estimulação e a socialização dos alunos de baixo rendimento. O projeto, desenvolvido no terreno desde 2006-07, tem por base uma metodologia de constituição de turmas. 2011. Gonçalves, José Luís; Teixeira, Lúcia Anabela Sorte. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2512.
  15. Indutores de problematização aplicados a uma aula de antropologia e dilema moral emergente. Este artigo relata uma experiência ocorrida no âmbito do ensino de estudantes do curso de educação social que, após terem realizado uma investigação de cariz antropológica num bairro da cidade do Porto a partir do conceito de “não-lugares” de Marc Augé, continuavam sem “ver” e “reconhecer” os seus habitantes, permanecendo estes sem rosto e nome concretos nas transcrições e nos discursos destes est. 2011. Gonçalves, José Luís. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2348.
    Gonçalves, J. L. (2011). Indutores de problematização aplicados a uma aula de antropologia e dilema moral emergente. Saber&Educar, 16, 38-47. ISSN 1647-2144. doi http://dx.doi.org/10.17346/se.vol16.19
  16. Criança, Sujeito de Direitos: A Infância que se ergue: breve fundamentação. Partindo de uma reflexão sobre os Direitos da Criança, este projecto centra-se no papel da Educação e dasinstituições sócio-educativas na promoção, reflexão e defesa dos mesmos, numa perspectiva de formação deadultos e crianças.Ao longo do percurso, foram promovidas acções de esclarecimento e sensibilização junto dos agentes educativos,sobre os aspectos pedagógicos, jurídicos, psicológicos e socia. 2010. Cavalcanti, Joana; ESEPF; Gonçalves, Daniela; ESEPF; Trevisan, Gabriela; ESEPF; Gonçalves, José Luís; ESEPF; Silva, Maria Cristina Vieira; ESEPF. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/99.
  17. Dinâmicas de Reconhecimento da Criança, sujeito de direitos. Os Direitos Humanos estabilizaram, ao longo de décadas, um património conceptual que necessita de serpermanentemente actualizado em sede educativa para ser eficaz na promoção da dignidade humana.Diante da emergência de uma quarta geração de direitos baseada no paradigma da diversidade, o desafioeducativo actual consiste em tornar visível o outro diverso para que possa usufruir das prerrogativas da. 2010. Gonçalves, José Luís. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/102.
  18. Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização. Este artigo narra a operacionalização, no âmbito da Pós-graduação em Mediação Social e Formação ao Longo da Vida, de uma dinâmica educativa que favoreceu “aprender na e com a vida”, através da implementação, em sala de aula, de uma metodologia de problematização da experiência inspirada na educação libertadora de Paulo Freire. “Educar [é] partir do ‘saber de experiência feito’ para o superar; não. 2009. Gonçalves, José Luís. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2347.
  19. Invisibilidade e reconhecimento : a construção da literacia moral em pedagogia social. Neste artigo pretendemos reflectir a noção de ‘invisibilidade social’, no contexto de uma teoria da intersubjectividade e inserida no acto comunicativode reconhecimento. A invisibilidade relaciona-se com a estrutura do processo de reconhecimento, do ponto de vista de uma teoria da acção e de uma epistemologia. Esta abordagem não se centra numa análise sociológica do desmascaramento – pela visibili. 2007. Gonçalves, José Luís. http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/CadernosPedagogiaSocial/CPSocial01.pdf.
  20. O educador social, desafiado pela diversidade cultural das sociedades contemporâneas. O reconhecimento da pluriculturalidade das sociedades contemporâneas e das tensões que este fenómeno suscita no espaço público destas não é um facto novo em si. O elemento de novidade, no plano da educação, é a integração de tal diversidade cultural na pedagogia e na intervenção social. Reflectir as implicações desta integração em alguns dos seus pressupostos teórico - -práticos constitui o object. 2006. Gonçalves, José Luís. http://hdl.handle.net/20.500.11796/885.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/01/24 Diante do refugiado, o que é o comum e o habitar a Cidade? VI Congresso Ibero-americano de Filosofia. Verdade, Justiça e Liberdade. Perspectivas plurais da Filosofia
Faculdade de Letras ¬ Universidade do Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2021/06/21 Poderá a religião constituir uma fonte de ética para o reconhecimento da dignidade de pessoas e grupos no espaço público? Zoom Seminars nº 8 dos PPS Talks | 2021-2022
Faculdade de Letras ¬ Universidade do Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2020/12/14 Estrangeiro-residente: por uma nova conceção do coabitar, segundo a filosofia da migração de Donatella Di Cesare Seminário nº 6 do Ciclo de Seminários Filosofia, Ética e Política, IF-UP, com transmissão online
Faculdade de Letras ¬ Universidade do Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2020/11/20 Ubuntu – paradigma educacional emergente 10.ª Conferência da Associação FORGES “O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2020/02/16 Projetos de Investigação no Âmbito do Mestrado em Ciências de Educação VII Ciclo de Seminários de Investigação em Educação. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto (Porto, Portugal)
2019/11/26 O contributo do educador social para a cidadania Ciclo de Conferências: “O contributo do Assistente Social, do Educador Social e do Educador de Infância para a Cidadania, Equidade e Qualidade do Ensino”. Patrocínio do Gabinete da Primeira Dama da República de Angola
Primeira Dama de Angola (Luanda, Angola)
2018/11/20 Antropologia da Mobilidade e Ética da Hospitalidade – os desafios de proteção dos refugiados à luz dos Direitos Humanos 2nd International Conference Ethics, Politics and Culture: Human Rights.
Faculdade de Letras ¬ Universidade do Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2017/10/13 Struggle for recognition inside the city. 5ª edição da Conferência Internacional Philosophy of the City
Faculdade de Letras ¬ Universidade do Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2017/05/06 Proteção dos migrantes à luz dos direitos humanos: das insuficiências políticas e jurídicas do Estado-nação ao relativismo antropológico da Religião 1.ª Conferência Internacional “Ética, Política e Cultura - Migrações”.
Organização IF-UPorto/FCSH-UNova, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/03/14 Teorias de Reconhecimento: origens filosóficas e correntes dominantes (teoria crítica, políticas, percurso 1.ª conferência do Ciclo de Conferências Espaço Público e Democracia 2017-2018
RG Philosophy and Public Space, Faculdade de Letras ¬ Universidade do Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2016/07/14 Migrações e hospitalidade: educar para uma dívida mútua positiva V Colóquio Internacional SOFELP - Migrações, cidadania e direitos humanos: um puzzle para a educação?
UTAD (Vila Real, Portugal)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/01/01 - 2023/12/16 Membro do Conselho Científico do estudo: Avaliação e monitorização dos impactos da pandemia, e suas representações sociais em Vila Nova de Gaia. Acesso: https://www.covid-em-gaia.pt/

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/03/03 - 2022/06/11 Promoção da Participação Política e Cívica das Mulheres. Integra PROJETO PARTICIPO! Curso não conferente de grau (Outros) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/01/01 - 2021/12/31 FESET -Formation d`Educateurs Sociaux Européens / European association of training centres for socio-educational care work. Membro da Direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/02/01 - 2018/12/16 ORSIES – Observatório sobre Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior. Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. Edição: SA PRESS FORUM – Comunicação Social. ISBN 978-972-8976-05-7
Consultor