???global.info.a_carregar???
Paula Cristina Somenzari Almozara é artista visual, pesquisadora e professora em regime de dedicação integral em 40h da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atua na Faculdade de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - nível 2. Realizou Pós-Doutorado no i2ADS, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sob supervisão da Profa. Dra. Graciela Machado, tendo sido contemplada com Bolsa de Pesquisa no Exterior pela Fapesp (2021/13582-4). Atuou como Professora Visitante no Instituto Politécnico de Bragança, na Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo (EsACT), campus Mirandela, no período de fev/2022 a jun/2022. De 2016 a 2018 foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Linguagens, Mídia e Arte - Mestrado e de 2014-2018 foi Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Desenvolveu projeto de pesquisa intitulado "Percurso e memória: a paisagem fragmentada" com Auxílio à Pesquisa - Regular da FAPESP, no valor integral de 163.480,54 (Processo: 17/17112-7) de 2018 a 2019, configurando a implantação do LIMIAR_Lab, um Laboratório de Produção e Pesquisa em Arte Contemporânea no PPG-Limiar/PUC-Campinas. Realizou Estágio de Pesquisa de Curta Duração na Universidade do Porto, Faculdade de Belas-Artes, Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade, sob supervisão da Profa. Dra. Graciela Machado com plano de atividade ligado ao processo Fapesp 2017/17112-07. Assessora Ad Hoc da Fapesp desde 2010. Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP (1a. Secretária) para o Biênio 2017-2018. Desde 2017 é membro da Comissão Científica do CSO - Congresso Sobre Outras Obras, da Faculdade de Belas-Artes e CIEBA da Universidade de Lisboa; é também integrante da Comissão Científica Editorial das Revistas Estúdio, Gama e Croma da FBA da Universidade de Lisboa. Foi Coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais, Edital Capes 008/2012, de Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal (Projeto 066/2012). Atuou de 2007 a 2009 como professora convidada do curso ART-120 Especialização em Artes Visuais do IA-Unicamp. Concluiu o Doutorado em Educação (Bolsa Capes), na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. Realizou Mestrado em Artes Visuais (Bolsa Fapesp) pela Unicamp, onde desenvolveu trabalho poético visual e pesquisa sobre a história do desenho. Possui diversas publicações de álbuns e livros de artista e também exposições de artes visuais com ênfase em procedimentos gráficos, fotografia, vídeo e instalação. Atua na área de Artes em Poéticas Visuais Contemporâneas. Recebeu o Prêmio Brasil Fotografia 2014 - Bolsa Desenvolvimento de Projeto com o trabalho à margem.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Cristina Somenzari Almozara

Nomes de citação

  • Almozara, Paula
  • Almozara, P. C. S.

Identificadores de autor

Ciência ID
BC11-B8AA-D1F3
ORCID iD
0000-0003-4239-2551

Endereços de correio eletrónico

  • almozara@puc-campinas.edu.br (Profissional)

Moradas

  • Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, 13087-571, Campinas, São Paulo, Brasil (Profissional)

Websites

  • https://www.paulaalmozara.com/ (Pessoal)
  • https://www.puc-campinas.edu.br/pos-graduacao/programa-de-pos-graduacao-em-linguagens-midia-e-arte-mestrado/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/07/19 - 2023/02/18
Concluído
Pós-Doutorado/Arqueologia tecnológica: práticas e processos gráficos historicizados na arte contemporânea (Pós-doutoramento)
Especialização em Gravura; arte contemporanea, fotografia, processos fotomecânicos
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2001/03/01 - 2005/03/18
Concluído
Doutorado em Educação (Doctor)
Especialização em Educação, conhecimento, linguagem e arte
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"Cadernos de Desenho: diálogos com a matéria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor
1994/03/01 - 1997/04/03
Concluído
Mestrado Acadêmico Stricto Sensu em Artes (Master)
Especialização em Artes Visuais
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"Diário de imagens: reflexões através do desenho" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor
1986/03/01 - 1989/12/01
Concluído
Bacharelado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (Bachelor)
Especialização em Artes Plásticas
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/03/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Faculdade de Artes Visuais, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/07 - 2023/02 Technological archeology: historicized practices and graphic processes in contemporary art Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2020/10 - 2021/08 Uma narrativa autobiográfica: trajetória da redescoberta do gesto criador para uma formação pessoal e profissional em educação estética nas artes visuais Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2018/01 - 2019/12 Route and memory: a fragmented landscape Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2014/04 - 2014/04 Auxilio para participação com apresentacao de trabalho no: V congresso CSO criadores sobre outras obras '2014 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2012/03 - 2012/04 Participação no: III Congresso internacional CSO'2012 "criadores sobre outras obras" Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2011/04 - 2011/09 LAND ART, BEYOND THE WHITE CUBE Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
1994/09 - 1997/02 Diário de imagens: reflexões através do desenho Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Paula Almozara. "Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação". Revista Farol (2023): https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.40088.
    10.47456/rf.v18i27.40088
  2. Machado, M.Graciela; Almozara, Paula. Autor correspondente: Machado, M.Graciela. "Tradição e ruptura: pesquisas e práticas da arte impressa contemporânea". Pós-Limiar 4 (2021): 1-7. http://dx.doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5444.
    10.24220/2595-9557v4e2021a5444
  3. Larissa Camnev; Paula Somenzari Almozara; Luisa Paraguai Donati. "Ação-imagem: formulações de espacialidades em “body configurations” de valie export". Palíndromo 12 26 (2020): 174-183. https://doi.org/10.5965%2F2175234612262020174.
    10.5965/2175234612262020174
  4. Selma Aparecida Rodrigues dos Santos; Paula Cristina Somenzari Almozara. "Narrativas da experiência na formação de leitores na adolescência". RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo 6 (2020): e020025-e020025. https://doi.org/10.20888%2Fridpher.v6i00.14815.
    10.20888/ridpher.v6i00.14815
  5. Luisa Paraguai; Paula Almozara. "COLETAS EM INCURSÕES COTIDIANAS” E “NOTAÇÕES”: EXERCÍCIOS POÉTICOS NO CONTEXTO DE DISTÂNCIA SOCIAL". Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais 7 2 (2020): 207-217. https://doi.org/10.33871%2F23580437.2020.7.2.207-217.
    10.33871/23580437.2020.7.2.207-217
  6. Almozara, Paula Almozara; Menezes, Fernanda. "Alguns apontamentos sobre o trabalho performático da artista Cecilia Stelini". (2020): https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/30729.
    10.47456/rf.v2i19B.30729
  7. Paula Almozara; Maristela Salvatori; Helena Kanaan. "Imagem impressa e as potências dos processos gráficos na contemporaneidade". Pós-Limiar 2 1 (2019): 1-1. https://doi.org/10.24220%2F2595-9557v2n1a4725.
    10.24220/2595-9557v2n1a4725
  8. Paula Cristina Somenzari Almozara. "The mark and the act of impregnating". PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais 23 38 (2018): 153-153. https://doi.org/10.22456%2F2179-8001.80802.
    10.22456/2179-8001.80802
  9. Almozara, Paula Cristina Somenzari. "A marca e o ato de impregnar". (2018): https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/80801.
    10.22456/2179-8001.80801
  10. Almozara, Paula Cristina Somenzari. "Arquivos da destruição : experiências e invenções sobre a paisagem a partir da obra de Glayson Arcanjo ; Archives of the destruction : experiences and inventions about landscape by the Glayson Arcanjo’s work". (2017): http://hdl.handle.net/10451/29624.
  11. Eliane Righi Andrade; Paula Cristina Somenzari Almozara. "A construção da memória do sujeito contemporâneo a partir de arquivos-monumentos". RUA 22 1 (2016): 45-45. https://doi.org/10.20396%2Frua.v22i1.8646066.
    10.20396/rua.v22i1.8646066
  12. Paula Almozara. ""Handbook of imaginary places": landscape, process, technique and fiction". PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais 19 32 (2013): https://doi.org/10.22456%2F2179-8001.43767.
    10.22456/2179-8001.43767
  13. Paula Almozara. ""Manual de localização imaginária": paisagem, processo, técnica e ficção". PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais 19 32 (2013): https://doi.org/10.22456%2F2179-8001.43751.
    10.22456/2179-8001.43751
  14. Almozara, Paula; Dias, Maria Paula Ferraz. "A cidade como suporte". (2012): https://portalseer.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5755.
    10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5755
  15. Almozara, Paula Cristina Somenzari. "Considerações sobre o Desenho: técnica, poética e conceito". (2012): http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/23450.
    10.5433/2237-9126.2012v6n10p97
Livro
  1. Gravura Fotomecânica: Do Pré-fotográfico ao Digital na Gravura em Oco Sobre Metal. Portugal. 2023.
Tese / Dissertação
  1. "Cadernos de desenho : dialogos com a materia". 2005. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000352293.
    10.47749/t/unicamp.2005.337599
  2. "Diario de imagens : reflexões atraves do desenho". 1997. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000115227.

Outros

Outra produção
  1. TUA: marcas na memória. 2022. Paula Almozara. https://doi.org/10.29327%2F31enanpap2022.512503.
    10.29327/31enanpap2022.512503
  2. a flor da pele. 2021. Almozara, Paula. https://doi.org/10.29327%2F30enanpap2021.383227.
    10.29327/30enanpap2021.383227