???global.info.a_carregar???
Cristina Fernandes is an Assistant Researcher at INET-md, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), where she coordinates the research group "Historical and Cultural Studies in Music". In 2022 she was awarded with an FCT Grant under the 5th edition of the Individual Scientific Employment Stimulus Competition (CEEC) and between 2020 and 2022 was the Co-PI of the project "PROFMUS-To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon" (INET-md, funded by FCT). After the graduation in Musical Sciences from NOVA FCSH, she completed a Master Degree in Musicology at the same institution and received her PhD from the University de Évora in 2010. Between 2011 and 2017 she carried out a post-doctoral project on the musical practices and the ceremonial of the Royal and Patriarchal Chapel of Lisbon (1716-1834), with a research grant from FCT, and between 2015 and 2017 she coordinated the thematic strand of INET-md "Historical Approaches to Musical Performance". She took part of several research projects in Portugal and abroad, including a regular collaboration with the group "Music in Spain: Composition, Reception and Interpretation" (Universidad de La Rioja, Spain). She integrated the research team for the ERC project "PERFORMART-Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of Roman Families' Archives to the History of Performing Arts" (IP: Anne-Madeleine Goulet, ERC CoG; host institutions: CNRS, École Française de Rome, 2016-2022) and in 2021 she was invited to participate in the project "Scenographic culture in the Hispanic context of the early modern period: a holistic approach" (Ministerio de Ciencia e Innovación, Spain). She participated in conferences and research seminars in Portugal, Spain, Italy, United Kingdom, France, Belgium, The Netherlands, Austria, Greece and Brazil and is the author of several books and articles on 18th century music and culture, among other subjects. She taught at music schools of different levels, including the Escola das Artes - Univ. Católica Portuguesa (Porto) and the department of Musical Sciences of NOVA FCSH (Lisbon). Between 2015 and March 2021 she was a member of the Directive Board of SPIM-Portuguese Society for Music Research. In parallel with academic research, she has regularly been active as a music critic for the newspaper Público. Her research interests include: Music in the 18th century; Music and royal power; Music and diplomacy; Performance practices of music and dance in history; Socio-professional status of the musicians; Music and Women's Studies; Music criticism and concert programming.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristina Isabel Videira Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
D215-B695-949E
ORCID iD
0000-0002-8776-9204

Endereços de correio eletrónico

  • cristina.fernandes@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Nova de Lisboa, NOVA FCSH - Colégio Almada Negreiros (CAN), Campus de Campolide, 1070-312, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020
Concluído
Certificado de registo de formador acreditado pelo CCPF (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2010
Concluído
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"O sistema produtivo da Música Sacra em Portugal no final do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with praise and distinction
1998
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"As Vésperas de João de Sousa: para o estudo do Salmo Concertato em Portugal em meados do séc. XVIII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good (unanimously)
1993
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Not applicable" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990
Concluído
Curso Complementar de Piano - 8º grau (Ensino secundário)
Conservatório Regional de Música da Covilhã, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2019/02/01 - 2023/03/31 Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2018/07/01 - 2019/01/31 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2011/04/01 - 2017/03/31 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/16 - 2018/07/15 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/09/15 - 2018/02/15 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/02/13 - 2017/07/13 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1999/02/02 - 2003/09/30 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
1997/10/01 - 1998/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01 - Atual Coordinator of the Research Group "Historical and Cultural Studies in Music" Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2015 - 2017 Coordinator of the thematic strand "Historical Approaches to Musical Performance" Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996 - Atual Music criticism and music journalism Público Comunicação Social SA, Portugal
1996/10/01 - 2001/09/30 Professor (Music History, Acoustics and Keyboard Practice) Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Portugal
1993/10/01 - 1996/09/30 Professor (Music History and Seminar Practices) Escola Profissional de Arcos do Estoril, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/04/01 - 2017/03/31 Música na Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834): Modelos, Repertórios e Práticas Performativas | Music at the Royal and Patriarchal Chapel of Lisbon (1716-1834): Models, Repertoires and Performance Practices
SFRH/BPD/75201/2010
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003/10/01 - 2007/09/30 O sistema produtivo da música sacra em Portugal no final do Antigo Regime: A Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807 | The productive system of sacred music in Portugal at the end of the Ancien Regime: the Royal Chapel and the Patriarchal between 1750 and 1807
SFRH/BD/10627/2002
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1995/01 - 1995/05 Research on the musical relations between Portugal and Italy: religious music in the 18th century (ERASMUS Program)
PIC - 94 - P - 1039
Bolseiro de Mestrado
Università Ca' Foscari, Itália
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/04/01 - Atual Music, Performing Arts and Diplomacy in the 18th century: Portuguese networks in the international stage
2022.03493.CEECIND
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021/09/01 - 2024 Cultura Escenográfica en el contexto hispánico de la Edad Moderna. Un enfoque holístico | Scenographic culture in the Hispanic context of the early modern period: a holistic approach [CECHEM]
Investigador
Universidad Complutense de Madrid, Espanha

Universidad de Málaga, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
2020/09 - 2023 La música como interpretación en España: historia y recepción (1730-1930) | Music as performance in Spain: history and reception (1730-1930) [MUSIN]
PID2019-105718GB-I00
Investigador
Universidad de la Rioja, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
2018/10/01 - 2022/09/30 PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985) / To be a musician in Portugal: the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/09/01 - 2022/08/31 PERFORMART - Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of Roman Family Archives to the History of Performing Arts
Investigador
Centre National de la Recherche Scientifique, França

École française de Rome, Itália
European Research Council
Concluído
2019/03/01 - 2020/02/29 «1719-2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal | «1719-2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti and the role of women in the promotion of opera and theatre in Portugal
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2015 - 2017 Musicología aplicada al concierto clásico en España (siglos XVIII-XXI). Aspectos históricos, productivos, interpretativos e ideológicos
Investigador
Universidad de la Rioja, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Economía y Competitividad
Concluído
2012 - 2014 La música de cámara en España en el siglo XVIII: géneros, interpretación, recuperación
Investigador
Universidad de la Rioja, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
2010/06/14 - 2013/10/13 Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 - 1834 / Studies of Instrumental Music in Portugal: 1755 - 1834
PTDC/EAT-MMU/104206/2008
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Fernandes, Cristina. "[Concert and CD reviews, interviews and other articles on music published in the newspaper Público between 2000 and 2022]: https://www.publico.pt/autor/cristina-fernandes", Público, 2022, https://www.publico.pt/.
Artigo em revista
  1. Fernandes, Cristina. "“… Posee todos los primores de la música, en cuanto ciencia, y en cuanto arte”: As actividades musicais de D. Maria Bárbara de Bragança, infanta de Portugal e rainha de Espanha". Callipole – Revista de Cultura 29 (2023): 129-156.
    Publicado
  2. Fernandes, Cristina. "Women and Music in the Early Modern Age Palácio Nacional de Queluz, 2–4 July 2021". Eighteenth Century Music 19 1 (2022): 107-110. http://dx.doi.org/10.1017/s1478570621000361.
    Publicado • 10.1017/s1478570621000361
  3. Fernandes, Cristina. "A recuperação de óperas setecentistas portuguesas vista pela crítica: aspectos históricos, interpretativos e ideológicos". Anais do V Simpósio Internacional Música e Crítica vol. 5 (2022): https://wp.ufpel.edu.br/criticamusical/anais/v-simposio-internacional-musica-e-critica/.
    Publicado
  4. Fernandes, Cristina. "De los escenarios europeos a las iglésias ibéricas: una fuente para la ópera Ezio de David Pérez en el Archivo de la Catedral de Calahorra". Berceo - Revista Riojana de Ciencias Sociales y Humanidades 183 (2022): 37-54. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/616965.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Fernandes, Cristina. "Changing ceremonial and musical paradigms: From the 17th century Iberian traditions to the "Romanization" of the Lisbon Royal Chapel under King John V". Mélanges de l'École française de Rome. Italie et Méditerranée 133-2 (2021): http://dx.doi.org/10.4000/mefrim.10920.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/mefrim.10920
  6. Fernandes, Cristina. "From Tagus to Tiber: Training portuguese musicians and artists in Rome under John v's reign (1707-1750) | Del Tajo al Tíber: La formación de músicos y artistas portugueses en Roma durante el reinado de Juan v (1707-1750)". Revista de Historia Moderna 38 (2020): 326-359. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85096339216&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.14198/RHM2020.38.10
  7. Fernandes, C.. "Michel'angelo Lambertini and the novelty of the «historical concerts» with period instruments in Lisbon (1906): Musical archeology and cosmopolitanism | Michel'angelo Lambertini y la novedad de los conciertos históricos con instrumentos antiguos en Lisboa (1906): Arqueologia musical y cosmopolitismo". Revista de Musicologia 42 1 (2019): 153-182. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069040790&partnerID=MN8TOARS.
  8. FERNANDES, CRISTINA. "Os Espaços Teatrais para a Música na Europa do séc. XVIII [Theatre Spaces for Music in 18th-Century Europe] - Queluz National Palace, 30 June - 2 July 2017". Eighteenth Century Music 15 1 (2018): 127-130. http://dx.doi.org/10.1017/s1478570617000689.
    Publicado • 10.1017/s1478570617000689
  9. Fernandes, Cristina. "As últimas sonoridades do Absolutismo monárquico: a actividade musical na Patriarcal de Lisboa entre 1792 e 1834". Revista Portuguesa de Musicologia - nova série | Portuguese Journal of Musicology 5 2 (2018): 253-298. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/353.
    Acesso aberto • Publicado
  10. FERNANDES, CRISTINA. "The Serenata and the Festa Teatrale in Eighteenth-Century Europe Queluz National Palace, 26-27 June 2015". Eighteenth Century Music 13 1 (2016): 167-169. http://dx.doi.org/10.1017/s1478570615000706.
    Publicado • 10.1017/s1478570615000706
  11. Fernandes. "Músicos Españoles a la Conquista del Repertorio Barroco Allende Fronteras [reseña discográfica]". Revista de Musicología 38 2 (2015): 671-680. http://dx.doi.org/10.2307/24878224.
    Publicado • 10.2307/24878224
  12. Fernandes, Cristina. "Lázaro Leitão Aranha e la circolazione di modelli culturali e musicali tra Roma e Lisbona nel primo Settecento". Revisiting Baroque [selection of essays published online by ] ENBaCH-European Network for Baroque Cultural Heritage (2015): http://www.enbach.eu/content/lazaro-leitao-aranha-e-la-circolazione-di-modelli-culturali-e-musicali-tra-roma-e-lisbona.
    Publicado • 10.14615/enbach24
  13. Fernandes, C.. "Luso-Brazilian devotional practices at the end of the ancien régime | The musical repertoire of Novenas, Trezenas and Setenários at the Lisbon Royal and Patriarchal Chapel,As práticas devocionais luso-Brasileiras no final do antigo regime: O repertório musical das Novenas, Trezenas e Setenários na Capela Real e Patriarcal de Lisboa". Musica Hodie 14 2 (2014): 213-231. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84955143767&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Fernandes. "De la etiqueta de la Real Cámara a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: la actividad del violinista y compositor José Palomino en Lisboa (1774-1808)". Revista de Musicología 36 1/2 (2013): 141-170. http://dx.doi.org/10.2307/24245719.
    Publicado • 10.2307/24245719
  15. Fernandes, Cristina. "«Il dotto e rispettabile don Giovanni Giorgi», illustre maestro e compositore nel panorama musicale portoghese del Settecento". Rivista Italiana di Musicologia 47 (2012): 156-203. https://www.jstor.org/stable/24327203.
    Publicado
  16. Fernandes, C.. "The fate of the "Coro dos Italianos" of the royal chapel and the patriarchal chapel of Lisbon in the second half of the 18th century | La fortuna del 'Coro dos Italianos' della cappella reale e della patriarcale di Lisbona nel secondo settecento". Rivista Italiana di Musicologia 42 2 (2007): 235-268. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956196671&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  17. Fernandes, Cristina. "A Música Sacra no Período Pombalino". Revista Camões 14-16 (2003): 87-101. http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/revistas-e-periodicos/revista-camoes/revista-no15-16-marques-de-pombal.html.
    Publicado
  18. Fernandes, Cristina. "Quadros da vida musical egitaniense : actividades musicais na Guarda entre 1900 e 1935". Praça Velha: Revista Cultural da Cidade da Guarda 10 (2001): 85-108.
    Publicado
  19. Fernandes, Cristina. "A Música no Contexto da Cerimónia da Profissão nos Mosteiros Femininos Portugueses (1768-1828)". Revista Portuguesa de Musicologia 7-8 (1998): 59-94. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/157.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Fernandes, Cristina. "IBERIA – Relaciones Musicales entre Portugal y España: “Um juego de espejos”; “Dos siglos de música ibérica para teclado”; “La cantata de câmara en la península ibérica: intercambios musicales y culturales”; “Música de cámara entre Madrid y Lisboa”; “Caminos cruzados de la polifonía sacra”", Ciclos de Miércoles - Fundación Juan March, 2018, https://www.march.es/ciclos/100321/.
  2. Fernandes, Cristina. "María Bárbara de Braganza y la cultura musical europea del siglo XVIII, in dossier Música de corte en feminino (coord. Judith Ortega)", Scherzo, 2018, https://scherzo.es/hemeroteca/marzo-2018/.
  3. Fernandes, Cristina. "Patronos da arte dos sons: a actividade musical na Patriarcal e na Capela Real de Lisboa entre 1750 e 1807", Invenire - Revista dos Bens Culturais da Igreja, 2012, https://www.bensculturais.com/revista/no-5.
Capítulo de livro
  1. Fernandes, Cristina. "The Power of Music in the Performance of Portuguese Diplomacy in Early 18th Century Rome: Festivities in Honour of "infante" Alexandre's Birth (1724) under the Patronage of the Ambassador André de Melo e Castro". In Performance of Diplomacy in the Early Modern World, editado por Roberta Anderson; Reinhard Eisendle; Suna Suner. Wien, Áustria: Hollitzer Verlag, 2024.
    No prelo
  2. Fernandes, Cristina. "Portuguese Patronage in Rome and the Economics of Magnificence: "La Virtù negli Amori" by Alessandro Scarlatti at the Teatro Capranica (1721)". In Noble Magnificence: Cultures of the Performing Arts in Rome, 1644-1740, editado por Goulet, Anne-Madeleine. Bélgica: Brepols, 2024.
    No prelo
  3. Fernandes, Cristina. "Músicas religiosas de "aparato" na corte portuguesa: o Te Deum nas cerimónias dinásticas da segunda metade do séc. XVIII". In Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder, editado por Fernandes, Cristina; Ortega, Judith, 235-266. Madrid, Espanha: Sociedad Española de Musicologia, 2023.
    Publicado
  4. Fernandes, Cristina. "A Banda Real e outros agrupamentos de instrumentos de sopro e percussão ao serviço da monarquia (1707-1834): perfis profissionais, cerimonial de corte e práticas festivas". In Orquestrar utopias: música, associativismo e transformação social, editado por Maria do Rosário Pestana, 115-146. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2022.
    Publicado
  5. Fernandes, Cristina. "Eventi-spettacoli nella cerchia di André de Melo e Castro, ambasciatore portoghese a Roma (1718-1728): aspetti materiali, sociali e politici della performance". In Spectacles et performances artistiques à Rome (1644-1740). Une analyse historique à partir des archives familiales, editado por Goulet, Anne-Madeleine; Domínguez, José María; Oriol, Élodie, 353-375. Roma, Itália: École Française de Rome, 2021.
    Publicado
  6. Fernandes, Cristina. "A Schola Cantorum de Alberto Sarti através da imprensa (1905-1910)". In A imprensa como fonte para a história da interpretação musical, 161-197. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal | INET-md, 2021.
    Publicado
  7. "Tra cappelle, palazzi e teatri: i percorsi professionali dei cantanti italiani al servizio di Giovanni V e di Maria Anna d’Asburgo". In Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell'opera in Portogallo, editado por Raggi, Giuseppina; Carneiro, Luís Soares, 157-180. Roma, Itália: Artemide, 2021.
    Publicado
  8. "Entre el oído y el intelecto: periodismo y crítica musical en el Fe-MAUB". In “Me enamoran en Jaén”: XXV Aniversario del Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, editado por Javier Marín López; Mazuela-Anguita, Ascensión, 168-191. Jaén, Espanha: Diputación Provincial de Jaén, 2021.
    Publicado
  9. Fernandes, Cristina. "Music, ceremonial and architectural spaces in the Patriarchal Church of King John V: the remaking of Roman models". In Politics and the Arts in Lisbon and Rome. The Roman Dream of John V of Portugal, editado por Pilar Diez del Corral Corredoira, 125-161. Liverpool, Reino Unido: Liverpool University Press, 2019.
    Publicado
  10. Fernandes, Cristina. "A Close Look at S. Antonio dei Portoghesi and Roman Life: The Testimony of Father Manuel de Campos". In Music and the Identity Process: The National Churches of Rome and their Networks in the Early Modern Period, editado por Michela Berti; Émilie Corswarem, 55-61. Turnhout, Bélgica: Brepols («Épitome musical»), 2019.
    Publicado
  11. Fernandes, Cristina. "Daily Liturgy and ‘Internal’ Musical Practices in S. Antonio dei Portoghesi". In Music and the Identity Process: The National Churches of Rome and their Networks in the Early Modern Period, editado por Michela Berti; Émilie Corswarem, 151-159. Turnhout, Bélgica: Brepols («Épitome musical»), 2019.
    Publicado
  12. Fernandes, Cristina. "Portuguese Celebrations in Rome, between the Embassy and the National Church: Sacred and Secular Music for the Glory of the King". In Music and the Identity Process: The National Churches of Rome and their Networks in the Early Modern Period, editado por Michela Berti; Émilie Corswarem, 305-328. Turnhout, Bélgica: Brepols («Épitome musical»), 2019.
    Publicado
  13. Fernandes, Cristina. "Oratorio Musical Traditions in Rome: Portuguese connections". In Music and the Identity Process: The National Churches of Rome and their Networks in the Early Modern Period, editado por Michela Berti; Émilie Corswarem, 359-362. Turnhout, Bélgica: Brepols («Épitome musical»), 2019.
    Publicado
  14. Fernandes, Cristina. "Portuguese Young Musicians under Royal Patronage in Rome and their Relations with the National Church: some Pieces of the Puzzle". In Music and the Identity Process: The National Churches of Rome and their Networks in the Early Modern Period, editado por Michela Berti; Émilie Corswarem, 389-394. Turnhout, Bélgica: Brepols («Épitome musical»), 2019.
    Publicado
  15. Fernandes, Cristina. "The Role of the National Church of S. Antonio dei Portoghesi in the ‘Romanisation’ of the Lisbon Royal and Patriarchal Chapel". In Music and the Identity Process: The National Churches of Rome and their Networks in the Early Modern Period, editado por Michela Berti; Émilie Corswarem, 397-403. Turnhout, Bélgica: Brepols («Épitome musical»), 2019.
    Publicado
  16. Fernandes, Cristina. "Maria Bárbara de Bragança's music library and the circulation of musical repertories in 18th century Europe". In Le stagioni di Jommelli, editado por Biggi, Maria Ida; Coticelli, Francesco; Maione, Paologiovanni; Yordanova, Iskrena, 901-929. Nápoles, Itália: Edizioni Turchini, 2018.
    Publicado
  17. Fernandes, Cristina. "Música, cerimonial e representação política: Sant’Antonio dei Portoghesi no contexto das igrejas nacionais em Roma durante a época barroca (1683-1728)". In Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, editado por Ferreira, Manuel Pedro; Teresa Cascudo, 153-173. Colibri | CESEM, 2017.
    Publicado
  18. Fernandes, Cristina. "Cartas de jogar, tocar e dançar: o baralho musical de José do Espírito Santo Oliveira (1755-1819) no contexto das assembleias lisboetas nos finais do Antigo Regime". In Jogos em Perspectiva: de Lisboa a Macau, 7-19. Lisboa, Portugal: Apenas Livros | Ludus, 2015.
    Publicado
  19. Fernandes, Cristina. "Patronage monarchico e pratica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento". In Celesti sirene 2: musica e monachesimo dal Medioevo all'Ottocento, editado por Roberto Matteo Pasquandrea, 341-371. Barletta, Itália: Cafagna Editore, 2015.
    Publicado
  20. Fernandes, Cristina; Fernandes, Cristina; Sá, Vanda de. "Introdução". In Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios. Lisboa, Portugal: Colibri, 2014.
    Publicado
  21. Fernandes, Cristina. "Da cultura de corte aos desafios da esfera pública: instrumentistas e repertórios instrumentais em trânsito entre a Real Câmara e os concertos públicos (1755-1807)". In Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios, editado por Fernandes, Cristina; Vanda de Sá, 77-106. Lisboa, Portugal: Colibri, 2014.
    Publicado
  22. Fernandes, Cristina. "Sinfonias 'al divino': algumas reflexões sobre os usos da música orquestral nos espaços eclesiásticos da monarquia". In Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios, editado por Vanda de Sá; Fernandes, Cristina, 231-250. Lisboa, Portugal: Colibri, 2014.
    Publicado
  23. Fernandes, Cristina. "A construção de um métier no domínio da música sacra: os Salmos de Vésperas de Marcos Portugal para a Patriarcal e a Capela Real da Ajuda". In Marcos Portugal uma reavaliação, editado por Cranmer, David, 339-354. Colibri | CESEM, 2012.
    Publicado
  24. Fernandes, Cristina. "Entre a apologia do poder real e as aspirações da burguesia: manifestações musicais em torno do nascimento de D. Maria Teresa, Princesa da Beira (1793)". In Música Discurso Poder, editado por LESSA, ELISA; Santos, Maria do Rosário Girão, 67-82. Portugal: Edições Húmus | Universidade do Minho, 2012.
    Publicado
  25. Fernandes, Cristina. "A Patriarcal e as Capelas Reais da Corte portuguesa entre 1750 e 1807: rede institucional, organização interna e perfil musical". In As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações, editado por Nery, Rui Vieira; Lucas, Maria Elisabeth, 385-425. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian | Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2012.
    Publicado
  26. Fernandes, Cristina; Janeiro, João Paulo. "Nota Histórica [às partituras de João Baptista André Avondano (fl. 1800): 4 Sonatas para Violoncelo e Baixo Contínuo e 2 Duetos para 2 Violoncelos]". In João Baptista André Avondano (fl. 1800): 4 Sonatas para Violoncelo e Baixo Contínuo e 2 Duetos para 2 Violoncelos, IV-IX. Linda-a-Velha, Portugal: Pró-História, Associação Cultural, 2008.
    Publicado
  27. Fernandes, Cristina; Morrier, Denis. "Portugal na Geografia do Barroco Musical Europeu". In Crónicas Musicais de uma Europa Barroca, 103-132. Lisboa, Portugal: Público | Centro Cultural de Belém, 2006.
    Publicado
  28. Fernandes, Cristina. "O Terramoto de 1755 e as suas implicações na organização da prática musical na Capela Real e na Patriarcal". In ACT 14 - 1755: Catástrofe, Memória e Arte, 219-228. Lisboa, Portugal: Colibri | Centro de Estudos Comparatistas, 2006.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fernandes, Cristina; Silva, Manuel Deniz; Hora, Tiago Manuel da. A Música como Profissão: Percursos, Estatuto e Associativismo em Portugal (1750-1985). Lisboa, Portugal: Edições Colibri - INET-md. 2024.
    Em revisão • Editor
  2. Fernandes, Cristina; Ortega, Judith. Música en las cortes ibéricas (siglos XVIII-XIX): Ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder. Madrid, Espanha: SEdeM - Sociedad Española de Musicologia. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Fernandes, Cristina; Nery, Rui Vieira. Português - Palavra e Música. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio | Fundação Calouste Gulbenkian. 2022.
    Publicado • Editor
  4. Fernandes, Cristina; Aguilar Rancel, Miguel Ángel. A imprensa como fonte para a história da interpretação musical | The press as source for the history of musical performance. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal | INET-md. 2021.
    Publicado • Editor
  5. Fernandes, Cristina; Iskrena Dimova Yordanova. "Padron mio colendissimo": Letters About Music and the Stage in the 18th Century. Wien, Áustria: Hollitzer Verlag (Cadernos de Queluz 4). 2021.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Fernandes, Cristina. "Dossier temático - Música e poder real em Portugal no século XVIII: repertórios, práticas interpretativas e transferências culturais [1ª parte] | Music and Royal Power in Portugal in the 18th Century: repertoires, performance practices and cultural transfers (part I)". Revista Portuguesa de Musicologia nova série | Portuguese Journal of Musicology 5 1 (2018): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/31.
    Publicado • Editor associado
  2. Fernandes, Cristina. "Dossier temático - Música e poder real em Portugal no século XVIII: repertórios, práticas interpretativas e transferências culturais (2ª parte) | Music and Royal Power in Portugal in the 18th Century: repertoires, performance practices and cultural transfers (part II)". Revista Portuguesa de Musicologia - nova série | Portuguese Journal of Musicology 5 2 (2018): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/32.
    Publicado • Editor associado
Entrada de dicionário
  1. Fernandes, Cristina. "Domenico Scarlatti". In Dizionario Biografico degli Italiani. Istituto della Enciclopedia Italiana fondata da Giovanni Treccani, 2018. https://www.treccani.it/enciclopedia/giuseppe-domenico-scarlatti_%28Dizionario-Biografico%29/.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Fernandes, Cristina. ""Festivais de Música Erudita", "Festival de Música da Costa do Estoril", "Festival de Sintra", "Festival de Música dos Capuchos", "Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim"". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2010. http://www.inetmd.pt/index.php/publicacoes/261-enciclopedia-da-musica-em-portugal-no-seculo-xx.
    Publicado
  2. Fernandes, Cristina. ""Orquestra Filarmónica de Lisboa", "Orquestra Nacional do Porto", "Orquestra Sinfónica da RDP" (com Pedro Moreira), "Orquestra Sinfónica Portuguesa (1993-2000)", "Orquestras"". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2010. http://www.inetmd.pt/index.php/publicacoes/261-enciclopedia-da-musica-em-portugal-no-seculo-xx.
    Publicado
  3. Fernandes, Cristina. "Do século XX ao século XXI - Música Erudita: o incremento da criação e da prática interpretativa da música antiga e contemporânea". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2010. http://www.inetmd.pt/index.php/publicacoes/261-enciclopedia-da-musica-em-portugal-no-seculo-xx.
    Publicado
  4. Fernandes, Cristina. ""Ana Mafalda Castro", "Cremilde Rosado Fernandes", "Helena de Sá e Costa", "Luiz Costa", "António Fragoso", "Fundação Musical dos Amigos das Crianças", "Nella Maissa", "Miso Ensemble", "Piñero Nagy", "Elisa de Sousa Pedroso", "Ema Romero da Câmara Reis", "Filipe de Sousa", "Guilhermina Suggia", "Evgueni Zoudilkine"". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2010. http://www.inetmd.pt/index.php/publicacoes/261-enciclopedia-da-musica-em-portugal-no-seculo-xx.
    Publicado
Livro
  1. Sá, Vanda de; Fernandes, Cristina. Música Instrumental no Final do Antigo Regime. Contextos, Circulação e Repertórios. Lisboa, Portugal: Colibri. 2014.
    Publicado • Editor
  2. Fernandes, Cristina. "Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento". O Real Seminário da Patriarcal (1713-1834). Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal | INET-md. 2013.
    Publicado
  3. Fernandes, Cristina. Devoção e Teatralidade: as Vésperas de João de Sousa Vasconcelos e a prática litúrgico-musical no Portugal Pombalino. Lisboa, Portugal: Colibri | FCSH-UNL. 2005.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. "Música, espaço arquitectónico e práticas performativas". Prefácio para Música e Arquitectura no Barroco. A Igreja dos Clérigos como um Instrumento Musical, 6-16. Circo de Ideias. 2021.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Fernandes, Cristina. "Review of Jorge Alexandre Costa (coord.), Olhares sobre a história da música em Portugal (Vila do Conde, Verso da História, 2015)". Revisão de Olhares sobre a história da música em Portugal 4, 2 (2017): 341-350. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/333.
    Publicado
  2. Fernandes, Cristina. "Review of José María Domínguez Rodríguez, Roma, Nápoles, Madrid. Mecenazgo musical del Duque de Medinaceli, 1687-1710 (Kassel, Edition Reichenberger, 2013)". Revisão de Roma, Nápoles, Madrid. Mecenazgo musical del Duque de Medinaceli 2, 1 (2015): 175-182. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/253.
    Publicado
  3. Fernandes. "La edición musical en España puesta al día". Revisão de Imprenta y edición musical en España (ss. XVIII-XX). Colección de Estudios, 148, by Begoña Lolo, José Carlos Gosálvez 36, 1-2 (2013): 316-324. https://www.jstor.org/stable/24245726.
    Publicado • 10.2307/24245726
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Cristina. "O sistema produtivo da música sacra em Portugal nos finais do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807". Doutoramento, Universidade de Évora, 2010. http://www.rdpc.uevora.pt/handle/10174/11077.
  2. Fernandes, Cristina. "As Vésperas de João de Sousa: para o estudo do Salmo Concertato em Portugal em meados do séc. XVIII". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1998.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2022. "Ser Músico em Portugal (1750-1985) | To be a Musician in Portugal (1750-1985) (curator, with Manuel Deniz Silva and Tiago Manuel da Hora), Museu da Música Portuguesa (Casa Verdades de Faria), 02/07/2022 - 06/11/2022".
  2. 2019. "Do Tejo ao Tibre: músicos e artistas portugueses em Roma no século XVIII | From Tagus to Tiber: Portuguese musicians and artists in 18th century Rome (curator, with Pilar Diez del Corral Corredoira). Lisboa, BNP, 28/02/2019 - 31/05/2019.".
  3. 2013. "300 anos do Real Seminário de Música da Patriarcal | 300 Years of the Royal Patriarchal Seminar of Music. Lisboa, BNP, 22/07/2013 - 13/09/2013".
Interpretação artística
  1. 2022. Assembleia Dançante (espectáculo comunitário no VIII Festival Portingaloise). Cristina Fernandes (ideia original, investigação e guião), Catarina Costa e Silva (dir. artística), Ensembles Portingaloise (dança), Ensemble Alletamento (música) e intérpretes profissionais e amadores. Armazém 22 - Vila Nova de Gaia.
  2. 2016. Assembly of the Foreign Nations. Staged concert, at Festival Lumiéres (Finland). Project, script and musicological research by Cristina Fernandes. Performers: Catarina Costa e Silva and Alexandra Campos (dancers), Divino Sospiro (musical ensemble). Tenalji von Fersen, Suomenlinna, Helsinki, Finland.
  3. 2016. Danza in Gioco. Staged concert, Stagione dei Turchini (Naples). Project, script and musicological research by Cristina Fernandes. Performers: Catarina Costa e Silva and Alexandra Campos (dancers), Divino Sospiro (musical ensemble). Palazzo Zevallos Stigliano, Naples.
  4. 2015. Danza in Gioco. Staged concert at Festival Mozart (Roveretto, Italy). Project, script and musicological research by Cristina Fernandes. Performers: Catarina Costa e Silva and Alexandra Campos (dancers), Divino Sospiro (musical ensemble). Festival Mozart (Roveretto, Italy).
  5. 2014. "Assembly in Queluz - the deck of musical playing cards by José do Espírito Santo Oliveira". Staged concert at Palácio de Queluz. Project, script and musicological research by Cristina Fernandes. Performers: Catarina Costa e Silva and Alexandra Campos (dancers), Divino Sospiro (musical ensemble), participants of the Baroque Dance workshop. Palácio Nacional de Queluz.
  6. 2006. "Delírios Profanos", staged concert ("Modinhas" and salon music from the 18th century), script and musicological research by Cristina Fernandes. Performers: Teresa Gonçalves and Inês Madeira (instrumentalists); Rogério Pires (guitar); Américo Rodrigues (narrator).. Teatro Municipal da Guarda.

Outros

Outra produção
  1. Lusitano Impero - Hidden Gems of the Portuguese Baroque (text for CD booklet, with Fernando Miguel Jalôto). Real Câmara Baroque Orchestra, E. Onofri (dir.), Ana Quintans (soprano), Hugo Oliveira (barítono), Passacaille, PAS 1127.. 2023. Fernandes, Cristina; Jalôto, Fernando Miguel. https://passacaille.be/produit/lusitano-impero-hidden-gems-of-the-portugueuse-baroque/.
  2. Passio Iberica. Francisco Xavier Garcia Fajer, The Seven Last Words of Christ; José Joaquim dos Santos , Stabat Mater (text for CD booklet). Divino Sospiro, M. Mazzeo (dir.), Pan Classics.. 2019. Fernandes, Cristina. https://www.divinosospiro.org/discografia.html.
  3. David Perez - Mattutino de' Morti (text for CD booklet). Ghislieri Choir & Consort, Roberta Invernizzi, Salvo Vitale, Giulio Prandi (dir.). Sony Music/Deutsche Harmonia Mundi.. 2014. Fernandes, Cristina. https://www.ghislieri.it/centro-musica-antica-pavia/coro-e-orchestra-ghislieri/media-e-discografia/.
  4. Antigono, Antonio Mazzoni (1717-1785) (text for CD booklet). M. Spyres, G. Mcgreevy, P. Lucciarini, A. Quintans, M. H. Montenegro, M. Oro (singers), Divino Sospiro, Enrico Onofri (dir). Dynamic.. 2013. Fernandes, Cristina. https://www.divinosospiro.org/discografia.html.
  5. “1700 - Secolo dei Portoghesi”, music by Pietro Giorgio Avondano, Pedro António Avondano, Francisco António de Almeida an anón. atrib. Carlos Seixas (text for CD booklet). Orquestra Barroca Divino Sospiro, Gemma Bertagnoli, Enrico Onofri (dir.). Dynamic.. 2012. Fernandes, Cristina. https://www.divinosospiro.org/discografia.html.
  6. João Domingos Bomtempo, Carlos Seixas. Estudos e Tocatas (text for CD booklet), Sofia Lourenço (piano), Numérica.. 2003. Fernandes, Cristina.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/26 Sacred and Secular music in the Construction of the Image of Royalty: The Acclamations of Portuguese Monarchs in the Long 18th Century Encontro Português - Conference on Music and the State
University of California, Riverside (Riverside, Estados Unidos)
2023/10/05 Las celebraciones del nacimiento de los príncipes de Portugal promovidas por el Conde de Tarouca en Utrecht (1713-1714): memorias materiales y auditivas a partir de la "Relation des Fêtes" de Nicholas Chevalier International Symposium - Artefactos y Artificios en la Cultura Escenográfica: de lo material a lo afectivo | Artefacts and Artifice in Scenographic Culture: From the Material to the Affective (Org. Proyecto CECHEM)
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2023/09/29 "Operas, Comedie, Bals, Ballets, Cadeaux/ Ne sont pour ce Palais rien du tout de nouveau": Música e artes do espectáculo na missão diplomática do Conde de Tarouca no âmbito do Congresso de Utrecht EnIM 23 | XII Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Museu Nacional da Música, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra (Mafra, Portugal)
2023/07/02 Alessandro Scarlatti’s chamber cantatas in Portugal: sources and contexts of performance 20th Biennial International Conference on Baroque Music - Geneva 2023
Haute école de musique de Genève (HEM) (Genève, Suiça)
2023/04/29 «Minuets to begin at Seven o'Clock precisely, Two Country-Dances only before Tea»: Bailes e assembleias no séc. XVIII europeu Portingaloise, marche! Contradanças no Methodo de Pantezze, Lisboa, 1761 (Org. Portingaloise - Associação Cultural e Artística)
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2022/09/26 Bailes, Danças e Contradanças nas narrativas dos rituais públicos: persistências e mudanças nas representações musicais e coreográficas ao longo do século XVIII Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822)
Porjecto RITUALS – Rituais Públicos no Império Português (1498-1822), Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2022/08 Music and the performing arts for the Peace of Utrecht: the Portuguese ambassador Count of Tarouca as a stage director of magnificent feasts 21st Quinquennial Congress of the International Musicological Society (IMS 2022),
School of Philosophy of the National and Kapodistrian University of Athens (Athens, Grécia)
2022/08 Spending on music collecting in the 18th century Lisbon court: economics, strategies and tastes of a queen consort and a reigning queen Musical Patronage across Borders: Gender, Institutions and the Economics of Music. Session organized by the IMS Study Group Gender and Musical Patronage. 21st Quinquennial IMS CongressStudy Group Session
School of Philosophy of the National and Kapodistrian University of Athens (Athens, Grécia)
2022/05/31 Escenificar la "performance" ritual y musical: los Maestros de Ceremonias y el Inspector de los Músicos de la Real Capilla Patriarcal de Lisboa Seminario Internacional - Exhibir el Lujo: de la Intimidad al Espectáculo
Universidad de Zaragoza - Grupo de Investigación de Referencia ARTÍFICE (Zaragoza, Espanha)
2022/03/25 Bailes e Assembleias no século XVIII europeu VIII Portingaloise - Festival Internacional de Músicas e Danças Antigas (Ciclo de Primavera)
Portingaloise, Associação Cultural e Artística - Armazém 22 (Kale - Companhia de Dança) (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/03/03 Arquitectura, cultura escenográfica y prácticas musicales: las iglesias lisboetas del siglo XVIII como espacios “performativos” [Architecture, scenographic culture and musical practices: the Lisbon churches of the 18th century as "performative" spaces] International Workshop - Sensory journeys around the “scenographic culture”
Universidad Complutense de Madrid / Research project Scenographic culture in the Hispanic context of the early modern period: a holistic approach (Madrid, Espanha)
2021/11/23 A recuperação de óperas setecentistas portuguesas através da crítica: aspectos históricos, interpretativos e ideológicos V Simpósio Internacional Música e Crítica (online)
Universidade Federal de Pelotas (Brasil) (Pelotas, Brasil)
2021/11/13 Entre o antigo e o moderno: A Schola Cantorum de Alberto Sarti e a divulgação dos "Monumentos de Música Religiosa" no meio musical lisboeta (1905-1910) ENIM- 10th Meeting on Research in Music | X Encontro de Investigação em Música |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras (Coimbra, Portugal)
2021/11/05 Invited speaker for the Session III. Press. III Jornada Complutense de Música Antigua. Crítica, divulgación y transferencia de la Música Antigua III Jornada Complutense de Música Antigua. Crítica, divulgación y transferencia de la Música Antigua (online)
Universidad Complutense de Madrid (Madrid)
2021/09/16 Mariana Vitória de Bourbon (1718-1781) as Collector of Music: Diplomatic and Family Networks in the Acquisition and Circulation of Librettos and Scores WOMUNET Workshop 2021: Women and Music Networks in Early Modern Europe: Dialogues between Past and Present
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2021/05/27 Música antiga e património português: a estreia moderna da ópera "La Spinalba", de Francisco António de Almeida, no Festival Gulbenkian de 1965 III Jornadas NEMI e 9.º MUSPRES: A imprensa perante a estreia musical: promoção, divulgação, recepção e crítica. Org.: Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (CESEM NOVA FCSH) , Grupo de Trabajo Música y Prensa (Sociedad Española de Musicologia)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2020/09/19 Religious music and the construction of the image of royalty: dynastic ceremonies, daily liturgy and private devotions of the 18th century Portuguese monarchs International Conference Religion and Magnificence – music and ceremonies at the European courts in 17th and 18th centuries
Palácio Nacional de Queluz - CEMSP-DS (Queluz, Portugal)
2020/09/13 Bailes e assembleias na Lisboa setecentista: circulação de modelos estrangeiros e práticas ibéricas Encontro académico Dança e Música para Dança na Península Ibérica na Época Moderna
Associação Portingaloise. Actividade (via streaming) (Portugal)
2020/02/27 Diplomazia, prestigio e carriere musicali: le relazioni tra i diplomatici portoghesi e i musicisti attivi a Roma nel primo Settecento Convegno Internazionale La diplomazia delle lettere nella Roma dei Papi dalla seconda metà del Seicento alla fine del’Antico Regime
Università della Sapienza | École Française de Rome (Roma, Itália)
2020/02/22 Entre capelas, palácios e teatros: os percursos profissionais dos músicos italianos ao serviço de D.João V e D.Maria Ana de Áustria [Between chapels, palaces and theaters: the professional paths of Italian musicians at the service of João V and Maria Anna of Austria] International Colloquium Colóquio Internacional Filippo Juvarra – Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da Ópera e do Teatro em Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2019/12/13 Da corte para as assembleias e academias de Lisboa e Madrid: a dança como afirmação social e como actividade lúdica, as part of the panel: Música & Dança no século XVIII ibérico: a corte como espaço de legitimação da dança e como modelo sócio-cultural Internationa Seminar Music in the Iberian Courts (18th - 19th centuries): Performance Arts and Representation of Power | Música nas Cortes Ibéricas (sécs. XVIII e XIX): Artes do Espectáculo e Representação de Poder (org.: INET-md, ICCMU)
Palácio Nacional de Ajuda (Lisboa, Portugal)
2019/12/05 The Royal Patriarchal Seminary of Lisbon and the galant style in Luso-Brazilian sacred music: pedagogical methods and compositional practices Congreso Internacional Ignacio Jerusalem 250. Músicas galantes entre Italia, la Península Ibérica y el Nuevo Mundo
Universidad Internacional de Andalucía, Sede “António Machado”, Baeza (Baeza, Espanha)
2019/10/14 Committenze portoghese a Roma e valore economico della magnificenza: "La virtù negl’amori", di Alessandro Scarlatti, al Teatro Capranica (1721), come caso di studio sui costi di produzione delle arti dello spettacolo ERC project PerformArt final conference: ERC PerformArt: Spectacles and Aristocratic Magnificence in Rome (1644-1740): Social, Political, Ethical and Economic Issues
Palácio Fronteira | Universidade Nova de Lisboa (CAN - Campus de Campolide) (Lisboa, Portugal)
2019/05/10 Las conexiones Lisboa-Madrid en la Descripción de Farinelli Simpósio Internacional El Lujo en las Artes (Colóquio Farinelli – dir. J. J. Carreras),
Universidad de Zaragoza (Zaragoza)
2018/11/07 As carreiras profissionais dos músicos ao serviço da Casa Real portuguesa no séc. XVIII: da corte para a cidade II Seminário de História da Música – A música de Coimbra e Lisboa dos séculos XVI a XVIII
CITCEM, Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2018/07/14 "When in Rome, do as the Romans do": Portuguese cardinals’ musical patronage and their artistic networks after the conclave of 1721 18th Biennial International Conference on Baroque Music
Cremona, Pavia University (Cremona, Itália)
2018/06/07 Espressioni del pubblico e del privato nel mecenatismo musicale degli ambasciatori portoghesi a Roma nel primo Settecento 6º Seminario Performart: Espressioni del pubblico nelle arti performative della Roma barocca (org. Aldo Roma).
École Française de Rome
2017/11 As Damas da Rainha D. Maria Ana de Áustria e as novas sociabilidades musicais da aristocracia lisboeta nas primeiras décadas do século XVIII ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música (org. SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/10/30 “Regards croisés" on music and ceremonial at the Court Chapels of Lisbon and Vienna under John V and Charles VI: Luso-Italian and Austro-Italian connections Colóquio Internacional Alianças Culturais e Diplomáticas entre a Áustria e Portugal: contextos músico-teatrais durante o Antigo Regime
Palácio Nacional de Queluz - Org. CEMSP-DS (Queluz, Portugal)
2017/03/18 The Power of Music in the Performance ¿of Portuguese Diplomacy in Early Eighteenth-Century Rome:¿ Festivities in Honour of Infante Alexandre’s Birth (1724) under the Patronage of the Ambassador André de Melo e Castro Symposium Performance of Diplomacy in the Early Modern World.
Don Juan Archiv (Vienna, Áustria)
2016/12/13 O português cantado nas práticas devocionais luso-brasileiras nos finais do Antigo Regime Colóquio Português: Palavra e Música
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016/11/25 Encenar a performance ritual e musical: os Mestres de Cerimónias e o Inspector dos Músicos da Patriarcal de Lisboa Colóquio ‘Novas grandezas que já pareciam impossíveis à imaginação’: A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1734). Org.: INET-md (NOVA FCSH), SNBCI.
Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa, Portugal)
2016/11/05 Ser músico em Portugal: a condição social e profissional dos músicos em Lisboa entre o Antigo Regime e o Liberalismo ENIM 2016 – VI Encontro de Investigação em Música (org. SPIM-Sociedade Portuguesa de Investigação em Música)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/07 Ceremonial, music and architectural space in the Patriarchal Church of the Magnanimous King: remaking roman models in Lisbon 17th Biennial International Conference on Baroque Music
Canterbury Christ Church University (Canterbury, Reino Unido)
2016/05 Decorations and performance spaces for sacred music in 18th century Lisbon: theatralization of liturgy and royal power representation Decoration of Performanc Space: Meaning and Ideoloy. Thirteenth Conference of the ICTM Study Group on Iconography of the Performing Arts
Fondazione Giorgio Cini (Venice, Itália)
2015/12 Reconfigurações das Capelas Reais das Monarquias Ibéricas: práticas musicais, cerimonial e representação de poder Congresso Internacional ¿Decadencia o Reconfiguración? Las monarquías de España y Portugal en el cambio de siglos (1640-1724). Org. IULCE-Instituto Universitario "La Corte en Europa"
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2015/11 Cartas de jugar, tocar y danzar: la baraja de José do Espírito Santo e Oliveira e outros naipes musicales del siglo XVIII Jornadas Internacionales Diez Años de Iconografia Musical UCM: Horizontes y Retos
Universidad Complutense (Madrid, Espanha)
2015/10/23 A Sociedade de Música de Câmara de Michel’angelo Lambertini e a novidade dos ‘Concertos Históricos’ com instrumentos antigos (Lisboa, 1906): algumas reflexões a partir da imprensa periódica III Congreso Nacional Música y Prensa. Las Sociedades Musicales en la Prensa (org. MUSPRES, comisión de trabajo de la SEDEM)
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas de Gran Canaria, Espanha)
2015/07 Musical careers and the new challenges of the market, as part of the panel: Music markets and new musical practices in Lisbon at the end of the Ancien Régime: sheet music, trade of instruments and entrepreneur musicians 14th International Congress for Eighteenth-Century Studies (ISECS 2015): Opening Markets: Trade and Commerce in the 18th Century
Rotterdam University (Rotterdam, Países Baixos)
2015/07 Musical careers and cultural exchanges: transformations in the social and professional status of the musicians in late eighteenth century Lisbon II CHAM International Conference «Knowledge Transfer and Cultural Exchanges»
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2015/06 Entre a corte e os salões da aristocracia: D. Inês Antónia (Dama da Rainha D. Maria Ana de Áustria) e a prática das Serenatas em Lisboa a partir de um Diário inédito (1725-1727) Colóquio Internacional A Serenata e a Festa Teatral nas cortes europeias do século XVIII
Palácio Nacional de Queluz - Org. CEMSP-DS (Queluz, Portugal)
2014/11/19 A música também passou pela Cotovia: o Real Seminário da Patriarcal e as suas colecções de partituras I Seminário História de Colecções: Da Cotovia ao Museu de História Natural e da Ciência
Museu de História Natural e da Ciência (Lisboa, Portugal)
2014/10/10 Representações sonoras e cenográficas do poder real: o Te Deum “de corte” em Portugal nos finais do Antigo Regime Congresso Internacional de Musicologia Histórica Música de Corte no espaço Ibero- Americano, 1750-1800
Org. APARM. Convento dos Capuchos (Almada, Portugal)
2014/07 «Thrilled on the point of bursting into tears»: espacios de ejecución y historia interpretativa del Mattutino de’Morti, de David Perez Congreso Internacional Interpretar la música ibérica del siglo XVIII (Org. Grupo de investigación MECRI, Univ. de La Rioja; ESMUC; e Universitat de Lleida)
Escola Superior de Música de Catalunya (Barcelona, Espanha)
2014/06/05 La Cappella Reale di Lisbona e la Chiesa Nazionale dei Portoghesi a Roma: sguardi incrociati tra il calendario liturgico e dinastico e il ruolo della musica nelle cerimonie ‘ordinarie’ e ‘straordinarie’ Study Day: L’Europa a Roma II: La musica nelle chiese nazionali (fine XVI-XVIII secolo): nuove prospetttive di ricerca (research project "Le modele musical des églises nationales a Rome à l’époque baroque")
Universitè de Liège (Liège, Bélgica)
2014/03 Lázaro Leitão Aranha and the circulation of cultural and musical models between Rome and Lisbon Final conference of ENBaCH (European Network for Baroque Cultural Heritage): Society and Culture in the Baroque Period
Università della Sapienza (Roma, Itália)
2014/01/10 Balls, salon entertainment and instrumental repertoires: the deck of musical playing cards by José do Espírito Santo Oliveira British Society for Eighteenth-Century Studies, 43rd Annual Conference
St Hugh's College (Oxford, Reino Unido)
2013/11 Entre ‘a forma do costume’ e a ‘mayor novidade’: ritual, repertórios e práticas interpretativas na Capela Real e Patriarcal de Lisboa à luz do Diário do mestre de cerimónias Francisco Braga Lage (1792-1816) ENIM 2013 – III Encontro Nacional de Investigação em Música (org. SPIM)
Palácio da Cidadela - Cascais (Cascais, Portugal)
2013/10 Patronage monarchico e prattica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento Seminario Internazionale Celesti Sirene II - Musica e Monachesimo dal Medioevo all'Ottocento
Diocesi di San Severo, Ufficio per i Beni Culturali Ecclesiastici – Archivio Storico e Museo (San Severo, Itália)
2013/08 Entre a cultura de representação e os desafios da esfera pública: o papel dos instrumentistas da Real Câmara nas novas dinâmicas da vida musical de Lisboa (1755-1807) V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, Brasil)
2013/04/11 Cérémonial, liturgie et musique à la cour de Portugal: des traditions ibériques du XVIIe siècle jusqu’à la reforme de modele romain de la Chapelle royale et Patriarcale de D. João V Colloque international Musique de la foi, musique du pouvoir : musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe au temps de Louis XIV
Centre de Musique Baroque de Versailles (Versailles, França)
2012/11/09 De la etiqueta de corte a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: las actividades de los músicos españoles de la Orquestra da Real Câmara de Lisboa entre 1760 y 1807 I Simposio-taller de música Iberoamericana: Música de cámara y escénica en la segunda mitad del siglo XVIII
Univeridad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2012/08/22 Seminar for the “Project David Perez”, promoted by the ensemble Collegio Ghislieri., dir. Giulio Prandi. Sessions on sacred music in Portugal in the 18th century; the activity and the musical production of David Perez in Lisbon; and the edition and performance of "Mattutino de’Morti". Fondation Royaumont (France), 22-24 August, 2012. Project David Perez / Collegio Ghislieri
Fondation Royaumont (França)
2012/07 "Al divino" theatre and the staging of power: Te Deum typologies in Portugal during the 18th century 15th Biennial International Conference on Baroque Music
University of Southampton (Southampton, Reino Unido)
2012/07 Crossing musical cultures at the Portuguese Royal and Patriarchal Chapel: Italian models and local traditions in composition and performance practices in late eighteenth century IMS 2012: 19th International Musicological Society Congress
Parco della Musica (Roma, Itália)
2012/03/30 Du vilancico ibérique aux modèles romains des chapelles pontificales: musiques religieuses et affirmation du pouvoir royal à la cour de Lisbonne entre la Restauration et les premières années du règne de João V (1640-1725) Journée d'Étude: Musique de la foi, musique du pouvoir: musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe au temps de Louis XIV
Centre de Musique Baroque de Versailles (Versailles, França)
2011/11/21 As práticas interpretativas da música sacra de David Perez no contexto das Capelas Reais e do cerimonial da monarquia portuguesa Colóquio David Perez e a música da sua época (1711-1778)
Museu de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2011/11/06 Music in Portugal - 13th to 18th Centuries. Lecture for the REMA (Réseau Européen de Musique Ancienne) members during the meeting at Casa da Música (Porto) Meeting of the REMA - Réseau Européen de Musique Ancienne
Casa da Música (Porto, Portugal)
2011/10/29 “Il dotto e rispettabile Don Giovanni Giorgi”, illustre maestro e compositore nel panorama musicale portoghese del Settecento XVII Convegno della Società Italiana di Musicologia
Scuola Normale Superiore di Pisa (Pisa, Itália)
2007/10 La fortuna del "Coro dos Italianos" della Cappella Reale e della Patriarcale di Lisbona nel secondo settecento XIV Congresso da Sociedade Italiana de Musicologia
Università di Chieti - Pescara (Pescara, Itália)
2005/11 O Terramoto de 1755 e as suas implicações na organização da prática musical na Capela Real e na Patriarcal Colóquio O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente. Org.: Centro de Estudos Comparatistas da FLUL e Fundação Cidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
2003/05 João de Sousa Carvalho, João de Sousa e João de Sousa Vasconcelos: o desenlace de um enigma XII Encontros de Musicologia (Org. APCM)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual As orquestras regionais portuguesas: a correlação entre as políticas públicas de cultura e os públicos da música erudita
Orientador
Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - Atual Contributos para a História da Música de Câmara em Portugal no século XVIII. Estudo, edição crítica e interpretação do Manuscrito Musical 61 da Universidade de Coimbra
Coorientador
Estudos Artísticos - Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual A flauta de bisel na obra de J. E. Galliard (Celle, 1666? - Londres, 1747): contextos de produção, análise estilística e práticas interpretativas
Orientador
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - Atual A Irmandade de Santa Cecília em Portugal (1603-1834): Uma Abordagem Socioprofissional do Músico
Orientador
História
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - Atual Antonio Tedeschi (1702-1770) 'Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade' - o Homem e Obra
Coorientador
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2021/09/16 O Violoncelo na Música Sacra Portuguesa entre 1750 e 1834
Coorientador
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020/11 Representação da Informação Musical da coleção de Manuscritos da Fábrica da Sé do Patriarcado de Lisboa: Inventário
Coorientador
Ciências da Documentação e Informação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2017 A Serenata na Corte de D. Maria I e o legado de João de Sousa Carvalho (1777-1792)
Coorientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2017 Os motetos de Giovanni Giorgi: edição crítica de vinte motetos compostos para a Basílica Patriarcal e Capela Real de Lisboa
Coorientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - 2022 International conference - Music as a Profession: status, careers and organizations (18th - 20th centuries) Organization: Research project PROFMUS (2022/06/30 - 2022/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Organization and Scientific Coordination (with Judith Ortega) of the II Internacional Seminar - Music in the Iberian Courts (18th-19th centuries): Performance Arts and Representation of Power. Org.: INET-md, NOVA FCSH, ICCMU-Univ. Complutense de Madrid). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda. (2019/12/12 - 2019/12/13)
Seminário (Coorganizador)
Palácio Nacional da Ajuda, Portugal
2019 - 2019 ENIM 2019 - 9th Conference on Musical Research | IX Encontro de Investigação em Música. Org.: SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música and Dep. Ciências Musicais, NOVA FCSH. (2019/11/14 - 2019/11/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Concert within the final congress of the ERC project PerformArt - Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). Ludovice Ensemble, dir. Miguel Jalôto: "De Roma a Lisboa: Música nos Palácios e Academias entre os séculos XVII e XVIII". Lisboa, Palácio Fronteira. (2019/10/15 - 2019/10/15)
Concerto (Outra)
2019 - 2019 Final Conference of the ERC project PerformArt: Spectacles and Aristocratic Magnificence in Rome (1644-1740): Social, Political, Ethical and Economic Issues. Lisboa, Palácio Fronteira and FCSH - Universidade Nova de Lisboa. (2019/10/14 - 2019/10/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2019 - 2019 Organization and Scientific Coordination (with Pilar Diez del Corral) of the International Conference - Lisbon and Rome in the 18th century: music, visual arts and cultural transfers. Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal. (2019/03/28 - 2019/03/29)
Conferência (Coorganizador)
Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
2018 - 2018 Organization and Scientific Coordination (with Judith Ortega) of the I International Seminar - Music in the Iberian Courts (18th-19th centuries): patronage, repertoires, performance. Madrid, Universidad Complutense. (2018/10/04 - 2018/10/05)
Seminário (Coorganizador)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2017/12/05 - 2017/12/05 Scientific Coordination and Organization (with Émilie Corswaren) of the Research Seminar "Committenza Cardinalizia nella Roma barocca: un potere cultural?", ERC project PerformArt (PI: Anne-Madeleine Goulet) (2017/12/05 - 2017/12/05)
Seminário (Coorganizador)
École française de Rome, Itália
2017 - 2017 Organizer (with Teresa Cascudo) of the V Congress MUSPRES - A imprensa como fonte para a história da interpretação musical | The press as source for the history of musical performance. Org.: SEdeM-Sociedad Española de Musicología (Grupo de Trabajo Música y Prensa) and INET-md, NOVA FCSH (Research group Historical and Cultural Studies in Music). Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal. (2017/05/18 - 2017/05/20)
Congresso (Coorganizador)
Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
2016 - 2016 Colloquium - Da Real Barraca ao Paço da Ajuda: a música em torno da família real. Presentations and concert by members of the research group Historical and Cultural Studies in Music and the thematic strand Historical Approaches to Musical Performance (INET-md, FCSH-NOVA). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda. (2016/10/27 - 2016/10/27)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Palácio Nacional da Ajuda, Portugal
2016 - 2016 Organizer (with Sandra Costa Saldanha), Conference 300 Years of the Patriarchate of Lisbon: "New grandeurs that already seemed impossible to the imagination": Music and visual arts at Patriarcal de Lisboa (1716-1834) | "Novas grandezas que já pareciam impossíveis à imaginação": A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1734). Org.: INET-md, SNBCI. Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda. (2016/11/25 - 2016/11/26)
Conferência (Coorganizador)
Palácio Nacional da Ajuda, Portugal
2014 - 2014 Rome, Naples, Paris, Lisbon: artists, styles and repertoires in transit during the 18th century | Roma, Nápoles, Paris, Lisboa: artistas, estilos e repertórios em trânsito ao longo do século XVIII. Study day and concert, Research group Historical and Cultural Studies in Music from INET-md. Lisboa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. (2014/10/07 - 2014/10/07)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Portugal
2013 - 2013 International Colloquium - Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820. Org.: Univ. de Évora (UNIMEM), Univ. Nova de Lisboa (FCSH/ INET-md); Univ. de La Rioja (Logroño, Espanha). Lisboa, Fundação Gulbenkian and Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. (2013/06/14 - 2013/06/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2009 - 2009 Fórum "Crítica Musical - Passado, Presente e Futuro"(1ª edição)| "Music Criticism - Past, Present and Future" (1st edition). Castelo Branco, Biblioteca Municipal, as part of the Festival Primavera Musical (a 2nd edition was organized in 2010). (2009/05/23 - 2009/05/24)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Biblioteca Municipal , Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/08/25 - 2022/08/25 Roundtable "Music in the Circum-Atlantic Colonial World" (Respondent).
Congresso
IMS 2022, 21st Quinquennial Congress of the International Musicological Society. August 22-26, Athens, Greece.
International Musicological Society, Suiça

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/22 Regulação do Estatuto e do Trabalho Musical durante o Estado Novo: o caso do Quinteto Nacional de Sopro
Arguente
Ana Margarida Brito Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/11/03 La Música en la Real Cámara durante el reinado de Fernando VI y María Bárbara de Braganza (1746-1759)
Arguente
Sara Erro Saavedra (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2022/05/06 A multiculturalidade de géneros musicais no ensino de música em Portugal
Arguente principal
Ricardo Jorge Graça Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021/10/04 O olhar alemão: a prática musical em Portugal no fim do Antigo Regime, segundo fontes alemãs | [EN] The German Gaze: the Portuguese musical practice at the end of the Ancient Regime according to German sources
Arguente principal
Inês Thomas Almeida (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/11/24 Representação da Informação Musical da coleção de Manuscritos da Fábrica da Sé do Patriarcado de Lisboa: Inventário. Relatório de Estágio
Orientador
António Paulo Brás dos Santos Sá Baptista (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/10/21 Produção discográfica de música antiga em Portugal (1957-2015)
Arguente
Tiago Manuel da Hora (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/01/09 Considerações Históricas e Interpretativas sobre a Serenata "La Pace fra la Virtù e la Bellezza" de David Perez
Arguente principal
Charles Bruno Roussin (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/12/15 Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822)
Arguente principal
Rodrigo Teodoro de Paula (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09/23 O género Sonata em Portugal: subsídios para o estudo do repertório português para tecla de 1750 a 1807
Arguente
Mafalda Nejmedine (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2016/06/23 Estudo das Características Estilístico-Musicais das Missas de António Leal Moreira (1758-1819): A Missa para a Aclamação de D. Maria I (1777)
Arguente
Ricardo Bernardes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/01/22 La Recepción del Oboe en España en el Siglo XVIII
Arguente principal
Joseba Berrocal (Doutoramento)
Universidad de Zaragoza Facultad de Filosofía y Letras, Espanha
2013/12/05 Contributos para o estudo da oratória em Portugal: Contexto de criação e edição crítica de “La Morte d’Abel” de P. A. Avondano (1714-1782)
Arguente
Iskrena Dimova Yordanova (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2013/11/18 Design de Comunicação aplicado à Educação Musical: um sistema de notação musical e partitura gráfica de apoio à aprendizagem e à performance
Arguente
Rosana Pina (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2012/10/15 A Cenografia e a Ópera em Portugal no Século XVIII: Os Teatros Régios (1720-1793)
Arguente
Aline Gallash-Hall (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Eighteenth-Century Music ( 1478-5706) Cambridge University Press

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - 2019 Membro da Comissão de Apreciação da DGARTES - Direcção Geral das Artes [organism of the Ministery of Culture - Portugal] Apoio Sustentado 2020-2021 (concurso Criação e outros domínios - Música)
Avaliador
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/11/07 - 2022/11/21 Cartografia Musical da Lisboa Setecentista - Saber Ouvir: 13º Curso Livre de História da Música (5º Módulo) (Outros) Casa da Música, Portugal
2022/09/14 - 2022/09/14 "La Roma que conoció García Fajer", Cursos de Verano - Universidad de La Rioja: Francisco Javier García Fajer (1730-1809): un músico de su tiempo Universidad de la Rioja, Espanha
2020/07/07 - 2020/07/16 Itinerários musicais da Lisboa setecentista | 18th century Lisbon musical itineraries Escola de Verão | Summer School (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/10 - 2018/01 História da Música Ocidental - History of Western Music Ciências Musicais (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018 História da Música em Portugal | History of Music in Portugal Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/08/28 - 2017/09/07 A Música nas Capelas Reais Europeias Setecentistas: da Corte para a Cidade | Music in the 18th Century European Royal Chapels: from the Court to the City Escola de Verão - Summer School (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/01 Seminário - Crítica Musical | Seminar - Music Criticism Ciências Musicais (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/03/11 - 2013/03/18 O Italianismo na Música Portuguesa | Italianism in Portuguese Music. Curso Livre de Histórica da Música | Free Course on Music History Curso Livre de Histórica da Música Casa da Música, Portugal
2010/12/03 - 2010/12/05 Musicology Course - Portugal en el cientro del mundo. Siete siglos de globalización musical (ss. XIII-XIX). Sessions: "La Capilla Real y sus relaciones con Italia en el siglo XVIII" (I e II); "Crítica musical y música antigua: una perspectiva luso-brasileña" (I e II). (Outros) Universidad Internacional de Andalucía - Sede António Machado, Espanha
2000 - 2003 Música no Contexto das Artes | Music in the Context of the Arts Música (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2000 - 2003 História dos Instrumentos | History of the Musical Instruments Música (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2000 - 2003 Música Portuguesa | Portuguese Music Música (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
1997 - 1998 Sociologia da Música | Sociology of Music Música (Licenciatura) Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Portingaloise - Associação Cultural e Artística Vice-President General Assembly
2015 - Atual Calafrio Associação Cultural Member
2013 - Atual SEdeM - Sociedad Española de Musicologia Member
2012 - Atual IMS - International Musicological Society Member
2011 - Atual SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Portuguese Society for Music Research Member of the Directive Board (2015-2021)
2007 - 2018 SIDM - Società Italiana di Musicologia Member
2013 - 2015 BSECS - British Society for Eighteenth-Century Studies Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Scientific Committee for the Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança (Fundação da Casa de Bragança, CESEM/NOVA FCSH)
Membro
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017 - Atual Comitato scientifico per l' Edizione Nazionale delle commedie per musica di Domenico Cimarosa
Membro
Ministerio per i beni e le attività culturali e per il turismo, Itália
2014 - Atual Scientific Committee: Centre of Portuguese Eighteenth Century Musical Studies | CEMSP - Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal - Divino Sospiro. Palácio Nacional de Queluz.
Membro
Parques de Sintra Monte da Lua SA, Portugal
2010 - Atual Editorial Board: Dicionário Biográfico Caravelas (on-line), Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira.
Membro
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/12 - 2022/02 2021 Otto Mayer-Serra Competition (Member of the jury) University of California Riverside - Center for Iberian and Latin American Music (CILAM), Estados Unidos

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2022/12 Revista Portuguesa de Musicologia | Portuguese Journal of Musicology (2183-8410) SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
2015 - 2021 Edições CIDEHUS - Colecção Biblioteca Estudos & Colóquios CIDEHUS - Universidade de Évora
2020 - 2020 Revísta de Musicologia (0210-1459) SEdeM - Sociedad Española de Musicologia
2016 - 2020 Estudos Coreológicos (2016-2020). Contextos da Dança e Música Antigas (Coord. Catarina Costa e Silva) (10.14195/978-989-26-) Imprensa da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH)
2018 - 2018 Arte, Indivíduo y Sociedad (1131-5598) Universidad Complutense de Madrid
2017 - 2017 Resonancias - Revista de investigación musical (0719 - 5702 ) Pontificia Universidad Católica de Chile
2014 - 2014 Revista Arbor (0210-1963) CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas