???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ângela Sá Azevedo
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Azevedo, A
  • Sá Azevedo, A

Identificadores de autor

Ciência ID
D710-4B49-ADF4
ORCID iD
0000-0003-1108-4011

Endereços de correio eletrónico

  • amazevedo@ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Praça da Faculdade, nº 14710-362 Braga, 4710-297, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2019
Concluído
Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (Especialização pós-licenciatura)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2019
Concluído
Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde (Especialização pós-bacharelato)
Instituto CRIAP, Portugal
2016
Concluído
Especialidade em Psicologia da Educação (Diploma de especialização)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016
Concluído
Especialidade Avançada em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (Diploma de especialização)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016
Concluído
Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais (Diploma de especialização)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2000 - 2006/04/07
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Psicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Aprovado
1996 - 1998
Concluído
Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e e Educação da Criança (Mestrado)
Especialização em Psicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Muito bom
1986/09 - 1991/07/05
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16,4
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2008 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2006/10 - 2008/10 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
2003 - 2008 Assistente (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
1993/10 - 2003/10 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Representante do Centro Regional de Braga da UCP no Conselho de Educação da Câmara Municipal de Braga Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2021/07 - Atual Membro da Comissão Administrativa/Direção Instituto Monsenhor Airosa, Portugal
Instituto Monsenhor Airosa, Portugal
2020 - Atual Membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - Atual Representante dos Cursos de Psicologia da FFCS da UCP Braga no Fórum dos Psicólogos Portugueses Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2008 - Atual Coordenador do Mestrado em Psicologia da Educação Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2008 - Atual Membro do Conselho Científico Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020/01 - 2022/07 Docente Avaliador do Desempenho dos Docentes da área de Psicologia Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2006 - 2019 Elemento do Conselho Pedagógico Instituto Nun´ Alvres, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Membro de Comissão Diocesana de Proteção de Crianças e Adultos Vulneráveis Arquidiocese de Braga, Portugal
Arquidiocese de Braga, Portugal
1993 - 2018 Coordenador do Serviço de Psicologia de uma instituição Educativa Colégio das Caldinhas, Portugal
Colégio das Caldinhas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2023 Plataforma Hello: Plataforma inteligente para o combate ao insucesso escolar
POCI-01-0247-FEDER-047004
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Agência Nacional de Inovação SA
Em curso
2021 - 2023 RESTART4EDU - Restart for Education in a Digital Era through Project-based e-learning
2020-1-RO01-KA226-HE-095772
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2011 - 2013 GENIUS: plaGiarism or crEativity: teachiNg Innovation versUs Stealing
518603-LLP-1-2011-1-IT-COMENIU
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Azevedo, A; Oliveira, I. M.. "Os pais/Encarregados de educação também iniciam um novo ano letivo [Parents/Caregivers also start a new school year]", Ponto SJ, 2022, https://pontosj.pt/opiniao/os-pais-encarregados-de-educacao-tambem-iniciam-um-novo-ano-letivo/.
Artigo em conferência
  1. P. C. Dias; I. M. Oliveira; A. S. Azevedo; E. Kara; H. M. Dönmez; O. Ergunay; M. Girtu; D. Caprioara. "Development of a platform to promote project-based learning in higher education: contributes of the RESTART4EDU project". Trabalho apresentado em 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.2077
  2. I. M. Oliveira; P. C. Dias; A. S. Azevedo; E. Kara; H. M. Mustafa; O. Ergünay; M. Girtu; D. Caprioara. "Project-based learning in higher education: needs and expectations from Romanian, Portuguese, and Turkish teachers". Trabalho apresentado em 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.2072
  3. António Azevedo; Ângela Azevedo. "Influence of socio-cultural pressure on internalization of the thin body ideal and the effect of fitness advertising endorsers (thin versus overweight/realistic)". Trabalho apresentado em 21st International Congress on Public and Nonprofit Marketing, IAPNM 2022, Braga, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-29020-6_10
  4. Azevedo, R. ; Costa, A.; Moreira, D.; Azevedo, A; Oliveira, I. M.; Gonçalves, A.; Dias, P.. "Digital-based interventions targeting school failure: A systematic review". Trabalho apresentado em ICERI22 Conference, 2022.
    Publicado
  5. Azevedo, A; Gonçalves, F. "Influência da literacia familiar na literacia das crianças do 1º ano". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação, Aveiro, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/9r7c-q311
  6. Sousa, I.; SAzevedo, A.. "Promoção da Autorregulação do Desenvolvimento em crianças do pré-escolar. Programa de Intervenção". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação, Aveiro, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/9r7c-q311
  7. Paiva, I; Azevedo, A. "Perceção dos professores e dos pais sobre práticas de Educação Inclusiva no Ensino Regular". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação, Aveiro, 2021.
    Publicado
  8. Azevedo, A; Teixeira, M. "Influência dos estereótipos de género nas decisões de carreira na transição do ensino secundário para o ensino superior". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  9. Azevedo, A. S ; Silva, P.. "Perceção da parentalidade e desenvolvimento emocional das crianças.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  10. Azevedo, A. S.; Dinis, A. R.. "Papel do Psicólogo Escolar na equipa de Educação Inclusiva". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  11. "Vinculação aos pais, ao par amoroso e Comportamentos Sexuais de Risco". Trabalho apresentado em 13º Congresso de Psicologia da Saúde, Covilhã, 2020.
    Publicado
  12. Lima, D; Azevedo, A. "Estereótipos de género e decisão vocacional em alunos do 12º ano". Trabalho apresentado em Seminário Internacional: Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento num Mundo Plural e Desafiador, Braga, 2018.
    Publicado
  13. Azevedo, A. S; Gonçalves, A; Trigueiros, L. "Trajetórias de desenvolvimento dos estudantes do ensino superior em Portugal: o contributo da tutoria". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, 2012.
  14. Azevedo, A; Faria, L. "Manifestações diferenciais das atribuições e dimensões causais no fim do ensino secundário português". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia (pp.2411-2424). Braga, Braga, 2005.
    Publicado
  15. Azevedo, A; Faria, L. "Validação do programa Preparar para viajar: Intervenção junto de alunos em transição para o ensino superior". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia, Braga, 2005.
    Publicado
  16. Azevedo, A; Faria, L. "A auto-estima no ensino secundário: Validação da Rosenberg Self-Esteem Scale". Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos (pp. 415-421). Braga: Universidade, Braga, 2004.
    Publicado
  17. Azevedo, A; Faria, L. "Experiências de transição académica: Qualidades psicométricas de um questionário para o contexto universitário". Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica. Formas e Contextos, Braga, 2004.
    Publicado
  18. Angela Azevedo; Luísa Faria. "Auto-conceito e auto-estima na transição do ensino secundário para o ensino superior". 2003.
Artigo em revista
  1. Ana Costa; Diana Moreira; Joana Casanova; Ângela Azevedo; Armanda Gonçalves; Íris Oliveira; Raquel Azevedo; Paulo C. Dias. "Determinants of academic achievement from the middle to secondary school education: a systematic review". Social Psychology of Education 27 6 (2024): 3533-3572. http://hdl.handle.net/10400.14/46000.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1007/s11218-024-09941-z
  2. Ângela Maria Teixeira Leite; Ângela Sá Azevedo; Anabela Rodrigues. "Influence of sociodemographic and social variables on the relationship between formal years of education and time spent on the internet". Societies 14 7 (2024): http://hdl.handle.net/10400.14/45775.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/soc14070114
  3. Azevedo, António Joaquim Araújo de; Azevedo, Ângela Sá. "Implications of socio-cultural pressure for a thin body image on avoidance of social interaction and on corrective, compensatory or compulsive shopping behaviour". (2023): https://hdl.handle.net/1822/85503.
    10.3390/ijerph20043567
  4. Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo Cesar; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário". Análise Psicológica 36 1 (2018): 101-114. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1262.
    10.14417/ap.1262
  5. Azevedo, Â.S.; Dias, P.C.; Salgado, A.; Guimarães, T.; Lima, I.; Barbosa, A.. "Teacher-student relationship and self-regulated learning in portuguese compulsory education | Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3rd ciclo do ensino médio português". Paideia 22 52 (2012): 197-206. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871237365&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0103-863X2012000200006
  6. Azevedo, Ângela. "«Ser ou não ser... O jovem de hoje sabe responder»". Theológica 47 1 (2012): 115-124. http://hdl.handle.net/10400.14/13371.
  7. Ângela Azevedo. "Ser ou não ser... O jovem de hoje sabe responder". Theologica (2012): http://hdl.handle.net/10400.14/13371.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/theologica.2012.2225
  8. Azevedo, A; Dias, P. "A Relação Pedagógica: modelos actuais e implicações no sucesso educativo.". Revista Pessoas & Sintomas 6 (2008):
    Publicado
  9. Paulo Dias; Ângela Sá Azevedo. "Relação pedagógica e o sucesso académico... uma reflexão". Pessoas e Sintomas 6 (2008): 20-26.
    Publicado
  10. Azevedo, Ângela Sá; Faria, Luísa. "Motivação, sucesso e transição para o Ensino Superior". PSICOLOGIA 22 2 (2006): 69. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v20i2.389.
    10.17575/rpsicol.v20i2.389
  11. Ângela Sá Azevedo; Luísa Faria. "Motivação, sucesso e transição para o ensino superior". Psicologia 20 2 (2006):
    Publicado
  12. Azevedo, A; Faria, L. "Manifestações diferenciais do auto-conceito no fim do ensino secundário.". Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação 14 29 (2004): 265-276. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300003.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Luísa Faria; Ângela Sá Azevedo. "Manifestações diferenciais do autoconceito no fim do ensino secundário português". Paidéia (Ribeirão Preto) 14 29 (2004): 265-276. https://doi.org/10.1590%2Fs0103-863x2004000300003.
    10.1590/s0103-863x2004000300003
  14. Azevedo, A; Faria, L. "O auto-conceito no ensino secundário português: Estudo das qualidades psicométricas do SDQ III.". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Education 10 8 (2003): 305-316. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/6983/RGP_10-28.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Azevedo, A; Faria L. "Questionário de atribuições e dimensões causais: qualidades psicométricas no contexto escolar português". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Education 10 8 (2003): 1138-1663. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/99109.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Azevedo, A; Faria, L. "Transição para o ensino superior: Estudo preliminar de um Questionário de Experiências de Transição Académica". Fases.@n-Line, nº 2, (pp. 6) 2 (2003): http://www.ualg.pt/fchs/ceduc/fases/.
  17. Azevedo, A; Faria, F. "Impacto das condições pessoais e contextuais na transição do ensino secundário para o ensino superior". REvista da Universidade Fernando Pessoa 6 (2001): 257-270. https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=82902&pi_pub_r1_id=.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Ângela Sá Azevedo; Íris M. Oliveira; Paulo C. Dias. "Introduction". 2023.
    10.17990/Axi/2023_9789726973676_013
  2. Sandrina Lopes Quinteiro; Ângela Sá Azevedo. "Relação entre a Vinculação Parental e as Atitudes face à Violência no Namoro em Jovens Adultos". 2023.
    10.17990/AxiSeries/2023_04_463
  3. Paulo C. Dias; Ângela Sá Azevedo; Íris M. Oliveira; Elif Kara; Onur Ergünay; Haci Mustafa Dönmez. "PBL in Higher Education: RESTART4EDU Proposal for Practice". 2023.
    10.17990/Axi/2023_9789726973676_127
  4. Costa, A.; Dias, P.C.; Azevedo, A; Oliveira, I.; Gonçalves, A; Casanova, J.. "School motivation inventory: Development of a short scale in the Portuguese educational context". In In Engagement de los Alumnos en la Escola: Perspectivas Sociales y Psicológicas. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2023.
    Publicado
  5. Ana Costa; Paulo C. Dias; Ângela Sá Azevedo; Íris Oliveira; Armanda Gonçalves; Joana Casanova. "School motivation inventory: development of a short scale in the Portuguese educational context". In Engagement de los alumnos en la escola: perspectivas sociales y psicológicas, 323-332. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2023.
    Publicado
  6. Azevedo, Ângela Sá; Oliveira, Íris M.; Dias, Paulo C.. "Parental mediation of the use of the internet: a psychometric study with Portuguese pre-adolescents". Springer, 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_74
  7. Silva, M.; Azevedo, A. "Influência da Perceção da Vinculação às Figuras Parentais no Desenvolvimento da Regulação Emocional em Adolescentes". In International Handbook for the Advencement of Science. Thomson Reuters, 2022.
    Publicado
  8. Fonseca, B.; Azevedo, A. "Relação entre a Perceção da Vinculação aos Pais e a Imagem Corporal nos Adolescentes". In International Handbook for the Advencement of Science. Thomson Reuters, 2022.
    Publicado
  9. Azevedo, Ângela Sá; Lage, A. "Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro. Estudo das diferenças entre casais heterossexuais e casais homossexuais". In Avances en Ciencias de la Educación Investigación y Práctica, 257-263. Espanha, 2020.
    Publicado
  10. Andreia Barbosa; Ângela Azevedo. "Promover competências linguísticas em alunos do Pré-escolar: apresentação de um estudo piloto do Programa de intervenção. Aprender com o Orelhas!". 95-110. Axioma - Publica{\c{c, 2016.
    10.17990/Axi/2016_9789726972679_095
  11. Paulo C. Dias; Armanda Gonçalves; Ângela Azevedo; Fátima Lobo. "Apresentação". 3-8. Axioma - Publica{\c{c, 2016.
    10.17990/Axi/2016_9789726972679_003
  12. Azevedo, A. "Ser psicólogo educacional… para que a Educação se torne mais Especial". In Educação Especial: Por uma escola de, com e para todos. Odivelas, Portugal: Pedago Editora, 2013.
    Publicado
  13. Azevedo, A. "Para que transitar para o ensino superior seja um desafio ultrapassado e um sucesso conquistado … vamos refletor sobre a importância da Relação pedagógica". In Ensino da Psicologia: Reflexões e Práticas. Braga: Coleções “Psicologia, Aletheia, 2013.
    Publicado
  14. Azevedo, A. "Psicologia da Educação: Promover a personalidade ... contribuir para felicidade". In Sexualidade e Educação para a Felicidade. Braga, Portugal: Coleções "Estudos Sociais" da Universidade Católica Portuguesa, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Paulo C. Dias; Ângela Sá Azevedo; Íris Oliveira; Elif Kara; Onur Ergünay; Haci Mustafa Dönmez; Mihai A. Girtu; Daniela D. Caprioara. Higher Education in a Digital Era through Project-based E-learning: Contributes of the RESTART4EDU Project. 2023.
    10.17990/Axi/2023_9789726973676
Poster em conferência
  1. Ângela Sá Azevedo; Paulo Cesar Azevedo Dias; Teresa Guimarães; Isabel Lima; Ana Salgado; Dora Fonte; Theo Wubbels; Pery den Brok. "Exploring teacher-students interaction and school achievement of younger students: Contributes of the Questionnaire on Teacher Interaction adaptation to Portuguese context". Trabalho apresentado em First International Conference on Interpersonal Relationships (ICIRE)
    , 2010.
Resumo em conferência
  1. Anabela Santos Rodrigues; Simone Petrella; Armanda Gonçalves; Íris Martins Oliveira; Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo. "Obras no andar de cima: juntos no combate ao preconceito na saúde psicológica". Trabalho apresentado em 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education, Rome, 2023.
    Publicado
  2. Anabela Santos Rodrigues; Simone Petrella; Armanda Gonçalves; Íris Martins Oliveira; Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo. "Obras no andar de cima: juntos no combate ao preconceito na saúde psicológica". Trabalho apresentado em 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education, Rome, 2023.
    Publicado
  3. Anabela Rodrigues; Armanda Gonçalves; Simone Petrella; Ângela Azevedo; Íris Oliveira. "Combat stigma in psychological heatlth: an SL experience in higher education". Trabalho apresentado em 6th European Conference on Service-Learning in Higher Education, Rome, 2023.
    Publicado
  4. Anabela Rodrigues; Armanda Gonçalves; Simone Petrella; Ângela Azevedo; Íris M. Oliveira. "Upstairs works: working together to combat stigma in psychological health". Trabalho apresentado em University as an epicentre for social responsibility, Porto, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Guimarães, Amanda Patrícia Catarino. "O impacto da tecnologia de informação e comunicação no funcionamento familiar com crianças dos 3 aos 10 anos no período pandémico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.14/40410.
  2. Figueiredo, Maria Eduarda Correia. "Relação entre a utilização do instagram e a satisfação corporal nos homens". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.14/40305.
  3. Silva, Marta Alexandra Vieira e. "A relação entre autoeficácia parental, stress parental e conflito trabalho-família durante a pandemia Covid-19". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.14/40181.
  4. Fonseca, Bruna Fernandes. "Estudo sobre a violência entre parceiros íntimos LGB : impacto da homofobia internalizada". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.14/39887.
  5. Sousa, Inês Sofia Freitas de. "Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/29492.
  6. Lage, Ana Fátima Fidalgo. "Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro : estudo das diferenças". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/29912.
  7. Soares, Fernanda Maria Carvalho Freitas. "Atitudes face à violência no namoro e mecanismo de coping no ensino secundário". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/32530.
  8. Pinto, Diana Catarina Figueiras. "Intervenção psicológica no âmbito do desenvolvimento psicossexual : adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/30925.
  9. Silva, Patrícia Oliveira Ferreira da. "A influência da perceção da parentalidade no desenvolvimento emocional das crianças". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/31054.
  10. Pimenta, Diana Filipa Xavier Gomes. "Redes socias e as relações afetivas dos adolescentes". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/27714.
  11. Oliveira, Ana Rita Dinis. "O papel do psicólogo escolar na equipa de Educação Especial". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/27344.
  12. Silva, Juliana Barbosa da. "A influência parental na satisfação da imagem corporal : estudo da perceção dos adolescentes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/22485.
  13. Faria, Cláudia Soares de Oliveira. "Qualidade de vida e rede de suporte social : estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/21816.
  14. Lima, Diana Filipa Fernandes. "A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/27264.
  15. "Motivação e sucesso na transição do ensino secundário para o ensino superior". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005. https://hdl.handle.net/10216/22945.
  16. Ângela Azevedo. "Motivação e sucesso na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior". Mestrado, University of Porto, 2005.
  17. "Desenvolvimento Linguístico da Criança em Idade Pré-Escolar e Estimulação no Contexto Familiar". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1998. https://hdl.handle.net/10216/53929.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Upstairs works: Working together to combat stigma in psychological health University as an epicentre for social responsibility
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/09/02 Influência dos Estereótipos de Género nas Decisões de Carreira na Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
2021/09/02 Perceção da Parentalidade e Desenvolvimento Emocional das crianças XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
2021/09/02 Papel do Psicólogo Escolar na Equipa de Educação Inclusiva XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
2021/07/17 Parental Mediation of the Use of the Internet: A Psychometric Study with Portuguese Pre-adolescents International Conference in Information Technology & Education
(São Paulo, Brasil)
2021/04/30 Os Professores e o Desenvolvimento de Carreira dos Alunos: Uma Revisão de Estudos IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Faro)
2020/10/28 Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro. Estudo das diferenças entre casais heterossexuais e casais homossexuais 8th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
Universidade de Vigo (Pontevedra) (Pontevedra, Espanha)
2020/09/25 Perceção dos professores e dos pais sobre as práticas de educação inclusiva no ensino regular. Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2020/09/24 Promoção da Autorregulação do Desenvolvimento em crianças do pré-escolar. Programa de Intervenção. Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2020/09/24 Influência da literacia familiar na literacia das crianças do 1º ano. Simpósio Internacional de Psicologia da Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2020/01/30 Vinculação aos pais, ao par amoroso e comportamentos sexuais de risco. 13º Congresso de Psicologia da Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade da Covilhã (Covilhã)
2017/11/07 Qualidade de vida e rede de suporte social: estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados . 3ª Conferência Internacional de Envelhecimento Ativo
(Coimbra)
2017/07/13 A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano Seminário Internacional: Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento num Mundo Plural e Desafiador
Universidade do Minho (Braga)
2016/06 Promover competências em alunos do pré-escolar: programa de intervenção “aprender com o orelhas!”
CESPU (Vila Nova de Famalicão)
2015/03/14 The vocational discernement of adolescents and young people: the contribution of psychology Colóquio Internacional “Discernir & Formar: Na Polifonia das Ciências Humanas e da Espiritualidade
Faculdade de Teologia da Universidade Católica Potuguesa - Braga (Braga)
2013/12/05 Relação pedagógica: que implicações na perceção da disciplina de educação visual? Congresso Internacional de Psicologia
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/12/05 Desenvolvimento positivo na adolescência: contributos da autorregulação intencional Congresso Internacional de Psicologia
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/12/05 Que relação existe entre as estratégias de autorregulação na escrita e a motivação? Congresso Internacional de Psicologia
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/09/27 Motivado para aprender … ou para plagiar Colóquio “Plágio no ensino secundário: Contributos do Projecto GENIUS
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/07/18 The self-concept and vocational decision of the secondary school students (poster) 35Th International School Psychology Association Conference
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
2013/04/24 A aprendizagem baseada em problemas: uma proposta construtivista para a formação de professores e formadores no projeto scene Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/04/24 Perceção da relação professor-aluno e ansiedade face aos testes: um estudo com alunos do 7º e 8º anos Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/04/24 Autorregulação na escrita no 3ºceb: que relação entre as estratégias de autorregulação na escrita e as variáveis sociodemográficas? Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/04/24 Contributo da psicologia educacional na promoção de competências de adaptação ao ensino superior de estudantes do Seminário Maior de Braga Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/04/24 Programa de orientação para a carreira no ensino pré-escolar: quando crescer…o que posso fazer? Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2013/04/24 Estudo sobre a decisão vocacional dos alunos do 9º ano de escolaridade e implicações para a prática do Psicólogo Educacional Jornadas em Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2012/09/19 Students´development education in Portugal: the contribution of tutoring European Conference on Educational Research
Universidade de Cadiz (Cadiz, Espanha)
2012/07/13 Ser Psicólogo Educacional … para que a educação se torne mais especial 1º Congresso de Educação Especial
Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCE) (Felgueiras, Portugal)
2012/07/12 Trajetórias de desenvolvimento dos estudantes no ensino superior em Portugal: o contributo da tutoria no II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga)
2012/02/15 Ser ou não ser. O jovem de hoje sabe responder Jornadas Internacionais inseridas na XX Semana de Estudos Teológicos “A Pastoral juvenil numa igreja jovem”,
Faculdade de Teologia da Universidade Católica Potuguesa - Braga (Braga, Portugal)
2011/08/30 Equilíbrio afectivo para a verdade da entrega: intervir para prevenir Encontro de Formadores dos Seminários de Portugal
(Lisboa)
2010/09/04 Self-concept, self-regulation and school success in 11th graders (poster) 12tr International Conference on Motivation. New Directions in Mind
Universidade do Porto (Porto)
2010/04/28 Exploring teacher-students interaction and school achievemnet of younger students: contributions of the questionnaire on teacher interaction to the portuguese context (poster) International Conference on Interpersonal Relationships in Education
2009/11/06 Psicologia da Educação: promover a personalidade…contribuir para a felicidade II Congresso Internacional de Pedagogia: Sexualidade e educação para a felicidade
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga)
2006/10/23 A importância da escola na prevenção primária Seminário: Crianças e Jovens em Perigo. O papel das parcerias na melhoria da qualidade da resposta
Câmara Municipal de Penafiel (Penafiel)
2006/10/07 Motivação e sucesso na transição do ensino secundário para o ensino superior: mudanças e desafios XI Conferência de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga)
2005/09/15 Manifestações diferenciais das atribuições e dimensões causais no fim do ensino secundário português (poster) VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005/09/15 Validação do programa “preparar para viajar”. intervenção junto de alunos em transição para o ensino superior VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga)
2004/09/16 A auto-estima no ensino secundário: validação da rosenberg self-esteem scale X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica. Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2004/09/16 Experiências da transição académica: qualidades psicométricas de um questionário para o contexto universitário (QETA) X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica. Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2003/09/25 O auto-conceito no ensino secundário português: estudo das qualidades psicométricas do SDQ III VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
UNiversidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2003/09/25 Questionário de atribuições e dimensões causais. qualidades psicométricas no contexto escolar português (poster) VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2001/10/22 Vivências dos alunos em transição para o ensino superior: estudo preliminar de um questionário de experiências da transição académica (poster) V Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2001/09/20 Importância das características motivacionais na transição do ensino secundário para o ensino superior (poster) VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2000/06/30 Aspectos motivacionais facilitadores da transição escolar do secundário para o ensino superior III Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 A relação entre a autoeficácia parental, stress parental e o conflito trabalho-família durante a pandemia Covid-19
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 Relação entre a utilização do Instagram e a satisfação corporal nos homens
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 O impacto da Tecnologia de informação e Comunicação no funcionamento familiar com crianças dos 3 aos 10 anos no período pandémico
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 O impacto da Covid-19 na autoestima e na satisfação com a imagem corporal em adolescentes portugueses
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 Vulnerabilidade à violência de adolescentes e jovens adultos com incapacidade
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Influencia dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Estudo sobre a Violência entre Parceiros Íntimos LGB : Impacto da Homofobia Internalizada
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Perceção das Crenças e Atitudes dos Adolescentes face à Homossexualidade
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico e alunos do ensino secundário
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2021 Relação entre envolvimento, burnout e rendimento académico em alunos do ensino secundário
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020 - 2021 Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional nos alunos do ensino secundário
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020 - 2020 Promoção da Autorregulação do Desenvolvimento em crianças do pré-escolar - Programa de Intervenção
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Influência das crenças e práticas da literacia familiar no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro: estudo das diferenças
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Intervenção Psicológica no âmbito do Desenvolvimento Psicossexual: adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia do Trabalho e das Organizações (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Atitudes face à Violência no Namoro e Mecanismo de Coping no Ensino Secundário
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2020 A influência da perceção da parentalidade no desenvolvimento emocional das crianças
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019 - 2020 Estudo sobre as representações sociais do envelhecimento ativo: comparação entre idosos e cuidadores formais
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019 - 2020 Perceção das Crenças e Atitudes dos adolescentes Face à Homossexualidade
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - 2020 Intervenção Psicológica no âmbito do Desenvolvimento Psicossexual: adaptação de um programa para alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019 - 2019 O Papel do Psicólogo Escolar na Equipa de Educação Especial
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 "Autoconceito em Adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem"
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 "Desenvolvimento Emocional e Bem-Estar Psicológico na Adaptação ao Ensino Superior"
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Redes Sociais e as Relações Afetivas dos Adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 Desenvolvimento Emocional e Bem-estar Psicológico na Adaptação a ensino superior
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - 2019 Redes Sociais e as Relações Afetivas dos Adolescentes
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - 2019 Influência das crenças e práticas da literacia familiar no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - 2019 Promoção da Autorregulação do Desenvolvimento em crianças do pré-escolar – Programa de Intervenção
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - 2019 Auto conceito em Adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2019 Perceção dos jovens adultos sobre a violência no namoro: estudo das diferenças
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2019 Papel do Psicólogo Escolar na Equipa de Educação Especial
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - 2018 "Características e prevalência do fenómeno do Bullyng nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas"
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Caraterísticas e prevalência do fenómeno do Bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2017 Qualidade de vida e Rede de suporte social:estudo comparativo entre institucionalizados e não institucionalizados
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 " A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridade"
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 "A influência parental na satisfação da imagem corporal: um estudo da perceção dos adolescentes"
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Qualidade de vida e Rede de suporte social: estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2016 - 2017 A relação entre estereótipos de género e decisão vocacional nos alunos do 12º ano de escolaridad
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 "A perceção dos professores e alunos do 7º ano de escolaridade acerca da importância da dimensão afetiva na relação pedagógica, na aprendizagem e no sucesso escolar"
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 "A percepção dos pais sobre a Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais"
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 "Autoconceito, autoestima e crenças de auto eficácia em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico com Dislexia"
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Transição dos jovens com Necessidades Educativas Especiais para o mercado de trabalho: a perceção dos Psicólogos, dos Professores de Educação Especial e dos Alunos
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Perceção dos professores e alunos do 7º ano de escolaridade acerca da importância da dimensão afetiva na relação pedagógica, na aprendizagem e no sucesso escolar
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2016 Autoconceito, autoestima e crenças de auto eficácia em aluno do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico com Dislexia
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2016 A perceção dos pais sobre a Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 A influência do Autoconceito, do Sentido de Comunidade e da Decisão Vocacional do Discernimento Vocacional dos jovens Seminaristas da Região Norte de Portugal
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 A Influência do Autoconceito, do Sentido de Comunidade e da Decisão Vocacional no Discernimento Vocacional dos jovens Seminaristas da Região Norte de Portugal
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2014 - 2014 Que relação existe entre as Estratégias de Autoregulação na escrita e a Motivação
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Desenvolvimento Positivo na Adolescência: Contributos da Autorregulação Intencional
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 O professor como performer e a sua influência na autorregulação dos alunos
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Relação Pedagógica: que implicações na perceção da disciplina de Educação Visual?
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2014 Desenvolvimento Positivo na Adolescência: Contributos da Autorregulação Intencional
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2013 - 2013 A Compreensão Leitora, o Contexto Social e o Sucesso Académico: Um Estudo Transversal no 1º Ciclo do Ensino Básico".
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Relatório de estágio
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2013 Que relação existe entre as Estratégias de Autorregulação na escrita e a Motivação
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012 - 2013 A compreensão leitora, o contexto social e o sucesso académico: um estudo transversal no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011 - 2013 Transição dos jovens com necessidades Educativas Especiais para o mercado de trabalho: a perceção dos Psicólogos, dos Professores de Educação Especial e dos alunos
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2012 - 2012 Relatório de estágio
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 Percepção da interação professor-aluno, ansiedade face aos testes e rendimento académico: um estudo com alunos do 7º e 8º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 - 2012 "Perceção da Interação Professor - Aluno como fator motivacional"
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2012 Perceção da interação professor-aluno como fator motivacional
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011 - 2012 O autoconceito e a decisão vocacional dos alunos do 9º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2011 - 2011 A percepção da interacção professor-aluno e a auto-regulação da aprendizagem no 3º Ciclo do Ensino Básico: Que implicações para o sucesso escolar na disciplina de matemática?
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 A influência da relação pedagógica no sucesso escolar na disciplina de Matemática em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2011 - 2011 A construção da Identidade, a Motivação na opção pela carreira docente e a relação com os alunos
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2011 Perceção da interação professor-aluno, ansiedade face aos testes e rendimento académico: um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010 - 2011 A perceção do contexto de sala de aula, as emoções académicas e a motivação para a aprendizagem na disciplina de matemática
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2010 - 2010 O estilo alimentar dos alunos do 5º ano: A aplicação de um programa de intervenção.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 Famílias com filhos portadoes de deficiência mental: estratégias de coping do cuidador
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 A importância do auto-conceito e da auto-regulação no sucesso académico dos alunos do 11º ano do Ensino Secundário
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2010 A perceção da interação professor-aluno e a autorregulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino básico: que implicações para o sucesso escolar na disciplina de matemática?
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2009 - 2010 A influência da relação pedagógica no sucesso escolar na disciplina de matemática em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2009 - 2010 A importância do autoconceito e da autorregulação no sucesso académico dos alunos do 11º ano do ensino secundário
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2008 - 2009 Famílias com filhos portadores de deficiência mental: estratégias de coping do cuidador
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2008 - 2009 O estilo alimentar dos alunos do 5º ano
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2007 - 2008 A criança hiperativa como desafio para os pais
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Pedagogia (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2007 - 2007 Study of the Immunological Role of Hfe Mutations
Orientador
Ciências Biomédicas (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2006 - 2007 Gestão do conflito na sala de aula
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Pedagogia (Mestrado)
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - Atual Presidente da Comissão de Organização das II Jornadas em Psicologia da Educação (2021)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
2023/05/03 - 2023/05/03 III Jornadas em Psicologia da Educação (2023/05/03 - 2023/05/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2023/04/14 - 2023/04/14 Aprendizagem Baseada em Projetos e RESTART4EDU_PT_Celebration (2023/04/14 - 2023/04/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2023/03/15 - 2023/03/15 Gestos para Incluir na Psicologia: Língua Gestual Portuguesa (2023/03/15 - 2023/03/15)
Seminário (Outra)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2023/02/22 - 2023/02/24 Construir a minha carreira em Psicologia: Qual o meu papel? (2023/02/22 - 2023/02/24)
Seminário (Coorganizador)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal