???global.info.a_carregar???
Alda Bernardes é doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, na área de Formação de Adultos. A tese com o título "Políticas e Práticas de formação e desenvolvimento em grandes empresas: situação actual e perspectivas futuras" obteve a aprovação com distinção e louvor. É Mestre em Ciências do Trabalho pelo ISCTE, com dissertação intitulada "Formação e Organização do Trabalho: ensaio de investigação-acção numa empresa de comércio e distribuição". É licenciada em Ciências da Educação. Tem exercido a sua actividade profissional em grandes empresas como gestora de Educação e Formação. Foi Professora Auxiliar convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É atualmente Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Almada do Instituto Piaget.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ALDA CRISTINA PEREIRA DA COSTA BERNARDES

Nomes de citação

  • Bernardes, Alda
  • bernardes, alda cristina
  • bernardes, alda cristina pereira da costa

Identificadores de autor

Ciência ID
D712-4A67-C3F0
ORCID iD
0000-0001-9694-0424
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=czFC6dAAAAAJ&hl=pt-PT

Endereços de correio eletrónico

  • alda.bernardes@almada.ipiaget.pt (Profissional)
  • aldabernardes@elcorteingles.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2011
Concluído
Educação e Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM GRANDES EMRPESAS. SITUAÇÃO ACTUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado c/ distinção e louvor
2006 - 2007
Concluído
Curso de Formação Avançada Formação de Adultos, no âmbito do programa de do (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa, Portugal
Aprovado
2001 - 2004
Concluído
Sociologia - Ciências do Trabalho (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"“Formação e Organização do trabalho – ensaio de I-A numa empresa do sector do Comércio e distribuição”, Dissertação de mestrado, ISCTE, 2004" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1995 - 1999
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/01 - 2018/02/01 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/06/05 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2011/09/05 - 2012/09/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/06 - Atual Erasmus+ Expert on quality assessment Erasmus Plus, Bélgica
Erasmus Plus, Bélgica
2000/01 - Atual Especialista em Educação e Formação em grande empresa El Corte Inglés, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bernardes, Alda. "A Formação nas empresas multinacionais em Portugal. Livro de Atas do I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação". Trabalho apresentado em I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, cidade da praia, 2013.
    Publicado
  2. Bernardes, Alda. "A formação dos trabalhadores. Para além da formação orientada para a tarefa". Trabalho apresentado em XX.º Colóquio da AFIRSE, lisboa, 2013.
    Publicado
  3. Bernardes, Alda. "Formação nas grandes empresas: Práticas, contextos e atores.". Trabalho apresentado em II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, lisboa, 2011.
    Publicado
  4. Bernardes, Alda. "Estruturas e práticas de formação profissional das médias e grandes empresas em Portugal". Trabalho apresentado em VI Congresso Português de Sociologia., lisboa, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Bernardes, Alda. "A formação profissional contínua nas empresas em Portugal: das lógicas de adaptação aos desafios da transformação". OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes 9 1 (2019): 75-84. https://www.grei.pt/site/index.php/component/booklibrary/161/view_bl/52/revista-omnia/56/omnia-9-1.
    Publicado
  2. Bernardes, Alda Cristina. "Políticas e práticas de formação e desenvolvimento em grandes empresas - Situação actual e perspectivas futuras. Revista Sísifo, Nº 6, Setembro, 2008". Revista Sísifo, Nº 6, Setembro, 2008 62008 6 (2008): 23-34.
    Aceite para publicação
  3. Bernardes, Alda Cristina. "Policies and Training & Development practices in Large Companies. Current situation and future perspectives. ESREA Seminar, Univ. Minho, 2007". ESREA Seminar, Univ. Minho, 2007 1 (2007): 21-31.
    Aceite para publicação
  4. Bernardes, Alda Cristina. "Training and work Organisation: an action-research study in a sales and distribution company!. European Journal “Vocational Training”, CEDEFOP, April, 2005/1". European Journal “Vocational Training”, CEDEFOP, April, 2005/1 1 (2005): 12-18.
    Aceite para publicação
  5. Bernardes, Alda Cristina. "O modelo de formação numa grande empresa. Revista Formar, Nº 50, IEFP:2005". Revista Formar, Nº 50, IEFP:2005 50 (2005): 10-14.
    Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Bernardes, Alda. "Formação nas grandes empresas: Práticas, contextos e atores". lisboa, Portugal: mundos sociais, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Bernardes, Alda. Políticas e Práticas de Formação em Grandes Empresas A dimensão educativa do trabalho. Portugal: porto editora. 2013.
    Publicado
Recurso online
  1. Bernardes, Alda. Literacia em Saúde: O El Corte Inglés está a promover hábitos saudáveis nos colaboradores. 2021. https://lidermagazine.sapo.pt/literacia-em-saude-o-el-corte-ingles-esta-a-promover-habitos-saudaveis-nos-colaboradores/.
Tese / Dissertação
  1. Bernardes, Alda. "Políticas e práticas de formação e desenvolvimento em grandes empresas - Situação actual e perspectivas futuras. Tese de Doutoramento não publicada. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa". Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2011. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3932.
  2. Bernardes, Alda. "Formação e Organização do Trabalho: ensaio de Investigação-Acção numa empresa do sector do Comércio e da Distribuição". Mestrado, INDEG-IUL, 2004.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04/20 Boas Práticas de Educação Literária na empresa El Corte Inglés VII Colóquio Internacional "Leitura, Escrita e Solidariedade
AJUDARIS E Inst. Politécnico de Setubal - Escola Superior de Educação (BRUXELAS)
2024/03/21 Good practices on Education and Training. 1st Pact for Skills Forum: Unlocking the skills potential across Europe – Confirmation of your participation in the World Café session 1st Pact for Skills Forum: Unlocking the skills potential across Europe - World Café session
European Comission (Bruxelas)
2022/11/30 Oradora em mesa redonda ENCONTRO NACIONAL DOS CENTROS QUALIFICA. Uma Agenda PRR transformadora para as Qualificações em Portugal – Qualifica: passado, presente e futuro CNEMA, Santarém 30 de novembro de 2022 Uma Agenda PRR transformadora para as Qualificações em Portugal – Qualifica: passado, presente e futuro
2022/05/20 O trabalhador como pessoa e cidadão, no centro das políticas de recursos humanos e educação, no El Corte Inglés
instituto piaget de almada (almada, Portugal)
2022/02/10 “Desafios da educação e o papel do educador em contexto empresarial” no XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação”, que decorreu nos dias de 9, 10 e 11 de fevereiro,
universidade de lisboa - instituto de educação (lisboa, Portugal)
2019/02/02 A formação contínua nas empresas em Portugal: Um olhar para além dos números XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”
IE Univ. Lisboa (lisboa, Portugal)
2016/04/30 A formação dos trabalhadores para além da adaptação ao trabalho e às tarefas Conferência APCEP: A Educação permanente em tempo de mudança
Pavilhão do Conhecimento (Lisboa)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10/06 - Atual Especialização: Educação de Adultos Tema: Caraterização do Modelo de Formação Profissional da Marinha Portuguesa
Orientador
mestrado em educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/02/14 - Atual Programa QUALIFICA em itinerância na empresa (2019/02)
Outro (Coorganizador)
El Corte Inglés, Portugal
2020/11/12 - 2020/11/12 Webinar Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e perspectivas com participaçãod e tres especialistas: Alda Bernardes- Doutora em Educação. Especialista em Educ. e Formação de Adultos. Coordenadora MEB Catarina Paulos - Doutora em Educação. Especialista em Educ. e Formação de Adultos. Docente convidada Inst. Piaget Paula Valente - IEFP: Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria (2020/11/12 - 2020/12/12)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Piaget, Portugal
2020/09/01 - 2020/09/30 Setembro mês da Alfabetização e Literacias (2020/09 - 2020/09)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
El Corte Inglés, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/02/10 - 2032/02/10 moderou um atelier no XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação”, que decorreu nos dias de 9, 10 e 11 de fevereiro, em formato online, com o apoio do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Mesa-redonda
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/11/09 - 2021/11/09 Painel - Para que Serve a Educação? A voz dos alunos em diálogo com os especialistas - nos XX Diálogos sobre Educação, no dia 09 de novembro de 2021, no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Mesa-redonda
XX Diálogos sobre Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/04/22 - 2021/04/22 Participação em mesa-redonda Educação Literária e sociedade civil: "Experiências de educação literária numa grande empresa em Portugal"
Mesa-redonda
I Jornadas Internacionais de Educação Literária
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/12/12 - 2020/12/12 Palestra de Abertura com o tema: A formação em Educação de Adultos e o papel do Educador nas organizações na actualidade
Seminário
VIII Semana Cientifica Internacional da Faculdade Piaget e I Semana Científica Internacional do Curso de Pedagogia.
Faculdade piaget, Brasil
2020/09/23 - 2020/09/23 Mestrado em Educação (BLearning): oportunidades e desafios. https://ipiaget.org/webinar-educacao-b-learning/
Seminário
Mestrado em Educação (BLearning): oportunidades e desafios. https://ipiaget.org/webinar-educacao-b-learning/
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2019/01/31 - 2019/02/02 Moderação de Atelier
Mesa-redonda
XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”
Instituto de Educação Portal, Brasil
2009/01 - 2009/01 Participação na Mesa Redonda “Formação e Desenvolvimento de RH – Quais as perguntas certas?”, I Simposium Nacional de Formação e Desenv. Organizacional, ISCTE, Jan, 2009
Mesa-redonda
I Simposium Nacional de Formação e Desenv. Organizacional, ISCTE, Jan, 2009
ISCTE, Portugal
2007 - 2007 Apresentação da comunicação “Policies and Training & Development practices in Large Companies. Current situation and future perspectives” ESREA Seminar, Univ. Minho, 2007
Encontro
ESREA Seminar, Univ. Minho, 2007
UNIV MINHO, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/02 Arguente de relatório de estágio - Dinâmicas e Processos em um Centro de Formação Profissional – Possibilidades de Intervenção para um/a Mediador/a Socioeducativo/a Mestrado: Avaliação e Gestão da Qualidade em Educação: Políticas e Práticas. Iara Fabiana Pinho Dias 2julho2024 Presidente da Mesa Prof Amélia Veiga e orientadores prof Preciosa Fernandes e prof Paulo Marinho.
Arguente
Iara Fabiana Pinho Dias (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/08/01 - Atual Avaliadora externa do programa Erasmus+ para os sectores da Educação de Adultos e da Formação Profissional
Avaliador
Erasmus Plus, Bélgica Erasmus Plus
2009/03/01 - 2012/10/01 Avaliadora externa da iniciativa Novas Oportunidades, anos 2009 a 2012,
Avaliador
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP
2007/05/06 - 2008/05/04 Membro de painel de peritos externos para avaliação de candidaturas ao Programa Aprendizagem ao Longo da Vida no âmbito da Acção Mobilidade, do Programa Sectorial Leonardo da Vinci
Avaliador
Agência Nacional para os Programas Comunitários Sócrates e Leonardo Da Vinci,, Portugal Agência Nacional para os Programas Comunitários Sócrates e Leonardo Da Vinci,

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/09/02 - Atual Metodologias de Investigação em Educação Mestrado em Educação Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2018/09/01 - Atual Coordenação de Mestrado em Educação na modalidade b-learning Mestrado em Educação (Mestrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019/03 - 2023/09 Seminário de Investigação Mestrado em Educação (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2022/03/02 - 2022/06/05 Educação e Formação de Aultos Licenciatura Em Educação Social (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2018/09/09 - 2021/04/05 EDucação de Adultos. Teoria e Prática Mestrado em Educação - B-Learning (Mestrado)
2011/09/04 - 2012/06/06 Organização e Gestão da Formação Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2024/07/08 Oradora convidada em painel da Large Scale Partnership de Retail do Pact for Skills da Comissão Europeia. Organizado por EuroCommerce and UNI Europa. Retail Skills Partnership: Introduction webinar 8 July, 2024 Panel¿: Working against discrimination and towards equal opportunities for all Alda Bernardes, HR Learning & Development specialist, El Corte Inglés https://pact-for-skills.ec.europa.eu/about/industrial-ecosystems-and-partnerships/retail_en

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/04/06 - Atual APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente Membros efetivos da COMISSÃO DIRECTIVA
2007/04 - Atual SPCE
2007/01 - Atual APS
2000/02 - Atual APSIOT

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/05/21 - 2021/05/22 Membro da comissão científica do XV Encontro de Educação: Formar e educar para a sustentabilidade, do Instituto Piaget de Almada, 21 e 22 de maio de 2021.
Consultor
Instituto Piaget de Almada, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2005 - Atual Tutora de processos de estágio na empresa n/a
2022/09/06 - 2023/06/06 Tutora de estágio curricular de mestrado MATILDE DE OLIVEIRA
2021/09/01 - 2022/05/14 Tutora de estudantes em estágio curricular e profissional de mestrado de Educação e Formação ANA MARGARIDA OLIVEIRA
Distinções

Outra distinção

2012 Prémio SPCE/ Porto Editora - Publicação de tese
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal