Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Christina Dechamps
Nomes de citação
- Dechamps, Christina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B417-C542-5DFA
- ORCID iD
- 0000-0001-7614-800X
Websites
- www.fcsh.unl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês (Idioma materno) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007 - 2013
Concluído
|
Linguística - Lexicologia/Lexicografia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Problemáticas do ensino/aprendizagem das colocações de uma língua de especialidade a um público alófono : o caso do francês
jurídico a aprendentes portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
muito bom com unanimidade |
2001 - 2006
Concluído
|
Linguística - Lexicologia / Lexicografia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Problemáticas do ensino/aprendizagem das colocações de uma língua de especialidade a um público alófono : o caso do francês
jurídico a aprendentes portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1993 - 1995
Concluído
|
Agrégation à l'enseignement secondaire supérieur - Français (Pós-Graduação)
Université de Liège Faculté de Philosophie et Lettres, Bélgica
|
Distinction |
1991 - 1995
Concluído
|
Philologie romane (Licenciatura)
Université de Liège Faculté de Philosophie et Lettres, Bélgica
"Le tremblement de terre de Lisbonne, Voltaire et l'Europe des Lumières : enjeux littéraires et philosophiques" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinction |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/15 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2013/09/15 - 2020/01/14 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2001/04 - 2013/09 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1997/09 - 2001/08 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1995/09 - 1997/08 | Leitor (Docente Universitário) | Università degli Studi di Bologna, Itália |
1995/09 - 1997/08 | Leitor (Docente Universitário) | Università degli Studi - Ferrara, Itália |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/09 - 2013/07 | Assistente convidada | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Projeto GiroFLE
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Organisation internationale de la francophonie Fédération Internationale des Professeurs de Français Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
UID/LIN/03213/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 3213 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI3213/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/17 | O glossário colaborativo na aula de língua estrangeira. Que ferramentas e aplicações digitais para um projeto pedagógico e lexicográfico bem-sucedido? | Jornada dos dicionários 2023
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/27 | Le français au Portugal – perspectives linguistiques et éducatives. | Mission de l’Inspection générale des Affaires étrangères
Embaixada de França em Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2023/05/03 | Formation des enseignants de français au Portugal : état des lieux et perspectives | Séminaire Attractivité du métier d’enseignant de français
Embaixada de França em Portugal / Institut français du Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/31 | Langue française : quels enjeux culturels, économiques et éducatifs ? Présentation et analyse de quelques données statistiques portugaises et européennes | Conseil d’Orientation Stratégique
Embaixada de França em Portugal / Institut français du Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/17 | Textes et mots de la Francophonie en classe de FLE – Dany Laferrière | Webinaire Rendez-Vous FLE
Associação Portuguesa dos Professores de Francês (Portugal)
|
2022/12/01 | Enseigner les mathématiques en langue étrangère - Sections Européennes de Langue Française au Portugal | Contextes et pratiques multilingues dans l'enseignement de disciplines scolaires : Colloque Plurimaths
Universidade Sorbonne Nouvelle / Universidade Paris Cité (Paris, França)
|
2022/09/13 | Ensino de línguas para fins específicos e formação de professores em Portugal: que futuro? | LSP 2022 – Shaping knowledge through language: LSP in theory and practice: 23rd International Conference on Languages for
Specific Purposes
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/26 | Le glossaire collaboratif : un projet pédagogique pour travailler la médiation en FLE | 8e Printemps Numérique International
Lycée Saint-Benoît / Associação dos Professeurs de Francês d'Istambul / Institut français de Turquie (Istambul, Turquia)
|
2022/01/13 | Le glossaire collaboratif : un projet pédagogique pour travailler la médiation en classe de langue | 3.º Webinar « Dar a voz à língua »,
Universidade Aberta - LE@D – Departamento de Humanidades (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | Arte : contributos para a aprendizagem do português e do francês
Coorientador
|
|
2016 - 2016 | A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
Coorientador
|
|
2016 - 2016 | A utilidade da aprendizagem criativa na aula de língua estrangeira
Coorientador
|
|
2016 - 2016 | O lugar da expressão poética na aula de Português língua materna e de Francês língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Português e Língua Estrangeira nos ensinos básico e secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | O texto literário como facilitador do pensamento crítico
Coorientador
|
Ensino de Inglês e Língua estrangeira nos ensinos básico e secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | A utilização do texto literário no ensino-aprendizagem de Inglês e de Francês como línguas estrangeiras
Coorientador
|
|
2015 - 2015 | A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
Coorientador
|
|
2015 - 2015 | Aperfeiçoar a competência da expressão escrita como forma de desenvolver o exercício de uma cidadania participativa
Coorientador
|
|
2015 - 2015 | A educação estética e as técnicas teatrais no ensino e aprendizagem do português língua materna e do francês língua estrangeira
Coorientador
|
|
2013 - 2013 | Aprofundar a prática da leitura do texto literário como meio de desenvolver a produção escrita
Coorientador
|
Ensino de Português e Língua Estrangeira nos ensinos básico e secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A Oficina de Escrita: Reflexão sobre o Ensino da Escrita
Coorientador
|
Ensino de Português e Língua Estrangeira nos ensinos básico e secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A imagem digital como meio de desenvolvimento da expressão oral e escrita em língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e Língua estrangeira nos ensinos básico e secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07 - 2024/02 | 31º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês - L'enseignement des langues face au défi des intelligences
: des intelligences multiples à l'intelligence artificielle (2024/02/02 - 2024/02/03)
Congresso (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2023/01 - 2023/03 | Masterclass Dany Laferrière da Académie française, L’exil vaut le voyage (2023/03/20 - 2023/03/20) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal Institut français du Portugal, Portugal |
2022/07 - 2023/01 | 30.º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês - Les défis de l'oralité dans l'enseignement-apprentissage
des langues (2023/01/27 - 2023/01/28)
Congresso (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2021/07 - 2022/01 | 29.º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês - Médiation(s) en classe de langue pour une éducation
citoyenne (2022/01/22 - 2022/01/29)
Congresso (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2020/07 - 2021/01 | 28.º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês - Évaluer les apprentissages au 21e siècle : statégies,
outils et démarches (2021/01/23 - 2021/01/30)
Congresso (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2019/07 - 2020/01 | 27.º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês - Ensino das Línguas e projetos interdisciplinares: implementação,
monitorização e avaliação (2020/01/24 - 2020/01/25)
Congresso (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | 23º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês Sons, cores, palavras e escrita da Francofonia no século
XXI
Congresso
|
23º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês "Sons, cores, palavras e escrita da Francofonia no século
XXI"
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal
|
2014 - 2014 | L'innovation lexicale dans les langues romanes
Encontro
|
L'innovation lexicale dans les langues romanes
Laboratoire d'Études Romanes E.A. 4385 - Université Paris 8, França
|
2014 - 2014 | 22º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês Web 2.0 en classe - les défis des réseaux sociaux
Congresso
|
22º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês "Web 2.0 en classe - les défis des réseaux sociaux"
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal
|
2013 - 2013 | 21º Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês “images et imaginaires pour agir”
Congresso
|
Congresso da Associação Portuguesa dos Professores de Francês “images et imaginaires pour agir”
Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 | As colocações em corpora de PL2 : identificação, classificação e análise de erros. | Ângela Maria Pereira da Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Neologismos do Português de Angola : proposta de constituição de base de dados com vista à construção de um observatório linguístico | Ana Bela Pereira Loureiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Vocabulário de base no ensino primário em Angola | Domingas Adélia Figueira Gunza (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Contributions pour l'enseignement/apprentissage des structures relatives en classe de FLE. | Joaquim Chamorro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Tradução da 1ª parte de Droit de la Famille de Dominique Fenouillet | Ana Cristina Lopes Soares (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016/07/01 - Atual | Volume "La guida turistica come luogo d'incontro tra lessico e immagini dei Beni Culturali”. | Firenze University Press |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013/09 - Atual | tradução | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/09 - Atual | didáctica | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/09 - Atual | língua francesa | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2023/07/03 - 2023/07/07 | Data-Driven Learning e recursos lexicográficos | Lisbon Summer School in Linguistics 2023 (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2022/10/25 - 2022/11/02 | Tradução jurídica Português-Francês/Francês-Português | Tradução jurídica Português-Francês/Francês-Português (Outros) | Associação Portuguesa de Tradutores, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/05/31 - Atual | Associação Portuguesa dos Professores de Francês | Presidente da Associação Portuguesa dos Professores de Francês |
Distinções
Título
2024 | Chevalier de l'Ordre de la Couronne
Reino da Bélgica, Bélgica
Embaixada da Bélgica em Portugal, Portugal |
2022 | Chevalier de l'Ordre des Palmes Académiques
République Française, França
|