???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Baptista Maia Gomes

Identificadores de autor

Ciência ID
BB19-B90D-0F85
ORCID iD
0000-0001-5388-1495

Endereços de correio eletrónico

  • maiagomes.rita@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/03/16
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Museologia e Património Artístico
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"António Quadros (1933-1994). Para uma cartografia do seu “mundo-próprio”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015 - 2016
Concluído
Curso de Doutoramento em História da Arte (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
19
2013 - 2015
Concluído
Mestrado em Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Pádua Ramos (1931-2005) - o coleccionador" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2000 - 2002
Concluído
Museologia (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
1996 - 2000
Concluído
Licenciatura em História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03 - Atual Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rita Maia Gomes. "O que podem revelar os arquivos dos coleccionadores?". 2020.
  2. Rita Maia Gomes; Maia Gomes, Rita. "O que nos contam os museus de "trazer por casa"?". Trabalho apresentado em II Fórum Ibérico de Investigação em Museologia, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. Maia Gomes, Rita. "A Colecção Pádua Ramos: entre a cama e a vitrina". Trabalho apresentado em Congresso Dinâmicas do Património Artístico: Circulação, Transformações e Diálogos, Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. Rita Maia Gomes. "A Colecção Pádua Ramos". 2018.
  5. Rita Maia Gomes; Maia Gomes, Rita. "Quando o museu é habitado...". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED ¿ II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação, Lisboa, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rita Maia Gomes. "1965 : « Artists of Mozambique » s’expose en Afrique du Sud". Perspective : actualité en historie de l'art 1 (2021): 216-230. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ed128f8e-a7cd-4fae-a577-7e9e77e49e8b.
    https://doi.org/10.4000/perspective.24060
  2. Maia Gomes, Rita. "O monarca D. Carlos I visto por Leal da Câmara". Vária Escrita. Cadernos de Estudos Arquivísticos, Históricos e Documentais 1 11 (2004): 115-148.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Raquel Henriques da; Maia Gomes, Rita. Colecção Paulo de Pitta e Cunha. Lisboa, Portugal: Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva. 2023.
    Publicado
  2. Maia Gomes, Rita. Pádua Ramos. O Coleccionador. Diálogos entre o equilíbrio e o desassossego.. Matosinhos, Portugal: Esad Idea. 2018.
    Publicado
  3. Rita Maia Gomes. Pádua Ramos/ O colecccionador. ESAD-IDEA. 2018.
  4. Maia Gomes, Rita; Élvio Melim de Sousa. Roteiro da Casa-Museu de Leal da Câmara. Sintra, Portugal: Câmara Municipal de Sintra. 2006.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Rita Baptista Maia. "Pádua Ramos (1931-2005) – o coleccionador". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16230.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/02/26 Os troféus do "velho caçador": marfins afro-portugueses na Colecção Pádua Ramos Congresso Internacional: African Ivories in the Atlantic World 1400-1900
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/12/13 O que nos contam os 'museus' de "trazer por casa"? II Fórum Ibérico de Investigação em Museologia. Os Museus e a(s) Sociedade(s)
Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/11/07 O auto-retrato como manifesto. Algumas notas para a leitura do auto-retrato de António Quadros Congresso Internacional: O Retrato. Representações e Modos de Ser
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10/02 A Colecção Pádua Ramos: entre a cama e a vitrina Dinâmicas do Património Artístico. Circulação, Transformações e Diálogos
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 O que podem revelar os arquivos dos coleccionadores? O caso do arquivo do coleccionador Pádua Ramos (1931-2005). V Congresso Internacional - Casa Nobre um Património para o Futuro
Município de Arcos de Valdevez (Arcos de Valdevez, Portugal)
2016 Quando o museu é habitado... VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (Lisboa, Portugal)
2005 Leal da Câmara nas colecções da Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo Ciclo de Conferências Mensais
Câmara Municipal de Sintra (Sintra, Portugal)
2003 D. Carlos Visto por Leal da Câmara Ciclo de Conferências das Comemorações do 55.º aniversário da morte de Leal da Câmara
Câmara Municipal de Sintra (Sintra, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - 2012 Contra a Guerra: a arte da paz
Encontro (Outra)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Inventário da Colecção Privada de Luís Duarte Pádua Ramos, constituída por 2400 peças (pintura, desenho, escultura, mobiliário, cerâmica e vidro)
2010 - Atual Pré-inventário do espólio documental do Rancho Regional de Gulpilhares (Vila Nova de Gaia)
2010 - Atual Autoria e acompanhamento técnico do "Projecto de Organização, Pesquisa e Registo de Trajes Etnográficos do Rancho Regional de Gulpilhares"
2004 - Atual Concepção de uma acção de formação “Uma lata de coca-cola ou um quadro de Rembrant: percursos afectivos e cognitivos em torno de peças de museus”