???global.info.a_carregar???
Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1988) Classificação final de 14 valores; Mestrado em Sociologia pela London School of Economics and Political Sciences, Faculdade de Economia, da Universidade de Londres (1990) Classificação final: Upper Second-class Honours Degree (69%); concessão da equivalência ao grau de Mestre em Sociologia e Economia Históricas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1995); e doutorado em Ciências da Educação, Especialidade Educação Comparada, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007) Classificação final: "Aprovado com distinção por unanimidade".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel da Câmara Dias Madeira

Nomes de citação

  • Madeira, Ana Isabel
  • Madeira, A. I.

Identificadores de autor

Ciência ID
B616-5AD3-D623
ORCID iD
0000-0001-6107-5370
Researcher Id
B-616-5AD3-D623
Scopus Author Id
38862213300

Endereços de correio eletrónico

  • madeira.anaisabel@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2000 - 2007
Concluído
História da Educação e Educação Comparada (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"Ler, Escrever e Orar: Uma análise histórica e comparada dos discursos sobre a Educação, o Ensino e a Escola em Moçambique, 1850-1950" (TESE/DISSERTAÇÃO)
00
2007
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação Comparada
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação Comparada
Universidade de Lisboa, Portugal
"Ler, Escrever e Orar: uma Análise Histórica e Comparada dos Discursos Sobre a Educação, o Ensino e a Escola em Moçambique, 1850-1950" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997 - 1998
Concluído
Seminário Doutoramento em Estudos Africanos (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1996 - 1997
Concluído
Seminário de Doutoramento em Desenvol. e Coop. Int. (Outros)
Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
1994 - 1995
Concluído
Seminário de Doutoramento em Geografia e Planeamento Regional (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1992 - 1993
Concluído
Seminário em Sociologia e Economia Históricas (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1988 - 1990
Concluído
MSc in Sociology (Mestrado)
London School of Economics and Political Sciences, Reino Unido
"Socialist Strategies of Development in Mozambique" (TESE/DISSERTAÇÃO)
00
1990
Concluído
Sociologia (Mestrado)
London School of Economics and Political Science, Reino Unido
"Socialist Strategies of Developement in Mozambique" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Upper Second Class of Honours Degree
1990
Concluído
Master of Science (Mestrado)
Especialização em Sociology of Development
London School of Economics and Political Science Department of International Development, Reino Unido
1988
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/01 - 1995/12 Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/08 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010/03 - 2011/07 Professor Visitante (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação, Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009/09 - 2010/02 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
1997/01 - 2009/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1996/01 - 1997/12 Assistente (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993/01 - 1996/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Ministério da Educação - Instituto de Inovação Educacional - IIE/ME, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2022/09/30 Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais
PTDC/CED-EDG/29091/2017
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/06/30 Educação e Património Cultural: escolas, objectos e práticas
PTDC/CPE-CED/102205/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/01/01 - 2006/09/30 Modernidade Pedagógica: estudos comparados Portugal - Brasil 1820-1960
POCI/CED/58954/2004
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009/01 - 2011/12 EDICC - European Diploma in Intercultural Competence
EDICC
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/01 - 2010/12 História da Profissão Docente no Brasil e em Portugal: Aproximações e distanciamentos
História da Profissão Docente
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1999/01 - 2005/12 Projecto Prestige- Problems of Educational Standardisation and Transitions in a Global Environment
Projecto Prestige
Investigador
Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
1996/01 - 1997/12 Representações da Juventude no Quadro das Relações Norte-Sul
Representações da Juventude
Formar os Jovens
Investigador
Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral, Portugal
Desativado
1995/01 - 1996/12 Inquérito à Opinião Pública acerca do Sistema de Ensino: Atitudes e expectativas dos portugueses relativamente à qualidade do ensino básico e secundário
Inquérito à Opinião Pública
Investigador responsável
Ministério da Educação - Instituto de Inovação Educacional - IIE/ME, Portugal
Concluído
1994/01 - 1995/12 Inovação e Desenvolvimento Local: Projectos Educativos e Educação de Adultos
Inovação e Desenvolvimento
Survey sobre o processo
A Participação da Comunidade
A Construção do Projecto
Investigador
Ministério da Educação - Instituto de Inovação Educacional - IIE/ME, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (14/11/2023) Colonial archives and visual discourses on education and schooling: Portuguese Africa (1920-1970). Workshop Histoires européennes de l’éducation, Projet "L’Europe à l’étude", Panel: Impérialisme, colonialisme et éducation: quelle Europe dans le monde? Salle Marc Bloch, MSH Lyon, Lyon, 13 et 14 Novembre 2023.". Trabalho apresentado em Workshop Histoires européennes de l’éducation, Projet "L’Europe à l’étude", Lyon, 2023.
  2. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (27/03/2023). Rescued Memories, Reconstructed Identities: Reflections on an innovative project. Comunicação apresentada no IX International Seminar APHELEIA "Adaptation and Transformation: Community-based practices", organizada pela Humanities International Association for Cultural Integrated Landscape Management, Centro Cultural Elvino Pereira, Mação, 22nd - 31st March.". Trabalho apresentado em IX International Seminar APHELEIA, Mação, 2023.
  3. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (14/12/2022) Building the Local History Curriculum in Rural Portugal: Between Local developments and Global Understandings. International Conference "The school and Its many pasts". project School memories between Social Perception and Collective Representation, Macerata, Polo Pantaleoni, 12th-14th December 2022.". Trabalho apresentado em International Conference "The school and Its many pasts"., Macerata, 2022.
  4. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Gonzaga, R. G. e Madeira, A. I. (14/7/2022). A Educação em tempos de Crise: As pandemias de Gripe Espanhola (1918/19) e a de SARS-COV-2 (2020/2021). 1st International Conference on Education and Training (ICET): Thinking education in transition times, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, 12th-15th July.". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
  5. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (13/7/2022). Beyond the pandemics: Towards the building of a “public space of education”, 1st International Conference on Education and Training, (ICET): Thinking education in transition times, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, 12th-15th July.". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training, Lisboa, 2022.
  6. Madeira, A. I.; Cabeleira, Helena; Silva, Carlos Manique da. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I.; Cabeleira, H. e Manique, C. (21/04/2022). “Memória e Património Escolar” (Pannel), Axes 1-2 - School Memory & Heritage). Project MRIR International Conference: Rescued Memories, Reconstructed identities Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 21 e 22 de Abril de 2022.". Trabalho apresentado em Project MRIR International Conference: Rescued Memories, Reconstructed identities, Lisboa, 2022.
  7. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (20/07/2021), “Memórias da escola portuguesa: contributo para o estudo dos processos de alfabetização e escolarização em meio rural (meados do século XX)”, (Comunicação) XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação (CIHELA), (Sessão Paralela: “A Escola como tradição: memórias e materialidades”, Eixo X, 20:45 –21:30, Sala 2). IEUL, Lisboa Portugal, 20 a 23 de Julho 2021. Onli". Trabalho apresentado em XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação, CIHELA 2021, Lisboa, 2021.
  8. Madeira, A. I.; Cabeleira, Helena. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (18/06/2021) “History Of Education Seen From The Grassroots: Places Of Memory, School Heritage And Local Education Dynamics”, ISCHE 42, (Network: A5, Strand: New social educational histories from emerging margins of society, Session: 02-SES 17: Museums and Memoralization); Comunicação apresentada online em formato Powerpoint-Video. URL: https://www.youtube.com/watch?v=qrlkB6XmxGo". Trabalho apresentado em ISCHE 42, Orebro, 2021.
    Publicado
  9. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (16/06/2021) Nation and Empire During The Portuguese Estado Novo: The Use Of Iconography In Educational Reforms, ISCHE 42, (Network: A 4) De-centralized histories of education: non-binary and postcolonial approaches; Session Title: 05-SES 09: Nations and Empires); Comunicação apresentada online em formato Powerpoint - Video. URL: https://www.youtube.com/watch?v=XX-TfHfV_LM". Trabalho apresentado em ISCHE 42, Orebro, 2021.
    Publicado
  10. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2021). Memórias da escola portuguesa: contributo para o estudo dos processos de alfabetização e escolarização em meio rural (meados do século XX). In CIHELA (Org.) Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação. Lisboa: HISTEDUP/ Associação de História da Educação de Portugal, pp. 4142-4157. ISBN · 978-989-54039-1-2.". Trabalho apresentado em XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação, CIHELA 2021, 2021.
    Publicado
  11. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I., Rescued memories, (Re)constructed identities: Schooling experiences and local education dynamics. Conference at the 2º Seminario Nazionale PRIN: Le forme della memoria scholastica: Primi interventi in âmbito nazionale e uno sguardo internazionale, Roma: Università degli Studi Roma Tre. 17 de Janeiro de 2020.". Trabalho apresentado em 2º Seminario Nazionale PRIN: “Le forme della memoria scholastica: Primi interventi in âmbito nazionale e uno sguardo internazionale”, Roma, 2020.
  12. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I., (19/07/2019). Schooling Memories in rural spaces: Briefing the project Rescued memories, reconstructed identities, 41st annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), Spaces and Places of Education, Porto, FPCEUP, 16th - 20th July 2019.". Trabalho apresentado em International Standing Conference for the History of Education, ISCHE XXV, Porto, 2019.
  13. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (15/03/2019) "Schooling Memories in rural spaces: Briefing the project Rescued memories, reconstructed identities". V International Seminar APHELEIA: "Tangibility: Designing Future Landscapes" organizada pela Humanities International Association for Cultural Integrated Landscape Management, Centro Cultural Elvino Pereira, Mação, 15 de Março de 2019.". Trabalho apresentado em Apheleia - International Association for Cultural Integrated Landscape Management, Mação, 2019.
  14. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "As Missões Laicas Republicanas: História de um equívoco em diálogo epistolar". Trabalho apresentado em VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Porto, 2008.
    Publicado
  15. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "A Bandeira da Língua como Arquétipo de Pátria: Ficções da lusofonia em contexto pós-colonial". Trabalho apresentado em VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, 2004.
    Publicado
  16. Madeira, A. I.. "Alguns dados sobre a comunidade portuguesa emigrada no Reino Unido". Trabalho apresentado em II Congresso Português de Sociologia, Lisboa, 1992.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Madeira, Ana Isabel. "Madeira, A. I. (2023). Dos "ecos do estrangeiro" à internacionalização da educação: Dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII-XX). Revista Lusófona de Educação, 59, 35-49. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle59.02". (2023): http://hdl.handle.net/10437/13947.
  2. Helena Cabeleira; Ana Isabel Madeira. "Cabeleira, H. & Madeira, A. I. (2022) The noise of the living and the silence of the dead: public histories of education in between pandemics in the rural Portugal (1918 - 2021). Paedagogica Historica, DOI: 10.1080/00309230.2022.2066980". Paedagogica Historica (2022): https://doi.org/10.1080/00309230.2022.2066980.
    Publicado • 10.1080/00309230.2022.2066980
  3. Madeira, Ana Isabel. "Madeira, A. I. (2018). The structuration of comparative discourse and the imagination of knowledge spaces: Portugal, the South of Europe, and the South below. Comparative Education, 54(4), 459-489.". Comparative Education 54 4 (2018): 459-489.
    Publicado • 10.1080/03050068.2018.1528776
  4. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2018). Adaptar a educação a uma sociedade em mudança: Redes de circulação do escolanovismo e a difusão do pragmatismo em África nos anos 20 e 30. Espacio, Tiempo y Educación, 5(2), pp. 143-161.". Espacio, Tiempo y Educación 5 2 (2018): 143. http://dx.doi.org/10.14516/ete.132.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14516/ete.132
  5. Madeira, A. I.. "Madeira. A. I. (2018). Comparing Colonial Education Discourses in the French and Portuguese African Empires: an essay on hybridization. Revista Española de Educación Comparada, 31 (enero-junio), pp. 130-146.". Revista Española de Educación Comparada 31 (2018): 130-146. http://dx.doi.org/10.5944/reec.31.2018.22042.
    Acesso aberto • 10.5944/reec.31.2018.22042
  6. Madeira, A. I.. "Ana Isabel Madeira (2011) Popular education and republican ideals: the Portuguese lay missions in colonial Africa, 1917–1927, Paedagogica Historica, 47:1-2, 123-138, DOI: 10.1080/00309230.2010.530281". Paedagogica Historica 47 1-2 (2011): 123-138. http://dx.doi.org/10.1080/00309230.2010.530281.
  7. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2011). Histórias Cruzadas: identidades, fronteiras e ficções da lusofonia. Revista Índice, 3 (1), pp.73-96, https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7210.". Revista Índice - Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 3 1 (2011): 73-96. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7210.
    Publicado
  8. Madeira, A.I.. "Popular education and republican ideals: The Portuguese lay missions in colonial Africa, 1917-1927". Paedagogica Historica 47 1-2 (2011): 123-138. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79957842172&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00309230.2010.530281
  9. Madeira, A. I.. "Madeira, Ana Isabel (2010). A questão educativa lusófona como campo de comparação: notas sobre investigação histórica e do presente, Educação on-line, Revista do programa de pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC – Rio, nº 6, 23p.". Educação on-Line (PUCRJ) 6 (2010): 1-23. http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0.
    Publicado
  10. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2010). The “working” and the “apostolic” teacher: contributions to the history of the teaching profession in a colonial context during the First Republic (1910-1926). Sísifo. Educational Sciences Journal, 11, pp. 65-74.". Sisifo. Educational Sciences Journal 11 (2010): 65-74. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/178..
    Acesso aberto • Publicado
  11. Madeira, Ana. "Madeira, A. I. (2009). Diffusion-Reception Networks of Pedagogical Knowledge: The circulation of John Deweys educational discourse in the Luso-Afro-Brazilian space. Encounters on Education, 10 (Otoño), pp. 137-160, ISSN: 1494-4936.". Encounters on Education 10 (2009): 137-160.
  12. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2011). O ensino superior da Europa e sua relação com a América Latina: a cooperação entre Portugal e Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 25(1). https://doi.org/10.21573/vol25n12009.19326". Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação 25 1 (2009): https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19326/11226.
  13. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2008). Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço de língua portuguesa. Educação. Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação, PUCRS, vol 31, nº 2, Maio/Agosto, pp. 103-123.". Educação, Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - EDIPUCRS 31 2 (2008): 103-123. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2763.
    Acesso aberto • Publicado
  14. "Comparative Studies in the History of Colonial Education: Considerations on comparison in the Lusophone space". Sisifo. Educational Sciences Journal 1 (2006): 37-56. http://sisifo.fpce.ul.pt.
    Publicado
  15. "Estudos Comparados em História da Educação Colonial: Algumas considerações sobre a comparação no espaço de língua portuguesa". Sisifo. Revista de Ciências da Educação 1 (2006): 37-56. http://sisifo.fpce.ul.pt.
    Publicado
  16. Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias; SCHRIEWER, J.. "Entrevista a Juergen Schriewer". Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 4 (2005): 299-300.
    Publicado
  17. "Portuguese, French and British Discourses on Colonial Education: Church-State Relations, School Expansion and Missionary Competition in Africa, 1890-1930". Paedagogica Historica (Imprimé) 41 (2005): 31-60.
    Publicado
  18. Madeira, Ana. "Portuguese, French and British Discourses on Colonial Education". Paedagogica Historica (2005):
  19. "Étudiant Célibataire Cherche Premier Emploi: La condition juvénile au Portugal et dans l'Europe contemporaine". Antipodes (Iteco) 142 (1999): 34-39.
    Publicado
  20. Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias; Ribeiro, Mário L.. "Acção Educativa e Desenvolvimento Local: uma abordagem". Inovação (Lisboa) 9 (1996): 299-304.
    Publicado
  21. "A Importância do Diagnóstico da Situação no Projecto Educativo de Escola". Inovação (Lisboa) 8 (1995): 167-189.
    Publicado
  22. "Projecto Educativo de Escola e Desenvolvimento Local". Noesis (Portugal) 31 (1994): 32-37.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Madeira, A. I.; Cabeleira, Helena. Autor correspondente: Cabeleira, Helena. "Madeira, A. I. e Cabeleira, H. (2022). Apresentação do projecto MRIR. In A. I. Madeira, H. Cabeleira e J. Magalhães (Orgs.), Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais (pp. 9-43). Edições Colibri / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-566-224-1.". In Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais, 9-43. Lisboa, Portugal: Colibri, 2022.
    Publicado
  2. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2022). A Investigação Sobre Escola e Mundo Rural: Perspectivas nacionais e internacionais. In A. I. Madeira, H. Cabeleira e J. Magalhães (Orgs.), Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais (pp. 53-70). Edições Colibri / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.". In Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais, 53-70. Lisboa, Portugal: Colibri, 2022.
    Publicado
  3. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2022). A Escola e a Crise do Mundo Rural: Portugal visto de "cima", do "centro" e a partir do "local". In A. I. Madeira, H. Cabeleira e J. Magalhães (Orgs.), Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais (pp. 353-374). Edições Colibri / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-566-". In Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais, 353-374. Lisboa, Portugal: Colibri, 2022.
    Publicado
  4. Madeira, A. I.; Cabeleira, Helena; Magalhães, Justino. "Universidades Seniores e Envelhecimento Activo: Aprender e partilhar em territórios de baixa densidade". In Cabeleira, H. e Madeira, A. I. (2022). Universidades Seniores e Envelhecimento Activo: Aprender e partilhar em territórios de baixa densidade. In A. I. Madeira, H. Cabeleira e J. Magalhães (Orgs.), Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais (pp. 445-468). Edições Colibri / Instituto de Educação da Universidade de Li, 445-468. Lisboa: Colibri, 2022.
    Publicado
  5. Madeira, A. I.; Cabeleira, Helena. Autor correspondente: Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. e Cabeleira, H. (2022). O processo de construção do Banco de Memórias da educação do Pinhal Interior Sul. In A. I. Madeira e H. Cabeleira, Histórias com Vida & Vidas com História (pp. 7-21). Edições Colibri / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (E-Book) ISBN 978-989-566-226-5". In Histórias com Vida & Vidas com História, 7-21. Lisboa, Portugal: Colibri, 2022.
    Publicado
  6. Cabeleira, H.; Carvalho, C. e Madeira, A. I.. "Cabeleira, H.; Carvalho, C. & Madeira, A. I. (2020). Memórias do Tempo Futuro: Envelhecimento, Intergeracionalidade e Educação no Centro de Portugal. In Zélia M. Santiago, Rómulo T. Mangueira, José J. Santos (Orgs.), Universidade, comunidade, escola: tecendo aprendizagens nos diálogos intergeracionais. Chapecó: Livrologia, pp. 134-173. ISBN: 978-65-86218-25-1.". In Universidade, comunidade, escola: tecendo aprendizagens nos diálogos intergeracionais, 134-173. Brasil: Livrologia, 2020.
    Publicado
  7. Madeira, Ana. "Madeira, A. I., & Correia, L. G. (2019). Colonial Education and Anticolonial Struggles. In J. L. Rury & E. H. Tamura (Eds.), The Oxford Handbook of the History of Education (pp. 413-426). Oxford University Press.". In The [Oxford] Handbook of the History of Education. New York, Estados Unidos: Oxford University Press, 2019.
    Publicado
  8. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2019). A Influência de Omer Buyse na construção do discurso pedagógico em Moçambique (primeiras décadas do século XX). In J. M. Hernández Diaz (Coord.), Influencias belgas en la educación española e iberoamericana(pp. 583-591). Ediciones Universidad de Salamanca.". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana. Salamanca, Espanha, 2019.
    Publicado
  9. Madeira, A. I.; Luis Grosso Correia. "Madeira, A. I. & Correia, L. G. (2019). Colonial Education and Anticolonial Struggles. The Oxford Handbook of the History of Education, John L. Rury & Eileen H. Tamura, Eds., Online.". In The Oxford Handbook of the History of Education. New York, Estados Unidos: Oxford University Press,, 2019.
    Publicado • DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199340033.013.24.
  10. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2015). Os Estudos sobre História da Educação Colonial e Pós-colonial. In Pintassilgo, J. & Alves, L. A. (Org.). História da educação – Fundamentos Teóricos e Metodologias de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014). Porto: CITCEM – UIDEF – HISTEDUP.". In Pintassilgo, J. & Alves, L. A. (Org.). História da educação ¿ Fundamentos Teóricos e Metodologias de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014). Porto: CITCEM ¿ UIDEF ¿ HISTEDUP., 103-130. Lisboa, Portugal: CITCEM, UIDEF, HISTEDUP, 2015.
    Publicado
  11. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2015). História das Mulheres, Género e História da Educação Colonial: O património esquecido da participação feminina no encontro colonial. In Educação e Património Cultural: Escolas, Objectos e Práticas. M. J. Mogarro (Coord.). Lisboa: Colibri, pp. 193-226.". In Madeira, A. I. (2015). “História das Mulheres, Género e História da Educação Colonial: O património esquecido da participação feminina no encontro colonial”. In Educação e Património Cultural: Escolas, Objectos e Práticas. M. J. Mogarro (Coord.). Lisboa: Colibri, pp. 193-226., 193-226. Lisboa, Portugal: Colibri, 2015.
    Publicado
  12. Madeira, A. I.; Silva, António Manuel Martins da. "Madeira, A. I. e Silva, A. M. (2015). O Património Cultural da Educação no Espaço Colonial: O legado do Colégio das Missões Ultramarinas. In Educação e Património Cultural: Escolas, Objectos e Práticas. In M. J. Mogarro (Coord.). Lisboa: Colibri, pp. 227-262.". In Educação e Património Cultural: Escolas, Objectos e Práticas. In M. J. Mogarro (Coord.). Lisboa: Colibri., 227-262. Lisboa, Portugal: Colibri, 2015.
    Publicado
  13. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2013). Popular education and republican ideals: the portuguese lay missions in colonial Africa, 1917-1927. In A History of Popular Education: Educating the people of the World. Sjaak Braster, Frank Simon and Ian Grosvenor (Eds.). Routledge: London and New York.". In A History of Popular Education: Educating the people of the World. London, Reino Unido: Routledge (Taylor and Francis), 2013.
    Publicado
  14. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2012). Diffusion-reception Networks of Pedagogical Knowledge: The Circulation of John Deweys Educational Discourse in the Luso-Afro-Brasilian Space. In The Global reception of John Deweys Thought: Multiple Refractions Through Time and Space, Joffré, Rosa-Bruno & Schriewer, Juergen (Eds.), New York and London: Routledge, pp.149-169.". In The Global Reception of John Dewey's Thought: Multiple Refractions Through Time and Space, 149-169. 2012.
    Publicado • 10.4324/9780203333624
  15. Madeira, A. I.; et. al.. "Madeira, A. I. (co-autor) (2011). Los flujos del saber educativo. El espacio-tiempo en los países de lengua portuguesa. In Marcelo Caruso Y Heinz-Elmar Tenorth (compiladores) Internacionalización, Políticas Educativas y Reflexiones Pedagógicas en un medio global. Buenos Aires: Granica, pp.453-360.". In Internacionalización. Políticas educativas y reflexión pedagógica en un medio global, 453-360. Buenos Aires, México, Santiago, Argentina: Granica, 2011.
    Publicado
  16. "Diffusion-reception Networks of Pedagogical Knowledge". In The Circulation of John Dewey’s Educational Discourse in the Luso-Afro-Brasilian Space. Reino Unido, 2011.
  17. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2010). O Campo da Educação Comparada: Do simbolismo fundacional à renovação das lógicas de investigação. In Donaldo Bello de Souza & Silvia Alicia Martínez, (Orgs.). Educação Comparada: Rotas de Além-Mar. São Paulo: Xamã, pp. 105-135.". In Educação Comparada: Rotas de Além Mar, 105-135. São Paulo, Brasil: Xamã, 2010.
    Publicado
  18. Madeira, A. I.. "Madeira, A. I. (2008). Comparing Colonial Education Discourses in the French and Portuguese African Empires: An Essay on Hybridization. In Robert Cowen & A. M. Kazamias (Eds.). International Handbook of Comparative Education. London & New York: Springer, pp.165-178, DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6403-6.". In International Handbook of Comparartive Education, 165-178. London, Reino Unido: Springer, 2008.
    Publicado
  19. "Framing Concepts in Colonial Education: Reconciling Comparative and Historical Analysis". In Identity, Education, and Citizenship - Multiple Interrelations, 225-238. Frankfurt, Alemanha: Peter Lang, 2006.
    Publicado
  20. Nóvoa, António; Carvalho, Luís Miguel; Correia, A. Carlos; Madeira, A. I.; Ramos do Ó, Jorge. "Madeira, A. I. (co-author with Nóvoa, A.; Carvalho, L.; Correia, A. e Ramos do Ó, J.). Flows of Educational Knowledge. The Space-Time of Portuguese-Speaking Countries. In CARUSO, Marcelo; HEINZ-ELMAL, Tenorth, ed.- Internationalisation: comparing educational systems and semantics. Frankfurt: Peter Lang, 2002.". In Internationalisation, Comparing Educational Systems and Semantics, 211-247. Frankfurt, Estados Unidos: Peter Lang, 2002.
    Publicado
  21. "Teoria das Migrações Internacionais". In Sociologia das Migrações, 00-00. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 1995.
    Publicado
Edição de livro
  1. Madeira, Ana Isabel; Cabeleira, Helena; Magalhães, Justino. Autor correspondente: Madeira, Ana Isabel. Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais. Lisboa, Portugal: Colibri. 2022.
    Publicado
  2. Madeira, A. I.. Madeira, A. I. (2011). A Construção do Saber Comparado em Educação: uma análise sócio-histórica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia, ISBN 978-972-31-1404-1. https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/registo?1836308.. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2011.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Madeira, Ana; Faculdade de Letras. "Correia, L. G.; Madeira, A. I & Caruso, M. (2017) Prefácio. Correia, L. G.; Madeira, A. I & Caruso, M. (Orgs.) Entre Paris e Pisa 200 Anos de Educação Comparada / Between Paris and Pisa 200 years of Comparative Education. Revista Educação, Sociedade e Culturas, 51, pp. 7-12, CIIE/Afrontamento. DOI: https://doi.org/10.34626/esc.vi51.". Educação, Sociedade & Culturas 51 (2017): 0872-7643.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Madeira, A. I.; Cabeleira, Helena. Autor correspondente: Cabeleira, Helena. Madeira, A. I., & Cabeleira, H. (2022). Histórias com Vida & Vidas com História. Edições Colibri/ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. Lisboa, Portugal. 2022.
    Publicado
  2. A. I. Madeira; Helena Cabeleira; Justino Magalhães. Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas. Portugal. 2022.
  3. Nóvoa, António; Carvalho, Luís Miguel; Correia, A. Carlos; Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias; Ramos do Ó, Jorge. Educational Knowledge and its Circulation. Historical Approaches of portuguese-Speaking Countries. Lisboa, Portugal: Educa. 2003.
    Publicado
  4. Madeira, A. I.. Autor correspondente: Madeira, A. I.. Sons, Sentidos e Silêncios da Lusofonia: Uma reflexão sobre os espaços-tempos da língua portuguesa. Lisboa, Portugal: Educa. 2003.
    Publicado
  5. Costa, A. C.; Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias. A Construção do Projecto Educativo de Escola: Um estudo de caso no 2º e 3º ciclos do ensino básico. Lisboa, Portugal: IIE/ME. 1997.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sitole, Precilda Carolinda Nhate. "As Competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sóciodiscursivo para a melhoria das produções textuais na UEM". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/20416.
  2. Silva, Margarida Isabel Lopes. "Cooperação em educação : actores, estratégias e formação para o desenvolvimento". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/34160.
  3. Grangeiro, Wanessa Silva. "Tendências internacionais no modelo de formação inicial de professores : uma análise comparada entre os casos brasileiro, português e finlandês". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18096.
  4. Pais, Rita de Veiga Ribeiro Rios. "Cooperação para o desenvolvimento em educação : um estudo de caso sobre a abordagem participativa da ONGD Vida na Guiné-Bissau". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/33524.
  5. Leal, Alda Maria Avelino, 1957-. "A formação continuada dos professores das séries finais de Samambaia no Distrito Federal : um estudo comparado das leis 1961/1971/1996 e suas implicações na docência". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/27540.
  6. Madeira, Ana Isabel, 1963-. "Ler, escrever e orar : uma análise histórica e comparada dos discursos sobre a educação, o ensino e a escola em Moçambique, 1850-1950". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10451/7063.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2011 A Circulação do conhecimento pedagógico e os intercâmbios entre Portugal e o Brasil: a difusão-recepção do modelo escolanovista norte-americano Seminário de Doutoramento de História da Educação e de Educação Comparada
(Lisboa, Portugal)
2010 As Mulheres e o Ensino Colonial: Notas sobre o papel do professorado feminino em África durante a I República
PUC - Rio (Rio de Janeiro, Brasil)
2010 Itinerários da profissão Docente: as mulheres e o ensino colonial Seminário CAPES / FCT
(Rio de Janeiro, Brasil)
2010 As mulheres e o ensino colonial: notas sobre o papel do professorado feminino em África durante a I República VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
ANPED; SBHE e SPCE (S. Luís do Maranhão, Brasil)
2010 Governar à Distância: Temporalidades dos Espaços Imperiais Seminário “Reflexões sobre o Tempo: Educação e História”
Departamento de Educação da PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brasil)
2010 Redes de difusão-recepção do discurso educacional: John Dewey, o escolanovismo e a circulação do conhecimento pedagógico Portugal-Brasil 33ª Reunião Anual da ANPED
ANPED (Caxambú, Brasil)
2009 A história da profissão docente no Brasil e em Portugal: aproximações teóricas e distanciamentos I Fórum de Investigação em Ciências da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Comportamentos de risco na perspectiva das Ciências da Educação Conferência sobre Comportamentos de Risco
Organização da AE da FPCE-UL (Lisboa, Brasil)
2009 Europeização e Internacionalização Educativa no âmbito da construção do Espaço Europeu do Ensino Superior: A parceria estratégia União Europeia – América Latina e Caraíbas X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, “Investigar, Avaliar, Descentralizar”
SPCE (Bragança, Portugal)
2009 Popular Education and Republican Ideals: The Portuguese Lay Missions in Colonial Africa, 1910-1926 31st Session of The International Standing Conference for the History of Education
ISCHE (Utrech, Brasil)
2008 A construção do saber comparado em educação e seus aspectos metodológicos: origens e tendências actuais
Departamento de Pesquisas Educacionais (São Paulo, Brasil)
2008 A construção do saber comparado em educação e seus aspectos metodológicos: origens e tendências actuais Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá
Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro, Brasil)
2008 As Missões Laicas Republicanas: História de um equívoco em diálogo epistolar VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
SPCE (Porto, Portugal)
2008 Dewey’s pragmatism in African context Symposium Adoption, Transformation and Appropriation of Dewey’s Thought: Transnational Intersections of Ideas and Practices
Faculty of Education, Queen’s University (Kingston, Brasil)
2008 Educação Comparada, História da Educação e Estudos Comparados em Educação. Uma reflexão com ilustração empírica Seminário de Pós-Graduação
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2008 Lost in Translation: Dewey’s pragmatism and the building of colonial educational systems in early 20th century Africa 52nd Annual Conference of the Comparative and International Education Society
CIES (New York, Estados Unidos)
2008 Perspectivas Actuais da Investigação em Educação Comparada: Um olhar luso-brasileiro 4º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada
Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC) (Porto Alegre, Brasil)
2008 Trajectórias do campo da educação comparada Seminário Pós-Graduação
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Campinas, São Paulo, Brasil)
2007 Dewey in Africa - Symposium Cultural Diversification of Global Knowledge Patterns 22nd Conference of the Comparative Education Society in Europe
Comparative Education Society in Europe, CESE (Granada, Espanha)
2007 The time of Man: Building comparative practices and knowledge XIII World Congress of Comparative Education Societies
WCCES (Sarajevo, Bósnia-Herzegovina)
2006 La Recherche en Education Comparée dans le cadre de la construction de l’Espace Européen de l’Enseignement Supérieur: un bilan sur la situation portugaise XIV Colóquio AFIRSE “Para um Balanço da Investigação em Educação, de 1960 a 2005, Teorias e Práticas”
AFIRSE / AIPELF (Lisboa, Portugal)
2005 A «missão» da Escola e as escolas das missões : Cenários do escolar em Moçambique, 1890 - 1930” VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Cenários da educação-formação : Novos espaços, culturas e saberes”
SPCE (Castelo Branco, Portugal)
2004 A articulação Estado, Regiões e Estabelecimentos de Ensino : O papel dos Projectos Educativos Locais para o desenvolvimento integrado Colóquio AFIRSE/AIPELF, Regulação da Educação e Economia – Organização, Financiamento e Gestão
AFIRSE / AIPELF (Lisboa, Portugal)
2004 A bandeira da língua como como arquétipo de pátria : Ficções da lusofonia em contexto pós-colonial VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A Questão Social no Novo Milénio
CES (Coimbra, Portugal)
2004 A Educação, o desenvolvimento e o poder do local Jornadas de reflexão Educação e Desenvolvimento
Câmara Municipal da Sertã (Sertã, Portugal)
2004 Comparative Inquiry and History of Colonial Education : Studying school processes in portuguese-speaking countries XII World Congress of Comparative Education Societies
WCCES (Havana, Cuba)
2004 Educação de Adultos, Educação para o Desenvolvimento Colóquio Educação de Adultos e Desenvolvimento Local
Organização Local de Educação e Formação de Adultos (OLEFA) e Câmara Municipal de Óbidos (CMO) (Óbidos, Portugal)
2004 Framing concepts in colonial education: reconciling comparative and historical analysis XXIst Comparative Education Society in Europe Conference
CESE (Copenhaga, Dinamarca)
2003 A articulação dos projectos curriculares de turma nos projectos educativos de escola Seminário Educação e Desenvolvimento Local I
Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (SPLEU) (Lisboa, Portugal)
2003 Educational encounters in the lusophone world: modular scripts and local appropriations in colonial Mozambique (1890 – 1930) International Standing Conference for the History of Education, ISCHE XXV
SBHE / ISCHE (São Paulo, Brasil)
2003 Projectos Educativos de Escola e Projectos Educativos Locais Seminário Educação e Desenvolvimento Local II
Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (Lisboa, Portugal)
2002 Comparative Methodology and History of Education Pre-Conference Post-Graduate Network. European Conference on Educational Research, ECER
FPCE /ECER (Lisboa, Portugal)
2002 Framing Concepts in Colonial Education: Narratives of Self and Other in the Lusophone World European Conference on Educational Research, ECER
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, FPCE-UL (Lisboa, Portugal)
2001 Dos discursos sobre a Educação à institucionalização da Escola em Moçambique III Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico
Fundação Calouste Gulbenkian, FCG (Lisboa, Portugal)
2000 Parcerias e relação Escola-Comunidade III Encontro de Centros de Recursos Educativos da Lezíria e Médio Tejo
Câmara Municipal da Chamusca (Chamusca, Portugal)
1999 Dos Discursos sobre a Educação à Institucionalização da Escola em Moçambique, 1890-1920 Transmissão de Saberes: Sistemas de Educação em África, Cursos da Arrábida
Cursos da Arrábida. CNDP (Arrábida, Brasil)
1998 Projecto Educativo de Escola: mitos e realidades no exercício da autonomia Encontro Regional “O Projecto Educativo e os caminhos para a autonomia”
Sindicato dos Professores da Região Centro (Coimbra, Brasil)
1996 Considerações sobre o Desenvolvimento Local em Portugal Seminário sobre o Desenvolvimento Local em Portugal e em África
Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral, CIDAC (Sintra, Portugal)
1996 Formation d’Animateurs de Jeunes en Éducation au Développement : Le cas portugais Formation pour le Développement et la Solidarité Internationale
Centre de Recherche et d’Éducation pour le développement de l’ITECO (Namur, Bélgica)
1995 A Participação da Comunidade Educativa na Construção do Projecto Educativo de Escola Jornadas de Reflexão sobre Educação Intercultural
Câmara Municipal da Amadora, CMA (Amadora, Portugal)
1995 Projecto Educativo de Escola: a importância do diagnóstico da situação Colóquio promovido pelo Instituto de Inovação Educacional subordinado ao tema “Administração das Escolas: como sair do impasse?”
Instituto de Inovação educacional, IIE / ME (Lisboa, Portugal)
1995 Projectos de Educação Intercultural no âmbito da Área-Escola
Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) do Instituto de Estudos Pós-Graduados da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
1994 Educação e Desenvolvimento Jornadas de Educação e Desenvolvimento
Instituto de Inovação Educacional (IIE/ME) e pela Câmara Municipal da Golegã (CMG) (Golegã, Portugal)
1992 Alguns dados sobre a comunidade portuguesa emigrada no Reino Unido II Congresso Português de Sociologia
Sociedade Portuguesa de Sociologia, SPS (Lisboa, Portugal)
1992 O papel das associações de Emigrantes na Manutenção dos Mecanismos de Identidade Cultural e Integração Social Seminário sobre Migrações Internacionais
Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais do Instituto de Estudos Pós-Graduados da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - Atual A circulação do conhecimento pedagógico Portugal-Brasil: John Dewey, o movimento escolanovista brasileiro e a sua relação com o movimento da Escola Nova em Portugal
Orientador de Luciana de Melo Costa
Educação (Iniciação científica)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação, Brasil
2016 - 2017 Precilda Carolinda Nhate Sitole. "As Competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sóciodiscursivo para a melhoria das produções textuais na UEM". Palavras-chave: Ensino Superior, Moçambique, Competências textuais, Interacionismo sóciodiscursivo (ISD). http://hdl.handle.net/10362/20416
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2015 Eduardo Carlos Faria Marques. "Do pensar ao agir: fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário". Palavras-chave: Cidadania global, Educação para o desenvolvimento, Educação para a cidadania. http://hdl.handle.net/10451/22487
Orientador de Eduardo Carlos Faria Marques
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2015 Margarida Isabel Lopes Silva. "Cooperação em educação: actores, estratégias e formação para o desenvolvimento". Palavras-chave: Educação, Desenvolvimento, Cooperação em educação, Formação.http://hdl.handle.net/10451/34160
Orientador
Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 O Discurso filosófico no contexto pedagógico do século XX: Estudo crítico-comparativo
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011 - 2011 II Ciclo de Debates sobre História das Ideias Pedagógicas (2011)
Outro (Outra)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Departamento de Educação, Brasil
2010 - 2010 I Ciclo de Debates sobre História das Ideias Pedagógicas
Outro (Outra)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Departamento de Educação, Brasil
2009 - 2009 II Jornadas de empregabilidade interactiva. Conferências de Ciências da Educação no âmbito do Ano da empregabilidade Interactiva na FPCE-UL
Outro (Outra)
FPCE-UL/Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante, Portugal
2007 - 2007 Regional Convener for the XIII World Congress of Comparative Education Societies (WCCES)
Congresso (Outra)
WCCES, Bósnia-Herzegovina
2006 - 2006 Conferência "Juventude, cultura, escolas"
Conferência (Coorganizador)
2006 - 2006 Education, cultures ans civilizations: Historical and comparative perspectives on educational transfers between Latin America, Africa and the Iberian-Mediterranean areas
Seminário (Coorganizador)
2005 - 2005 Conferência do Prof. Juergen Schriewer
Conferência (Coorganizador)
Comemorações do 25º Aniversário da FPCE-UL, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2011 - 2011 Os Rituais escolares, em Gestos e Objectos
Conferência
Sessão de Conferências abertas ao público dos consultores do projecto “Education and Cultural Heritage: schools, objects and practices”
2011 - 2011 “What does PISA 2006 tell us about the sucess of implementation of Educational Policy in Finland?”
Conferência
Conferência do Prof. Jari lavonen (U. Helsínquia)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Seminário
Centro Nacional de Educação (CNE), Portugal
2011 - 2011 Em torno da arte de ensinar: reflexões entre o passado e o presente
Conferência
Conferência "Em torno da arte de ensinar: reflexões entre o passado e o presente", do Prof. Joaquim Pintassilgo (Universidade de Lisboa)
Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE), UERJ, Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2011 Politicas e História da Formação de Professores nos Estados Unidos
Conferência
Conferência da Prof. Kate Rousmanière (Universidade de Miami) “Politicas e História da Formação de Professores nos Estados Unidos”
Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE), UERJ, Rio de Janeiro, Brasil, Brasil
2011 - 2011 Formação profissional em contextos autoritários. Perpectivas comparadas (Portugal-Espanha, anos 50 e 60)
Seminário
Seminário “Formação profissional em contextos autoritários. Perpectivas comparadas (Portugal-Espanha, anos 50 e 60)”
2010 - 2010 II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (II EHEd-RJ)
Encontro
II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (II EHEd-RJ)
2009 - 2009 Mutações Sociais, Pedagogia e Trabalho dos Professores
Outro
2008 - 2008 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Encontro
ANPED
2007 - 2007 Agendas, parcerias e redes. Implicações e desafios para a Educação para Todos no contexto do desenvolvimento
Encontro
Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 2023 - Marcio Yabe, "A Efectividade Sistêmica e a Profissionalidade Docente: Educação Comparada Entre as Realidades Brasileira e Finlandesa". Provas de doutoramento em Educação Comparada. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, 31 de Outubro de 2023. Arguente em júri de prova de doutoramento (Acto pu´blico de defesa da tese com recurso ao sistema de videoconfere^ncia).
Arguente principal
Marcio Yabe (Doutoramento)
2023 2023 - Thais Palmeira Moraes, “Assiste^ncia e Educac¸a~o da Infa^ncia: A Santa Casa da Miserico´rdia de Lisboa”. Provas de doutoramento no ramo de Educac¸a~o, especialidade de Histo´ria. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, 15 de junho de 2023. Arguente em júri de prova de doutoramento (Acto pu´blico de defesa da tese com recurso ao sistema de videoconfere^ncia).
Arguente
Thais Palmeira Moraes (Doutoramento)
2023 2023 - Jane Machado da Silva, "Os arranjos Institucionais e a Trajectória do Financiamento da educação Básica no Brasil (1988/2010)". Provas de doutoramento em Estudos de Desenvolvimento. Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2 de Junho de 2023. Arguente em júri de prova de doutoramento (Acto pu´blico de defesa da tese com recurso ao sistema de videoconfere^ncia).
Arguente
Jane Machado da Silva (Doutoramento)
2023 2023 - Reisla Suelen de Oliveira Silva, "Entre a Be´lgica, Portugal e Minas Gerais: "A Viagem" do "Me´todo" Educativo de Jean Ovide Decroly e as Apropriac¸o~es pelos Intelectuais da Educac¸a~o Portuguesa e Mineira (1920-1960)". Provas de doutoramento no ramo de Educac¸a~o, especialidade de Histo´ria da Educac¸a~o. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, 2 de Outubro de 2023. Arguente em júri de prova de doutoramento (Acto pu´blico de defesa da tese com recurso ao sistema de videoconfere^ncia).
Arguente
Reisla Suelen de Oliveira Silva (Doutoramento)
2023 2023 - Rodrigo de Melo Santos, "Educação, Integração Social e Saberes Tradicionais. O Tema da Pré-História para a Comunidade do Médio-Tejo - Portugal e o Parque Arqueosocial Andaku, em Mação". Provas de mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre, Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Instituto Politécnico de Tomar (ESTT-IPT). Instituto Terra e Memória, Mação, 25 de Julho de 2023. Arguente em júri de prova de mestrado.
Arguente principal
Rodrigo de Melo Santos (Mestrado)
2023 2023 - Rui Manuel Barbeiro Madeira, "Projecto Regional do Mediterrâneo: O Caso Português". Provas de mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), 13 de Julho de 2023. Arguente em júri de prova de mestrado.
Arguente principal
Rui Manuel Barbeiro Madeira (Mestrado)
2021 2021 - Isabela Cristina Salgado, "Preservando a Memória e Buscando Novos Sentidos. A História do Colégio Notre Dame de Campinas e Bases para um Centro de memória Escolar". Provas de doutoramento no ramo de Educac¸a~o, especialidade de Histo´ria da Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, 26 de Julho de 2021. Arguente em júri de prova de doutoramento (Acto pu´blico de defesa da tese com recurso ao sistema de videoconfere^ncia).
Arguente
Isabela Cristina Salgado (Doutoramento)
2020 2020 - Maria Isabel Rodrigues Figueira de Sousa, "Entre a norma e o desvio: Língua, Literatura e Identidades na Geopolítica do Mundo em Português". Provas de doutoramento no ramo de Educac¸a~o, especialidade de Histo´ria da Educac¸a~o. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, 21 de Setembro de 2020. Arguente em júri de prova de doutoramento (Acto pu´blico de defesa da tese com recurso ao sistema de videoconfere^ncia).
Arguente
Maria Isabel Rodrigues Figueira de Sousa (Doutoramento)
2019 2019 - Sara Isabel Poças Fernandes da Silva, "Formação de Professores em Angola: Conceções e Práticas em Contextos de Cooperação para o Desenvolvimento". Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), 28 de Outubro de 2019. Arguente em júri de prova de doutoramento.
Arguente
Sara Isabel Poças Fernandes da Silva (Doutoramento)
2018 2018 - Celestina Silepo, "A Formação de Professores Primários para o Meio Rural em Angola: O Programa de Escola de Professores do Futuro". Provas de doutoramento em Estudos Africanos. Faculdade de Letras do Porto (FLUP), Porto, 21 de Dezembro de 2018. Arguente em júri de prova de doutoramento.
Arguente principal
Celestina Silepo (Doutoramento)
2018 2018 - Glória Capela Tomás Cebola de Almeida Franco, "Entre a caridade e a Filantropia: Asilo Montemorense da Infância Desvalida (1876/1975)". Provas de doutoramento no ramo de Educac¸a~o, especialidade de Histo´ria da Educac¸a~o. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), Lisboa, 20 de Dezembro de 2018. Arguente em júri de prova de doutoramento.
Arguente
Glória Capela Tomás Cebola de Almeida Franco (Doutoramento)
2016 2016 - Carlos Manuel Pimenta Pires, "A Educação dos Neocolonizadores: A Escola Colonial e a Investigação do Ultramar no Império Português (Séculos XIX e XX)". Provas de doutoramento no ramo de Educac¸a~o, especialidade de Histo´ria da Educac¸a~o. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, IEUL, Lisboa, 22 de Julho de 2016. Arguente em júri de prova de doutoramento.
Arguente
Carlos Manuel Pimenta Pires (Doutoramento)
2014 2014 - Rebeca Helena André - "O Ensino da História em Angola entre 1960-2012: Evolução, Formação de Professores e Cooperação Internacional". Provas de doutoramento em História. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Porto, 13 de Março de 2014. Arguente em júri de prova de doutoramento.
Arguente principal
Rebeca Helena André (Doutoramento)
2013 2013 - Gustavo Silva Évora - "Sucesso Escolar nos Alunos de Origem Cabo-verdiana: O caso dos alunos que ingressam no Ensino Superior. Provas de doutoramento em Ciências da Educação - Educação, Sociedade e Desenvolvimento. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH - UNL), Lisboa, 14 de Novembro 2013. Arguente em júri de prova de doutoramento.
Arguente
Gustavo Silva Évora (Doutoramento)
2012 2012 - Viktoria Livovna Mirotshnik - “Identidade e Escola em Contexto de Mudança: Um estudo sobre a identidade dos imigrantes de Leste Europeu e a sua integração em Portugal”. Tese de doutoramento em Ciências da Educação, especialidade Educação e Desenvolvimento. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. FSCH-UNL, 21 de Dezembro 2012. Arguente em júri de prova de doutoramento.
Arguente
Viktoria Livovna Mirotshnik (Doutoramento)
2009 O Liceu em Cabo Verde: Um imperativo de cidadania Maria Adriana Beirão Gonçalves Sousa Carvalho (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 A Escola Portuguesa de Maputo (1985/1999): entre o arquivo e a memória Teresa Maria Gomes Rebelo Paulo (Mestrado)
Departamento de Educação daFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Os Outros e a Construção da Escola Colonial Portuguesa no Boletim Geral das Colónias Maria Luísa de Castro Marroni (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade de Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011/08 - Atual Educação Comparada (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Análise de políticas educativas em perspectiva internacional (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Educação e desenvolvimento local (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Teoria educacional (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Metodologia de Projecto (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Seminário de Integração Profissional I (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Seminário de Integração Profissional II (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Seminário de Integração Profissional IV (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2011/08 - Atual Seminário de Integração Profissional V (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2010/03 - 2011/07 Educação e Sociedade (Outros) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação, Brasil
2010/03 - 2011/07 Licenciatura em Pedagogia (Outros) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação, Brasil
2010/03 - 2011/07 História e ideias das práticas pedagógicas (Outros) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação, Brasil
2010/03 - 2011/07 Seminário Modernidade Pedagógica: crculação de modelos e transformações sóio-históricas (Outros) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação, Brasil
2010/03 - 2011/07 Pós-graduação em Pedagogia (Outros) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento Educação, Brasil
2007/09 - 2009/08 Doutoramento em História da Educação- Seminário: História da Educação – Teoria e Métodos (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Curso de Formação Avançada em Ciências da Educação- Seminário: Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Curso de Formação Avançada em Ciências da Educação-Seminário: A renovação do campo da Educação Comparada: perspectivas e prospectivas (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Educação Comparada (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Dinâmicas Culturais, Educação e Comunidades Africanas (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Metodologia de Projecto (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Seminário de Integração Profissional I (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Seminário de Integração Profissional II (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Seminário de Integração Profissional IV (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2007/09 - 2009/08 Seminário de Integração Profissional V (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Educação Comparada (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2005/07 História da Educação I (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2005/07 História da Educação II (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Metodologia de Projecto (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Seminário de Integração Profissional IV (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Seminário de Integração Profissional V (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1997/09 - 2004/07 Educação Comparada (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1997/09 - 2004/07 Educação de Adultos e Desenvolvimento Local (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1997/09 - 2004/07 Sociologia da Educação (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1997/09 - 2004/07 Metodologia de Projecto (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1997/09 - 2004/07 Educação de Adultos e Animação Sociocultural (Outros) Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1996/09 - 1997/06 Sociologia (Outros) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1996/09 - 1997/06 Sciologia da Educação (Outros) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/04/25 - 2021/04/25 Madeira, A. I. - Reportagem Televisiva, Canal SIC Notícias subordinada ao tema “Memórias resgatadas: Gripe espanhola e covid-19. Investigadores comparam efeitos das pandemias em Portugal”, Reportagem conduzida por Patrícia Figueiredo (Jornalista) e Filipe Barbosa (Operador de Camara), gravada 14 Abr. 21, emitida no Primeiro Jornal da SIC (13h) 25 Abr. 21.
2021/04/06 - 2021/04/06 Madeira, A. I. - Entrevista concedida à Rádio TSF: “Memórias do Pinhal Interior resgatadas para devolver identidade e orgulho às comunidades locais”, Entrevista conduzida por Miguel Midões, gravada 30 Mar. 21, emitida na rádio e plataformas digitais 06 Abr. 21.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2011/08 - Atual Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Faculdade de Psicologia Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2009/09 - 2010/02 Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2011 Bolsa de Produtividade em Pesquisa para Novos Professores
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Portugal
2010 Bolsa de Produtividade em Pesquisa para Novos Professores
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Portugal