Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nicole Gaspar Duarte
Nomes de citação
- Duarte, N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D718-5FC5-D846
- ORCID iD
- 0000-0001-8396-6369
Endereços de correio eletrónico
- nicole.duarte@ipleiria.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020 - 2023
Concluído
|
Doutoramento em Educação, especialidade de Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Distinção e Louvor |
2017 - 2020
Concluído
|
Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu
desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências – um estudo com alunos do 4.º ano " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014 - 2017
Concluído
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | CI&DEI, Portugal |
CI&DEI, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2023 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Professora/Explicadora de Matemática | Atelier de Saberes, Portugal |
2019 - 2020 | Professora de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) | Atelier de Saberes, Portugal |
2016 - 2017 | Monitora de Português Língua Estrangeira | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | O pensamento computacional na formação inicial de professores dos primeiros anos
UIDB/05507/2020
Investigador
CI&DEI, Portugal
|
|
2022 - Atual | Introduzindo o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores
2022.02649.PTDC
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Em curso
|
2022 - 2024 | Educação de Infância: Matemática em Contexto de Creche
UIDB/05507/2020
Investigador
CI&DEI, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Participar num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: que aprendizagens sobre a preparação de aulas exploratórias? | XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
|
2024 | Estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: um percurso de aprendizagem de duas futuras professoras do 1.º ciclo | XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
|
2023/09 | Computational Thinking in Mathematics: an Experience with Preservice Teachers | 21st INTERNATIONAL CONFERENCE OF NUMERICAL ANALYSIS AND APPLIED MATHEMATICS (ICNAAM)
(Grécia)
|
2023/05 | O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre prática letiva | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
Brasil (Brasil)
|
2023 | Colaboração docente na prática letiva: a perspetiva dos professores | Tertúlias em Educação Matemática
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023 | Lesson Study in Initial Teacher Education: key aspects that promote the development of prospective teachers' knowledge | 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
ELTE Lágymányosi (Budapeste)
|
2023 | O desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula | XIII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2023 | O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores através do estudo de aula | XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2023
(Barcelos, Portugal)
|
2022 | A abordagem exploratória num estudo de aula: como encaram e que desafios enfrentam os futuros professores na preparação e condução de discussões coletivas? | 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING – ICET 2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Whole-Class discussion in an exploratory lesson on rational numbers: the case of teacher Ana | Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
|
2022 | Equal sharing in the learning of rational numbers in a 5th grade class | Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
|
2022 | O contributo do estudo de aula na condução de uma discussão coletiva: o caso de uma futura professora do 2.º ciclo | XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2021 | O Sentido Espacial na Creche: a Torre dos Cubos | International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Membro da comissão organizadora do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2024 - 2024 | Membro da comissão científica do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
2021 - 2022 | VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) (2021/10 - 2022/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Codinamizou a oficina de trabalho – estudo de aula
Oficina (workshop)
|
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2024 - 2024 | Oficina de trabalho – estudo de aula
Oficina (workshop)
|
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2024 - 2024 | Seminário A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores
Seminário
|
Seminário de estudos de aula na formação inicial de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024 - 2024 | Conferência plenária A discussão coletiva na aula exploratória de Matemática
Conferência
|
XXXIV SIEM |
2023/11/11 - 2023/11/11 | Seminário "O estudo de aula na formação inicial de professores".
Seminário
|
Oficina de trabalho "Estudo de aula"
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Prática Pedagógica o 1.º Ciclo do Ensino Básico II | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2024 - Atual | Prática Pedagógica III | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2023 - Atual | Prática Pedagógica II | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2023 - Atual | Análise da Prática e dos Contextos Educativos | Intervenção em Espaços Educativos (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2023 - Atual | Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - Atual | Didática da Matemática - Prática Laboratorial | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |