???global.info.a_carregar???
Rui da Silva is Deputy Director of the Al Qasimi Foundation for Policy Research, Researcher from the Center for African Studies of the University of Porto, and a Visiting Research Fellow from the School of Education and Social Work at the University of Sussex. He worked as a researcher, consultant, and education specialist on projects in Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau, Timor-Leste, and South Sudan. Co-host and executive producer of the podcast Eduquê, which showcases new Portuguese-language research on education, broadly defined. His research interests include the relations between the public and the private in education in the Global South, philanthropy and education, and global education policy and the right to education. Published 27 articles in journals. Has 2 section(s) of books and 2 book(s). Co-supervised 6 MSc dissertation(s). Has received 2 awards and/or honors.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Manuel Ferreira da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Rui da
  • Silva, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
D812-4D7C-403A
ORCID iD
0000-0003-3369-1285

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Entre o internacional e o local - impacto e efeitos de programas de educação em cooperação para o desenvolvimento. Um estudo de caso na Guiné-Bissau " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2009 - 2011
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Globalização e currículo: atores e processos: um estudo exploratório na Guiné-Bissau" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/01 - 2024/08 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2017/11 - 2018/01 Investigador visitante (Investigação) Research for Equitable Access and Learning (REAL) Centre, Reino Unido
University of Cambridge - Faculty of Education, Reino Unido
2013/02 - 2017/01 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02 - 2021/02 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/02 - Atual Deputy Director Sheikh Saud Bin Saqr Al Qasimi Foundation for Policy Research, Emiratos Árabes Unidos
2024/01 - Atual Visiting Research Fellow School of Education and Social Work - University of Sussex, Reino Unido
2023/07 - 2023/12 Consultant UNICEF, Estados Unidos
2023/02 - 2023/11 Consultant/ Researcher Education Sub-Saharan Africa , Reino Unido
2023/03 - 2023/10 Consultant Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2022/11 - 2023/03 Consultant UNICEF, Estados Unidos
2019/01 - 2019/07 Consultant UNICEF - Evaluation Office, Estados Unidos
2018/02 - 2018/09 Consultant Cambridge Education Ltd, Reino Unido
2017/10 - 2017/10 Consultant National Network for Education for All – Cabo Verde , Cabo Verde
2015/08 - 2015/09 Consultant UNESCO Office in Dakar, Senegal
2013/06 - 2014/12 Consultant National Campaign for the Right to Education (Brazilian Campaign) , Brasil
2006 - 2012/05 Portuguese Language Community Facilitator Inter-Agency Network for Education in Emergencies, Estados Unidos
2006 - 2012 Education Specialist Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2005/09 - 2005/12 Intern Institut International de Planification de l'Education, França
2004/03 - 2005/08 Teacher Trainer Fundação Fé e Cooperação , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022 - Atual The Lusophone Africa student's profile in Portuguese Higher Education Institutions: characterization, expectations and constraints
no code
Investigador
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa Centro de Estudos Internacionais, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
Em curso
2017 - Atual Characterization and analysis of government programs of public subsidy to the private sector for the provision of Basic Education: studies on different contexts: Pernambuco / Dublin / Georgia / Portugal
2015/21107-3
Investigador
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil

Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional , Brasil
Em curso
2019 - 2022 Mapping the privatization strategies of basic education in different contexts: actors, programs and consequences for public education
FAPESP 2019/12230-7
Investigador
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil

Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional , Brasil
Em curso
2013/02 - 2016/11 Entre o internacional e o local – impacto e efeitos de programas de educação em cooperação para o desenvolvimento. Um estudo de caso na Guiné-Bissau.
SFRH/BD/85561/2012
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Comparative study on the compulsory education privatization in small states: examining the role and impact in Cape Verde and Guinea-Bissau
CEECIND- 01263/2017
Investigador responsável
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Júlio Gonçalves; José Carlos Morgado; Silva, Rui da (D812-4D7C-403A). "Nova agenda da educação 2030, currículo e desenvolvimento: desafios e implicações para o ensino superior". Trabalho apresentado em XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares - Currículo: entre o comum e o singular, Recife, 2016.
    Publicado
  2. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A). "From focus group to djumbai, from researcher to messenger – reflections from cross-cultural curriculum studies research in Guinea-Bissau". Trabalho apresentado em II European Conference on Curriculum Studies, 2015.
    Publicado
  3. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Santos, Júlio Gonçalves dos. "Os estudos curriculares na Guiné-Bissau: as principais tendências que caracterizam o campo neste país africano". Trabalho apresentado em Colóquio sobre Questões Curriculares - Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014.
    Publicado
  4. Soares, Andreia; Santos, Júlio Gonçalves dos; Poças, Sara; Poças, Ana; Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Silva, Rosa. "Construir diálogos e partilhar desafios na aprendizagem com o Sul: lições aprendidas do Programa de Cooperação Sul-Sul pelo Direito à Educação entre países Lusófonos". Trabalho apresentado em International colloquium Epistemologies of the South: South-South, South-North and North-South global learning, 2013.
    Publicado
  5. Silva, Rosa; Poças, Sara; Santos, Júlio Gonçalves dos; Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Mendes, Carolina. "Olhares cruzados: percursos de um modelo de apoio a projectos de cooperação". Trabalho apresentado em II CoopEdu, África e o Mundo Centre for African Studies, 2013.
    Publicado
  6. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Santos, Júlio Gonçalves dos; Cambuta, Carlos. "Sociedade civil e educação: a experiência de trabalho com ONGs em Angola". Trabalho apresentado em 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos: 50 anos das independências africanas: desafios para a modernidade, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Theresa Adrião; Rui da Silva. "New Philanthropy in Brazil Education: An Analysis of the 3M Approach of Lemann Foundation and the Discursive Practices in Social Media". Comparative Education Review (2025): 000–000-000–000. http://dx.doi.org/10.1086/733517.
    10.1086/733517
  2. Felipe de Souza Araujo; Rui da Silva. "ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO: MAPEAMENTO DE ATUAÇÃO NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA – PALOP". CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades (2024): https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5886.
    10.26694/caedu.v6i3.5886
  3. Javier Mula-Falcón; Sofia Viseu; Rui da Silva. "Early Career Academic’s Associations: A Study of Resistance and Empowerment on Social Media". Higher Education Policy (2024): https://doi.org/10.1057/s41307-024-00353-4.
    10.1057/s41307-024-00353-4
  4. Rui da Silva; Theresa Adrião. "To tweet, or not to tweet, that is the question: the Ayrton Senna Institute and education policy movement in Brazil". Globalisation, Societies and Education (2023): https://doi.org/10.1080/14767724.2023.2225445.
    10.1080/14767724.2023.2225445
  5. Silva, Rui da; COELHO, LA SALETE. "Stephen McCloskey. Global Learning and International Development in the Age of Neoliberalism". Sinergias – diálogos educativos para a transformação social 14 (2022): 139-142.
  6. Silva, Rui da; Delgado, Carla. "Objetivo Desenvolvimento Sustentável 4 nas redes sociais. O que se pode concluir? Análise do Twitter de 2020 a 2022". Africana Studia 38 (2022): 117-125.
  7. Rui Da Silva; Theresa Adrião. "REDES SOCIAIS E POLÍTICA EDUCACIONAL: ANÁLISE DO INSTITUTO AYRTON SENNA NO TWITTER DE 2013 A 2020". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 37 3 (2021): https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111567.
    10.21573/vol37n32021.111567
  8. Silva, Rui da; Joana Oliveira. Autor correspondente: Silva, Rui da. "A Parceria Global para a Educação no Twitter: análise das tendências e das agendas veiculadas". Revista Lusófona de Educação 54 54 (2021): 73-86. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8174.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Silva, Rui da. "A Parceria Global pela Educação e o Financiamento da Educação: países, atores e contribuições". FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação (2021): http://dx.doi.org/10.22491/2236-5907113005.
    10.22491/2236-5907113005
  10. Silva, Rui da; Oliveira, Joana. "Global education policy in African fragile and conflict-affected states: examining the Global Partnership for Education". Globalisation, Societies and Education 20 4 (2021): 508-522. http://dx.doi.org/10.1080/14767724.2021.1947201.
    10.1080/14767724.2021.1947201
  11. Martins, Bruna; Silva, Rui da; Coelho, La Salete. "O Poder Simbólico e a Cooperação Portuguesa: Uma análise sobre o papel da língua". Cadernos de Estudos Africanos 39 (2020): 17-30. http://dx.doi.org/10.4000/cea.4706.
    10.4000/cea.4706
  12. Silva, Rui da; Oliveira, Joana. "Impactos e Efeitos de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento em Escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau". Cadernos de Estudos Africanos 39 (2020): 85-111. http://dx.doi.org/10.4000/cea.4826.
    10.4000/cea.4826
  13. Theresa Adrião; Rui da Silva. "Public funding to private providers of compulsory education: crossed looks between Brazil and Portugal in the context of globalisations". Globalisation, Societies and Education (2020): https://doi.org/10.1080/14767724.2020.1764336.
    10.1080/14767724.2020.1764336
  14. Silva, Rui da. "Support for teachers in challenging situations as a factor of change: reflections from a continuing professional development programme in Guinea-Bissau". FIRE: Forum for International Research in Education 6 2 (2020): 71-88. https://fire-ojs-ttu.tdl.org/fire/index.php/FIRE/article/view/181.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Rui da Silva; Joana Oliveira. "PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM 24 PAÍSES AFRICANOS: TENDÊNCIAS, PONTOS COMUNS E ATÍPICOS". Educação & Sociedade 41 (2020): https://doi.org/10.1590/es.238622.
    10.1590/es.238622
  16. Marshall, J.H.; Nicolai, M.; Silva, R.D.. "Out-of-school children in Guinea-Bissau: A mixed-methods analysis". International Journal of Educational Development 77 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85086731690&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijedudev.2020.102223
  17. Silva, da Rui (D812-4D7C-403A). "Impactos e efeitos de um programa de ajuda pública ao desenvolvimento em escolas públicas e privadas: um caso na Guiné-Bissau". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 35 1 (2019): 009-118. https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/89874.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Rui da SILVA. "O papel da Parceria Global para a Educação na promoção dos referentes da globalização nos planos setoriais da educação dos PALOP". Revista on line de Política e Gestão Educacional (2018): https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12010.
    10.22633/rpge.v22iesp3.12010
  19. Maria Rehder; Rui da Silva; Talismã Nice Fero Gomes Dias da Silva Monteiro. "DA GUINÉ-BISSAU AO BRASIL: IMPACTOS DA INSTABILIDADE POLÍTICA NA MANUTENÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO". Educação & Sociedade 39 145 (2018): 962-979. https://doi.org/10.1590/es0101-73302018201813.
    10.1590/es0101-73302018201813
  20. Rui da Silva; Joana Oliveira. "40 years of educational research in Guinea-Bissau: Mapping the terrain". International Journal of Educational Development 57 (2017): 21-29. https://doi.org/10.1016%2Fj.ijedudev.2017.09.003.
    10.1016/j.ijedudev.2017.09.003
  21. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Silva, Rosa; Silva, Miguel Filipe. "Sindicalismo, Professores e Educação para Todos: Reflexões sobre a Guiné-Bissau e em Moçambique". Africa Bibliography 28 (2017): 143-152. http://www.africanos.eu/index.php/pt/africana-studia/numeros-anteriores/847-africana-studia-n-28.
    Publicado
  22. Júlio Gonçalves dos Santos; Rui da Silva. "Theory and praxis: reflections and lessons from a bilateral educational aid programme in Guinea-Bissau". Globalisation, Societies and Education (2016): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/14767724.2016.1195722.
    10.1080/14767724.2016.1195722
  23. José Carlos Morgado; Júlio Santos; Rui da Silva. "Currículo, memória e fragilidades: contributos para (re)pensar a educação na Guiné-Bissau". Configurações 17 (2016): 57-77. https://doi.org/10.4000%2Fconfiguracoes.2930.
    10.4000/configuracoes.2930
  24. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A). "Portugal's Process for Incorportating the SDG's in Education". NORRAG News 54 (2016): http://www.norrag.org/fileadmin/Full%20Versions/NN54.pdf.
    Publicado
  25. Morgado, José Carlos; Santos, Júlio Gonçalves dos; Silva, Rui da (D812-4D7C-403A). "Currículo, memória e fragilidade: contributos para (re)pensar a educação na Guiné-Bissau". Configurações 17 (2016): 57-77. https://journals.openedition.org/configuracoes/3283.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Rui da Silva; Júlio Gonçalves dos Santos; José Augusto Pacheco. "Crossed looks: globalisations and curriculum in Guinea-Bissau". Compare: A Journal of Comparative and International Education 45 6 (2014): 978-999. http://dx.doi.org/10.1080/03057925.2015.1013018.
    10.1080/03057925.2015.1013018
  27. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A). "Globalização e Currículo: Atores e Processos. Um Estudo Exploratório na Guiné-Bissau". Africana Studia 22 (2014): 39-57.
    Publicado
  28. Santos, Júlio Gonçalves dos; Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Mendes, Carolina. "PASEG II – uma aposta contínua na qualidade e inovação educativa na Guiné Bissau". Africana Studia 22 (2014): 59-72.
    Publicado
  29. Santos, Júlio Gonçalves dos; Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Silva, Rosa. "Cooperação e Educação Internacional: algumas lições da aprendizagem com o Sul". Global Education Magazine 1 (2012): 79-85. http://www.globaleducationmagazine.com/cooperacao-e-educacao-internacional-algumas-licoes-da-aprendizagem-com-o-sul/.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Silva, Rui da; Silva, M.F.; Semedo, Rui Jorge. Autor correspondente: Silva, Rui da. "Amílcar Cabral: Memory and Legacy in the Language Policy of Guinea-Bissau's Education System". In Amílcar Cabral and the PAIGC’s Binational Struggle for Independ-ence of Guinea-Bissau and Cabo Verde. Routledge, 2024.
    No prelo
  2. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Pacheco, José Augusto. "Políticas de cooperação para o desenvolvimento de Portugal no contexto educacional. Reflexões sobre a Guiné-Bissau". In Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. Praia, Cabo Verde: UNICV, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. Education privatisation in sub-Saharan Africa: agendas, policies and trends. 2024.
    10.21747/978-989-8156-35-8/edu
Livro
  1. Silva, Rui da; Oliveira, Joana. 40 anos de investigação no setor da educação na Guiné-Bissau: Um olhar sobre as publicações de 1975 a 2015. Porto: Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. 2023.
    Publicado
Recurso online
  1. Silva, Rui da. Portuguese Aid to Education in Guinea Bissau. 2017. http://www.freshedpodcast.com/ruidasilva.
Relatório
  1. Carvalho, Clara; Barreto, Maria Antónia ; Santos, Filipe; Silva, Rui da. 2023. Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021). https://cei.iscte-iul.pt/wp-content/uploads/2024/01/relatorioestudo_pepip_final.pdf.
Revisão de livro
  1. Silva, Rui da (D812-4D7C-403A). "Global Education Policy and International Development: New Agendas, Issues, and Policies. By Antoni Verger, Mario Novelli e Hulya Kosar Altinyelken". Revisão de Global Education Policy and International Development: New Agendas, Issues, and Policies 5 (2017): 131-133. http://www.sinergiased.org/index.php/revista/item/120-global-education-policy.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Rui Manuel Ferreira da. "Globalização e currículo : atores e processos : um estudo exploratório na Guiné-Bissau". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19688.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Oliveira, Joana; Silva, Rui da (D812-4D7C-403A); Ao Norte (Produtor); Carlos Eduardo Viana (Realizador). 2009. Família Awal. Ao Norte.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Education Philanthropy Trends in the Gulf: A Case of Multilateralism, Policy Transfer, and South-South Flows The 10th Biannual Gulf Comparative Education Society (GCES): Towards Sustainable Education: Global Goals and Local Contexts
(Ras Al Khaimah, Emiratos Árabes Unidos)
2023/10/02 Políticas Educativas Globais: um diálogo entre o local e o Internacional com foco na África sub-sahariana Seminário Internacional Os desafios das Políticas Educacionais no Sul Global
(Paraná, Brasil)
2023/09/26 Impacto das estruturas de governança, da privatização e da digitalização - Países de Língua oficial Portuguesa International Seminar Trens in Global Education. September
(São Paulo, Brasil)
2023/09 Civil society strategies at regional and national levels - Lusophone countries International Seminar - Trends in Global Education: the impact of governance structures, privatization and digitalization
University of São Paulo - Institute of International Relations (Brasil)
2022/06/15 Tweet, or not tweet, that is the question: education policy movement on Twitter in Brazil The Instrumentation and Enactment of Public Education Reform
Universidade Autónoma de Barcelona
2019/11/29 Conhecimento aberto: reflexões sobre uma experiência em processo VIII Congreso de Universidad y Cooperación - Conocimiento y compromiso social ante los retos globales
Santiago de Compostela University (Santiago de Compostela, Espanha)
2019/09 Education coalitions and education inclusivity: crossed looks between national education coalitions in Cape Verde, Guinea-Bissau and Mozambique UKFIET: Inclusive Education Systems: futures, fallacies and finance
Oxford University (Oxford, Reino Unido)
2019/09 Making the invisible visible: Factors constraining education inclusivity in Guinea-Bissau UKFIET: Inclusive Education Systems: futures, fallacies and finance
Oxford University (Oxford, Reino Unido)
2018/11 Mapeando a investigação na área da educação na Guiné-Bissau de 1975 a 2017: tendências, desafios e lacunas Congresso Internacional Cooperação e Educação (IV COOPEDU) – Cooperação e Educação de Qualidade
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10 A Cooperação Portuguesa na Guiné-Bissau 1ª Conferência CEAUP 2018-19: Sistemas Educativos na África Ocidental
University of Porto (Porto, Portugal)
2018/02 Subsídio público à oferta privada da educação obrigatória: olhares cruzados entre o Brasil e Portugal XXV Colóquio da AFIRSE: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/09 Teachers´ support in challenging situations: reflections from a teacher professional development programme sustainability in Guinea-Bissau UKFIET Conference - Learning and Teaching for Sustainable Development: Curriculum, Cognition and Contex
Oxford University (Oxford, Reino Unido)
2017/08 O papel da Parceria Global para a Educação na promoção dos referentes da globalização nos PALOP V Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE - Dimensões da Privatização na Educação Básica
Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto, Brasil)
2017 Sindicalismo, professores e Educação para Todos: o papel dos sindicatos de professores nos PALOP Colóquio Internacional O Sindicalismo e o Trabalho em África
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Ativismo pelo direito à educação em pequenos estados africanos: dissonâncias e desafios das Coligações pelo Direito à Educação em Cabo Verde, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe Conferência Internacional Ativismos em África
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/06 Os desafios da qualidade da educação em contexto de fragilidade e crises prolongadas: um estudo de caso na Guiné-Bissau Congresso Internacional Cooperação e Educação (III COOPEDU) – Cidadania Global
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 In-between global education policy, national and local politics: Portuguese aid to education in Guinea-Bissau from 2000 to 2012 A Educação para além dos números. Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2016 Quality of learning in challenging situations: reflections from a Portuguese aid education program in Guinea-Bissau from 2000 to 2012 BAICE 2016 - "Achieving equity and quality in learning: Comparative perspectives
Nottingham University (Nottingham, Reino Unido)
2016 Nova agenda da educação 2030, currículo e desenvolvimento: desafios e implicações para o ensino superior XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares - Currículo: entre o comum e o singular
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
2016 Cooperação para o Desenvolvimento como espaço de fronteira - um estudo de caso na Guiné-Bissau XIII Congresso SPCE - Fronteiras, diálogos e transições na educação
na Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2015 From focus group to djumbai, from researcher to messenger – reflections from cross-cultural curriculum studies research in Guinea-Bissau II European Conference of Curriculum Studies - Curriculum studies: Policies, perspectives and practices
University of Porto (Porto, Portugal)
2015 From bilateral educational aid to civil society: recent trends of Portuguese Aid in Guinea-Bissau Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares
University of Porto (Porto, Portugal)
2015 Educação para a Cidadania Global na Cooperação Sul-Sul: a importância do caminho do Programa de Cooperação Sul-Sul pelo Direito à Educação entre países Lusófonos Educação, Pós-Colonialismo e Globalização
University of Porto (Porto, Portugal)
2014 Construir diálogos e partilhar desafios na aprendizagem com o Sul: lições aprendidas do Programa de Cooperação Sul-Sul pelo Direito à Educação entre países Lusófonos - PCSS-Lusófonos International Coloquium Epistemologies of the South: South-South, South-North and North-South global learning
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014 Portuguese education aid in Guinea-Bissau from 2000 to 2012 through the lens of internationalization of curriculum studies BAICE 2014 Conference - Power, Politics and Priorities for Comparative and International Educatio
Bath University (Bath, Reino Unido)
2014 Os estudos curriculares na Guiné-Bissau: as principais tendências que caracterizam o campo neste país africano XI Colóquio sobre Questões Curriculares/ VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares - Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Theory and praxis: reflections and lessons from a bilateral educational aid program in Guinea-Bissau The International Symposium on Education, Fragility and Conflict
Sciences Po and Inter-Agency Network for Education in Emergencies (Paris, França)
2013 Between the global and the local – Discussing a methodological proposal to evaluate an educational aid program in Guinea-Bissau 5th European Conference on African Studies - African dynamics in a multipolar world
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 Olhares cruzados: percursos de um modelo de apoio a projetos de cooperação II CoopEdu – Cooperação e educação: áfrica e o mundo
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 Culturas de apoio a professores em contexto de fragilidade educativa: algumas reflexões e lições da Guiné-Bissau II CoopEdu – Cooperação e educação: áfrica e o mundo
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Sociedade civil e educação: a experiência de trabalho com ONGs em Angola 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos: 50 anos das independências africanas: desafios para a modernidade
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 10 Anos de Cooperação em Educação – Actores, contextos, agendas e diálogo I CoopEdu – Portugal e os PALOP: cooperação na área da educação
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2006 Educação, reconstrução e desenvolvimento: o caso da Província de Malanje Curso Livre Internacional Culturas do Desenvolvimento e Cidadania. Módulo 4 – A cooperação e a educação como resposta humanitária
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023/11 A Garantia do Direito à Educação em Situações de Emergência: O caso do Norte de Moçambique
Coorientador
Estudos Africanos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2023 Surf ao serviço do desenvolvimento e da paz: um estudo de caso em São Tomé e Príncipe
Coorientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Desporto e Lazer, Portugal
2021 - 2022 O cruzamento da financeirização do desenvolvimento com a política externa e de cooperação portuguesa: Uma análise da SOFID (2007-2019)
Coorientador
História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2021 Why do Organisations send volunteers into 'developing countries'? A case study of German organisations sending volunteers as part of the 'Weltwärts' programme
Coorientador
História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 O processo de avaliação dos projetos de cooperação para o desenvolvimento
Coorientador
História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 O Desporto tem o poder de mudar o mundo”. Sport for Development Center: Mapea-mento nacional das instituições de Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz
Coorientador
História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2021 VI Encontro Internacional Desporto e Lazer em África Universidade do Porto
2018 - 2018 CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation Universidade do Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Africana Studia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/07 - 2023/12 Develop the operational plan and a three-year budget for the Guinea-Bissau National Strategy on Out-of-School Children UNICEF, Estados Unidos
2023/02 - 2023/11 Independent researcher in a two-part desk-based study, in partnership with the Research for Equitable Access and Learning (REAL) from Cambridge University Use project protocols to undertake structured searches of African education research conducted in Portuguese and cataloguing these in the project database. Education Sub-Saharan Africa , Reino Unido
2023/03 - 2023/10 Develop a synthesis report from the Project Pre-school Education in the Portuguese-speaking African countries Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2022/11 - 2023/03 Develop a national strategy and a three-year budgeted action plan to address the challenges of out-of-school children in Guinea-Bissau. UNICEF, Estados Unidos
2022/06 - 2022/07 Design and implement a 5-day in person workshop for approximately 80 technical staff from the Ministry of Education (central-level staff, as well as technical staff from the 11 education regions) on education in emergencies (EiE), including risk informed programming as part of comprehensive disaster risk reduction (DRR) and preparedness strategies development for the education sector. UNICEF, Estados Unidos
2021/11 - 2022/03 Assessment of INEE Minimum Standards Usage and Uptake with a focus on the Portuguese language. Liaison with different stakeholders and team members Support the preparation of the final report. Inter-Agency Network for Education in Emergencies, Estados Unidos
2019/01 - 2019/07 External evaluator of the UNICEF education programme (2016 to 2018) in South Sudan. - Design and manage the evaluation of the South Sudan education programme (L3 response) (2016 to 2018); - Develop the data collection and treatment instruments; - Liaison with different stakeholder, the UNICEF evaluation office and the team members (team leader, Child Protection Consultant and M&E consultant); - Support the preparation of the final report. UNICEF - Evaluation Office, Estados Unidos
2018/02 - 2018/09 - Design and manage the qualitative research (qualitative researcher) from the Study on Out-of-School Children in Guinea-Bissau¿ promoted by UNICEF e for the Ministry of Education of Guinea-Bissau. - Develop the data collection and treatment instruments; - Prepare and facilitate the training and follow-up the 10 research assistants; - Transcribe and data entry of the interview and focus groups; - Produce a final report taking in consideration the formulation of national recommendations for policy and strategy. Cambridge Education LLC, Estados Unidos
2017/11 - 2018/01 - Independent researcher in the project “Mapping Education Research in sub-Saharan Africa” from the Research for Equitable Access and Learning (REAL) from Cambridge University in partnership with Education Sub-Saharan Africa (ESSA) https://www.educ.cam.ac.uk/centres/real/researchthemes/highereducation/mappingeducation - Use project protocols to undertake structured searches of African education research conducted in Portuguese and cataloguing these in the project database. University of Cambridge - Faculty of Education, Reino Unido
2017/10 - 2017/10 - Facilitate that national workshop about the motorization of the Sustainable Development Goal 4.
2015/08 - 2015/09 - Conducted the final external evaluation of the extra budgetary project on “Improvement of teacher qualification and setting up of a system for the management of learning outcomes in Guinea-Bissau”. - Designed and implemented interviews of project participants and analyse project documents. - Synthesized data and completed the inception report and the final evaluation report. - Maintained relationship with all the stakeholders to ensure expectations were being met and evaluation tools were satisfactory. UNESCO Office in Dakar, Senegal
2013/06 - 2014/12 - Produced research materials. - Monitored the research at the South-South Cooperation Program for the Right to Education between Lusophone Countries in regard to Guinea-Bissau. - Supported monitoring and analysis of data collected by the research team members. - Reviewed the Guinea-Bissau report.
2006/01 - 2012/12 Consultancies: Angola for the NGO Save the Children, the NGO Christian Children’s Fund, the NGO ADRA-Angola and Portuguese Aid in teacher training assessments and teacher training; Cape Verde for the NGO CIC on teacher and principals training and assessment for teachers resource centre creation; Guinea-Bissau for Portuguese Aid in monitoring and evaluation, and final evaluation of an education programme with focus in teacher training and teachers resource centres; East-Timor for UNICEF on training Ministry of Education official in the INEE MSEE
2006 - 2012/05 - Facilitated the Portuguese Language Community activities linking to the INEE communications, networking and advocacy work. - Edited and translated documents. - Promoted INEE and the Portuguese Language Community. - Collaborated different stakeholders, e.g. UN agencies and international and local NGOs.

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021 - Atual Eduquê Podcast Co-host and producer of the podcast Eduquê, which showcases new Portuguese-language research on education, broadly defined
2020/07 - Atual FreshEd is a weekly podcast that takes ideas in educational research, which may initially seem impenetrable, and seeks to make them more accessible, unraveling their complexity through conversations with expert academics in the field. Educational Privatization in Brazil and Portugal
2017/02 - Atual FreshEd is a weekly podcast that takes ideas in educational research, which may initially seem impenetrable, and seeks to make them more accessible, unraveling their complexity through conversations with expert academics in the field. Portuguese Aid to Education in Guinea Bissau

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Sport for Development Centre - Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC Co-coordinator
2016 - Atual Lusophone Network for the Right to Education Founding member
2005 - Atual Inter-Agency Network for Education in Emergencies Member
2019 - 2023 Center for African Studies of the University of Porto President
2017 - 2019 Center for African Studies of the University of Porto Vice-president
2014 - 2017 Center for African Studies of the University of Porto Secretary

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Scientific Comittee
Membro
Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2015 - 2017 Education Policy Working Group
Outro
Inter-Agency Network for Education in Emergencies, Estados Unidos
Distinções

Prémio

2018 Prémio Fernão Mendes Pinto
Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Portugal
2017 UKFIET Bursary Award
UKFIET - The Education and Development Forum, Reino Unido