???global.info.a_carregar???
Ana Paula Boler Cláudio holds a degree in Applied Mathematics and a PhD in Informatics from the University of Lisbon. She is a researcher at LASIGE and a teacher at the Informatics Department of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (FCUL). Currently the coordinator of the undergraduate course in Information Technology (IT) of this department. Her main research interests cover the general area of Computer Graphics, Virtual and Augmented Reality, Serious Games and Digital Heritage. Concerning teaching activities she is responsible for undergraduate and graduate courses covering these topics and, in recent years, she has supervised more than twenty master thesis in these areas. In the area of Virtual Reality (VR), she has collaborations with psychologists, distance learning educators and experts in the health areas, with the purpose of conceiving and evaluating VR training and educational solutions.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula Boler Cláudio

Nomes de citação

  • Cláudio, Ana Paula
  • Ana Paula B. Cláudio
  • Ana Paula Boler Cláudio
  • Cláudio, A. P.

Identificadores de autor

Ciência ID
AC13-F529-689B
ORCID iD
0000-0002-4594-8087

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Francês
Formação
Grau Classificação
2003/05
Concluído
Informática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Modelo Conceptual para o Depuramento de Programas Distribuídos por Troca de Mensagens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Louvor e Distinção
1982
Concluído
Matemática Aplicada (Licenciatura)
Especialização em Estatística, Investigação Operacional e Computação
Universidade de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) LASIGE, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: Lisboa, PT, Portugal
2003/05/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
LASIGE, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: Lisboa, PT, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual T4H- Train4Health: Improving healthcare students’ competences for behaviour change to effectively support self-care in chronic diseases
2019-1-PT01-KA203-061389
Investigador
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
2019 - 2022/01/01 ModESt: Student flow modelling in the Portuguese educational system
DSAIPA/DS/0039/2018
Universidade de Lisboa Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - 2020/03 VASelfCare- Virtual assistant to facilitate self-care of older people with type 2 diabetes
LISBOA-01-0145-FEDER-024250 SAICT-POL/24250/2016
Investigador
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Pólo Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2018/12 VIRTUAL TUTORING – the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2018/07/31 ASSISIbf- Animal and robot Societies Self-organise and Integrate by Social Interaction
info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/601074/EU
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, Portugal
European Union
2010 - 2013 Naadir- A new approach on Architectural drawings integrating computer descriptions
PTDC/AUR-AQI/098388/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2010 GeoVis- Visualization of Geo-referenced Information
PTDC/EIA/69765/2006
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Torres, Rafael; Postolache, Stefan; Carmo, Maria Beatriz; Cláudio, Ana Paula; Afonso, Ana Paula; Ferreira, António; Domingos, Dulce. "Enriching the Visit to an Historical Botanic Garden with Augmented Reality". Trabalho apresentado em GRAPP 2022, Proceedings of the 17th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, 2022.
    Publicado • 10.5220/0010897900003124
  2. Bastos, Maria; Cláudio, Ana; Félix, Isa; Guerreiro, Mara; Carmo, Maria; Balsa, João. "Operationalizing Behavior Change Techniques in Conversational Agents". 2022.
    Publicado • 10.5220/0010826800003116
  3. Silva, João Balsa da; Neves, Pedro; Félix, Isa Brito; Guerreiro, Mara Pereira; Alves, Pedro; Carmo, Maria Beatriz; Dias, António; et al. "Intelligent Virtual Assistant for Promoting Behaviour Change in Older People with T2D". Trabalho apresentado em EPIA2019- ncontro Português de Inteligência Artificial, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-30241-2_32
  4. Guerreiro, Mara Pereira; Silva, João Balsa da; Félix, Isa Brito; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Cavaco, Afonso; Pimenta, Nuno; et al. "Anthropomorphic Virtual Assistant to Support Self-Management of Type 2 Diabetes in Older People: A Perspective on the Role of Artificial Intelligence". Trabalho apresentado em GRAPP 2019, Prague, 2019.
    Publicado
  5. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Guerreiro, Mara Pereira; Cavaco, Afonso; Pinto, Vítor; Pinha, Ana. "Virtual humans playing the role of patients in self-medication consultations : perspectives of undergraduate pharmacy students". Trabalho apresentado em GRAPP 2016 International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, 2016.
    Publicado
  6. Cláudio, Ana; Carmo, Maria Beatriz; Pinto, Vítor; Cavaco, Afonso; Guerreiro, Mara Pereira. "Virtual humans for training and assessment of self-medication consultation skills in pharmacy students". Trabalho apresentado em ICCSE 2015- 10th International Conference on Computer Science & Education, 2015.
    10.1109/ICCSE.2015.7250238
  7. Cláudio, Ana; Gaspar, Augusta; Lopes, Eder; Carmo, Maria Beatriz. "Characters with Affective Facial Behavior". Trabalho apresentado em GRAPP 2014, 2014.
    Publicado • 10.5220/0004677803480355
Artigo em revista
  1. Postolache, Stefan; Torres, Rafael; Afonso, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Cláudio, Ana Paula; Domingos, Dulce; Ferreira, António; et al. "Contributions to the design of mobile applications for visitors of Botanical Gardens". Procedia Computer Science 196 (2022): 389-399. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2021.12.028.
    10.1016/j.procs.2021.12.028
  2. Mara Pereira Guerreiro; Leonardo Angelini; Helga Rafael Henriques; Mira El Kamali; Cristina Baixinho; João Balsa; Isa Brito Félix; et al. "Conversational Agents for Health and Well-being Across the Life Course: Protocol for an Evidence Map". JMIR Research Protocols (2021): https://doi.org/10.2196/26680.
    10.2196/26680
  3. Balsa, João; Félix, Isa; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, Isabel Costa e; Guerreiro, Ana; Guedes, Maria; Henriques, Adriana; Guerreiro, Mara Pereira. "Usability of an intelligent virtual assistant for promoting behavior change and self-care in older people with Type 2 Diabetes". (2020): http://hdl.handle.net/10451/43839.
    10.1007/s10916-020-01583-w
  4. Cláudio, Ana Paula; Redweik, Paula; Carmo, Maria Beatriz; Lourenço, Marta; Matos, António P.. "Astronomical Observatory of the Lisbon Polytechnic School: Virtual models for its preservation". The Astronomical Observatory of the Lisbon Polytechnic School is the last teaching observatory of historical interest in Portugal. Created in the late nineteenth century, it survives intact in its original design. Given its singularity in the context of scientific heritage, the quality and beauty of its architecture, as well as its privileged location in the Botanical Garden, the Observatory has t (2018): https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/93.
    10.34627/rcc.v8i0.93
  5. Cláudio, Ana. "Recreating a medieval urban scene with virtual intelligent characters: Steps to create the complete scenario". Virtual Archaeology Review 8 17 (2017): 31-41. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85028029425&doi=10.4995%2fvar.2017.6557&partnerID=40&md5=0d0f6b1e30946c7de3021aca9cb51e50.
    10.4995/var.2017.6557
  6. Cláudio, Ana. "A serious game-based solution to prevent bullying". International Journal of Pervasive Computing and Communications 12 2 (2016): 194-215. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84977560709&doi=10.1108%2fIJPCC-04-2016-0022&partnerID=40&md5=776b72453ccdfdcd7aba21af12af0c77.
    10.1108/IJPCC-04-2016-0022
  7. Soeiro, José; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Ferreira, Hugo Alexandre. "Influência da distância e iluminância na deteção de marcas em realidade aumentada aplicada à estimulação magnética transcraniana". O estudo foi levado a cabo durante o desenvolvimento de uma aplicação móvel de Realidade Aumentada que representa modelos virtuais 3D do cérebro de um paciente sobre a imagem real da sua cabeça. O objetivo principal da aplicação é guiar os médicos no uso de uma terapia médica não invasiva, designada por Estimulação Magnética Transcraniana, que utiliza estímulos eletromagnéticos para tratar problem (2016): http://hdl.handle.net/10400.2/6306.
  8. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Pinto, Vítor; Teixeira, Renato; Galvão, Diana; Cavaco, Afonso; Pereira, Mara Guerreiro. "Ambiente virtual para treino de competências de comunicação na área da saúde : o caso do atendimento em farmácia para automedicação". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/3869.
  9. Ana Paula Cláudio; Maria Beatriz Carmo; Tânia Pinheiro; Francisco Esteves. "A Virtual Reality Solution to Handle Social Anxiety". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 4 2 (2013): 57-72. http://dx.doi.org/10.4018/ijcicg.2013070104.
    10.4018/ijcicg.2013070104
  10. Cláudio, Ana. "Virtual environment to treat social anxiety". Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) 8013 LNCS PART 2 (2013): 442-451. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84880740535&doi=10.1007%2f978-3-642-39241-2-49&partnerID=40&md5=59fc9ecea1e75149525034048e8346a4.
    10.1007/978-3-642-39241-2-49
  11. Cláudio, Ana Paula; Redweik, Paula; Carmo, Maria Beatriz; Lourenço, Marta; Matos, António P.. "O Observatório Astronómico da Escola Politécnica : modelos virtuais para a sua preservação". O último observatório de ensino de interesse histórico em Portugal, que data do final do século XIX, é um dos edifícios mais carismáticos dos Museus da Universidade de Lisboa. Após um século de uso intensivo, o Observatório Astronómico da Escola Politécnica necessita de obras estruturais antes de ser devolvido integralmente à fruição pública. Recentemente, um grupo de estudantes desta Universidade (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/3090.
  12. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Gil, Filipe; Leal, Margarida Mendes. "Relevant points of interest: a visualization issue". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/2109.
    https://doi.org/10.34627/rcc.v6i0.32
  13. Bruno Paiva; Ana Paula Cláudio; Maria Beatriz Carmo; Paulo Pombinho; Cristina Catita. "Estratégias para a Representação de Pontos de Interesse sobre Mapas". (2009): http://hdl.handle.net/10451/14658.
  14. Claudio Fernandes; Dulce Domingos; Ana Paula Cláudio. "Peer intervention as a mean to promote inclusion in high education". (2007): http://hdl.handle.net/10451/15115.
  15. Maria Beatriz Carmo; Sergio Freitas; Ana Paula Afonso; Ana Paula Cláudio. "Filtering Mechanisms for the Visualization of Geo-referenced Information". (2005): http://hdl.handle.net/10451/14709.
Capítulo de livro
  1. Guerreiro, Mara Pereira; Félix, Isa Brito; Silva, João Balsa da; Carmo, Maria Beatriz; Henriques, Maria Adriana; Cavaco, Afonso; Cláudio, Ana Paula. "Contribution of an Intelligent Virtual Assistant to Healthy Ageing in Adults With Type 2 Diabetes". In Exploring the Role of ICTs in Healthy Aging. Oxford University Press, 2020.
    No prelo
  2. João Balsa; Luís Neves; Maria Beatriz Carmo; Ana Paula Cláudio. "Question & Answering Interface to Improve the Students’ Experience in an E-learning Course with a Virtual Tutor". 45-54. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-40180-1_5
  3. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Gaspar, Augusta; Teixeira, Renato. "Expressive Avatars in Psychological Intervention and Therapy". In Interface Support for Creativity, Productivity, and Expression in Computer Graphics. Anna Ursyn (Ed.), DOI: 10.4018/978-1-5225-7371-5, IGI Global,, 27-48. 2019.
    Publicado
  4. Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Martinho, Carlos; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Rocio, Vitor. "Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta". Universidade Aberta, 2019.
  5. Marcos, Adérito; Cláudio, Ana Paula; Martinho, Carlos; Barros, Daniela Melaré Vieira; Carvalho, Elizabeth; Carmo, Maria Beatriz; Seixas, Sónia; Cláudio, Ana Paula; Barros, Daniela. "Virtual tutoring". In Hands-on Science. Advancing Science. Improving Education. Manuel Filipe Costa, Benito Vázquez Dorrío BV, Josep María Fernandez-Novell (Eds.), 56-61. The Hands-on Science Network, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Taranta, D.; Santos, R.; Cláudio, A.P.; Carmo, M.B.; Stiglic, G.; Correia, L.; Fijacko, N.; et al. "Designing a theory-driven, evidence-based and user-centred web application to simulate behaviour change support in persons with chronic disease.". Trabalho apresentado em 49th ESCP virtual symposium on clinical pharmacy, 2021.
Relatório
  1. Cláudio, Ana Paula; Tavares, Rui. 1999. Um Mecanismo de Reexecução de Aplicações PVM. http://hdl.handle.net/10451/14198.
Tese / Dissertação
  1. Neves, Pedro Miguel Lemos das. "VASELFCARE - Componente de diálogo inteligente". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40601.
  2. Neves, Luís Filipe Lemos das. "Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40582.
  3. Alves, Pedro Miguel Oliveira. "VASELFCARE – Componentes gráficas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40595.
  4. Santos, Catarina Barreira Cavique. "Promoção da educação em osteoartrose combinando a narrativa de um paciente virtual e um quiz". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40427.
  5. Silva, Willian Xavier da. "Personangens virtuais autónomos em cenários tridimensionais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40591.
  6. Meireles, Carolina Branco. "SoIAR: realidade aumentada para apoio ao aproveitamento da energia solar em fachadas de edifícios". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/40168.
  7. Buinhas, Susana dos Santos. "Assistente virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35514.
  8. Costa, Ricardo Jorge Correia. "Virtual tutor: information retrieval in moodle and parametrization via a backoffice application". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/36448.
  9. Cardoso, Pedro Filipe Bandeiras. "Pesquisa e representação de percursos no interior de edifícios tendo em conta restrições de mobilidade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/32640.
  10. Carvalho, Alexandre António de. "Reconstrução digital de espaços históricos: o caso de estudo de Mértola virtual". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24476.
  11. Soeiro, José Tiago Quenino. "Visualização de dados médicos em realidade aumentada". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20404.
  12. Pinto, Vítor Manuel Gonçalves. "Humanos virtuais em ambientes de treino de competências sociais na área da saúde". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20410.
  13. Silva, Silvana Isabel Candeias da. "Visualização de dados sobre radiação solar em realidade aumentada". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20561.
  14. Pedrosa, José Manuel da Graça Nunes. "Visualização de dados em realidade aumentada". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10348.
  15. Vital, Mariana Barros. "Interaction in virtual environments with the upper body". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/9008.
  16. Flores, Rui Pedro Pelica Santos. "Museus virtuais". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/9455.
  17. Simplício, Raúl José Coelho, 1986-; Simplício, Raúl José Coelho. "Simbologia em realidade aumentada". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/8839.
  18. Marques, Christian Tiago Almeida. "Extended perspective system visualizer". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/9691.
  19. Paiva, Bruno Miguel Gândara Leitão. "Representação de pontos de interesse sobre mapas". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10451/4505.
  20. Abreu, Ricardo; Abreu, Ricardo Lince Amaral Farto e. "IViHumans Platform - The Graphical Processing Layer". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10451/14022.
  21. Cláudio, Ana Paula. "Modelo Conceptual para o Depuramento de Programas Distribuídos por Troca de Mensagens". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10451/14287.

Outros

Outra produção
  1. Conversational Agents for Health and Well-being Across the Life Course: Protocol for an Evidence Map (Preprint). 2020. Mara Pereira Guerreiro; Leonardo Angelini; Helga Rafael Henriques; Mira El Kamali; Cristina Baixinho; João Balsa; Isa Brito Félix; et al. https://doi.org/10.2196/preprints.26680.
    10.2196/preprints.26680
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021 Operacionalização de Técnicas de Mudança Comportamental em Agentes Conversacionais
Coorientador
Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2020 - 2021 T4H (Train for Health) Simulation Software
Orientador
Engenharia Informática (Mestrado)
2020 - 2021 Visualização do Percurso dos Estudantes no Sistema de Ensino Português
Coorientador
Informática (Mestrado)
2020 - 2021 Personagem virtual numa abordagem digital para apoio a jovens com doença reumática
Orientador
Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2019 - 2020 VASelfCare: Aplicação de apoio ao autocuidado da diabetes tipo 2 para pessoas mais velhas
Orientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2019 - 2020 Humanos virtuais para treino de competências na área da saúde
Orientador
Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2019 - 2020 Exploratory psychometric validation and efficacy assessment study of an agoraphobia treatment based on virtual reality serious games and biofeedback
Coorientador
mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica (Sinais e Imagens Médicas) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2019 - 2020 Experiências de realidade aumentada móvel para o Jardim Botânico Tropical
Coorientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2018 - 2019 Promoção da educação em osteoartrose combinando a narrativa de um paciente virtual e um quiz
Orientador
Informatics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2018 - 2019 VASelfCare- Componentes Gráficas
Orientador
Informatics Engineering (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2018 - 2019 Tutor Inteligente no apoio ao ensino a distância
Orientador
Informatics Engineering (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2018 - 2019 VASElfCare- Componente de Diálogo Inteligente
Orientador
Informatics Engineering (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2017 - 2019 HUMANOS VIRTUAIS EM CENÁRIOS TRIDIMENSIONAIS INTERATIVOS
Orientador
Informatics Engineering (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 SolAR: REALIDADE AUMENTADA PARA APOIO AO APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR EM FACHADAS DE EDIFÍCIOS
Coorientador
Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2017 - 2018 Pesquisa e representação de percursos no interior de edifícios tendo em conta restrições de mobilidade
Coorientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2017 - 2018 Assistente virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo2
Orientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2017 - 2018 Tutor virtual para o ensino à distância (e-learning)
Orientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2017 - 2018 Virtual tutor: information retrieval in moodle and parametrization via a backoffice application
Orientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2016 Reconstrução digital de espaços históricos: o caso de estudo de Mértola virtual
Orientador
Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2016 Humanos virtuais no treino de competências de comunicação em ciências farmacêuticas
Orientador
Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2015 STOPBULLY: jogo sério para prevenir o bullying e promover a empatia Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2015 Visualização de dados médicos em realidade aumentada Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2015 Visualização de dados sobre radiação solar em realidade aumentada Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2014 - 2015 Humanos virtuais em ambientes de treino de competências sociais na área da saúde
Orientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2014 - 2014 Extended perspective system visualizer Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2013 - 2014 Realidade virtual no tratamento de ansiedade social: medo de falar em público
Orientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2013 - 2013 Personangens virtuais no tratamento do controlo de ansiedade Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2013 - 2013 Visualização de dados em realidade aumentada Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2013 - 2013 Avatares em língua gestual portuguesa
Orientador
Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/02 - 2019/01 GRAPP - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - 2022 Animation and Virtual Environments (T and TP classes) Virtual and Augmented Reality, Animation (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2020 Computer Graphics (T and TP classes) Computação Gráfica Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal