???global.info.a_carregar???
I completed my PhD in Education in 2023/05/27 at the Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário. I am also a Master Educational Psychology (by Universidade da Madeira) and an Early Childhood Educator (by Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez). I have participated as a research assistant in three funded research projects, and I was awarded a PhD student fellowship. I have authored 32 articles in journals and 4 sections (s) of books. I also helped in the organisation and presentation of 2 conferences and 2 workshops and was invited to participate in 5 international symposiums. My work contributes to the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences and Psychology, with special interest in the field of early childhood education, primary education, academic assessment, the affective component of achievement, grade retention, and social and emotional learning. In my professional activities, I interacted with more than 25 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In my capacity as a teacher, I have covered undergraduate courses in Research Methods, Emotional and Social Instruments for Education, Learning Processes in Basic Education and Psychological Assessment.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Natalie Nóbrega Santos

Nomes de citação

  • Santos, Natalie
  • Santos, Natalie Nóbrega

Identificadores de autor

Ciência ID
BE1A-8E3B-2BD0
ORCID iD
0000-0002-4973-9311
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=tBsBh8IAAAAJ
Researcher Id
Y-4424-2018
Scopus Author Id
56970646900

Endereços de correio eletrónico

  • natalie.santos@ie.ulisboa.pt (Profissional)
  • natalie_nobrega_santos@hotmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2018/10/01 - 2023/05/27
Concluído
Programa de Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia e Educação
Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário, Portugal
"Retenção escolar no 1.º ciclo de educação básica: aspetos académicos, cognitivos e socioafetivos envolvidos na tomada de decisão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2012/11/12
Concluído
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
"Inteligência Emocional. A Compreensão das emoções em crianças do pré-escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2010/06/30
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2005
Concluído
Educación mención Preescolar (Licenciatura)
Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, Venezuela
"La comunicación asertiva como estrategia del docente de educación inicial para la integración de la familia al centro preescolar "Alberto Ravel"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/01 - 2024/02/29 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Ispa - Instituto Universitário, Portugal
Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/01/27 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/02/05 - 2025/01/26 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2018/09/01 - 2023/06/30 Monitor (Docente Universitário) Ispa - Instituto Universitário, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/01 - 2023/05/27 PhD student fellowship Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/10/12 - 2019/02/12 Research Assistant - "Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem" (Project Nº. PTDC/MHC-CED/1680/2014) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2017/09/16 - 2017/10/10 Colaboradora no âmbito da atividade de monitorização das ações e meios de campanha relativa às Eleições gerais para os órgãos das autarquias locais de 1 de outubro de 2017 ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa Centro de Estudos Internacionais, Portugal
2017/03/06 - 2017/07/16 Research assistant - European Social Survey (ESS-ERIC) 8 Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2016/12/01 - 2017/02/28 Research Assistant - Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Fase final) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2016/07/15 - 2016/10/15 Research Assistant - Grupos Aprender, Brincar, Crescer (2.ª Fase) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/07/01 - 2015/10/31 Research Assistant - Grupos Aprender, Brincar, Crescer (1.ª Fase) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/03/01 - 2023/05/27 Retenção escolar no 2.º ano de educação básica: aspetos académicos, cognitivos e socioafetivos envolvidos na tomada de decisão
SFRH/BD/139973/2018
COVID/BD/152972/2023
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/10 - 2018/10 Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
PTDC/MHC-CED/1680/2014
Fundação para a Ciência e Tecnologia
2017/03 - 2017/07 European Social Survey 8 Fundação da Ciência e Tecnologia
2016/07 - 2016/10 "Grupos Aprender, Brincar, Crescer" (Playgroups for Inclusion) European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2023/12/31 EduIn&Out - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
UIDB/04853/2020
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Sêco, Joana. "Validação do questionário de práticas autopercebidas de ensino e avaliação". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  2. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera. "Retenção escolar no 2.º ano de educação básica: aspetos académicos, cognitivos, socioafetivos envolvidos na tomada de decisão". Trabalho apresentado em III Enjie – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, Lisbon, 2019.
    Publicado
  3. Santos, Natalie; Freitas, Lénia; Branco, Susana; Gonçalves, Liliana; Franco, Maria; Beja, Maria João. "O Burnout nos psicólogos da educação especial". Trabalho apresentado em II Seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos", 2012.
    Publicado • 10.13140/2.1.2056.8006
  4. Santos, Natalie; Franco, Maria. "Inteligência emocional: a compreensão das emoções em crianças do pré-escolar". Trabalho apresentado em II Seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos", Braga, 2012.
    Publicado • 10.13140/2.1.2581.0885
Artigo em revista
  1. Pereira, Mónica; Santos, Natalie Nóbrega; Brito Nascimento, A. T. ; Mata, Lourdes. "Time and Routines Organization in Early Childhood Education and Care – Participation, Opportunities, and Constraints". Journal of Research in Childhood Education (2025): 1-20. https://doi.org/10.1080/02568543.2025.2461545.
    Publicado • 10.1080/02568543.2025.2461545
  2. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC). "Crenças dos professores face às medidas de intervenção para promover o sucesso escolar: Que relação com a retenção escolar?". Revista Portuguesa de Educação 37 2 (2024): e24024. https://doi.org/10.21814/rpe.27912.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.27912
  3. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC). Autor correspondente: Santos, Natalie Nóbrega. "Second grade retention: Beliefs, decision-making styles, and factors involved in the decision process". Psychology in the Schools (2024): http://dx.doi.org/10.1002/pits.23130.
    10.1002/pits.23130
  4. Santos, Natalie Nóbrega; Franco, Maria; Beja, Maria João . Autor correspondente: Santos, Natalie Nóbrega. "Perfiles de Inteligencia Emocional y Competencias Sociales". Escritos de Psicología - Psychological Writings 16 1 (2023): 65-76. http://dx.doi.org/10.24310/espsiescpsi.v16i1.14749.
    Publicado • 10.24310/espsiescpsi.v16i1.14749
  5. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC). Autor correspondente: Santos, Natalie Nóbrega. "Políticas educativas das escolas na tomada de decisão da retenção escolar". Education Policy Analysis Archives 31 (2023): http://dx.doi.org/10.14507/epaa.31.7586.
    Publicado • 10.14507/epaa.31.7586
  6. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Carvalho, Carolina. Autor correspondente: Santos, Natalie Nóbrega. "Impact of grade retention and school engagement on student intentions to enrol in higher education in Portugal". European Journal of Education 58 1 (2023): 130-150. http://dx.doi.org/10.1111/ejed.12535.
    Publicado • 10.1111/ejed.12535
  7. Santos, Natalie Nóbrega; Joana Pipa; Vera Monteiro. Autor correspondente: Santos, Natalie Nóbrega. "Analysing grade retention beliefs within teachers' psycho-pedagogic beliefs system". Teaching and Teacher Education 121 103939 (2023): https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103939.
    10.1016/j.tate.2022.103939
  8. Natalie Nóbrega Santos; Vera Monteiro. "Retenção escolar: crenças e práticas dos professores e a sua relação com as políticas educativas das escolas". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103925.
    10.1590/s0104-40362023003103925
  9. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera. "Crenças de aprendizagem, avaliação e retenção escolar dos futuros professores de 1.º ciclo do ensino básico". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 12 2 (2022): 5-32. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/297.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25757/invep.v12i2.297
  10. Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Carvalho, Carolina; Santos, Natalie Nóbrega. "Creating a supportive classroom environment through effective feedback: Effects on students' school identification and behavioral engagement". Frontiers of Education 6 661736 (2021): https://doi.org/10.3389/feduc.2021.661736.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Mata, Lourdes; Santos, Natalie Nóbrega. "Assessment conceptions and practices: Perspectives of primary school teachers and students.". Frontiers of Education 6 631185 (2021): https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.631185/full.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Mata, Lourdes; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Peixoto, F.; Santos, Natalie Nóbrega; Sanches, Cristina; Gomes, Marta. Autor correspondente: Mata, Lourdes. "Emotional profiles regarding maths among primary school children - A two-year longitudinal study". European Journal of Psychology of Education 37 2 (2021): 391-415. http://dx.doi.org/10.1007/s10212-020-00527-9.
    Publicado • 10.1007/s10212-020-00527-9
  13. Natalie Nóbrega Santos; Vera Cristina Monteiro. "Crenças de professores e futuros professores portugueses sobre a reprovação no 2º ano de escolaridade". Revista Brasileira de Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260068.
    10.1590/s1413-24782021260068
  14. Mário Santos; Natalie Nóbrega Santos; Glória Franco; Elisabete Porto Silva. "Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico". PSICOLOGIA (2020): https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1503.
    10.17575/psicologia.v34i2.1503
  15. Carolina Carvalho; Santos, Natalie Nóbrega; Raquel António; Dulce Sofia Mendonça Martins. "Supporting students' engagement with teachers' feedback: the role of students' school identification". Educational Psychology (2020): https://doi.org/10.1080/01443410.2020.1849564.
    10.1080/01443410.2020.1849564
  16. Monteiro, Vera; Santos, Natalie Nóbrega; Mata, Lourdes; Sanches, Cristina; Gomes, Marta; Sanches, C.; Gomes, M.. "Perfis emocionais de alunos do 1.º ciclo e a sua relação com a perceção de competência e a motivação em matemática". Psicologia 34 1 (2020): 354-360. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17575/psicologia.v34i1.1681
  17. Santos, Natalie Nóbrega; Andrade, Cláudia; Franco, Glória. "Impacto da inteligência emocional no engagement e no burnout dos professores: Diferenças de sexo". Psicologia 34 1 (2020): 361-369.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Sanches, Cristina; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Santos, Natalie Nóbrega; Gomes, Marta. "Psychometric properties of the Portuguese version of the Achievement Emotions Questionnaire for Elementary School". Análise Psicológica XXXVIII 1 (2020): 127-139. https://doi.org/10.14417/ap.1671.
    Publicado • 10.14417/ap.1671
  19. Maria da Gloria Franco; António Roazzi; Natalie Nóbrega Santos. "O Teste de Compreensão Emocional (TEC): Estudos Psicométricos numa População Portuguesa". Psico-USF (2020): https://doi.org/10.1590/1413-82712020250204.
    10.1590/1413-82712020250204
  20. Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Santos, Natalie Nóbrega; Sanches, Cristina; Gomes, Marta. "Classroom Talk: The Ubiquity of Feedback". Frontiers in Education 4 (2019): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2019.00140.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/feduc.2019.00140
  21. Costa, Patrícia ; Fernandes, Nicola; Santos, Natalie Nóbrega; Silva, Dina. Autor correspondente: Costa, Patrícia. "Contribuição do funcionamento executivo para o risco de obesidade extrema". Ciências & Cognição 24 1 (2019): 50-61. https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1515.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Santos, Natalie Nóbrega; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Cristina Sanches; Marta Gomes. "Perceção de Competência e Desempenho na Matemática em Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Portuguesa de Educação 32 1 (2019): 108-124. https://doi.org/10.21814/rpe.14264.
    10.21814/rpe.14264
  23. Gomes, M.; Monteiro, V.; Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Santos, Natalie Nóbrega; Sanches, C.. "The Academic Self-Regulation Questionnaire: a study with Portuguese elementary school children". Psicologia: Reflexao e Critica 32 1 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064269639&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/s41155-019-0124-5
  24. Santos, Natalie Nóbrega; Franco, Maria. "Fatores que influenciam o desenvolvimento da compreensão emocional". Revista Amazônica 21 1 (2018): 25-55. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/4705.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Nicola Teixeira Fernandes; Paula Costa; Natalie De Nóbrega Dos Santos; Alexandra Isabel Reis. "Symptomatology of Depression and Anxiety After Ischemic Stroke in Different Evolution Periods". The Psychologist: Practice & Research Journal (2018): https://doi.org/10.33525/pprj.v1i1.23.
    10.33525/pprj.v1i1.23
  26. Santos, Natalie Nóbrega; Franco, Maria; Beja, Maria. "Competencias sociales y emocionales y hábitos de lectura en niños(as) de 1º ciclo de educación básica". Psicologia, Educação e Cultura XXII 1 (2018): 200-218. https://www.researchgate.net/publication/326711521_COMPETENCIAS_SOCIALES_Y_EMOCIONALES_Y_HABITOS_DE_LECTURA_EN_NINOSAS_DEL_1_CICLO_DE_EDUCACION_BASICA.
    Acesso aberto • Publicado
  27. "KidsTalentum: Outdoor Training Program to Improve Emotional Intelligence in Adolescents in Manchester United Soccer Schools, Lisbon". EPH - International Journal of Educational Research (2017): https://ephjournal.com/index.php/er/article/view/380.
  28. Santos, Mário Fortes; Carrasco-Santos, María Jesús; Franco, Maria; Chinchilla, José Luis Minguete; Reinoso-Caparrós, Miguel ; Bahia, Sara; Santos, Natalie Nóbrega; Beja, Maria João . Autor correspondente: Santos, Mário Fortes. "Kidstalentum: Outdoor training program to improve emotional intelligence in adolescents in Manchester United Soccer Schools, Lisbon". EPH - International Journal of Educational Research 1 2 (2017): 11-21. http://dx.doi.org/10.53555/ephijer.v1i2.11.
    Publicado • 10.53555/ephijer.v1i2.11
  29. Franco, M.G.; Beja, M.J.; Candeias, A.; Santos, N.. "Emotion understanding, social competence and school achievement in children from primary school in Portugal". Frontiers in Psychology 8 AUG (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027712036&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2017.01376
  30. Santos, Natalie. "Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira || Emotional intelligence and engagement in teachers of basic and secondary education of Madeira Island". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2016): http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1810.
    10.17979/reipe.2016.3.2.1810
  31. Franco, Maria; Santos, Natalie Nóbrega. Autor correspondente: Franco, Maria. "Desenvolvimento da Compreensão Emocional". Psicologia: Teoria e Pesquisa 31 3 (2015): 339-348. http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348.
    Publicado • 10.1590/0102-37722015032099339348
  32. Santos, Natalie. "Outdoor training como metodología para potenciar la inteligencia emocional en niños de 1.º ciclo". International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD (2014): http://hdl.handle.net/10662/1651.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.458
  33. Santos, Natalie. "Inteligencia emocional y actividad lectora en una escuela de 1.º ciclo". International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD (2014): http://hdl.handle.net/10662/1364.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.658
  34. Santos, Natalie. "Inteligencia emocional: La compreensión emocional y las relaciones entre pares en el Jardín de Infancia.". International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD (2014):
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.659
  35. Santos, Natalie. "Outdoor training como metodología para potenciar la inteligencia emocional en niños y adolescentes". International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD (2014): http://hdl.handle.net/10662/1376.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.667
Artigo em revista (magazine)
  1. Freitas, Lénia; Gonçalves, Liliana; Santos, Natalie Nóbrega; Branco, Susana. "Síndrome de Burnout no Psicólogo", Diversidades, 2012, https://www.calameo.com/read/000015754b332fb18db55.
Capítulo de livro
  1. Lemos, Gina C.; Isaura Pedro; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Santos, Natalie Nóbrega. "Desempenho académico: Práticas de avaliação e procedimentos de intervenção". In Compêndio avaliação psicoeducacional: Perspectivas transculturais, editado por Katya Luciane de Oliveira; Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Evely Boruchovitch; Leandro S. Almeida. Brasil: Vozes, 2024.
    Em revisão
  2. María da Glória Salazar d'Eça Costa Franco; Santos, Natalie Nóbrega; Beja, Maria João . Autor correspondente: María da Glória Salazar d'Eça Costa Franco. "Teachers' perceived emotional intelligence profiles and vulnerability to stress". In Propuestas didácticas para la nueva Sociedad del conocimiento, editado por L. H. Cirre; J. J. Maldonado; B. B. Ortiz; A. Domíngo, 769-779. Madrid, Espanha: DYKINSON, S.L., 2023.
    Publicado
  3. Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Santos, Natalie Nóbrega. "O que é e para que serve a avaliação em sala de aula?". In Educação: Teorias, métodos e perspectivas, editado por de Oliveira, Antonella Carvalho, 170-183. Curitiba, Brasil: Artemis, 2022.
    Publicado • 10.37572/EdArt_27052256917
  4. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, V.; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes. "Using MAXQDA in Qualitative Content Analysis: An Example Comparing Single-Person and Focus Group Interviews.". In The Practice of Qualitative Data Analysis: Research Examples Using MAXQDA, editado por Gizzi, Michael C.; Rädiker, Stefan, 35-54. Berlin, Alemanha: MAXQDA, Press, 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Carvalho, Carolina. "Student’s intentions to enrol in higher education: The multilevel effects of grade retention". Trabalho apresentado em 20th EARLI 2023 Education as a hope in uncertain times, 2023.
  2. Pereira, Mónica; Santos, Natalie Nóbrega; Brito, A. T. ; Mata, Lourdes. "Organização das rotinas em contextos de educação de infância - Intenções e constrangimentos". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE)., 2023.
  3. Franco, Maria; Santos, Natalie Nóbrega; Beja, Maria João. "Perfis de inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2022.
  4. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera. "Retenção escolar no 1.º ciclo de educação básica: Aspetos envolvidos na tomada de decisão". Trabalho apresentado em Ciência 2022 – Science and Technology in Portugal Summit, 2022.
  5. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Sêco, Joana. "Validação do questionário de práticas autopercebidas de ensino e avaliação". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  6. Santos, Natalie Nóbrega; Pipa, J.; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC); Peixoto, F.. "Exploring primary teachers' beliefs about grade retention: A lantent profile analysis". Trabalho apresentado em Emerging Researchers: Conference, European Conference on Educational Research, 2021.
    10.13140/RG.2.2.35719.11685
  7. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera (7D1B-2801-98DC). "Portuguese teachers' conceptions about grade retention in 2nd Grade". Trabalho apresentado em JURE 2021, 2021.
  8. Santos, Mafalda; Fernandes, Carla; Santos, Natalie; Mata, Lourdes. "Autoeficácia dos pais no apoio ao processo de transição dos filhos para o primeiro ciclo. .". Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional Galego-Portugue^s de Psicopedagogia, Universidade do Minho Braga, 2021.
  9. Chambel, Catarina; Fernandes, Carla; Alves, Ana; Santos, Natalie; Mata, Lourdes. "Transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: Propostas de apoio a uma prática de qualidade.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  10. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes. "Assessment conceptions in mathematics: The use of MAXQDA to understand the perspectives of primary school teachers and students". Trabalho apresentado em MAXQDA International Conference 2020, 2020.
  11. Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco; Santos, Natalie Nóbrega; Sanches, Cristina. "Perfis emocionais face à matemática em alunos do 1º ciclo - Uma abordagem centrada na pessoa". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2019.
  12. Santos, Natalie Nóbrega; Andrade, Cláudia; Franco, Glória. "Impacto da inteligência emocional no engagement e no burnout dos professores: diferenças de género". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2019.
  13. Mata, Lourdes; Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera; Gomes, Marta; Sanches, Cristina. "Questionário de Emoções de Realização em Matemática para Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  14. Gomes, Marta; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Santos, Natalie Nóbrega; Sanches, Cristina. "Questionário de autorregulação - académica (SRQ-A): Adaptação para crianças do 1.º ciclo do ensino". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educar hoje: Diálogos entre a Psicologia e a Educação, 2018.
  15. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Gomes, Marta; Sanches, Cristina. "Questionário de Emoções de Realização: Validação para Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educar hoje: Diálogos entre a psicologia e a educação, 2018.
  16. Santos, Natalie Nóbrega; Freitas, Lénia; Branco, Susana; Gonçalves, Liliana. "O Burnout nos psicólogos da Educação Especial". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", 2012.
Recurso online
  1. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera; Mata, Lourdes. Using MAXQDA to Understand Perspectives on Mathematics Assessment – Education Research Example. 2020. https://www.maxqda.com/mathematics-assessment-research.
Resumo em conferência
  1. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão do(s) espaço(s), tempo e rotina no jardim de infância - Sentimentos de autoeficácia de educadores de infância". Trabalho apresentado em 11.º Encontro do CIED. Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruna, 2023.
    Publicado
  3. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE), Coimbra, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Retenção escolar no 1.º ciclo de educação básica: aspetos académicos, cognitivos e socioafetivos envolvidos na tomada de decisão". Doutoramento, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, 2023.
  2. "Inteligência emocional: a compreensão das emoções em crianças do pré-escolar". Mestrado, Universidade da Madeira, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/444.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/15 Retenção escolar: O papel da cultura escolar nas crenças e práticas dos professores XIX Colóquio do CIE-Uma “Formação de Professores: Contributos da Investigação”
Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2023/11/23 Organização e gestão do(s) espaço(s), tempo e rotina no jardim de infância – Sentimentos de autoeficácia de educadores de infância 11.º Encontro do CIED. Produção de conhecimento em contexto
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/08/31 Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2023/08/21 School's policies and their relationship with teachers' grade retention beliefs and practices 27th JURE 2023 Education as a hope in uncertain times
Aristotle University of Thessaloniki / University of Macedonia (Thessaloniki, Grécia)
2023/07/17 Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE)
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/05/22 Assessing academic self-regulation in Portuguese students 8th International Self-Determination Theory Conference
Center for Self-Determination Theory (Orlando, Estados Unidos)
2023/02/02 Cognições dos professores em relação às políticas educativas sobre retenção escolar em Portugal VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desafios atuais na investigação em educação
Centro de investigação e Intervenção Educativas / Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
2022/09/10 Tomada de decisão da retenção escolar no 1.º ciclo do ensino básico I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09/10 Crenças sobre as intervenções para promover o sucesso escolar: Que relação com a retenção escolar? I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09/09 Implicações das práticas/atividades do psicólogo escolar na satisfação com o trabalho, stress e burnout I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09/02 Socio-emotional profiles in a sample of Portuguese children: Preliminary studies VIII International Congress on Emotional Intelligence
International Society for Emotional Intelligence (Palermo, Itália)
2022/08/31 Socio-emotional profiles and academic performance VIII International Congress on Emotional Intelligence
International Society for Emotional Intelligence (Palermo, Itália)
2022/07/19 Analyzing teachers’ beliefs about second-grade retention The 26th JURE Conference for Research on Learning and Instruction
Universidade de Porto (Porto, Portugal)
2022/05/14 Políticas educativas das escolas de 1.º ciclo sobre a retenção escolar IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/02/04 Crenças sobre retenção escolar: A sua posição no sistema de crenças psicopedagógicas dos professores VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE): Futuros da educação – Ciência cidadã e cocriação
Centro de Estudos em Educação e Inovação / Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/04/07 Crenças e práticas dos professores e a sua relação com as políticas educativas das escolas V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Aveiro (Online, Portugal)
2021/03/25 Future primary teachers' belief about teaching-learning process, assessment and grade retention IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education “Students and Teachers”
Universidade de Évora (Online, Portugal)
2020/09/10 Crenças de ensino/aprendizagem, avaliação e retenção escolar dos futuros professores de 1.º ciclo do ensino básico XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2020/02/07 Conceções sobre a retenção escolar no 2.º ano do Ensino Básico IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos
Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação (Évora, Portugal)
2020/01/31 Estará o feedback do professor ao serviço da aprendizagem dos seus alunos? XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal "Educação e Bem-estar"
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Li, Portugal)
2020/01/30 Motivação face à Matemática em alunos do 1.º ciclo: Estudo longitudinal XXVII Colloque AFIRSE – Educação e bem-estar
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Li, Portugal)
2020/01/30 Emoções face à matemática - Abordagem longitudinal e centrada na pessoa XXVII Colóquio da AFIRSE "Educação e Bem-Estar"
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/08/14 Classroom interaction in elementary school: The role of feedback 18th Biennial EARLI Conference - Thinking Tomorrow's Education: Learning from the past, in the present and for the future
RWTH Aachen University (Aachen, Alemanha)
2019/07/28 Perfis emocionais dos alunos do 1º ciclo e a sua relação com a motivação e perceção de competência em Matemática X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia, Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2019/07/15 Emoções face à matemática em alunos do 1º ciclo - um estudo longitudinal III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/01/25 Retenção escolar no 2.º ano de educação básica: aspetos académicos, cognitivos, socio-afetivos envolvidos na tomada de decisão III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisbon, Portugal)
2018/09/07 Perfis Motivacionais dos Alunos do 1º Ciclo e a sua Relação com o Desempenho na Matemática XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educar hoje: Diálogos entre a psicologia e a educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisbon, Portugal)
2018/08/30 Quality of teacher written feedback in elementary school 9th Bi­en­nial Conference of European Association for Research on Learning and Instruction, Special Interest Group 1At: Helsinki, Fin­land
University of Helsinki (Helsinki, Finlândia)
2018/07/10 Refletindo sobre a prática de dar e receber feedback em contexto escolar XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Educar hoje: Diálogos entre a psicologia e a educação
ISPA - Instituto Universitário (Li, Portugal)
2018/06/23 O Teste de Compreensão Emocional (TEC): Vantagens e contributos em contexto escolar 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Grana, Universidade do Minho, ISPA - Instituto Universitário (Setúbal, Portugal)
2018/06/23 Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças do 1.º Ciclo de Ensino Básico: O Programa KidsTalentum 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho, ISPA - Instituto Universitário (Setúbal, Portugal)
2018/06/23 O impacto da aprendizagem na natureza no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças do ensino pré-escolar 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho, ISPA - Instituto Universitário (Setúbal, Portugal)
2018/06/23 Diferenças de género na perceção de competências e no desempenho a matemática em estudantes do ensino básico 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho, ISPA - Instituto Universitário (Setúbal, Portugal)
2018/06/22 Diferenças de género na perceção de competências a matemática em estudantes do ensino básico. 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
2018/02/02 Conceções da avaliação e do feedback em contexto escolar XXV Colóquio da AFIRSE Portugal “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
Instituto de Educação (Lisbon, Portugal)
2017/07/20 Emotional intelligence and resolution of social problems in adolescence 6th International Congress on Emotional Intelligence
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2017/07/19 Emotional regulation: Contributions to the study of Gross questionnaire 6th International Congress on Emotional Intelligence
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2017/07/19 Evaluation with Berkely Expressivity Questionnaire 6th International Congress on Emotional Intelligence
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2017/04/08 Socialization Goals for Children in an Ethnically Diverse Sample of Caregivers, their Association with Child Development, and Impact of a Playgroups Intervention Society for Research in Child Development
Society for Research in Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
2015/06/26 Programa KidsTalentum para o treino de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Diversidade e Educação - Desafios atuais
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2015/06/26 Competências sociais e hábitos de leitura em crianças do 1.º ciclo do ensino básico Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Diversidade e Educação - Desafios atuais
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2014/10/04 Competências emocionais e sociais nas crianças sobredotadas: Um estudo comparativo Congresso Internacional da ANEIS 2014 - Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção da Sobredotação (Braga, Portugal)
2014/10/04 KidsTalentum: Um programa para a promoção de competências socioemocionais Congresso Internacional da ANEIS 2014 - Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção da Sobredotação (Braga, Portugal)
2014/04/11 Inteligencia emocional: la compreensión emocional y las relaciones entre pares en el jardín de infancia VII Congreso Internacional de Psicología y Educación & XXI Congreso Internacional INFAD - Educación, desarrollo y aprendizaje: Propuestas psicológicas en positivo
INFAD e Universidade de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2014/04/11 Outdoor Training como metodología para potenciar la inteligencia emocional en niños de 1.º ciclo VII Congreso Internacional de Psicología y Educación & XXI Congreso Internacional INFAD - Educación, desarrollo y aprendizaje: Propuestas psicológicas en positivo
INFAD e Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2014/04/09 Outdoor Training como metodología para potenciar la inteligencia emocional en niños y adolescentes VII Congreso Internacional de Psicología y Educación & XXI Congreso Internacional INFAD - Educación, desarrollo y aprendizaje: Propuestas psicológicas en positivo
INFAD e Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2012/07/13 Inteligência Emocional: A compreensão das emoções em crianças do pré-escolar II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/06/21 Burnout e o psicólogo educacional: O caso da RAM 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2012/06/21 A inteligência emocional - Um estudo com crianças de 5 e 6 anos 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/16 - 2023/11/16 Workshop - Educação de Infância In & Out - Refletindo sobre os desafios na gestão do espaço e do tempo Based on the articulation, which is intended to be robust and coherent, between educational foundations and principles, pedagogical intentionality and organization of the educational environment (OCEPE, 2016), we proposed to reflect together on space and time, as facilitators of the development of learning processes of children (0-6 years old) and as support for the curricular work of early childhood educators. (2023/11/16 - 2023/11/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2023/11/16 - 2023/11/16 Conference - Educação de Infância In & Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo Understanding the perceptions of early childhood educators about the guiding aspects underlying the organisation of time and educational spaces in their pedagogical practice or identifying and understanding the intentionality of professionals in the use of indoor and outdoor spaces and in the organization of the routine are some of the topics being debated at the Conference “Educação de Infância In&Out – Challenges in managing space and time” (2023/11/16 - 2023/11/16)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário, Portugal
2021/10/27 - 2021/11/03 MAXQDA - Workshop de 6 horas lecionado pela investigadora Natalie Nóbrega Santos, realizado para apoiar os membros do Centro de Investigação em Educação do Ispa - Instituto Universitário no desenvolvimento de competências e na aprendizagem contínua de conteúdos e instrumentos que facilitem e contribuam para a atividade de investigação. (2021/10/27 - 2021/11/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/10/30 - 2019/10/30 Conference session - Emoções, motivação e avaliação na aprendizagem da matemática. Estudos de caso no 3º e 4º ano de escolaridade [Emotions, motivation and assessment in learning mathematics. Case studies in 3rd and 4th year of schooling] (2019/10/30 - 2019/10/30)
Conferência (Coorganizador)
Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/08/24 - 2023/08/24 Santos, N. N., & Monteiro, V. (2023, Agosto 22-26). Are teachers beliefs about interventioons promoting student success related with grade retention? In M. Goos (Chair), Research on predictors of grade retention in Europe: State of the art [Symposium]. 20th EARLI 2023 Education as a hope in uncertain times. https://www.earli.org/assets/files/EARLI2023-Programme-280823.pdf
Simpósio
20th EARLI 2023 Education as a hope in uncertain times.
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
2021/09/01 - 2021/09/01 Santos, N., Franco, G., & Andrade, C. (2021, September 1-3). Perfis de inteligência percebida dos professores e a sua relação com o burnout e o engagement. In S. Valente (Chair), Educação emocional: Um novo paradigma na formação de professores [Symposium]. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal. https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/LivroPrograma-Resumos-Vol_1-PorMesas.pdf / https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/LivroPrograma-Resumos-Vol_2-PorAreasTematicas.pdf
Simpósio
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
2019/01/25 - 2019/01/25 Coordenação de mesa de comunicações livres
Encontro
III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Desigualdades sociais e educativas, que lugar na investigação?
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/06/22 - 2018/06/22 Franco, G., Santos, N., & Roazzi, A. (2018, June 21-23). O teste de compreensão emocional (TEC): Vantagens e contributos em contexto escolar [The Test of Emotional Comprehension (TEC): Advantages and contributions in the school context]. In L. C. Miranda (Chair), Contributos para a avaliação psicológica nas variáveis cognitivas, motivacionais e emocionais [Symposium]. 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, Portugal. https://www.congresoeducacion.es/edu_web6/LIBRO_RESUMENES.pdf
Simpósio
6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade do Minho, Portugal

Universidad de Granada, Espanha
2018/06/22 - 2018/06/22 Santos, M., Franco, G., Santos, N., Silva, E., & Correia, S. (2018, June 21-23). Programa de desenvolvimento de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo: O programa KidsTalentum [Program for the development of social and emotional competences in elementar school childrens: The KidsTalentum program]. In M. G. Franco (Chair), Programas de desenvolvimento de competências sociais e emocionais [Symposium]. 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, Portugal.
Simpósio
6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade do Minho, Portugal

Universidad de Granada, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/05 - 2034/06/18 Avaliação Psicológica II Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade da Madeira, Portugal
2024/09/09 - 2025/01/27 Desenvolvimento Pessoal e Vocacional Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade da Madeira, Portugal
2024/09/09 - 2025/01/26 Educação e Inteligências Múltiplas Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade da Madeira, Portugal
2024/09/09 - 2025/01/26 Psicologia da Educação Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade da Madeira, Portugal
2024/02/05 - 2024/06/18 Metodologia da Investigação II Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade da Madeira, Portugal
2023/09/15 - 2024/01/31 Métodos de Investigação em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/09/15 - 2024/01/31 Métodos de Investigação em EPE Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024/01/24 - 2024/01/24 Análise de Conteúdo Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação DCI (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/02/15 - 2023/06/30 Educação Instrumentos Sociais e Emocionais Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09/15 - 2023/01/31 Processos de Aprendizagem na Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/02/03 - 2022/02/03 Introdução à Análise de Conteúdo Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/02/15 - 2021/06/30 Métodos de Investigação e de Intervenção em Psicologia da Educação Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/02/20 - 2021/02/20 Análise de Contéudo Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/09/15 - 2021/01/31 Métodos de Investigação em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/12/13 - 2019/12/13 Análise de Conteúdo Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/09/15 - 2019/01/31 Métodos de Investigação em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/09/15 - 2019/01/31 Métodos de Investigação em EPE Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/01/02 - 2019/01/02 Análise de Conteúdo Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017/12/12 - 2017/12/12 Análise de Conteúdo Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/02/15 - 2023/06/15 Research Skills Development program Maria Margarida Gonçalves
2021/02/15 - 2021/07/15 Research Skills Development program Joana Sêco
Distinções

Prémio

2023 Travel Award, 20th Biennial EARLI Conference (2023), Thessaloniki, Greece
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
2021 Jacobs Foundation Presenter Award, 19th Biennial EARLI Conference (2021)
Jacobs Foundation, Suiça
2020 Second Place for the Best Poster Award
MAXQDA International Conference, Alemanha