Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Letícia Gabriela Baptista Martins
Nomes de citação
- Martins, Letícia Gabriela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CA15-4904-0D78
- ORCID iD
- 0000-0002-1529-2830
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2019/09 - 2024/01
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação Matemática
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"A resolução de problemas e a escrita matemática:
Um estudo com alunos do ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom, por unanimidade |
|
2016/10 - 2018
Concluído
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Minho, Portugal
"A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
|
2013/09 - 2016/07/11
Concluído
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/06/03 - 2024/12/02 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
| Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019/10/01 - 2023/11 | A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos de uma turma do ensino secundário
SFRH/BD/147510/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
| 2018/12/01 - 2019/06/30 | SmartEGOV; NORTE-01-0145-FEDER-000037
UMINHO/BI/442/2018
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Resumo em conferência |
|
| Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2023/11 | Dificuldade na resolução de problemas e na comunicação escrita em matemática: Um estudo com alunos do 11.º ano | EIEM 2023
SPIEM (Aveiro, Portugal)
|
| 2023/07 | Como os alunos comunicam por escrito a resolução de um problema matemático? Um estudo com alunos do 11.º ano | SIEM 2023
APM (Barcelos, Portugal)
|
| 2023/07 | Written resolutions of a mathematical problem by 11th grade students | PME 45
(Alicante, Espanha)
|
| 2023/07 | Matemáticas na Raia: Desafiar a turma a resolver problemas (Sessão Prática) | ProfMat
APM (Barcelos, Portugal)
|
| 2023/01 | Como organizar a leitura para a escrita da tese? | Seminário Diálogos em Rede
CIEd (Portugal)
|
| 2022/07 | Comunicação escrita matemática: Análise de resoluções de alunos a problemas matemáticos (Sessão prática) | ProfMat
APM (Setúbal, Portugal)
|
| 2021/11/21 | Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM)
SPIEM (Portugal)
|
| 2021/07/03 | Tipologia de Tarefas nos Manuais Portugueses de Matemática A para 11.º ano | Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM (Portugal)
|
| 2021/07/03 | ProbleMath.Com – Um projeto online de resolução de problemas em grupo | ProfMat 2021
APM (Portugal)
|
| 2021/04/16 | Representações na escrita matemática: análise de resoluções de alunos do 11.º ano | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Portugal)
|
| 2019/11/26 | Intuição na Resolução de Problemas: um desafio a alunos do 12º ano | II CIEMeLP
(Maputo, Moçambique)
|
| 2019/09/04 | Resolução de Problemas VS "Sucesso" Escolar em Matemática | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
(A Coruña, Espanha)
|
| 2019/07/12 | A resolução de problemas e a noção de “bom aluno” | ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
| 2019/07/12 | Antecipar estratégias e dificuldades na resolução de problemas matemáticos (Sessão Prática) | ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
| 2019/07 | A problem-solving experience: The teacher's perspective | CIEAEM71
CIEAEM (Braga, Portugal)
|
| 2019/03/09 | Estratégias e dificuldades na resolução de problemas matemáticos (Sessão Prática) | MinhoMat
Associação de Professores de Matemática (Barcelos, Portugal)
|
| 2018/11/18 | Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Coimbra, Portugal)
|
| 2018/04/04 | Dificuldades dos alunos de uma turma de 11.º ano na resolução de problemas | ProfMat
Associação de Professores de Matemática (Almada, Portugal)
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2018 - Atual | Matemáticas na Raia - concurso anual de resolução de problemas realizado com a colaboração entre a APM e a AGAPEMA, associações
de professores de matemática de Portugal e da Galiza, respetivamente. (2015)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2023 - 2023 | Membro da comissão organizadora do Seminário de Investigação em Educação Matemática "SIEM 2023" (2023/07 - 2023/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2023 - 2023 | Membro da cmomissão organizadora do encontro de professores "ProfMat 2023" (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2018/11 - 2019/07 | Congresso internacional CIEAEM 71 (2019/07/21 - 2019/07/26)
Congresso
|
Universidade do Minho, Portugal |
| 2018 - 2019 | Encontro regional de professores de matemática "MinhoMat2019", realizado em Barcelos, e organizado pelos Núcleos Regionais
de Braga e Viana do Castelo, da Associação de Professores de Matemática (2019/02/23 - 2019/03/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2018/11/09 - 2018/11/10 | Colaboração no encontro de professores "A Matemática nos primeiros anos" (2018/11/09 - 2018/11/10)
Encontro (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
| 2018 - 2018 | Encontro de professores intitulado "Uma manhã com o núcleo...", no qual se assistiu a duas conferências: "Avaliação das/para
as aprendizagens: notas em torno de uma "avaliação flexível"", por André Machado, e "Desenvolvendo argumentação matemática
com recurso a fontes históricas", por Paulo Gil. (2018/09/29 - 2018/09/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2021/07/27 - 2021/07/28 | Escola de Verão 2021, organizada pelas sociedades SEIEM e SPIEM, na qual estiveram reunidos jovens investigadores portugueses
e espanhóis num ambiente de aprendizagem e partilha, tendo como grande objetivo uma submissão futura de comunicações para
a conferência PME.
Oficina (workshop)
|
Escola de Verão 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha |
| 2021/07/11 - 2021/07/18 | Presença online no encontro "14th International Congress on Mathematical Education", que se realizou na China
Congresso
|
The 14th International Congress on Mathematical Education |
| 2020/12/07 - 2020/12/12 | MERGA Summer Days
Congresso
|
MERGA Summer Days |
| 2018/10/20 - 2018/10/20 | Formação para professores de matemática: Flexibilidade Curricular em Matemática, no Porto
Encontro
|
Flexibilidade Curricular em Matemática |
| 2018/07/09 - 2018/07/11 | V Encontro Internacional da Casa das Ciências, em Guimarães
Encontro
|
V Encontro Internacional da Casa das Ciências |
| 2018/04/04 - 2018/04/06 | Encontro nacional de professores de matemática: ProfMat2018, em Almada
Encontro
|
ProfMat 2018 |
| 2018/01/06 - 2018/01/06 | Formação para professores de matemática: Dias Tecnologia Viva, em Braga
Oficina (workshop)
|
Dias Tecnologia Viva |
| 2017/04/10 - 2017/04/12 | Encontro nacional de professores de matemática: ProfMat2017, em Viseu
Encontro
|
ProfMat 2017 |
| 2017/01/14 - 2017/01/14 | Formação para professores de matemática: Dias Casio+ Tecnologia Viva, no Porto
Oficina (workshop)
|
Dias Casio+ Tecnologia Viva |
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2023 - 2023 | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM) | Aveiro |
| 2021/07/03 - 2021/07/03 | Seminário de Investigação em Educação Matemática | Santarém |
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2021/08/26 - 2024/03 | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | CIEd |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2019 - Atual | Associação de Professores de Matemática | Vogal da direção |
| 2018/09/29 - 2019/09/28 | Núcleo Regional de Braga da Associação de Professores de Matemática | Tesoureira |
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/03/01 - 2023/04/26 | Formadora auxiliar em formação de 20h, pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática (CFAPM), creditada para professores do grupo 500, em colaboração com a formadora Maria Helena Martinho, intitulada “Resolução de problemas em Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico: como implementar e como avaliar” |
