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ROGÉRIO JUNIOR CORREIA TAVARES. is adjunct professor at IPB - Instituto Politécnico de Bragança. Holds 112 participations in boards and judging committees, 77 short courses taught, 74 participations in events, 32 published works, 30 event organizations and 22 paper presentations. Works in the Humanities area with an emphasis on Arts. Technology and Design. He lived in Brazil so his Lattes Curriculum is more complete, but he is gradually updating the Portuguese curriculum Ciência Vitae. Your brazilian Lattes Curriculum can be accessed at: http://lattes.cnpq.br/2718339024760598
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rogério Junior Correia Tavares

Identificadores de autor

Ciência ID
D313-03F2-8462
ORCID iD
0000-0001-9366-2617
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=T8gJl9oAAAAJ
Researcher Id
H-2007-2012

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2016/08/02 - 2017/10/02
Concluído
Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2002 - 2006/07/06
Concluído
Comunicação e Semiótica (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Videogames: brinquedos do pós humano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovaded
1999 - 2001/03/13
Concluído
Mestrado Interdisciolinar em Educação, Arte e História da Cultura (Master)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
" O Ser Numérico. Em busca de um mapeamento dos modelos humanos virtuais." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1989 - 1993/04/15
Concluído
Industrial Design (Bachelor)
Fundação Armando Álvares Penteado, Brasil
Approved
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/08/02 - 2017/08/01 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2020/01/20 - 2020/01/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2019/01 - 2019/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2018/01 - 2018/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2017/01 - 2017/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2016/01 - 2016/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2015/01 - 2015/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2014/01 - 2014/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2013/01 - 2013/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2012/01 - 2012/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2011/01 - 2011/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2000 - 2010 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Centro Universitário Senac, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2012 Research Fellow Universidade do Estado da Bahia, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2026/01 - 2028/12 VIMOS – Virtual Integrated Market Online Shopping
NORTE2030-FEDER-02214300
Council on Competitiveness
2022/06/01 - 2025/11/30 OPEN PLATFORM FOR REALIZING ZERO DEFECTS IN CYBER PHYSICAL MANUFACTURING
Investigador
2022/02/01 - 2025/01/31 HACK-IT: Hackathon e Metodologias Inovadoras no Ensino Superior
Bolseiro de Cientista Convidado
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
European Commission
Concluído
2020/02/21 - 2020/05 3D for real-time applications
PJ420-2020
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, Brasil
Desativado
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
UID/CEC/00326/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/09/11 - 2019/12/31 GameFolio: development of skills and portfolio for the job market in the area of digital games (english version)
PJ900-2019
Desenvolvimento técnico
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Concluído
2018/03/01 - 2018/10/19 10 dimensions 2018 (10 dimensões 2018)
PJ552-2018
Orientador
Concluído
2016/08/02 - 2017/10/02 Videogames and Videojogos: the digital games' art and technology in Brazil and Portugal (english version)
N/A
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Concluído
2015/02/01 - 2015/12/31 UFRN Audiovisual Production Group (english version)
PJ347-2015
Desenvolvimento técnico
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. MOREIRA, A.; MOREIRA, A. M.; BARBOSA, J.; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; CUNHA, C.; Leitao, Paulo. Autor correspondente: MOREIRA, A.. "Leveraging WebGL for Interactive and Real-Time Data Visualization through Digital Shadows in the Automotive Industry". Trabalho apresentado em 11th International Conference on Engineering and Emerging Technologies (ICEET 2025), Kuala Lumpur, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Sousa, João Paulo; Cordeiro, Patricia; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Gomide, João Victor. "Dancing Into the Digital Age: Experimenting the Digitization of the Pauliteiros Folk Dances". Trabalho apresentado em 2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Aveiro, 2023.
    Publicado • 10.23919/cisti58278.2023.10211933
  3. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; ROQUE, Licínio. "CODing theGAME: projeto de um videodocumentário sobre a cena de produção de jogos digitais em Portugal". Trabalho apresentado em Videojogos 2016 - 9a Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, Covilhã, 2016.
    Publicado
  4. Madeira, C.; Tavares, R.; Ferreira, F.; Andrade, J.; Telles, F.; Oliveira, H.; Costa, H.; Nagy, J.; Silva, Y.. "Design of a digital game called UFRN,Design de jogo digital sobre a UFRN". 2016.
  5. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Jogos Virtuais e Programas de Lazer: valorizando a integração de novas práticas". 2012.
  6. Alves, L.; Tavares, R.. "Message from general chairs". 2011.
    10.1109/SBGAMES.2011.4
  7. TAVARES, ROGÉRIO. "Dedões - Corpo – Gestos: A inteligência corporal no design dos jogos digitais". 2008.
    10.13140/RG.2.1.5107.8808
  8. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Introdução ao Game Design através da modificação de Unreal 2004". 2006.
  9. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Fundamentos de Game Design para educadores". Trabalho apresentado em I Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Salvador, 2005.
    Publicado
  10. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Freinet and Counter Strike: Machinima and Mod-games in the educational and social inclusion process.". 2005.
Artigo em revista
  1. Rogerio Tavares. "Barbie: a performance da realidade". Zenodo (2025): https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.17691959.
    10.5281/ZENODO.17691959
  2. Fernandes, Tiago; Tavares, Rogério; Sousa, João Paulo; Correia, Ricardo. "Artificial intelligence and the tourism film: Challenges and possibilities". (2024): http://hdl.handle.net/10198/30069.
    10.4018/979-8-3693-2137-9.ch003
  3. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Sousa, João Paulo; Maganinho, Bruno; Gomes, João Pedro. "Gamers' Reaction to the Use of NFT in AAA Video Games". Procedia Computer Science 219 (2023): 606-613. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2023.01.329.
    Publicado • 10.1016/j.procs.2023.01.329
  4. Sousa, João Paulo; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Gomes, João Pedro; Mendonça, Vitor. Autor correspondente: Sousa, João Paulo. "Review and analysis of research on Video Games and Artificial Intelligence: a look back and a step forward". Procedia Computer Science 204 (2022): 315-323. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2022.08.038.
    Publicado • 10.1016/j.procs.2022.08.038
  5. Antonio Virginio Martins Neto; Carlos José Sabino Nascimento; Rogerio Junior Correia Tavares. "JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL". Revista de Ensino de Geografia 12 22 (2021): 39–49-39–49. https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76686.
  6. Antonio Virginio Martins Neto; Carlos José Sabino Nascimento; Rogerio Junior Correia Tavares. "JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL". Revista de Ensino de Geografia (2021): https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76686.
    10.14393/REG-v12-2021-76686
  7. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Engagement Design: Designing for Interaction Motivations". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 8 1 (2021): 307-313. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v8n1.722.
    Publicado • 10.14591/aniki.v8n1.722
  8. Lima, Raimundo Guilherme; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "A audiodescrição: a voz que promove a imagem no contexto educacional geográfico". Research, Society and Development 9 2 (2020): e44921844. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1844.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33448/rsd-v9i2.1844
  9. Tavares, Roger. "Por um gameplay radical: mais alguma repetibilidade no Gaming de Galloway". Revista Brasileira de Design de Informação 6 1 (2009): 8-8.
Artigo em revista (magazine)
  1. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "CDG 2005-Crítica", 2005
Capítulo de livro
  1. Rogério Tavares; Jesús M. Torres-Jorge; João Paulo Sousa. "Fog Computing: The Secret Sauce for Immersive Tech Experiences". 2024.
    10.1007/978-981-99-8324-7_45
  2. João Paulo Pereira de Sousa; Julio César Leal de Faria; Rogério Tavares; Rui Pedro Lopes. "Rethinking History Teaching". In A New Multiplayer Digital Games Platform to Overcome the Challenges of Engagement. 2024.
    10.4018/979-8-3693-8322-3.ch009
  3. Tavares, Rogério; Sousa, João Paulo; Correia, Ricardo; Fernandes, Tiago. "Literature Review on the XR Technologies in Tourism: one Decade of Virtual Continuum in Tourism". IGI Global, 2024.
    10.4018/979-8-3693-2137-9.ch006
  4. Lopes, Rui Pedro; Mesquita, Cristina; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "GAMIFICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR". In Digital games and learning 2, 116-126. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.75919250110
  5. TAVARES, ROGÉRIO. "TIMECRAX: TIME-TRAVELLING TO LEARN HISTORY". 2019.
    10.22533/at.ed.7421925013
  6. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Lopes, Rui Pedro. "THE PLAY PERSONALITIES PURSUANT TO THE INTERPRETANTS IN PEIRCE´S SIGN THEORY". In Digital games and learning, 65-75. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.7421925016
  7. Madeira, Charles Andryê Galvão; Câmara, Lucas Tomé Avelino; Beserra, Isaac Newton da Silva; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "MATHMARE: UM JOGO DE PLATAFORMA ENVOLVENDO DESAFIOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO". In Digital games and learning, 41-55. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.7421925014
  8. Tavares, Roger. "Fundamentos de Game Design para educadores e não-especialistas". editado por Feitoza, Mirna; Santaella, Lucia. 2009.
  9. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Do livro ao game: paralelos entre pornografia e violência.". Brasil, 2007.
  10. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "A representação do corpo humano nos ambientes virtuais". Brasil, 2006.
  11. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Design Genético". Brasil, 2005.
  12. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "A representação do corpo humano nos ambientes virtuais". In Realidade Virtual: Conceitos e Tendências, editado por Kirner, Claudio; TORI, Romero, 223-238. São Paulo, Brasil: Mania de Livro, 2004.
    Publicado
  13. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "Cyborgs de carne e software: avatares e consciência nos jogos e nas redes". Brasil, 2004.
  14. TAVARES, Roger. "O feminino como corpo tecnológico". In Cibercultura 2.0, 187-205. São Paulo, Brasil: U.N.Nojosa, 2003.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Rogerio Tavares. 2025. "Barbie: The Performance of Reality". https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.17691456.
    10.5281/ZENODO.17691456
Livro
  1. Sousa, João Paulo; Ari Jussi Kalevi Mertanen; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Lopes, Rui Pedro. Autor correspondente: Lopes, Rui Pedro. Hackathon and innovative methodologies in higher education: Development of digital scenarios for innovative courses.. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. 2024.
    Publicado
  2. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. Jogar, Jogo e Sociedade. CECC- Centro de Estudos de Comunica\c{c. 2013.
  3. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. Proceedings Game & culture Track SBgames 2008. UFMG. 2008.
Resumo em conferência
  1. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "TEd2D: Um editor para criação de cenários de jogos 2D com Unity.". 2015.
  2. TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA. "UFRN: The Video Game, massificando as áreas de conhecimento". 2015.

Outros

Outra produção
  1. The foggy frontier: exploring the fog and edge computing for online games. Currently, online games are based on Cloud Computing, where data is transferred from Gaming Devices to be saved or processed in the Cloud. This type of scenario has associated several problems, volume of external data among them, latency, geographic restriction of contents, matchmaking of players in multiplayer games. This article aims to present a review of the main features of Fog Computing, whe. 2024. Sousa, João Paulo; Tavares, Rogério Júnior Correia; Torres, Jesús M.. http://hdl.handle.net/10198/29458.
    10.1007/978-3-031-48930-3_10
  2. edX Course: Digital and Technological Tools (Hack-it Educational Video Series). Design, authorship and production of 10 Multimedia Learning Objects (Videos) integrated into the online course (MOOC) on "Innovative Methodologies in Higher Education". Content developed within the scope of the European Hack-it project, covering topics of Gamification, Virtual Reality and Design Thinking, among others. Available globally on the edX network.. 2024. Sousa, João Paulo; Ari Jussi Kalevi Mertanen; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Lopes, Rui Pedro. https://nabu.hackit.ipb.pt/courses/course-v1:HACK-IT+DTT001+2024_HACK-IT_DTT/about.
  3. edX Course: Blended & Online Assessment (Hack-it Educational Video Series). Design, authorship and production of 10 Multimedia Learning Objects (Videos) integrated into the online course (MOOC) on "Innovative Methodologies in Higher Education". Content developed within the scope of the European Hack-it project, covering topics of Gamification, Virtual Reality and Design Thinking, among others. Available globally on the edX network.. 2024. Sousa, João Paulo; Ari Jussi Kalevi Mertanen; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Lopes, Rui Pedro. https://nabu.hackit.ipb.pt/courses/course-v1:HACK-IT+HI0201+2014/about.
  4. edX Course: Motivational aspects & methodologies (Hack-it Educational Video Series). Design, authorship and production of 10 Multimedia Learning Objects (Videos) integrated into the online course (MOOC) on "Innovative Methodologies in Higher Education". Content developed within the scope of the European Hack-it project, covering topics of Gamification, Virtual Reality and Design Thinking, among others. Available globally on the edX network.. 2024. Sousa, João Paulo; Ari Jussi Kalevi Mertanen; TAVARES, ROGERIO JUNIOR CORREIA; Lopes, Rui Pedro. https://nabu.hackit.ipb.pt/courses/course-v1:HACK-IT+MAM001+2024_HACK-IT_MAM/about.
  5. Dancing into the digital age: experimenting the digitization of the Pauliteiros folk dances. Digitizing intangible cultural heritage is a crucial step in preserving and protecting traditions, customs, and knowledge that have been passed down from generation to generation. By creating a comprehensive record of intangible cultural practices, digitization allows for greater access, research, and education, promoting cultural diversity and understanding. This paper discusses approaches to the. 2023. Sousa, João Paulo; Cordeiro, Patrícia; Tavares, Rogério Júnior Correia; Gomide, João Victor. http://hdl.handle.net/10198/28765.
    10.23919/CISTI58278.2023.10211933
  6. Gamers’ reaction to the use of NFT in AAA video games. The use of non-fungible tokens (NFTs) in AAA games is a very controversial topic, which leads to negative reactions from the gamer community. The objective of this article is to relate some of these cases that presented visibility in the press and to analyze the reactions this theme generates. To achieve this, we present some cases that had more relevance in the specialized press and, in the seque. 2023. Tavares, Rogério Júnior Correia; Sousa, João Paulo; Maganinho, Bruno; Gomes, João Pedro. http://hdl.handle.net/10198/26957.
    10.1016/j.procs.2023.01.329
  7. Implementation and playtesting for a world adventure game’s procedural content generation system. This paper presents an experimental methodology of procedural content generation (PCG) for natural environments focusing on game design and visualization. This approach allows us to define a set of instructions to shape the content generation to meet the requirements of game design and level design teams. For the validation process, we have discussed and analyzed a playtesting session.. 2023. Sousa, João Paulo; Oliveira, Gonçalo; Barbedo, Inês; Barroso, Bárbara; Tavares, Rogério Júnior Correia; Lopes, Rui Pedro. http://hdl.handle.net/10198/26950.
    10.1007/978-3-031-28993-4_14
  8. Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica.. 2013. TAVARES, ROGÉRIO. http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1293.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/07/06 A Cultura Queer e a apropriação de Ghost, de COD:MW2 2ª Jornada de Comunicação e Expressão do Bacharelado em Ciência da Computação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São João da Boa Vista, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/07/02 - 2025/07/02 Member of the Scientific Committee on Symposium of Applied Science for Young Researchers (SASYR) 2025 (2025/07/02 - 2025/07/02)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/05/20 - 2025/05/22 Erasmus+ Mobility regarding Technical Visits, Project Prospecting, Workshops, and Lectures on Generative AI and Arts at University West (Trollhättan, Sweden).
Outro
Erasmus+ International Mobility: University West (Sweden)
Högskolan Väst Institutionen för ingenjörsvetenskap, Suécia
2025/05/12 - 2025/05/12 Online Course "Fundamentals of Deep Learning" Successful completion of the practical course and obtaining "Certificate of Competency". ID: Cq3KZIKGRziFUf5nC2zsZg Link de validação: https://learn.nvidia.com/certificates?id=Cq3KZiKGRziFUf5nC2zsZg
Outro
Online Course "Fundamentals of Deep Learning"
NVIDIA Corporation, Estados Unidos
2021/10/06 - 2021/10/08 Online audience at 7th Advanced Seminar for Perice's Philosophy and Semiotics
Seminário
7th Advanced Seminar for Perice's Philosophy and Semiotics; 17a Jornada do CIEP; 1o Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa em Semiótica Peirceana
Centro Internacional de Estudos Peirceanos - CIEP, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/11/28 USO E PRODUÇÃO DE JOGOS NO IFSC: COMO E POR QUE USAMOS JOGOS NOS PROJETOS DE PESQUISA E AÇÕES DE EXTENSÃO
Arguente principal
PATRICIA NUNES MARTINS (Doutoramento)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2024/12/02 Arguente externo na defesa de TCC/Monografia em Artes Visuais intitulada "Meu Lugar no mundo é onde me torno parte de tudo".
Arguente principal
Ana Beatriz dos Santos (Outro)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2024/09/02 O IMPACTO DO DESAFIO PERCECIONADO NA IMERSÃO NARRATIVA DOS VIDEOJOGOS: O GÉNERO ROLE-PLAYING GAME COMO ESTUDO DE CASO
Arguente principal
JOSÉ MIGUEL VIEIRA DOMINGUES (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/12/14 Júri de Qualificação de Mestrado intitulado: "Kandisky na representação visual da paisagem sonora para gamers surdos: ponto e linha sobre pixel"
Arguente
Renan Bonin (Mestrado)
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil
2021/09/13 CRÔNICAS DE NATAL EM QUADRINHOS: PROJETO DE WEBCOMIC
Arguente principal
ANA CAROLINA SIMONETTI MARINHO CARDOSO (Outro)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, Brasil
2021/09/08 A CONSTRUÇÃO DE UM NORDESTE FANTÁSTICO NO QUADRINHO: PASSAGEM DA SUINDARA
Arguente principal
ISADORA VERAS LOBO DE PAIVA (Outro)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, Brasil
2021/04/27 Desenvolvimento de Bíblia Artística para Jogo Digital
Arguente
RAFAEL DANTAS VEGGI (Outro)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2025/06 - 2025/06 Reviwer for ICIS 2025, a conference of the Association for Information Systems (AIS).
Avaliador
Association for Information Systems, Estados Unidos

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/05/15 - Atual Desenho em Computador Licenciatura em Artes Visuais (Licence)
2012 - Atual Desenho em Comptuador I Licenciatura em Artes Visuais (Licence)
2012 - Atual Desenho em Computador I Licenciatura em Artes Visuais (Licence)
2012 - Atual Desenho em Computador II Licenciatura em Artes Visuais (Licence)
2021/02/25 - 2021/07/30 Laboratório Digital Laboratório Digital (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2021/02/24 - 2021/07/30 Animação 3D Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2020/01/20 - 2020/01/30 Semiótica Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2020/01/20 - 2020/01/30 Análise e Crítica de Jogos Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2017/01 - 2017/01 Análise e Crítica de Jogos Desenvolvimento de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2017/01 - 2017/01 Semiótica Desenvolvimento de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016/01 - 2016/01 Análise e Crítica de Jogos Desenvolvimento de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016/01 - 2016/01 Semiótica Desenvolvimento de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/06/30 - 2022/07/01 External arguer in the panel of the Summer Doctoral Consortium of the Doctoral Programme in Information and Communication in Digital Platforms, joint program (double degree) of the Faculty of Arts of the University of Porto and the Department of Communication and Art of the University of Aveiro Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Best Presentation: 2nd International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València, Espanha
2008 Best Full Paper: SBgames 2008 Games and Culture Track
Brazilian Computer Society, Brasil

Título

2014 SBgames 2014: Chair at Games and Culture Track
Brazilian Computer Society, Brasil
2013 Steering Committe at SBgames 2013
Brazilian Computer Society, Brasil
2012 SBgames 2012 Chair at Games and Culture Track
Brazilian Computer Society, Brasil
2011 SBgames 2011 Co-chair
Brazilian Computer Society, Brasil
2009 Steering Committe at SBgames 2009
Brazilian Computer Society, Brasil
2007 Advisor for IGDA Chapter São Paulo
International Game Developers Association, Estados Unidos
2007 SBgames 2007: Chair at Art and Design Track
Brazilian Computer Society, Brasil