???global.info.a_carregar???
Teresa Seabra  (teresa.seabra@iscte-iul.pt) é licenciada em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1989), mestre em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2008). Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Diretora do curso de Mestrado em Educação e Sociedade. Investigadora integrada do CIES-IUL, desde 1993. Principais domínios de investigação: desigualdades sociais na educação; descendentes de imigrantes na escola; educação familiar; o efeito-escola nos resultados escolares. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros. De entre as publicações, destaca-se o livro  Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, publicado em 2010 pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL).  Membro do Conselho Consultivo do Jornal de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa de Jesus Seabra de Almeida

Nomes de citação

  • Seabra, Teresa
  • Seabra, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
AA12-6DFF-6285

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
Formação
Grau Classificação
2008/12/31
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1995/12/31
Concluído
Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1989/12/31
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2008/12/18 - 2020/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
1998/11 - 2008/12 Assistente (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
1995/12 - 1998/11 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
1990/10 - 1993/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/09 - 1995/11 Técnico Superior (Técnico Superior) Ministério da Educação, Portugal
Instituto de Inovação Educacional, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1980 - 1989 Docente do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/05/13 - 2020/12/31 Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (SGMSESS)
Em curso
2016/01/01 - 2020/12/31 Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
OE2-INTEGRAÇÃO E MIGRAÇÃO LEGAL - OE2.ON3 Capacidade
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal

Associação de Professores para a Educação Intercultural, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações (ACM)
Em curso
2017/10/01 - 2019/09/30 Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization
776029
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Comune di Bagnoli di Sopra, Itália

CPS - Center for Peace Studies, Croácia

Center for Research and Education Ltd, Chipre

Irecoop Veneto, Itália

Research Centre of the Slovenian Academy of Sciences and Arts, Eslovénia
CE-Comissão Europeia
Concluído
2015/09/20 - 2018/08/31 TEIP 3, Programa Ministerial de Apoio aos Territórios Educativos Prioritários
0
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2017/01/13 - 2017/11/12 A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
252/AD/2016
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Almada
Concluído
2017/03/20 - 2017/10/19 Projeto Educativo Municipal de Odivelas
DGEJCA/DISPE – P.84/2017/DJGFP/DFA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Odivelas
Concluído
2014/07/01 - 2015/06/30 Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior
ACM2014-1A3-0011-FEINPT
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CE-Comissão Europeia
Concluído
2012/12/01 - 2014/09/30 Sucess at School
Lifelong Learning Programme Centralized - COMENIUS
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

The University of Northampton, Reino Unido

Association Service Social Familial Migrants, França

New Bulgarian University, Bulgária

Ergo Institute, Eslovénia

Alma Mater Studiorum, Itália
CE-Comissão Europeia
Concluído
2012/03/15 - 2014/03/14 Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
PTDC/CS-SOC/119797/2010
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2011/06/20 - 2012/09/19 Avaliação de descentralização de competências de educação para os municípios
procedimento nº 2011/120/GEPE/ABS
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)
Concluído
2011/06/06 - 2011/09/30 Actividades de Desenvolvimento curricular (AEC): o caso da Alta de Lisboa
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação AGA KHAN Portugal
Concluído
2010/05/01 - 2011/03/31 O impacto das turmas com Percursos Curriculares Alternativos no Ensino Básico e dos Planos de recuperação, de acompanhamento e de desenvolvimento no sucesso escolar
18/DGIDC/DSDC/2010
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC)
Concluído
2010/11/04 - 2011/01/04 Estudo de Avaliação Externa do Projecto Nacional de Educação para o Empreendorismo
I-DGIDC/2010/DSIE/2113
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC)
Concluído
2009/09/01 - 2010/10/31 In/sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
FSE/CED/83589/2008
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2005/08/01 - 2009/04/30 Etnicidade, Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória
PPCDT/SOC/57872/2004
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2006/11/01 - 2008/05/30 Jovens Descendentes de Imigrantes e Futuro: Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais no Finalizar da Escolaridade Obrigatória
IME/SOC/49863/2003
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2002/02/15 - 2005/07/30 Condições e Processos de Integração ou Exclusão dos Descendentes de Imigrantes na Escola: o Caso dos Caboverdianos e dos Indianos em Portugal
POCTI/SOC/38835/2001
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Seabra, T.. "Alunos estrangeiros e descendentes de imigrantes no sistema de ensino português: elementos de diagnóstico e de reflexão". Trabalho apresentado em Seminário do Conselho Nacional da Educação Educação para todos: os invisíveis, os discriminados e os outros,, --, 2018.
    Publicado
  2. Mateus, S.; Seabra, T.. "Políticas de integração dos descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa (1976-2015) [Integration policies of descendants of immigrants in Portuguese society (1976-2015)]". Trabalho apresentado em Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2016.
    Publicado
  3. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S.. "Afrodescendentes e Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior [Afro-descendants and Opportunities for Access to Higher Education]". Trabalho apresentado em Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2016.
    Publicado
  4. Albuquerque, Adriana; Mateus, S.; Seabra, T.. "Educação, integração e equidade. Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior [Education, integration and equity. Paths of young people of African descent in higher education]". Trabalho apresentado em Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2016.
    Publicado
  5. Seabra, T.; Ávila, P.; L. Castro; Baptista, Inês. "Condiciones de las escuelas y resultados: origens nacionales y sociales de los estudiantes de las escuelas públicas de la AML". Trabalho apresentado em Crisis y Cambio: Propuestas desde la Sociologia (adenda), Madrid, 2014.
    Publicado
  6. Seabra, T.; Mateus, S.. "Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: que integração?". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre “A imigração em Portugal e na União Europeia”, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Albuquerque, Adriana; Seabra, Teresa; da Cruz Martins, Susana. "Social selectivity in Portuguese primary school: dynamics, conditions, and policy (2008-2018)". (2023): https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022244.04.
    https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022244.04
  2. Albuquerque,Adriana; Seabra,Teresa; Martins,Susana da Cruz. "Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018).". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000300520.
  3. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P.. "The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school". Portuguese Journal of Social Science 18 1 (2019): 9-26. https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/pjss/2019/00000018/00000001/art00002;jsessionid=1bkgs5e9omkcf.x-ic-live-01.
    Publicado • 10.1386/pjss.18.1.9_1
  4. Seabra, T.. "Relação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones". DOXA: Revista Brasileira de Psicologia da Educação 19 1 (2017): 163-180. http://seer.fclar.unesp.br/doxa/index.
    Publicado • 10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10827
  5. Seabra, T.. "A formação escolar dos estudantes oriundos de contextos sociais desfavorecidos". Dirigir & Formar 16 (2017): 21-22.
    Publicado
  6. Abrantes, P.; Seabra, T.; Caeiro, T.; Almeida, S.; Costa, R.. "'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso". Configurações 18 (2016): 47-66. http://configuracoes.revues.org/.
    Publicado • 10.4000/configuracoes.3658
  7. Seabra, T.. "Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa". Sociologia (2012): 185-210. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10014.pdf.
    Publicado
  8. Seabra, T.; Mateus, S.. "School achievement, social conditions and ethnicity: Immigrants’ children in basic schooling in Portugal". Portuguese Journal of Social Science 10 1 (2011): 73-86. http://www.ingentaconnect.com/content/intellect/pjss/2011/00000010/00000001/art00005.
    Publicado • 10.1386/pjss.10.1.73_1
  9. Seabra, T.; Mateus, S.. "Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português". Sociologia XX (2010): 411-424. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8810.pdf.
    Publicado
  10. Seabra, T.. "Desigualdades escolares e desigualdades sociais". Sociologia, Problemas e Práticas 59 (2009): 75-106. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  11. Seabra, T.. "A relação das famílias imigradas com a escolaridade: comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana". Interacções 2 2 (2006): 141-154. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/index.
    Publicado
  12. Seabra, T.. "A escola do ponto de vista das crianças: avaliação, sentimentos e representações em alunos da escolaridade obrigatória". CIDADES, Comunidades e Territórios 12-13 (2006): 105-119. http://revistas.rcaap.pt/cct/index.
    Publicado
  13. Seabra, T.; Mateus, S.. "Os descendentes de imigrantes na escola portuguesa: contigente, localização e resultados". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 10 8 (2003): 820-833. http://reipe.udc.es/.
    Publicado
  14. Seabra, T.. "As crianças em casa e na escola: textos e contextos cruzados". Fórum Sociológico 3-4 (2000): 71-93. http://journals.openedition.org/sociologico/.
    Publicado
  15. Seabra, T.. "Estratégias familiares de educação das crianças". Sociologia, Problemas e Práticas 23 (1997): 49-70. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Seabra, T.; Mateus, S.. "Migrant children in the Portuguese schools: the case of Brazilian pupils". In Children’s Lives in Southern Europe: Contemporary Challenges and Risks, 196-212. Cheltenham, Gloucestershire, Reino Unido: Edward Elgar Publishing Ltd, 2020.
    Publicado
  2. Seabra, T.; Mateus, S.; Matias, A.R.; Roldão, C.. "Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa, 301-314. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  3. Seabra, T.; Abrantes, P.. "Apresentação". In Incursões na Sociedade Educativa. Mundos Sociais, 2016.
    Publicado
  4. Seabra, T.; Vieira, M. Manuel. "Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? – estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa". In Organização da Rede escolar. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016.
    Publicado
  5. Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S.. "National Case Study - Portugal". In Volunteering as empowerment for sucess at school, editado por Devecchi; C., 209-234. --, Reino Unido, 2015.
    Publicado
  6. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Castro, L. D.; Baptista, I.. "A diferença que a escola pode fazer: estudos de caso em escolas do ensino básico da AML". In Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, editado por Melo; Benedita P.; outros, 947-974. --, Portugal: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2014.
    Publicado
  7. Seabra, T.; E. Rodrigues. "Trajectórias escolares e contextos familiares: comparação entre alunos autóctones e de origem imigrante (indiana e cabo-verdiana)". In Etnicidade, Nacionalismo e Racismo: migrações, minorias étnicas e contextos escolares, editado por Manuel Carlos Silva, 253-270. Porto, Portugal: Afrontamento, 2014.
    Publicado
  8. Seabra, T.; Ávila, P.; Castro, L. D.. "Imigração e condições sociais no desempenho escolar: resultados das provas de aferição em alunos da AML". In Sucesso escolar : da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, editado por Luisa Veloso; Pedro Abrantes, 207-229. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  9. Seabra, T.. "School Performance of Children of Indian and Cape Verdean Immigrants in Basic Schooling in Portugal". In International Handbook of Migration, Minorities and Education - Understanding Cultural and Social Differences in Processes of Learning, editado por Bekerman; Zvi; Geisen; Thomas, 419-434. --, Estados Unidos: Springer, 2012.
    Publicado
  10. Seabra, T.; Mateus, S.. "Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português [School trajectories, social properties and national origins: immigrant’s children in Portuguese elementary education]". In Família,Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil-Portugal, editado por Dayrell; Juarez; Maria Alice Nogueira; José Manuel Resende; Maria Manuel Vieira, 408-424. Minas Gerais, Brasil: EditoraUFMG, 2012.
    Publicado
  11. Seabra, T.. "Desempenhos escolares constrastantes em crianças de origem imigrante : contributo para o seu entendimento". In Da autonomia da escola ao sucesso educativo : obstáculos e soluções, editado por M.J. Cardona; R. Marques, 245-277. Chamusca, Portugal: Ed. Cosmos, 2011.
    Publicado
  12. Seabra, T.; Casa Nova, M.J.. "Integrationspolitiken für einwanderer und ihre nachkommen in öffentlichen schulsystem Portugals". In Migration und Integration in Europa, 283-298. Baden-Baden,, Alemanha: Ed. Nomos, 2010.
    Publicado
  13. Seabra, T.; Mateus, S.; E. Rodrigues; M. Nico. "Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais [Children of immigrants at the end of primary education: school orientations and social constraints]". In Desigualdades Sociais 2010: Estudos e Indicadores, editado por Carmo; Renato Miguel do, 165-172. Mundos Sociais, 2010.
    Publicado
  14. Seabra, T.; Mateus, S.. "Immigration and education: trajectories, daily life and aspirations". In Welfare and Everyday Life, (Portugal in the European Context, vol. III), 209-224. 2009.
    Publicado
  15. Seabra, T.. "Relação das famílias com a escolaridade e resultados escolares: comparando famílias de origem cabo-verdiana, de origem indiana e autóctones". In Escolas, Famílias e Lares: um caleidoscópio de olhares, 139-152. Porto, Portugal: Profedições, 2007.
    Publicado
  16. Seabra, T.; Mateus, S.. "Imigração e escolaridade [Immigration and schooling]". In Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu), editado por Guerreiro; Maria das Dores; Anália Torres; Luís Capucha. Oeiras, Portugal: Celta, 2007.
    Publicado
  17. Casa-Nova, M.J.; Seabra, T.; Mateus, S.; Caldeira, Rute. "Cultural Diversity in the curricula of the Portuguese public universities: the Sociology and Anthropology degrees". In Pedagogies of Teaching 'Race' and Ethnicity in Higher Education: British and European experiences. 2006.
    Publicado
  18. Casa-Nova, M.J.; Seabra, T.; Mateus, S.; Caldeira, Rute. "Cultural Diversity in the curricula of the Portuguese public universities: the Sociology and Anthropology degrees". In Pedagogies of Teaching 'Race' and Ethnicity in Higher Education: British and European experiences, 180-209. Birmingham, Reino Unido: C-SAP, 2006.
    Publicado
  19. Seabra, T.. "Os alunos de origem africana são objecto de um duplo fechamento". In Caminhos para a integração: condições de vida, aspirações e identidades de jovens descendentes de imigrantes na Europa, 71-74. 90Graus Editora, 2005.
    Publicado
  20. Seabra, T.. "Escola e famílias: encontros e desencontros". In Democratização escolar: intenções e apropriações, 105-111. CIE/Faculdade de Ciências da UL, 2003.
    Publicado
  21. Seabra, T.. "Famílias: etnicidade e classes sociais na educação das crianças". In .), Parceria Família-Escola e desenvolvimento da criança — Partenariado Familia-Escuela y desarrolo de los ninos, 206-222. Porto, Portugal: Asa, 2000.
    Publicado
  22. Rosa, Natalina; Antunes, M.C.; Seabra, T.. "Os professores de Sociologia: um grupo heterogéneo". In A Sociologia e o Ensino Secundário, 31-57. Celta Editora, 1999.
    Publicado
  23. Vilarinho, E.; Seabra, T.. "As crianças na escola: presença, resultados e representações". In Saberes sobre as crianças: para uma bibliografia sobre a infância e as crianças em Portugal (1974-1998). CEC/IEC/UM, 1999.
    Publicado
  24. Seabra, T.. "A Sociologia da Educação na ESE de Santarém". In O ensino da Sociologia da Educação – conteúdos e processos. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Cândido, Ana Filipa; Seabra, Teresa. 2023. "Processos de classificação e de categorização da diversidade cultural e migratória das populações no contexto europeu". http://hdl.handle.net/10071/28847.
    10.15847/CIESODWP012023
  2. Seabra, Teresa; Cândido, Ana Filipa. 2020. "Os alunos de nacionalidade estrangeira nos ensinos básico e secundário em Portugal Continental (2011/12 a 2016/17): taxas de aprovação”".
  3. Cândido, A.; Seabra, T.. 2019. "Os alunos de nacionalidade estrangeira no sistema educativo português: matrículas e modalidades de ensino". https://www.observatorio-das-desigualdades.com/.
  4. Seabra, T.; Giraldi, L.. 2012. "Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar".
Edição de livro
  1. Setton, Maria da Graça; Lima Torres, Leonor; Evangelista Gomes, Elias; Seabra, T.; Jardim, Fabiana; Dionísio, Bruno; Corrochano. Maria Carla. Mérito, desigualdades e diferenças : cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. Alfenas, Brasil: Universidade Federal de Alfenas. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Seabra, T.; Abrantes, P.. Incursões na Sociedade Educativa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2016.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Seabra, Teresa; Cândido, Ana Filipa; Tavares, Inês. Atlas dos alunos com origem imigrante: Quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal. Observatório das Desigualdades. 2023.
    10.15847/CIESODAtlasAlunosOrigemImigrante
  2. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Albuquerque, A.. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior. Lisboa, Portugal: Alto-Comissariado para as Migrações, I.P.. 2016.
    Publicado
  3. Burns, T.; Seabra, T.; Vieira, M.M.; L. Castro; Baptista, Inês; Torres, L.. Organização da Rede Escolar. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2016.
    Publicado
  4. Seabra, T.; A. Figueiredo; Castro, L. D.; M. Gomes. Relatório de Avaliação : estudo sobre o impacto das Turmas com percursos curriculares alternativos no ensino básico e dos planos de recuperação, acompanhamento e desenvolvimento no sucesso escolar. Lisboa, Portugal: MEC/D.Geral Educação. 2012.
    Publicado
  5. Seabra, T.; Mateus, S.; E. Rodrigues; M. Nico. Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica [Trajectories and Projects of Immigrant’s Children at the Exit of Basic Education]. Lisboa, Portugal: Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo. 2011.
    Publicado
  6. Seabra, T.. Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico. Lisboa, Portugal: Instituto de Ciências Sociais da UL. 2010.
    Publicado
  7. Seabra, T.. Educação nas famílias - etnicidade e classes sociais. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional. 1999.
    Publicado
  8. Seabra, T.; João Sebastião; Teixeira. Dinâmicas de mudança numa escola secundária - estudo de caso. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1998.
    Publicado
  9. Sebastião, João; Seabra, T.; Teixeira, Leonor. Dinâmicas de Mudança numa Escola Secundária. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1998.
    Publicado
  10. Sebastião, João; Benavente, A; J. Campiche; Seabra, T.. Renunciar à Escola: O Abandono Escolar no Ensino Básico. Fim de Século. 1994.
    Publicado
Relatório
  1. Mateus, S.; Santos, P.; Santinho, Cristina; Matias, A.R.; Pinho, Filipa; Seabra, T.; Al-Alou, A.. 2019. PandPAS Social Survey Report. http://www.pandpasproject.eu.
  2. Seabra, T.; Mateus, S.; Castro, L. D.; Pinheiro, F.; Gouveia, L.. 2018. Contributos para o Projeto Educativo Municipal do Concelho de Odivelas Relatório Técnico.
  3. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana. 2017. A diferença que a escola pode fazer. O sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano).
  4. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Albuquerque, Adriana. 2015. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior [School paths for young Africans (PALOP) accessing higher education].
  5. Seabra, T.; Mateus, S.; Albuquerque, Adriana. 2014. Evaluation Report SAS.
  6. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Vieira, M.;M.; Ávila, P.; Castro, L. D.; L. Castro; Baptista, I.; Mateus, S.. 2014. Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica [Schools that do better: the school success of children of immigrants in elementary school]. http://www.cies.iscte.pt/np4/?newsId=474&fileName=relat_riofinalcompleto26nov2014.pdf.
  7. Seabra, T.. 2013. Success at school by volunteering.
  8. Seabra, T.; Carmo, R. M. ; Castro, L. D.; Baptista, Inês. 2012. Avaliação de descentralização de competências de educação para os municípios.
  9. Seabra, T.; L. Castro; M. Gomes; A. Figueiredo. 2011. Avaliação do impacto das Turmas PCA e do Despacho 50.
  10. Seabra, T.; A. Silva. 2011. Estudo de Avaliação das Actividades de Desenvolvimento curricular (AEC): o caso da Alta de Lisboa.
  11. Seabra, T.; Mateus, S.; Rodrigues, E.; Nico, Magda. 2009. Etnicidade, trajectórias escolares e orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória.
  12. Seabra, T.; Mateus, S.; Rodrigues, E.; Nico, Magda. 2008. Jovens descendentes de imigrantes e futuro: trajectórias escolares e orientações profissionais no finalizar da escolaridade obrigatória.
Resumo em conferência
  1. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P.. "Understanding the impact of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school". Trabalho apresentado em 13th Conference of the European Sociological Association abstracts book, Athens, 2017.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Seabra, T.. "Recensão Crítica a Margarida Chagas Lopes e Aquiles Pinto (1999), Competitividade, Aprendizagem e Soluções pedagógicas, Oeiras, Celta Editora". 161 (2002): 1262-1266.
    Publicado
  2. Seabra, T.. "Recensão Crítica a António Joaquim Esteves (1995), Jovens e idosos: família, escola e trabalho, Porto, Afrontamento". 3 (1995):
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Educação e Imigração. Workshop da Secção Temática Migrações, Etniciade e Racismo - Imigrações em Portugal: experiências e lições práticas. 2019. Seabra, T..
  2. Desempenho escolar de estudantes chineses em Portugal. A presença da China em Portugal no século XXI: principais tendências e desafios. 2019. Gaspar, S.; Seabra, T.; Carvalho, H..
  3. Efficacy and equity: Evolution of social differentiation between elementary schools and their results in a Portuguese municipality. European Conference on Educational Research (ECER), Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research?,. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  4. Eficácia e equidade: dinâmicas de diferenciação social da rede escolar e evolução dos resultados num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. X Congresso Português de Sociologia, Na Era da “Pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal Contemporâneo. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  5. CV: O que conta para além da escola. VI Colóquio Luso- Brasileiro de Sociologia da Educação. 2018. Seabra, T..
  6. Os Discriminados: Imigrantes e Refugiados - Alunos estrangeiros e descendentes de imigrantes no sistema de ensino português: elementos de diagnóstico e de reflexão. Seminário Educação para todos: os invisíveis, os discriminados e os outros. 2018. Seabra, T..
  7. O “efeito escola” em organizações escolares agrupadas. V Ciclo de Seminários Sociologia da Educação. Diálogos com os a(u)tores. 2018. Seabra, T.; Vieira, M.M..
  8. A composição social da escola enquanto produtora de sucesso escolar: os resultados a matemática dos alunos descendentes de imigrantes no 4º ano de escolaridade. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P..
  9. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior. Seminário de Formação de Docentes. 2018. Seabra, T..
  10. Understanding the impact of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school. 13th Conference of the European Sociological Association – (Un)Making Europe: Capitalism, Solidarities, Subjectivities. 2017. Carvalho, H.; Seabra, T.; Ávila, P..
  11. Projeto Educativo do Concelho de Odivelas [Educational Project of the Municipality of Odivelas]. Conselho Municipal de Educação de Odivelas. 2017. Seabra, T.; Mateus, S.; Castro, L. D.; Pinheiro, F.; Gouveia, L..
  12. A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano). II Encontro sobre Sucesso escolar. 2017. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  13. “Educação e etnicidade: trajetos e condições de integração” [Education and ethnicity: paths and conditions of integration]. Fórum de Pesquisas CIES- IUL 2017. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. 2017. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Matias, A.R..
  14. Conditions of access and experiences of young people of African origins in Portuguese Higher Education. European Conference on Educational Research - ECER - Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research. 2017. Mateus, S.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Roldão, C.. http://www.eera-ecer.de/ecer-2017-copenhagen/.
  15. Ensinar no ISCTE-IUL. 1as Jornadas Pedagógicas da ESPP. 2017. Seabra, T..
  16. Succeeding against the odds: Afro-Portuguese youth in Higher Education. Conferência Afroeuropeans: Black Cultures and Identities in Europe. 2017. Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana. https://www.uta.fi/yky/en/6thafroeuropeans/index_en.html.
  17. Improving odds for immigrant students best performance: understanding school ethnic composition effect in the Portuguese primary schools using multilevel analysis. ECER 2017 – Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research. 2017. Carvalho, H.; Seabra, T.; Ávila, P..
  18. Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior [Education, integration and equity: paths of young Afro-descendants in higher education]. IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Albuquerque, Adriana; Mateus, S.; Seabra, T.; Cristina Roldão.
  19. Can schools make difference in improving children of immigrants’ achievement? The effect of school composition on Math outcomes in Portuguese public basic schools. International Mid-term Conference Research, European Sociological Association (ESA). 2016. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P..
  20. Dissertação de Mestrado. Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso numa escola da Grande Lisboa. 2016. Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Roldão, C.. http://hdl.handle.net/10071/12664.
  21. Conditions of possibility: higher education access of African origin students in Portugal despite adverse socioeconomic conditions. Education and Empowerment: Theories and Practices, International Mid-term Conference Research Network RN 10 Sociology of Education. 2016. Seabra, T.; Mateus, S.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana.
  22. School as a moderating effect on the academic outcomes of students with immigrant background: an extensive study in public schools at Lisbon metropolitan area. ECER 2016 Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers. 2016. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P.. http://www.eera-ecer.de/ecer-2016-dublin/.
  23. A diferença está em cada escola? Dinâmicas internas em organizações escolares agrupadas. Mês da educação-conferências. 2016. Seabra, T.; Vieira, M.;M..
  24. O efeito moderador da escola nos resultados escolares de alunos do ensino básico (4º e 6º ano). IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P..
  25. Sono e Desempenho Escolar: Resultados preliminares [Sleep and School Performance. Preliminary results]. Encontros da Educação. 2016. Seabra, T.; Mateus, S.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana.
  26. Os descendentes de imigrantes na escola portuguesa: elementos para reflexão. Encontro do Conselho para as Migrações. 2016. Seabra, T..
  27. Políticas de integração dos descendentes de imigrantes na sociedade portuguesa (1976-2015) [Integration policies of descendants of immigrants in Portuguese society (1976-2015)]. IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Mateus, S.; Seabra, T..
  28. Afrodescendentes e Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior [Afro-descendants and Opportunities for Access to Higher Education]. IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S..
  29. Moving ahead in the educational systems: The complexities, conditions and experiences of youth of African origin in Portuguese Higher Education. 18th Nordic Migration Conference. 2016. Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana. http://www.sv.uio.no/iss/english/research/news-and-events/events/conferences-and-seminars/the-18th-nordic-migration-conference/.
  30. A presença dos afrodescendentes no ensino superior português [The presence of Afro-descendants in Portuguese higher education]. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S.. https://sites.google.com/site/soced2015/home/programa.
  31. Caminhos (im)prováveis: equidade, mobilidade social e participação no ensino superior de jovens descendentes de imigrantes africanos [(Im)Probable paths: equity, social mobility and participation in higher education of young people of African origin]. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Albuquerque, Adriana; Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.. https://sites.google.com/site/soced2015/home/programa.
  32. Poderá a escola mudar os destinos escolares?. Programa sucesso educativo: conhecer, debater e intervir. 2015. Seabra, T..
  33. Do schools matter? Mathematics performance in Portuguese public basic schools. 12th ESA Conference- Differences, Inequalities and Sociological Imagination. 2015. Seabra, T.; Ávila, P.; Carvalho, H..
  34. Poderá a escola mudar os destinos escolares?. Encontro SUCESSO EDUCATIVO conhecer, debater e intervir. 2015. Seabra, T.; Martins, SC.
  35. Os descendentes de imigrantes na escola portuguesa: elementos para reflexão. Encontro de apresentação do MIPEX, IGOT, FCG. 2015. Seabra, T..
  36. O “efeito escola” na produção do sucesso escolar: estudos de caso em escolas do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Ávila, P..
  37. Inclusão e igualdade de oportunidades. Encontro Formar para Incluir, ESE Santarém. 2015. Seabra, T..
  38. Comentário à mesa: jovens, origem social e trajetorias educativas. Conferência de apresentação de resultados do projeto EPITeen24. 2015. Seabra, T..
  39. School effect on pupils’ achievement: the case of public schools in a Portuguese area. Education and Transitions. Contributions from Educational Research. 2015. Carvalho, H.; Ávila, P.; Seabra, T..
  40. Desigualdades sociais em contexto escolar. Humanizar a sociedade:o papel das IPSS no processo de humanização da sociedade. 2015. Seabra, T..
  41. O poder da escola: resultados em provas de aferição do 4º e 6º anos. Workshop CIES-IUL. 2015. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Ávila, P..
  42. Sociology of Education in Portugal:the study of inequalities in the educational system. ESA Midterm Conference. 2014. Seabra, T..
  43. Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? – estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa. VII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s), Progressos, contradições e prospetivas. 2014. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Castro, L. D.; Baptista, Inês.
  44. Educação e Imigração: a integração dos alunos imigrantes nas escolas do ensino básico do centro histórico de Lisboa (comentário). Jornadas do Observatório da Imigração (ACM). 2014. Seabra, T..
  45. A diferença que a escola pode fazer: estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa. IV Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação. 2014. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Castro, L. D.; Baptista, I..
  46. Os caminhos da escola dos filhos dos imigrantes. Forum Pesquisas CIES-IUL, Vidas em Movimento:migrações, mobilidades e turismo. 2014. Seabra, T..
  47. Internal Evaluation Framework Discussion. V meeting Success at School Project. 2014. Mateus, S.; Seabra, T..
  48. O efeito-turma no desempenho dos alunos do ensino básico. VII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s), Progressos, contradições e prospetivas. 2014. Seabra, T.; Ávila, P..
  49. Evaluation update and framework discussion. IV European Meeting Project Success at School. 2014. Mateus, S.; Seabra, T..
  50. Education and Health Care Issues for Migrants. 4th Workshop of the Immigration Mediterranean Network (iMnet): Immigrant Integration in Portugal: Policies, Practices and Actors. 2013. Seabra, T..
  51. Interculturalidade hoje e amanhã: as (novas) inclusões. 7º Encontro APEDI: 20 anos de interculturalidade em Portugal: diversidade e inclusão?. 2013. Seabra, T..
  52. Sucesso escolar: descontinuidade cultural e adaptação escolar. Conferências Pós-Graduadas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 2013. Seabra, T..
  53. Condiciones de las escuelas y resultados: orígenes nacionales y sociales de los estudiantes de las escuelas públicas de la AML. XI Congresso Español de Sociologia. 2013. Seabra, T..
  54. School effects: results, national and social origins of students in Lisbon Metropolitan Area Public Schools. ECER - European Conference on Educational Research 2013. 2013. Seabra, T.; Baptista, I.; L. Castro; Ávila, P..
  55. Why Are so Many Immigrant and Minority Students in Professional Education in Portugal. 11th ESA Conference – Crisis, Critique and Change. 2013. Casa Nova, M. J.; Seabra, T..
  56. Social Inequalities, School Conditions and National Attainment Tests results: the Portuguese Public School Students (Lisbon Metropolitan Area). 11th ESA Conference – Crisis, Critique and Change. 2013. Seabra, T.; Ávila, P.; Baptista, I.; L. Castro.
  57. A Escola e a Família na promoção de comportamentos saudáveis. Fórum da Educação de Marvila. 2013. Seabra, T..
  58. A Escola Pública e o Aluno Em Portugal. III Jornadas Sei!. 2013. Seabra, T..
  59. Escolas, População escolar e resultados: Provas de Aferição em alunos da AML. Seminário Internacional de Investigação em Educação. 2013. Seabra, T.; Ávila, P.; Baptista, Inês; L. Castro.
  60. Crianças, família e escola. Infância e Sociedade ? abordagem sociológica, Jornadas do Núcleo de Sociologia do ISCSP. 2012. Seabra, T..
  61. Ethnicity, Family Background and School Achievement in Portugal: results of the National Attainment Tests in Portuguese Language. European Sociological Association Mid-term conference. 2012. Seabra, T.; Ávila, P.; Baptista, Inês.
  62. Comparando o comparável: escolas e resultados em provas de aferição. VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações. 2012. Seabra, T.; Ávila, P.; L. Castro; Baptista, Inês.
  63. Conservação na mudança: desigualdades na escola portuguesa. III Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação. 2012. Seabra, T..
  64. Sucesso escolar e adaptabilidade cultural. VII Congresso Português de Sociologia - Sociedade, Crise e Reconfigurações. 2012. Seabra, T..
  65. Resultados da avaliação : turmas PCA e planos de recuperação, acompanhamento e desenvolvimento. Seminário Sucesso Educativo: Desafios e oportunidades. 2012. Seabra, T..
  66. Diferenciação ou exclusão?: avaliação de medidas em curso na escolaridade básica. Workshops Juventude, Escola e Modernidade. 2012. Seabra, T..
  67. Descendentes de imigrantes e educação (escolar e familiar). Workshop de Peritos sobre Educação e Formação, Evento Nacional - Conhecer para Agir ? Contributos para o Livro Branco da Juventude. 2012. Seabra, T..
  68. Cooperação escola-família: que rumos?. Seminário Participação dos pais na escola. 2011. Seabra, T..
  69. Diversidade de percursos escolares nas escolas públicas da AML: género, condição social e etnicidade. Conferência Territórios de diversidade e convivência cultural na Área Metropolitana de Lisboa. 2011. Seabra, T..
  70. Populações escolares de origem imigrante na AML: localização e resultados. II Encontro de Sociologia da educação Educação, Territórios e (Des)igualdades. 2011. Seabra, T.; Ávila, P.; L. Castro; V. Henriques.
  71. Apresentação do livro Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica ». Jornadas do Observatório da Imigração. 2011. Seabra, T.; Mateus, S.; Rodrigues, E.; Nico, M..
  72. (In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes:origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa. Conferência Internacional Sucesso escolar : da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. 2011. Seabra, T.; Ávila, P.; Mateus, S.; L. Castro; V. Henriques.
  73. Os descendentes de imigrantes no ensino básico: a experiência da escolaridade. Conferências EDUCAÇÃO. 2011. Seabra, T..
  74. The educational performance of immigrants´ children in state schools: the results of the Attainment Tests in Mathematics (2008/09). 10º Conferência da Associação Europeia de Sociologia (ESA), Social Relations in Turbulent Times. 2011. Seabra, T.; Ávila, P..
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/04/08 - Atual Trajectos de Descendentes de Imigrantes Brasileiros no Ensino Básico - Educação Intercultural, Desempenho e Integração
Coorientador de Ana Schreck Carmo dos Reis Dória
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/04/08 - Atual O Serviço Social na promoção do sucesso escolar: Contributos para uma abordagem multidisciplinar
Coorientador de Fernanda Maria Monteiro Pinheiro
Serviço Social (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/04/08 - Atual Konta bu storia Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira
Coorientador de Ana Raquel Monteiro Matias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/30 - Atual A utilização de plataformas digitais para a comunicação em contexto escolar
Orientador de Adelaide Maria Amaral Gomes Fonseca
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/29 - Atual Desempenho escolar dos descendentes de imigrantes
Coorientador de Ana Filipa da Costa Cândido
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/29 - Atual Serviço Social e o Sucesso Escolar
Coorientador de Mariana Medroa Mateus
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/20 - Atual Inovação Pedagógica
Orientador de Ana Rita da Cunha Morais
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/16 - Atual Dinâmicas de Inovação Pedagógica
Orientador de Maria da Graça de Jesus Batista Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/16 - Atual Viver a escola na comunidade cigana
Orientador de Ana Isabel Batista da Silva Certã
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/20 - Atual Práticas Educativas Familiares
Orientador de Joana Isabel de Albuquerque Quintão de Freitas Leal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/01 - Atual AS DESIGUALDADES SOCIAIS E O DESEMPENHO ESCOLAR: CASO ESCOLA DO I CICLO ENSINO SECUNDÁRIO BENGUELA/ ANGOLA
Orientador de Lino Uhengue
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/20 - Atual Integração de crianças imigrantes ba escola
Orientador de Nicole Salgueiro Peixoto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - Atual Causas do Insucesso Escolar no Ensino Primário em Benguela - Angola
Orientador de Peterson Higino Marcelino Maneco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - Atual A relação de uma Escola TEIP com a Indisciplina Escolar: Representações e Estratégias dos diferentes Agentes Educativos.
Orientador de Sandra Ribeiro Faria Antunes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/13 - 2019/12/17 Interações Familia-Escola: Práticas e representações de educadores de Infância
Orientador de Sandra Isabel de Matos Botas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/10 - 2019/12/17 Percursos de "contratendência" ascendentes nos trajetos escolares
Orientador de Helena Mendes Marinho Canilho Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/28 - 2019/11/27 A inclusão de crianças com Necessidades educativas especiais nos jardins de infância: A opinião das educadoras.
Coorientador de Maria de Lurdes Lopes Borralho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/13 - 2019/11/19 A Formação da Agenda na Reforma do Ensino Médio Brasileiro
Orientador de Samara Delgado de Resende
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/06 - 2019/10/15 O insucesso e o abandono escolares sob o olhar dos jovens no contexto do ensino médio profissional no Brasil: Um estudo de caso.
Orientador de Jamilly Suzarte Carvalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2018/08/31 A matemática: Representações familiares e aspirações/expetativas dos alunos
Orientador de Leonor Tavares Pimenta
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/03 - 2018/07/25 Processos Educativos em Famílias com Filhos Biológicos e Adotados
Orientador de Helena Cristina Tavares Pinto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/02 - 2017/12/12 O sucesso escolar de alunos ciganos: estudo de caso numa escola do 1º ciclo do ensino básico de Lisboa
Orientador de Sofia Ferreira Sotto-Mayor de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/27 - 2017/11/17 Relações entre educadores e crianças ciganas em contexto escolar
Orientador de Raquel Camila Borges Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/28 - 2016/12/20 Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso num agrupamento de escolas na Grande Lisboa.
Orientador de Adriana Albuquerque de Oliveira Campos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2016/12/07 Os alunos - de onde vêm, o que trazem, o que fazem. O caso da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Orientador de Sandrina Espiridião de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/28 - 2016/07/21 A certeza da interceza: percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolar
Orientador de Cláudia Sofia de Sousa Correia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2016/06/03 A Educação Sexual no Ensino Secundário (1º ciclo) em São Tomé: a avaliação dos professores envolvidos
Orientador de Écela Rosa Fernandes de Carvalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/31 - 2015/12/10 A experiência de integração escolar dos estudantes guineenses em Portugal: O caso dos Estudantes do 1º Ciclo no ISCTE
Orientador de Wilson Cá
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/09 Trajetórias e Expectativas Escolares
Orientador de Severina Alice Abias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2015/12/09 O Desempenho Escolar em Matemática (no 3º Ciclo): o papel dos professores
Orientador de Inês Vasconcelos de Oliveira Eisele
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2014/12/01 Os processos de autonomização identitária dos irmãos gémeos: escola, família e pares. O ponto de vista dos jovens
Orientador de Vanessa Viviana Custódio Garcias Limpo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/23 - 2014/09/10 Relação entre a Situação Profissional e Académica das Mães e as Estratégias Educativas
Orientador de Ivan Filipe Ferreira Amaral do Nascimento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2014/07/17 Cisnes Negros - Representações de sucesso e processos autoatribuição causal em imigrantes
Orientador de Emanuel Francisco Martins Barbeitos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/12 Famílias? - Escola: Que interacções? Práticas de interacção e avaliação mútua
Orientador de Maria João da Costa Candeias Baptista Tomé
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/20 Os Imigrantes Brasileiros e a educação ao Longo da Vida
Orientador de Vagner Gonçalves da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/04/18 Relações entre as condições familiares e o desempenho escolar
Orientador de Liliana Alves de Lemos Marques Pires de Deus Alves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/02/07 Relação Família-Escola: acções e representações
Orientador de Ana Paula Soares Sopas Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/01/21 Estratégias de integração escolar e social: Famílias de origem ucraniana em Portugal
Orientador de Maria Leonor Dias Duarte Gonçalves de Almeida Castro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/20 O papel das práticas culturais nos trajectos escolares
Orientador de Marco Aurélio Martins Praça
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/19 Motivações, trajectória e avaliação de cursos profissionais de nível IV: estudo de caso de uma escola profissional
Orientador de Fernando Manuel da Conceição Augusto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/05 Abandono escolar precoce na Guiné-Bissau: Factores, Sentimentos e Consequências
Orientador de Raimundo Agostinho Ialá
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/05 Escolas Comunitárias na Guiné Bissau: sentidos, relações e mudanças
Orientador de Augusto Gomes Barreto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/01/02 - 2019/12/13 Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2019 (2019/01/02)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/12/05 - 2019/12/05 Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças do 1º ciclo (2019/12/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2019/11/25 - 2019/11/25 Currículos escondidos e enviesamentos (in)conscientes: desenho curricular para a justiça social (Tânia Dias Fonseca) (2019/11/25)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/05/24 - 2019/05/24 Educação em tempo integral, infância e vulnerabilidade social (Levindo Diniz Carvalho) (2019/05/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/03/29 - 2019/03/29 A transformação do modelo educacional ocidental: Paradoxos e contradições de uma perspetiva genealógica (José Francisco Durán Vázquez) (2019/03/29)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/03/13 - 2019/03/13 The blended learner: digitalisation, freedom and enterprise; neoliberalism in the classroom (Stephan Ball) (2019/03/13)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2018/11/05 - 2018/11/05 Um breve panorama da educação superior no Brasil: da reprodução das desigualdades à transformação social?, (2018/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018/02/23 - 2018/11/05 Ciclo de Conferências em Educação 2018 (2018/02/23)
2018/10/19 - 2018/10/19 Brincadeira de crianças ou assunto sério? As desigualdades de género e sexualidade na escola (2018/10/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018/05/17 - 2018/05/17 A sujidade sai, mas a experiência fica” – contributos do brincar ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizagem" (2018/05/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018/04/20 - 2018/04/20 A Escola em Mudança: ruturas e continuidades (2018/04/20)
2018/03/15 - 2018/03/15 A condição de aluno: transições contemporâneas (2018/03/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018/02/23 - 2018/02/23 Territórios, Educação e Estratégias de Convergência Escolar (2018/02/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2017/05/02 - 2017/05/02 Jornadas Pedagógicas 2017 (2017/05/02)
2016/01/01 - 2016/12/31 Ciclo de Conferências em Educação 2016 (2016/01/01)
2016/01/01 - 2016/12/31 5º Colóquio Luso- Brasileiro de Sociologia da educação (2016/01/01)
2015/01/01 - 2015/12/31 Ciclo de Conferências em Educação 2015 (2015/01/01)
2014/01/01 - 2014/12/31 IV Encontro Luso Brasileiro de Sociologia da Educação, (2014/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 Que diferença faz a escola? (2013/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 Sucesso escolar (2013/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 Seminário Internacional de Investigação em Educação 2013 (2013/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 Comparação em educação (2013/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 Conceção e análise de questionários (2013/01/01)
2012/01/01 - 2012/12/31 cAIR12, Applied Interculturality Research (2012/01/01)
2011/01/01 - 2011/12/31 Conferência internacional Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar (2011/01/01)
2011/01/01 - 2011/12/31 II Encontro de Sociologia da educação Educação, Territórios e (Des)igualdades (2011/01/01)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - 2020/07 Sociologia da Educação Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Sociedade Educativa Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Educação e Sociedade Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Desenho da Pesquisa Administração Escolar (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Refletir e Agir sobre o Insucesso e Abandono Escolares Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Descendentes de Imigrantes e Educação Sociologia (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Sociologia do Desempenho Escolar Sociologia (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Diásporas Africanas, Migrações e Direitos Estudos Africanos (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Educação e Sociedade Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Famílias e Educação Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Planeamento e Avaliação de Educação e Formação Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2015 Prémio Pedagógico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal