???global.info.a_carregar???
Alexandre Henrique de Sousa Diniz é professor universitário e músico profissional com mais de duas décadas de experiência. Actualmente, exerce funções como Professor Auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa, tendo a seu cargo turmas de Piano, Harmonia e Classe de Conjunto na Licenciatura em Jazz e Música Moderna, bem como disciplinas do Mestrado em Musicoterapia. Concluiu o Doutoramento em Música e Musicologia em 2019 pela Universidade de Évora, Instituto de Investigação e Formação Avançada, o Mestrado em Música em 2015 pelo Universidade de Évora, Escola de Artes, e a Licenciatura em Jazz em 2007 pelo Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. O seu percurso académico e profissional envolve a prática performativa, a composição e a investigação científica. Atua na área de Humanidades com ênfase em Artes. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Jazz; Modal; Harmonia; Composição; Pedagogia; Harmony; Composition; Pedagogy; Repertório; Pop-Rock; Standards; Piano-Jazz; Musicologia; Etnomusicologia; Estudos Artísticos; Música em Portugal; Estudos de Jazz; Estudos de Performance; Ensino da Música; Teoria e Análise Musical; Música Popular; Interpretação. Ao longo da sua carreira como músico profissional, colaborou com prestigiados músicos do panorama jazzístico e da música popular portuguesa, incluindo Rui Veloso, Paulo Gonzo, Janita Salomé, Ala dos Namorados, e Mafalda Veiga, tendo também composto e produzido música original para teatro, cinema e televisão. Além disso, tem experiência como arranjador, com contribuições para grandes formações como a Big Band da ESMAE, ou em contextos de produção musical em estúdios de gravação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandre Henrique de Sousa Diniz

Nomes de citação

  • Diniz, Alexandre

Identificadores de autor

Ciência ID
CF18-450B-67D5
ORCID iD
0000-0003-3786-3304

Endereços de correio eletrónico

  • info@alexandrediniz.com (Profissional)
  • alexdinix@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2019/04/03
Concluído
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Musicologia
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Os Novos Standards: pianistas de jazz e o repertório pop-rock" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2012 - 2015/02/20
Concluído
Música (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Interpretação
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
"Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz - abordagem analítica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2003 - 2007
Concluído
Jazz (Licenciatura)
Especialização em Piano - Jazz
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - Atual Músico Instrumentista, Compositor e Produtor Musical Musico Profissional Freelancer, Portugal
2012 - 2020/07/31 Professor de Piano, Formação Musical, Harmonia e Treino Auditivo Improviso - Academia de Música, Portugal
2014 - 2018 Professor de Piano Musicentro - Colégio dos Salesianos, Portugal
2011 - 2012 Docente e Membro da Direcção Pedagógica Curso de Jazz - JammLX, Portugal
ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2008 - 2011 Professor de Piano Escola Jb Jazz, Portugal
2010 - 2010 Professor de Música - Ensino Articulado de Música Academia Musical dos Amigos das Crianças, Portugal
Escola Preparatória Manuel da Maia, Portugal
2005 - 2010 Professor de Piano-Jazz, Combo, Treino Auditivo, Teoria e Harmonia do Jazz Academia de Amadores de Música, Portugal
2002 - 2005 Professor de Piano e Práticas de Teclado Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
1996 - 1996 Professor de Piano Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Diniz, Alexandre; Pinheiro, Ricardo. Autor correspondente: Pinheiro, Ricardo. "Brad Mehldau, jazz and the pop-rock repertoire: highbrow and lowbrow". International Review of the Aesthetics and Sociology of Music 53 2 (2022): 455-488. https://www.jstor.org/stable/48708364.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Pinheiro, Ricardo F.; Diniz, Alexandre. "(De)Constructing Jazz through its performers, repertoire, and musical process: a comparison between Herbie Hancock’s boundary-defying albums Possibilities and River: The Joni Letters". Jazz-hitz 2 (2019): 49-64. http://jazz-hitz.musikene.eus/index.php/jazz-hitz/article/view/40.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Diniz, Alexandre. "Desafiando as fronteiras de estilo: músicos de jazz e as suas adaptações de canções pop-rock.". In ???, editado por Massimo Cavalli; Ricardo Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições Lusíada, 2025.
    No prelo
  2. Diniz, Alexandre. "Undercovers: Maria João & Mário Laginha disfarçados de músicos pop-rock.". In ???, editado por Massimo Cavalli; Ricardo Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições Lusíada, 2025.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Diniz, Alexandre Henrique de Sousa. "Os novos standards: pianistas de jazz e o repertório pop-rock". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25531.
  2. Diniz, Alexandre Henrique de Sousa. "Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/14579.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015/11/14 Painel - Discutir o cânone do jazz: H. Hancock Possibilities e River: The Joni Letters. V Encontro Nacional de Investigação de Música - ENIM 2015
Universidade de Évora e Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/13 Aspetos da harmonia idiomática de Antônio Carlos Jobim: Uma abordagem a partir dos processos de cifragem
Vogal
Celso Ribeiro Bastos Filho (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Distinções

Prémio

2007 Prémio Eng. António de Almeida
Fundação Eng. António de Almeida, Portugal