Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Perpétua Santos Silva
Nomes de citação
- Silva, Perpétua Santos
- Silva, Perpétua
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AB11-C4D2-4A47
Endereços de correio eletrónico
- perpetua.silva@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
- psantossilva@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 243309180 (Profissional)
Moradas
- Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação; Complexo Andaluz, Santarém , 2001-904, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia - Assuntos sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021 - 2021
Concluído
|
Professional Certificate in Online Teaching for Educators: Development and Delivery. Subject: Education & Teacher Training.
University of British Columbia: Vancouver, Canadá. (31/03 a 31/12/2021; online, plataforma EdX). (Outros)
Especialização em Ensino a Distância
The University of British Columbia Faculty of Education, Canadá
|
|
2012
Concluído
|
Programa de Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A Língua e a Cultura Portuguesas a Oriente: análise ao caso de Macau" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
2009 - 2009
Concluído
|
Curso de Formação de Tutores em E-Learning (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Falar da Vida - Autobiografias, Histórias de Vida e Vidas de Artistas (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2005
Concluído
|
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Estudantes de Português na RAEM no inicio do Século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom (por unanimidade) |
2002
Concluído
|
Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
1997
Concluído
|
Licenciatura em Sociologia (Licenciatura)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
"Associativismo cultural-recreativo no Concelho de Sintra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
1988 - 1989
Concluído
|
Relações Públicas e Animação (Outros)
Interhotel - Grão-Pará Hotel Group, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003 - 2016 | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/03 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2012/02/23 - 2015 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - Atual | Membro da Comissão de Horários | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2022 | Coordenadora do Centro Tecnológico da ESES - CTEC (Despacho n.º 1/2020 de 13 de fevereiro) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2019 - 2022 | Coordenadora do Projeto de Desenvolvimento do e-Learning IPSantarém (Despacho N.º 213/2019, de 9 de outubro) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2018 - 2022 | Membro do Conselho Pedagógico - com funções de Secretária | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2020 | Membro do Grupo de Trabalho da Plataforma de Avaliação de Ensino a Distância do CCISP | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida Curso de Profissionalização em Serviço - UC Educação e Sociedade; UC Mediação e Gestão de Conflitos na Escola (responsável com equipa de 4 tutores) | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2016 | Tutora em regime de e-learning Licenciatura em Educação UC lecionadas: Iniciação à Investigação Educacional; Conceção e Desenvolvimento de Programas de Formação; | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1998/04/01 - 2003/05/30 | Assessora da Presidência (2001/2003); Assessora da Direção de Serviços de Ação Cultural Externa (1998/2001) Coordenação/execução de Projetos de Intervenção Cultural; Elaboração de Planos, Relatórios | Instituto Camões, Portugal |
1990/06/01 - 1993/12/01 | Apoio à Direcção e Relações Públicas (Algarve); Responsável pelo sector de serviços administrativos (Delegação em Lisboa, a partir de 1991) | Dirimede, mediadora de Propriedades Lda, Portugal |
1990/06 - 1992/02 | Outra Situação (Técnica) - Relações Públicas | Dirimede, mediadora de Propriedades Lda, Portugal |
1989/05/01 - 1990/04/01 | Relações Públicas e Animadora | Hotel Atlantis Vilamoura - Grão Pará Hotel Group, Portugal |
1987/11 - 1989/05 | Professora do Ensino Básico e Secundário | Escola do Ensino Básico, 2º e 3º ciclo de Alvalade Sado, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2022 | PROJETO #ECAPACITAR - CAPACITAR PARA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ÁREAS DE NEGÓCIO DO IPSANTARÉM | POCI-05-5762-FSE-000254
POCI-05-5762-FSE-000254
Membro da Equipa
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
Concluído
|
2005/02/15 - 2008/05/31 | A Língua e a Cultura Portuguesas a Oriente: análise ao caso de Macau
POCI/SOC/57898/2004
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021 | Pedagogical Innovation and Distance Education in Higher Education in the (post-)COVID era. | Higher Education in the new normal: the role of online, blended and distance learning.
University of Bari Aldo Moro (Bari, Itália)
|
2021 | Challenges and Opportunities of the Transition For Online Teaching on a Portuguese School Of Education. | II Congreso Internacional de Innovacióny Tendencias Educativas. «INNTED 2021» 15 e 16 de junho.
Celebrado de manera virtual en la plataforma innted.org
|
2021 | A emergência de práticas pedagógicas inovadoras no âmbito da formação pre-profissionalizante em Educação Social - reflexões a partir de uma UC de Estágio. | Comunicação apresentada no CNaPPES.21. 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021 | Desafios para a Capacitação de Professores do Ensino Superior em Tempos de Covid-19. | Comunicação apresentada no CNaPPES.21 – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2009/02/19 | Memória e património em Macau: narrativas sobre a cidade. | Abordagens Biográficas, Memória, Histórias de Vida, Lisboa, ISCTE (19/02/2009). Versão vídeo disponível em: http://videos.sapo.pt/BJ8WgY9Qbb5WmhGZ3MZi
ISCTE - IUL (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Retratos Sociais do Quotidiano numa ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos) - Conceções de Qualidade de Vida e Bem-Estar
Orientador de Teresa Santos Costa
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - 2023 | A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num
Agrupamento de Escolas
Orientador de Maria da Conceição Prates de Oliveira Almeida
|
Mestrado em Ciências da Educação / Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2023 | Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local
Coorientador de Evaldo Graça da Cruz
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2023 | Influência da Biblioteca na Avaliação da Educação Superior: percepções, normatização e desafios
Orientador de Dienner Mory Rodrigues
|
Ciências da Educação/Administração Educacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2023 | O Papel da Fundação Fé e Cooperação- FEC no desenvolvimento da educação na Guiné-Bissau: um estudo de caso
Orientador de Amadu Embaló
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2020 - 2023 | Mediação de conflitos na intervenção comunitária: a propósito das disputas sobre posse de terra numa região da Guiné-Bissau
Orientador de Lassana Biai
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado) |
2018 - 2020 | Linha Vermelha por um futuro verde" .Cidadania participativa tecida por movimentos sociais globalizantes
Orientador de Rita Joana Reis Carneiro
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 - 2018 | Crianças em reclusão com as mães. Quotidiano social e educativo no Estabelecimento Prisional de Tires
Orientador de Lia Ana Rodrigues Marques Pinto
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2016 | Catando vidas no lixo : o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria - DF
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2016 | Integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília - IFB
Orientador de Fátima Bandeira Hartwig
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2016 | O impacto da doença de Alzheimer nos cuidadores informais
Orientador de Mónica Fronteira da Costa
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2016 | Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
Orientador de Rômulo Ramos Nobre Júnior
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2016 | Programa profuncionário : a formação profissional técnica e seus impactos como contributos para os funcionários da educação
básica em Brasília DF
Orientador de Delzina Braz da Silva
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2015 | Cidadania em Movimento - Projeto de Intervenção Socioeducativa no Bairro Las Palmeras em Córdoba, Espanha
http://hdl.handle.net/10400.15/1529
Orientador de Mariana Ramos dos Santos
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/03/02 | Educação em contexto migratório: desafios para o ensino da língua portuguesa a imigrantes e ou refugiados.
http://hdl.handle.net/10773/33831
Arguente principal
|
Fátima Bandeira Hartwig (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/15 | Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia: perceções sobre a importância da salvaguarda de uma tradição da comunidade marítima
de Setúbal.
http://hdl.handle.net/10400.15/3609
Presidente do júri
|
Nuno Paulo da Rosa Guerreiro Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/07/14 | Direito à Educação: a concretização de um direito das Crianças com Multideficiência – estudo de caso.
http://hdl.handle.net/10400.15/3607
Presidente do júri
|
Tânia Sofia Rodrigues Vieira Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/01/06 | Empowerment: uma estratégia de desenvolvimento comunitário em meio rural - o caso de S. Sebastião da Giesteira.
http://hdl.handle.net/10400.15/3341
Arguente
|
Márcia Alexandra dos Santos Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019/11/06 | O Paradigma das Políticas de Inclusão pela Educação no Brasil: uma Reflexão Discente.
http://hdl.handle.net/10400.15/2743
Presidente do júri
|
Ana Carolina Simões Lamounier Figueiredo dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019/05/08 | Intervenção com Famílias no Sistema de Promoção e Proteção: Estudo de Caso da Associação Passo a Passo no Âmbito da Preservação
Familiar.
http://hdl.handle.net/10400.15/2607
Vogal
|
Sandra Manuela Cunha Rosado Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019/05/06 | As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das perceções às propostas
de enfrentamento.
http://hdl.handle.net/10400.15/2546
Arguente
|
Virgínia Barbosa Lobo da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019/02/07 | Diversidade linguística e cultural de Macau e educação intercultural: problemas e perspetivas. http://hdl.handle.net/10400.2/7985
Arguente principal
|
Rui Manuel de Sousa Rocha (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/11/30 | A Medida do Rendimento Social de Inserção na Ótica de um Conjunto de Indivíduos Beneficiários.
http://hdl.handle.net/10400.15/2394
Arguente
|
Carla Alexandra dos Santos Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018/09/17 | O sentido atribuído por Idosos à velhice: congruências com os preceitos do envelhecimento ativo.
http://hdl.handle.net/10400.15/2326
Arguente
|
Sheyla Villar Fredenhagem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018/06/20 | O Impacto do Serviço de Apoio Domiciliário na Qualidade de Vida dos Beneficiários. Perspetiva das Necessidades Sentidas pelos
Utente.
http://hdl.handle.net/10400.15/2301
Presidente do júri
|
Fernanda Maria Neves Dias Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018/05/23 | A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Brasília: Perceção e Avaliação dos Alunos Beneficiários e seus
Reflexos nas Vidas Académica e Pessoal.
http://hdl.handle.net/10400.15/2261
Arguente
|
Rudimar Machado Sousa Júnior (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018/04/24 | Uma Proposta para o Incentivo à Permanência de Crianças e Adolescentes no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais.
http://hdl.handle.net/10400.15/2264
Presidente do júri
|
Rosane Soares de Queiroz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018/03/15 | A importância da elaboração de processos pedagógicos voltados às necessidades discentes no Campus Fortaleza do Instituto Federal
do Ceará-IFCE.
http://hdl.handle.net/10400.15/2168
Presidente do júri
|
Deuselina de Lima Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018/03/06 | Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: Ensino Médio integrado em Alimentos
do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios.
http://hdl.handle.net/10400.15/2161
Arguente
|
Marina Lima Carvalho Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017/06/21 | A importância da Universidade Sénior para um envelhecimento ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAM.
http://hdl.handle.net/10400.15/1807
Arguente
|
Élia Maria Santos Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017/06/20 | Formação docente e habilidades sociais: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do IFB.
http://hdl.handle.net/10400.15/1808
Arguente
|
Nádia Magambeira Chaves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016/12/16 | A Política de Inclusão e o Percurso de Formação Profissional dos Estudantes com Deficiência no Instituto Federal de Educação:
um estudo de caso do Campus Planaltina.
http://hdl.handle.net/10400.15/1644
Arguente
|
Luciano Cedraz de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016/12/06 | Os estudantes e sua representação social do Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade Proeja do Instituto Federal
de Brasília Campus Taguantinga.
http://hdl.handle.net/10400.15/1647
Arguente
|
Stênio Germano Ponte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016/11/22 | Contributos da Educação Não-Formal em Projetos de Intervenção Socioeducativa Juvenis da Residência Estudantil do IFB: Análise
da Prática Lúdica e Recreativa do JUMP
http://hdl.handle.net/10400.15/1707
Arguente
|
Andreia Pereira Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016/06/14 | Papéis de Género e Evasão Escolar: Um Estudo Comparativo entre Alunas e Alunos de um Campus do Instituto Federal de Brasília.
http://hdl.handle.net/10400.15/1577
Arguente
|
Larissa Carvalho Toth (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010/11 - Atual | Associação Internacional Colóquios da Lusofonia | |
2008 - Atual | Observatório da China | |
2003/03 - 2017 | CIES-IUL Centro de Investigação e Estudos em Sociologia |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014/10/08 - Atual | Arguente - Comissão de Apreciação do Projeto de Doutoramento na Especialidade de Educação e Multiculturalidade, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta de Rui Manuel dos Santos Rocha | Universidade Aberta, Portugal |
2013/12/03 - Atual | Arguente - Comissão de Apreciação do Projeto de Doutoramento na Especialidade de Educação e Multiculturalidade, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, de Ana Paula Paiva Dias | Universidade Aberta, Portugal |
Distinções
Prémio
2020 | Antonio Vaquero. Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa (ADIE) |