Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ângela Sá Azevedo
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Azevedo, A
- Sá Azevedo, A
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D710-4B49-ADF4
- ORCID iD
- 0000-0003-1108-4011
Endereços de correio eletrónico
- amazevedo@ucp.pt (Profissional)
Moradas
- Praça da Faculdade, nº 14710-362 Braga, 4710-297, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019
Concluído
|
Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (Especialização pós-licenciatura)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2019
Concluído
|
Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (Especialização pós-bacharelato)
Instituto CRIAP, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Especialidade em Psicologia da Educação (Diploma de especialização)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Especialidade Avançada em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (Diploma de
especialização)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais (Diploma de especialização)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2000 - 2006/04/07
Concluído
|
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Psicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Aprovado |
1996 - 1998
Concluído
|
Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e e Educação da Criança (Mestrado)
Especialização em Psicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Muito bom |
1986/09 - 1991/07/05
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16,4 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal | ||
2008 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2006/10 - 2008/10 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal |
ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal | ||
2003 - 2008 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
1993/10 - 2003/10 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Representante do Centro Regional de Braga da UCP no Conselho de Educação da Câmara Municipal de Braga | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2021/07 - Atual | Membro da Comissão Administrativa/Direção | Instituto Monsenhor Airosa, Portugal |
Instituto Monsenhor Airosa, Portugal | ||
2020 - Atual | Membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal | ||
2016 - Atual | Representante dos Cursos de Psicologia da FFCS da UCP Braga no Fórum dos Psicólogos Portugueses | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | ||
2008 - Atual | Coordenador do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal | ||
2008 - Atual | Membro do Conselho Científico | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal | ||
2020/01 - 2022/07 | Docente Avaliador do Desempenho dos Docentes da área de Psicologia | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal | ||
2006 - 2019 | Elemento do Conselho Pedagógico | Instituto Nun´ Alvres, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Membro de Comissão Diocesana de Proteção de Crianças e Adultos Vulneráveis | Arquidiocese de Braga, Portugal |
Arquidiocese de Braga, Portugal | ||
1993 - 2018 | Coordenador do Serviço de Psicologia de uma instituição Educativa | Colégio das Caldinhas, Portugal |
Colégio das Caldinhas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2023 | Plataforma Hello: Plataforma inteligente para o combate ao insucesso escolar
POCI-01-0247-FEDER-047004
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
Agência Nacional de Inovação SA
Em curso
|
2021 - 2023 | RESTART4EDU - Restart for Education in a Digital Era through Project-based e-learning
2020-1-RO01-KA226-HE-095772
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2011 - 2013 | GENIUS: plaGiarism or crEativity: teachiNg Innovation versUs Stealing
518603-LLP-1-2011-1-IT-COMENIU
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency |
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Upstairs works: Working together to combat stigma in psychological health | University as an epicentre for social responsibility
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2021/09/02 | Influência dos Estereótipos de Género nas Decisões de Carreira na Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
|
2021/09/02 | Perceção da Parentalidade e Desenvolvimento Emocional das crianças | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
|
2021/09/02 | Papel do Psicólogo Escolar na Equipa de Educação Inclusiva | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
|
2021/07/17 | Parental Mediation of the Use of the Internet: A Psychometric Study with Portuguese Pre-adolescents | International Conference in Information Technology & Education
(São Paulo, Brasil)
|
2021/04/30 | Os Professores e o Desenvolvimento de Carreira dos Alunos: Uma Revisão de Estudos | IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Faro)
|
2020/10/28 | Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro. Estudo das diferenças entre casais heterossexuais e casais homossexuais | 8th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
Universidade de Vigo (Pontevedra) (Pontevedra, Espanha)
|
2020/09/25 | Perceção dos professores e dos pais sobre as práticas de educação inclusiva no ensino regular. | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2020/09/24 | Promoção da Autorregulação do Desenvolvimento em crianças do pré-escolar. Programa de Intervenção. | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2020/09/24 | Influência da literacia familiar na literacia das crianças do 1º ano. | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2020/01/30 | Vinculação aos pais, ao par amoroso e comportamentos sexuais de risco. | 13º Congresso de Psicologia da Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade da Covilhã (Covilhã)
|
2017/11/07 | Qualidade de vida e rede de suporte social: estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados | . 3ª Conferência Internacional de Envelhecimento Ativo
(Coimbra)
|
2017/07/13 | A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano | Seminário Internacional: Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento num Mundo Plural e Desafiador
Universidade do Minho (Braga)
|
2016/06 | Promover competências em alunos do pré-escolar: programa de intervenção “aprender com o orelhas!” |
CESPU (Vila Nova de Famalicão)
|
2015/03/14 | The vocational discernement of adolescents and young people: the contribution of psychology | Colóquio Internacional “Discernir & Formar: Na Polifonia das Ciências Humanas e da Espiritualidade
Faculdade de Teologia da Universidade Católica Potuguesa - Braga (Braga)
|
2013/12/05 | Relação pedagógica: que implicações na perceção da disciplina de educação visual? | Congresso Internacional de Psicologia
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/12/05 | Desenvolvimento positivo na adolescência: contributos da autorregulação intencional | Congresso Internacional de Psicologia
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/12/05 | Que relação existe entre as estratégias de autorregulação na escrita e a motivação? | Congresso Internacional de Psicologia
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/09/27 | Motivado para aprender … ou para plagiar | Colóquio “Plágio no ensino secundário: Contributos do Projecto GENIUS
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/07/18 | The self-concept and vocational decision of the secondary school students (poster) | 35Th International School Psychology Association Conference
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
|
2013/04/24 | A aprendizagem baseada em problemas: uma proposta construtivista para a formação de professores e formadores no projeto scene | Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/04/24 | Perceção da relação professor-aluno e ansiedade face aos testes: um estudo com alunos do 7º e 8º anos | Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/04/24 | Autorregulação na escrita no 3ºceb: que relação entre as estratégias de autorregulação na escrita e as variáveis sociodemográficas? | Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/04/24 | Contributo da psicologia educacional na promoção de competências de adaptação ao ensino superior de estudantes do Seminário Maior de Braga | Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/04/24 | Programa de orientação para a carreira no ensino pré-escolar: quando crescer…o que posso fazer? | Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2013/04/24 | Estudo sobre a decisão vocacional dos alunos do 9º ano de escolaridade e implicações para a prática do Psicólogo Educacional | Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2012/09/19 | Students´development education in Portugal: the contribution of tutoring | European Conference on Educational Research
Universidade de Cadiz (Cadiz, Espanha)
|
2012/07/13 | Ser Psicólogo Educacional … para que a educação se torne mais especial | 1º Congresso de Educação Especial
Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCE) (Felgueiras, Portugal)
|
2012/07/12 | Trajetórias de desenvolvimento dos estudantes no ensino superior em Portugal: o contributo da tutoria | no II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga)
|
2012/02/15 | Ser ou não ser. O jovem de hoje sabe responder | Jornadas Internacionais inseridas na XX Semana de Estudos Teológicos “A Pastoral juvenil numa igreja jovem”,
Faculdade de Teologia da Universidade Católica Potuguesa - Braga (Braga, Portugal)
|
2011/08/30 | Equilíbrio afectivo para a verdade da entrega: intervir para prevenir | Encontro de Formadores dos Seminários de Portugal
(Lisboa)
|
2010/09/04 | Self-concept, self-regulation and school success in 11th graders (poster) | 12tr International Conference on Motivation. New Directions in Mind
Universidade do Porto (Porto)
|
2010/04/28 | Exploring teacher-students interaction and school achievemnet of younger students: contributions of the questionnaire on teacher interaction to the portuguese context (poster) | International Conference on Interpersonal Relationships in Education |
2009/11/06 | Psicologia da Educação: promover a personalidade…contribuir para a felicidade | II Congresso Internacional de Pedagogia: Sexualidade e educação para a felicidade
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
|
2006/10/23 | A importância da escola na prevenção primária | Seminário: Crianças e Jovens em Perigo. O papel das parcerias na melhoria da qualidade da resposta
Câmara Municipal de Penafiel (Penafiel)
|
2006/10/07 | Motivação e sucesso na transição do ensino secundário para o ensino superior: mudanças e desafios | XI Conferência de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga)
|
2005/09/15 | Manifestações diferenciais das atribuições e dimensões causais no fim do ensino secundário português (poster) | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005/09/15 | Validação do programa “preparar para viajar”. intervenção junto de alunos em transição para o ensino superior | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
|
2004/09/16 | A auto-estima no ensino secundário: validação da rosenberg self-esteem scale | X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica. Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004/09/16 | Experiências da transição académica: qualidades psicométricas de um questionário para o contexto universitário (QETA) | X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica. Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2003/09/25 | O auto-conceito no ensino secundário português: estudo das qualidades psicométricas do SDQ III | VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
UNiversidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2003/09/25 | Questionário de atribuições e dimensões causais. qualidades psicométricas no contexto escolar português (poster) | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2001/10/22 | Vivências dos alunos em transição para o ensino superior: estudo preliminar de um questionário de experiências da transição académica (poster) | V Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2001/09/20 | Importância das características motivacionais na transição do ensino secundário para o ensino superior (poster) | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000/06/30 | Aspectos motivacionais facilitadores da transição escolar do secundário para o ensino superior | III Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | A relação entre a autoeficácia parental, stress parental e o conflito trabalho-família durante a pandemia Covid-19
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | Relação entre a utilização do Instagram e a satisfação corporal nos homens
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | O impacto da Tecnologia de informação e Comunicação no funcionamento familiar com crianças dos 3 aos 10 anos no período pandémico
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | O impacto da Covid-19 na autoestima e na satisfação com a imagem corporal em adolescentes portugueses
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | Vulnerabilidade à violência de adolescentes e jovens adultos com incapacidade
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Influencia dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Estudo sobre a Violência entre Parceiros Íntimos LGB : Impacto da Homofobia Internalizada
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | Perceção das Crenças e Atitudes dos Adolescentes face à Homossexualidade
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2021 | Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico em alunos do ensino secundário
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2020 - 2021 | Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional nos alunos do ensino
secundário
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Promoção da Autorregulação do Desenvolvimento em crianças do pré-escolar - Programa de Intervenção
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Influência das crenças e práticas da literacia familiar no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro: estudo das diferenças
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Intervenção Psicológica no âmbito do Desenvolvimento Psicossexual: adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Atitudes face à Violência no Namoro e Mecanismo de Coping no Ensino Secundário
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2020 | A influência da perceção da parentalidade no desenvolvimento emocional das crianças
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2019 - 2020 | Estudo sobre as representações sociais do envelhecimento ativo: comparação entre idosos e cuidadores formais
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2019 - 2020 | Perceção das Crenças e Atitudes dos adolescentes Face à Homossexualidade
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 - 2020 | Intervenção Psicológica no âmbito do Desenvolvimento Psicossexual: adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | O Papel do Psicólogo Escolar na Equipa de Educação Especial
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | "Autoconceito em Adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem"
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | "Desenvolvimento Emocional e Bem-Estar Psicológico na Adaptação ao Ensino Superior"
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | Redes Sociais e as Relações Afetivas dos Adolescentes
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 - 2019 | Desenvolvimento Emocional e Bem-estar Psicológico na Adaptação a ensino superior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 - 2019 | Redes Sociais e as Relações Afetivas dos Adolescentes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 - 2019 | Influência das crenças e práticas da literacia familiar no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 - 2019 | Promoção da Autorregulação do Desenvolvimento em crianças do pré-escolar – Programa de Intervenção
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 - 2019 | Auto conceito em Adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2017 - 2019 | Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro: estudo das diferenças
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2017 - 2019 | Papel do Psicólogo Escolar na Equipa de Educação Especial
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | "Características e prevalência do fenómeno do Bullyng nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas"
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2018 | Caraterísticas e prevalência do fenómeno do Bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Qualidade de vida e Rede de suporte social:estudo comparativo entre institucionalizados e não institucionalizados
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | " A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridade"
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | "A influência parental na satisfação da imagem corporal: um estudo da perceção dos adolescentes"
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2017 | Qualidade de vida e Rede de suporte social: estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2016 - 2017 | A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridad
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | "A perceção dos professores e alunos do 7º ano de escolaridade acerca da importância da dimensão afetiva na relação pedagógica,
na aprendizagem e no sucesso escolar"
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | "A percepção dos pais sobre a Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais"
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | "Autoconceito, autoestima e crenças de auto eficácia em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico com Dislexia"
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Transição dos jovens com Necessidades Educativas Especiais para o mercado de trabalho: a perceção dos Psicólogos, dos Professores
de Educação Especial e dos Alunos
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2016 - 2016 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2016 | Perceção dos professores e alunos do 7º ano de escolaridade acerca da importância da dimensão afetiva na relação pedagógica,
na aprendizagem e no sucesso escolar
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2016 | Autoconceito, autoestima e crenças de auto eficácia em aluno do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico com Dislexia
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2016 | A perceção dos pais sobre a Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 - 2015 | A influência do Autoconceito, do Sentido de Comunidade e da Decisão Vocacional do Discernimento Vocacional dos jovens Seminaristas
da Região Norte de Portugal
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2015 | A Influência do Autoconceito, do Sentido de Comunidade e da Decisão Vocacional no Discernimento Vocacional dos jovens Seminaristas
da Região Norte de Portugal
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2014 - 2014 | Que relação existe entre as Estratégias de Autoregulação na escrita e a Motivação
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Desenvolvimento Positivo na Adolescência: Contributos da Autorregulação Intencional
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | O professor como performer e a sua influência na autorregulação dos alunos
Orientador
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Relação Pedagógica: que implicações na perceção da disciplina de Educação Visual?
Orientador
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2014 | Desenvolvimento Positivo na Adolescência: Contributos da Autorregulação Intencional
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2013 - 2013 | A Compreensão Leitora, o Contexto Social e o Sucesso Académico: Um Estudo Transversal no 1º Ciclo do Ensino Básico".
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de estágio
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 - 2013 | Que relação existe entre as Estratégias de Autorregulação na escrita e a Motivação
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2012 - 2013 | A compreensão leitora, o contexto social e o sucesso académico: um estudo transversal no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2011 - 2013 | Transição dos jovens com necessidades Educativas Especiais para o mercado de trabalho: a perceção dos Psicólogos, dos Professores
de Educação Especial e dos alunos
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório de estágio
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 - 2012 | Percepção da interação professor-aluno, ansiedade face aos testes e rendimento académico: um estudo com alunos do 7º e 8º
ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 - 2012 | "Perceção da Interação Professor - Aluno como fator motivacional"
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2012 | Perceção da interação professor-aluno como fator motivacional
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2011 - 2012 | O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2011 - 2011 | A percepção da interacção professor-aluno e a auto-regulação da aprendizagem no 3º Ciclo do Ensino Básico: Que implicações
para o sucesso escolar na disciplina de matemática?
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | A influência da relação pedagógica no sucesso escolar na disciplina de Matemática em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - 2011 | A construção da Identidade, a Motivação na opção pela carreira docente e a relação com os alunos
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2011 | Perceção da interação professor-aluno, ansiedade face aos testes e rendimento académico: um estudo com alunos do 7º ano de
escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2010 - 2011 | A perceção do contexto de sala de aula, as emoções académicas e a motivação para a aprendizagem na disciplina de matemática
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2010 - 2010 | O estilo alimentar dos alunos do 5º ano: A aplicação de um programa de intervenção.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | Famílias com filhos portadoes de deficiência mental: estratégias de coping do cuidador
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2010 | A importância do auto-conceito e da auto-regulação no sucesso académico dos alunos do 11º ano do Ensino Secundário
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2010 | A perceção da interação professor-aluno e a autorregulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino básico: que implicações para
o sucesso escolar na disciplina de matemática?
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2009 - 2010 | A influência da relação pedagógica no sucesso escolar na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2009 - 2010 | A importância do autoconceito e da autorregulação no sucesso académico dos alunos do 11º ano do ensino secundário
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2008 - 2009 | Famílias com filhos portadores de deficiência mental: estratégias de coping do cuidador
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2008 - 2009 | O estilo alimentar dos alunos do 5º ano
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2007 - 2008 | A criança hiperativa como desafio para os pais
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Pedagogia (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2007 - 2007 | Study of the Immunological Role of Hfe Mutations
Orientador
|
Ciências Biomédicas (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2006 - 2007 | Gestão do conflito na sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Pedagogia (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Presidente da Comissão de Organização das II Jornadas em Psicologia da Educação (2021)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2023/05/03 - 2023/05/03 | III Jornadas em Psicologia da Educação (2023/05/03 - 2023/05/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal |
2023/04/14 - 2023/04/14 | Aprendizagem Baseada em Projetos e RESTART4EDU_PT_Celebration (2023/04/14 - 2023/04/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal |
2023/03/15 - 2023/03/15 | Gestos para Incluir na Psicologia: Língua Gestual Portuguesa (2023/03/15 - 2023/03/15)
Seminário (Outra)
|
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal |
2023/02/22 - 2023/02/24 | Construir a minha carreira em Psicologia: Qual o meu papel? (2023/02/22 - 2023/02/24)
Seminário (Coorganizador)
|
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal |