Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- nuno coimbra crespo
Nomes de citação
- Crespo, Nuno
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BE19-69C1-8B3B
- ORCID iD
- 0000-0002-1360-8694
- Researcher Id
- https://ciencia.ucp.pt/en/persons/nuno-crespo
Websites
- http://artes.porto.ucp.pt/pt/cv-nuno-crespo (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009
Concluído
|
Filosofia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Imagem, Percepção e Expressão. A estética em Wittgenstein." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom Louvor e Distinção |
2008
Concluído
|
Estética (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
18 |
1997
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Sub Specie Aeternis - A Filosofia como Tarefa Estética" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/01 - 2017/10/01 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2018/01/01 - 2022 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2011/09 - 2017/09/01 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2014 - 2017 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal |
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2009/03 - 2012/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/12 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal | ||
2017 - Atual | Membro do Conselho Superior | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa, Portugal | ||
2017 - Atual | Membro do Conselho Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto | Câmara Municipal do Porto, Portugal |
Câmara Municipal do Porto, Portugal | ||
2014 - Atual | Membro do Conselho Consultivo da Trienal de Arquitectura | Trienal de Arquitectura, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/12/01 - Atual | Membro Conselho Científico | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal | ||
2013 - Atual | Membro revisor do Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art | Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art, França |
Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art, França | ||
2003 - Atual | Crítico de Arte | Jornal PÚBLICO, Portugal |
2015 - 2017 | Coordenador do curso de Pós-graduação em Curadoria da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. | Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LIsboa, Portugal |
2013 - 2017 | Membro da Comissão Científica do Instituto de História da Arte | Instituto de História da Arte, Portugal |
2009 - 2012 | Membro da Comissão Científica e Pedagógica da Universidade de Évora | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2009 - 2010 | Coordenador do desenvolvimento da proposta de curso de doutoramento em Arquitectura da Universidade de Évora | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2009 | Membro de Conselho Científico do IADE | Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/05 - 2015/05 | Design in Portugal (1960-1974): the actions, actors and repercussions of the Art, Industrial Architecture and Industrial Design Nuclei of the National Institute of Industrial Research (I.N.I.I.). | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - Atual | Flanêur
Outra
|
Em curso
|
2021/01/15 - 2024/01/14 | Establishment of a Yucatan-Cuba Network of MA programmes in Contemporary Art and Cultural Management
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha Universidade do Porto, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidad Autónoma de Yucatán, México |
Conseil de l'Union Europeenne Education Audiovisual and Culture Executive Agency Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 112 - 2011-2012
PEst-C/EAT/UI0112/2011
PEst-OE/EAT/UI0711/2011
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - Atual | Arte. Crítica. Política
Investigador
|
|
2013 - Atual | Objecto, lugar e atmosfera
.
Investigador
|
|
2012/05 - Atual | Design em Portugal (1960-1974): acções, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial e do Núcleo
de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.)
PTDC/EAT-HAT/121601/2010
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2016/06/16 - 2016/06/21 | Masterclass e Conferência com Claire Bishop no Museu de Arte Contemporânea de Serralves
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Gravação vídeo |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/08 | A estratégia do combate: a crítica de arte diante do seu fim http://congresso2023.abrestetica.org.br | Congresso brasileiro de estética
associação brasileira de estética (rio de janeiro, Brasil)
|
2023/09/28 | Under Pressure: o museu e o fluxo da vida https://www.yucunet.org/uploads/documentos/museum-reader-programa_1601210269.pdf | the museum reader: gestão e auto-gestão em arte contemporânea
universidade nova de lisboa (lisboa, Portugal)
|
2022/11/25 | a importância da linguagem https://www.serralves.pt/atividades-serralves/conversa-a-importancia-da-linguagem-com-orla-barry-e-nuno-crespo/ | rui chafes: chegar sem partir
museu de serralves (porto, Portugal)
|
2022/11/17 | a missão cultural de uma universidade https://www.ubi.pt/Entidade/iii_encontro_nacional_universidade_e_cultura_programa | III Encontro universidade e cultura
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2022/06/30 | Language masks thought. Wittgenstein and the priority of expression https://masqueradessummerschool.wordpress.com/program-2/ |
The Lisbon consortium (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/05 | Julião Sarmento: olhar animal https://congressojuliaosarmento.weebly.com | na escalada do desejo. julião sarmento 1948-2021
faculdade de Belas Artes - universidade de lisboa (lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Suspender o Fluxo: Arte de dissidência face à Envolvência Digital
Orientador
|
Doutoramento em ciência e tecnologia das artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020 - Atual | Suspender o Fluxo: Arte de dissidência face à Envolvência Digital
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019 - Atual | On Blindness
Orientador
|
phd in culture studies (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2018 - Atual | A Reinvenção do Esquecimento. A destruição e recuperação do património cultural como recomposição histórica
Orientador
|
Doutoramento em ciência e tecnologia das artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - Atual | Políticas da Arte – Estratégias curatoriais no contexto artístico contemporâneo português
Orientador
|
Doutoramento em Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 - Atual | O conceito de luto na arte contemporânea
Orientador
|
Doutoramento em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 - Atual | Dissected Beauty. A estética do Kitsch
Orientador
|
Mestrado em Fotografia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - Atual | Paisagem – Acção (1960-1970)
Orientador
|
Doutoramento em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - Atual | Incompletudes este´ticas no contexto queer: relac¸o~es entre a narrativa de subjetividades marginais e a produc¸a~o audiovisual
independente
Orientador
|
Mestrado em Som e Imagem, especialidade de Cinema e Audiovisual (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - Atual | imagem técnica e imagem artística na representação do mundo natural: contributos para uma iconografia botânica
Orientador
|
Doutoramento em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - Atual | O Espaço como Matéria comum da Arquitectura e da Arte Contemporânea: Contaminações entre as duas Disciplinas
Coorientador
|
Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - Atual | Fotografia e Paisagem
Coorientador
|
Doutoramento em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 - Atual | A influência da escultura contemporânea no desenho da arquitectura contemporânea: estudo de casos
Orientador
|
Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - 2022 | Dissected beauty : a estética do kitsch e a sua inscrição no corpo e no espaço
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017/05/05 - 2017/05/05 | O espaço como matéria comum entre a arquitetura e a arte contemporânea - Contaminações entre as duas disciplinas |
University of Coimbra, Portugal
|
2014 - 2017 | O Espaço como Matéria comum da Arquitectura e da Arte Contemporânea: Contaminações entre as duas Disciplinas, 2017
Orientador
|
Arte Contemporânea
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2015/12/16 - 2015/12/16 | Repensar = Reutilizar: O Abandono como Oportunidade. A Fábrica Robinson: O instante na construção de um tempo provisório. |
University of Évora, Portugal
|
2012 - 2015 | REpensar e reutilizar: o abandono como oportunidade
Orientador
|
Doutoramento em Arquitectura (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2014 | A influência da escultura contemporânea no desenho da arquitectura contemporânea: estudo de casos
Orientador
|
Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2012 | Reconversão em habitação
Orientador
|
University of Évora, Portugal
|
2011 - 2011 | O Triunfo do Banal. Um Novo Paradigma de Conhecimento no Arquivo Fotográfico
Orientador
|
Mestrado em Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
2011 - 2011 | Branco
Orientador
|
Mestrado em Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
2011 - 2011 | Escavação como Processo Arquitectónico
Orientador
|
Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 - 2011 | A influência da escultura contemporânea no desenho da arquitectura contemporânea: estudo de casos
Orientador
|
Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2010 | José Luis Neto: apropriação, minúsculo, folha-branca, experimentação
Orientador
|
Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
2010 - 2010 | O Mundo que Apreendo
Orientador
|
Mestrado em Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
2010 - 2010 | Representação Tipológica atravéa da Fotografia. Silos no Alentejo, partindo da obra de Bernd e Hilla Becher
Orientador
|
Mestrado em Design e Cultura Visual (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
2010 - 2010 | Évora, Percepção e imagem. Estudo baseado na abordagem de Kevin Lynch
Orientador
|
Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2010 | Representação Tipológica através da Fotografia. Silos no Alentejo, partindo da obra de Bernd e Hilla Becher
Orientador
|
University of Évora, Portugal
|
2010 - 2010 | Évora, Percepção e imagem. Estudo baseado na abordagem de Kevin Lynch
Orientador
|
University of Évora, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - Atual | Membro do Conselho Científico do Midas. Museus e estudos interdisciplinares (2013) | |
2024/05/08 - 2024/05/10 | Spring Seminar 2024: History(ies) of Art (2024/05/08 - 2024/05/10)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2023 - 2023 | Spring Seminar 2023: Montagem (2023/05/10 - 2023/05/12)
Seminário (Coorganizador)
|
School of Arts, Portugal |
2022/04/22 - 2022/04/22 | Há ouro em todo o lado (2022/04/05 - 2022/04/05)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2022 - 2022 | Spring Seminar 2022: Traumatic Landscapes (2022/05/04 - 2022/05/06)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2021 - 2021 | Spring Seminar 2021: Spectrology, Haunting and Ghosts (2021/05/05 - 2021/05/07)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2020 - 2020 | Spring Seminar 2020: Revolution and Cinema (2020/10/15 - 2020/10/16)
Seminário (Outra)
|
School of Arts, Portugal |
2019 - 2019 | Spring Seminar: On Cinema (2019/05/23 - 2019/05/24)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2016 - 2016 | Programa de conferencias e workshops de Claire Bishop no Museu de Serralves e no Goethe Institut Lisboa (2016 - 2016)
Conferência (Coorganizador)
|
Fundação Serralves, Portugal Goethe Institut Portugal, Portugal Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Portugal |
2016 - 2016 | Workshop Internacional Museu, Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova
de Lisboa, Lisboa, Maio de 2016 (2016 - 2016)
Oficina (workshop)
|
Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LIsboa, Portugal |
2016 - 2016 | Workshop Internacional Crítica e Curadoria Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
Nova de Lisboa, Lisboa, Fevereiro de 2016 (2016 - 2016)
Oficina (workshop)
|
Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LIsboa, Portugal |
2015 - 2015 | Organizador do Workshop Internacional Arte, crítica e emancipação, Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Junho de 2015 (2015 - 2015) | Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LIsboa, Portugal |
2015 - 2015 | 12. Organizador do Workshop Fracasso e Ausências. A Crítica da Arte em Portugal, Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Abril de 2015 (2015 - 2015) | Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LIsboa, Portugal |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional Flanêur. Novas Narrativas Urbanas (2015 - 2015) | |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional Arte Pública: Lugar, Contexto, Participação. (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2014 - 2015 | Organizador do Congresso Internacional Arte. Crítica. Política. Colóquio Internacional 2014, Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014 (2015 - 2015) | Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LIsboa, Portugal |
2011 - 2011 | Organizador da Conferência Teses de Arquitectura em conferência, Departamento de Arquitectura da Escola de Artes e do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Évora, 2011 (2011 - 2011) | Depoartamento de Arquitectura da Escola de Artes e do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal |
2010 - 2010 | Organizador do Seminário Internacional Researching Architecture, Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Évora, 2010 (2010 - 2010) | Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal |
2010 - 2010 | Organização do Colóquio Internacional O Tempo na Arquitectura, 2ª edição, Centro de HIstória da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Évora, 2010 (2010 - 2010) | Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal |
2009 - 2009 | 19. Organização do Colóquio Internacional O Tempo na Arquitectura, Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Évora, 2009 (2009 - 2009) | Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2019 | You talking to me? Acerca da posssibilidade da metalepse nas artes visuais
Outro
|
Colóquio Internacional Metalepse e Transmedialidade, org. Rosa Maria Martelo
Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal
|
2019 - 2019 | Oferendas ao inúmero povo dos mortos. Rui Chafes & Alberto Giacometti
Outro
|
Jornada internacional Um dia inteiro para morrer completamente. A finitude nas artes, org. Elizabete Marques, Rosa Maria
Martelo e Fernando Velasco
Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal
|
2019 - 2019 | A realidade da paisagem. Sobre António Reis e Margarida Cordeiro
Outro
|
Colóquio Paisagem sem propriedades
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
|
2019 - 2019 | Wittgenstein e a estética
Outro
|
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2018 - 2018 | Moderador em "Revolta em tempos parciais” Paul B Preciado in Fórum do Futuro 2018, Novembro de 2018, Teatro Municipal Rivol
Outro
|
Fórum do Futuro 2018 |
2017 - 2017 | Praticar a Negação
Outro
|
Colóquio Pensar com artes
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
|
2016 - 2016 | A ciência-ficção e o anti-cinema de Pedro Costa
Conferência
|
Colóquio Pedro Costa. Cinema e pensamento
Escola de Ciências Sociais | Universidade de Évora, Portugal
|
2016 - 2016 | DÉJÀ VU: CONTEMPORARY ART AND THE GHOSTS OF MODERNISM
Conferência
|
conferência
Fundação de Serralves e Instituto de História da Arte, Portugal
|
2016 - 2016 | Workshop Internacional Museu
Oficina (workshop)
|
Workshop Internacional Mu
Instituto de História da Arte, Portugal
|
2016 - 2016 | Workshop Internacional Crítica e Curadoria
Oficina (workshop)
|
Workshop Internacional Crítica e Curadoria
Instittuto de História da Arte, Portugal
|
2016 - 2016 | Moderador em "Passagens. Ana Hatherly" , no encontro Carmina 2. Passagens. A poesia e as outras artes, org. Rosa Maria Martelo,
Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, Junho de 2016
Encontro
|
Carmina 2. Passagens. A poesia e as outras artes |
2015 - 2015 | Art Criticism and Value Creation
Conferência
|
Criticism and Value Creation
Instituto de História da Arte, Goethe Institut, Museu de Serralves, Portugal
|
2015 - 2015 | Fracasso e Ausências. A Crítica da Arte em Portugal
Oficina (workshop)
|
Fracasso e Ausências. A Crítica da Arte em Portugal
Instituto de História da Arte, Portugal
|
2015 - 2015 | Arte, crítica e emancipação
Oficina (workshop)
|
workshop internacional arte, crítica e emancipação
Instituto de História da Arte, Portugal
|
2015 - 2015 | Rilke e a Transformação do Olhar
Conferência
|
Goethe Institut Lissabon, Portugal
|
2014 - 2014 | Exercícios e transformações do olhar. Rilke e o Einsehen
Congresso
|
POETICS OF SELFHOOD: WRITING AND OTHER CONSTRUCTIONS
Project “Poetics of selfhood: memory, imagination and narrativity” PTDC/MHC-FIL/4203/2012 (Centro de Filosofia da Universidade
de Lisboa), in collaboration with the Centre de recherches sur les pays lusophones (Univ. de la Sorbonne Nouvelle, Paris 3),
Ce, Portugal
|
2014 - 2014 | Forgetting architecture. Investigations into the poetic experience of architecture comunicação apresentada na conferência
internacional
Conferência
|
the of aesthetics
european society of aesthetics and amsterdam university, Países Baixos
|
2014 - 2014 | Art criticism and the reflexive value of art
Conferência
|
Facts and Values in Aesthetics: Contemporary Stakes and Approaches
University Paris 1 Panthéon-Sorbonne and CNRS, Research Group Æsthetica - Art and Philosophy, Itália
|
2014 - 2014 | Arte. Crítica. Política. Colóquio Internacional 2014
Congresso
|
Arte. Crítica. Política. Colóquio Internacional 2014
Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Investigar arte
Encontro
|
Arte e Universidade
Centro de Estudos Sociais e Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2013 - 2013 | Imagens e Representações da Cidade Contemporânea
Conferência
|
Pensar Cidade: imagens, espaços e história
Instituto de História da Arte, Portugal
|
2013 - 2013 | Ser pontual num encontro que só pode falhar. Acerca da contemporaneidade do artista
Congresso
|
XXIV Colóquio Internacional da Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Sociedade Portuguesa de Psicanális, Portugal
|
2013 - 2013 | Fragmentos da arte contemporânea. A colecção Berardo
Conferência
|
Seminário Instituições e Colecções de Arte em Portugal
Mestrado em Património e Museologia, Portugal
|
2013 - 2013 | Spacetalk: arte e arquitectura. Ciclo Internacional de Conferências
Seminário
|
Ciclo Internacional de Conferências sobre Arte e Arquitectura
Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LIsboa, Portugal
|
2012 - 2012 | A Praça como Panorama
Simpósio
|
Espaço Público: O Lugar da Praça na Cidade Contemporânea
Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território (CEACT) da UNiversidade Autónoma de Lisboa e epartamento de Arquitectura
e Urbanismo do ISCTE, Portugal
|
2012 - 2012 | Questões de método. Sobre a sistematização e criatividade na pesquisa artística: balanço e negatividade
Conferência
|
Jornadas Científicas do Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Memory, film and photography
Congresso
|
Photography and cinema. 50 years of Chris Marker’s La Jetée
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e pelo Instituto de História de Arte, Portugal
|
2012 - 2012 | Balanço e Negatividade. Sobre Sistematização e Criatividade em Arte
Conferência
|
AS artes do colégio.Ciclo de conferências
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Moderador em 3. "Memory, film and photography", Congresso Photography and Cinema. 50 years of Chris Marker’s La Jetée, Centro
de Estudos de Comunicação e Linguagens e pelo Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2012
Congresso
|
Photography and Cinema. 50 years of Chris Marker’s La Jetée
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e pelo Instituto de História de Arte, Portugal
|
2011 - 2011 | De que fala quando se fala sobre arte?
Conferência
|
2a Conferência Anual de Filosofia e Literatura: Descrever Arte
Rede de Filosofia e Literatura do Instituto de Filosofia da Linguagem da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Architecture, memory and fantasy: reflections on architectural philosophy
Congresso
|
Annual Conference of the European Society of Aesthetics 2011
European Society of Aesthetics, França
|
2011 - 2011 | Passagens na Arte Contemporânea
Conferência
|
Contextos da Arte Contemporânea: formação para professores na Escola Secundária Artística Antonio Arroio
Escola Secundária Artística Antonio Arroio, Portugal
|
2011 - 2011 | Nos arredores da arquitectura
Simpósio
|
Seminário livre no âmbito do curso de mestrado em arquitectura
Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Learning from Macau
Mesa-redonda
|
Mesa redonda organizada no âmbito da exposição de Manuel Vicente "Trama e emoção" no Museu do Oriente em Lisboa
Museu do Oriente, Portugal
|
2011 - 2011 | Teses de Arquitectura em conferência
Conferência
|
Conferências sobre As Teses da Arquitectura
Depoartamento de Arquitectura da Escola de Artes e do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade
de Évora, Portugal
|
2010 - 2010 | A experiência do tempo na arquitectura
Conferência
|
Dia do tempo
Teatro Maria Matos, Portugal
|
2010 - 2010 | A memória na arte contemporânea
Conferência
|
Chaves para a arte contemporânea
Appleton Square, Portugal
|
2010 - 2010 | Recuperar o olhar
Seminário
|
A Memória do Efémero: debates sobre arte contemporânea
Centro de Artes e Humanidades: UMA da Universidade da Madeira, Portugal
|
2010 - 2010 | Arte e Valor: acerca da possibilidade da formação de um valor em arte”
Congresso
|
Encontro de Estética e Teria Cultural sobre político, criação e valor
Museu do Neo Realismo, Portugal
|
2010 - 2010 | Colóquio Internacional O Tempo na Arquitectura, 2a edição
Congresso
|
O Tempo na Arquitectura 2a edição
Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2010 | Researching Architecture
Seminário
|
Researching Architecture. International Symposia
Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2009 | objecto de arte, comunicação, valor
Simpósio
|
Colóquio sobre arte, política e valor
Festival de Teatro de Almada, Portugal
|
2009 - 2009 | Atmosphere and aspect as aesthetic categories: some affinities between Zumthor and Wittgenstein
Congresso
|
40 IADE 40
UNIDCOM -IADE, Portugal
|
2009 - 2009 | Colóquio Internacional O Tempo na Arquitectura
Simpósio
|
O Tempo na Arquitecura
Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Portugal
|
2008 - 2008 | Um mundo igual a este, mas um bocadinho diferente. Sobre os livros de Daniel Blaufuks
Conferência
|
Livros de Fotografia
Arquivo Fotográfico de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | Imagem e não-imagem: acerca da possibilidade da construção de uma perspectiva fotográfica
Conferência
|
Semana Académica do IADE
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
|
2007 - 2007 | O embaraço da crítica – notas sobre a possibilidade da crítica de arte
Conferência
|
Conferência de comemoração dos 50 ano da Fundação Calouste Gulbenkian
Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2007 - 2007 | O peso e a graça – notas sobre a definição de escultura
Conferência
|
Conferência de abertura do Armazém das Artes de Alcobaça
Armazém das Artes de Alcobaça, Portugal
|
2007 - 2007 | Ferro, fogo e alma
Conferência
|
Conferência de inauguração da exposição de Rui Chafes na Fundação Eva Klabin
Fundação Eva Klabin, Brasil
|
2006 - 2006 | A escrita da escultura
Conferência
|
Centro Nacional de Cultura, Portugal
|
2005 - 2005 | Públicos e Arte Contemporânea
Encontro
|
Anteciparte |
2004 - 2004 | O poder da imagem- algumas notas sobre a pintura/pensamento de Gerhard Richter
Conferência
|
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal
|
2004 - 2004 | Pode ensinar-se um artista? Acerca dos conceitos estupidez e bom senso, ilustração e obra de arte
Seminário
|
Seminário Internacional de História e Crítica de Arte Brasil – Portugal
ARTE SEXC, Brasil
|
2004 - 2004 | Fisionomias do coleccionar
Mesa-redonda
|
Ciclo de colóquios sobre o estado das artes
Projecto Terminal das Artes, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | Pensamento e Obra de Arte- A consideração da obra de arte como microcosmo | Andreia César (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 | Pensamento e Obra de Arte - A consideração da obra de arte como microcosmo
Vogal
|
Andreia César (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
|
2018 | Wittgenstein e a Interpretação Musical- Cruzamentos e Influências
Arguente
|
Paula Carvalho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | , Expor a história: o passado no presente. Paris New York (1977) e Monte Verità (1978)
Arguente
|
Mariana Ferreira Roquette Teixeira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | O modernismo de Clement Greenberg: Forma e conteúdo | Ana Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 | , Do Queer: Clube e Práticas Artísticas | Vera Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2018 | Mediating Internet Art- Curatorial Modes in Tangible and Virtual Domains | Jonathon Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Wittgenstein e a Interpretação Musical - Cruzamentos e Influências
Arguente
|
Paula Carvalho (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2018 | Expor a história: o passado no presente. Paris New York (1977) e Monte Verità (1978)
Arguente
|
Mariana Ferreira Roquette Teixeira (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2018 | O modernismo de Clement Greenberg: Forma e conteúdo
Vogal
|
Ana Silva (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
|
2018 | Do Queer: Clube e Práticas Artísticas
Vogal
|
Vera Magalhães (Mestrado)
University of Porto, Portugal
|
2018 | Mediating Internet Art - Curatorial Modes in Tangible and Virtual Domains
Vogal
|
Jonathon Pereira (Mestrado)
University of Porto, Portugal
|
2016 | ista Alegre. Transpor a forma e prolongar o uso | Rita Almeida Filipe (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Ousadia e Fidelidade, sobre a forma-curta na cinematografia de Pedro Costa: imagem e espaço, pensamento; três cortes, uma leitura | Ana Luisa Rainha (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | O discurso artístico como dispositivo de inovação na discussão do após pós-colonialismo | Ângela Maria Carraojla Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Passos em volta: dança versus performance. Um cenário conceptual e artístico para o contexto português | Mariana Viterbo Brandão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Vista Alegre. Transpor a forma e prolongar o uso
Vogal
|
Rita Almeida Filipe (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2016 | Ousadia e Fidelidade, sobre a forma-curta na cinematografia de Pedro Costa: imagem e espaço, pensamento; três cortes, uma
leitura
Vogal
|
Ana Luisa Rainha (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2016 | O discurso artístico como dispositivo de inovação na discussão do após pós-colonialismo
Vogal
|
Ângela Maria Carraojla Ferreira (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2016 | Passos em volta: dança versus performance. Um cenário conceptual e artístico para o contexto português
Vogal
|
Mariana Viterbo Brandão (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2015 | Entre o homem e a matéria. Da intimidade da matéria por acção da vida e do calor | Margarida Alves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Elogio do Feio na Arte. Fealdade no Século XX | Luis Filipe Ferreira da Bandeira Calheiros (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | Estéticas da consciência alterada. Uma análise das mitologias individuais e dos estados altarados na arte | Carolina Vieira Filippini Curi (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | Entre o homem e a matéria. Da intimidade da matéria por acção da vida e do calor
Vogal
|
Margarida Alves (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
|
2015 | Elogio do Feio na Arte. Fealdade no Século XX
Vogal
|
Luis Filipe Ferreira da Bandeira Calheiros (Doutoramento)
University of Coimbra, Portugal
|
2015 | Estéticas da consciência alterada. Uma análise das mitologias individuais e dos estados altarados na arte
Vogal
|
Carolina Vieira Filippini Curi (Mestrado)
University of Coimbra, Portugal
|
2014 | A obra no gerúndio | Miguel Ângelo Rocha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Queer Architecture and the deconstruction of Power in Space: The Architecture of Diller Scofidio + Renfro | Goedele de Caluwé (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Luc Tuymans. Noite e Nevoeiro | Thelma Pott (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 | A obra no gerúndio
Vogal
|
Miguel Ângelo Rocha (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2014 | Queer Architecture and the deconstruction of Power in Space: The Architecture of Diller Scofidio + Renfro
Vogal
|
Goedele de Caluwé (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
|
2014 | Luc Tuymans. Noite e Nevoeiro
Vogal
|
Thelma Pott (Mestrado)
University of Coimbra, Portugal
|
2013 | Curadoria de Exposições de Arte Contemporânea em Contexto Museológico no Século XXI. O museu da Fundação de Serralves | Raquel Alexandra Martins Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | A Necessidade da Arte | Adriana Carneiro Anselmo da Costa e Crespo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | Curadoria de Exposições de Arte Contemporânea em Contexto Museológico no Século XXI. O museu da Fundação de Serralves
Vogal
|
Raquel Alexandra Martins Pereira (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
|
2013 | A Necessidade da Arte
Vogal
|
Adriana Carneiro Anselmo da Costa e Crespo (Doutoramento)
University of Lisbon, Portugal
|
2012 | Jeff Wall: Fotografias à Escala Humana | Helena A. Miranda (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O Lugar da Matéria na Prática Artística. Contributos para a sua problematização | Flávia Manuela Ferreira Vieira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | A performance enquanto encontro íntimo | Susana Mendes Costa da Silva (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | Jeff Wall: Fotografias à Escala Humana
Vogal
|
Helena A. Miranda (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
|
2012 | O Lugar da Matéria na Prática Artística. Contributos para a sua problematização
Vogal
|
Flávia Manuela Ferreira Vieira (Mestrado)
University of Lisbon, Portugal
|
2012 | A performance enquanto encontro íntimo
Vogal
|
Susana Mendes Costa da Silva (Doutoramento)
University of Coimbra, Portugal
|
2011 | Operação SAAL/Évora. Construção de uma vontade, o Bairro da Malagueira | Rita Caldeira Fonseca Martins (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Operação SAAL/Évora. Construção de uma vontade, o Bairro da Malagueira
Vogal
|
Rita Caldeira Fonseca Martins (Mestrado)
University of Évora, Portugal
|
2010 | Castelvechio de Carlo Scarpa. O reinventar de um museu entre o passado e o presente | Pedro Esteves Carvalhido (Mestrado) |
2010 | Pedro Esteves Carvalhido | Marta Garcia Alves Barata (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 | A arquitectura de Alber Speer. A monumentalidade como sistema de persuasão e intimidação de poder | David Gonçalves Chaves (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 | Castelvechio de Carlo Scarpa. O reinventar de um museu entre o passado e o presente
Vogal
|
Pedro Esteves Carvalhido (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
School of Arts, Portugal |
2010 | Decomposição dos limites nos corredores urbanos
Vogal
|
Marta Garcia Alves Barata (Mestrado)
University of Évora, Portugal
|
2010 | A arquitectura de Alber Speer. A monumentalidade como sistema de persuasão e intimidação de poder
Vogal
|
David Gonçalves Chaves (Mestrado)
University of Évora, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2013/07/01 - Atual | Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art | RIHA |
2013/01/01 - Atual | Midas. Museus e estudos interdisciplinares | |
2006/01/06 - Atual | Ípsilon | Jornal Publico |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2010 - Atual | Membro da comissão de avaliação e acompanhamento da Direcção Regional de Cultura de LIsboa e Vale do Tejo | ||
2010 - Atual | Membro do juri de bolsas de criação artística da Direcção Regional de Cultura do Governo Regional dos Açores | ||
2008 - Atual | Membro do juri de nomeação BesPhoto | ||
2007 - Atual | Júri de nomeação do BesPhoto | ||
2007 - Atual | Júri do prémio de artes plásticas da Association International de Critiques d'Art | ||
2006 - Atual | Membro do juri do concurso Jovens Criadores 2006 promovido pelo Clube Português de Artes e Ideias | ||
2006 - Atual | Júri do prémio de artes plásticas da Association International de Critiques d'Art | ||
2004 - Atual | Júri de nomeação da VII edição do prémio de artes União Latina |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013/01 - Atual | Crítica de arte: modelos, práticas e problemas | Mestrado em História da Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/01 - Atual | Estética e teorias da arte | Mestrado em História da Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/01 - Atual | Estética e critica de arte | Mestrado em História da Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/01 - Atual | Temas de arte contemporânea | Mestrado em História da Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2011/09 - Atual | Filosofia e estética da arquitectura | Arquitectura (Mestrado) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2009/03 - 2012/01 | seminário investigação i | Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/03 - 2012/01 | seminário invetsigação ii | Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/03 - 2012/01 | reconhecimento das paisagens urbanas | Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/03 - 2012/01 | cultura arquitectonica I | Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/03 - 2012/01 | cultura arquitectonica II | Mestrado Integrado em Arquitectura (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/02 | Filosofia da arte e do design | (Outros) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
2007/09 - 2009/02 | Filosofia da arte e da imagem | (Outros) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
2007/09 - 2009/02 | Curadoria de exposições | (Outros) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
2007/09 - 2009/02 | Teoria da cultura popular | (Outros) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
2007/09 - 2009/02 | Metodologia do projecto fotográfico | (Outros) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Spring Seminar
Membro
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2018 - Atual | Porto Summer School on Art & Cinema
Membro
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2019/02 - 2019/02 | Seminário A Viena de Wittgenstein
Membro
|
MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Portugal |
2019 - 2019 | Decolonizing Culture curated with Claire Bishop, com a participação de Dora Garcia, Colectivo Cadhigue, Filipa César, Françoise
Vergès, Kader Attia, Marinho de Pina
Membro
|
|
2018 - 2018 | The times of contemporaneity curated with Claise Bishop, com a participação de Isabel Lewis, Flávio Almada, Joana Gorjão Henriques
e Tania Bruguera
Membro
|
|
2017 - 2017 | VII Congresso Mediterrânico de Estética. Estética, Crítica e Curadoria
Membro
|
Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Portugal |
2009/03 - 2012/01 | Membro de Comissão
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/02 | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2023 | Bolsa CAPES Print - Professor visitante PUC Rio de Janeiro, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|
2012 | Bolsa Pos-Doc FCT |
2003 | Bolsa Doutoramento FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|