???global.info.a_carregar???
Carla Peixoto is an assistant professor in the University Institute of Maia – ISMAI, and a researcher in inED - Centre for Research and Innovation in Education (School of Education of the Polytechnic of Porto). Has a Graduate Degree in Psychology – Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Porto - and also completed her PhD in Psychology in the same institution. She has been participating in several national and international research projects. Her main research interests are: quality of early education and care, emergent literacy, socioemotional learning, and preschool teachers professional development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Elisabete Duarte Peixoto e Melo de Carvalho

Nomes de citação

  • Peixoto, Carla

Identificadores de autor

Ciência ID
D217-5145-CD62

Endereços de correio eletrónico

  • cpeixoto@ismai.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2012
Concluído
CLASS Observation Training (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2006 - 2012
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Educational and School Psychology
Universidade do Porto, Portugal
"Contributions to the Study of Family Literacy in Portugal [Contributos para o Estudo da Literacia Familiar em Portugal]." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2008 - 2008
Concluído
Confirmatory Factorial Analysis and Models with Structural Equations (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Data Analysis with Structural Equation Models (Curso médio)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Software in Qualitative Research - Nvivo 7 (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2006 - 2006
Concluído
Play-based Transdisciplinary Assessment and Intervention [Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo]. (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1999 - 2004
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/07 - 2014/10 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
2011/07 - 2012/07 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
2006/09 - 2008/09 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
2004/11 - 2005/12 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/10 - 2019/09 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/10/01 - 2019/09 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/09 - 2018/09 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013/10 - 2018/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/09 - 2013/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/02 - 2013/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/07 - 2012/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011/09 - 2012/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011/10 - 2012/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/09 - 2011/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/10 - 2011/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/02 - 2010/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005/12 - 2007/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - Atual Educational Psychologist CASP - Centro de Apoio e Serviço Psicológico, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/12 - 2014/02 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
2012/04 - 2012/06 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
2005/11 - 2006/07 Educational Psychologist CERCIGAIA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual EU-Self: Social and Emotional Skills Development in Early Childhood Education and Care in Europe
2019-1-BG01-KA201-062593
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019 - Atual PLAY: Play, Learn, fight back AnxietY
2019-1-EL01-KA203-062549
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2017/12 - Atual A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged and Diverse children
2017-1-BE02-KA201-034755
Investigador
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2012/07 - Atual Development of measures for assessing the quality of learning family environment in Portugal and Germany [Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da qualidade do ambiente de estimulação familiar em Portugal e Alemanha]
Acções Integradas Luso-Alemãs
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
2017/12/31 - 2020/06/29 ENtRANCE: Engaged Research Connecting Community with higher Education
POISE-03-4538-FSE-000563
Investigador
2013/05 - 2015 Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education quality and infant adjustment [Transição dos Bebés para a Creche: Comunicação Família-creche, Qualidade dos Contextos e Adaptação do Bebé]
PTDC/MHC-CED/4007/2012
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
2011/07 - 2012/07 Risk factos in child development [Factores de risco no desenvolvimento infantil]
Financiado pela FLAD
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/10/01 - Atual Estudo de avaliação da eficácia e monitorização da implementação do programa Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se
UNIDEP20
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso
2020/09/01 - Atual Social and emotional learning in schools: Contributions of pre-service teacher education [Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Contributos da formação inicial de professores]
inED/2020/6
Investigador responsável
Escola Superior de Educação - IPP, Portugal
Em curso
2020/01/01 - Atual Programa Bem-Estar Emocional
Investigador responsável
Em curso
2020/01/01 - Atual “Pais presentes” - Projeto Gaia+ Sucesso - Ações de Envolvimento e Formação Parental no Município de Vila Nova de Gaia
Investigador
Em curso
2015 - 2017/12/31 Student Teachers‘ Motives (STeaM). Self-concept and Career Choice Motives of Teacher Students
NA
Investigador
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2005 - 2009 Settings and Transition: Literacy and numeracy skills in children aged 4 to 7 years [Contextos e Transição: Competências de literacia e de numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos]
Não financiado
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
2005 - 2008 Longitudinal Study of Child Engagement and Adaptation [Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança]
Sem financiamento
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Zachopoulos, E.; Grammatikopoulous, V.; Gregoriadis, A.; Gamelas, A. M.; Leal, T.; Pessanha, M.; Barros, S.; et al. "Comparing aspects of the process quality in six european early childhood educational settings". Trabalho apresentado em 6th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2013.
    Publicado
  2. Sílvia Barros; Peixoto, Carla. "Quality of early child care: analysis at the ITERS-R indicator level". Trabalho apresentado em XV European Conference on Developmental Psychology, Bergen, 2011.
    Publicado
  3. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. "Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos". Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  4. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Crenças maternas sobre leitura conjunta". Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  5. Sílvia Barros; Peixoto, Carla. "The alternative coding system of the Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition [O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Edição Revista].". Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  6. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta". Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional/ 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, Braga, 2010.
    Publicado
  7. Peixoto, Carla; Teresa Leal; Cadima, Joana. "Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2008.
    Publicado
  8. Peixoto, Carla. "Reading aloud at home: mothers’ beliefs and preschool children’s experiences". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futuro, Oviedo, 2008.
    Publicado
  9. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Maria João Cardoso; Mónica Silva; Carla Cid. "Experiências de literacia em diferentes contextos familiares: o caso das crianças em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Publicado
  10. Peixoto, Carla; Mónica Silva; Leal, Teresa; Joana Cadima. "Development of Emerging Literacy: Quality of educational contexts and skills in children of preschool age [Desenvolvimento da literacia emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar].". Trabalho apresentado em 6º Encontro Nacional/4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantill & Ilustração, Braga, 2006.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Peixoto, Carla. "Reading in the family environment: a recommended routine in the first years of life [Leitura no contexto familiar: rotina recomendada nos primeiros anos de vida].", Revista da Misericórdia de Santo Tirso, 2018
Artigo em revista
  1. Pontes, Ana; Coelho, Vera; Peixoto, Carla; Meira, Liliana; Azevedo, Helena. "Academic Stress and Anxiety among Portuguese Students: The Role of Perceived Social Support and Self-Management". Education Sciences 14 2 (2024): 119. http://dx.doi.org/10.3390/educsci14020119.
    10.3390/educsci14020119
  2. Coelho, Vera Lúcia; Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Bryant, Donna. "The Exploring Teacher-Family Partnerships in Infant Center-based Care: A Comparative Study of Teachers' and Mothers' Perspectives and Influential Factors". International Journal of Educational Psychology 12 2 (2023): 178-205. http://dx.doi.org/10.17583/ijep.10638.
    10.17583/ijep.10638
  3. Coelho, Vera; Peixoto, Carla; Azevedo, Helena; Machado, Francisco; Soares, Mónica; Espain, Andreia. "Effects of a Portuguese social-emotional learning program on the competencies of elementary school students". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1195746.
    10.3389/fpsyg.2023.1195746
  4. Ribeiro, Alda; Peixoto, Carla; Machado, Francisco; Soares, Mónica; Coelho, Vera; Alves, Sílvia; Azevedo, Helena. "Portuguese Adolescents' Attitudes Towards Peers with Disabilities". Cadernos de Pesquisa 53 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/198053149672_en.
    10.1590/198053149672_en
  5. Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Machado, Francisco; Fonseca, Susana. "Associations between perceived maternal acceptance-rejection and social and emotional competence of preschool children". Early Child Development and Care 193 11-12 (2022): 1225-1239. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2022.2066091.
    10.1080/03004430.2022.2066091
  6. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. "Mothers' educational level and literacy beliefs: associations with home literacy experiences". International Journal of Early Years Education 30 2 (2022): 167-183. http://dx.doi.org/10.1080/09669760.2022.2025580.
    10.1080/09669760.2022.2025580
  7. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pessanha, Manuela. "Variations of Quality of Teacher-Infant Interactions Across Play and Care Routine Activities". Early Education and Development 34 2 (2022): 469-484. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2021.2023791.
    10.1080/10409289.2021.2023791
  8. Djamnezhad, Dariush; Koltcheva, Nadia; Dizdarevic, Alma; Mujezinovic, Amila; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Achten, Mart; et al. "Social and Emotional Learning in Preschool Settings: A Systematic Map of Systematic Reviews". Frontiers in Education 6 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.691670.
    10.3389/feduc.2021.691670
  9. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Ferreira, Tiago; Barros, Ana; Kiel, Ewald; Weiß, Sabine; Keller-Schneider, Manuela. "Escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado". Revista Portuguesa de Educação 34 1 (2021): http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18401.
    10.21814/rpe.18401
  10. Carla Serrão; Peixoto, Carla. "Impacto de práticas breves de mindfulness no otimismo, vergonha interna e stresse percebido de estudantes do ensino superior". Sensos-E 7 2 (2020): 86-95. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3676.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3676
  11. Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Burchinal, Margaret R.; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana Isabel; Peixoto, Carla; Bryant, Donna M.. "Predictors of parent-teacher communication during infant transition to childcare in Portugal.". Early Child Development and Care 189 13 (2019): 2126-2140. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2018.1439940.
    10.1080/03004430.2018.1439940
  12. Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Burchinal, Margaret R.; Barros, Sílvia. "Quality of infant child care and early infant development in Portuguese childcare centers.". Early Childhood Research Quarterly 48 (2019): 246-255. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2019.04.003.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2019.04.003
  13. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Sílvia Barros; Joana Cadima; Pinto, Ana Isabel; Coelho, Vera Lúcia Marques; Donna Bryant. "Stability and change in teacher-infant interaction quality over time.". Early Childhood Research Quarterly 40 3 (2017): 87-97.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2016.10.003
  14. Peixoto, Carla; Sílvia Barros; Coelho, Vera Lúcia Marques; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela. "Transition to childcare and infants’ well-being in Portugal [Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal].". Psicologia Escolar e Educacional 21 3 (2017): 427-436.
    Publicado
  15. Sílvia Barros; Joana Cadima; Pinto, Ana Isabel; Donna Bryant; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Coelho, Vera Lúcia Marques. "The quality of caregiver–child interactions in infant classrooms in Portugal: the role of caregiver education.". Research Papers in Education online (2017): 1-25.
    Publicado
  16. Sílvia Barros; Joana Cadima; Donna Bryant; Coelho, Vera Lúcia Marques; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla. "Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics.". Early Childhood Research Quarterly 37 4 (2016): 118-130.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2016.05.003
  17. Cadima, Joana; Gamelas, Ana M.; McClelland, Megan; Peixoto, Carla. "Associations Between Early Family Risk, Children’s Behavioral Regulation, and Academic Achievement in Portugal.". Early Education and Development 26 5-6 (2015): 708-728.
    Publicado • 10.1080/10409289.2015.1005729
  18. Coelho, Vera Lúcia Marques; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel. "Family-childcare partnership during the transition of infant to childcare [Parceria família-creche na transição do bebé para a creche].". Análise Psicológica 33 4 (2015): 373-389. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400003.
    Publicado • 10.14417/ap.1002
  19. Coelho, Vera Lúcia Marques; Joana Cadima; Peixoto, Carla; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Sílvia Barros. "Infants, Families and Childcare: Report of a workshop for professionals and families [Bebés, Famílias e Creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias].". Sensos-e 2 2 (2015): X-X. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9005.
    Publicado
  20. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Observed classroom quality in first grade: associations with teacher, classroom, and school characteristics.". European Journal of Psychology of Education 29 1 (2014): 139-158.
    Publicado • 10.1007/s10212-013-0191-4
  21. Peixoto, Carla; Coelho, Vera Lúcia Marques; Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Sílvia Barros; Pessanha, Manuela. "Transition of infants from the family to the childcare center: professionals' practices and ideas [Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais].". Sensos-e 1 2 (2014): X-X. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599.
    Publicado
  22. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Teresa Leal. "Observation of teacher-child interactions: Caregiver Interaction Scale [Observação das interações educador-criança: Escala de Interação do Prestador de Cuidados].". Análise Psicológica 4 (2012): 373-386.
    Publicado
  23. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Risk factors: The multiplicity of contextual variables in children's development [Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças].". Psicologia 2 (2009): 175-192.
    Publicado
  24. Leal, Teresa; Ana Madalena Gamelas; Isabel Macedo-Pinto; Cadima, Joana; Peixoto, Carla. "Preschool Education Quality [Qualidade em Educação Pré-escolar].". Psicologia 2 (2009): 43-54.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Peixoto, Carla. "Atualidades: Envelhecimento e institucionalização em lar", ANSE - Revista Bimestral, 2014
Capítulo de livro
  1. Machado, Francisco; Valquaresma, Andreia; Soares, Mónica Nogueira; Azevedo, Helena; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. "DON'T LEAVE FOR TOMORROW WHAT YOU CAN BUILD UP TODAY! Using early socioemotional development to foster healthy, inclusive, and successful communities". In THE VALUE OF THE DIFFERENCE AND LIFELONG LEARNING IN THE CONTEMPORARY PEDAGOGY. Salamanca, Espanha: Aquilafuente:Ediciones Universidad Salamanca, 2023.
    Publicado
  2. Leal, Teresa; Ana Madalena Gamelas; Peixoto, Carla; Joana Cadima. "Language and emergent literacy: Intervention in preschool [Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim-de-infância].". In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler., XX-XX. Coimbra, Portugal: Almedina., 2014.
    Publicado
  3. Teresa Leal; Ana Madalena Gamelas; Isabel Macedo-Pinto; Joana Cadima; Carla Peixoto. "Preschool education and literacy development [Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia].". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 93-101. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cecília Aguiar; Nadine Correia; Tânia Almeida; Sílvia Barros; Tânia Boavida; Peixoto, Carla; Margarida Fialho; et al. "‘Early Years’: A research-based childhood education blog [‘Primeiros Anos’: Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação].". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2018.
  2. Carla Serrão; Peixoto, Carla. "Impacto de práticas meditativas breves baseadas em Mindfulness na saúde mental de futuros profissionais de intervenção social". Trabalho apresentado em Seminário Mindfulness & Compaixão: Contributos da evidência científica para a prática em contexto educacional, 2018.
  3. Susana Fonseca; Peixoto, Carla; Francisco Machado. "The role of maternal acceptance-rejection perception in the socioemotional development of children of preschool age [O papel da perceção de aceitação-rejeição materna no desenvolvimento socioemocional de crianças em idade pré-escolar].". Trabalho apresentado em 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  4. Carla Serrão; Peixoto, Carla; Ivone Duarte. "Stresse, bem-estar, satisfação com a vida e mindfulness em estudantes do ensino superior". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education, 2017.
  5. Peixoto, Carla; Lizete Tavares. "Maus-tratos infantis: Ideias e práticas de profissionais de educação de infância". Trabalho apresentado em 3.º Congresso sobre Abuso e Negligência de Crianças, 2013.
  6. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Mothers’ educational level and literacy beliefs: Associations with home literacy environment". Trabalho apresentado em SRCD Biennial Meeting, 2013.
  7. Lizete Tavares; Peixoto, Carla. "Maus-tratos infantis: Ideias e práticas de educadores de infância do ensino regular e do ensino especial". Trabalho apresentado em 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2012.
  8. Marlene Ferreira; Peixoto, Carla. "Burnout em docentes do ensino regular e do ensino especial: Estudo comparativo". Trabalho apresentado em 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2012.
  9. Joana Cadima; Sarah Doumen; Karine Verschueren; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Child and classroom predictors of the quality of teacher-child relationships". Trabalho apresentado em BAPS-SEPEX Meeting, 2012.
  10. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. "Socioemotional and instructional quality of mother’s behaviors during shared book reading with first-grade children". Trabalho apresentado em SRCD Biennial Meeting, 2011.
  11. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. "Adult-Child Joint Reading Observation System: Socioemotional and instructional quality of maternal interactive behaviors [Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos].". Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
  12. Sílvia Barros; Peixoto, Carla. "The alternative coding system of the Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition [O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista].". Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
  13. Conceição Sá; Peixoto, Carla; José Melo de Carvalho. "School conditions for educational change and innovation in secondary education: A pilot study [Condições da escola para a mudança e inovação educacional no ensino secundário: Um estudo piloto].". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011.
  14. Florinda Michão; Peixoto, Carla; José Melo de Carvalho. "Autonomia e gestão da escola numa perspectiva de School Improvement: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011.
  15. Helena Mendes; Peixoto, Carla; Alice Bastos. "Motivação para a leitura: Efeitos do género e dos hábitos de leitura em alunos do ensino básico". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011.
  16. Carla Ferreira; Alice Bastos; Peixoto, Carla; Fernanda Leopoldina Viana. "O potencial motivador dos textos narrativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contribuições da investigação". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011.
  17. Rosária Carrilho; Peixoto, Carla; José Melo de Carvalho. "Collaborative work between teachers and educational innovation: Research contributions [Trabalho colaborativo entre professores e inovação educacional: Contribuições da investigação].". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011.
  18. Manuela Alves; Peixoto, Carla; Alice Bastos. "Preferências de leitura e motivação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A perspectiva dos alunos". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011.
  19. Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Teachers’ views about key classroom characteristics and practices". Trabalho apresentado em 32nd ISPA Conference - School Psychology - Making Life Better for all Children, 2010.
  20. Peixoto, Carla; Alice Bastos; Emília Moreira; Augusta Manso. "Motivação para a leitura: um estudo com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 2010.
  21. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Family Influences on First Grade Children’s Literacy Skills". Trabalho apresentado em SRCD Biennial Meeting, 2009.
  22. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. "First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, 2009.
  23. Peixoto, Carla. "Reading aloud at home: mothers’ beliefs and preschool children’s experiences". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futúro, 2008.
  24. Mónica Silva; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. "Práticas de Literacia em Contextos Pré-escolares Mistos". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Internacional GEDEI – Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 2008.
  25. Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Maria João Cardoso. "Ambiente literácito em famílias com mães de nível educativo baixo". Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração, 2008.
  26. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "Literacy Practices among Portuguese Parents of Preschool Children". Trabalho apresentado em 13th European Conference on Developmental Psychology, 2007.
  27. Sílvia Barros; Peixoto, Carla; Mónica Silva; Joaquim Bairrão. "Childcare quality: Do Portuguese parents value criteria defined by professionals?". Trabalho apresentado em 26th International Congress of Applied Psychology, 2006.
  28. Sílvia Barros; Mónica Silva; Peixoto, Carla; Joaquim Bairrão. "Teachers' satisfaction with the quality of the childcare center where they work [Satisfação das educadoras com a qualidade da creche onde trabalham].". Trabalho apresentado em V Simpósio Internacional de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico – “Os Caminhos da Aprendizagem”, 2005.
  29. Sílvia Barros; Mónica Silva; Peixoto, Carla; Joaquim Bairrão. "Parents' satisfaction with the quality of their children childacare center [Satisfação dos pais com a qualidade da creche que os filhos frequentam].". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional da APEI – Infância e Educação: Que Caminhos, 2005.
Resumo em conferência
  1. Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. "Exploring associations between child-mother and child-teacher relationships during the transition to school". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  2. Joana Cadima; Pinto, Ana Isabel; Sílvia Barros; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Donna Bryant; Coelho, Vera Lúcia Marques. "Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  3. Leal, Teresa; Peixoto, Carla; Simone Lehrl; Isabel Macedo-Pinto; Susanne Kuger; Joana Cadima; Hans-Guenter Rossbach. "Home literacy and numeracy environment: a cross-cultural study of Portuguese and German families with preschool-aged children". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  4. Coelho, Vera Lúcia Marques; Sílvia Barros; Pessanha, Manuela; Joana Cadima; Peixoto, Carla; Pinto, Ana Isabel. "Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  5. Peixoto, Carla. "From home to child care: transition practices and infants’ well-being". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  6. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Sílvia Barros; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Coelho, Vera Lúcia Marques. "Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  7. Pinto, Ana Isabel; Joana Cadima; Sílvia Barros; Pessanha, Manuela; Coelho, Vera Lúcia Marques; Peixoto, Carla. "Infant behavior during the first year and infant childcare quality". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  8. Peixoto, Carla; Carla Mendes. "Ideias e práticas relacionadas com a linguagem escrita de famílias com crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce". Trabalho apresentado em Encontros LI2014 - Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, Braga, 2014.
    Publicado
  9. Joana Cadima; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Ana Madalena Gamelas. "Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, Braga, 2009.
    Publicado
  10. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. "First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, Braga, 2009.
    Publicado
Tradução
  1. Sílvia Barros; Ana Isabel Pinto; Peixoto, Carla; Manuela Pessanha. Escala de Avaliação do Ambiente em Creche. New York: Teachers College Press. 2012.
  2. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Inventário de Leitura Interactiva Adulto-Criança. Maryland: Paul H. Brookes Publishing Co.. 2007.

Outros

Outra produção
  1. O inventário de leitura interactiva adulto-criança. 2013. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. http://issuu.com/fpceup/docs/idecca1.
  2. O inventário das ideias parentais acerca da leitura. 2013. Peixoto, Carla; Leal, Teresa. http://issuu.com/fpceup/docs/idecca1.
  3. Contributions to the Study of Family Literacy in Portugal [Contributos para o Estudo da Literacia Familiar em Portugal (Tese de Doutoramento não publicada)].. 2012. Peixoto, Carla.
  4. Adult-Child Joint Reading Observation System: Socioemotional and instructional quality of maternal interactive behaviors [Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos].. 2011. Peixoto, Carla; Joana Cadima; Leal, Teresa.
  5. Contexts and transition: literacy and numeracy skills in children aged 4 to 7 years [Contextos e transição: competências de literacia e numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos].. 2009. Isabel Macedo-Pinto; Leal, Teresa; Joana Cadima; Ana Madalena Gamelas; Peixoto, Carla.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/08 Caregiver pre-service education and in-service training and caregiver-infant interactions in Portuguese child care. 29th EECERA Conference
EECERA (Salónica, Grécia)
2019/08 Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare. EARLI 2019
(Aachen, Alemanha)
2019/08 Early childhood education and care in Portugal: policies and families’ reasons for attendance. EARLI 2019
(Aachen, Alemanha)
2019/07 Primeirosanos.PT: A Blog about early childhood education based on research. Porto International Conference on Research in Education - ICRE'19
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018 Socioemotional skills of preschool children: The role of maternal acceptance-rejection perception [Competências socioemocionais de crianças em idade pré-escolar: O papel da perceção de aceitação-rejeição materna]. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa)
2018 Emotional intelligence and psychological adjustment of early childhood teachers: The role of the perception of acceptance and rejection by the hierarchical superior [Inteligência emocional e ajustamento psicológico de educadoras de infância: O papel da perceção de aceitaçãorejeição pelo/a superior/a hierárquico/a]. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa)
2018 Quality of adult-child interactions in infants classrooms and the training of professionals [Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais]. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa)
2018 Alimentação e Primeiras Interações. Projeto “As mães de biberão” 1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé
(Évora)
2018 Quality of adult-child interactions in infant classrooms: results of the research project “Transition of infants to childcare”[Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche”]. 1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé
(Évora)
2018 O papel da resiliência e da perceção de aceitação pelo professor no clima social da sala de aula e sucesso académico 2nd International Conference on Childhood and Adolescence
(Lisboa)
2018 A importância da aprendizagem socioemocional no desenvolvimento vocacional dos adolescentes: o papel da resiliência 2nd International Conference on Childhood and Adolescence
(Lisboa)
2018 Socioemotional learning in preschool education: beliefs and practices of early childhood teachers [Aprendizagem socioemocional em contextos de educação pré-escolar: crenças e práticas de educadores/as de infância]. 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Braga)
2018 The role of the perception of acceptance-rejection by the superior in the emotional intelligence and psychological adjustment of early childhood teachers [O papel da perceção de aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a na inteligência emocional e no ajustamento psicológico de educadoras de infância]. 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Braga)
2017 Choosing a career in teaching: Motives of Portuguese student teachers Porto International Conference on Research in Education
(Porto)
2017 Family-daycare communication, quality of contexts and infants adaptation: main results of the project “Transition of infants to childcare [Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche]. Conferência Mais e Melhor Educação
(Maia)
2017 Infant Child Care Quality in Portugal: The use of the ITERS-R, CIS and CLASS-Infant to assess teacher-child interactions and stability over time 19th International ECERS Meeting
(Sevilha)
2016 Practices of transition from the family context to the childcare and emotional well-being of infants [Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés]. 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto)
2016 Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal EARLI Conference on Sig 5 Learning and Development in Early Childhood
(Porto)
2015 Childcare quality: implications for the training of professionals [Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais]. I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Exploring associations between child-mother and child-teacher relationships during the transition to school 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga)
2015 Home literacy and numeracy environment: a cross-cultural study of Portuguese and German families with preschool-aged children 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga)
2015 Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga)
2015 Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga)
2015 From home to child care: transition practices and infants’ well-being 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga)
2015 Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga)
2015 Infant behavior during the first year and infant childcare quality 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga)
2014 The “Infant Transition to Child Care” research project: Studying the quality of early childhood education environments International LINQ Conference: Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta)
2014 Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia)
2014 The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal 3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Infant engagement in childcare: effects of child characteristics 3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä)
2014 Storybook reading in Portuguese and German families with preschool-age children: A comparative study 3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach 36th Annual Conference of International School Psychology Association
(Kaunas, Lituânia)
2014 Ideias e práticas relacionadas com a linguagem escrita de famílias com crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce 10.º Encontro Nacional/8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga, Portugal)
2013 Competências de linguagem, de literacia e de auto-regulação em crianças de idade pré-escolar VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Risco sociocultural da família e o desenvolvimento da auto-regulação em crianças VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal EARLI 2013 Conference
(Munique)
2013 Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms 16th European Conference on Developmental Psychology
(Lausanne)
2013 The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013
IDECCA (Porto)
2013 Avaliar para inovar em Educação: Instrumentos e procedimentos de avaliação II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação
(Porto)
2012 Contributos para o Estudo da Literacia Familiar em Portugal 32º aniversário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo)
2012 Leitura conjunta de histórias em contexto familiar: estabilidade dos comportamentos interativos maternos 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa)
2012 Fatores de risco no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Avaliação de competências sociais, de literacia e de matemática II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
(Braga)
2012 Quality of early child care and education: analysis at the ITERS-R indicator level. 22nd Annual Conference of the EECERA
(Porto)
2011 Desenvolvimento da literacia no pré-escolar e em contextos de risco sociocultural VII Encontro de Educação - Numeracia e Literacia em Educação
(Almada)
2011 Qualidade em contexto de creche e jardim-de-infância e sua relação com o desenvolvimento/envolvimento das crianças. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa)
2011 Leitura conjunta em contexto familiar: do pré-escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre)
2011 Crenças maternas sobre leitura conjunta XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Lisboa)
2011 Quality of early child care: analysis at the ITERS-R indicator level European Conference for Developmental Psychology
(Bergen)
2011 Avaliação das condições dos alunos, dos professores e da escola para a mudança na perspectiva do School Improvement XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação
(Guarda)
2010 Desenvolvimento da literacia emergente: Estudo qualitativo sobre crenças maternas VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga)
2010 Storybook reading: a two-year study of mother-child interactions 32nd ISPA Conference - School Psychology - Making Life Better for all Children
(Dublin)
2010 O uso de portefólios em contextos de aprendizagem adulta 2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
(Braga)
2009 Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade 16th European Conference on Reading
(Braga)
2008 Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia VIII Simpósio Internacional GEDEI: Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão
(Aveiro)
2008 Experiências de literacia em diferentes contextos familiares: o caso das crianças em idade pré-escolar I Congresso Internacional de Estudos da Criança
(Braga)
2008 Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga)
2008 Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
(Braga)
2008 Da esquerda para a direita, assim dita a receita VIII Simpósio Internacional GEDEI – Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão
(Aveiro)
2008 Qualidade do Ambiente Familiar VIII Simpósio Internacional do GEDEI
(Aveiro, Portugal, Portugal)
2007 Factores de risco: Multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias
(Braga)
2006 Desenvolvimento da Literacia Emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar 6º encontro nacional/4º internacional de investigação em leitura, literatura infantil & ilustração.
(Braga)
2006 Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências em crianças de idade pré-escolar VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual Iniciativas intergeracionais e Envelhecimento ativo: um estudo de caso
Coorientador
Mestrado em Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - 2018 O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 - 2018 The contribution of self-regulation skills to vocational adaptability: resilience and psychological adjustment [O contributo das competências de auto-regulação para a adaptabilidade vocacional: resiliência e ajustamento psicológico].
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Adolescents' attitudes towards the inclusion of peers with disabilities: the role of self-esteem, empathy, and satisfaction with life [Atitudes de adolescentes face à inclusão dos pares com incapacidades: o papel da autoestima, da empatia e da satisfação com a vida].
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Socioemotional learning in preschool: Beliefs and practices of teachers [Aprendizagem socioemocional em contextos de educação pré-escolar: Crenças e práticas de educadores/as de infância].
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 Prática de atividade física e de desporto adaptado e a sua relação com o autoconceito, ajustamento psicológico e satisfação com a vida de adolescentes com deficiência motora
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 Atitudes acerca da violência nas relações amorosas: relação com a empatia e a autoeficácia de adolescentes
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 O papel da resiliência e da aceitação pelo/a professor/a no clima de sala de aula e sucesso académico
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 O papel da aceitação-rejeição parental, resiliência e ansiedade na problemática do consumo de substâncias lícitas na adolescência
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 O papel da autoconsciência na adaptabilidade vocacional
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 A resiliência e a ansiedade social em torno da problemática do Cyberbullying
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2017 O papel da perceção de aceitação-rejeição materna no desenvolvimento de competências socioemocionais e linguísticas de crianças em idade pré-escolar
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2017 Emotional intelligence and psychological adjustment of early childhood teachers: the role of the perception of acceptance-rejection by the superior [Inteligência emocional e ajustamento psicológico de educadoras de infância: o papel da perceção de aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a].
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 - 2015 Literacy and numeracy environments in family environment: Comparative study between Portuguese and German families with preschool children [Ambientes de literacia e de numeracia em contexto familiar: Estudo comparativo entre famílias portuguesas e alemães com crianças em idade pré-escolar].
Coorientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 Ideas and practices of early childhood teachers regarding emergent literacy in inclusive preschool education [Ideias e práticas de educadores de infância sobre literacia emergente em contextos pré-escolares inclusivos].
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Ideias e práticas de famílias de crianças a usufruir de serviços de Intervenção Precoce relacionadas com a aprendizagem da leitura e da escrita
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Trabalho em equipa na Intervenção Precoce na Infância: Estudo qualitativo
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Intervenção Precoce na Infância: Ideias e Práticas de Profissionais de Equipas Locais de Intervenção e de Agrupamentos de Referência
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Maus Tratos Infantis: Ideias e práticas de profissionais de educação de infância do ensino regular e de intervenção precoce
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Indicadores de qualidade em contextos inclusivos do 1.º ciclo do ensino básico: Ideias de professores do ensino regular e de professores de educação especial
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Envolvimento das famílias nos serviços de Intervenção Precoce: Perceções de pais e de educadores de Intervenção Precoce
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Burnout e condições de trabalho percebidas: estudo comparativo entre educadores do ensino regular e educadores de intervenção precoce
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Conferência Mais e Melhor Educação
Conferência (Outra)
2016 - 2016 EARLI Conference on Sig 5 Learning and Development in Early Childhood
Conferência (Outra)
2015 - 2015 (Re)Pensar a (in)disciplina em contexto escolar
Seminário (Outra)
2014 - 2014 Mesa Redonda sobre Intervenção Psicossocial – Reflexão a partir das práticas
Outro (Outra)
2012 - 2012 Seminário sobre Avaliar para Inovar em Educação
Seminário (Outra)
2011 - 2011 Encontros de Avaliação e Inovação em Educação: Contributos do “School Improvement”
Encontro (Outra)
2010 - 2010 Formação de Leitores: Contextos e Práticas de Desenvolvimento da Literacia
Seminário (Outra)
2010 - 2010 Desafios que as actuais políticas curriculares colocam ao exercício da docência
Seminário (Outra)
2010 - 2010 Aprendizagem ao longo da vida e Literacia
Seminário (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Avaliação das Funções Executivas em Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo em Idade Pré-Escolar Diana Cristiana Sá Coelho (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018 (Des)Igualdades de Género: Perceções de Docentes do Ensino Superior Patrícia Duarte Pinto (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 Perceção da aceitação-rejeição pelos/as professores/as e a sua relação com o ajustamento psicológico dos estudantes e disrupção escolar Juliana Patrícia Gomes Campos (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 Perceção da aceitação-rejeição pelo par íntimo: um estudo sobre amor, a felicidade e a satisfação Mafalda Freire Malheiro Santos (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 Perceção de Aceitação-Rejeição pelo professor/a, ajustamento psicológico e auto-regulação da aprendizagem Sónia Cristina Viana Correia (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 A Perceção da aceitação-rejeição, ajustamento psicológico e auto-eficácia dos professores Ana Filipa Leite Simão (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 A melodia da terceira idade: Projeto de intervenção social num centro de dia Vanessa Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 A (re)viver, a (res)sonhar: projeto de intervenção psicossocial com pessoas beneficiárias de Rendimento Social de Inserção Bárbara Torres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Resolução de problemas sociais e sentimentos acerca do jardim-de-infância intersecções com as características da criança, risco sociocultural e outras competências socioemocionais Susana Filipa Matias de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Adaptação cultural do programa de prevenção “SALUDA”: um estudo piloto Joana Sofia Jardim Fernandes (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
2015 Validação de uma bateria de testes sobre o comportamento sexual e a saúde nos adolescentes portugueses Sibila Reis (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
2015 Percepção da aceitação-rejeição interpessoal, os comportamentos disruptivos, as condutas antissociais e o desenvolvimento da empatia Daniela Filipa Santos da Silva (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 Deliquência Juvenil: estudo sobre famílias de risco Daniela Filipa Soares Sobreira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 Aceitação-rejeição pelos professores e a sua relação com a vivência dos alunos em meio escolar Maria João Alves Ferreira da Conceição (Agregação)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 A perceção da aceitação-rejeição interpessoal, a solidão e o cyberbullying Filipa Alexandra Pinto Alves (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 A arte de envelhecer dançando: recordar o passado e preparar o futuro Dora Gisela de Castro Moreira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A participação: uma âncora para o sucesso educativo Sofia Ribeiro da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Somos capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3. Porto Liliana Isabel Jorge Teixeira (Agregação)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Relação entre fala e as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita Bruna F. R. Lima (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 Percursos profissionais de um psicólogo na saúde e na escola Júlio França (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 Promoção de competências de linguagem, literacia e socioemocionais numa turma de primeiro ano de escolaridade Margarida Estela R. Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 A funcionalidade e a participação de crianças com incapacidades em idades precoces: A importância da intervenção centrada na família e nas rotinas naturais da criança Isabel Iria da Silva Carneiro (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 Da procura, Um encontro. A intervenção psicossocial com pessoas em situação de desemprego Lígia Fernandes Caires (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 "Não nos deixem dormir…” – Projeto de Intervenção num Centro de Dia Carina dos Santos Andrade Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 O conceito de envolvimento da criança em contexto pré-escolar: Estudo do envolvimento de crianças com e sem necessidades educativas especiais em contextos pré-escolares inclusivos Tânia Filipa Moreira Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Atividades de animação de leitura no 1.o ciclo: Contributos para leitores Alda Maria Carvalho Sampaio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Práticas pedagógicas de leitura na educação pré-escolar Iria Cássio (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Ambiente de literacia familiar: avaliação dos comportamentos interativos do adulto em situação de leitura conjunta Ana Margarida Luzeiro P. Santos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 O tempo é mudança, transformação e evolução: Projeto de intervenção com idosos do centro de dia Ana Salomé Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Implementação de estratégias de regulação do comportamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico Catarina Amorim Branco Malheiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Revista SENSOS-e
2019 - 2019 Early Child Development and Care (1476-8275) Informa UK (Taylor & Francis)
2019 - 2019 Revista SENSOS-e
2018 - 2018 Psychology – PSYCH (2152-7180)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/09 - 2018/08 Psicologia do Desenvolvimento e da Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09 - 2018/08 Psicogerontologia (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09 - 2018/08 Psicologia do Desporto (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09 - 2018/08 Gerontologia e Educação Social (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09 - 2018/08 Desenho e Desenvolvimento de Projetos (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2018 Gestão do comportamento em contexto escolar Outra (Curso médio) Centro de Formação de Basto, Portugal
2018 - 2018 Gestão do comportamento em contexto escolar Outra (Curso médio) Centro de Formação Aurélio Paz dos Reis, Portugal
2018 - 2018 Gestão do comportamento em contexto escolar Outra (Curso médio) Centro de Formação da Associação de Escolas da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde, Portugal
2016/09 - 2017/08 Psicogerontologia (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/09 - 2017/08 Psicologia da Criança e do Adolescente (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/09 - 2017/08 Psicologia da Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/09 - 2017/08 Psicologia do Desporto (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/09 - 2017/08 Desenho e Desenvolvimento de Projetos (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/08 Psicogerontologia (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/08 Psicologia do Desporto (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/08 Psicologia da Criança e do Adolescente (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/08 Psicologia da Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/08 Gerontologia e Educação Social (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Gestão do comportamento em contexto escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Formação e Supervisão na Promoção de Competências Sociais e de Literacia Outra (Curso médio) Direção Regional da Educação dos Açores, Portugal
2014/09 - 2015/08 Análise e Intervenção Psicossocial (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/09 - 2015/08 Psicologia da Criança e do Adolescente (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/09 - 2015/08 Psicologia do Desporto (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/09 - 2015/08 Gerontologia e Educação Social (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/09 - 2015/08 Desenho e Desenvolvimento de Projetos (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/09 - 2015/08 Psicologia da Forma e da Perceção Visual (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Gestão do comportamento em contexto escolar Outra (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Gestão do comportamento em contexto escolar Outra (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Gestão do comportamento em contexto escolar Outra (Curso médio) Escola Superior de Educação - IPP, Portugal
2015 - 2015 Práticas Adequadas ao Desenvolvimento das Crianças em Creche Outra (Curso médio) Escola Superior de Educação - IPP, Portugal
2013/10 - 2014/08 Análise e Intervenção Psicossocial Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/10 - 2014/08 Desenho e Desenvolvimento de Projetos Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/10 - 2014/08 Gerontologia e Educação Social Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/10 - 2014/08 Psicologia da Criança e do Adolescente Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/12 - 2014/02 Projeto de Mestrado (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Escala de Avaliação do Ambiente de Creche Outra (Curso médio) Serviço de Formação Contínua da FPCEUP, Portugal
2012/09 - 2013/08 Mudança e Inovação Educacional Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/09 - 2013/08 Mudança e Inovação Educacional Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/09 - 2013/08 Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento Mestrado em Gerontologia Social (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/09 - 2013/07 Estágio Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/09 - 2013/07 Métodos e Técnicas de Investigação I Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/09 - 2013/07 Métodos e Técnicas de Investigação II Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/09 - 2013/07 Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/02 - 2013/06 Desenho e Desenvolvimento de Projetos Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/02 - 2013/06 Psicologia do Adulto e do Idoso Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/07 - 2012/12 Psicologia da Educação Mestrado em Educação Musical (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/07 - 2012/12 Psicologia da Criança e do Adolescente Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/07 - 2012/12 Educação, Sociedade e Desenvolvimento Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/07 - 2012/12 Contextos de risco, vulnerabilidades e desenvolvimento Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011/09 - 2012/08 Métodos e Técnicas de Investigação I Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011/09 - 2012/08 Métodos e Técnicas de Investigação II Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011/09 - 2012/08 Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011/09 - 2012/08 Estágio Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011/09 - 2012/08 Mudança e Inovação Educacional Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011/09 - 2012/08 Mudança e Inovação Educacional Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011/09 - 2012/08 Processos Cognitivos Básicos Gestão Artística e Cultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/04 - 2012/06 Intervenção Precoce (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2011/10 - 2012/06 Educação, Sociedade e Desenvolvimento Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011/10 - 2012/06 Desenho e Desenvolvimento de Projetos Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 Escala de Avaliação do Ambiente de Creche Outra (Curso médio) Serviço de Formação Contínua da FPCEUP, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicologia da Educação Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/09 - 2011/08 Métodos e Técnicas de Investigação I Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/09 - 2011/08 Métodos e Técnicas de Investigação II Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/09 - 2011/08 Psicologia e Relação Interpessoal Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/09 - 2011/08 Estágio Licenciatura em Educação Social Gerontológica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/09 - 2011/08 Seminário de Apoio a Projeto Mestrado em Mudança e Inovação Educacional (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/10 - 2011/06 Educação, Sociedade e Desenvolvimento Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/10 - 2011/06 Desenho e Desenvolvimento de Projetos Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/02 - 2010/08 Investigação Educacional Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010/02 - 2010/08 Investigação Educacional Licenciatura em Ensino do 1.º Ciclo (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010 - 2010 Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças e Jovens Outra (Curso médio) Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, Portugal
2010 - 2010 Interacções da criança em idade pré-escolar: a qualidade do envolvimento Outra (Curso médio) Serviço de Formação Contínua da FPCEUP, Portugal
2009 - 2009 Desenvolvimento de Competências Socio-Emocionais em Crianças e Jovens: Intervenção numa Perspectiva Sistémica – Ecológica Outra (Curso médio) Serviço de Formação Contínua da FPCEUP, Portugal
2009 - 2009 Interacções da criança em idade pré-escolar: a qualidade do envolvimento Outra (Curso médio) Serviço de Formação Contínua da FPCEUP, Portugal
2005/12 - 2007/07 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005/12 - 2007/07 Psicologia do Desenvolvimento Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005/12 - 2007/07 Prática Pedagógica I Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005/12 - 2007/07 Necessidades Educativas Especiais Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005 - 2005 Escala de Avaliação do Ambiente de Creche Outra (Curso médio) Serviço de Formação Contínua da FPCEUP, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/09/12 - Atual Filhos & Cadilhos Desafios do regresso à creche em tempos de COVID-19? [Challenges of returning to daycare in COVID-19 times?]
2019/02/16 - Atual Filhos & Cadilhos Será que os pais devem estudar com os filhos? [Should parents study with their children?]
2018/09/17 - Atual Praça da Alegria Regresso às aulas [Back to school]
2017/09/16 - Atual Filhos & Cadilhos Transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico [Transition from preschool education to elementary school]
2017/05/27 - Atual Filhos & Cadilhos Aspetos a considerar na escolha da escola [Aspects to consider when choosing a school]

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/06 - Atual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
Atual Ordem dos Psicólogos

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02/03 - Atual Elemento da Comissão de Ética do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/09/01 - Atual Membro do Gabinete de Acompanhamento e Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAAENEE) Instituto Universitário da Maia, Portugal