Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cristina Ferreira de Almeida
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BE18-8BDD-FED8
- ORCID iD
- 0000-0003-4181-2868
Telefones
- Telefone
-
- (351) 239851450 (Profissional)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/12/05
Concluído
|
Formação Profissional de Capacitação para o Patrocínio Comunitário (Outros)
Centro Português para os Refugiados, Portugal
|
|
2022/09/13 - 2022/09/20
Concluído
|
Saúde Mental na População Refugiada (Outros)
Serviço Jesuíta aos Refugiados, Portugal
|
|
2022/05/08
Concluído
|
Facilitator Certification Program in the LEGO® SERIOUS PLAY® (Outros)
Rasmussen Consulting Europe - Association of Master Trainers in the LEGO SERIOUS PLAY method, Dinamarca
|
|
2004/10/08
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Pedagógica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Cognição Como Resolução de Problemas: Novos Horizontes para a Investigação e Intervenção em Psicologia e Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
MB com Louvor e Distinção |
1995/01/08
Concluído
|
Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Jogar e aprender a resolver problemas: Estudo exploratório (Play and learn problem solving: exploratory study...)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1984 - 1989
Concluído
|
Licenciatura Psicologia Pedagógica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/10 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1995/10 - 2004/10 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
1990/01 - 1995/10 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/06 - 2025/06 | Mythabolism: a boardgame to demystify metabolism | Mitabolismo: um jogo de tabuleiro para desmistificar o metabolismo
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Neurociências e Biologia Celular, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, Portugal |
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar
Em curso
|
2019/12/01 - 2022/11/30 | TEACHmi – Teacher preparation for migrant school inclusion
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
ERASME
Em curso
|
2016/09/01 - 2018/08/31 | Lend a Hand - Social Inclusion Programming for Migrant and Refugee Children at Primary Schools
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2016/10 - 2018/04 | From Peer to Peer: European Schools cooperating to be bullying-free
20161ES01KA201025501
|
Erasmus + Programme |
2013/02 - 2013/10 | Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal
CD.OP3.3A4/2012-C12
|
European Commission |
2013/02 - 2013/10 | Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal
CD.OP3.3–A4/2012-C12
|
European Commission |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Superação.com Jogos
Superação com Jogos
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal |
Não financiado
|
2017/01/11 - Atual | LAbJogos - Lúdico e Aprendizagem com base na Análise e Desenvolvimento de Jogos
1116639
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Em curso
|
2021/03/01 - 2023/06/30 | BEg@mes
Ideias com Mérito
Investigador
Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis, Portugal
|
DGEstE/ DSR - Rede de Bibliotecas Escolares
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/02/11 | Projeto "Superação com Jogos" | Coimbra Social Summit 2025
Câmara Municipal de Coimbra & Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola – CASPAE (Coimbra, Portugal)
|
2024/03/16 | Jogos de Tabuleiro - experiências de inclusão | Leiria Talks . Convenção de Jogos de Tabuleiro LeiriaCon
LeiriaCon (Vieira de Leiria, Portugal)
|
2023/03/25 | Inter-ver-em-sã-ação: os jogos na emancipação de tod@s | LeiriaTalks 2023: Rethinking board games in contemporary societies
LeiriaCON (Portugal)
|
2022/03/18 | O JOGOE A APRENDIZAGEM PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS |
Red-Apple & I-deal.diálogos em rede (online, Portugal)
|
2021/10/22 | Linguagens de mediação intercultural em ambientes educativos | III Congresso Internacional RESMI 2021
Universidade de Aveiro - RESMI (Aveiro / online, Portugal)
|
2020/11/27 | A importância das linguagens cinematográficas na inclusão social e escolar de migrantes / refugiados | VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”, Painel de Cinema e Arte I
XXVI FESTIVAL CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS (Coimbra, Portugal)
|
2019/09/10 | Estudos e intervenções em torno da cognição, aprendizagem e desempenho com base em jogos: uma proposta de sistematização | GICAD VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” | II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
GICAD
|
2019/07/16 | Envolvimento de crianças e jovens refugiados: sucesso da sua inclusão na escola | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade |
2019/05/03 | Ser criança e jovem nos tempos modernos. Novas Tecnologias no Brincar: Oportunidades e desafios | Novas Tecnologias: Oportunidades e desafios
Trilhos do Futuro /ADFP
|
2019/04/12 | A importância do lúdico ao longo da vida (formação de curta duração |
Lab TE- FPCEUC
|
2012 | Sem problemas não há soluções - trajectórias de sucesso |
(Coimbra, Portugal)
|
2012 | Grupos de apoio a/entre professores / educadores | Painel «Formação Profissional inicial e contínua» - Encontro Internacional de Inovação Educacional
(Angra do Heroísmo, Portugal)
|
2012 | Risk and adventure in childhood experiences: How risky play is viewed by a group of early childhood teachers? | 1st International Early Childhood Intervention Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce - European Association on Early Childhood Intervention (Braga, Portugal)
|
2012 | “Projeto Descobrindo o Jardim” – An outdoor experience in the early years | 1st International Early Childhood Intervention Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce -European Association on Early Childhood Intervention (Braga, Portugal)
|
2012 | Evaluating educational practices in infant daycare -development of an instrument | 1st International Early Childhood Intervention Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce - European Association on Early Childhood Intervention (Braga, Portugal)
|
2010 | Aprender Psicologia com base em problemas | I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em contextos educativos
(Braga, Portugal)
|
2009 | A intervenção dos jovens na etnografia e no folclore, como processo de protecção. Revisitando'Sedução Folk & Folclore: (…) danças do imaginário urbano juvenil e musicalidades de cultura popular', numa abordagem psicoeducativa | XV Jornadas Técnicas de Etno-Folclore
Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) (Coimbra, Portugal)
|
2009 | Problem-solving based on Folk-Lore: psychologists’ on the wire | 3rd International Conference On Psychology
(Grécia)
|
2008 | Formação Profissional inicial e contínua | Encontro Internacional de Inovação Educacional
(Angra do Heroísmo, Portugal)
|
2008 | O valor preditivo da resolução de problemas na excelência | VII Congresso da ANEIS «Excelência: Potencial e desempenho»
(Portugal)
|
2008 | Ser pai ou mãe de uma criança especial | VII Congresso da ANEIS «Excelência: Potencial e desempenho»
(Portugal)
|
2006 | A sobredotação como processo de desenvolvimento: estudos longitudinais | VI Congresso da A.N.E.I.S. / Simpósio Internacional Sobredotação, perícia e Meta-desEnvolvimento: ApRender a excelência -
Painel «Sobredotação ao longo da vida»
(Portugal)
|
2006 | A avaliação da Inteligência Emocional através da entrevista semi-estruturada de BarOn (BarOn – EQ: Emotional Quotient Interview) | XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»
(Braga, Portugal)
|
2006 | A Inteligência Emocional a partir do inventário de BarOn | XI Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»
(Braga, Portugal)
|
2005 | Resolução de problemas: alternativa para avaliar a(s) inteligência(s)? | I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações
(Universidade de Évora, Portugal)
|
2004 | Resultados de um estudo para a construção e validação de uma metodologia de avaliação cognitiva baseada na resolução de problemas | X Conferência Internacional sobre «Avaliação Psicológica: Formas e Contextos»
(Braga, Portugal)
|
2003 | Aprender a criatividade | IV Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento»
(Lisboa, Portugal)
|
2002 | Aprendizagem baseada em problemas: um lque de (boas) soluções para ensinar e aprender | Seminário Nacional «Alunos diferentes ... avaliações iguais?
Assoc. Nacional dos Professores do Ensino Secundário (Sever do Vouga, Portugal)
|
2002 | Ensaios para a validação empírica de um programa de intervenção com crianças sobredotadas | , III Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Aproximação de modelos e práticas»
(Porto, Portugal)
|
2001 | Para a diversidade necessária na construção dA Escola. O contributo do Licenciado em Ciências da Educação no traçado de novos caminhos da comunicação e do conhecimento | 2.º Encontro de Investigação e Formação «Criatividade, Afectividade, Modernidade - Construindo hoje a escola do futuro»
( Lisboa, Portugal)
|
2001 | Resolução de problemas: alternativa à avaliação cognitiva de alunos? | II Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: Dinâmicas e Projectos Nacionais»
(Covilhã, Portugal)
|
2000 | Processos de resolução de problemas: Uma alternativa de avaliação | I Congresso Anual da ANEIS «Sobredotação: pensar desafios, construir respostas»
( Évora, Portugal)
|
1999 | Estruturas de apoio psicopedagógico a Professores | I Simpósio Ibérico do Síndroma de Burnout
(Lisboa, Portugal)
|
1997 | Programa de formação para prevenção do mal-estar docente | I Congresso Luso-Espanhol de Psicologia da Educação
(Coimbra)
|
1995 | A importância da linguagem oral e escrita na aprendizagem da ciência | II Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e de Geologia «Educar para além do amanhã»
(Coimbra, Portugal)
|
1995 | Treino de competências de resolução de problemas através de uma abordagem lúdica | III Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação
(Braga, Portugal)
|
1992 | A compreensão da linguagem figurativa | II Encontro «Desenvolvimento e Educação - Da Infância à Idade Adulta»
Infantário e Jardim Infantil do S.S.U.C. e pelo Núcleo de Desenvolvimento Psicológico da Criança e do Adolescente da F.P.C.E.,
U.C (Coimbra, Portugal)
|
1991 | A importância da formação psicopedagógica dos professores na interface escola, saúde e bem-estar | Encontro «Os Jovens e a Saúde»
(Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Contributo para o desenho de um programa de conscientização, capacitação e apoio para educadores na inclusão escolar de crianças
e jovens com perturbação no espectro do autismo
Orientador
|
|
2019 - Atual | Impacto de um jogo MMORPG em período de pandemia (título prov)
Orientador
|
|
2017 - Atual | Potencial criativo de crianças e jovens em ensino regular e em ensino integrado de música - estudo exploratório
Orientador
|
|
2010 - Atual | Formação de conceitos matemáticos e sua relevância na capacidade de processamento da informação e competência de resolução
de problemas
Orientador
|
Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2008 - Atual | Avaliação cognitiva baseada na resolução de problemas: Validação de uma metodologia
Orientador
|
Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2019 | Contributo da Psicologia Positiva na resposta psicossocial para a capacitação, bem-estar e regulação emocional de um indivíduo
em programa de substituição de cloridrato de metadona – Estudo de caso
Orientador
|
|
2018 - 2019 | BRINQUEDOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO AVALIAÇÃO DE RECURSOS
Orientador
|
|
2018 - 2019 | Análise sistemática de investigações acerca de aprendizagem baseada em jogos (GBL) e em jogos de interpretação de personagens
(RPG)
Orientador
|
|
2017 - 2019 | Autoperceção de competências académicas e profissionais por estudantes de Psicologia
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Contributo para o mapeamento do percurso de desenvolvimento pessoal - estudo de caso com crianças de 3º e 4º ano de uma Escola
TEIP
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Impacto do Projeto «Jardim do Sentir» na Identificação, Compreensão e Regulação de Sentimentos e Emoções por Crianças do 1º
Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Psicologia Positiva para Auxiliares de Centro de Reabilitação com Paralisia Cerebral
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Relações entre o Potencial Criativo, a sua Perceção em Clima de Sala de Aula e o Rendimento Escolar: Um estudo exploratório
no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | "Tretas embrulhadas em Corações" ou as dificuldades de saber Amar e ser amad@
Orientador
|
Temas de Psicologia do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Perceção das relações pais-filhos e a sua relação com o sucesso escolar. Estudo com crianças no 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2015 | Estudo de caracterização de um grupo de crianças de três anos de idade em Jardim de Infância, em função de variáveis de desenvolvimento
do Currículo Pré-escolar HiComp
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2015 | Construção de heurísticas para promoção do sucesso na aprendizagem da Matemática – impacto de programa baseado na resolução
de problemas
Orientador
|
Programa Inter-universitário em Psicologia - Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2014 | Crenças parentais no desenvolvimento de uma criança com paralesia cerebral: Estudo de caso
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Estudo do autoconceito em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico com versão adaptada da escala de Piers-Harris
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A importância de brincar no exterior: análise dos níveis de envolvimento de crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A importância de brincar no exterior para a resolução de problemas e criatividade: um estudo com crianças em educação pré-escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2013 | Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem cognitiva – estudo exploratório numa amostra de crianças com paralisia cerebral
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Efeito(s) placebo na intervenção psicológica de aconselhamento
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Cognição espacial em crianças pequenas: comparação de dois métodos de investigação
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | O perigo da segurança: estudo das perceções de risco no brincar no grupo de educadores de infância.
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | "CRECHEndo" com qualidade. Construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em Creche
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Estratégias de resolução de problemas lógicos de enunciado verbal por alunos de 6º e 8º ano de escolaridade do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2012 | Resolução de Problemas, Estilos de Pensamento, Desempenho Académico e Vivências no Ensino Superior
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2012 | Diversidade no Ensino Superior: estilos de pensamento na resolução de problemas
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2012 | As estratégias utilizadas por alunos do Ensino Básico para resolver problemas lógicos de enunciado verbal. Estudo comparativo
entre alunos de 6º e 8º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | A Grelha de Observação HiComp Preschool Curriculum: Estudo de um grupo de crianças de 3 anos
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Competências académicas, resolução de problemas, estilos de pensamento, abordagem ao estudo e boas práticas no Ensino Superior:
ensaio de caracterização de estudantes da FPCE-UC
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | UTILIZAÇÃO DE HEURÍSTICAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Coorientador
|
Psicologia (associação) (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | A 'Gestão do Comportamento' como ferramenta de resolução e gestão de conflitos nos Cursos de Educação e Formação: Estudo de
Caso
Orientador
|
Mestrado em Psicologia - Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2010 | Concepções de pais e de educadoras sobre a importância da matemática em Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Mestrado em Psicologia - Psicologia Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2010 | Vivências e Percepções de Estágio em Psicologia
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2010 | Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem cognitiva – estudo exploratório numa amostra de crianças com perturbações
do espectro do autismo
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2010 | Avaliação do potencial de aprendizagem de crianças com Paralisia Cerebral - estudo exploratório com provas de realização da
WISC-III. MIP
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2010 | Em Busca da Solução: Relação entre a Capacidade de Resolução de Problemas e o Sucesso Escolar em Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos
do Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | Mission Cognition: Estudo do caso de crianças com perturbações no espectro do autismo na resolução do jogo Sombras em interface
computacional
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2009 - 2009 | Aprendizagem baseada na resolução de problemas por crianças com paralisia cerebral
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2009 - 2009 | Competências Pró-Sociais e estilos parentais numa amostra de adolescentes a frequentar o 8.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2009 - 2009 | Estudo de caracterização de um grupo de crianças de cinco anos em jardim-de-infância. Contributos para a validação do currículo
pré-escolar HiComp
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2009 - 2009 | A importância da música na aprendizagem escolar: um estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2008 - 2008 | A Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem em contextos extra-escolares - da recuperação à intervenção
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2008 - 2008 | Regresso à Escola por conta própria – manifesto valor acrescentado à escolarização dos filhos
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 - 2007 | Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: A importância da relação com a comunidade
na melhoria da Escola
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 - 2007 | Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: O desenvolvimento profissional e a
formação docente
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 - 2007 | Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento de avaliação: O papel dos apoios educativos na melhoria
eficaz dos sistemas de ensino
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 - 2007 | Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de um instrumento: avaliação do Ensino-Aprendizagem
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 - 2007 | Auto-avaliação de escolas. Contributo para a construção de instrumentos de avaliação: O papel dos recursos educativos na melhoria
dos sistemas de ensino
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/07/20 - Atual | Conferência Nacional de Apresentação dos resultados do Projeto Lend a Hand – Social Inclusion Programming for Migrant and Refugee Children at Primary Schools (2018/07/20) | |
2025/01/03 - 2025/06/08 | O projeto "Ai Se o P o e t a brincar comigo ..." (Ai Se o P = inversão de “Poesia”, tema da Semana Cultural 2025 da Universidade
de Coimbra) pretende gerar conexões e movimentos de participação inclusiva, destacando a poesia através de atividades de jogos
de tabuleiro (e.g., “Pessoa” – Pythagoras), mas também através de outras dinâmicas lúdicas e jogos sérios (storytelling, Lego®). (2025/03/01 - 2025/03/08)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal |
2021/04/10 - 2021/05/22 | Seminários Piloto de apresentação e melhoria da "toolbox" do projeto TEACHmi - Teacher preparation for migrant school inclusion
(ERASMUS+ Project Nº: 612216-EPP-1-2019-1-EL-EPPKA3-IPI-SOC-IN)
(2021/04/10 - 2021/05/22)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/05/30 - 2019/05/31 | 3º Congresso de Educação Emocional: Brincar e Crescer ... saudavelmente! (2019/05/30 - 2019/05/31)
Congresso
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09 - Atual | Dinamização de workshops: Lego@ Serious Play@
Oficina (workshop)
|
Lego ao serviço da Família e da Educação: Aproximação à metodologia Lego@ Serious Play@
Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal
|
2022/11/03 - Atual | conferência intitulada “Resolução de problemas na encruzilhada do Jogar e do Aprender”, no âmbito do VI CICA - CONGRESSO INTERNACIONAL
INTERDISCIPLINAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - À RODA DOS PROBLEMAS.
Conferência
|
CICA - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - À RODA DOS PROBLEMAS |
2022/06 - Atual | Jogos para todos os gostos - I Mostra gastronómica | Iguarias da população migrante
Música e Jogos didáticos - Encontro população migrante
Outro
|
|
2022/04/01 - Atual | Uma Carta para a Ucrânia. Sob a proposta do Comité Olímpico de Portugal (Educação Olímpica), em articulação com a Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e colaboração da FPCEUC ( por mim representada), lançou a iniciativa solidária, celebrando o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, para promover a educação para a igualdade, respeito e justiça social. Com o objetivo final de publicação de livro, cuja venda reverta a favor da construção de escolas na Ucrânia. | Uma Carta para Ucrânia |
2024/12/07 - 2024/12/07 | Workshop: "Quando o Jogo é um Assunto Sério: Estratégias de capacitação em contextos educativos"
Oficina (workshop)
|
Fórum de Psicólogos em Contexto Escolar
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2024/10/11 - 2024/10/12 | workshops “Inovar as aprendizagens com brincadeira e jogos sérios, no âmbito do Evento CRIAR E INOVAR NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Encontro
|
CRIAR E INOVAR NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Universidade dos Açores - NICA: NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE,, Portugal
|
2023/02/03 - 2023/07/08 | 5 sessões na FPCE-UC acerca das potencialidades dos jogos (e.g., analógicos) no apoio ao desenvolvimento e aprendizagens (cognitivas,
afetivas e sociais), de diferentes grupos-alvo. Com fundamento teórico, explorar jogos de tabuleiro diversos, em função de
diferentes áreas de competência, metas de aprendizagem e segmentos da população; o jogo como meio de desenvolver e avaliar
competências; analisar jogos específicos em função dos processos psicológicos a desenvolver; criar planos de intervenção para
a aprendizagem e inclusão. Avaliação autêntica.
Oficina (workshop)
|
Ciclo de Formações: Jogar e Aprender
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Lufapo Hub - Associação Inclusão Contacto, Portugal |
2023/07/07 - 2023/07/07 | Workshop: Jogos de tabuleiro na base de aprendizagens e(m) cooperação (indoor e outdoor)
Oficina (workshop)
|
Diálogo de Saberes para uma Vida Sustentável,
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2020/11/27 - 2020/11/28 | Moderação do PAINEL DE CINEMA E EDUCAÇÃO IV,
Teaching Film: diversity in film and filmmaking courses, André Rui Graça, CEIS 20
Da ilusão ao cinema de imersão: a história da realidade virtual e a experiência, Marina Vasques Oliveto, ULHT
Simpósio
|
VI edição do Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”, integrado na XXVI edição do Festival “Caminhos do Cinema Português”. |
1999 - 1999 | Criação de estruturas de apoio psicopedagógico ao professor
Oficina (workshop)
|
Tema «Educação para a diversidade», I Encontro de Investigação e Formação: Desenvolvimento e Globalização |
1996 - 1996 | A arte infantil. Se sabemos e conhecemos, porque não partilhamos?
Oficina (workshop)
|
Colóquio «Arte Infantil»
Escola Profissional de Montemor-o-Velho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/18 | Júri de Provas de Doutoramento em Psicologia | Nuno Miguel Viegas Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/11/20 - 2020/11/28 | VI Simpósio Internacional “Fusões no Cinema” |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/03/01 - 2018/07/20 | Participação na revisão do Projeto Educativo de uma Escola Secundária de Coimbra |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2025 - Atual | Associação Portuguesa pelo Direito a Brincar-IPA Portugal | órgãos sociais |
2022/12/17 - Atual | APA - American Psychological Association | Membro Internacional |
2019/08/26 - Atual | Associação Inclusão ConTacto | Sócia Fundadora / Presidente da Direção |
2015/01/01 - Atual | ADIPSIEDU - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação | |
2014/12/01 - Atual | Associação para o Desenvolvimento em Investigação em Psicologia da Educação - ADIPSIEDUC | Sócia nº 123 |
2014/12 - Atual | ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação | |
2012/11/01 - Atual | Sociedade Portuguesa das Ciências dos VideoJogos | |
2011/07/24 - Atual | International Association for Cognitive Education and Psychology | membro regular |
2010/03 - Atual | Ordem Psicólogos Portugueses | |
2009/12/31 - 2019/12/31 | Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social | Investigadora integrada |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05 - Atual | Revisão / Júri de produções escritas por crianças orientadas pelos respetivos doentes, no projeto educativo e solidário "Histórias da Ajudaris" | Ajudaris - Associação de Solidariedade Social, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2018/01/01 - 2022 | em Regime de voluntariado com a Associação Peaceful Parallel - Área de Migrações, Asilo e Refugiados | Alunos de Famílias numerosas de refugiados |
Distinções
Outra distinção
2020 | Menção Honrosa
Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, Portugal
|