Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Luísa Cortes Pereira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B41B-6772-B5D1
- ORCID iD
- 0000-0003-0926-1154
Websites
- https://www.ccconservacao.com (Pessoal)
Formação
Grau | Classificação | |
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2023/04/21 - 2023/07/13
Concluído
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Programa Executivo de Gestão e Museologia (Pós-Graduação)
Especialização em Museologia
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
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2015/05 - 2022/02/28
Concluído
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Conservation and Restoration of Cultural Heritage (Doutoramento)
Especialização em Photography Conservation
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
18 |
2009 - 2012
Concluído
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Science in Conservation (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Application of ionic liquids and enzymes for the removal of proteinaceous layers from polychrome of works of art and evaluation
of the cleaning effectiveness" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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17 |
2004 - 2007
Concluído
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Art- Conservation and Restoration (Licenciatura)
Especialização em Painting Conservation
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
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16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2024/02 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal | ||
2023/04 - 2024/01 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | ||
2013/07 - 2015/09 | Investigador (Investigação) | Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2007 - Atual | Conservador-restauradora | Trabalhador Independente, Portugal |
CC conservação, Portugal | ||
2015/05 - 2022/02/28 | Researcher | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2017/01 - 2021/11 | Colaborator | Centro Português de Fotografia, Portugal |
2021/01 - 2021/08 | Colaborator | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
2018/01/01 - 2019/12/31 | Visiting Researcher | Universidad Complutense de Madrid Facultad de Bellas Artes, Espanha |
2010/07 - 2011/01 | Volunteer - Conservator | Instituto de Investigação Científica Tropical, Portugal |
Arquivo Histórico Ultramarino , Portugal | ||
2010/12 - 2010/12 | Conservator-restorer | Argo, Portugal |
Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD, Portugal | ||
2009/05 - 2009/09 | Conservation Intern | Instituto Valenciano de Conservación y Restauración (IVC+R), Espanha |
2008/01 - 2008/06 | Conservator-restorer | Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha |
Basílica de la Virgen de los Desamparados, Espanha | ||
2007/11 - 2007/12 | Conservator-restorer | Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha |
Museo del Corpus - Casa de las Rocas, Espanha | ||
2005/09 - 2007/07 | Material analisis research assistant | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal | ||
2006/07/01 - 2006/07/31 | Conservation Intern | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
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2015/05 - 2015/09 | PRIM’ART_Redescoberta da Pintura Mural em Portugal: Estudo Histórico e científico do Arquiespiscopado de Évora (1516-1615)
oBI_Licenciado_3BI/PRIM’ART/2015 - PTDC/CPC-EAT/4769/2012
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Fundação para a Ciência e Tecnologia, through Universidade de Évora, an co-financed by the Regional Development European Fund (FEDER) (Évora, Portugal) |
2013/07 - 2015/05 | IMAGOS - Innovative Methodologies in Archeology, Archaeometry and Geophysics - Optimizing Strategies X APOLLO - Archaeological
and Physical On-site Laboratory - Lifting Outputs
BI_Mestre_UEVORA_HERCULES_ALENT_07-0224-FEDER-001760_4BI_APOLLO_13
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Fundação para a Ciência e Tecnologia, through Universidade de Évora, an co-financed by the Regional Development European Fund (FEDER) |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
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Capítulo de livro |
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Poster em conferência |
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Recurso online |
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Tese / Dissertação |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2019/11 | Retouching the third dimension – The Aurélio da Paz dos Reis stereoscopic negatives archive | III Conference on Research in History of Photography: Stereoscopic or 3D photography, 19th and 20th centuries
Instituición Fernando el Católico - Diputación de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
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2019/02 | Digitizing collections - A reflection on negative archive collections, prioritizing procedures and what is lost | 2019 ICOM-CC PMWG & PMG joint meeting
AIC (New York, Estados Unidos)
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2018/11 | Reflexões sobre a digitalização de colecções de negativos fotográficos e a perda de «aura» [Reflections on digitizing photography negatives collections and the loss of Aura] | 2nd meeting for Documentação e Representação Digital de Bens Culturais (DRD-BC)
CITAR - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
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2018/09 | Identificação de vernizes de retoque em negativos de vidro e gelatina da coleção de retratos do estúdio Alvão – Desenvolvimento de metodologia analítica [The identification of varnishes used for the retouching of dry plate negatives at the Alvão Photographic Studio – Development of a analitical methodology] | ll colóquio investigações em conservação do património
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2018/09 | O Retoque em Negativos de Gelatina e Prata Sobre Vidro, de Colecções Fotográficas Portuguesas [The retouching of dry plate negatives from Portuguese collections] | Limpeza de fundos e coleções de negativos fotográficos. Limpar para quê?
CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa - Centro Português de Fotografia (Porto, Portugal)
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2018/05 | Memory recaptured in a small community – Preserving retouched photographic negatives, discussing visual culture | Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
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2016/05 | O Retoque dos negativos de vidro – O que dizem os manuais [Retouching of dry plate negatives – What do old manuals say] | Jornadas de Doutoramento 2016
CITAR - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
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2015/11 | Infografia web-based aplicada ao Património – O retábulo-mor da igreja do Espírito Santo em Évora [Web-based infographics applied to Heritage - The main altarpiece of the church of Espírito Santo in Évora] | III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, 11-14 November 2015
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
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2015/05 | History, science and digital restoration – Recovering the past – The main-altarpiece of the Espírito Santo Church | Gilt-EnART 015
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
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2014/09 | A investigação científica, uma pedra basilar no estudo, diagnóstico e proposta de intervenção nos retábulos de talha dourada da igreja do Espírito Santo em Évora – Portugal [Scientific research, a cornerstone in the study, diagnosis and intervention proposal of woodcarved and gilded altarpieces of the Espírito Santo Church in Évora – Portugal] | III Semana Carioca de preservação e V jornada de conservação e restauração
(Rio de Janeiro, Brasil)
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2012/06 | Innovative multi-scale and multi-technique approach to the study of surface cleaning monitoring | YOCOCU 2012
(Antuérpia, Bélgica)
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2018 - Atual | Organizadora de - Encontro Limpeza de fundos e colecções de negativos fotográficos. Limpar para quê? (2018/09/14 - 2018/09/14)
Encontro (Coorganizador)
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Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal Centro Português de Fotografia, Portugal |
2022/01 - 2022/10 | Membro da comissão de organização e moderador de painel - IV Congresso Ibero-Americano em Investigação de Conservação de Património
– Práticas sustentáveis no Património (ICP) (2022/10/12 - 2022/10/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
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Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2021/04 - 2021/04 | Membro na comissão de organização - 2.º Congresso Ibero-Americano de Estudos de Paisagem (2021/04/12 - 2021/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
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Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2020/09 | Membro da comissão de organização e moderador de painel - III Congresso Ibero-Americano em Investigação de Conservação de
Património (ICP) (2020/09/24 - 2020/09/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2017 - 2018/12/02 | Exhibition - Memória Recapturada - O Estúdio fotográfico Foto-Carvalho (1936-2000). [Memory recaptured The Foto-Carvalho Studio
(1936-2000)] Colaboration with Estúdios Correia and Câmara Municipal de Estremoz (2018/09/30 - 2019/12/02)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
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Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2022/11/24 - 2022/11/25 | Convidada para sessão de mesa Redonda - Conferência internacional: Fotografia y Museo: De los orígenes a la conquista de un
espácio de visibilidade en España y América Latina (siglos XIX-XXI)
Conferência
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Conferência internacional: Fotografia y Museo: De los orígenes a la conquista de un espácio de visibilidade en España y América
Latina (siglos XIX-XXI)
Museo Nacional del Romanticismo, Espanha
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Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
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2021/02 - 2021/04 | Ge-conservación (1989-8568) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
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2017/01 - Atual | Consultant and collaborator to the conservation of photographic collections. Preventive conservation of negatives. Restoration of photographic specimens. | Centro Português de Fotografia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2019/11 - Atual | Research on Photography Collections | Doutoramento - Conservação de Bens Culturais (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2017/11 - Atual | The Invention of Photography | Som e Imagem (Outros) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal |
2023/09/25 - 2023/09/25 | Preparação para a digitalização ¿ Guia de práticas de conservação: Porto | Associacao Portuguesa de Bibliotecarios Arquivistas e Documentalistas, Portugal | |
2023/09/15 - 2023/09/15 | Preparação para a digitalização ¿ Guia de práticas de conservação: Lisboa | Associacao Portuguesa de Bibliotecarios Arquivistas e Documentalistas, Portugal | |
2022/10/27 - 2022/10/27 | Exibição e armazenamento de colecções fotográficas | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Distinções
Prémio
2016 | Ph.D. Fellowship Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
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Outra distinção
2013 | Award for the highest classification for the Science in Conservation Master of Program
FCT - UNL, Portugal
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