???global.info.a_carregar???
Rui Pereira Jorge é professor e investigador, doutorado em Filosofia da Música e Tecnologia, mestre e licenciado em Filosofia. Tendo realizado estudos na área da filosofia, do ensino e das ciências da comunicação, possui também formação musical e formação em gravação e edição de som. Tem exercido a sua actividade docente em licenciaturas e mestrados das áreas das ciências musicais, estudos do som, comunicação, ensino e multimédia, onde tem orientado teses de doutoramento e mestrado, assim como estágios e projectos finais de licenciatura. Membro integrado do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), realizou trabalhos como músico, editor de som, editor de imagem e realizador. Paralelamente, tem desenvolvido investigação sobre musicologia, filosofia da música, estética, ensino de música e multimédia, com publicação de artigos e participação em conferências nacionais e internacionais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Pedro Rodrigues Pereira Jorge

Nomes de citação

  • Pereira Jorge, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
B215-4ACF-9EAB
ORCID iD
0000-0001-6821-4003
Scopus Author Id
55890809700

Endereços de correio eletrónico

  • ruijorge@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • rpjmail@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Av. de Berna, 26 (Gab. B419), 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024
Concluído
How to Write Your First Song (Outros)
Especialização em Música; Composição
The University of Sheffield, Reino Unido
2024
Concluído
English Electronic Music: Delve Into the Digital Archives (Outros)
Especialização em Electronic Musica; Achives
University of Huddersfield, Reino Unido
2024
Concluído
Anarchy in UK: A History of Punk From 1976 to 1978 (Outros)
Especialização em Music; History
University of Reading, Reino Unido
2024
Concluído
Video Game Design and Development, A Bit-by-Bit History of Video Game Music (Outros)
Especialização em Music; Videogames; Composition
Abertay University Division of Games and Arts, Reino Unido
2024
Concluído
Becoming a Better Music Teacher (Outros)
Especialização em Music; Pedagogy
Associated Board of the Royal Schools of Music, Reino Unido
2024
Concluído
Digital Skills: Digital Marketing (Outros)
Especialização em Digital Marketing
Accenture plc, Irlanda
2024
Concluído
Being a Flexible Music Teacher (Outros)
Especialização em Music; Pedagogy
Associated Board of the Royal Schools of Music, Reino Unido
2024
Concluído
Entrepreneurship: From Business Idea to Action (Outros)
Especialização em Management; Business
Kings College for the Arts and Technology, Reino Unido
2023
Concluído
The Beatles at Sixty: Music, Legend, Aftermath (Outros)
Especialização em Música
University of Oxford Department for Continuing Education, Reino Unido
2021 - 2022
Concluído
Musical Analysis - Romantic to Modern (Outros)
Especialização em Music; Musical Analysis
University of Oxford Department for Continuing Education, Reino Unido
2021 - 2021
Concluído
Creativity Theory (Outros)
Especialização em Philosophy; Creativity
University of Cambridge Institute of Continuing Education, Reino Unido
2021 - 2021
Concluído
Field Recording: Soundscape Composition (Outros)
Especialização em Music; Composition; Technology
Goldsmiths University of London Department of Music, Reino Unido
2021 - 2021
Concluído
Music Production: Mixing and Mastering (Outros)
Especialização em Music; Technology; Production
Goldsmiths University of London Department of Music, Reino Unido
2021 - 2021
Concluído
Introduction to Business Management (Outros)
Especialização em Management
King's College London, Reino Unido
2020 - 2021
Concluído
Orchestration (Outros)
Especialização em Music
Udemy Inc, Estados Unidos
2020 - 2021
Concluído
Curso Universitario en Docencia Online y Competencias Digitales Docentes (Outros)
Especialização em Ensino; Tecnologias da Comunicação
Universidad Europea de Madrid SLU, Espanha
2020 - 2020
Concluído
Critical Reading (Outros)
Especialização em Literature
University of Oxford Department for Continuing Education, Reino Unido
2019 - 2020
Concluído
MuseScore: Mastering Music Software (Outros)
Udemy Inc, Estados Unidos
2019 - 2020
Concluído
Music Composition & Film Scoring 1 and 2 (Outros)
Especialização em Music, Composition, Film Scoring
Udemy Inc, Estados Unidos
2019 - 2019
Concluído
Philosophy of Colour (Outros)
Especialização em Philosophy; Aesthetics
University of Oxford, Reino Unido
2019 - 2019
Concluído
Pro Songwriting: The Art and Business of a Songwriter (Outros)
Udemy Inc, Estados Unidos
2019 - 2019
Concluído
Popular Music History: Pop, Rock & Dance in the XX Century (Outros)
Udemy Inc, Estados Unidos
2019 - 2019
Concluído
Music Production in Logic Pro X (Outros)
Udemy Inc, Estados Unidos
2019 - 2019
Concluído
Learning to Look at Modern Art (Outros)
University of Oxford Department for Continuing Education, Reino Unido
2019 - 2019
Concluído
Thinking About Music: Philosophy of Music (Outros)
University of Oxford, Reino Unido
2019 - 2019
Concluído
Music Theory for Electronic Producers (Outros)
Especialização em Teoria Musical / Produção Musical
Udemy Inc, Estados Unidos
2018 - 2018
Concluído
Aesthetics and Philosophy of Art (Curso médio)
University of Oxford, Reino Unido
2018 - 2018
Concluído
Analysing Classical Music (Outros)
Especialização em Musical Analysis
University of Oxford, Reino Unido
2018 - 2018
Concluído
Claude Debussy, ou a Reinvenção da Música (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2018 - 2018
Concluído
Music Composition I & II (Outros)
Udemy Inc, Estados Unidos
2018 - 2018
Concluído
Music Theory Comprehensive - Levels 4, 5 & 6 [ABRSM] (Outros)
Especialização em Music Theory
Udemy Inc, Estados Unidos
2016 - 2018
Concluído
Filosofia da Música e Tecnologia (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Soou-me aos Ouvidos como uma Lúgubre Buzina, Sobre o Som na Criação Musical Contemporânea" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, com Louvor e Distinção
2016
Concluído
Music Theory Comprehensive - Levels 1, 2 & 3 [ABRSM] (Outros)
Especialização em Music Theory [ABRSM Model]
Udemy Inc, Estados Unidos
2014 - 2014
Concluído
Between Art and Science: Music as Performance (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014
Concluído
Music in Digital Culture (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Edição de som em Pro Tools (Curso médio)
Amperel, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Practice-Based Research in Art, Media and Design (Curso médio)
University of Wales Press, Reino Unido
2004 - 2004
Concluído
European Teachers Workshops: Critical Media (Curso médio)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2004
Concluído
European Teachers Workshops: Cross-Media (Curso médio)
La Fémis - École National Supérieur des Métiers de l'Image e du Son, França
2003 - 2003
Concluído
Teaching Interactivity: Sound and Space (Curso médio)
Filmakademie Baden-Wutenberg, Alemanha
2003 - 2003
Concluído
Dramaturgic Possibilities of Sound in Interactive Scriptwriting (Curso médio)
La Fémis - École National Supérieur des Métiers de l'Image et du Son, França
2001 - 2001
Concluído
Curso de Animação e Modelação 3D (Curso médio)
Meios.Com, Portugal
1997 - 2001
Concluído
Formação Musical / Trompete (Outros)
Escola de Jazz Luís Villas-Boas, Portugal
2001
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Linha de Fuga: Derivações em Torno de Gilles Deleuze" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998 - 1998
Concluído
Curso de Edição AVID (Curso médio)
Universidade Lusófona / Tobis, Portugal
1996 - 1996
Concluído
Curso de Vídeo (Curso médio)
AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual, Portugal
1995 - 1995
Concluído
Curso de Formação Teatral (Curso médio)
Companhia de Teatro de Sintra, Portugal
1993 - 1995
Concluído
Ramo de Formação Educacional - Filosofia (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Ensino da Filosofia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1993
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) FCSH / Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2020 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
2004 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1997 - 2004 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - 2009 Professor convidado Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
1996 - 1998 Professor Não-Efectivo (Professor) Escola Secundária de Alvide, Portugal
1995 - 1996 Professor Não-Efectivo (Professor) Escola Secundária do Restelo, Portugal
1994 - 1995 Professor Estagiário (Professor) Escola Secundária de Alvide, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CESEM - Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01 - 2014/06 Lisbon Sound Map
PTDC/CCI-CIN/120971/2010
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pereira Jorge, Rui. "O Pêndulo de Reich: Desaceleração Intensiva". Interact 22-23 (2016): 1-5. https://revistainteract.pt/22/o-pendulo-de-reich/.
    Publicado
  2. Jorge, Rui Pereira; Isabel Pires. "Le Son intra et extra-musical : l'importance de l'espace dans 4’33’’ de John Cage et Synaphaï de Iannis Xenakis". Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société 18 (2015): online-online. http://revues.mshparisnord.org/filigrane/index.php?id=692.
    Publicado
  3. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "Krapp’s Last Tape de Samuel Beckett e a Construção de Narrativas". Cibercultura e Ficção 1 (2012): 109-117. https://www.sistemasolar.pt/pt/produto/36/pt/cibercultura-e-ficcao/?c=23.
    Publicado
  4. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "The Sound Sweep de J. G. Ballard e a Memória do Som". Revista Babilónia 10/11 (2011): 109-117. http://hdl.handle.net/10437/3035.
    Publicado
  5. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "Será que Quanto Mais Gravamos Menos Ouvimos? Em Torno da Divulgação e Manutenção dos Registos de Som". Actas do VII Congresso da SOPCOM 1 (2011): 2625-2638. https://sopcom2011.up.pt/media/SOPCOM_2011_Atas.pdf.
    Publicado
  6. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "A Arte do Ruído". (2007): 1-4. http://artecapital.net/scope-5-rui-pereira-jorge-a-arte-do-ruido.
  7. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "A Música dos Videojogos". Caleidoscópio 4 (2003): 85-94. http://hdl.handle.net/10437/649.
    Publicado
  8. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "Edição de Som: Algumas Perspectivas". Caleidoscópio 2 (2002): 59-67. http://hdl.handle.net/10437/614.
    Publicado
  9. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "A Desmaterialização da Obra de Arte: Acerca da Utilização do Som Enquanto Matéria-Prima de Algumas Artes Plásticas". Revista de Comunicação e Linguagens Extra (2002): 213-221. https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Jorge, Rui Pereira. "O Som", Premiere, 2010
  2. Jorge, Rui Pereira. "Música no Cinema de Animação 3D", Premiere, 2010
Capítulo de livro
  1. Pereira Jorge, Rui. "What does it mean to be a micro label in the age of music streaming? The case of electroacoustic and contemporary classical music attempts to differentiate from the majors". In Independence and digital technologies: Music making in the 21st century beyond Anglo-America, editado por Nunes, P. B., Roxo, P. and Garland, S. Portugal: INET-MD, 2023.
    No prelo
  2. Pereira Jorge, Rui. "MuSyFI - Music Synthesis From Images". In Proceedings of the 12th International Conference on Computational Creativity (ICCC ’21), 103-112. Reino Unido: ICCC, 2021.
    Publicado
  3. Pereira Jorge, Rui. "Composição na Era Digital: Novos Sons, Novas Ferramentas, Novas Músicas?". In Log IN Live On, Música e Cibercultura na Era da Internet das Coisas, 327-339. Lisbon, Portugal: CESEM, 2018.
    Publicado
  4. Jorge, Rui Pereira; Isabel Pires. "Musical Virtual Instruments and Auditory Perception: Some Issues". In Inter-Face: International Conference on Live Interfaces, 37-44. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2015.
    Publicado
  5. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "Robosonic: Randomness-Based Manipulation of Sounds Assisted by Robots". In Intelligent Technologies for Interactive Entertainment, 143-152. Berlin, Países Baixos, 2010.
    Publicado
  6. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "Utilização de Música Virtual e Modelação Física na Música para Contextos interactivos". In Estratégias de Produção em Novos Media, 316-325. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2005.
    Publicado
  7. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira. "Quando os Filmes Começaram a Falar". In Imagens e Reflexões: Actas da 2ª Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia, 81-83. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 1999.
    Publicado
Manual
  1. Jorge, Rui Pereira. Elaboração dos Programas de Ensino Artístico (Área de Som) do Ensino Secundário, 11º e 12º anos. Portugal. 2005.
Tese / Dissertação
  1. Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira; Miranda, José A. Bragança de. "Soou-me aos ouvidos como uma lúgubre buzina: sobre ao som na criação musical contemporânea". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19115.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Pereira Jorge, Rui. Geometric Feeling I. 2023.
  2. Pereira Jorge, Rui. Rowenta®, My Dear. 2022.
  3. Pereira Jorge, Rui. 177_732_5. 2022.
  4. Pereira Jorge, Rui. cy #1. 2020.
  5. Pereira Jorge, Rui. cy #2. 2020.
  6. Pereira Jorge, Rui. Abstract Bell #2. 2018.
  7. Pereira Jorge, Rui. Cartilagem. 2016.
  8. Pereira Jorge, Rui. Second Law of Thermodynamics. 2015.
  9. Pereira Jorge, Rui. Ruy Belo, Era Uma Vez.... 2014.
  10. Pereira Jorge, Rui. The Bell Tolls for No One. 2014.
  11. Pereira Jorge, Rui. Sameness is Not a Tedious Lack of Variety. 2012.
  12. Pereira Jorge, Rui. O Meu Galo Gabiru. 2009.
  13. Pereira Jorge, Rui. Perfect Shift. 2008.
  14. Pereira Jorge, Rui. Des(a)parecer. 2006.
  15. Pereira Jorge, Rui. Reshape. 2005.
  16. Pereira Jorge, Rui. O Mergulho. 2005.
  17. Pereira Jorge, Rui. Caleidoscópio. 2004.
  18. Pereira Jorge, Rui. Interactive Television, Authoring and Production. 2002.
  19. Pereira Jorge, Rui. Eu, um Sampler e uma Francesa Que Não Conheço de Lado Nenhum. 2001.
  20. Pereira Jorge, Rui. 4 X 4. 2001.
  21. Pereira Jorge, Rui. Lusofonias 2000. 2000.
  22. Pereira Jorge, Rui. Cultura Digital. 1999.
  23. Pereira Jorge, Rui. My Girl. 1999.
  24. Pereira Jorge, Rui. Universidade Nova de Lisboa - Vídeo Institucional. 1998.
  25. Pereira Jorge, Rui. Um Vinho do Outro Mundo. 1997.
  26. Pereira Jorge, Rui. O Mistério da Estrada de Sintra. 1994.
  27. Pereira Jorge, Rui. Médico à Força. 1994.
  28. Pereira Jorge, Rui. O Castiçal. 1994.
Gravação vídeo
  1. Pereira Jorge, Rui. 2017. I Believe That Too.
  2. Pereira Jorge, Rui. 2011. Tempestade - Balla.
  3. Pereira Jorge, Rui; JANCL (Produtor). 2010. Ao Deus Dará - Balla.
  4. Pereira Jorge, Rui; JANCL (Produtor). 2007. Down by Flow - Micro Audio Waves.
  5. Pereira Jorge, Rui; JANCL (Produtor). 2007. 2Night - Micro Audio Waves.
  6. Pereira Jorge, Rui; JANCL (Produtor). 2005. Bad Mirror - The Vicious Five.
  7. Pereira Jorge, Rui; JANCL (Produtor). 2003. Facial Gangbang - Lolly and Brains.
  8. Pereira Jorge, Rui. 2002. Collectione: Mais do que Juntar.
Programa de rádio / tv
  1. Pereira Jorge, Rui. 2015. "Música original do genérico". História a História. Garden Films.
Projeto de som
  1. 2020. Eu Não Sou Sempre da Minha Opinião by Luís Alegre [sound design - Rui Pereira Jorge].
  2. 2011. Cada Mulher é um Filme de Amor.
  3. 2006. Eduardo Luíz.
  4. 2005. Manuel.
  5. 2005. Uma Noite ao Acaso.
  6. 2005. Einstein.
  7. 2005. Hunting me / Caço-me.
  8. 2005. 03/25.
  9. 2004. 5 Pintores.
  10. 2003. Aujourd'hui Maman est Morte.
  11. 2003. Batalhas.
  12. 2002. Empty Hardwork.
  13. 2002. Sob Vigilância.
  14. 2000. Devolvidos.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Composição, gravação e produção do tema 'Criatura Humana; Universidade Nova de Lisboa, FCSH; CESEM.
Orientador de Marta Cancela
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024 - 2024 Composição, gravação e produção do tema 'Eu Tou no Ir'; Universidade Nova de Lisboa, FCSH; CESEM
Orientador de Pedro Loureiro
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024 - 2024 Composição, gravação e produção do tema 'Sem Duvidar'; Universidade Nova de Lisboa, FCSH; CESEM
Orientador de Eva Pinto da Costa
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Produção de Espectáculos Musicais - Estágio
Orientador de Diogo Tique
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Composição e Recursos Tecnológicos no Contexto da Música Pop/Rock
Orientador de John Sousa
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Estágio em Produção Musical no Estúdio Lx Pro
Orientador de Ana Aidos
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 RBM-GAN Drum Machine
Coorientador de Francisco Saiote Rodrigues
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2022 - 2024 Isto Ouve-se? Madeira, Bicho e Microprocessadores: Um Estudo sobre a Criação e Utilização de Dispositivos Sonoros
Orientador de Daniela Alemão
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Criação de um Instrumento Virtual a Partir da Gravação da Viola Braguesa: Sampling Como Método de Divulgação do Instrumento Tradicional Português
Orientador de João Raposo
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Desenhei-te na Memória: Gravação e Produção de um Álbum de Fado a Partir de Textos Inéditos de Vasco Lima Couto
Orientador de Jorge Baptista da Silva
Estética e Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024 Correlação Entre os Parâmetros de Cozedura da Cerâmica e a Produção de Som
Orientador de Pablo Diaz
Ciências de Engenharia de Materiais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2022 - 2023 Bob Dylan e a Canção de Protesto em Portugal
Orientador de Alice Fernandes
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Composição, gravação e produção do tema 'Crash Dummy'
Orientador de João Gonçalves
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Composição, gravação e produção do tema 'Só Nós Dois'
Orientador de Filipa Rodrigues
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Composição, gravação e produção do tema 'A Nossa Casa'
Orientador de Tiago Barão
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Composição, gravação e produção do tema 'Dune Gaze'
Orientador de Rafael Pêgo
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Composição, gravação e produção do tema 'Tínhamos'
Orientador de Margarida Bruno
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Composição, gravação e produção do tema 'Inconstante'
Orientador de Vitória Leuca
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Sound Synthesis and Creation: Development of an Application for Composition Support
Coorientador de João Pedro Paixão
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 - 2023 SampleXplorer - Leveraging A. I. for Creative Sound Exploration
Coorientador de Francisco Rogério Santos
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2021 - 2023 Video Game Music e Chiptune: Reaproveitamento, Composição e “Motion-Controlled Performance” com Consolas e os seus Periféricos
Orientador de Christopher Manique Rodrigues
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Produção Musical e Tecnologia - Estágio no Estúdio Namouche
Orientador de Ana Rita Esteves
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Composição Multimedia: Projecto de Investigação com Relatório
Orientador de Ana Albino
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 SoundPlay: Sound and Music Generation - From a Video to a Soundtrack
Coorientador de Maria Beatriz Martins
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 - 2023 A Prática do Instrumentista Improvisador: Composição, Improvisação e Intertextualidade
Orientador de Rui Faustino
Artes Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2023 A Sintaxe Musical na Performance de Trombone Solo: Perspectivas Metodológicas de Análise do Reportório do Séc. XX
Orientador de Carlos Reinaldo Guerreiro
Artes Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Composição, gravação e produção do tema 'Summer Afternoon'
Orientador de Carina Andreia Pesca
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Composição, gravação e produção do tema 'Ainda Moras Aqui'
Orientador de Bernardo Redol
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 Produção, Promoção e Agenciamento de uma Orquestra
Orientador de Ana Beatriz Carvalho
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 Composição, gravação e produção do tema 'Unwinking'
Orientador de Gonçalo Tavares
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 Criatividade e Tecnologias na Educação Musical
Orientador de Kelly Cristina Boraschi
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 Mistura e Produção de Música Africana
Orientador de Zlarid Pinto de Almeida
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Composição, gravação e produção do tema 'Nomads'
Orientador de Marta Vaz
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Composição, gravação e produção do tema 'Cedo Demais'
Orientador de John Sousa
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Composição, gravação e produção do tema 'Prudência'
Orientador de João Maria Jorge
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Sonoplastia e composição musical da curta-metragem 'High Score'
Orientador de João Antunes
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Composição, gravação e produção do tema 'Se Eu'
Orientador de Francisco Sanona Martins
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Sonoplastia e composição musical da curta-metragem 'Shine'
Orientador de Carolina Matos
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Composição, gravação e produção do tema 'Cruel World'
Orientador de Alice Fernandes
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Sonoplastia e composição musical da curta-metragem 'Evasão - Invasão'
Orientador de Pedro Massano Almeida
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 MusiVid: Composing Video-inspired Music
Coorientador de Leandro Salgado
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 - 2021 Produção Áudio em Espectáculos ao Vivo: Metodologia e Recursos Face à Diversidade Artística
Orientador de Ivo Rodrigues de Melo
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 A Influência do Uso da Cor no Pentagrama como Estratégia de Ensino na Aprendizagem Inicial do Violino
Orientador de Diane Emeline dos Santos
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2021 A Problemática do Estudo Individual: Condicionantes e Variáveis para a Prática Deliberada do Violino
Orientador de Daniel Canelas
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2021 Music Creation from Found Sounds: An Approach from Computational Creativity
Coorientador de Pedro Quintas
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 - 2021 O Regime Integrado da Música em Portugal
Orientador de Tânia Alexandra Gato
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2021 A Importância do Aquecimento Corporal na Prática do Violino como Forma de Prevenir Lesões
Orientador de Sílvia Neves Monteiro
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2021 A Memória Muscular e o Ensino do Violino
Orientador de Maria Inês Rebelo
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2021 A WhatsApp Como Ferramenta de Aprendizagem de Contrabaixo.
Orientador de Rui Filipe Almeida
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 - 2020 Composição, gravação e produção do tema 'You Saw Me'
Orientador de Adriana Testa Pataco
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2020 Sonoplastia e composição musical da curta-metragem 'Snack Attack'
Orientador de Gabriel Freitas de Lima
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 O Uso da Gamification no Desenvolvimento da Leitura à Primeira Vista ao Piano
Orientador de Joana Alves Simão
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2020 Aplicação da Análise Musical ao Ensino de Piano no Ensino Básico Especializado de Música
Orientador de Luís Lopo
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2020 Composição, gravação e produção do tema 'Contracorrente'
Orientador de Gonçalo Marecos Farinha
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 O Home Studio e o Arranjador Moderno: Relatos Sobre a Produção de Dois Temas Musicais
Orientador de Leonardo Rocha Costa
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 Do Microfone à Mesa de Mistura: A Relação Entre Produção e Pós-produção e as Implicações no Produto Final e Ouvinte
Orientador de Pedro Maia Lopes
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 Benefícios da Classe de Conjunto no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Jorge Silva Mendonça
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2020 A Articulação do Ensino de Formação Musical e do Ensino de Instrumento
Orientador de Joana Moitas Beja
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2019 Composição, gravação e produção do tema 'Os Melhores Dias'
Orientador de Adriana Silva
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Composição, gravação e produção do tema 'Up to the Wolfs'
Orientador de Bárbara Tinoco
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Composição, gravação e produção do tema 'Abril'
Orientador de Diogo Tique
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Composição, gravação e produção do tema 'GOOD'
Orientador de Daniel Faria
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Composição, gravação e produção do tema 'Hyde'
Orientador de Sílvio Neto
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019 ... And Words on Music: O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
Orientador de João Diogo Ricardo
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019 A Influência da Música Contemporânea no Ensino Básico de Flauta Transversal
Orientador de Margarida de Melo Galvão
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2019 Gravações Áudio como Ferramenta de Apoio ao Estudo Individual do Clarinete
Orientador de Cláudia Martins Varino
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2019 Iniciação ao Violino: Acessórios de Correcção Técnica da Mão Direita
Orientador de Ana Carolina Damásio
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2019 A Memória na Iniciação à Guitarra
Orientador de João Carlos Prezado
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2019 A Importância da Disciplina de Classe de Conjunto no Plano Curricular do 3º ao 5º Graus
Orientador de Maria Garcia dos Santos
Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2018 Sonoplastia e composição musical da curta-metragem 'Red'
Orientador de Rafael Logrado
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Sonoplastia e composição musical da curta-metragem 'Spellbound'
Orientador de Ana Sofia Santos
Ciências Musicais (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Evolução da Sonoplastia Para Curtas-Metragens nos Últimos 20 Anos
Orientador de Pedro Dias
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2017 Produção de um Espectáculo Musical
Orientador de Paula de Melo Cruz
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2018 NCMM18 - Nova Contemporary Music Meeting 2018 - Composing Music Today (2018/11/21 - 2018/11/23)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015 - 2016 Old is New - The Presence of the Past in the Music of the Present (2016 - 2016)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2012 - 2013 Electroacoustic Music in the Context of Interactive Approaches and Networks (2013 - 2013)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
EMS, Portugal
2003 - 2004 European Teachers Workshops: Critical Media (2004 - 2004)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Media Programme, Portugal
2002 - 2003 3º Festival de Vídeo e Cinema Universitário (2003 - 2003)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1999 - 2000 2º Festival de Vídeo e Cinema Universitário (2000 - 2000)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1998 - 1999 1º Festival de Vídeo e Cinema Universitário (2009 - 2009)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021 - 2021 Music Creation from Found Sounds
Conferência
Noise Floor: Experimental Music and Moving Image
Staffordshire University, Reino Unido
2020 - 2020 Music Creation from Found Sounds - An Approach from Computational Creativity
Encontro
Noite Europeia dos Investigadores
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019 - 2019 Repercussions of Harmony on Timbre: Lévinas’s String Quartet#1 and the Concept of Reiteration
Simpósio
Música Analítica 2019, Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019 - 2019 Questions of Harmony and Timbre in Spectral Music
Conferência
Music Composition: From Intention to Opus
Gnessin State Musical College, Rússia
2019 - 2019 Para lá da Força: Uma Análise Comparativa de Várias Interpretações da Sonata para Piano nº 6 de Galina Ustolvskaya
Conferência
IX Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2018 - 2018 Aplicação da Tecnologia no Ensino da Música
Seminário
Seminários de Investigação em Ensino da Música
Instituto Piaget, Portugal
2017 - 2017 Spectralism Beyond Spectral Music: How Other Musical Practices Absorbed Spectral Issues
Conferência
Spectralisms: An International Conference
University of Oxford - Faculty of Music, Reino Unido
2017 - 2017 Minimalismo e Análise Musical
Conferência
Contemporaneidades - Ciclo de Conferências
CESEM-GIMC, Portugal
2017 - 2017 Questions d'ontologie dans la musique basée sur l’échantillons : faut-il parler de composition de recueillement?
Encontro
Musiques Électriques, Éléctricité et Musique
Université Paris 8, França
2017 - 2017 Pensar a Música - Um Diálogo Aberto
Mesa-redonda
Pensar a Música - Um Diálogo Aberto
Festival Underscore, Portugal
2017 - 2017 Voyage Into the Golden Screen de Per Nørgård na Génese da Música Espectral
Encontro
VII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Musicologia, Portugal
2017 - 2017 Questões e Problemas na Definição da Música para Imagem
Conferência
Seminário de Metodologia de Análise Musical
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016 - 2016 Representação Gráfica do Som: O Acousmograph como Ferramenta de Orientação e Partilha
Conferência
Conferência Internacional Música e Mobilidade Humana: Redefinindo Comunidade em Contexto Intercultural
INET-md / FCSH, Portugal
2016 - 2016 Composição na Era do Digital: Novas Ferramentas, Novos Sons e Novas Músicas?
Encontro
Log In Live On, Música e Cibercultura na Era da Internet of Things
CYSMUS - CESEM, Portugal
2015 - 2015 Reich Radiohead Rewrite
Conferência
Intertextuality in Music Since 1900
FCSH / Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Factos e Protagonistas da História da Tecnologia Musical
Conferência
Criação Musical e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015 - 2015 Tecnologia e Géneros Musicais: Afinidades e Permutas
Conferência
Criação Musical e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015 - 2015 Metodologias de Criação Musical na Confluência dos Vários Géneros
Conferência
Criação Musical e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015 - 2015 More Than 3 Chords in a Guitar: Intersections Between Punk and Electronic Music
Congresso
Keep it Simple, Make it Fast!
Universidade do Porto / Instituto de Sociologia, Portugal
2015 - 2015 O Conceito de Saturação em Volumina de Ligeti
Conferência
ENIM 15 - V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2015 - 2015 Criatividade e Composição Musical
Mesa-redonda
ENIM15 - V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2014 - 2014 Musical Virtual Instruments and Auditory Perception: Some Issues
Encontro
INTER-FACE : International Conference on Live Interfaces 2014
EAVI/ Goldsmiths, University of London, Portugal
2013 - 2013 Eavesdropping: Should We Go?
Congresso
Echo Polis - Days of Sound
2013 - 2013 Imagética Musical e Representação Sonora
Simpósio
III Encontro Nacional de Investigação em Música, 2013
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2013 - 2013 Le son intra et extra-musical : l’importance de l’espace dans les cas de 4’33’’ de John Cage et Synaphaï de Iannis Xenakis
Seminário
Musique et Écologies du Son, Projets Théoriques et Pratiques Pour une Écoute du Monde
Université Paris VIII, França
2013 - 2013 Música Acusmática - Música sem Espaço nem Tempo?
Conferência
Tecnologias Culturais e Artes dos Media
CECL, Portugal
2012 - 2012 Som e Artes Plásticas: Desmaterialização da Obra de Arte?
Conferência
Percursos com Arte
Culturgest, Portugal
2012 - 2012 Artes Sonoras: o Som Fora da Música
Conferência
Percursos com Arte
Culturgest, Portugal
2009 - 2009 Robosonic: Randomness-Based Manipulation of Sounds Assisted by Robots
Congresso
Intetain
Intetain, Países Baixos
2005 - 2005 Telediscos em Portugal - Perspectivas
Conferência
Alcatel/Alarga a tua Vida
Alcatel, Portugal
2004 - 2004 Interactive TV Scriptwriting
Seminário
European Teachers’ Workshop
Media Programme, Portugal
1998 - 1998 Sexualidades Chocantes em Crash de David Cronemberg
Conferência
Colóquio Cultura e Modernidade
Universidade Lusófona, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 A Importância da Música no Desenvolvimento: Um Enfoque nos Processos Relacionados com o Comportamento.
Arguente principal
Alexandra Marquez (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 O Uso do Guitarlift para a Correção Postural na Aprendizagem da Guitarra em Alunos de Iniciação e Curso Básico
Arguente principal
João Gouveia Monteiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 A Importância do Estudo Regular na Aprendizagem do Violino no Desenvolvimento Motor
Arguente principal
Francisco Paias Rato (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 A Aprendizagem do Contrabaixo no Ensino a Distância
Arguente principal
Samuel Moreira Pedro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 O Desenvolvimento Cognitivo e o Desenvolvimento Musical: Adequação das Didácticas e da Linguagem Verbal do Professor Durante o Primeiro Trimestre de Aprendizagem do Piano
Arguente principal
Marta Moura Manuel (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 A Leitura à Primeira Vista Enquanto Ferramenta de Apoio na Prática do Método Suzuki no Violino
Arguente principal
Ângela Carina Pereira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 Compêndio de Guitarra Clássica para Alunos do 1º ao 5º Grau do Ensino Especializado de Música
Arguente principal
Ricardo de Morais Martins (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 Ensino de Piano a Crianças – Efeitos do Lúdico na Motivação, Participação e Satisfação
Arguente principal
Margarida Vital Andrade (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 Introdução ao Vibrato em Viola d'Arco
Arguente principal
Juliana Carreiras Lopes (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 Postura com o Violino
Arguente principal
Miguel Teixeira Vaz (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 A Importância da Expressão Musical no Ensino Especializado da Música
Arguente principal
José Maria Matias (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 A Técnica Alexander na Prevenção de Lesões em Pianistas e os seus Benefícios na Pedagogia do Piano
Arguente principal
Ana Vinhais Pinto (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 Estratégias de Correcção de Postura e de Posição das Mãos na Iniciação à Aprendizagem da Guitarra
Arguente principal
Ana Sofia Luís (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 Influência da Prática de Yoga na Aprendizagem de um Instrumento
Arguente principal
Romeu Simões Madeira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 O Impacto da Orquestra Geração na Inclusão Social
Arguente principal
Vanessa Marcelino Silveira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2020 Percepções dos Professores Estagiários Acerca da Prática de Ensino Supervisionada no Contexto da Formação de Professores do Ensino Especializado de Música
Arguente principal
Mário Alexandre Gunza (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 A Utilização do Método Suzuki e o Desempenho em Alunos de Viola de Arco e Violino
Presidente do júri
André Daniel Serra (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 Um Estudo Sobre MPA (Music Performance Anxiety) no Ensino Artístico Especializado da Música
Presidente do júri
João Filipe Barreiro (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 O Jogo como Estratégia Pedagógica de Aprendizagem das Escalas
Presidente do júri
André Nunes da Rocha (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 Exercícios para Clarim
Presidente do júri
Hélio Martins (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 A Disciplina de Piano no 2º e 3º Ciclos do Ensino Especializado da Música em Portugal
Presidente do júri
Pedro Nogueira Damásio (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 Utilização do Repertório e Métodos de Compositores Portugueses no Ensino Básico e Secundário de Trompete
Arguente principal
Diogo Barreto Gomes (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 Concertos e Concertinos de Oskar Rieding como Ferramenta de Ensino na Aprendizagem do Violino
Arguente principal
Margareta Chichilova (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 O Uso de Recursos Tecnológicos como Ferramenta Didáctica na Aprendizagem de um Instrumento Musical
Arguente principal
Rui da Silva Lemos (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 O Contributo do 'Comprovisador' na Leitura Musical à Primeira Vista
Arguente principal
Joaquim Casqueiro do Nascimento (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 Utilização da Memória na Aprendizagem Musical: Estratégias de Memorização Consciente
Arguente principal
Eiffel Aldecoa Valdés (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 A Utilização da Mão Esquerda na Técnica de Guitarra e a sua Abordagem no Ensino Básico
Arguente principal
Leandro Márcio Gonçalves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 O Professor de Violino e o Desafio Perante a Dificiência Visual: Uma Investigação do Processo Ensino-Aprendizagem
Presidente do júri
Filipa Isabel dos Santos Soares (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2015 Composição e Produção em Estúdio na Era Digital: Um Caso de Estudo
Arguente principal
Theron Fuhrmann (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2021 NCMM21 - Nova Contemporary Music Meeting Lisboa
2017 - 2018 NCMM18 - Nova Contemporary Music Meeting - Composing Music Today Lisboa
2015 - 2016 Old is New - The Presence of the Past in the Music of the Present Lisboa
2012 - 2013 EMS 13 - Electroacoustic Music in the Context of Interactive Approaches and Networks Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes (2184-8661) CIAC - Centro de Invstigação em Artes e Comunicação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Consultor para a área da composição e tecnologia musical do grupo de 'Criatividade Computacional' do INESC-ID, (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento), IST Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Música & Tecnologias do Som Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - Atual Música & Informática Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - Atual Análise de Músicas de Transmissão Oral Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - Atual Recursos e Tecnologias para a Educação Musical Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - Atual Seminário Artístico 2 (composição electroacústica) Artes Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - Atual História da Música (Séc. XX/XXI) Artes Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 Composição Musical na Segunda Metade do Séc. XX: Estéticas, Práticas e Tecnologias Especialização (Curso médio) FCSH / Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Curso de Técnicas de Voz e Expressão Corporal Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona de Humanidadese Tecnologias, Portugal
2009 - 2009 Curso de Técnicas de Voz e Expressão Corporal Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - 2008 Workshop de Sonoplastia para Multimédia Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
2008 - 2008 Curso de Técnicas de Voz e Expressão Corporal Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2007 Workshop de Sonoplastia para Multimédia Especialização (Curso médio) Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
2006 - 2006 Workshop de Sonoplastia para Multimédia Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
2003 - 2003 ITAP-Formação Especialização (Curso médio) ITAP, Portugal
2002 - 2002 Introdução ao Vídeo Aperfeiçoamento (Curso médio) Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
1999 - 1999 Curso de Especialização em Realização de Documentários Especialização (Curso médio) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual OPS - Oxford Philosophical Society
2013 - Atual SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
1997 - Atual Sopcom

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - 2023 Membro da Comissão de Auto-Avaliação do Mestrado em Artes Musicais
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - a3es, Portugal
2022 - 2023 Membro da Comissão de Auto-Avaliação da Licenciatura em Ciências Musicais - ACEF (Avaliação de Ciclo de Estudos em Funcionamento)
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - a3es, Portugal
2022 - 2023 NCMM23 - Membro da Comissão Científica
Membro
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015 - 2016 Membro da Comissão de Auto-Avaliação do Mestrado em Artes Musicais
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - a3es, Portugal
2014 - 2015 Membro da Comissão de Auto-Avaliação da Licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - a3es, Portugal
2003 - 2004 Membro da Comissão de Auto-Avaliação do Curso de Ciências da Comunicação e da Cultura
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Menção Honrosa, Prémio Criatividade em Multimédia (O Meu Galo Gabiru)
Zon Multimédia, Portugal
2007 Best Portuguese Animation Video (The Vicious Five - Bad Mirror)
Vimus - International Music Video Festival, Portugal
2006 Selecção Melhores Vídeos Nacionais (The Vicious Five - Bad Mirror)