???global.info.a_carregar???
Maria Inês da Silva Teixeira holds a PhD in Sports Sciences at the Faculty of Sport - University of Porto. She is an Invited Adjunct Teacher at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto (UTC of Educational Sciences) and is a Collaborating Researcher at the Centre for Research and Innovation in Education (inED). Author of several scientific publications, has presented several communications at national and international congresses. She has participated in the public discussion of Projects/Dissertations, as an examiner or as a supervisor, and has eleven years of experience in Pedagogical Internship Supervision (Pre-Bologna) and Professional Internship (Post-Bologna). She was part of a research team at the Centre for Research, Training, Innovation, Intervention in Sport (CIFI2D/FADE/UP), in the FCT Project "The role of the professional internship in the (re)construction of professional identity in the context of physical education" (PTDC/DES/115922/2009).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Inês Silva Teixeira

Nomes de citação

  • Teixeira, Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
CD14-D3F4-9A4A
ORCID iD
0000-0002-8238-1243

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2011 - 2015
Concluído
Ciências do Desporto - Desporto, Educação e Cultura (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"A (re)construção da identidade profissional do estagiário de educação física em comunidade de prática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção
2007 - 2009
Concluído
Ciências do Desporto - Desporto para Crianças e Jovens (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O contributo do estágio pedagógico para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes de Educação Física: a perspectiva do estagiário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2006 - 2007
Concluído
Curso de Formação Especializada em Organização e Desenvolvimento Curricular (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09/01 - 2018/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2025/06/30 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO EXEQUÍVEL AO DESEJÁVEL
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Duarte, Pedro; Diogo, Vera; Teixeira, Inês; Diogo, Fernando. "A gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escola". (2021): http://hdl.handle.net/10400.22/19746.
    10.48528/etpt-5b57
  2. Diogo, Vera ; Diogo, Fernando; Teixeira, Inês. "Perspetivas de liderança no «sistema concreto de ação» de escolas públicas no distrito do Porto". Sensos-e, Revista Multimédia de Investigação em Educação VII 2 (2020): 40-49.
    Publicado
  3. Diogo, Vera; Diogo, Fernando; Teixeira, Inês; Duarte, Pedro. "Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/22701.
  4. Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Amândio Graça; Paula Batista. "Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada". Sociologia, Revista da FLUP XXXII 2 (2016): 125-145.
    Publicado • 10.21747/0872-3419/soc32a6
  5. Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça. "A Identidade do professor de Educação Física: um processo simultaneamente biográfico e relacional". Revista Movimento 22 2 (2016): 523-538.
    Publicado
  6. Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça. "A identidade do professor: desafios colocados pela globalização". Revista Brasileira de Educação 21 65 (2016): 371-390.
    Publicado
  7. Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça. "Professional Identity in Analysis: A Systematic Review of the Literature". The Open Sports Sciences Journal 7 2 (2014): 83-97.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Teixeira, Inês. Autor correspondente: Teixeira, Inês. "Os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) como elemento central da Autonomia e Flexibilidade Curricular". In Autonomia e Flexibilidade Curricular, 34-49. Marco de Canaveses, Portugal: Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães, 2021.
    Publicado
  2. Inês Teixeira; Natália Ferreira; Carlos Santos; Miguel Viveiros; Natália Soares; Odete Silva; Olga Costa; Luísa Pereira. "Flexibilidade - um exemplo no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3". In Autonomia, flexibilidade e gestão curricular: relatos de práticas, 119-125. Lisboa, Portugal: Leya Educação, 2018.
    Publicado
  3. Teixeira, Inês; Diogo, Fernando; Duarte, Pedro. Autor correspondente: Teixeira, Inês. "Gestão Curricular como Prestação de Serviço Educativo". In Política e Gestão da Educação Ibero-Americana: Tendências e Desafios, 104-116. Lisboa, Portugal: Fórum Português de Administração Educacional - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Inês Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça. "A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática". In O Tempo dos Professores, 71-87. Porto, Portugal: CIIE - FPCEUP, 2017.
    Publicado
  5. Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça. "Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de Educação Física". In O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física, 181-207. Porto, Portugal: FADEUP, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Inês Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça. O papel do estágio na reconstrução da identidade profissional: a perspetiva dos atores. Maurícia, Portugal: Novas Edições Acadêmicas. 2018.
Resumo em conferência
  1. Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça. "The Role of Teacher Training to Professional Identity Development: the Physical Education Pre-Service Teachers' Perspective". Trabalho apresentado em 10th Conference of the European Sociological Association (ESA), Genebra, 2011.
    Publicado
  2. Inês Teixeira; Mariana Cunha; Paula Batista; Amândio Graça; Ana Luísa Pereira. "Reflecting upon Being a Physical Education Teacher: The Visual Methods as a Way to Capture meanings and Thoughts.". Trabalho apresentado em 10th Conference of the European Sociological Association (ESA)., Genebra, 2011.
    Publicado
  3. Inês Teixeira; Mariana Cunha; Paula Batista; Ana Luísa Pereira; Amândio Graça. "The potential of visual methods for capturing the daily life practices of pre-service Portuguese PE teachers". Trabalho apresentado em Second International Visual Methods Conference, Milton Keynes, 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dias, Giselle Alvina da Silva; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira. "Avaliação Das Aprendizagens Em Uma Escola Da Rede Privada No Município De São Luis-Maranhão". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10012.
  2. Camarinha, Filipe Miguel Jesus; Cardoso, Maria Inês da Silva Teixeira. "Eficácia organizacional numa instituição do terceiro setor". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10468.
  3. Andrades, Cleber de; Teixeira, Maria Inês Silva. "A Diversidade de conteúdos do ensino da Educação Física no Ensino Médio". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10748.
  4. Carneiro, Alexsander Furtado; Teixeira, Maria Inês Silva. "Repercussões da reformulação do Curso de Engenharia Mecânica - IFSul Câmpus Passo Fundo na Comunidade Acadêmica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11014.
  5. Santos, Angela Maria de Sousa Brito dos; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira. "O Projeto político pedagógico: instrumento de reflexão e participação democrática numa escola do município de Santana do Araguaia/PA". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9509.
  6. Souza, Joseane Linhares; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira. "A gestão escolar e suas práticas de prevenção e mediação da violência verbal dos estudantes em sala de aula". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9507.
  7. Albuquerque, Mirian de Sousa Carvalho; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira. "A gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas de educação básica do Município de Grajaú-Maranhão: um estudo de caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9891.
  8. Fontoura, Haroldo Macedo; Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira. "Gestão da qualidade em escolas da rede privada: uma comparação entre escolas com e sem sistema de qualidade baseado nas normas ISO 9001/2008". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9887.
  9. Faculdade de Desporto. "A (Re)Construção da Identidade Profissional do Estagiário de Educação Física em Comunidade de Prática.". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10216/79136.