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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Luísa Cortes Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
B41B-6772-B5D1
ORCID iD
0000-0003-0926-1154

Websites

Formação
Grau Classificação
2023/04/21 - 2023/07/13
Concluído
Programa Executivo de Gestão e Museologia (Pós-Graduação)
Especialização em Museologia
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2015/05 - 2022/02/28
Concluído
Conservation and Restoration of Cultural Heritage (Doutoramento)
Especialização em Photography Conservation
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
18
2009 - 2012
Concluído
Science in Conservation (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Application of ionic liquids and enzymes for the removal of proteinaceous layers from polychrome of works of art and evaluation of the cleaning effectiveness" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2004 - 2007
Concluído
Art- Conservation and Restoration (Licenciatura)
Especialização em Painting Conservation
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2023/04 - 2024/01 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2013/07 - 2015/09 Investigador (Investigação) Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Conservador-restauradora Trabalhador Independente, Portugal
CC conservação, Portugal
2015/05 - 2022/02/28 Researcher Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2017/01 - 2021/11 Colaborator Centro Português de Fotografia, Portugal
2021/01 - 2021/08 Colaborator Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2018/01/01 - 2019/12/31 Visiting Researcher Universidad Complutense de Madrid Facultad de Bellas Artes, Espanha
2010/07 - 2011/01 Volunteer - Conservator Instituto de Investigação Científica Tropical, Portugal
Arquivo Histórico Ultramarino , Portugal
2010/12 - 2010/12 Conservator-restorer Argo, Portugal
Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD, Portugal
2009/05 - 2009/09 Conservation Intern Instituto Valenciano de Conservación y Restauración (IVC+R), Espanha
2008/01 - 2008/06 Conservator-restorer Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
Basílica de la Virgen de los Desamparados, Espanha
2007/11 - 2007/12 Conservator-restorer Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
Museo del Corpus - Casa de las Rocas, Espanha
2005/09 - 2007/07 Material analisis research assistant Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
2006/07/01 - 2006/07/31 Conservation Intern Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/05 - 2015/09 PRIM’ART_Redescoberta da Pintura Mural em Portugal: Estudo Histórico e científico do Arquiespiscopado de Évora (1516-1615)
oBI_Licenciado_3BI/PRIM’ART/2015 - PTDC/CPC-EAT/4769/2012
Fundação para a Ciência e Tecnologia, through Universidade de Évora, an co-financed by the Regional Development European Fund (FEDER) (Évora, Portugal)
2013/07 - 2015/05 IMAGOS - Innovative Methodologies in Archeology, Archaeometry and Geophysics - Optimizing Strategies X APOLLO - Archaeological and Physical On-site Laboratory - Lifting Outputs
BI_Mestre_UEVORA_HERCULES_ALENT_07-0224-FEDER-001760_4BI_APOLLO_13
Fundação para a Ciência e Tecnologia, through Universidade de Évora, an co-financed by the Regional Development European Fund (FEDER)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Catarina. "Materials and techniques for retouching glass plate photographic negatives in the beginning of the 20th century". Trabalho apresentado em International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - RECH3, Porto, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gil, Milene; Manso, Marta; Pessanha, Sofia; Manhita, Ana; Cardoso, Ana; Nunes, Margarida; Relvas, Cátia; et al. "Old masters under the microscope. Technical and material comparison of a 17th c. mural and panel painting assigned to José de Escovar in Southern Portugal". Microchemical Journal 153 (2020): 104396. http://dx.doi.org/10.1016/j.microc.2019.104396.
    Publicado • 10.1016/j.microc.2019.104396
  2. Pereira, Catarina Cortes; Castro, Laura (1413-F277-6D98); Barata, Carolina; San Andrés, Margarita. "Digitizing collections - A reflection on negative archive collections, prioritizing procedures and what is lost". Topics in Photographic Preservation 18 (2020):
    Acesso aberto • No prelo
  3. Pereira, Catarina Cortes; Castro, Laura (1413-F277-6D98). "Memória Recapturada: Imagens de uma comunidade [Memory recaptured: Images from a comunity]". ARTis On 9 (2019): 125-139. http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.72877.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Catarina Luísa Cortes Pereira; Carolina Barata; Rita Gaspar; Laura Castro. "El Retoque en la Fotografía Científica – La Colección de Negativos de Vidrio del Museo de Historia Natural e de la Ciencia – Universidad de Porto". Ge-conservacion 12 (2017): 101-110. https://doi.org/10.37558/gec.v12i0.540.
    10.37558/gec.v12i0.540
  5. Pereira, Catarina; Gaspar, Rita; Castro, Laura; Barata, Carolina. "Retouching Scientific Photography – The Glass Plate Negatives Collection at the Natural History and Science Museum – University of Porto". Ge-conservación 1 12 (2017): 101-110. http://hdl.handle.net/10400.14/24082; https://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/540.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Pereira, Catarina Cortes; Henriques, Frederico; Carriço, Nuno; Amaral, Vanda; Ferreira, Teresa; Candeias, António. "Virtual historical reconstitution of the main altarpiece of the Espírito Santo Church, in Évora: application of web-based infographics to Cultural Heritage". Conservar Património 24 (2016): 63-71. http://dx.doi.org/10.14568/cp2015034.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14568/cp2015034
  7. Gil, Milene; Pereira, Catarina Cortes; Relvas, Cátia; Nunes, Margarida; Pessanha, Sofia; Cardoso, Ana; Antunes, Vanessa; Monteiro, Patrícia; Ferreira, Teresa. "José de Escovar at the Chapel of the Souls: Technical and material study of a 1603 panel painting". Color Research & Application 41 3 (2016): 252-257. http://dx.doi.org/10.1002/col.22031.
    Publicado • 10.1002/col.22031
  8. Catarina Pereira; Laura Castro; Pereira, Catarina Cortes. "Retouching glass plate negatives. What do old manuals say?". Estudos de Conservação e Restauro 8 (2016): 59-70. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/bfadf021-8ef7-47d3-a25d-1254f6c6536c.
    Publicado • 10.34618/ecr.8.14226
  9. Rosado, Tânia; Silva, Mara; Pereira, Catarina Cortes; Mirão, José; Candeias, António; Caldeira, Ana Teresa. "Gilded woodcarving alteration: assessment of filamentous fungi action". International Journal of Conservation Science 6 (2015): 499-506. Issue http://ijcs.ro/public/IJCS-15-SI06_Rosado.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Tânia Rosado; Mara Silva; Catarina Pereira; José Mirão; António Candeias; Ana Teresa Caldeira. "Gilded woodcarving alteration". International Journal of Conservation Science 6 SpecialIss (2015): 499-506. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/29810d1a-ea92-495c-ba93-fa42ce2833bb.
  11. Hrdlickova Kuckova, Stepanka; Crhova Krizkova, Michaela; Pereira, Catarina Cortes; Hynek, Radovan; Lavrova, Olga; Busani, Tito; Branco, Luis Cobra; Sandu, Irina Crina Anca. "Assessment of green cleaning effectiveness on polychrome surfaces by MALDI-TOF mass spectrometry and microscopic imaging". Microscopy Research and Technique 77 8 (2014): 574-585. http://dx.doi.org/10.1002/jemt.22376.
    Publicado • 10.1002/jemt.22376
  12. Pereira, Catarina Cortes; Busani, Tito; Branco, Luis C.; Joosten, Ineke; Sandu, Irina Crina Anca. "Nondestructive Characterization and Enzyme Cleaning of Painted Surfaces: Assessment from the Macro to Nano Level". Microscopy and Microanalysis 19 6 (2013): 1632-1644. http://dx.doi.org/10.1017/s1431927613013196.
    Publicado • 10.1017/s1431927613013196
  13. Pereira, Catarina Cortes; Ferreira, I.M.P.L.V.O.; Branco, L.C.; Sandu, I.C.A.; Busani, T.. "Atomic Force Microscopy as a Valuable Tool in an Innovative Multi-scale and Multi-technique Non-invasive Approach to Surface Cleaning Monitoring". Procedia Chemistry 8 (2013): 258-268. http://dx.doi.org/10.1016/j.proche.2013.03.032.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.proche.2013.03.032
  14. Marija Petkovic Garcia; Catarina Pereira. "Pioneering Biological Processes in the Presence of Ionic Liquids: The Potential of Filamentous Fungi". Ionic Liquids Uncoiled: Critical Expert Overviews (2012): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/4d5d9109-25dc-4d60-b6ab-09565fbbb193.
    10.1002/9781118434987.ch9
  15. Pereira, Catarina. "O retoque do negativo fotográfico – Estudo de uma colecção do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa [Retouching of photography negatives – Study of a collection at the Photography Archive of Lisbon]". Estudos de Conservação e Restauro 1 2 (2010): 38-57. http://dx.doi.org/10.7559/ecr.2.3153.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7559/ecr.2.3153
Capítulo de livro
  1. Pereira, Catarina Cortes; Castro, Laura (1413-F277-6D98); Barata, Carolina; San Andrés, Margarita. "Retouching the third dimension – The Aurélio da Paz dos Reis stereoscopic negatives archive". In Actas - III Conference on Research in History of Photography: Stereoscopic or 3D photography, 19th and 20th centuries. Zaragoza, Espanha, 2020.
    No prelo
  2. Pereira, Catarina Cortes; Castro, Laura (1413-F277-6D98). "Memory recaptured in a small community – Preserving retouched photographic negatives, discussing visual culture". In Web of Knowledge: A look into the Past, Embracing the Future, editado por Sara, Albuquerque; Ferreira, Teresa; Nunes, Maria de Fátima; Matos, Ana Cardoso; Candeias, António, 78-81. Évora, Portugal: Sílabas & Desafios, 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pereira, Catarina Cortes; Castro, Laura; Barata, Carolina. "O Retoque de Negativos Fotográficos de Gelatina e Prata Sobre Vidro em Colecções Portuguesas [Retouching dry plate negatives from Portuguese Collections]". Trabalho apresentado em Ciência' 17 - Encontro Ciência e Tecnologia em Portugal, 2017.
  2. Pereira, Catarina; Gaspar, Rita; Castro, Laura. "O retoque na fotografia científica – a colecção de negativos de vidro do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) [Retouching Scientific Photography – A collection at the Natural History and Science Museum of the Oporto University]". Trabalho apresentado em I Colóquio - Investigações em conservação do Património, 2016.
  3. Pereira, Catarina Cortes; Amaral, Vanda; Relvas, Cátia; Nunes, Margarida; Henriques, Frederico; Ferreira, Teresa; Candeias, António. "Reconstrução histórica virtual do retábulo maneirista da Igreja do Espírito Santo de Évora, uma proposta [Virtual historical reconstruction of the Mannerist altarpiece of the Church of the Holy Spirit of Évora, a proposal]". Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015.
  4. Pereira, Catarina Cortes. "Materials and techniques for retouching glass plate photographic negatives in the beginning of the 20th century". Trabalho apresentado em RECH3, III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, 2015.
  5. Pereira, Catarina Cortes; Sandu, I.C.A.; Ferreira, I.M.P.L.O.; Branco, L.C.; Kuckova, S.; Crhova, M.. "Novas formulações com base em enzimas e líquidos iónicos para a remoção de camadas proteicas em obras policromadas [new formulations with an enzyme and Ionic liquids base, for the removal of proteinaceous layers of polychromed works]". Trabalho apresentado em 1º Encontro Luso- Brasileiro de Conservação e Restauro, 2011.
Recurso online
  1. Pereira, Catarina Cortes. Reconstrução histórica virtual de um retábulo Maneirista - Uma Proposta [Virtual historical reconstruction of a Mannerist altarpiece, a proposal]. 2015. http://www.hercules.uevora.pt/retabuloevora/.
Tese / Dissertação
  1. "Truth and vanity: the retouching techniques on dry plate negatives of Portuguese collections of the first half of the twentieth century". Doutoramento, Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, 2022. http://hdl.handle.net/10400.14/39634.
  2. Pereira, Catarina Luísa Cortes. "Application of ionic liquids and enzymes for the removal of proteinaceous layers from polychrome of works of art and evaluation of the cleaning effectiveness". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9062.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11 Retouching the third dimension – The Aurélio da Paz dos Reis stereoscopic negatives archive III Conference on Research in History of Photography: Stereoscopic or 3D photography, 19th and 20th centuries
Instituición Fernando el Católico - Diputación de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2019/02 Digitizing collections - A reflection on negative archive collections, prioritizing procedures and what is lost 2019 ICOM-CC PMWG & PMG joint meeting
AIC (New York, Estados Unidos)
2018/11 Reflexões sobre a digitalização de colecções de negativos fotográficos e a perda de «aura» [Reflections on digitizing photography negatives collections and the loss of Aura] 2nd meeting for Documentação e Representação Digital de Bens Culturais (DRD-BC)
CITAR - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2018/09 Identificação de vernizes de retoque em negativos de vidro e gelatina da coleção de retratos do estúdio Alvão – Desenvolvimento de metodologia analítica [The identification of varnishes used for the retouching of dry plate negatives at the Alvão Photographic Studio – Development of a analitical methodology] ll colóquio investigações em conservação do património
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09 O Retoque em Negativos de Gelatina e Prata Sobre Vidro, de Colecções Fotográficas Portuguesas [The retouching of dry plate negatives from Portuguese collections] Limpeza de fundos e coleções de negativos fotográficos. Limpar para quê?
CITAR, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa - Centro Português de Fotografia (Porto, Portugal)
2018/05 Memory recaptured in a small community – Preserving retouched photographic negatives, discussing visual culture Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016/05 O Retoque dos negativos de vidro – O que dizem os manuais [Retouching of dry plate negatives – What do old manuals say] Jornadas de Doutoramento 2016
CITAR - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2015/11 Infografia web-based aplicada ao Património – O retábulo-mor da igreja do Espírito Santo em Évora [Web-based infographics applied to Heritage - The main altarpiece of the church of Espírito Santo in Évora] III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, 11-14 November 2015
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/05 History, science and digital restoration – Recovering the past – The main-altarpiece of the Espírito Santo Church Gilt-EnART 015
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014/09 A investigação científica, uma pedra basilar no estudo, diagnóstico e proposta de intervenção nos retábulos de talha dourada da igreja do Espírito Santo em Évora – Portugal [Scientific research, a cornerstone in the study, diagnosis and intervention proposal of woodcarved and gilded altarpieces of the Espírito Santo Church in Évora – Portugal] III Semana Carioca de preservação e V jornada de conservação e restauração
(Rio de Janeiro, Brasil)
2012/06 Innovative multi-scale and multi-technique approach to the study of surface cleaning monitoring YOCOCU 2012
(Antuérpia, Bélgica)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Organizadora de - Encontro Limpeza de fundos e colecções de negativos fotográficos. Limpar para quê? (2018/09/14 - 2018/09/14)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Centro Português de Fotografia, Portugal
2022/01 - 2022/10 Membro da comissão de organização e moderador de painel - IV Congresso Ibero-Americano em Investigação de Conservação de Património – Práticas sustentáveis no Património (ICP) (2022/10/12 - 2022/10/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/04 - 2021/04 Membro na comissão de organização - 2.º Congresso Ibero-Americano de Estudos de Paisagem (2021/04/12 - 2021/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2020/09 Membro da comissão de organização e moderador de painel - III Congresso Ibero-Americano em Investigação de Conservação de Património (ICP) (2020/09/24 - 2020/09/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2018/12/02 Exhibition - Memória Recapturada - O Estúdio fotográfico Foto-Carvalho (1936-2000). [Memory recaptured The Foto-Carvalho Studio (1936-2000)] Colaboration with Estúdios Correia and Câmara Municipal de Estremoz (2018/09/30 - 2019/12/02)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/24 - 2022/11/25 Convidada para sessão de mesa Redonda - Conferência internacional: Fotografia y Museo: De los orígenes a la conquista de un espácio de visibilidade en España y América Latina (siglos XIX-XXI)
Conferência
Conferência internacional: Fotografia y Museo: De los orígenes a la conquista de un espácio de visibilidade en España y América Latina (siglos XIX-XXI)
Museo Nacional del Romanticismo, Espanha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/02 - 2021/04 Ge-conservación (1989-8568)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/01 - Atual Consultant and collaborator to the conservation of photographic collections. Preventive conservation of negatives. Restoration of photographic specimens. Centro Português de Fotografia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/11 - Atual Research on Photography Collections Doutoramento - Conservação de Bens Culturais (Outros) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/11 - Atual The Invention of Photography Som e Imagem (Outros) Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
2023/09/25 - 2023/09/25 Preparação para a digitalização ¿ Guia de práticas de conservação: Porto Associacao Portuguesa de Bibliotecarios Arquivistas e Documentalistas, Portugal
2023/09/15 - 2023/09/15 Preparação para a digitalização ¿ Guia de práticas de conservação: Lisboa Associacao Portuguesa de Bibliotecarios Arquivistas e Documentalistas, Portugal
2022/10/27 - 2022/10/27 Exibição e armazenamento de colecções fotográficas Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Ph.D. Fellowship Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Outra distinção

2013 Award for the highest classification for the Science in Conservation Master of Program
FCT - UNL, Portugal