Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ROSA MARIA MARQUES FANECA DE OLIVEIRA
- Data de nascimento
- 1963/12/15
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Faneca, Rosa Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D01D-99FB-3966
- ORCID iD
- 0000-0002-7532-5905
Endereços de correio eletrónico
- rfaneca@ua.pt (Profissional)
Moradas
- Campus universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ua.pt/dep/person/10345362 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/07/10 - 2022/07/12
Concluído
|
Participação na 6ª edição de Docência+ (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Ciências da Terra Polo do Universidade do Minho, Portugal |
- |
2011/03/01
Concluído
|
Didática (Doutoramento)
Especialização em Didática das línguas
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"“Aprendizagem e representações da língua portuguesa por lusodescendentes”.
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por Unanimidade |
2004
Concluído
|
Licenciatura (Licenciatura)
Especialização em Ensino de Português e Francês
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2001
Concluído
|
Mestrado (Provas de equivalência do Diplôme d'Études Approfondies) (Mestrado)
Especialização em Didática das línguas
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
|
1991
Concluído
|
Diplôme d’Etudes Approfondies (DEA)
Especialização em Didática das línguas
Universite Sorbonne Nouvelle Paris 3 Département Didactique du Français Langue Etrangère, França
|
|
1989
Concluído
|
Maîtrise de Français Langue Étrangère (Maîtrise)
Especialização em Maîtrise de Français Langue Étrangère
Universite Sorbonne Nouvelle Paris 3 Département Didactique du Français Langue Etrangère, França
|
|
1989
Concluído
|
Licence de Lettres Modernes (Licence)
Especialização em Lettres Modernes
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
|
|
1988
Concluído
|
Licence (Licence)
Especialização em Licence de Langues Vivantes Étrangères
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/31 - 2025/01/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2013/01/01 - 2018/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | ||
2011/01/01 - 2012/12/31 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2006/01/01 - 2009/12/31 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/03/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2018/09 - 2019/01 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal |
2015 - 2016 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2014 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2011 - 2011 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09 - 2010/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária Quinta das Flores, Portugal | ||
2003/09 - 2004/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola EB2/3 da Gafanha da Encarnação, Portugal | ||
1990/09 - 2000/06 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministère de l'éducation Nationale Français, Géforme 94, França |
Ministère de l'éducation Nationale Français, Géforme 94, França | ||
1989 - 2000 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Gouvernement francais Ministere de l'education nationale, França |
1990/01 - 1990/12 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | École Libre d’Enseignement Supérieur- France, França |
École Libre d’Enseignement Supérieur- France, França | ||
1989/09 - 1990/07 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Gouvernement francais Ministere de l'education nationale, França |
1989/02 - 1990/02 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Hôpital de Lagny (Seine et Marne, 77) , França |
1988/02 - 1988/06 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Universite Sorbonne Nouvelle Paris 3 Département Didactique du Français Langue Etrangère, França |
Universite Sorbonne Nouvelle Paris 3 Département Didactique du Français Langue Etrangère, França |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Coordenadora do Concurso Nacional Kamishibai Pluri | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2020/07 - 2020/07 | Coordenação da participação do DEP na Academia de Verão | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2013 - 2019 | Coordenadora dos Ateliês linguísticos do LALE | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/01 - 2018/12 | “Línguas de herança e formação de professores: que possibilidades de desenvolvimento profissional?”
SFRH/BPD/91091/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Foundation for Science and Technology (Lisbon, Portugal)
Concluído
|
2013/01/01 - 2016/12/31 | O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com background migratório: um estudo de caso nas escolas
do distrito de Aveiro”.
SFRH/BPD/91091/2012
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Foundation for Science and Technology (Lisbon, Portugal) |
2006/01 - 2009/12 | Aprendizagem e representações da língua portuguesa por lusodescendentes”.
SFRH/BD/24144/2005
Bolseiro de Doutoramento
|
Foundation for Science and Technology (Lisbon, Portugal) |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09 - 2025/08 | AILIT AI Literacy Network in Primary Education
2022-1-NO01-KA220-SCH-000087617
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
2021/11/01 - 2024/11/01 | VaBioLa- Valorisation des biographies langagières parcours numérique
KA220-SCH-BA2083C5
Investigador responsável
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2023/04/26 - 2023/05/31 | Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) “Bilinguismo e interculturalidade na fronteira entre Portugal e Espanha
III
CCPFC/ACC-120004/23
Formadora
|
Concluído
|
2019/09 - 2022/08 | KAMILALA : un projet créatif d'inclusion sociale par l'ouverture aux langues et aux cultures (Investigadora Principal)
2019-1-FR01-KA201-062903
Investigador responsável
|
European Commission ( ERASMUS+ )
Concluído
|
2019 - 2022 | LOCALL - Local linguistic landscapes for global language education in the school context
GRANT_NUMBER: 2019-1-DE03-KA201-060024
|
ERASMUS+ Hamburgo |
2016/09 - 2019/08 | EVAL-IC - Evaluation des compétences en intercompréhension : réception et interactions plurilingues
2016-1-FR01-KA203-024155
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2015/09 - 2018/09 | SPIRAL: School-teacher Professionalisation: Intercultural Resources And Languages
2015-1-FR01-KA203-015134
|
European Commission - ERASMUS+ (Bordeux, França) |
2015/09 - 2017/09 | KOINOS - European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2012/12 - 2015/11 | MIRIADI - Mutualisation et Innovation pour un Réseau de l’Intércomprehension à Distance
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
European Commission - EACEA - LLP
Concluído
|
2008 - 2010 | Aproximações à Língua Portuguesa: atitudes e discursos de não nativos, residentes em Portugal
POCI 2010/CED/56100/2004
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/11/15 - 2027/11/14 | Valorisation des biographies langagières
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
European Commission - ERASMUS+(França) |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/07/25 | « Ecrire à plusieurs voix » : atelier d’écriture plurilingue en contextes (inter)universitaires ». | 11 ème Congrès International de l’Association Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle
Universidade de Hamburgo (hambourg, Alemanha)
|
2025/07/24 | Une ressource innovante pour les littératies plurilingues à l’école primaire ». | 11 ème Congrès International de l’Association Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle (EDiLiC)
Universidade de Hamburgo, ( Hamburgo,, Alemanha)
|
2025/05/15 | Kamishibaï plurilingue et créativité artistique: une approche didactique innovante du préscolaire au collège | PAAS : Pratiques artistiques et approches sensibles en didactique des langues-cultures - Contextes & appropriations.
Universidade de Toulouse Jean Jaurès, Toulouse. (Toulouse, França)
|
2024/11/30 | Le Créathon d'Écriture Plurilingue : promouvoir la communication pluriculturelle à l'ère numérique. | IALIC 2024 – Vers un curriculum plurilingue : Favoriser la communication pluriculturelle à l’ère numérique.
Université de Bordeaux (Bordeaux, França)
|
2024/11/29 | Des mises en reliances au coeur d’une association et de sa lettre: EDILIC – Edilettre. | DILTEC – Didactique des langues, des textes et des cultures - La relation en didactique des langues.
La Sorbonne Nouvelle. (Paris, França)
|
2024/10/26 | Escrita em contexto multilingue: processo e perfis linguísticos em foco. In 2nd Annual ELINET Conference – Global Voices, Local Impact: Education, Language, and Diversity. | 2nd Annual ELINET Conference – Global Voices, Local Impact: Education, Language, and Diversity.
UFPA’s Bragança Campus (Bragança, Brasil)
|
2024/09/26 | AILIT: developing motivation for writing skills with scaffolding DT and AI in primary education. | ICEM 2024 – Tech Awakening of intelligence for Education and Media
Universidade de Salamanca. (Salamanca, Espanha)
|
2024/09/14 | Escrita em contexto multilingue: processo e perfis linguísticos em foco. | III TROPO UK -Teachers and Researchers of Portuguese Language. Newcastle University.
Newcastle University. (Newcastle, Reino Unido)
|
2024/09/14 | Potencialidades do kamishibai plurilingue no ensino da língua portuguesa: uma perspetiva pluricêntrica. | III TROPO UK -Teachers and Researchers of Portuguese Language.
Newcastle University. (Newcastle, Reino Unido)
|
2023/10/24 | Tensões entre normatividade linguística e o pluricentrismo do português língua de herança em escolas portuguesas. | VI SEPOLH: Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/10/23 | Português(es) língua de herança e turma de acolhimento: casamento ou divórcio? | VI SEPOLH: Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/09/12 | AILIT: A European project to develop writing skills with AI in primary education | ICEM2023: International Conference of Educational Media
Kuching, Malaysia (Kuching, Malásia)
|
2023/07/14 | Digital ELP - Enhancement of language biographies | Research summit 2023
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/07/14 | Plurilingual Kamishibaï Contest An innovative tool for spreading language awareness. | Research summit 2023
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/11/23 | The potential of plurilingual kamishibai in plural educational contexts for working with the linguistic varieties of the Portuguese language | Seminário Literatura e plurilinguismo: criatividade e línguas de herança
Universidade Federal de Goiás, Brasil (Goiás, Brasil)
|
2022/11/22 | Les kamishibaïs plurilingues en contextes éducatifs pluriels: retours, enjeux et perspectives | ACEDLE:Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s) | Didática(s), plurilinguismo(s), mundialização(ões)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/11/18 | Les kamishibaïs plurilingues comme vecteurs de formation internationale aux plurilinguisme des acteurs et actrices de l’éducation | ACEDLE:Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s) | Didática(s), plurilinguismo(s), mundialização(ões)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/10/21 | As potencialidades do kamishibai na educação para a diversidade cultural | III Congresso Internacional RESMI 2020 – Mediação Intercultural: Comunicação, Desenvolvimento e Cidadania.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/07/01 | Les Kamishibaï plurilingues en contexte éducatif : retours, enjeux et perspectives. | Journée de dissémination du projet Erasmus+ “Kamilala, un projet d’inclusion par les langues
Université Paris 8 (Paris, França)
|
2022/06/30 | Pratiques plurilingues à l’école et formation d’enseignant.e.s : Quelles prises en compte des pratiques plurilingues à l’école et en formation ? | Journée d’étude : Plurilinguismes, Transculturalités et créativités : Dialogues autour de pratiques éducatives.
Université Paris 8 (Paris, França)
|
2021/10/28 | Educação em/com línguas de herança em contexto educativo – potencialidades do kamishibai plurilingue | V Simpósio Europeu sobre o Ensino do Português como Língua de Herança.
Universitat de Barcelona, Facultat de Filologia i comunicació, Espanha. (Barcelona, Espanha)
|
2021/10/21 | As potencialidades do kamishibai na educação para a diversidade cultural. | III Congresso Internacional RESMI 2020 – Mediação Intercultural: Comunicação, Desenvolvimento e Cidadania.
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2021/07/09 | KAMILALA : Déclinaisons d´un projet artistique innovant favorisant les approches plurielles | 9ème Congrès International de l’Association EDILIC – « Approches plurielles, compétences plurilingues, appropriations langagières
: l’apprenant.e au centre des réalités éducatives »
Universidade Aristóteles de Salonica, Grécia (Salónica)
|
2021/07/07 | Paysages linguistiques et potentialités formatives : un regard à partir du projet LoCALL | 9ème Congrès International de l’Association EDILIC – « Approches plurielles, compétences plurilingues, appropriations langagières
: l’apprenant.e au centre des réalités éducatives ».
Aristóteles de Salonica, Grécia. (Salónica, Grécia)
|
2021/06/16 | As potencialidades do kamishibai plurilingue para trabalhar as variedades linguísticas da língua portuguesa. | III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional “Português língua pluricêntrica: das políticas
às práticas”
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGAILTEC), Faculdade de Ciências Humanas da
Universidade de Westminster e Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (Rio Grande do Sul, Brasil)
|
2021/04/29 | Un concours kamishibaï plurilingue pour travailler la pluralité linguistique et culturelle au Portugal ». | Colloque CCERBAL “Le bilinguisme et au-delà : Faire avancer la réflexion sur les pédagogies, les politiques et les pratiques”.
Centre canadien d'études et de recherche en bilinguisme et aménagement linguistique ( CCERBAL), Institut des langues officielles
et du bilinguisme (ILOB), Université d’Ottawa em colaboração com EDiLiC (Ottawa, Canadá)
|
2020/11/04 | Vivre ensemble à lécole et partager ses compétences linguistiques et culturelles autour dun projet commun, le kamishibaï plurilingue. In´Table ronde « Des albums plurilingues et pluriculturels pour rencontrer l'autre à travers la littérature » | Colloque Voisins
Université Le Mans (Le Mans, França)
|
2020/10/15 | O kamishibai plurilingue e as ferramentas digitais – que potencialidades educativas na educação não-formal?” | 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2020 | Educação para a diversidade linguística em contexto escolar – potencialidades do kamishibai plurilingue. | IV ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Évora. (Évora, Portugal)
|
2019/09/19 | Português língua de herança em França: influência dos percursos identitários na aprendizagem. | Fórum Luso-Estudos
Sociedade de Geografia, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/08/06 | O kamishibai plurilingue – Recurso pedagógico de educação para a diversidade linguística | Introducción a la intercomprehensión de las lenguas Romances
Universidad Nacional Autónoma de México. (ACATLÁN , México)
|
2019/07/13 | Possibilidades de desenvolvimento plurilingue desde a infância: das políticas às práticas educativas. | 8.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/12 | Práticas de educação plurilingue e intercultural em contextos de educação de infância: resultados e recomendações. | 8.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural: Que potencialidades do kamishibai plurilingue em contextos de aprendizagem não formal?” | 8.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/22 | O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos. | VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – algumas décadas de investigação e ensino
Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2018/11/17 | “Porquê trabalhar com Kamishibais plurilingues numa educação orientada para a diversidade linguística e cultural? | IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e
Educação,
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/10/24 | Português língua pluricêntrica em portugal: tensões entre a normatividade linguística escolar e as variedades da língua portuguesa. | V Jornadas Pedagógicas da Língua Portuguesa – “O Status do Português como uma língua pluricêntrica: contextos e práticas”
Universidade de Helsinque (Helsinque, Finlândia)
|
2018/10/11 | Línguas de herança na escola portuguesa: práticas e discursos. | III Colóquio Intrnacional da Rede PICNAB - Educação e mobilidades: línguas, culturas, discursos e sujeitos,
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/10/03 | A coexistência de várias línguas nas escolas portuguesas: Que lugar para as línguas de herança em sala de aula? | 2º Encontro de Línguas Ibéricas (ELI) . Conferências Internacionais de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2018/09/26 | Kamishibai plurilingue: um recurso para abordar a diversidade linguística e cultural nas escolas portuguesas. | IAPHE’18 – Innovative academic practices in higher education – how to make them sustainable,
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/09 | O ensino e aprendizagem das línguas de Angola na escola: Perceções dos professores sobre o ensino e aprendizagem da Língua Nyaneka-Nkhumbi, na Huíla. | 1º Simpósio Caminhos de Investigação em Educação em Angola.
ISCED-Huíla, Angola (Huíla, Angola)
|
2018/07 | As línguas de Angola na escola: perceções dos professores sobre o ensino e aprendizagem da língua nyaneka-nkhumbi na Huíla. | XXVIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa no Lubango, Angola
Associação das Universidades de Língua Portuguesa no Lubango, Angola (Lubango, Angola)
|
2018/06/29 | “Português língua de herança em Portugal: como avaliar e responder aos desafios da diglossia intralinguística em sala de aula? | II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language (SINEPLA),
King’s College London, England (Londres)
|
2017/10/27 | “Português em contextos de herança: dimensão da aprendizagem, dimensão das práticas pedagógicas e formação de professores”. | IV International Conference of Portuguese Copenhagen 2017
Universidade de Copenhaga, Dinamarca ( Copenhaga, Dinamarca)
|
2017/10/24 | “Quando cheguei a Portugal e fui para a escola, não percebia o que os professores diziam. Eles utilizavam palavras que não tinham o mesmo significado que no Brasil”: tensões da Lusofonia ou quando a Língua Portuguesa é Língua de Herança em Portugal. | 6º Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), Simpósio 24 – Didática do português língua de herança: perfis
de aprendentes, práticas de sala de aula e formação de professores.
Escola Superior de Educação, Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/09/29 | «Portuguese teachers’ attitudes and discourses about students’ heritage languages”, | Congresso Internacional Multilingual Education in Linguistically Diverse Contexts,
Faculty of Humanities, Capodistria, Slovenia (Capodistria, Eslovénia)
|
2017/07/13 | «Com todas as minhas misturas e todas as minhas línguas não tive dificuldades em adaptar-me à língua portuguesa”: Línguas de herança, usos e espaços”. | Congresso Internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturações.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/07/06 | « Langues et cultures d’origine et formation d’enseignants pour une meilleure intégration scolaire” | no 7è Congrès International de l'association EDiLiC : L'éveil aux langues et les approches plurielles au service des compétences
de l'apprenant.
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
|
2017/05/23 | “L’inclusion des élèves réfugiés au Portugal : des politiques aux pratiques” | Colloque 2017 du réseau international d’étude des politiques langagières en éducation (INLEPS). « Politiques linguistiques
et inclusion identitaire. Cultiver les spécificités: les identités perçues des enfants migrants, déplacés et réfugiés en milieu
scolair
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Paris, França)
|
2016/09/28 | O papel das línguas de herança na competência plurilingue jovens com background migratório: Um estudo de caso nas escolas do centro | UnderInvestigation: Psychology & Education
Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2016/07/08 | «De l’exclusion à l’inclusion des Langues-Cultures d’Origine: tentation monolingue et réalités plurilingues dans les écoles portugaises » no 7, 8 e 9 julho de 2016– . http://edilic2016gyor.sze.hu/ | 6è Congrès International de l'association EDiLiC : Pour une éducation langagière plurilingue, inclusive et éthique,
Universidade de Gyor - Hongrie (Gyor , Hungria)
|
2016/07/07 | « Plurilinguisme et éducation inclusive dans des discours de recherche : le cas du Portugal» | 6è Congrès International de l'association EDiLiC : Pour une éducation langagière plurilingue, inclusive et éthique
Universidade de Gyor ( Gyor , Hungria)
|
2016/06/30 | “Avec tous mes mélanges et toutes mes langues je n’ai pas eu de difficultés à m’adapter à la langue portugaise »: Connaissances et usages des Langues-Cultures d’Origine et son impact sur l’apprentissage d’une langue seconde,” | Coloque International Connaissances et usages en Langue Seconde.
Université de Nantes (Nantes, França)
|
2016/05/06 | “Diversidade linguística e cultural nas escolas portuguesas: O papel que os jovens de minorias linguísticas e culturais atribuem à Língua Portuguesa” no III Congresso Internacional Pelos mares da Língua Portuguesa. Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal. http://blogs.ua.pt/mares3/index.php/programa/ | III Congresso Internacional Pelos mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/06/16 | “Contributo das línguas de herança na competência plurilingue e académica de jovens com background migratório em escolas do centro de Portugal”. | Seminário Internacional de Educação do Mercosul em Rede Unicruz/ RS/Brasil e UA/Aveiro.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/11/28 | - 2014 (28 de novembro). Apresentação da comunicação “Contribution of heritage languages in the promotion of intercultural and multilingual education” no http://ialic2014portugal.web.ua.pt/DETAILED_PROGRAMME_final.pdf | IALIC Conference 2014
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/10/28 | “Le rôle des langues minoritaires et des compétences pluriculturelles des jeunes issus de l'immigration » | 2014 ReCLes.pt International Conference Languages and the Market: Competitiveness and Employability.
ESHTE (Estoril, Portugal)
|
2014/07/10 | “Le rôle des langues d’origine dans la compétence plurilingue et académique des jeunes issus de l'immigration: une étude de cas dans les écoles au Portugal » | 5è Congrès International de l'association EDiLiC : Education et diversité linguistique et culturelle, Education, Diversité
Linguistique et Culturelle, Langues Minorisées
Université de Rennes 2 (Rennes, França)
|
2014/05/21 | “A minha língua também é a Língua Portuguesa”: o rosto do Português Língua de Herança” | II Congresso Internacional Pelos mares da Língua Portuguesa.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/03/29 | O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com background migratório. | 13º Encontro Nacional das Escolas da rede SEA associadas da UNESCO
fundação INATEL (Lisboa, Portugal)
|
2013/09/23 | “Representações linguísticas de luso(fono)descendentes e o papel do Português Língua de Herança (PLH)” | colóquio internacional Lusofonia Pós-colonial: Línguas, Literaturas e Identidades
Universidade Lusófona ( Lisboa, Portugal)
|
2013/09/23 | Representações linguísticas de luso(fono)descendentes e o papel do Português Língua de Herança (PLH). | Colóquio Internacional Lusofonia Pós-Colonial: Línguas, Literaturas e Identidades
Instituto de línguas da Universidade Lusófona. (Lisboa, Portugal)
|
2012/04/05 | O ensino da língua e cultura portuguesa para os portugueses no estrangeiro e os estrangeiros em Portugal: uma experiência intercultural. | Encontro 2012: Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem, um Encontro
de professores e investigadores de Português Língua Não Materna
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/03/21 | Projeto ForLínGOA | Colóquio Internacional Festlatino. Pelos mares da língua portuguesa
Universidade de Aveiro. Departamento de Línguas e Culturas (Aveiro, Portugal)
|
2011/08/31 | "A Língua Portuguesa como lugar de (des)encontro intercultural" | III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo.
Universidade de Macau. (Macau, Portugal)
|
2011/07/08 | Ensinar o Português a Lusodescendentes: problemas e desafios | Jornadas do Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP
Universidade de Aveiro. Departamento de Didática e Tecnologia Educativa (Aveiro, Portugal)
|
2010/12/03 | Portugueses no estrangeiro. Estrangeiros em Portugal. A Língua Portuguesa como lugar de encontro cultural. | II Encontro Internacional do Português: Novos Desafios no Ensino do Português. Departamento de Línguas e Literaturas.
Escola Superior de Educação/ Instituto de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2010 | “Je suis Portugais/Français, bilingue et biculturel mais je ne sais pas si je suis plus Français ou plus Portugais » | XV SEDIFRALE 2010. 1810-2010 : Du français des Lumières au français d’aujourd’hui. Congrès régional de la commission pour
l’Amérique Latine et la Caraibe (COPALC) de la Fédération internationale des professeurs de français (FIPF).
Pontificia Universidad Católica (Rosário, Argentina)
|
2009/10/07 | A identidade linguística plural dos lusodescendentes em França. | 2º SIMELP
Universidade de Évora. (Évora, Portugal)
|
2009/05/01 | O ensino-aprendizagem da língua portuguesa em contexto não-formal. | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, “ Investigar, Avaliar, Descentralizar
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2008/11/03 | Place et enjeux de(s) enseignement(s) du portugais en France. | Colloque AFDECE 2008, “ Approches comparées de l’enseignement des langues et de la formation des enseignants de langues”
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008/06/26 | Organisation of hybrid spaces: associations as islands of freedom for Portuguese parents. | ssociation for Language Awareness, 9th International Conference
Universidade de Hong Kong (Hong Kong, China)
|
2008/04/05 | A comunicação intercultural do lusodescendente e a emergência de uma variedade mista. | Colóquio Didáctica das Línguas-Culturas
Departamento de Metodologias da Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008/02/15 | Ensinar o Português em França: como gerir duas línguas, duas culturas e duas identidades. | Colóquio “Da Investigação à Prática: interacções e debates”
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa – Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
|
2007/09/27 | Integrar em língua portuguesa: considerações finais do projecto ‘Aproximações à língua portuguesa: Atitudes e discursos de não nativos residentes em Portugal’. | Seminário Língua Portuguesa e integração
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
|
2007/09/20 | A minha pátria (não) é a língua portuguesa – representações de aprendentes ucranianos, chineses e cabo-verdianos. | IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía
Faculdade de Ciências da Educación da Universidade da Coruña, Espanha. (Coruña, Espanha)
|
2007/04/27 | Representações de professores acerca do ensino-aprendizagem do português em contexto associativo, em França. | IX Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Funchal, Madeira. (Madeira, Portugal)
|
2006/11/29 | As representações da língua portuguesa por lusodescendentes de 3ª geração. | IX Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola)
|
2006/07/03 | Parles-tu le portu-français ? - Les représentations de la langue portugaise et de son apprentissage en milieu associatif . | 8e Congrès International ALA- Plurilinguisme et conscience linguistique : quelles articulations?
Université du Maine, Le Mans, France. (Le Mans, França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09 - Atual | Educação para a diversidade linguística e cultural em contexto escolar - potencialidades do kamishibaï.
Coorientador
|
Didática e desenvolvimento curricular. (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - Atual | As línguas de Angola na Escola: perceções dos professores sobre o ensino e aprendizagem da Língua Nyaneka-Khumbi na Província
da Huíla.
Coorientador
|
Doutoramento -Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2024/09 - 2028 | “Construção de conhecimento profissional de professores para a promoção da educação inclusiva de alunos migrantes e refugiados
no 1.º CEB”.
Orientador
|
Doutoramento em Didática e desenvolvimento curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/09 - 2027 | “Kamishibai plurilingue uma janela multilingue e multicultural para aprendizagens em Turma de Acolhimento”.
Orientador
|
Doutoramento em Didática e desenvolvimento curricular. (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/09 - 2025/09 | Kamishibai plurilingue uma janela multilingue e
multicultural para aprendizagens em Turma de
Acolhimento
Orientador
|
Programa doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/05 - 2025/05 | “O portefólio europeu de línguas (PEL) como instrumento de aplicação dos princípios do QECR: que usos são feitos em Portugal?”
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/09 - 2023/12/12 | PERCEÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA NA SUÍÇA
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) |
2022/09 - 2023/12/12 | O ENSINO DA ESCRITA DE PORTUGUÊS NUMA TURMA DE NATUREZA MULTILINGUE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COLABORATIVA
Orientador
|
Mestrdo Educação e Formação (Mestrado) |
2020/02 - 2022/05 | Contributos e desafios educativos do kamishibai para o desenvolvimento de competências interculturais.
Orientador
|
Pós-doutoramento em Didática (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/09 - 2021/12/10 | O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1.º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/09 - 2021/12/10 | O contributo de um kamishibai plurilingue na promoção da transdisciplinaridade e da sensibilização à diversidade linguística
no 1º CEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2018 - 2019/12 | O kamishibai plurilingue e a relação escola família no 1.º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo Mestrado de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do
Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019/12 | Kamishibai plurilingue: diversidade linguística e aprendizagens.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Mestrado em Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo
do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018/10 - 2019/07 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação PIC-LEB. "Ateliers linguísticos do LALE" O PIC-LEB é um
programa de iniciação científica que promove a integração de estudantes em equipas de investigação que trabalham em projetos
na área da Educação.
Orientador
|
Licenciatura em Educação Básica (1º ciclo) (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Ateliers linguísticos do LALE
Orientador
|
Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes – Licenciatura em Educação Básica (PIC-LEB) (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013/09 - 2015/12 | O contributo da diversidade linguística e cultural na promoção da escrita.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 - 2015/12 | Contributos da diversidade linguística e cultural na promoção da leitura do 1º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 - 2015/12 | Representações sociais: vozes de alunos do 10.º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem.
Orientador
|
Mestrado em Didática (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2014/12 | Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos
Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/01/26 - Atual | Évaluer les compétences plurilingues. Le cas de l'intercompréhension - Evento de Disseminaçãodo do Projeto EVAL-IC (2019/01/26 - 2019/01/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - Atual | Responsável pela Organização dos Ateliers do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) (2013)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2025/11/06 - 2025/11/07 | Organizadora do Colóquio Internacional - Plurilinguismo e Interculturalidade em Fronteiras – Desafios e Perspectivas para
o Ensino e a Formação. Universidade de Aveiro. https://coloquiofronteiras.web.ua.pt/ (2025/11/06 - 2025/11/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2025/07/23 - 2025/07/25 | Organizadora do 11 ème Congrès International de l’Association Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle (EDiLiC) -
Les littératies plurilingues en éducation : Approches plurielles dans et au-dehors de la salle de classe. Universidade de
Hamburgo, Alemanha. (2025/07/23 - 2025/07/25)
Congresso (Coorganizador)
|
|
2025/07/03 - 2025/07/05 | Membro da Comissão Organizadora do XVI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP) – Oralidade e
Literatura no Ensino do Português, que ocorrerá de 3 a 5 de julho na Universidade de Aveiro. https://app.pt/16-o-enapp-3-e-4-de-julho-de-2025-chamada-de-trabalhos/ (2025/07/03 - 2025/07/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2025/07/03 - 2025/07/05 | Membro da Comissão Científica do XVI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP) – Oralidade e Literatura
no Ensino do Português, que ocorrerá de 3 a 5 de julho na Universidade de Aveiro. https://app.pt/16-o-enapp-3-e-4-de-julho-de-2025-chamada-de-trabalhos/ (2025/07/03 - 2025/07/05)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2023/11/23 - 2023/11/25 | VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança - SEPOLH. (2023/11/23 - 2023/11/25)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/06/28 - 2023/06/30 | 10 ème Congrès International de l’Association Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle (EDiLiC) - L’éducation plurilingue
de la petite enfance à l’âge adulte: Transitions, continuités et ruptures. (2023/06/28 - 2023/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Copenhaga, Dinamarca |
2022/11/17 - 2022/11/18 | Congresso ACEDLE – Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s). (2022/11/17 - 2022/11/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/07/01 - 2022/07/01 | Journée de dissémination du projet Erasmus+ Kamilala, un projet d'inclusion par les langues" (2022/07/01 - 2022/07/01)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/07/01 - 2022/07/01 | Journée de dissémination du projet Erasmus+ “Kamilala, un projet d’inclusion par les langues” : Les Kamishibaï plurilingues
en contexte éducatif : retours, enjeux et perspectives. (2022/07/01 - 2022/07/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Université Paris 8, França |
2022/06/30 - 2022/06/30 | Journée d’étude : Plurilinguismes, Transculturalités et créativités : Dialogues autour de pratiques éducatives (2022/06/30 - 2022/06/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2021/10/15 - 2021/10/16 | III RESMI 2020 International Congress - Intercultural Mediation: Communication, Development and Citizenship [III CongressoInternacional
RESMI 2020 - Mediação Intercultural: Comunicação, Desenvolvimento e Cidadania] (2021/10/15 - 2021/10/16)
Congresso (Coorganizador)
|
|
2020/10/09 - 2020/10/10 | III Congresso Internacional RESMI 2020 – Mediação Intercultural: Comunicação, Desenvolvimento e Cidadania. (2020/10/09 - 2020/10/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019/11/18 - 2019/11/18 | Iniciação à técnica Kamishibai (2019/11/18 - 2019/11/18) | Agrupamento de escolas de Ílhavo, Portugal |
2019/11/11 - 2019/11/11 | O kamishibai plurilingue – Recurso pedagógico de educação para a diversidade linguística e intercultural. (2019/11/11 - 2019/11/11)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019/10/19 - 2019/10/19 | “Iniciação ao Kamishibai” (2019/10/19 - 2019/10/19)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2018/07/11 - 2018/07/12 | IIIº Colóquio Internacional da Rede PICNAB - EDUCAÇÃO E MOBILIDADES: Línguas, Culturas, Discursos e Sujeitos. (2018/07/11 - 2018/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2017/07/12 - 2017/07/12 | “Caça ao Tesouro Plurilingue”
Explora, vê e joga com a diversidade linguística e cultural
(2017/07/12 - 2017/07/12)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro - Academia de Verão da UA 2017 , Portugal |
2016/11/25 - 2016/11/26 | III Jornadas do LALE - Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento
de práticas de literacia plurilingue. (2016/11/25 - 2016/11/26)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2015/11/20 - 2015/11/21 | II JORNADAS do LALE - Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Um
enfoque na intercompreensão ". (2015/11/20 - 2015/11/21)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2014/09/26 - 2014/09/26 | Dia Europeu das línguas – Tema: Ateliês linguístico-culturais. (2014/09/26 - 2014/09/26)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2014/05/07 - 2014/05/07 | Jornadas Plurilingues- Tema: Ateliês plurilingues
“Árabe, Russo, Chinês, Japonês, Turco, Mirandês, Alemão”. (2014/05/07 - 2014/05/07)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2014/05/07 - 2014/05/07 | Jornadas Plurilingues- Tema: Ateliês plurilingues
“Árabe, Russo, Chinês, Japonês, Turco, Mirandês, Alemão” (2014/05/07 - 2015/05/07)
Oficina (workshop)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/10/11 - 2013/10/12 | I JORNADAS DO LALE 2013 - "Encontros com o Lale". Tema: "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades
em contexto educativo português". (2013/10/11 - 2013/10/12)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2012/07/16 - 2012/07/18 | 4º Congresso Internacional EDILIC - Sensibilização à diversidade linguística e didáticas. Investigação, práticas educativas
e de formação. (2012/07/16 - 2012/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2008/02/15 - 2008/02/16 | Iº Colóquio “Da Investigação à Prática: interacção e debates”, Departamento de Educação (2008/02/15 - 2008/02/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/09 - Atual | (Keynote speaker) “Kamishibai plurilingue no ensino de PLE e PLH: Criatividade, Inclusão e Potencialidades Pedagógicas”,
no I Simpósio Pedagógico de Língua Portuguesa: "Perspectivas Contemporâneas - Desafios e Oportunidades no Ensino de PLE e
PLH", Associação de Professores de Português na Finlândia. I Simpósio Pedagógico da APPF | APPF
Simpósio
|
I Simpósio Pedagógico de Língua Portuguesa: "Perspectivas Contemporâneas - Desafios e Oportunidades no Ensino de PLE e PLH |
2022/06/30 - 2022/06/30 | Organização da mesa rdonda : Pratiques plurilingues à l’école et formation d’enseignant.e.s : Quelles prises en compte des
pratiques plurilingues à l’école et en formation ?
Mesa-redonda
|
Journée d’étude : Plurilinguismes, Transculturalités et créativités : Dialogues autour de pratiques éducatives
Université Paris 8, França
|
2019/09/27 - 2019/09/27 | O kamishibai plurilingue: ferramenta mágica, criativa e inovadora para explorar a diversidade linguística e cultural
Outro
|
Noite Europeia do Investigador (NEI)
Fábrica da Ciência/ Noite Europeia do investigador, Portugal
|
2019/07/09 - 2019/07/09 | Kamishibai Missão à Lua
Outro
|
Academia de Verão 2019
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/07/11 - 2018/07/11 | Expedição à diversidade linguística e cultural.
Outro
|
ACADEMIA DE VERÃO 2018
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/06/07 - 2017/06/07 | O papel das línguas de herança na competência plurilingue jovens com background migratório: Um estudo de caso nas escolas
do centro”
Seminário
|
Seminários científicos do LALE
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2017/05/10 - 2017/05/12 | Atividade de Extensão Científica: “Um rosto, uma língua, uma cultura"
Outro
|
UA OPEN CAMPUS 2017
Universidade de Aveiro -UA Open Campus, Portugal
|
2017/04/10 - 2017/04/10 | Educação em Línguas em Portugal - Olhares sobre a investigação realizada no LALE, Universidade de Aveiro.
Seminário
|
Seminário Internacional
Instituição Federal Pública de Ensino Superior MSLU "Universidade Estatal Linguística de Moscovo" , Rússia
|
2013/06/05 - 2013/06/05 | Organização e dinamização do Seminário científico: “O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com
background migratório: um estudo de caso nas escolas do distrito de Aveiro
Seminário
|
Seminário do LALE
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/18 | “Proposta de legendagem de “Un spectacle drôle” de Marina Rollman”
Arguente principal
|
Tomás Xavier Branco Macedo da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
|
2024/11/20 | “Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança: a perceção dos professores”
Arguente principal
|
Ariel Gonçalves Borges (Mestrado) |
2024/07/04 | “Relatório de estágio na Editorial Novembro”
Arguente principal
|
Soraia Catarina Machado da Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
|
2023/11/20 | Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança: a perceção dos professores
Arguente principal
|
Ariel Gonçalves Borges (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/12/16 | Pós-edição de textos científicos sobre a Alzheimer: contributo para o estudo linguístico dos erros da NMT no par de línguas
FR-PT
Arguente principal
|
Edgar Silva Ferreira (Mestrado) |
2021/02/19 | Sensibilização à diversidade e desenvolvimento da consciência fonológica na educação pré-escolar
Arguente principal
|
Ana Isabel Pereira Nunes (Mestrado) |
2021/02/19 | Sensibilização à diversidade e desenvolvimento da consciência fonológica na educação pré-escolar
Arguente principal
|
Rosa Maria Ribeiro Da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/07/15 | “Alzheimer: tradução e análise de um texto de divulgação científica”
Arguente principal
|
Andréa Pinheiro Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2017/12/14 | Português, língua do mundo: variedade europeia e brasileira
Arguente principal
|
Susana Patrícia Neves Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/07/18 | Estágio de tradução na ABC Traduções - Tradução jurídica
Arguente principal
|
Sandra Borges Soares (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2016/12/14 | Estágio na Fábrica das palavras – Gestão de Projetos e Tradução jurídica
Arguente principal
|
Sarah da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2016/07/14 | Diferenciação Pedagógica e Poesia: um estudo no 3.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Joana de Almeida de Almeida Reis (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016/07/14 | “Diferenciação Pedagógica e o ensino da escrita numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo
Arguente principal
|
Verónica Marisa Pereira Soares (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016/07 | Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sandra Isabel Carvalho Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015/12/15 | Desenvolver a consciência fonológica na educação pré-escolar: potencialidades da exploração da diversidade linguística
Arguente principal
|
Juliana Rebelo Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/12/07 | Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no pré-escolar
Arguente principal
|
Mara Soraia Carinha da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/12 | Cidadania e educação intercultural: um estudo nos primeiros anos de escolaridade
Arguente principal
|
Mónica Cristina Borges e Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/05/07 | Uma sentença judicial (em português) e duas versões (em espanhol e francês)
Arguente principal
|
Benilde Silva Anchão (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2014/07/18 | Avaliar para reescrever
Arguente principal
|
Rui Miguel Pereira Gerardo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
|
2014/07/18 | A aventura da escrita: estratégias de implementação em sala de aula
Arguente principal
|
Juliana Sofia Ferreira Coelho (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
|
2014/07/18 | Da leitura à viagem: contributos para a promoção de hábitos de leitura
Arguente principal
|
Estefânia Daniela Araújo Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
|
2014/07/17 | Tradução e legendagem do documentário ‘câncer, sem medo da palavra
Arguente principal
|
Thibaud Romain Migné (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2012/07/30 | A Neurociência em análise: tradução e glossário
Arguente principal
|
João Carlos Balças da Silva, intitulada (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2012/07/25 | A Polineuropatia Amiloidótica Familiar: tradução e Terminologia
Arguente principal
|
Gabriela Marilyne Teixeira da Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2011/07/25 | A infertilidade e o transplante de tecido ovárico: tradução e glossário
Arguente principal
|
Sylvie Amorim da Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2025/07/03 - 2025/07/05 | XVI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP) – Oralidade e Literatura no Ensino do Português, | Universidade de Aveiro |
2023/10/23 - 2023/10/25 | VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança - SEPOLH. | Universidade de Aveiro |
2023/06/28 - 2023/06/30 | 10 ème Congrès International de l’Association Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle (EDiLiC) - L’éducation plurilingue de la petite enfance à l’âge adulte: Transitions, continuités et ruptures. | Universität Copenhagen, Danemark |
2022/11/17 - 2022/11/18 | ACEDLE – Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s). | Universidade de Aveiro |
2021/10/11 - 2021/10/12 | III Congresso Internacional RESMI 2020 – Mediação Intercultural: Comunicação, Desenvolvimento e Cidadania. | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | Conférence CCERBAL 2020 | Universidade de Ottawa, Ottawa, Canadá.(Centre canadien d'études et de recherche en bilinguisme et aménagement linguistique ) |
2019 - 2019 | Fórum Luso-Estudos, Fórum Luso-Estudos | Sociedade de Geografia de Lisboa |
2017 - 2017 | 7è Congrès International de l'association EDiLiC : L'éveil aux langues et les approches plurielles au service des compétences de l'apprenant. | Universidade de Varsóvia - Polónia. |
2015 - 2016 | 6è Congrès International de l'association EDiLiC : Pour une éducation langagière plurilingue, inclusive et éthique | Universidade de Gyor - Hongrie |
2011 - 2012 | 4º Congresso Internacional EDILIC | Universidade de Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Revue Cahiers de l'ACEDLE (RDLC) | |
2020 - 2020 | Revista Lincool. | Brasil em Mente (USA) |
2014 - 2019 | Indagatio Didactica (http://revistas.ua.pt//index.php/ID) | Revista da UA |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Membro da comissão de prova de Língua Portuguesa (nomeação a 20 de fevereiro de 2020, por despacho do Diretor do Departamento
de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Carlos Silva (Despacho n.º 5 – DEP/2020); por despacho do
Diretor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Jorge Adelino Costa (Despacho n.º
4 – DEP/2025).
Membro
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | |
2018 - Atual | Membro do júri do concurso internacional “Kamishibaï plurilingue” - 2017-2018, intitulado «Imaginons le monde de demain !».
Concurso organizado pela associação "D'Une Langue A L'Autre (DULALA), 23 e 24 de março de 2018, em Montreuil, Paris.
www.dunelanguealautre.org
http://www.dulala.fr/le-concours-kamishibai-2017-2018/
Avaliador
|
Association DULALA, França | |
2018 - Atual | Examinador/corretora do exame DELF PRO B2 (diploma oficial emitido pelo Ministério francês da Educação Nacional, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros). | Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal | |
2017 - Atual | Membro da comissão científica do 7e Congrès EDiLiC – Varsovie, Polónia – « L'éveil aux langues et les approches plurielles
au service des compétences de l'apprenant”.
http://edilic2017warszawa.uw.edu.pl/?page_id=164&lang=fr
Avaliador
|
||
2017 - Atual | Examinador/corretora do exame DELF PRO B2 (diploma oficial emitido pelo Ministério francês da Educação Nacional, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros). | ||
2016 - Atual | Membro da comissão científica do 6e Congrès EDiLiC - Gyor - Hungria – « Pour une éducation langagière plurilingue, inclusive
et éthique. Towards an inclusive, ethical and plurilingual language education”. http://edilic2016gyor.sze.hu/formdesigner/savenewform/formid/603/m/9983
Avaliador
|
Universidade de Gyor, Hungria | |
2014 - Atual | Membro da comissão editorial do livro "A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação" (http://www.ua.pt/editora/)
Membro
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | |
2018/11/23 - 2018/11/24 | IV Jornadas do LALE - Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. 15
anos de Propostas e Reflexões através dos Cadernos do LALE. Jornadas Acreditadas como “Curso de Formação”: Registo n.º CCPFC/ACC-74907/13.
Aveiro: Universidade de Aveiro – Portugal. http://jornadaslale.web.ua.pt/
Avaliador
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | |
2018/09 - 2018/09 | Examinador/corretora do exame DELF PRO B2 (diploma oficial emitido pelo Ministério francês da Educação Nacional, para certificar
as competências em francês dos candidatos estrangeiros).
Avaliador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal | |
2018 - 2018 | Membro da comissão editorial do livro “Pour une éducation langagière plurilingue, inclusive et éthique ”, 6e Congrès EDiLiC.
Atas do congresso publicadas pela Universidade Széchenyi Istvan, Polónia.
Avaliador
|
Universidade Széchenyi Istvan, Polónia | |
2018 - 2018 | Membro da comissão editorial do livro “Espaces éducatifs plurilingues et multiculturels en milieu scolaire pour les enfants
de la migration”, edited by François Tochon & Nathalie Auger. Deep Education Press.
Avaliador
|
Réseau international d’étude des politiques langagières en éducation (INLEPS), França | |
2017/06 - 2017/06 | Examinador/corretora do exame DELF PRO B2 (diploma oficial emitido pelo Ministério francês da Educação Nacional, para certificar
as competências em francês dos candidatos estrangeiros).
Avaliador
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | Ministère de l'Education Nationale - Alliance française |
2016/11/25 - 2016/11/26 | III Jornadas do LALE - Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento
de práticas de literacia plurilingue. Aveiro, Universidade de Aveiro - PORTUGAL. Jornadas Acreditadas como “Curso de Formação”:
Registo n.º CCPFC/ACC-74907/13. http://jornadaslale.web.ua.pt/.
Avaliador
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | |
2016 - 2016 | Membro da comissão editorial do livro de Atas do 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. Web do
Encontro (http://www.ipvc.pt/ensinar-com-criatividade2016-propostas).
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | |
2015/11/20 - 2015/11/21 | II JORNADAS do LALE - Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Um
enfoque na intercompreensão ". Aveiro, Universidade de Aveiro - PORTUGAL. Jornadas Acreditadas como “Curso de Formação”: Registo
n.º CCPFC/ACC-74907/13. http://jornadaslale.web.ua.pt/.
Avaliador
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2011 - 2016 | Membro da Comissão Científica do ISCRA (Instituto Superior de Ciências Religiosas, Aveiro). Centro Associado do Instituto Internacional de Teologia à Distância e Extensão do Instituto Superior de Ciencias Religiosas da UESD – Secção à Distância, Madrid. Membro da comissão de apreciação das equivalências; Apreciação dos programas de atividades; Revisão das UCs e programas da licenciatura. | |
2012 - 2012 | Membro da Comissão de Avaliação e Certificação Prévia à adoção dos manuais escolares da disciplina de Língua Estrangeira II (Francês) do 7º ano de escolaridade, Planète, das autoras Fernanda Salvado e Maria do Céu Vieira Lopes (2012), com o ISBN 978-972-770-871-0, da Plátano Editora. (Despacho nº 16701/2011, de 30 de Novembro de 2011, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 236, de 12 de Dezembro de 2011). | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/10 - 2024/07 | Estágio profissional | Mestrado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário (Master) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, Angola |
2023/09 - 2024/07 | Projetos de Intervenção Educacional | Licenciatura Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Educação Plurilingue e Intercultural | Licenciatura de Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Oficinas de materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa | Mestrado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário. (Master) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, Angola |
2022/09 - 2023/07 | Projetos de Intervenção Educacional | Licenciatura de Ensino Básico (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/09 - 2023/07 | Seminário de Dissertação | Mestrado em Educação e Formação. (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/09 - 2023/07 | Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I | Mestrado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário (Master) | Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, Angola |
2021/09 - 2022/07 | Projetos de Intervenção Educacional III | Licenciatura Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/09 - 2021/07 | Prática Pedagógica Supervisionada B1 e B2 | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/09 - 2021/07 | Seminário de Orientação Educacional | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/09 - 2021/07 | Seminário de Dissertação | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | Projetos de Intervenção Educacional III | Licenciatura de Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019/02 - 2019/07 | Seminário de Orientação Educacional B2 | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | |
2018/09 - 2019/02 | Sistemas Mecatrónicos e de Produção | Ctesp (Curso Técnico Superior Profissional) | Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal |
2015/10/01 - 2016/08/31 | Didática do Português | Mestrado Pré-Escolar 1º ano (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2015/10 - 2016/08 | Intervenção em creche | Ctesp (Curso de Especialização Tecnológica) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2015/10 - 2016/08 | Prática de Ensino Supervisionada I | Mestrado Pré-Escolar 1º ano (Mestrado) | |
2015/10 - 2016/08 | Desenvolvimento da aquisição da linguagem na 1ª infância | CTesP, Intervenção em creche (Curso de Especialização Tecnológica) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2014/09 - 2015/07 | Prática Pedagógica Supervisionada B1 e B2 | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | |
2014/09 - 2015/07 | Seminário de Investigação Educacional B1 e B2 | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/09 - 2015/07 | Seminário de Dissertação | Mestrado em Didática. (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Seminário de Investigação em Didática de Línguas I e II | Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de Língua estrangeira (Alemão/Espanhol/Francês) nos Ensinos Básico e Secundário. (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Prática de Ensino Supervisionada I e II | Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de Língua estrangeira (Alemão/Espanhol/Francês) nos Ensinos Básico e Secundário. (Mestrado) | |
2013/09 - 2014/07 | Prática de Ensino Supervisionada B1 e B2 | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2011/06/06 - 2011/06/24 | Português Língua Não Materna. Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa para professores e estudantes de GOA | Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa para professores e estudantes de GOA (Outros) | |
1990/07 - 1990/08 | Français langue étrangère | École Libre d’Enseignement Supérieur- France Langue |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/03/11 - 2020/03/11 | Programa da Manhã. Educação à Escuta, Rádio Terra Nova. | Kamishibai plurilingue |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro do bureau da Associação EDiLiC (Education et Diversité Linguistique et Culturelle). Função: Tesoureira. | |
2018 - Atual | KAMILALA - Réseau international d’acteurs de l’éducation réunis par une perspective commune, faire de la diversité linguistique et culturelle une richesse à valoriser. | |
2016 - Atual | RESMI - Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural | |
2015 - Atual | Membro da Associação: Educação para a diversidade linguística e cultural – EduDiLC - Secção Transfronteiriça Portugal-Galiza da Associação EDiLiC (Education et Diversité Linguistique et Culturelle). Função Tesoureira. |
Distinções
Outra distinção
2016 | Bolsa de Pós-Doutoramento |
2013 | Bolsa de Pós-Doutoramento |
2006 | Bolsa de Doutoramento |