???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja

Nomes de citação

  • Sarmento-Pantoja, Tânia

Identificadores de autor

Ciência ID
C61F-9C80-C6A7
ORCID iD
0000-0003-1575-5679

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Literatura

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/07/01 - 2021/06/30
Em curso
FEAR REPRESENTATION REGIMES IN RESISTANCE ROMANCES: BRAZIL-PORTUGAL RELATIONS (XX-XXI CENTURY) (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
2019/04/01 - 2020/06/30
Em curso
TRACES OF JUDAISM IN THE BRAZILIAN LITERATURE ON THE AMAZON (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
2005/05/25
Concluído
Doutorado em Estudos Literários (Doutoramento)
Especialização em Teorias e Crítica da Narrativa
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sarmento-Pantoja, Tânia. "Futebol em campo minado: representações da violência e da morte em “Cemitério clandestino”, de Ana Paula Maia, e “Ademir”, de Mariant Gallo". FuLiA / UFMG (2020): http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.4.3.24-41.
    10.17851/2526-4494.4.3.24-41
  2. Sarmento-Pantoja, Tânia. "NARRATIVAS DISTÓPICAS COM PROTAGONISMOS JUVENIL: MEMÓRIA E INSTINTO DE RESISTÊNCIA EM THE MAZE RUNNER". Revista Margens Interdisciplinar (2019): http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i18.7652.
    10.18542/rmi.v12i18.7652
  3. Sarmento-Pantoja, Tânia. "A redundância como elemento estetizante no testemunho: Soledad no Recife (romance) e Ausênc’as (ensaio fotográfico)". Literatura e Autoritarismo (2019): http://dx.doi.org/10.5902/1679849x35453.
    10.5902/1679849x35453
  4. Sarmento-Pantoja, Tânia. "“Vidas viradas pelo avesso”. Catástrofe e biopolítica na literatura: Contribuições para a crítica literária". Literatura e Autoritarismo (2019): http://dx.doi.org/10.5902/1679849x37680.
    10.5902/1679849x37680
  5. Sarmento-Pantoja, Tânia. "A narrativa do perpetrador no Brasil: Memórias quase póstumas de um ex-torturador e Memórias de uma guerra suja". Literatura e Autoritarismo 1 33 (2019): 147-156. http://dx.doi.org/10.5902/1679849x35733.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5902/1679849x35733
  6. Sarmento-Pantoja, Tânia. "Descolonizar o ato colonizador, ressiginificar histórias: resistências". Literatura e Autoritarismo (2019): http://dx.doi.org/10.5902/1679849x36754.
    10.5902/1679849x36754
  7. Sarmento-Pantoja, Tânia. "Decomposição e degeneração em Arquitetura dos ossos. Cintilações do corpo sem órgãos em Age de Carvalho.". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 (2018): http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i49.6364.
    10.18542/moara.v0i49.6364
  8. Sarmento-Pantoja, Tânia. "O time como comunidade luminosa: "A turma da Rua Quinze" e "Aventura no Império do Sol"". FuLiA / UFMG (2018): http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.3.1.112-125.
    10.17851/2526-4494.3.1.112-125
  9. Sarmento-Pantoja, Tânia. "A criança como outroridade: jogo ficcional e poética da temporalidade em Alfredo Garcia e Ondjaki". Abril – NEPA / UFF (2018): http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.2018n20a457.
    10.22409/abriluff.2018n20a457
  10. Sarmento-Pantoja, Tânia. "A quatro mãos com Medusa: escritas do medo no (sobre) o estado de exceção". Profanações (2017): http://dx.doi.org/10.24302/prof.v4i2.1506.
    10.24302/prof.v4i2.1506
  11. Sarmento-Pantoja, Tânia. "Corpos fraturados nas colagens de Max Martins". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 (2017): http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i46.4160.
    10.18542/moara.v2i46.4160
  12. Sarmento-Pantoja, Tânia. "Os nós e seus murmúrios". Estudos Linguísticos e Literários (2016): http://dx.doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i53.15377.
    10.9771/2176-4794ell.v0i53.15377
  13. Sarmento-Pantoja, Tânia. "Formas de dizer o indizível: a animação como recurso (testemunhal) em Postales de Leningrado e Infância Clandestina". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 (2016): http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i44.3428.
    10.18542/moara.v1i44.3428
  14. Sarmento-Pantoja, Tânia. "DOIS DEDOS DE PROSA (FICCIONAL, BRASILEIRA, CONTEMPORÂNEA) SOBRE UM VIAJANTE". Revista Margens Interdisciplinar (2016): http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2821.
    10.18542/rmi.v6i7.2821
  15. Sarmento-Pantoja, Tânia. "RESISTÊNCIA E PARANÓIA NO FILME “CABRA-CEGA”". Revista Margens Interdisciplinar (2016): http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2932.
    10.18542/rmi.v5i6.2932
  16. Sarmento-Pantoja, Tânia. "RESISTÊNCIA E REGIME MILITAR DE 1964: OLHARES CRÍTICOS". Revista Margens Interdisciplinar (2016): http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2856.
    10.18542/rmi.v5i6.2856
  17. Sarmento-Pantoja, Tânia. "ASPECTOS DA NARRATIVA DE RESISTÊNCIA NA LITERATURA E NO CINEMA". Revista Margens Interdisciplinar (2016): http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2830.
    10.18542/rmi.v6i7.2830
  18. Sarmento-Pantoja, Tânia. "Kluge e debord: projeções entre escrita especulativa e produção artística". MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 (2014): http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i41.1954.
    10.18542/moara.v0i41.1954
  19. Sarmento-Pantoja, Tânia. "A cidadania na narrativa de resistência: um olhar sobre as narrativas audiovisuais O ano em que meus pais saíram de férias e Cidadão Boilense". Literatura e Autoritarismo (2013): http://dx.doi.org/10.5902/1679849x11543.
    10.5902/1679849x11543
Edição de livro
  1. Sarmento-Pantoja, Tânia; Trusen, Sílvia Maria. Tradução Cultural e Memória: Estudos Multidisciplinares. Rio de Janeiro, Brasil: 7Letras. 2014.
    Publicado • Editor
  2. Sarmento-Pantoja, Tânia. Arte como Provocação à Memória. Curitiba, Brasil: CRV. 2014.
    Publicado • Editor
  3. Sarmento-Pantoja, Tânia; Umbach, Rosani Úrsula Ketzer; Augusto Sarmento-Pantoja. Estudos de Literatura e Resistência. Campinas, Brasil: Pontes. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Sarmento-Pantoja, Tânia; Cornelsen, Elcio Loureiro; SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Literatura e Cinema de Resistência: novos olhares sobre a memória. Rio de Janeiro, Brasil: Oficina Raquel. 2013.
    Publicado • Editor
  5. Sarmento-Pantoja, Tânia; Schollhammer, Karl Erik. Memórias do Presente. Rio de Janeiro, Brasil: Oficina Raquel. 2012.
    Publicado • Editor
  6. Sarmento-Pantoja, Tânia; Augusto Sarmento-Pantoja. Vertigens do Olhar: Estudos de Literatura Vernácula. Rio de Janeiro, Brasil: Oficina Raquel. 2012.
    Publicado • Editor
  7. Sarmento-Pantoja, Tânia; Fátima Cristina da Costa Pessoa; Marília de Nazaré Oliveira Ferreira; Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. Amazônia, cultura, linguagens. Rio de Janeiro, Brasil. 2011.
    Publicado • Editor
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/01/02 - 2021/12/30 Arquipélagos Culturais na Amazônia
Orientador de Júlio César Barreto Rocha
Supervisão de Pós-Doutorado (Outra)
Universidade Federal do Oeste do Pará, Brasil
2016/03/01 - 2020/01/22 BIOPOLÍTICA E LITERATURA: CORPOS INDÍGENAS MESTIÇOS (IN)DÓCEIS EM ROMANCES DE NENÊ MACAGGI
Coorientador de Huarley Matheus do Vale Monteiro
Universidade Federal do Pará, Brasil
2014/03/01 - 2019/05/16 Literatura y paisaje: el bosque, el río y el mar en las literaturas andaluza, grapiúna y amazónica
Coorientador de George Hamilton Pellegrini Ferreira
Universidad de Sevilla, Espanha
2015/03/01 - 2018/11/28 Testemunho e Responsabilidade: o dizer de Semprúm sob a ética de Lévinas
Orientador de Elielson de Sousa Figueiredo
Universidade Federal do Pará, Brasil
2014/03/01 - 2018/11/28 Do corpo torturador ao corpo torturado: representações da máquina ditatorial na literatura brasileira
Orientador de Ana Lilia Carvalho Rocha
Universidade Federal do Pará, Brasil
2014/03/01 - 2018/11/22 DESAMPARO E INSULAMENTO NAS OBRAS LITERÁRIAS “A ILHA DA IRA”, DE JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO E “ÓRFÃOS DO ELDORADO”, DE MILTON HATOUM
Orientador de Lourdes Nazaré Sousa Ferreira
Universidade Federal do Pará, Brasil
2014/03/01 - 2018/09/21 IMIGRAÇÃO JAPONESA NOS ROMANCES DE MILTON HATOUM, BERNARDO CARVALHO E RYOKI INOUE: possibilidades para uma narrativa do ressentimento
Orientador de Veridiana Valente Pinheiro Castro
Universidade Federal do Pará, Brasil
2013/03/01 - 2017/03/30 A vida nua em Dalcídio Jurandir: metamorfoses do Estado de Exceção
Orientador de Viviane Dantas Moraes
Universidade Federal do Pará, Brasil
2015/08/01 - 2016/10/01 HISTÓRIAS (DES) ENCONTRADAS: NARRATIVAS FICCIONAIS DE REPRESSÃO E RESISTÊNCIA
Orientador de Susana Isabel Marcelino Guerra Domingos
Supervisão de Pós-Doutorado (Outra)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2012/03/01 - 2015/06/29 A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA CABANAGEM EM "LEALDADE" E DA GUERRA CIVIL MOÇAMBICANA EM "AS DUAS SOMBRAS DO RIO"
Orientador de Liliane Batista Barros
Universidade Federal do Pará, Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013/08/01 - 2015/10/01 Primeira Secretaria da Diretoria da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC (2014-2015)
Membro