???global.info.a_carregar???
[ENGLISH VERSION]. PhD (2008) and Master (2003) in Anthropology by PPGSA - IFCS / UFRJ. Adjunct Professor of the Graduate Program in Communication at PUC-Rio, she focuses her research on studies of youth cultures and their media representations, especially in advertising. Her work also seeks to reflect on the relationships between the notions of youth, subcultures and material culture. Cláudia Pereira had a project selected in 2015 for the Scholarship of the Young Scientist Program of Our State, from FAPERJ. Leader of the JuX Research Group, "Carioca youths, their cultures and media representations" (2015). She coordinated the WG Consumption and Communication Processes, from Compós - National Meeting of Postgraduate Programs in Communication, between 2016 and 2018. She coordinated the Post-Graduation Program in Communication of PUC-Rio between 2015 and 2018. From August 2018 until January 2019, she remained as Visiting Researcher at the ICS - Institute of Social Sciences of the University of Lisbon, under the supervision of the sociologist José Machado Pais. Published 21 articles in specialized magazines. She is the author and / or co-author of 11 book chapters and 3 books. Organized 9 events. Participated as invited conferencist/lecturer in 7 events. She supervised 12 PhD theses and mentored 11 master's dissertations and co-chaired 2. Guided at least 20 undergraduate / bachelors degree completion papers. In his professional activities, she interacted with at least 12 collaborators in co-authoring of scientific works. In its Science Vitae curriculum the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural production are: Youth; Youth cultures; Subcultures; Social representations; Material culture; Consumption; Materialities; Advertising; Media representations; Migration; City; Skateboarding; Rio de Janeiro. [VERSÃO EM PORTUGUÊS]. Doutora (2008) e Mestre (2003) em Antropologia pelo PPGSA - IFCS/UFRJ. Professora Ajdunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, concentra suas pesquisas nos estudos das culturas juvenis e de suas representações midiáticas, especialmente na publicidade. Busca também refletir sobre as relações entre as noções de juventude, subculturas e cultura material. Teve projeto selecionado em 2015 para a Bolsa do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa JuX, "Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas" (2015). Coordenou o GT Consumos e Processos de Comunicação, da Compós - Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, entre 2016 e 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio entre 2015 e 2018. De Agosto de 2018 até Janeiro de 2019, permaneceu como Investigadora Visitante no ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do sociólogo Professor Dr. José Machado Pais. Publicou 21 artigos em revistas especializadas. É autora e/ou co-autora de 11 capítulos de livros e 3 livros. Organizou 9 eventos. Participou como convidada em 7 eventos. Orientou 12 teses de doutoramento. Orientou 11 dissertações de mestrado e coorientou 2. Orientou pelo menos 20 trabalhos de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Nas suas atividades profissionais, interagiu com pelo menos 12 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Juventude; Culturas juvenis; Subculturas; Representações sociais ; Cultura material; Consumo; Materialidades; Publicidade; Representações midiáticas; Migração; Cidade; Skateboarding; Rio de Janeiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia da Silva Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Cláudia

Identificadores de autor

Ciência ID
CA1F-9678-844F
ORCID iD
0000-0002-5382-130X

Telefones

Telemóvel
  • 927677085 (Pessoal)
  • (+5521) 992110144 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Domingos Ferreira, 46, apartamento 501, 22050012, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/08/01 - 2019/01/26
Concluído
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Pós-doutoramento)
Especialização em Sociologia e Antropologia
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2004/03/01 - 2008/02/28
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA (Doutoramento)
Especialização em Antropologia
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
"Gisele da favela: uma análise antropológica sobre a carreira de modelo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001/03/01 - 2003/02/28
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA (Mestrado)
Especialização em Antropologia
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
"Patricinhas da Zona Sul: um estudo sobre adolescência nas camadas médias cariocas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1984/08/01 - 1988/08/01
Concluído
Comunicação Social (Bacharelato)
Especialização em Publicidade
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/08/06 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10 - 2018/11 50 anos de juventude na publicidade brasileira: representações sociais em anúncios, dos anos 1960 até 2010
202.778/2015
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Outro

Designação Financiadores
2015/03/01 - Atual Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas
Outra
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2018/08/01 - 2019/01/26 Culturas juvenis e migração: uma perspectiva comparada entre Rio de Janeiro e Lisboa
000
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Cláudia; Azevedo, Marcella. "Trilhas do skate: uma cidade no flow". Trabalho apresentado em Intercom – 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville, 2018.
    Publicado
  2. Pereira, Cláudia. "Carioca youths, their cultures and media representations: searching for roads to a research". Trabalho apresentado em Kismif International Conference, Porto, 2016.
    Publicado
  3. Pereira, Cláudia; Beleza, Joana. "Sexo, drogas e cultura material: os bens como mobília da subcultura". Trabalho apresentado em Comunicon 2016, São Paulo, 2016.
    Publicado
  4. Pereira, Cláudia. "Da fanzine à magazine: Uma análise das representações do punk pela publicidade". 2015.
  5. Pereira, Cláudia; Siciliano, Tatiana; Rocha, Everardo. "Consumo de experiência e “experiência de consumo”: Uma discussão conceitual". Trabalho apresentado em Comunicon 2015, São Paulo, 2015.
    Publicado
  6. Pereira, Cláudia. "Punk representations in advertising: impurity, stigma, deviance". Trabalho apresentado em Kismif - Keep it Simple, Make it Fast 2015, Porto, 2015.
    Publicado
  7. Pereira, Cláudia; Rocha, Everardo. "Retratos do Outro: transgressão, desvio e perigo nas representações publicitárias". Trabalho apresentado em XXIV Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, 2015.
    Publicado
  8. Pereira, Cláudia. "Celebridades do Passinho: mídia, visibilidade e reconhecimento dos jovens da periferia". 2014.
  9. Pereira, Cláudia; Azevedo, Marcella; Maia, Aline. "Celebridades do Passinho: mídia, visibilidade e reconhecimento dos jovens da periferia". Trabalho apresentado em XIV Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, Foz do Iguaçu, 2014.
    Publicado
  10. Pereira, Cláudia. "Pensando as representações sociais na publicidade: notas teóricas para uma prática de pesquisa". Trabalho apresentado em V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores e Publicidade e Propaganda, São Paulo, 2014.
    Publicado
  11. Pereira, Cláudia; Beleza, Joana. "Sobre a (Não-)Neutralidade do Livro: Cultura Material, Teoria Antropológica do Consumo e os Usos Sociais dos Bens". Trabalho apresentado em Comunicon 2014, São Paulo, 2014.
    Publicado
  12. Pereira, Cláudia; Barros, Carla. "Cariocas não gostam de dias nublados: comunicação, consumo e lifestyle no discurso da FARM". Trabalho apresentado em IX Seminário Internacional Imagens da Cultura, Cultura das imagens, São Paulo, 2013.
    Publicado
  13. Pereira, Cláudia; Rocha, Everardo; Aucar, Bruna. "Os anúncios nas Revistas Ilustradas: imaginário e valores brasileiros no início do século XX". Trabalho apresentado em 9º Encontro Nacional de História da Mìdia, Ouro Preto, 2013.
  14. Pereira, Cláudia; Barros, Carla. "Cariocas não gostam de dias nublados: comunicação, consumo e lifestyle no consumo da Farm". Trabalho apresentado em XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Fortaleza, 2012.
    Publicado
  15. Pereira, Cláudia. "Na página ímpar, os jovens: Representações Sociais da Juventude na Publicidade de 1967 e 1968". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, São Paulo, 2012.
    Publicado
  16. Pereira, Cláudia; Rocha, Everardo. "Os paradoxos, a magia e a razão prática: aproximações possíveis entre Antropologia, Comunicação e mercado". Trabalho apresentado em XXI Compós, Juiz de Fora, 2012.
  17. Pereira, Cláudia; França, Andréa. "Se oriente, rapaz: as marcas Shell e Esso na publicidade impressa e no documentário na televisão dos anos 1960 e 1970". Trabalho apresentado em XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Fortaleza, 2012.
    Publicado
  18. Pereira, Cláudia. "Dar-receber-compartilhar: um ensaio sobre comunicação, sociabilidade e consumo entre os jovens na cultura contemporânea". Trabalho apresentado em ComuniCON - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, São Paulo, 2011.
  19. Pereira, Cláudia; Rocha, Everardo. "De perto e de longe ... notas sobre antropologia, publicidade e consumo". Trabalho apresentado em II Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade, São Paulo, 2011.
  20. Pereira, Cláudia; Rocha, Everardo. "We all want to be young: comunicação, representações da juventude e pesquisa de tendências". Trabalho apresentado em Compós 2011 - XX Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Porto Alegre, 2011.
  21. Pereira, Cláudia. "A juventude e os gadgets: um estudo sobre sociabilidade, consumo e comunicação". Trabalho apresentado em Jubra - IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, Belo Horizonte, 2010.
    Publicado
  22. Pereira, Cláudia; Rocha, Everardo; Balthazar, Ana. "Tempo livre é tempo útil: gadgets, entretenimento e juventude". Trabalho apresentado em XIX Compós - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Rio de Janeiro, 2010.
  23. Pereira, Cláudia. "O conceito de “juventude” na Publicidade: modernidade, felicidade, sociabilidade, amizade e liberdade". Trabalho apresentado em Intercom 2009, Curitiba, 2009.
  24. Pereira, Cláudia. "Paradoxos da mídia: o mundo da moda, do luxo e do lixo". Trabalho apresentado em Compós 2009, Belo Horizonte, 2009.
    Publicado
  25. Pereira, Cláudia. "Construindo a feminilidade na cultura da magreza: um estudo sobre corporalidade, adolescência e anorexia". Trabalho apresentado em 25ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, Goiânia, 2006.
    Publicado
  26. Pereira, Cláudia. "Um corpo em construção - a adolescência nas páginas da Revista Capricho". Trabalho apresentado em XII Congresso Brasileiro de Sociologia, Belo Horizonte, 2005.
    Publicado
  27. Pereira, Cláudia. "Corpo e Sociabilidade na Adolescência: Construindo Identidades, Marcando Fronteiras". Trabalho apresentado em Jubra - Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, Rio de Janeiro, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Cláudia; Beleza, Joana; Müller, Juliana. "Museus, pessoas e coisas: os vínculos na materialidade da vida social contemporânea". Anais do Museu Paulista História e Cultura Material (2019):
    Aceite para publicação
  2. Pereira, Cláudia. "Sujeito, mídia e consumo de experiência nas celebridades juvenis". Comunicação, Mídia e Consumo (2018): http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1504.
    10.18568/cmc.v15i42.1504
  3. Pereira, Cláudia. "Juventude como conceito estratégico para a publicidade". Comunicação Mídia e Consumo 7 18 (2016):
    Publicado • 10.5585/iptec.v4i2.60
  4. Pereira, Cláudia Da Silva. "Ainda somos os mesmos? Representações midiáticas da juventude em movimentos sociais, ontem e hoje". Revista FAMECOS 23 3 (2016): 22285. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22285.
    10.15448/1980-3729.2016.3.22285
  5. Pereira, Cláudia. "Da fanzine à magazine". Comunicação, Mídia e Consumo (2016): http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1055.
    10.18568/1983-7070.133776-97
  6. Pereira, Cláudia. "Despertando para a cultura material: representações midiáticas do café e do chocolate na publicidade". E-Compós (2016): http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1286.
    https://doi.org/10.30962/ec.v20i1.1286
  7. Pereira, Cláudia. "Retratos do outro". Contracampo (2016): http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/787/pdf.
    10.20505/contracampo.v35i1.787
  8. Pereira, Cláudia. "“Consumo de experiência” e “experiência de consumo”". Logos (2015): http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/19523.
  9. Pereira, C.S.; Penalva, G.A.. "Not all want to be madonna: Social representations of the carioca woman over 50 years of age,Nem todas querem ser Madonna: Representações sociais da mulher carioca, de 50 anos ou mais". Revista Estudos Feministas 22 1 (2014): 173-193. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901376651&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-026X2014000100010
  10. Pereira, Cláudia. "Na página ímpar, os jovens de 68". Revista Galáxia (2014): http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/14772/15751.
    10.1590/1982-25542014214772
  11. Pereira, Cláudia. "Do convencer ao interagir". E-Compós (2014): http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/1036/798.
    10.30962/ec.v17i3.1036
  12. Pereira, Cláudia; Barros, Carla. "Cariocas não gostam de dias nublados: comunicação, consumo e lifestyle no discurso da FARM". Revista FAMECOS 19 3 (2013): 839. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12904.
    Publicado • 10.15448/1980-3729.2012.3.12904
  13. França, Andréa; Pereira, Cláudia. "Super-heróis, intrépidos, caretas: cultura jovem na publicidade e no documentário das marcas Shell e Esso nos anos 60 e 70". Significação: Revista de Cultura Audiovisual 39 38 (2012): 172. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71144.
    10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71144
  14. Pereira, Cláudia. "No quarto, na mochila, em todo lugar: os significados do consumo de tecnologia e do luxo entre os jovens". Redige 1 1 (2010): 273-285. http://www.cetiqt.senai.br/ead/redige/index.php/redige/article/view/41/129.
    Publicado
  15. Pereira, Cláudia Da Silva. "Representações do mundo da moda na mídia: do luxo ao lixo". Revista FAMECOS 16 40 (2009): 97. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6324.
    Publicado • 10.15448/1980-3729.2009.40.6324
  16. Rocha, Heber Silveira. "Tempos de juventude: ontem e hoje, as representações do jovem na publicidade e no cinema". Alceu 10 19 (2009):
    Publicado
  17. Pereira, Cláudia da Silva. "Os wannabees e suas tribos: adolescência e distinção na Internet". Revista Estudos Feministas 15 2 (2007): 357-382. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2007000200005.
    10.1590/s0104-026x2007000200005
  18. Da Silva Pereira, Cláudia. "Ser e Parecer “Patricinha”: família, amigos e identidade na adolescência". Revista entreideias: educação, cultura e sociedade 8 7 (2007): http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2797.
    10.9771/2317-1219rf.v8i7.2797
  19. Pereira, C. da S.. "Os wannabees e suas tribos: Adolescência e distinção na Internet". Revista Estudos Feministas 15 2 (2007): 357-382. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-37249052243&partnerID=MN8TOARS.
  20. Pereira, Cláudia. "Adolescente, feminino, plural: um corpo em construção". Gênero 4 (2004): 151.
    Publicado
  21. Pereira, Cláudia. "Imagine yourself set down ... in front of your PC". Avá (Posadas) 6 (2004): 129-143.
    Publicado
  22. Pereira, Cláudia. "A adolescência por trás da mídia: analisando Capricho e Friends". Psicologia Clínica 15 2 (2003): 147-163. http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=ADOLEC&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=453646&indexSearch=ID.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pereira, Cláudia. "Apresentação para uma velha conhecida: a juventude". Brasil, 2017.
  2. Pereira, Cláudia. "Celebrities of the Passinho". In Media, visibility and recognition of youngsters from poor neighbourhoods. Portugal, 2016.
  3. Pereira, Cláudia. "Celebridades do Passinho". In mídia, visibilidade e reconhecimento dos jovens da periferia. Brasil, 2015.
  4. Pereira, Cláudia. "As amigas da Ana: auto-identidade e controle social na internet". Brasil, 2014.
  5. Pereira, Cláudia. "Cariocas não gostam de dias nublados: comunicação, consumo e lifestyle no discurso da FARM". Brasil, 2014.
  6. Pereira, Cláudia; Penalva, Germano. "Mulher-Madonna e outras mulheres: um estudo antropológico sobre a juventude aos 50 anos". In Corpo, envelhecimento e felicidade, editado por Mirian Goldenberg, 133-158. Rio de Janeiro, Brasil: Civilização Brasileira, 2011.
    Publicado
  7. Pereira, Cláudia; Everardo Rocha. "Sociabilidade e novas tecnologias: os significados do consumo entre os jovens". In Comunicação, cultura e juventude, 381-402. São Paulo, Brasil: Intercom, 2010.
    Publicado
  8. Pereira, Cláudia. "Construindo a feminilidade na cultura da magreza: um estudo sobre corporalidade, adolescência e anorexia". In Universo do corpo: feminilidades e masculinidades, editado por Erik Pereira; Elaine Romero, 165-189. Rio de Janeiro, Brasil: Shape, 2008.
    Publicado
  9. Pereira, Cláudia. "A beleza das modelos e o capital-corpo". In O tempo da beleza, editado por Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos, 200-227. Rio de Janeiro, Brasil: Senac, 2008.
    Publicado
  10. Pereira, Cláudia. "Jeito de patricinha, roupa de patricinha". In O corpo como capital, editado por Mirian Goldenberg, 57-71. Barueri, Brasil: Estação das Letras e Cores Editora, 2007.
    Publicado
  11. Pereira, Cláudia; Rocha, Everardo; Barros, Carla. "Fronteiras e limites: espaços contemporâneos da pesquisa etnográfica". In Pós-modernidade e etnografia nas organizações, editado por Neusa Rolita Cavedon; Jorge Francisco Bertinetti Lengler. Santa Cruz do Sul, Brasil: Edunisc, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pereira, Cláudia. Brazilian youth: global trends, local perspectives. Londres, Reino Unido: Routledge. 2019.
    Aceite para publicação • Editor
  2. Pereira, Cláudia. Cultura material nas (sub)culturas juvenis. Brasil. 2018.
  3. Pereira, Cláudia. Culturas, consumos e representações midiáticas da juventude. Curitiba, Brasil: Appris Editora. 2017.
    Publicado • Editor
  4. Pereira, Cláudia. Cultura e experiência midiática. Brasil. 2014.
  5. Pereira, Cláudia. Cultura e imaginação publicitária. Rio de Janeiro, Brasil: Mauad X. 2014.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Pereira, Cláudia. Planejamento de comunicação: conceitos, práticas e perspectivas. Curitiba, Brasil: Intersaberes. 2017.
    Publicado
  2. Pereira, Cláudia; Everardo Rocha. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Lisboa, Portugal: Minerva & Coimbra. 2012.
    Publicado
  3. Pereira, Cláudia. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Rio de Janeiro, Brasil: Mauad. 2009.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Novos espaços e lugares de subjetividade das juventudes VI Seminário Internacional - Sociologia
PUC-Rio - Departamento de Sociologia (Rio de Janeiro, Brasil)
2016 Mapping youth (sub)cultures in Rio and their representations in the media Rio/London: A Tale of Two (Postcolonial) Cities
King´s College London (Londres, Reino Unido)
2016 Carioca youths, their cultures and media representations: searching for roads to a research Kismif International Conference 2016
Faculdade de Letras - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016 Sexo, drogas e cultura material: os bens como mobília da subcultura Comunicon 2016
Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo (São Paulo, Brasil)
2015 Punk representations in advertising: impurity, stigma, deviance. Kismif International Conference 2015
Universidade do Porto - Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2015 Publicidade, Representações e Consumo VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores e Publicidade e Propaganda
ECA-USP (São Paulo, Brasil)
2014 Pensando as repreentações sociais na publicidade: notas teóricas para uma prática de pesquisa PROPESQ 2014 - V Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
ECA-USP (São Paulo, Brasil)
2014 Mídias, cidade e juventude V Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
2013 Os anúncios nas Revistas Ilustradas: imaginário e valores brasileiros no início do século XX Encontro Nacional de História da Mìdia
Alcar (Ouro Preto, Brasil)
2013 Consumo, Publicidade e Imaginário IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
ECA - USP (São Paulo)
2013 Cariocas não gostam de dias nublados: comunicação, consumo e lifestyle no discurso da FARM IX Seminário Internacional Imagens da Cultura, Cultura das Imagens
ECA-USP (São Paulo, Brasil)
2013 A Juventude na Publicidade dos anos 60 e 70 Grupo de Pesquisa Atos - Comunicação e Consumo: estudos de recepção e ética
ESPM-SP (São Paulo, Brasil)
2012 Os paradoxos, a magia e a razão prática: aproximações possíveis entre Antropologia, Comunicação e mercado XXI COMPÓS
Compós - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Juiz de Fora, Brasil)
2012 Diálogos entre antropologia e publicidade III Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
ECA - USP (São Paulo, Brasil)
2012 Os paradoxos, a magia e a razão prática: aproximações possíveis entre Antropologia, Comunicação e mercado XXI Compós
UFJF (Juiz de Fora, Brasil)
2012 Se oriente, rapaz: as marcas Shell e Esso na publicidade impressa e no documentário na televisão dos anos 1960 e 1970 Intercom 2012
UFC - Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2012 Cariocas não gostam de dias nublados: comunicação, consumo e lifestyle no consumo da Farm Intercom 2012
UFC - Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2011 We all want to be young: comunicação, representações da juventude e pesquisa de tendências Compós 2011 - XX Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação
Compós (Porto Alegre, Brasil)
2011 De perto e de longe ... notas sobre antropologia, publicidade e consumo II ProPesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
ECA-USP (São Paulo, Brasil)
2011 Dar-receber-compartilhar: um ensaio sobre comunicação, sociabilidade e consumo entre os jovens na cultura contemporânea Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo
ESPM-SP (São Paulo, Brasil)
2010 Tempo livre é tempo útil: gadgets, entretenimento e juventude XIX Compós - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
Compós (Rio de Janeiro)
2010 A juventude e os gadgets: um estudo sobre sociabilidade, consumo e comunicação IV Jubra - Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira
NIPIAC (Belo Horizonte, Brasil)
2010 Sociabilidade e novas tecnologias: os significados do consumo entre os jovens Intercom - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
UCS - Caxias do Sul (Caxias do Sul, Brasil)
2010 Mulher-madonna e outras mulheres: um estudo antropológico sobre a juventude aos 50 anos. Seminário Internacional Corpo, Envelhecimento e Felicidade
IFCS - UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2009 Paradoxos da mídia: o mundo da moda, do luxo e do lixo XVIII COMPÓS
PUC-Minas (Belo Horizonte, Brasil)
2006 Construindo a feminilidade na cultura da magreza: um estudo sobre corporalidade, adolescência e anorexia 25ª Reunião Brasileira de Antropologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Goiânia, Brasil)
2005 Um corpo em construção - a adolescência nas páginas da Revista Capricho XII Congresso Brasileiro de Sociologia
SBS (Belo Horizonte, Brasil)
2004 Um estudo sobre adolescentes aspirantes à carreira de modelo profissional VI Jornada de Pesquisadores do CFCH
IFCS - UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2004 Corpo e Sociabilidadade na Adolescência: construindo identidades, marcando fronteiras Jubra - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira
UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual O rock como signo geracional
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018 - Atual Representações midiáticas da ansiedade entre os jovens
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 - Atual Emoção nas mídias digitais
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 - Atual Do Lindy Hop ao Funk Carioca: representações do pânico moral na construção midiática da juventude
Orientador
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 - Atual Representações midiáticas do "novo homem"
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - Atual Corpos tatuados de emoção: comunicanco memórias e representações das cidades e das viagens
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - Atual Juventude e cultura material
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - Atual O livro como objeto de arte: uma perspectiva da cultura material
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - Atual Androginia e publicidade: representações sociais da ambiguidade
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018 - 2018 Vilãs ou mal compreendidas: a representação das bruxas no cinema
Orientador
Comunicação Social - Cinema (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018 - 2018 Representação, Maracanã e o imaginário do torcedor
Orientador
Comunicação Social - Jornalismo (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - 2018 A nova velha juventude: modernidade, mudança social e questões geracionais na representação dos Millennials
Orientador de Elena Cristina Pinto Cruz
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - 2018 Os filhos da revolução, o futuro da nação: um estudo sobre comunicação, música, juventudes e trocas geracionais no Rock in Rio
Orientador de Juliana Müller
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2018 O extraordinário sujeito comum: um estudo sobre inflenciadores, dinâmicas de identidade e práticas publicitárias
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2018 Trajetórias do Eu mochileiro: na estrada de corpo, alma e artefatos
Orientador de Débora de Paula Falco
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 - 2017 Arte urbana e suas transformações: do underground à experiência do consumo
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 - 2017 Shockvertising: qua é o limite da publicidade?
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2017 A It-girls e o quê a mais do luxo: cultura, juventude e mediação
Orientador
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2017 A Educação como bem de consumo: discursos publicitários sobre a universidade e a juventude no Brasil
Orientador de Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2017 Rabisca e publica: juventudes e estratégias de visibilidade social e midiática do passinho carioca ao ativismo de Nova Orleans
Orientador
Comunicação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - 2016 Beleza pura: as representaçõeos da real beleza na Publicidade brasileira
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - 2016 Finstagram: a vida secreta dos jovens
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2016 Periguetes, transgressão e representação: um estudo sobre comunicação, gênero e desvio na cultura contemporânea
Orientador
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2016 Representações do punk na publicidade
Orientador
Comunicação - Publicidade e Propaganda (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2015 The ugly truth: a subversão da beleza feminina nas campanhas da Dove
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2015 Product placement: a insenção da marca em videoclipes do hip hop internacional na última década
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2015 Fala sério, adolescente!: um estudo sobre consumo, celebridades e representações sociais a partir da obra da escritora Thalita Rebouças
Orientador de Marcella Azevedo
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2014 Aumenta o som: a representação da juventude nas músicas dos comerciais das décadas de 1970 e 1980
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2014 Imagens e compartilhamento: a construção da realidade do cotidiano e da identidade do sujeito nas redes sociais
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2014 Representações sociais da subcultura punk na publicidade
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2014 Sonhos dirigidos: um estudo sobre a narrativa publicitária dos automóveis no Brasil
Coorientador de Alexandre Thiago Tibery Lima Maluf
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2014 A vida social do livro: cultura material, consumo e representação
Orientador
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2013 Entre celulares e telemóveis: um estudo comparativo sobre apropriação e usos das tecnologias móveis entre estudantes universitários do Brasil e Portugal
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2013 Representações da juventude em campanhas publicitárias do Rock in Rio
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2013 50 anos de juventude na publicidade brasileira: representações sociais em anúncios, dos anos 60 até 2010.
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2013 Do afetivo ao efetivo: um estudo sobre interatividade e práticas publicitárias
Orientador de Do afetivo ao efetivo: um estudo sobre interatividade e práticas publicitárias
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2013 Ser ou não ser: nova classe média, consumo e comunicação
Coorientador de Natália de Andrade Rocha
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2012 Pensando global, agindo local: um estudo sobre ao caso da Coca-Cola azul de Parintins
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2012 Diesel, o combustível da sinceridade questionável: estratégias visuais dos anúncios da campanha
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2012 50 anos de juventude na publicidade brasileira: representações sociais em anúncios, dos anos 60 até 2010.
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2012 E eles cresceram: um estudo sobre comunicação e as representações da juventude na Turma da Mônica Jovem
Orientador
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2012 Gramática da Amizade: um estudo sobre Comunicação e a construção das emoções nas redes sociais online
Orientador
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2012 Novas telas, novos olhares: audiovisual e inclusão subjetiva na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu
Orientador
Comunicação (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2011 O jovem compartilhador: um estudo sobre comunicação, juventude e pesquisas de tendências
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2011 Patrícia não é patricinha: os 20 anos da expressão
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2011 Compartilhar: um estudo sobre os usos da tecnologia entre os jovens
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganad (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2011 50 anos de juventude na publicidade brasileira: representações sociais em anúncios, dos anos 60 até a contemporaneidade
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2010 O mundo dos publicitários: identidade, trabalho e consumo no imaginário da profissão.
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2010 Jovens: envelheçam!
Orientador
Comunicação Social - Cinema (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 - 2010 Comunicação e Culturas Jovens: um estudo sobre as relações entre a adolescência e os novos meios de comunicação
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 - 2009 O Disk-Jockey como empresa
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 - 2009 Propaganda enganosa e suas consequências: o valor de marca
Orientador
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016 - 2016 Precisamos falar de vocês - Palestra no CEFET/RJ - workshop do grupo de pesquisa JuX (Juventudes Cariocas, suas culturas e representações midiáticas) em escolas secundárias (2016 - 2016)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2016 VII PróPesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - reúne cerca de 150 participantes, durante 4 dias (2016 - 2016)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2015 Encontros com a Professora Ruth Adams do King´s College London - palestra e encontro da professora inglesa com jovens cariocas (2015 - 2015)
Outro
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2013 JVTD é apenas uma palavra - exposição de trabalhos de alunos de graduação sobre juventude, acompanhando a agenda da Jornada Mundial da Juventude (2013 - 2013)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2011 Centenário David Ogilvy - exposição sobre a trajetória do publicitário David Ogilvy, com produção dos alunos do curso de Publicidade (2011 - 2011)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 - 2010 Compós 2010 - Encontro Anual dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 - 2009 Semana de Comunicação - encontro de profissionais de Publicidade com alunos de graduação (2009 - 2009)
Encontro (Coorganizador)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 - 2009 Criança, alma do negócio - o papel da mídia no desenvolvimento dos futoros consumidores (2009 - 2009)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 - 2009 Caçadores de Tendências: Box 1824 - palestra com profissional de pesquisa de mercado (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - Atual Convidada para mesa
Encontro
V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em PUblicidade e Propaganda
2017 - 2017 Convidada para o encerramento do evento
Encontro
I Encontro 'Mobilize-se: Publicidade Social na sua mão'
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2016 - 2016 Coordenação do GT 'That joke isn´t funny anymore': transits and diasporas in songs
Congresso
Kismif International Conference 2016
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 Convidada pelo Grupo de Pequisa em Memória, Comunicação e Consumo (MNEMONON) - A experiência da construção de um conceito para o consumo e outros fazeres acadêmicos para a juventude
Conferência
Grupo de Pequisa em Memória, Comunicação e Consumo (MNEMONON)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2012/10/24 - 2012/10/26 Convidada para Mesa de Abertura
Congresso
5º Coneco - Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação
Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
2012 - 2012 Moderadora do GT Juventude: Consumo, mídia e novas tecnologias
Seminário
Seminário Internacional Brasil Portugal: Jovens, Subjetividades e Novos Horizontes
Faculdade Cândido Mendes, Brasil
2012 - 2012 Convidada para mesa no I Colóquio de Pesquisadores em Publicidade
Encontro
III Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Trajetórias do Eu mochileiro: na estrada de corpo, alma e artefatos
Orientador
Débora de Paula Falco (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018 Os filhos da revolução, o futuro da nação: um estudo sobre comunicação, música, juventudes e trocas geracionais no Rock in Rio
Orientador
Juliana Müller (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018 O extraordinário sujeito comum: um estudo sobre inflenciadores, dinâmicas de identidade e práticas publicitárias
Orientador
Amanda Almeida Antunes (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018 A nova velha juventude: modernidade, mudança social e questões geracionais na representação dos Millennials
Orientador
Elena Cristina Pinto Cruz (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 Rabisca e publica: juventudes e estratégias de visibilidade social e midiática
Orientador
Aline Silva Corrêa Maia Lima (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 Branding sensorial: percepções sensoriais que afetam as identidades das marcas
Arguente
Ana Amélia Erthal (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2017 As It-girls e o quê a mais do luxo: cultura, juventude e mediação
Orientador
Maria Cristina Bravo de Moraes (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017 A Educação como bem de consumo: discursos publicitários sobre a universidade e a juventude no Brasil
Orientador
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 Periguetes, transgressão e representação: um estudo sobre comunicação, gênero e desvio na cultura contemporânea
Orientador
Thaynan Brito Mendes (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016 Consumo de memórias e experiências em cafés paulistanos: cenas culturais em torno do Café Girondino e do Coffee Lab
Arguente
Lucas de Vasconcelos Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2016 A publicidade no Brasil: agências, poderes e modos de trabalho (1914-2014)
Arguente
Bruna Santana Aucar (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na revista Canal Extra
Arguente
Ana Paula Gonçalves de Almeida (Mestrado)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2015 O modo Coca-Cola de ser feliz: ideais de bem viver nas campanhas publicitárias dos anos 1960 e 2000
Arguente
Amanda Volotão (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2015 O corpo na propaganda oficial do governo federal
Arguente
Eduardo Pascottini (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 Fala sério, adolescente!: um estudo sobre consumo, celebridades e representações sociais a partir da obra da escritora Thalita Rebouças
Orientador
Marcella Silva Azevedo (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015 Converso, logo compro: a sociabilidade como instrumento de consumo em rede
Arguente
Tatiana Cioni Couto (Mestrado)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2015 Comunicação e promoções: a eficácia simbólica no consumo contemporêneo
Arguente
Adriana Nogueira Xavier (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 Por saias e causas justas: feminismo, comunicação e consumo na Marcha das Vadias
Arguente
Beatriz Beraldo Batista (Mestrado)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2013 Tradição e inovação: uma análise da popularidade das fanfictions de Harry Potter
Arguente
Camilla Almeida Cruzal da Silva Corval (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2013 Ser ou não ser: nova classe média, consumo e comunicação
Arguente
Natália de Andrade Rocha (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 Muito antes da marca: relações entre a recepção de publicidade e o consumo de alimentos por crianças de classes populares
Arguente
Fernanda Cintra Paula (Mestrado)
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2013 Luxo e Poder: um estudo sobre consumo entre jovens cariocas
Arguente
William de Almeida Corbo (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 A invenção do bem estar: mídia, consumo e a saúde contemporânea
Arguente
Marina de Castro Frid (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 Novas telas, novos olhares: audiovisual e inclusão subjetiva na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu
Orientador
Teresa Fazolo Freire (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 Gramática da Amizade: um estudo sobre Comunicação e a construção das emoções nas redes sociais online.
Orientador
João Vitor Rodrigues Gonçalves (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 E eles cresceram: um estudo sobre comunicação e as representações da juventude na Turma da Mônica Jovem
Orientador
Gabriela de Souza Costa (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012 Caminhos contemporâneos sobre juventudes, consumo e cidadania
Arguente
Sara Esther Dias Zarucki Tabac (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 Rejuvenescer, maquiar-se e perfurmar-se: imagens e representações dos produtos de beleza e de seus fabricantes em anúncios publicitários
Arguente
Amanda Alves Ferreira (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 O dinheiro anunciado: um estudo sobre a publicidade dos serviços bancários no Brasil
Arguente
Bianca Leite Dramali (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 "Jovens há mais tempo": reflexões sobre a imagem do idoso no programa Bonde Alegria
Arguente
Fernanda Carmagnanis (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2011 Jornalismo digital para uma sociedade sustentável: uma análise do Ano Internacional da ONU para a Biodiversidade
Arguente
Camila Pelegrini Motta (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2011 Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea
Arguente
Renata Tomaz (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2011 Beleza e Envelhecimento: a visão de um grupo de dermatologistas sobre seus pacientes e os produtos anti-idade
Arguente
Liana Porto Pereira (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto COPPEAD de Administração, Brasil
2010 Práticas e conflitos no consumo de alimentos naturais: um estudo exploratório
Arguente
Tatiana Marujo Mendes (Mestrado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto COPPEAD de Administração, Brasil
2010 O Brasil na moda: novas representações do consumo e promoção da brasilidade
Arguente
Gláucia Curtinaz Centeno (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 Conflito, negociação e transformação: o designer e o processo de desenvolvimento de produto
Arguente
Guilherme Corrêa Meyer (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009 Posto, logo existo: narrativas de identidade e vigilância distribuída na Web 2.0
Arguente
Leandro de Paula Santos (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2018 Critical Studies in Media Communication (1479-5809) Informa UK (Taylor & Francis)
2016 - 2016 Revista Contracampo (2238-2577) "Pro Reitoria de Pesquisa, Pos Graduacao e Inovacao - UFF"
2014 - 2014 Significação Revista de Cultura Audiovisual (2316-7114) Universidade de Sao Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP
2013 - 2013 Caderno CRH (0103-4979) SciELO
2011 - 2011 BAR - Brazilian Administration Review (1807-7692) ANPAD
2011 - 2011 Comunicação Mídia e Consumo (1983-7070) Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
2009 - 2011 Iara - Revista de Moda, Cultura e Arte (1983-7836) Senac
2010 - 2010 Revista Enfoques (1678-1813) UFRJ

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual A construção social da juventude no contexto da sociedade de consumo Pós-graduação em Comunicação (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2006/08/06 - Atual Pesquisa de Mercado Comunicação Social (Licenciatura) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2018/03 - 2018/07 Teorias das coisas: contribuições para pesquisas da Comunicação Programa de Pós-graduação em Comunicação (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2017/03 - 2017/07 Práticas comunicacionais das culturas juvenis Curso de Pós-graduação em Comunicação (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2016/03 - 2016/07 Teorias e aspectos comunicacionais da cultura material Curso de Pós-graduação em Comunicação (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2015/03 - 2015/07 Subculturas, comunicação e consumo Curso de Pós-graduação em Comunicação (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014/03 - 2014/07 Leitura de Representações Midiáticas - Juventude Curso de Pós-graduação em Comunicação (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2012 Teorias da Cultura de Massa Pós-graduação em Comunicação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Concurso Público para Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Uerj Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2017 - 2017 Prêmio Comunicon 2016 Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2014 - 2014 Concurso de Mestrado - Seleção de novos alunos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2014 Concurso de Doutorado - Seleção de novos alunos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2013 Concurso público para professor adjunto para o Departamento de Comunicação Social Universidade Federal Fluminense, Brasil
2011 - 2011 Prêmio Aberje - 2011 - Membro do Júri - Categorias "Comunicação e Relacionamento" Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Brasil
2011 - 2011 Concurso Público de Professor Assistente do Departamento de Métodos e Áreas Conexas - Setor de Planejamento e Mídia - ECO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2010 - 2010 Prêmio Aberje - 2010 - Membro do Júri - Categorias "Comunicação e Relacionamento" Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Brasil