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Juliana Vieira Valentim. Concluiu o(a) Mestrado em Multimédia em 2019/07/19 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Master em Marketing em 2011/12/20 pelo(a) Fundação Getúlio Vargas e Bachelor em Comunicação Social em 2008/12/15 pelo(a) Universidade Federal do Espírito Santo. Frequenta o(a) Doutoramento em Digital Media pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia desde 2019/10/02. Organizou 1 evento(s). Participou em 4 evento(s). Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e Humanidades com ênfase em Artes. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Outras ciências da engenharia e tecnologias; Other engineering and technologies; Ciências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias; Engineering and technology::Other engineering and technologies; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Juliana Vieira Valentim

Nomes de citação

  • Valentim, Juliana

Identificadores de autor

Ciência ID
D314-D30C-F881
ORCID iD
0000-0003-3952-7961

Endereços de correio eletrónico

  • up201700031@edu.fe.up.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2019/10/02 - 2023/06/10
Em curso
Digital Media (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017/09/18 - 2019/07/19
Concluído
Multimédia (Mestrado)
Especialização em Tecnologias Interactivas e Jogos Digitais
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"LADO B: Um Caso de Estudo sobre Jogos Críticos como Meio para a Literacia Mediática na Era da Pós-Verdade Política" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009 - 2011/12/20
Concluído
Marketing (Master)
Fundação Getúlio Vargas, Brasil
2005 - 2008/12/15
Concluído
Comunicação Social (Bachelor)
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/19 - Atual Investigador visitante (Investigação) Associação Fraunhofer Portugal Research, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - 2019/07/30 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Instituto CRIAP, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015/08/01 - 2017/08/29 Técnico Superior (Técnico Superior) Produtora Casulo Digital , Brasil
2015/01/01 - 2015/07/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Sistema Alan Kardec de Radiodifusão LTDA - ME, Brasil
2008/09/01 - 2013/05/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Rede Gazeta de Comunicação, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/12/01 - 2024/12/01 Jogos Cívicos: Os jogos como instrumento para a literacia mediática e a cidadania na esfera pública digital
2020.08355.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

INESC Microsistemas e Nanotecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2007/06/01 - 2008/07/02 Livro: Ecos Júnior 10 Anos
Investigador
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
Universidade Federal do Espírito Santo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Valentim, Juliana. "Civic Games Video Games as Instruments for Human Autonomy in the Digital Era". Trabalho apresentado em xCoAx 2021 Proceedings of the 9th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X, Porto, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. JULIANA ALCANTARA; Department of Philosophy, Communication and Information, Faculty of Arts and Humanities, University of Coimbra, Portugal; Valentim, Juliana; Department of Informatics Engineering, Faculty of Engineering of the University of Porto, Portugal. "Gender-Based Disinformation: A scoping review of the literature, 2013-2023". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (2023): http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.09.
    10.22355/exaequo.2023.48.09
Relatório
  1. Danielle Sanches; Canavarro, Marcela ; Almeida, Sabrina ; Roberto, Lucas ; Valentim, Juliana; Carneiro, Bia; Mertens, Mattia; Meier¿, Harald. 2022. Indigenous Activism on Environmental Issues on TikTok. https://smart.inovamedialab.org/editions/2022-discussing-methods-making/project-reports-2022/indigenous-activism-tiktok/.
Resumo em conferência
  1. Juliana Valentim; Juliana Alcantara. "Exploring the Gendered Dimensions of Disinformation". 2023.
    10.13140/RG.2.2.22142.36169
  2. Valentim, Juliana. "Participatory Futures Imaginations". Trabalho apresentado em Conference Proceedings of LINK 2021, Auckland, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Juliana Vieira Valentim. "Lado B: Um Caso de Estudo sobre Jogos Críticos como Meio para a Literacia Mediática na Era da Pós-Verdade Política". Mestrado, 2019. https://hdl.handle.net/10216/122064.
  2. Valentim, Juliana. "Um Estudo de Caso dos Produtos e Serviços da Rádio CBN". Mestrado, Fundação Getúlio Vargas, 2011.
  3. Valentim, Juliana. "Programa Tarde Total - Rádio Gazeta AM". Licenciatura, Universidade Federal do Espírito Santo, 2008. http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2008/06/711-tarde+total.html.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Valentim, Juliana. 2016. "Habitação". Campanha Política Luciano Rezende. Produtora Casulo Digital.
  2. Valentim, Juliana. 2008. Programa Tarde Total. Rádio Gazeta AM.

Outros

Outra produção
  1. Jogo Digital "Nuances". Prototipagem do jogo digital 'Nuances', em colaboração com a pós-graduação em Design de Interação, Jogos e We (FEUP, FBAUP e UPTEC). 2021. Valentim, Juliana. https://vimeo.com/557233563.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/26 As experiências de mulheres brasileiras na indústria da tecnologia XIII Congresso da SOPCOM
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Sociedade Portuguesa de Comunicação (Braga, Portugal)
2021/12/02 Participatory Futures Imaginations LINK Symposium
Auckland University of Technology (Auckland, Nova Zelândia)
2021/03/26 Civic Games Video Games as Instruments for Human Autonomy in the Digital Era SDMD - Simpósio Doutoral em Medias Digitais
FEUP (Porto, Portugal)
2020/12/17 Civic Games: The Interplay Between Critical Game Design and Media Literacy In Bloom Workshop 2020
FEUP (Porto, Portugal)
2020/03/30 Game-based civic learning: Possibilities and debate around serious games driven to civic life and media Aula do curso de Design da Comunicação 2019/2020 (FBAUP)
Pedro Cardoso (Port, Portugal)
2018/06/30 Apresentação dos projetos "Smart Kiosk Bot" (Microsoft), "Helda" (Peugeot Vigo), "Beyond Sight" e "Pomar", no evento LGP Challenge 2018 (FEUP). LGP Challenge 2018
(Porto, Portugal)
2018/05/04 Apresentação do jogo "The Unforgotten Frame", na Game Jam 2018, realizado pela FEUP. Game Jam 2018
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/10/01 - 2020/12/17 Estruturação do programa, composição dos painéis, criação de roteiro do evento, briefing de comunicação e design, mediação e promoção do evento junto à comunidade académica (2020/12/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/11/21 - Atual Apresentação do jogo "The Unforgotten Frame", na VIDEOJOGOS 2018, realizado pela FBAUP e SPCV.
Conferência
10th Conference on Videogame Sciences and Arts
2005/10/25 - Atual III Fórum de Comunicação Social - Comunicação em Processo.
Simpósio
III Fórum de Comunicação Social
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
2022/05/15 - 2022/05/15 Realização do "Workshop de Imaginação Tecno-Política" no V. Encontro Nacional de Jovens Feministas em colaboração com a Rede Jovens para a Igualdade com a participação de 10 ativistas.
Oficina (workshop)
V. Encontro Nacional de Jovens Feministas
Rede Jovens para a Igualdade , Portugal
2018/06/01 - 2018/06/30 Organização do evento LGP Challenge 2018.
Outro
LGP Challenge 2018
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2006/09/04 - 2006/09/09 Participação no INTERCOM 2006 - UnB (Brasil).
Conferência
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Universidade de Brasília, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/06/08 - 2020/06/08 Júri de avaliação dos projetos finais do curso de Design da Comunicação 2019/2020, FBAUP.
Avaliador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/02/01 - 2018/06/30 Pesquisa de marketing, criação de personas, user stories e conteúdo para o projeto Smart Kiosk Bot, desenvolvido para a Microsoft, no âmbito do Laboratório de Gestão de Projectos (FEUP). Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/08/08 - 2021/12/03 Atividades como membro do comitê internacional do Link Symposium 2021: seleção de trabalhos, revisão das submissões, promoção da conferência e moderação do painel "Practice and Temporality, Spaciality and Culture."
Membro
Auckland University of Technology, Nova Zelândia

Universidade Anhembi Morumbi, Brasil