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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Carlos da Luz Correia

Nomes de citação

  • Correia, António

Identificadores de autor

Ciência ID
C610-F7E6-FF04
ORCID iD
0000-0002-4090-4552

Endereços de correio eletrónico

  • accorreia@ie.ul.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"Na Bancada do Alquimista: as Transformações Curriculares dos Ensinos Primários e Liceal em Portugal (1860-1960)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Correia, António. "Intervir na sociedade de hoje e reinventar a escola do presente". Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda - ELO 24 (2017): 95-102. https://www.cffh.pt/?pagina=elos.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Silva,Vivian Batista da; Correia,António Carlos da Luz. "Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)". Cadernos de Pesquisa 34 123 (2004): 613-632. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300006.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Correia, António. "Fragmentos da memória de uma escola imaginada: presenças de Espanha nos livros de formação de professores primários em Portugal". Revista de pensamento do Eixo Atlântico 4 (2003): 231-243.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Correia, António. "Aprendizagem da Língua Portuguesa num Mundo de Múltiplas Socializações e Pertenças". In Teorias e Usos Linguísticos: Aplicações ao Português Língua Não Materna, 360-369. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas, Lda., 2017.
    Publicado
  2. Correia, António Carlos; Carvalho, Luís Miguel. "Desenvolvimentos em democracia". Edições Tinta-da-China, 2013.
  3. Correia, António. "A lição e o programa: ideias em torno da representação dos saberes escolares em Portugal (séculos XIX e XX)". In A História das Disciplinas Escolares de Matemática e de Ciências: contributos para um campo de pesquisa, 3-16. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2010.
    Publicado
  4. Correia, António. "Entre o campanário da igreja e a sineta da escola: notas sobre a organização das temporalidades no ensino primário em Portugal (sécs. XIX- XX)". In O Tempo na Escola, 123-137. Porto, Portugal: Profedições, 2008.
    Publicado
  5. Correia, António. "A Normalidade Imaginada - A fabricação da anormalidade escolar através do processo de implementação da escolaridade universal e obrigatória, na viragem do século XIX para o século XX". In Infantia et Pueritia: Introdução à História da Infância em Portugal, 192-210. Santarém, Portugal: ESES, 2005.
    Publicado
  6. Novoa, Antonio; Carvalho, Luís Miguel; Correia, António Carlos; Madeira, Ana; Ó, Jorge Ramos do. "Flows of educational knowledge. The space-time of Portuguese speaking countries". 2002.
  7. Correia, António. "Les représentations du temps dans l'organisation de l'école primaire publique au Portugal (1772-1940)". In Histoire du temps scolaire en Europe. Paris, França: Institut national de recherche pédagogique / Éditions Économica, 1997.
Livro
  1. Correia, António. O Tempo e as Temporalidades da Escola em Portugal (Séculos XVIII-XX). Porto, Portugal: Estratégias Criativas. 2019.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. A recepção da ginástica sueca em Portugal nas primeiras décadas do século XX: conformidades e dissensões culturais e políticas. O artigo aborda a presença persistente da "ginástica sueca" como referente principal da educação física em contexto escolar em Portugal, nas primeiras décadas do século XX, e as recepções distintas de que foi alvo. Numa primeira parte, o texto centra-se na compreensão da centralidade adquirida pela "ginástica sueca", em múltiplos contexto. 2015. Carvalho,Luís Miguel; Correia,António Carlos. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000200136.
  2. A lei da escola: sentidos da construção da escolaridade popular através de textos legislativos em Portugal e Santa Catarina – Brasil (1880-1920). In this work we present an essay on school legislation as a meaningful, rich and dynamic source to the History and Sociology of Education. The look at the legislation must be considered as inserted in the level of the analysis of document sources. A reflective essay is developed here, having as the analysis field the primary schooling in Portugal and Santa Catarina, in Brazil. The chronological fr. 2012. Correia, António Carlos Luz; Silva, Vera Lucia Gaspar da. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38680.