???global.info.a_carregar???
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE - IUL (2012). É docente no Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, desde 2012, onde tem lecionado nos domínios da educação social e intervenção comunitária. Coordena o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Perpétua Santos Silva

Nomes de citação

  • Silva, Perpétua Santos
  • Silva, Perpétua

Identificadores de autor

Ciência ID
AB11-C4D2-4A47

Endereços de correio eletrónico

  • perpetua.silva@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
  • psantossilva@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • (351) 243309180 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação; Complexo Andaluz, Santarém , 2001-904, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Assuntos sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2021
Concluído
Professional Certificate in Online Teaching for Educators: Development and Delivery. Subject: Education & Teacher Training. University of British Columbia: Vancouver, Canadá. (31/03 a 31/12/2021; online, plataforma EdX). (Outros)
Especialização em Ensino a Distância
The University of British Columbia Faculty of Education, Canadá
2012
Concluído
Programa de Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A Língua e a Cultura Portuguesas a Oriente: análise ao caso de Macau" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2009 - 2009
Concluído
Curso de Formação de Tutores em E-Learning (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Falar da Vida - Autobiografias, Histórias de Vida e Vidas de Artistas (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2005
Concluído
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Estudantes de Português na RAEM no inicio do Século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (por unanimidade)
2002
Concluído
Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
1997
Concluído
Licenciatura em Sociologia (Licenciatura)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
"Associativismo cultural-recreativo no Concelho de Sintra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1988 - 1989
Concluído
Relações Públicas e Animação (Outros)
Interhotel - Grão-Pará Hotel Group, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2016 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/03 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2012/02/23 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Atual Membro da Comissão de Horários Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2022 Coordenadora do Centro Tecnológico da ESES - CTEC (Despacho n.º 1/2020 de 13 de fevereiro) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2019 - 2022 Coordenadora do Projeto de Desenvolvimento do e-Learning IPSantarém (Despacho N.º 213/2019, de 9 de outubro) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2022 Membro do Conselho Pedagógico - com funções de Secretária Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2020 Membro do Grupo de Trabalho da Plataforma de Avaliação de Ensino a Distância do CCISP Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2016 Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida Curso de Profissionalização em Serviço - UC Educação e Sociedade; UC Mediação e Gestão de Conflitos na Escola (responsável com equipa de 4 tutores) Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2016 Tutora em regime de e-learning Licenciatura em Educação UC lecionadas: Iniciação à Investigação Educacional; Conceção e Desenvolvimento de Programas de Formação; Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
1998/04/01 - 2003/05/30 Assessora da Presidência (2001/2003); Assessora da Direção de Serviços de Ação Cultural Externa (1998/2001) Coordenação/execução de Projetos de Intervenção Cultural; Elaboração de Planos, Relatórios Instituto Camões, Portugal
1990/06/01 - 1993/12/01 Apoio à Direcção e Relações Públicas (Algarve); Responsável pelo sector de serviços administrativos (Delegação em Lisboa, a partir de 1991) Dirimede, mediadora de Propriedades Lda, Portugal
1990/06 - 1992/02 Outra Situação (Técnica) - Relações Públicas Dirimede, mediadora de Propriedades Lda, Portugal
1989/05/01 - 1990/04/01 Relações Públicas e Animadora Hotel Atlantis Vilamoura - Grão Pará Hotel Group, Portugal
1987/11 - 1989/05 Professora do Ensino Básico e Secundário Escola do Ensino Básico, 2º e 3º ciclo de Alvalade Sado, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022 PROJETO #ECAPACITAR - CAPACITAR PARA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ÁREAS DE NEGÓCIO DO IPSANTARÉM | POCI-05-5762-FSE-000254
POCI-05-5762-FSE-000254
Membro da Equipa
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Concluído
2005/02/15 - 2008/05/31 A Língua e a Cultura Portuguesas a Oriente: análise ao caso de Macau
POCI/SOC/57898/2004
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Perpétua Santos; Correia, Marisa. "Silva, Perpétua Santos; Correia, Marisa. "Pedagogical Innovation and Distance Education in Higher Education in the (post-) COVID era". Trabalho apresentado em Proceedings of the Innovating Higher Education Conference 2021, Bari, 2021.". Bari, 2021.
    Publicado
  2. Correia, Marisa; Silva, Perpétua Santos. "Correia, Marisa; Silva, Perpétua Santos. "Higher Education Polytechnic Students' Perspectives on the Transition to Emergency Remote Teaching". Trabalho apresentado em 22th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2020), Málaga, 2020". Málaga, 2020.
    Publicado
  3. Silva, Perpétua Santos. "Silva, Perpétua Santos (2019), Implícitos Sociológicos na obra de Henrique de Senna Fernandes. Atas do XXXI Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, Belmonte, 12 a 15 de abril de 2019. pp. 244-251. ISBN: 978-989-8607-14-0". Trabalho apresentado em XXXI Colóquio da Lusofonia, 2019.
    Publicado
  4. Silva, Perpétua Santos. "Silva, P. S., (2015) Estudantes de Português em Macau e Práticas Culturais em Língua Portuguesa, XXIII Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, Casino Fundanense, Fundão, 27 a 31 de março de 2015. pp. 208-215". 2019.
    Publicado
  5. Silva, Perpétua Santos. "Silva, P. S. (2014). A Língua Portuguesa como traço distintivo no contexto multicultural e pluriétnico de Macau, XXII Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, Seia, Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda, 25 a 30 de setembro de 2014. Pp.94-101.". 2014.
    Publicado
  6. Silva, Perpétua Santos. "Silva, P. S. (2014) Línguas de Uso e Uso da Língua Portuguesa em Macau, XXI Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, Porto Formoso, S. Miguel. Açores, 24 a 27 de abril de 2014. pp.167-177". 2014.
    Publicado
  7. Silva, Perpétua Santos. "Silva, P. S. (2013). Língua Portuguesa no Espaço Jurídico de Macau, XX Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, Seia, Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda, 15 a 18 de outubro de 2013. pp. 116-124". 2013.
    Publicado
  8. Silva, Perpétua Santos. "Silva, P. S. (2013). Racionalidade e Afetos na Relação com a Língua Portuguesa em Macau, XIX Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, S. Miguel, Açores, 14-17 março 2013. pp. 73-82". 2013.
    Publicado
  9. Silva, Perpétua Santos. "Silva, P. S. (2012). Património de origem portuguesa em Macau: algumas representações de estudantes chineses, XVIII Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, Ourense, Espanha, outubro 2012. Pp. 98-103". 2012.
    Publicado
  10. Silva, Perpétua Santos. "Silva, P. S. (2011). Aprender português na RAEM: razões e outras representações”, XV Colóquio da Lusofonia, Associação Internacional Colóquios da Lusofonia, Instituto Politécnico de Macau, Macau, 11-15 abril 2011. pp. 181-188.". 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Santos Silva, Perpétua. "#ECAPACITAR – A path towards an innovative and tailored elearning solution in a hei". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3854.
    10.21125/iceri.2021.0507
  2. Santos Silva, Perpétua; Correia, Marisa. "Pedagogical innovation and distance education in higher education in the (post-) COVID era". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3866.
  3. Correia, Marisa; Silva, Perpétua. "Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/3637.
  4. Hartwig, Fátima; Santos Silva, Perpétua. "A importância do português como língua de acolhimento na integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília – IFB". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/1975.
  5. Gomes, Renato; Silva, Perpétua. "Catando vidas no lixo: o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria-DF, Brasil". Revista da UIPSS - Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC) 5 (3) (2017): 197-214. http://hdl.handle.net/10400.15/1974.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Correia, Marisa; Santos Silva, Perpétua; Cavadas, Bento. "Challenges and opportunities of the transition for online teaching on a portuguese school of education". In Entornos Virtuales para la Educación en Tiempos de Pandemia: Nuevas Perspectivas Metodológicas, 1648-1672. Espanha: Dykinson S.L., 2021.
    Publicado
  2. Pinto, L. e Silva, P.S.. "Crianças em Reclusão Com as Mães. Quotidiano Social e Educativo num Estabelecimento Prisional em Portugal". In Intervenções Comunitárias em Educação Social. Vol. I – A Dimensão Educacional, editado por Paulo Coelho Dias. Coimbra, Portugal: Minerva, 2020.
    Publicado
  3. Silva, D. B. e Silva, P.S.. "Programa Profuncionário – Uma Formação Necessária". In Intervenções Comunitárias em Educação Social. Vol. I – A Dimensão Educacional, editado por Dias, P. C.. Coimbra, Portugal: Minerva, 2020.
    Publicado
  4. Hartiwg, F. B., & Silva, P. S.. "Integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília – IFB.". In Estudos em Educação Social: Suas aplicações na Educação Profissional, editado por Silva, M. C. e Dias, P. C., 271-286. Brasília, Brasil: Instituto Federal de Brasília, 2017.
    Publicado
  5. Nobre Junior, R., & Silva, P. S.. "Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama". In Estudos em Educação Social: Suas aplicações na Educação Profissional, 333-346. Brasília, Brasil: Instituto Federal de Brasília, 2017.
    Publicado
  6. Silva, D. B., & Silva, P. S.. "Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama". In Estudos em Educação Social: Suas aplicações na Educação Profissional, 121-136. Brasília, Brasil: Instituto Federal de Brasília, 2017.
    Publicado
Relatório
  1. Pereira, I., Rodrigues, E., Cunha, S., Machado, J., Ferreira, R., & Silva, P.. 2020. Pensar a Avaliação em Contextos a Distância no Ensino Superior. Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP)..
Tese / Dissertação
  1. Silva, Perpétua Maria dos Santos. "A língua e a cultura portuguesas a Oriente: análise ao caso de Macau". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10071/5879.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Pedagogical Innovation and Distance Education in Higher Education in the (post-)COVID era. Higher Education in the new normal: the role of online, blended and distance learning.
University of Bari Aldo Moro (Bari, Itália)
2021 Challenges and Opportunities of the Transition For Online Teaching on a Portuguese School Of Education. II Congreso Internacional de Innovacióny Tendencias Educativas. «INNTED 2021» 15 e 16 de junho.
Celebrado de manera virtual en la plataforma innted.org
2021 A emergência de práticas pedagógicas inovadoras no âmbito da formação pre-profissionalizante em Educação Social - reflexões a partir de uma UC de Estágio. Comunicação apresentada no CNaPPES.21. 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021 Desafios para a Capacitação de Professores do Ensino Superior em Tempos de Covid-19. Comunicação apresentada no CNaPPES.21 – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009/02/19 Memória e património em Macau: narrativas sobre a cidade. Abordagens Biográficas, Memória, Histórias de Vida, Lisboa, ISCTE (19/02/2009). Versão vídeo disponível em: http://videos.sapo.pt/BJ8WgY9Qbb5WmhGZ3MZi
ISCTE - IUL (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Retratos Sociais do Quotidiano numa ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos) - Conceções de Qualidade de Vida e Bem-Estar
Orientador de Teresa Santos Costa
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2023 A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas
Orientador de Maria da Conceição Prates de Oliveira Almeida
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2023 Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local
Coorientador de Evaldo Graça da Cruz
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2023 Influência da Biblioteca na Avaliação da Educação Superior: percepções, normatização e desafios
Orientador de Dienner Mory Rodrigues
Ciências da Educação/Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2023 O Papel da Fundação Fé e Cooperação- FEC no desenvolvimento da educação na Guiné-Bissau: um estudo de caso
Orientador de Amadu Embaló
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - 2023 Mediação de conflitos na intervenção comunitária: a propósito das disputas sobre posse de terra numa região da Guiné-Bissau
Orientador de Lassana Biai
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
2018 - 2020 Linha Vermelha por um futuro verde" .Cidadania participativa tecida por movimentos sociais globalizantes
Orientador de Rita Joana Reis Carneiro
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2018 Crianças em reclusão com as mães. Quotidiano social e educativo no Estabelecimento Prisional de Tires
Orientador de Lia Ana Rodrigues Marques Pinto
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2016 Catando vidas no lixo : o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria - DF
Orientador
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2016 Integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília - IFB
Orientador de Fátima Bandeira Hartwig
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2016 O impacto da doença de Alzheimer nos cuidadores informais
Orientador de Mónica Fronteira da Costa
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2016 Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
Orientador de Rômulo Ramos Nobre Júnior
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2016 Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação básica em Brasília DF
Orientador de Delzina Braz da Silva
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2015 Cidadania em Movimento - Projeto de Intervenção Socioeducativa no Bairro Las Palmeras em Córdoba, Espanha http://hdl.handle.net/10400.15/1529
Orientador de Mariana Ramos dos Santos
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/03/02 Educação em contexto migratório: desafios para o ensino da língua portuguesa a imigrantes e ou refugiados. http://hdl.handle.net/10773/33831
Arguente principal
Fátima Bandeira Hartwig (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/15 Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia: perceções sobre a importância da salvaguarda de uma tradição da comunidade marítima de Setúbal. http://hdl.handle.net/10400.15/3609
Presidente do júri
Nuno Paulo da Rosa Guerreiro Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/07/14 Direito à Educação: a concretização de um direito das Crianças com Multideficiência – estudo de caso. http://hdl.handle.net/10400.15/3607
Presidente do júri
Tânia Sofia Rodrigues Vieira Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/01/06 Empowerment: uma estratégia de desenvolvimento comunitário em meio rural - o caso de S. Sebastião da Giesteira. http://hdl.handle.net/10400.15/3341
Arguente
Márcia Alexandra dos Santos Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/11/06 O Paradigma das Políticas de Inclusão pela Educação no Brasil: uma Reflexão Discente. http://hdl.handle.net/10400.15/2743
Presidente do júri
Ana Carolina Simões Lamounier Figueiredo dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/05/08 Intervenção com Famílias no Sistema de Promoção e Proteção: Estudo de Caso da Associação Passo a Passo no Âmbito da Preservação Familiar. http://hdl.handle.net/10400.15/2607
Vogal
Sandra Manuela Cunha Rosado Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/05/06 As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das perceções às propostas de enfrentamento. http://hdl.handle.net/10400.15/2546
Arguente
Virgínia Barbosa Lobo da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/02/07 Diversidade linguística e cultural de Macau e educação intercultural: problemas e perspetivas. http://hdl.handle.net/10400.2/7985
Arguente principal
Rui Manuel de Sousa Rocha (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/11/30 A Medida do Rendimento Social de Inserção na Ótica de um Conjunto de Indivíduos Beneficiários. http://hdl.handle.net/10400.15/2394
Arguente
Carla Alexandra dos Santos Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/09/17 O sentido atribuído por Idosos à velhice: congruências com os preceitos do envelhecimento ativo. http://hdl.handle.net/10400.15/2326
Arguente
Sheyla Villar Fredenhagem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/06/20 O Impacto do Serviço de Apoio Domiciliário na Qualidade de Vida dos Beneficiários. Perspetiva das Necessidades Sentidas pelos Utente. http://hdl.handle.net/10400.15/2301
Presidente do júri
Fernanda Maria Neves Dias Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/05/23 A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Brasília: Perceção e Avaliação dos Alunos Beneficiários e seus Reflexos nas Vidas Académica e Pessoal. http://hdl.handle.net/10400.15/2261
Arguente
Rudimar Machado Sousa Júnior (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/04/24 Uma Proposta para o Incentivo à Permanência de Crianças e Adolescentes no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais. http://hdl.handle.net/10400.15/2264
Presidente do júri
Rosane Soares de Queiroz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/03/15 A importância da elaboração de processos pedagógicos voltados às necessidades discentes no Campus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará-IFCE. http://hdl.handle.net/10400.15/2168
Presidente do júri
Deuselina de Lima Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/03/06 Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: Ensino Médio integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios. http://hdl.handle.net/10400.15/2161
Arguente
Marina Lima Carvalho Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/06/21 A importância da Universidade Sénior para um envelhecimento ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAM. http://hdl.handle.net/10400.15/1807
Arguente
Élia Maria Santos Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/06/20 Formação docente e habilidades sociais: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do IFB. http://hdl.handle.net/10400.15/1808
Arguente
Nádia Magambeira Chaves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/12/16 A Política de Inclusão e o Percurso de Formação Profissional dos Estudantes com Deficiência no Instituto Federal de Educação: um estudo de caso do Campus Planaltina. http://hdl.handle.net/10400.15/1644
Arguente
Luciano Cedraz de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/12/06 Os estudantes e sua representação social do Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade Proeja do Instituto Federal de Brasília Campus Taguantinga. http://hdl.handle.net/10400.15/1647
Arguente
Stênio Germano Ponte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/11/22 Contributos da Educação Não-Formal em Projetos de Intervenção Socioeducativa Juvenis da Residência Estudantil do IFB: Análise da Prática Lúdica e Recreativa do JUMP http://hdl.handle.net/10400.15/1707
Arguente
Andreia Pereira Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/06/14 Papéis de Género e Evasão Escolar: Um Estudo Comparativo entre Alunas e Alunos de um Campus do Instituto Federal de Brasília. http://hdl.handle.net/10400.15/1577
Arguente
Larissa Carvalho Toth (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/11 - Atual Associação Internacional Colóquios da Lusofonia
2008 - Atual Observatório da China
2003/03 - 2017 CIES-IUL Centro de Investigação e Estudos em Sociologia

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014/10/08 - Atual Arguente - Comissão de Apreciação do Projeto de Doutoramento na Especialidade de Educação e Multiculturalidade, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta de Rui Manuel dos Santos Rocha Universidade Aberta, Portugal
2013/12/03 - Atual Arguente - Comissão de Apreciação do Projeto de Doutoramento na Especialidade de Educação e Multiculturalidade, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, de Ana Paula Paiva Dias Universidade Aberta, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Antonio Vaquero. Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa (ADIE)