Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
Nomes de citação
- Costa, Ana Luísa
- Costa, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AE1D-FC1A-3F3D
- ORCID iD
- 0000-0002-2529-4135
Endereços de correio eletrónico
- ana.costa@ese.ips.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 265710800 (Profissional)
 
Moradas
- Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS). Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha, 2914-504 , Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)
Websites
- https://clul.ulisboa.pt/pessoa/anacosta (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2023/03/20 - 2023/03/24 Concluído | ERASMUS+ (Outros) Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha | |
| 2022/10/18 - 2022/10/21 Concluído | International Engagment Circus WP3 and EINS Meetings (Outros) Universitatea Politehnica din Timisoara, Roménia | |
| 2019/01/21 - 2019/01/25 Concluído | ERASMUS+ (Outros) Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha | |
| 2017/03/06 - 2017/03/10 Concluído | ERASMUS+ (Outros) Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha | |
| 2016/07/04 - 2016/07/05 Concluído | 2Young2Fail  (Outros) Erasmus+ KA2, Portugal | |
| 2012/09 - 2015/01 Concluído | Bolseira de investigação (pós-doc) Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna
                                 (Pós-doutoramento) Especialização em Bolseira de investigação (pós-doc) Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha
                                    na época moderna (IP: Rita Marquilhas) 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562
                                  Universidade de Lisboa, Portugal | |
| 2004 - 2010 Concluído | Linguística, especialidade em Linguística Educacional (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal "Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovada Distinção e Louvor | 
| 2002 - 2004 Concluído | Linguística, especialização em Linguística Educacional (Outros) Universidade de Lisboa, Portugal | |
| 1995 - 1996 Concluído | LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal | 17 | 
| 1990 - 1994 Concluído | Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal | 16 | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2015/01/05 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
| 2000/09/01 - 2007/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2004/09 - 2015/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal), Portugal | 
| Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal), Portugal | ||
| 1997/09 - 2000/09 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela), Portugal | 
| Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela), Portugal | ||
| 1995/09 - 1996/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa), Portugal | 
| Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa), Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Coordenadora do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
| 2022 - Atual | Coordinator of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and in Teaching of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
| 2018/05 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico [Member of the Technical-Scientific Committee] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
| 2017/09 - 2020 | Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica [Co-coordinator of the Basic Education Degree] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
| 2017 - 2019 | Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
| 2015/04 - 2017/07 | Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico [Coordinator of the Master] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2011 - Atual | Investigadora [Researcher] | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal | 
| Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
| 2012/09 - 2015/01 | Bolseiro (Bolseiro de investigação) [Postdoctoral fellow] | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal | 
| Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021 - 2022 | Da polifonia à escrita académica IPS-SABIN2021 Investigador
                                     Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | Concluído | 
| 2015 - 2016 | 2Young2Fail Investigador
                                     Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | Erasmus+ KA2 Concluído | 
| 2012/01/09 - 2015/01/05 | Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna Bolseiro de Pós-Doutoramento
                                     Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal | European Research Council Concluído | 
| 2008 - 2009 | Estruturas Contrastivas e Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita Bolseiro de Doutoramento
                                     Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | El desarrollo de la competencia de escrita y el razonamiento crítico en los grados de maestro (The development of written
                                 competence and critical reasoning in teachers’s degrees) Desenvolvimento técnico
                                    
                                  | Concluído | 
| 2020 - Atual | Engaged and Entrepreneurial European University as Driver for European Smart and Sustainable Regions (E³UDRES²) Orientador
                                     Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | Erasmus Plus Em curso | 
| 2024 - 2028 | MetaWriting II. Produção textual e atividades metalinguísticas: estudos sobre práticas docentes e comentários de professores
                                 e alunos durante propostas de produção textual (Brasil, França e Portugal) CNPq/MCTI nº10/2023 Investigador
                                    
                                  | Em curso | 
| 2020 - 2023/12 | PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau PRECASE | Em curso | 
| 2022 - 2023 | Projeto ENVOLVER Desenvolvimento técnico
                                    
                                  | Em curso | 
| 2022 - 2023 | Projeto ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo IPS&Santander-InovPed Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | Concluído | 
| 2016 - 2019 | Aprendizagem para Todos (PAT) Desenvolvimento técnico
                                     Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | Concluído | 
| 2013 - 2015 | Projeto FLY. Forgotten Letters. Years 1900-1974 Desenvolvimento técnico
                                    
                                  | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Entrada de dicionário | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2021/02/10 | Dimensões de Pedagogia no Ensino Superior. | Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (3.ª edição). Univesidade do Minho (Portugal) | 
| 2021/02/05 | Grammar in the Portuguese curriculum | First EduLing virtual meeting, Research on L1 grammar in schooling: mediation at the heart of learning grammar EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE)  | 
| 2020/10/29 | Diálogos metalinguísticos para o estudo do conhecimento explícito da língua | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Conferência em modo online Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2020/09/29 | Dimensões de Pedagogia no Ensino Superior | Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (1.ª edição) Instituto Politécnico de Leiria e Universidade do Minho (Portugal) | 
| 2020/05/05 | Aprendizagem da gramática e consciência da diversidade linguística | Dia da Língua Portuguesa. Variação, discurso e aprendizagem.  Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada (Almada, Portugal) | 
| 2020/01/27 | Avaliação formativa - contributos para a elaboração de dispositivos de construção e análise de instrumentos de avaliação | II Jornada sobre instrumentos de avaliação em Português Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal) | 
| 2019/10/09 | Qual o lugar da gramática no currículo? Mesa redonda "O ensino da gramática em Portugal: balanço e desafios" | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho (Braga, Portugal) | 
| 2019/07/11 | Telemóveis na sala de aula: sim ou não? | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.2019) Escola Agrária. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal) | 
| 2019/05/14 | Alguns dados para o estudo da emergência da escrita compositiva | IX Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2019/04/12 | Como é que a avaliação formativa de competências de língua contribui para a articulação curricular? Mesa redonda Interdisciplinaridade e Avaliação. | 13.º ENAPP – Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. Associação de Professores de Português (Leiria, Portugal) | 
| 2019/01/23 | Grammar according to who will be teaching. An exploratory study of trainee teachers’ beliefs | III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha) | 
| 2019/01/23 | Grammar in the intended curriculum | III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha) | 
| 2019/01/17 | Formação inicial, investigação e aprendizagens em língua e em matemática | IX Seminario Internacional «El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua» Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha) | 
| 2019 | What do we put? A comma? | Conference of the International Association for Research in L1 Education. ARLE 2019. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2018/11/27 | Alrededor de la actividad metalingüística | XXII Encuentro Internacional de Investigación Educativa y III Internacional de Comunicación Pública de la Investigación Educativa,
                                 Cognición y Aprendizaje Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades. Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México) | 
| 2018/09/07 | Investigação e ensino de discurso académico. Presente e o futuro da investigação sobre discurso académico em Portugal (Round Table) | I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal) | 
| 2018 | Gramática e escrita: O caso das contrastivas | À Conversa com... Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2018 | Ler na era digital | Ciência à Conversa Unidade de Apoio à Inovação, I&D  e  Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (UAIIDE-IPS) (Setúbal, Portugal) | 
| 2018 | Que gramática ensinar?: Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade | III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua Organiz. conjunta das Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal) | 
| 2018 | Livros com matemática | III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua Organiz. conjunta das Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal) | 
| 2018 | Pedagogia e desenvolvimento curricular no Ensino Superior | CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior  (Braga, Portugal) | 
| 2018 | A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: The case of contrast connectors | Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and
                                 learning International Association for Research in L1 Education (ARLE) (Bialystok, Polónia) | 
| 2018 | Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática | Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: Contributos de estudos focados no ensino da matemática
                                 e das ciências. In 6th International Congress of Educational Sciences and Development Organiz. Universidad de Granada, Grupo de Investigación CTS-261 e Universidade do Minho (Setúbal, Portugal) | 
| 2017 | Bridges for reading | EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals Eurolis (London, Reino Unido) | 
| 2017 | Estruturas linguísticas em vias de extinção: Um desafio | IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017 University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca) | 
| 2017 | Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português | Congresso Internacional O Tempo dos Professores Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal) | 
| 2017 | Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal) | 
| 2017 | Oficina de Português para fins académicos | Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17)  (Setúbal, Portugal) | 
| 2017 | Que metas para o ensino da gramática? | II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal) | 
| 2017 | Linguistic knowledge through early argumentative writing | Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research
                                 in L1 Education (ARLE2017) ARLE - Association for Research in L1 Education (Tallinn, Estónia) | 
| 2017 | Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática | Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal) | 
| 2017 | Leitura e matemática em diálogo | 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal) | 
| 2017 | Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática | VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües Grup de Recerca en Educació, Llenguatge i Literatura (GRELL) (Vic, Espanha) | 
| 2016 | Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Évora, Portugal) | 
| 2016 | "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal) | 
| 2016 | A grammar for writing | ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar ARLE EduLing e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 2016 | Uma cadela amarela e vários amigos dela | ETEN Annual Conference 2016 European Teacher Education Network (ETEN) (Setúbal, Portugal) | 
| 2016 | Learning grammar to argue better | II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática Grup d'Investigació en Ensenyament de Llengües (GIEL) e o Department de Didàctica de la Lengua i la Literatura (Universitat
                                    de València) (València, Portugal)
                                  | 
| 2016 | Estudar Letras | Ciclo de Palestras "Amanhã como será? Um passo em frente para o futuro" Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico do Pinhal Novo (Pinhal Novo, Portugal) | 
| 2015 | Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal) | 
| 2015 | Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos | III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira
                                 e materna Departamento de Português da Universidade de Dalarna (Falun, Suécia, Suécia) | 
| 2015 | Pois é… | XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português Associação de Professores de Português (Évora, Portugal) | 
| 2015 | Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos | III  Jornadas de PLE – Aquisição e Didática Fac. de Letras da Univ. Lisboa, Fac. de Letras da Univ. do Porto, Fac.de Letras da Univ. de Coimbra, Fac. de Ci. Soc. e Humanas
                                    da Univ. Nova de Lisboa e Univ. do Minho (Lisboa, Portugal)
                                  | 
| 2015 | Criar leitores – Uma conversa com pais e com educadores | Creche Golfinho Azul (Setúbal, Portugal) | 
| 2014 | Concessivas num corpus da Idade Moderna | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal) | 
| 2014 | Public versus private through letters | International Conference "Reading and Writing from Below: Exploring the Margins of Modernity" NORDCORP, University of Helsinki (Helsinki, Finlândia) | 
| 2014 | A idade dos ‘desvios’: Diacronia, variação social e linguística de corpus | Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus
                                 Diacrónicos en Lenguas Iberorrománicas (CODILI 3) Comissão organizadora do III Coloquio Internacional sobre Corpus diacrónicos en lenguas iberorrománicas (Zúrich, Suiça) | 
| 2014 | Não posso escrever a minha opinião? | VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2013/03/08 | Cortar a Meta do Oral. Painel Programas, oral e Metas Curriculares. | 10.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal) | 
| 2013 | Um Pois comentador | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal) | 
| 2013 | A gramática além das metas | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal) | 
| 2013 | ‘Estas duas regras’: Construção da referência em cartas | 3ª Conferência Internacional em Gramática &Texto – GRATO 2013 Grupo Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2013 | P.S. - Post Scriptum: A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain) | Internacional Conference on Historical Linguistics Department of Philosophy Classics History of Art and Ideas, University of Oslo (Oslo, Noruega) | 
| 2013 | Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna | I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional Comissão organizadora do I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional (A Coruña, Espanha) | 
| 2012/01/28 | Conhecimento Explícito de Advérbios Conectivos | Encontro sobre o Ensino da Gramática Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal) | 
| 2011 | Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita | Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal) | 
| 2010 | Conectores contrastivos e competência de escrita – Implicações para o ensino | 2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português» Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal) | 
| 2009 | Advérbios conectivos para quê? | 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - “Gramática, para que te quero?! - O Ensino da Gramática:
                                 Sentido(s) e Possibilidades” Associação de Professores de Português - APP (Lisboa, Portugal) | 
| 2008 | Leituras & Companhia | Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas Centros de Formação de Professores e RBE (Seixal, Portugal) | 
| 2007 | Efeitos de modelização no input: O caso da aquisição de conectores | XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (XXIII ENAPL 2007) Associação Portuguesa de Linguística - APL (Évora, Portugal) | 
| 2006 | Para a descrição da plurifuncionalidade de «ainda que» | Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers» Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL (Lisboa, Portugal) | 
| 2006 | Complexidade estrutural de conectores concessivos | XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal) | 
| 2006 | Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita | Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências» Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal) | 
| 2005 | Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas | XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal) | 
| 2004 | Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita | Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Faro, Portugal) | 
| 2003/06/21 | The Place of Portuguese as First Language in the National Curriculum for Basic Education: Essential Competences | Encontro Flexibilité Curriculaire et Apprentissages Essentiels à l’Enseignement de Base Departamento da Educação Básica, Ministry of Education (Lisboa, Portugal) | 
| 2003 | Queres saber o que é uma pergunta?: Uma sequência de aprendizagem sobre aspectos sintácticos e entoacionais de interrogativas em PE | XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal) | 
| 2003 | Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV | XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal) | 
| 2003 | O que é que é «é que»?: O estudo de pseudo-clivadas invertidas de «é que» para o desenvolvimento do conhecimento explícito no ensino secundário | 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português Associação de Professores de Português - APP (Aveiro, Portugal) | 
| 2000 | Ferramentas para a Língua Portuguesa | TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos
                                 Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?) Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 2000 | As T.I.C. em apoio educativo: Aprender e gostar de escrever | Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 1994 | Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X | Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - 2023 | A atividade metalinguística no 4º ano de escolaridade: um laboratório gramatical 
                                 sobre pronomes Orientador | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Articulação entre Leitura, Escrita e Conhecimento de Adjetivos: uma proposta para 
                                 o 4.º ano de escolaridade Orientador | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Um Estaleiro de Escrita no 4.º ano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita 
                                 de estudo Orientador | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Criar leitores: promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância Orientador | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2019 - 2019/12 | Aquisição e desenvolvimento do sentido espacial e dos localizadores espaciais: uma perspetiva integradora. Relatório da componente
                                 de investigação de Estágio do Mestrado em Educação Pré-escolar Coorientador | Mestrado em Educação Pré-Escolar  (Mestrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2019 - 2019/12 | A resolução e formulação de problemas como promotoras de escrita. Relatório da componente de investigação de Estágio IV do
                                 Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Coorientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Falar para Escrever – uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4.º ano de escolaridade. Relatório da
                                 componente de investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2017 - 2018/12/07 | O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo. Relatório da componente de
                                 investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: Compreensão de dependências referenciais no ensino
                                 básico Coorientador | Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Consciência sintática e uso de vírgulas: Um estudo de conceções de alunos do 5º ano Orientador | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Gramática e escrita: A expansão de grupos nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos Orientador | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2017 - 2018 | A Revisão Textual e o Texto de Opinião – Uma intervenção pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório da componente
                                 de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | 
| 2017 - 2017 | O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do
                                 Meio Orientador | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Expressão de tempo e construção de narrativa Coorientador | Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) FCSH da Univ. Nova de Lisboa e ESS do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Resolução de problemas e histórias infantis Coorientador | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2016 - 2016 | A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º
                                 ano do Ensino Básico Orientador | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2016 - 2016 | A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos
                                 coerentes na fase inicial da escrita compositiva Orientador | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/02/05 - Atual | First EduLing virtual meeting, under the theme "Research on L1 grammar in schooling: mediation at the heart of learning grammar".
                                 EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE). (2021/02/05) Encontro (Coorganizador) | EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE) , Alemanha | 
| 2020/03/05 - Atual | Jornada de Educação. Uma Escola em Mudança. Organização das coordenações de curso da Licenciatura em Educação Básica (Ana
                                 Luísa Costa e Maria do Rosário Rodrigues), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Sofia Figueira) e do Mestrado em Educação
                                 Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Ana Pires Sequeira e Jorge Pinto) (2020/03/05) Seminário (Coorganizador) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2019/06/26 - 2019/06/28 | Comissão organizadora da main conference da ARLE 2019 (International Association for Research in L1 Education) (2019/06/26 - 2019/06/28) Congresso (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2019/03/30 - 2019/03/30 | Moderação da Mesa-Redonda «Diversidade linguística e bilinguismo», no Roteiro para uma educação antirracista (2019/03/30 - 2019/03/30) Mesa-redonda (Outra) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2019/01/23 - 2019/01/25 | Organization of the Symposium The teaching of Grammar: from the curriculum to practices.  III Congreso Internacional sobre
                                 la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM. (2019/01/23 - 2019/01/25) Mesa-redonda (Coorganizador) | Universitat Autonòma de Barcelona Departament de Didàctica de la Llengua i de la Literatura i de les Ciencies Socials, Espanha | 
| 2018 - 2018 | II Semana da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Outro (Outra) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2018 - 2018 | 3.º Encontro Temático da APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua Encontro (Outra) | Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística, Portugal | 
| 2017 - 2017 | 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal | 
| 2016 - 2016 | ETEN Annual Conference 2016 Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | ETEN, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today? Seminário (Outra) | SIG Educational Linguistics. Association for Research in L1 Education (ARLE), Portugal | 
| 2016 - 2016 | 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE
                                 Formação para a promoção de competências em Língua Materna Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail) Outro (Membro da Comissão Organizadora) | Erasmus+ KA2, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola» Seminário (Outra) | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Encontro "Bruner na Escola" Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Sem financiamento, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2019/09/11 - 2019/09/11 | Encerramento, como relatora, da V Conferência Anual de Educação de Setúbal "Educar na Cidade, a Cidade que Educa" Conferência | V Conferência Anual de Educação de Setúbal "Educar na Cidade, a Cidade que Educa" Câmara Municipal de Setúbal, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/05/28 | Operadores de sequencialização do discurso. Estudo de caso nos relatórios de fim de curso no Instituto Médio Politécnico Pascoal
                                 Luvualu Arguente | Jesus Gonçalves João Silva (Doutoramento) | 
| 2019/11/25 | O trabalho oficinal sobre a língua enquanto estratégia no ensino de Português: monitorização de sequências de aprendizagem.
                                 Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Arguente principal | Ana Sofia Cardoso (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2019/07/07 | O domínio da oralidade em Português Língua Materna. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do
                                 Ensino Básico e no Ensino Secundário Arguente principal | Mónica Sofia Braz Pereira (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2019/03/27 | A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento da linguagem
                                 - Estudo de caso. Relatório do projeto de intervenção do Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino
                                 Básico Arguente principal | Daniela Alexandra Rosa Ribeiro (Mestrado) | 
| 2019/01/15 | Histórias com desafios matemáticos – A literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos. Relatório
                                 da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Presidente do júri | Beatriz Russo Ribeiro (Mestrado) | 
| 2018/11/13 | Impacto da complexidade silábica no desenvolvimento fonológico e na aprendizagem da ortografia em Português língua segunda
                                 no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico moçambicano. Vogal | Francisco Leonardo Vicente (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2018/05/18 | Relações entre o conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Orientador | Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão (Doutoramento) | 
| 2017 | Mecanismos de conexão frásica: a importância das  variáveis sociais Arguente | Isabel Joana Aguiar Santos (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2017 | Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação  entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
                                 diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974) Arguente | Stefania Gatta (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2017 | Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e  esforço de guerra nas correspondências e num
                                 diário íntimo durante a Guerra  Colonial Portuguesa (1961-1974) Arguente | Stefania Gatta (Outro) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2017 | Leitura, escrita e gramática: síntese  e orações subordinadas adjetivas relativas Arguente principal | Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2017 | Educação para os valores através da literatura Presidente do júri | Sara Albino Silva (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2017 | A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum Presidente do júri | Vanessa Sofia Pereira Caeiro (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2016 | Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal Arguente | Mário Gleisse das Chagas Martins (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2016 | Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués Vogal | Selene Vázquez Ruiz (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2016 | O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim Arguente principal | Ana Margarida Abreu Almeida (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2016 | Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual Presidente do júri | Ana Lúcia dos Santos Rodrigues (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 | Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira Arguente | Ana Rita Rufino Faustino (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2015 | A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens Presidente do júri | Ana Beatriz Lares Rebocho (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 | O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico Presidente do júri | Mónica Rebelo de Andrade Bastos (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 | Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar Arguente principal | Carla Alexandra Palma Madeira Marques (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 | Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar Arguente principal | Ana Rita Gonçalves Casimiro (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 | O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade Arguente principal | Joana Carina Marques Freitas (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 | A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual Arguente principal | Carina Isabel Flor Rodrigues (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 | A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol
                                 (língua estrangeira) Arguente principal | Maria Alice Lucas Coutinho Protásio (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2020/10 - Atual | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta de Lisboa | 
| 2020/07/02 - Atual | VII Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | 
| 2021/07/09 - 2021/07/10 | 14.º Encontro Nacional da APP. Português: Avaliação na Aprendizagem. | Associação de Professores de Português | 
| 2021/07/03 - 2021/07/03 | Fórum de Partilha Linguística dos Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | 
| 2020/05/22 - 2020/05/23 | V Encontro em investigação e práticas em educação (EIPE 2020) | Escola Superior de Educação de Coimbra | 
| 2019/12/17 - 2019/12/18 | I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação | 
| 2019/11/27 - 2019/11/29 | Congresso internacional “Macau e a Língua Portuguesa: novas pontes a Oriente” | Instituto Politécnico de Macau e Instituto Português do Oriente | 
| 2019/07/06 - 2019/07/06 | XIV Fórum de Partilha Linguística do Núcleo de Investigadores do CLUNL | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | 
| 2019/07/05 - 2019/07/06 | VI Encontro Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo | 
| 2019/06/26 - 2019/06/28 | ARLE Conference 2019 (International Association for Research in L1 Education) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | 
| 2019/01/17 - 2019/01/18 | IX Seminario Internacional El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñaza y el aprendizaje de la lengua | GREIP, Universidade Autónoma de Barcelona | 
| 2018/09/07 - 2018/09/08 | I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria e CELGA-ILTEC | 
| 2017/11/23 - 2017/11/24 | XII Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | 
| 2017/09/27 - 2017/09/29 | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL) | Associação Portuguesa de Linguística e Universidade de Évora | 
| 2017/09/07 - 2017/09/08 | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas | Universidade do Porto Faculdade de Letras | 
| 2017/07/07 - 2017/07/08 | 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas. | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação | 
| 2016/11/24 - 2016/11/25 | Comissão científica XI Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | 
| 2016/07/15 - 2016/07/16 | What’s grammar in L1 education today. SIG Educational Linguistics. Association for Research in L1 Education (ARLE) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação | 
| 2016/07/01 - 2016/07/02 | 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e 1.º Encontro Temático da APL/ESE Formação para a promoção de competências em Língua Materna. | Escola Superior de Educação de Lisboa | 
| 2015/10/28 - 2015/10/30 | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL) | Associação Portuguesa de Linguística e Universidade do Minho | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2020/11/30 - Atual | Revista da Associação Portuguesa de Linguística n.º 7 (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística | 
| 2020/08 - Atual | Current Research on Grammar Teaching. What is the Use of Teaching Grammar? Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature (BJTLLL) (eISSN: 2013-6196) | Autónoma University Barcelona | 
| 2018 - Atual | Revista da Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística | 
| 2016/01/01 - Atual | Diacrítica. Série Ciências da Linguagem | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão | 
| 2018 - 2020 | L1-Educational Studies in Language and Literature | ARLE: the International Association for Research in L1 Education | 
| 2019 - 2019 | Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature (2013-6196) | Universitat Autonoma de Barcelona | 
| 2019 - 2019 | A Linguística na Formação do Professor. Das teorias às práticas. (ISBN-13: 978-989-896) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, E-dita | 
| 2018 - 2019 | Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | 
| 2012 - 2018 | Journal of Portuguese Linguistics | Ubiquity Press | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020/09 - 2020/09 | Parecer sobre a Plataforma digital LER para o Plano Nacional de Leitura (PNL 2027 e Projeto LER) | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2019 - Atual | Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação (LPTIC) | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - Atual | Didática da Educação de Infância II | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - Atual | Didática do Português e das Expressões | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - Atual | Estágio em Educação de Infância II | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - Atual | Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - Atual | Introdução à Didática do Português | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - Atual | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Avaliação para as aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico | Outra (Curso médio) | Centro de Formação Ordem de Santiago, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Workshop Compreender e Expressar o Pensamento Matemático | Outra (Curso médio) | APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal | 
| 2015/02 - 2017/02 | Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - 2017/02 | Didática da Educação de Infância I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/02 - 2017/02 | Estágio I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/10 - 2016/02 | Língua Portuguesa | Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015/10 - 2016/02 | Práticas Textuais | Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Matemática e Português: transversalidades | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal | 
| 2016 - 2016 | Para a didática do Português no 1.º ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita, Portugal | 
| 2015/02 - 2015/07 | Didática do Português | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2019 - Atual | SIG EduLing (Special Interest Group Educational Linguistics) - ARLE (International Association for Research in L1) Education | Co-coordinator | 
| 2016 - Atual | ARLE (International Association for Research in L1 Education) | Member | 
| 2012 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística (APL) | Associada | 
| Atual | Associação de Professores de Português (APP) | |
| Atual | Movimento da Escola Moderna (MEM) | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2018/01 - Atual | Integra, como membro externo, em representação da ESE-IPS, o Conselho Geral da Escola Secundária du Bocage, de Setúbal Outro | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | 
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020/03 - 2020/03 | Parecer Crítico do Relatório de Progresso do Projeto de Doutoramento em Linguística e Ensino da Língua de Ana Rita Faustino, Noticing and bridging the gap: use and effect of corrective feedback in the foreign language classroom / uso e efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, em cumprimento do artigo 19.º das Normas Regulamentares relativas aos Ciclos de Estudo de Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Despacho n.º 24/2015) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
