Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nicole Gaspar Duarte
Nomes de citação
- Duarte, N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D718-5FC5-D846
- ORCID iD
- 0000-0001-8396-6369
- Scopus Author Id
- 58507888200
Endereços de correio eletrónico
- nicole.duarte@ipleiria.pt (Profissional)
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2020 - 2023
Concluído
|
Doutoramento em Educação, especialidade de Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Distinção e Louvor |
|
2017 - 2020
Concluído
|
Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu
desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências – um estudo com alunos do 4.º ano " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2014 - 2017
Concluído
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Investigador (Investigação) | CI&DEI, Portugal |
| CI&DEI, Portugal |
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2022 - 2023 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2019 - 2020 | Professora/Explicadora de Matemática | Atelier de Saberes, Portugal |
| 2019 - 2020 | Professora de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) | Atelier de Saberes, Portugal |
| 2016 - 2017 | Monitora de Português Língua Estrangeira | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025 - Atual | O estudo de aula como promotor do pensamento crítico e criativo na Matemática
PROJ/I&DI/CI&DEI/019
Investigador responsável
Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
|
Em curso
|
| 2024 - Atual | ELEVATE-WISE: Empowering Ladies in STEM through Varied Approaches for Technological Excellence - Women in STEM Empowermen
101178121
Investigador
|
Em curso
|
| 2023 - Atual | O pensamento computacional na formação inicial de professores dos primeiros anos
UIDB/05507/2020
Investigador
CI&DEI, Portugal
|
|
| 2022 - Atual | Educação de Infância: Matemática em Contexto de Creche
UIDB/05507/2020
Investigador
CI&DEI, Portugal
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2024 | Participar num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: que aprendizagens sobre a preparação de aulas exploratórias? | XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
|
| 2024 | Estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: um percurso de aprendizagem de duas futuras professoras do 1.º ciclo | XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
|
| 2023/09 | Computational Thinking in Mathematics: an Experience with Preservice Teachers | 21st INTERNATIONAL CONFERENCE OF NUMERICAL ANALYSIS AND APPLIED MATHEMATICS (ICNAAM)
(Grécia)
|
| 2023/05 | O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre prática letiva | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
Brasil (Brasil)
|
| 2023 | Colaboração docente na prática letiva: a perspetiva dos professores | Tertúlias em Educação Matemática
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
| 2023 | Lesson Study in Initial Teacher Education: key aspects that promote the development of prospective teachers' knowledge | 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
ELTE Lágymányosi (Budapeste)
|
| 2023 | O desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula | XIII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
| 2023 | O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores através do estudo de aula | XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2023
(Barcelos, Portugal)
|
| 2022 | A abordagem exploratória num estudo de aula: como encaram e que desafios enfrentam os futuros professores na preparação e condução de discussões coletivas? | 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING – ICET 2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2022 | Whole-Class discussion in an exploratory lesson on rational numbers: the case of teacher Ana | Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
|
| 2022 | Equal sharing in the learning of rational numbers in a 5th grade class | Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
|
| 2022 | O contributo do estudo de aula na condução de uma discussão coletiva: o caso de uma futura professora do 2.º ciclo | XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
| 2021 | O Sentido Espacial na Creche: a Torre dos Cubos | International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2024 - 2025 | Uma trajetória de aprendizagens na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Práticas de Pensamento Computacional
no ensino e aprendizagem da Álgebra
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
| 2023 - 2025 | O meu percurso de aprendizagem no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: Adição e subtração de números racionais em contexto de
ensino exploratório
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
| 2022 - 2024 | O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais
Coorientador de Ana André Araújo
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
| 2022 - 2024 | A prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números
racionais
Coorientador de Neuza Carvalho Carlos
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024 - 2024 | Membro da comissão organizadora do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2024 - 2024 | Membro da comissão científica do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
| 2021 - 2022 | VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) (2021/10 - 2022/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025 - Atual | Seminário A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores
Seminário
|
Seminário de estudos de aula na formação inicial de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2025 - 2025 | Membro da comissão científica do XXXV SIEM
Seminário
|
XXXV SIEM |
| 2024 - 2024 | Codinamizou a oficina de trabalho – estudo de aula
Oficina (workshop)
|
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
| 2024 - 2024 | Oficina de trabalho – estudo de aula
Oficina (workshop)
|
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
| 2024 - 2024 | Seminário A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores
Seminário
|
Seminário de estudos de aula na formação inicial de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2024 - 2024 | Conferência plenária A discussão coletiva na aula exploratória de Matemática
Conferência
|
XXXIV SIEM |
| 2023/11/11 - 2023/11/11 | Seminário "O estudo de aula na formação inicial de professores".
Seminário
|
Oficina de trabalho "Estudo de aula"
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
| 2023 - 2023 | Estudos de aula na formação inicial de professores de Matemática
Seminário
|
Seminário de estudos de aula na formação inicial de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025 | Uma trajetória de aprendizagens na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Práticas de Pensamento Computacional
no ensino e aprendizagem da Álgebra
Orientador
|
Margarida Rosário Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
| 2025 | Refletindo sobre vivências pedagógicas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e Pensamento Crítico, uma competência em desenvolvimento
no 5.º ano de escolaridade
Arguente
|
Filipa Nunes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
| 2025 | O meu percurso de aprendizagem no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: Adição e subtração de números racionais em contexto de
ensino exploratório
Orientador
|
Bruna Vanessa Coutinho Robalo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
| 2025 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a motivação e o desempenho de alunos do 6.º ano, num teste escrito e num trabalho de
grupo, sobre Dados e Probabilidades
Arguente
|
Mariana Alves Canas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2025 - Atual | Natureza da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2025 - Atual | Didática da Educação de Infância - Jardim de Infância II | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2024 - Atual | Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico II | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2024 - Atual | Prática Pedagógica III | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2024 - Atual | Prática Pedagógica do 2.º Ciclo do Ensino Básico I | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2024 - Atual | Prática Pedagógica do 2.º Ciclo do Ensino Básico II | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2023 - Atual | Prática Pedagógica II | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2023 - Atual | Análise da Prática e dos Contextos Educativos | Intervenção em Espaços Educativos (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
| 2023 - Atual | Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
| 2022 - Atual | Didática da Matemática - Prática Laboratorial | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
