???global.info.a_carregar???
Bolseira de Investigação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS) e estudante de doutoramento no Programa Doutoral de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Mestra em Ciências de Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Especialista em redes sociais e comunicação digital pelo Centro Universitário UNA (MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital). Graduada em jornalismo na PUC Minas (Comunicação Social - Gestão da Comunicação Integrada). Professora de Redes e Mídias Sociais. Gestora de Comunicação e Social Media. Experiência em criação de conteúdo para plataformas digitais, planejamento e gestão de relacionamentos em redes sociais de clientes de diferentes áreas e portes. Tem como interesses de investigação estudos de gênero, ativismo digital, feminismo e redes sociais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Camila Florencio dos Santos

Nomes de citação

  • Florencio, Camila
  • Santos, Camila Florencio

Identificadores de autor

Ciência ID
BB12-D49E-D4D2
ORCID iD
0000-0002-4352-2867

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/10 - 2025
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2017/09 - 2020/11
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Jornalismo e media
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Empoderamento feminino digital: uma análise dos atores sociais influenciadores do movimento feminista na internet " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2011/02 - 2011/12
Concluído
MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital (Postgraduate Certificate)
Especialização em Mídias Sociais
Centro Universitário Una, Brasil
"Ações promocionais como influenciadoras do relacionamento entre consumidores e marcas nas redes sociais." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006/08 - 2010/07
Concluído
Comunicação Social - Gestão da comunicação integrada (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Jornalismo
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
"Presença da Vivo na internet social: uma análise da operadora no Twitter" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - 2018/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
IEC - PUC Minas, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01 - 2019/12 Técnico Superior (Técnico Superior) OCLB, Portugal
2017/11 - 2018/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Web Ideias - Serviço de internet, Portugal
2015/09 - 2017/04 Técnico Superior (Técnico Superior) Anima Mundi - International Animation Festival of Brazil, Brasil
2014/08 - 2015/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Kickante, Brasil
2011/05 - 2014/08 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Plan B Comunicação, Brasil
2010/07 - 2011/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Bhtec Internet marketing, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2025/12 Ativismo digital - Uma análise comparativa entre a atuação de movimentos feministas no Instagram no Brasil e em Portugal
2021.04681.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Santos, Camila. "As fontes em notícias de violência contra a mulher: um estudo de caso do portal G1". Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (2023): https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3949.
    Publicado • https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3949
Resumo em conferência
  1. Santos, Camila; Feijó, Camila F.; Trapaga, Luiza; Casarin, Jordana. "Relationship between buyers and brands: the power of influencers on the gastronomic sector in Portugal". Trabalho apresentado em IJUP - Book of abstracts - 11th Meeting Of Young Researchers University Of Porto, Porto, 2018.
    Publicado
  2. Santos, Camila. "The fonts in women violence news: a case study about G1 news portal". Trabalho apresentado em IJUP - Book of abstracts - 11th Meeting Of Young Researchers University Of Porto, Porto, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Santos, Camila. "Empoderamento feminino digital: uma análise dos atores sociais influenciadores do movimento feminista na internetExportar publicação no formato APAExportar publicação no formato EXCELExportar publicação no formato RIS". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2020. https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=427334.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/25 O pessoal também é político? Uma análise da campanha online “Call”, do Instituto Maria da Penha XIII Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/01/24 A construção de identidades coletivas de movimentos sociais a partir do discurso em ambiente digital XIII Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/11/10 As redes sociais na construção do ativismo feminista contemporâneo do Brasil e de Portugal X Jornadas Doutorais do CECS
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS (Braga, Portugal)
2023/10/13 Digital activism: an analysis of the construction of identities of feminist movements in Brazil and Portugal from the discursive production on Instagram Approaches to Digital Discourse Analysis 4
Universität Klagenfurt (Klagenfurt, Áustria)
2023/06/01 Ativismo digital: uma análise da construção de identidades de movimentos feministas no Brasil e Portugal a partir da produção discursiva no Instagram VI Encontro de Jovens Investigadores
GT de Jovens Investigadores – SOPCOM (Coimbra, Portugal)
2023/02/01 O pessoal também é político? As redes sociais no combate à violência doméstica contra mulheres no Brasil III Congresso Internacional CIEG
ISCSP-ULisboa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12/05 Solidariedade feminista digital: uma análise do perfil "Brasileiras não se calam" VIII Congresso Internacional sobre Culturas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/10/21 Digital activism - A comparative analysis of discourses on Instagram of feminist movements in Brazil and Portugal ECREA 2022 - 9th European Communication Conference
Aarhus University (Aarhus , Dinamarca)
2022/06/15 Harmonizando os feminismos: Consumo e gênero na campanha de Dia das Mulheres da marca Johnnie Walker II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Online, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 O Feminismo Nas Comunidades Virtuais.
Orientador de Nathália De Araújo Henedino
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 A convergência midiática e a sinergia entre TV e Twitter: um estudo de caso Masterchef Brasil.
Orientador de Mariane Medeiros
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Do digital ao físico: Uma análise sobre a rede social Skoob.
Orientador de Lucas Oliveira Hargreaves
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Big Data: Facebook Como Fonte De Informações e Dados Para As Marcas.
Orientador de Gabriella Veras Guimarães
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 O uso do vídeo pelo jornalismo alternativo nas redes sociais.
Orientador de Cintia Moraes Rausch
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 A Fotografia Como Forma De Consolidação Da Identidade De Uma Marca.
Orientador de Alice Rojo Novais
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 O Uso Do Vídeo Pelo Jornalismo Alternativo Nas Redes Sociais.
Orientador de Cintia S. Moraes Rausch
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Reposicionamento Da Catuaba Selvagem Através Do Facebook
Orientador de Fabíola Helena Amaral de Oliveira Guedes.
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Comportamento Em Redes Sociais: O Anti-marketing Da Alezzia.
Orientador de Fernanda Gontijo Jamel Edim
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Big Data: Facebook Como Fonte De Informações E Dados Para As Marcas.
Orientador de Gabriella Veras Guimarães
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Persona Como Fator Central De Comunicação Da Netflix Nas Redes Sociais
Orientador de Nathalia Cassiolato Villela
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Como a Hotmart conquista o público nas redes sociais através do marketing de relacionamento
Orientador de Rosario Guadalupe Romay
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 O UNIVERSO INSTAGRAM E SUAS PERSPECTIVAS: guia informativo sobre a era da rede social imagética.
Orientador de Luisa Greco Palmini de Souza
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 Redes Sociais e o novo relacionamento das marcas com o público. Como as empresas têm usado os Memes a seu favor
Orientador de Lucas Severino
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2017 - 2017 A Liberdade do não-eternizado - Cibercultura, aplicativos de fotos, vídeos descartáveis e as relações líquidas.
Orientador de Matheus de Abreu D'Avila
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2016 - 2016 Marketing de relacionamento de startups nas redes sociais: a atuação do Airbnb no Facebook.
Orientador de Ludimila Emanuele do Nascimento Costa
Comunicação digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2016 - 2016 A influência das redes sociais no cotidiano das pessoas a partir dos conteúdos produzidos em canais de receita culinária na internet.
Orientador de Raquel Augusta Santos Siqueira.
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2016 - 2016 Influência digital e engajamento no Facebook.
Orientador de Victor Hugo Fonseca
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2016 - 2016 Redes Sociais De Nicho Como Estratégia De Marketing De Turismo
Orientador de Lucas Coutinho Pereira
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil
2016 - 2016 A efemeridade das relações nas redes sociais - Um estudo sobre o Snapchat.
Orientador de Fernanda Carolina Ferreira Paes
Comunicação Digital (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
IEC - PUC Minas, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/12/09 - 2020/12/11 Seminários formativos promovidos pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas e o grupo de trabalho “Género Sexualidades” da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Seminário
Género ,Comunicação e Média: que desafios?
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/02/07 - 2018/02/09 Os encontros científicos IJUP são eventos de periodicidade anual, que ocorrem no início do segundo semestre, onde os estudantes da U.Porto têm a oportunidade para apresentar e discutir os resultados dos estudos em que participaram no âmbito de projectos de iniciação à investigação. O programa de iniciação à investigação pretende incentivar o envolvimento dos estudantes da U.Porto em actividades de I&D, o mais precocemente possível no seu percurso de formação universitária.
Encontro
Encontro de Investigação Jovem IJUP - 11a edição
Universidade do Porto, Portugal
2011/09/30 - 2011/09/30 Apresentação da palestra "Publicidade e Mídias Sociais", com carga horária de 2h.
Seminário
III Semana de Ciência, Arte & Política
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2011/08/24 - 2011/08/24 Apresentação da palestra "Redes sociais: a interação entre pessoas e empresas na internet social"
Outro
Agenda de Ciência e Cultura
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/09 - 2018/07 Redes e mídias sociais - 32h cada turma. Professora da disciplina de Redes e Mídias Sociais da pós-graduação em Comunicação Digital do IEC PUC Minas. Aulas ministradas para cinco turmas diferentes. Orientação de trabalhos de conclusão de curso com temas relacionados a redes sociais e comunicação digital Comunicação Digital (Postgraduate Certificate) IEC - PUC Minas, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/04 - Atual GT Jovens Investigadores (SOPCOM)
2021/04 - Atual GT Género e Sexualidades (SOPCOM)