???global.info.a_carregar???
Joaquim Manuel Pereira Mateus. Concluiu o(a) Doutoramento em Matemática Aplicada em 2016/02/23 pelo(a) Universidade da Beira Interior, Mestrado em Matemática Aplicada em 2002 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Licenciatura em Matemática - Ramo de Sistemas e Métodos de Computação Gráfica em 1995 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia e Licenciatura em Matemática (Ensino) em 2008 pelo(a) Universidade da Beira Interior. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico da Guarda e Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico da Guarda. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Nova tecnoclogias da informação e da comunicação; Ambientes educativos; TIC; Epidemic model; Non-autonomous; Global stability; numerical method; Non-autonomous control system; Vaccination and treatment control; Optimal control; Numerical simulations; ICT; technology; school; Organização e tratamento de dados; Ferramenta computacional; Tarefas; Ensino aprendizagem de matemática; Epidemic model Periodic Stability; Geometria dinâmica; Ensino-aprendizagem de matemática; Primary school; ICT programs; Universidade do Porto, Faculdade de Ciências, Departamento de Matemática Aplicada, Matemática Aplicada; Modelos epidemiológicos SEIRS; Não-autónomo; Periódico; Persistência e extinção; Estabilidade; Controle ótimo; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joaquim Manuel Pereira Mateus

Nomes de citação

  • Mateus, Joaquim

Identificadores de autor

Ciência ID
D310-274C-413D
ORCID iD
0000-0002-4677-2896

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016/02/23
Concluído
Matemática Aplicada (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
Excelente
2008
Concluído
Matemática (Ensino) (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (dezasseis valores)
2002
Concluído
Matemática Aplicada (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Um Autómato Celular para Tráfego em Multifaixas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1995
Concluído
Matemática - Ramo de Sistemas e Métodos de Computação Gráfica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 (Catorze)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
1996/10/22 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/09 - 1996/10/21 Professor Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Bolota, Urbana. "Perceptions of ICT use in Guarda's primary schools". 2015.
  2. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, Urbana. "ICT´s importance in primary schools - Parents and students perceptions". 2014.
  3. Mateus, Joaquim; Fonseca, Cecília. "As tarefas no tema organização e tratamento de dados no ensino básico". 2011.
  4. Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim. "Os programas de geometria dinâmica no ensino básico". 2011.
Artigo em revista
  1. P. Mateus, Joaquim; Rebelo, Paulo; Rosa, Silvério; M. Silva, César; F. M. Torres, Delfim. "Optimal control of non-autonomous SEIRS models with vaccination and treatment". Discrete & Continuous Dynamical Systems - S 11 6 (2018): 1179-1199. http://dx.doi.org/10.3934/dcdss.2018067.
    10.3934/dcdss.2018067
  2. Mateus, J.P.; Silva, C.M.. "Existence of periodic solutions of a periodic SEIRS model with general incidence". Nonlinear Analysis: Real World Applications 34 (2017): 379-402. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991712904&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.nonrwa.2016.09.013
  3. Mateus, J.P.; Silva, C.M.. "A non-autonomous SEIRS model with general incidence rate". Applied Mathematics and Computation 247 (2014): 169-189. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907546531&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.amc.2014.08.078
  4. Del Rey, A.M.; Mateus, J.P.; Sánchez, G.R.. "A secret sharing scheme based on cellular automata". Applied Mathematics and Computation 170 2 (2005): 1356-1364. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-27144469876&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.amc.2005.01.026
Tese / Dissertação
  1. Mateus, Joaquim Manuel Pereira. "Dynamics of non-autonomous SEIRS models with general incidence". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/4199.
  2. Joaquim Manuel Pereira Mateus. "Um autómato celular para tráfego em multifaixas". Mestrado, 2001. http://hdl.handle.net/10216/14326.

Outros

Outra produção
  1. A Consistent Discrete Version of a Nonautonomous SIRVS Model. A family of discrete nonautonomous SIRVS models with general incidence is obtained from a continuous family of models by applyingMickens nonstandard discretizationmethod. Conditions for the permanence and extinction of the disease and the stability of disease-free solutions are determined. Concerning extinction and persistence, the consistency of those discrete models with the corresponding contin. 2018. Mateus, Joaquim; Silva, César; Vaz, Sandra. http://hdl.handle.net/10314/4076.
  2. Optimal control of non-autonomous SEIRS models with vaccination and treatment. We study an optimal control problem for a non-autonomous SEIRS model with incidence given by a general function of the infective, the susceptible and the total population, and with vaccination and treatment as control variables. We prove existence and uniqueness results for our problem and, for the case of mass-action incidence, we present some simulation results designed to compare an autonomous. 2018. Mateus, Joaquim; Rebelo, Paulo; Rosa, Silvério; Silva, César; Torres, Delfim. http://hdl.handle.net/10314/4607.
  3. Existence of periodic solutions of a periodic SEIRS model with general incidence.. For a family of periodic SEIRS models with general incidence, we prove the existence of at least one endemic periodic orbit when some condition related to R0 holds. Additionally, we prove the existence of a unique disease-free periodic orbit, that is globally asymptotically stable when R0 < 1. In particular, our main result generalizes the one in Zhang et al. (2012). We also discuss some examples. 2017. Mateus, Joaquim; Silva, César. http://hdl.handle.net/10314/3946.
  4. O papel das TIC no contexto do Ensino Basico. As TIC modificaram as mais diversas áreas onde nos movimentamos, alteraram a forma como interagimos com a sociedade, como adquirimos informação e como trabalhamos. As TIC utilizadas como ferramentas educativas possuem um enorme potencial e é incontornável a sua utilização no dia-a-dia da escola, independentemente da faixa etária ou do nível de ensino dos alunos. Desde os anos oitenta do século XX,. 2014. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, U.. http://hdl.handle.net/10316/45676.
  5. As tarefas no tema organização e tratamento de dados no ensino básico. Existem diferentes tipos de tarefas matemáticas, mas todas elas têm como principal objectivo envolver os alunos despertando o seu interesse e espírito crítico pois, só assim, poderão realizar uma efectiva aquisição de conhecimentos/competências. As tarefas poderão ser propostas pelo professor, desafios lançados pelo aluno ou surgirem como resultado de um diálogo colectivo. Tem fundamental interess. 2011. Mateus, Joaquim; Fonseca, Cecília. http://hdl.handle.net/10314/2556.