Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ilda Maria Moreira Frias e Rodrigues Santana da Silva
Nomes de citação
- Hilda Moreira de Frias
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AA11-3339-4D5D
- ORCID iD
- 0000-0001-9682-2495
Endereços de correio eletrónico
- hilda.frias@gmail.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/02/28
Concluído
|
History of Art (Doutoramento)
Especialização em Contemporary Art
Universidade de Évora, Portugal
"Ensino e prática artística: Coimbra na segunda metade do seculo XX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Nota Máxima com Distinção e Louvor |
2016
Concluído
|
Post Graduation (Pós-Graduação)
Especialização em Art Curatorship
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2006
Concluído
|
Post Graduation (Pós-Graduação)
Especialização em Educational Sciences
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
|
2003
Concluído
|
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Especialização em História da Arte
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
"A Arte de Entalhe na Antiga Índia Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom com Distinção |
1992
Concluído
|
História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2014 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal | ||
2000 - 2009 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006 - 2010 | Professor | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/04 | A importância do Serviço Educativo nos equipamentos culturais | Isto eu também fazia...
Casa Roque Gameiro, Câmara Municipal da Amadora (Amadora, Portugal)
|
2023/03 | O Inventário de Todos os Objetos Existentes no Extinto Collegio de S. Boaventura da Cidade de Goa |
Centro Científico e Cultural de Macau (Lisbon, Portugal)
|
2023/02 | Santana da Silva Palace |
Orient Foundation - Goa (Panaji, Índia)
|
2022 | Serviço Educativo no Museu Nacional de Arte Contemporânea - MNAC, | Congresso Internacional: Mediação e Educação: Viver o Presente, Construir o Futuro
Museu do Benfica - Cosme Damião (Lisbon, Portugal)
|
2022 | O complexo dos ateliers dos Coruchéus e o surgimento da Galeria Quadrum |
Biblioteca dos Coruchéus (Lisbon, Portugal)
|
2022 | A Capela do Palácio Santana da Silva em Margão, Goa |
Centro Científico e Cultural de Macau (Lisbon, Portugal)
|
2021/09 | A miraculosa imagem de Nossa Senhora da Luz e o seu Santuário |
Centro de Artes UFF - Universidade Federal Fluminense, CIEBA - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Universidade
de Trás-os-Montes e Alto Douro (Brasil)
|
2021/09 | A antiguidade da escultura de madeira policromada, da imagem medieval de Nossa Senhora da Luz |
CIEBA, Colégio Militar, Paróquia da Luz (Lisbon, Portugal)
|
2021 | Pulpits of Goa | Conferences
Museum of Christian Art (Old Goa, Índia)
|
2019 | Mestre Narciso Costa, Vida e Obra | Exposição Nós e os Outros
Museu da Imagem e Movimento (Leiria, Portugal)
|
2016 | Igreja da Luz e Hospital de Nossa senhora dos Prazeres |
Centro Cultural Franciscano (Lisbon, Portugal)
|
2016 | O Círculo Delaunay | À Descoberta do Centro de Arte Moderna
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Os trabalhos de investigação de 1998 a 1999 com vista a uma nova museografia |
Universidade Lisboa/ARTIS (Lisbon, Portugal)
|
2015 | António Dacosta, 1914 - 2014 | À Descoberta do Centro de Arte Moderna
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2014 | Aberturas de Ateliês de Artistas: A criação, os espaços e os intercâmbios |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2014 | Sob o Signo de Amadeo - Um Século de Arte | À Descoberta do Centro de Arte Moderna
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2013 | Conversas sobre o Palácio das Laranjeiras |
Ministério da Educação e Ciência (Lisbon, Portugal)
|
2013 | Corpo, Performance, Arte e Estética – O Movimento no Futurismo Italiano |
Institut Français du Portugal (Lisbon, Portugal)
|
2012 | A Iconografia Inesiana na Arte Contemporânea | Congresso Internacional Pedro e Inês: O futuro do passado
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2010 | Escultura indo-portuguesa em marfim da Coleção Estrada |
Câmara Municipal de Abrantes (Abrantes, Portugal)
|
2010 | Goa como espaço de interculturalidade da arte religiosa | Colóquio Internacional Portugal na Confluência das Rotas Comerciais Ultramarinas
CHAM, NOVA-FCSH (Lisbon, Portugal)
|
2010 | Deusas e Semideusas em Ajanta, Ellora e Elephanta - normas de beleza feminina |
Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa (Lisbon)
|
2009 | A Imaculada Conceição e as suas representações no Ocidente e Oriente |
Palácio Nacional da Ajuda - Galeria D. Luís (Lisboa, Portugal)
|
2009 | A moda na obra de Paula Rego | Ciclo de Conferências
Casa das Histórias Paula Rego (Cascais, Portugal)
|
2009 | Os Ballets Russes e o Modernismo em Portugal |
Câmara Municipal de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2009 | Retrato Mário Ribeiro de António de Soares na exposição Hein Zobernig e a coleção do Centro de Arte Moderna | À Descoberta do Centro de Arte Moderna
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2008 | Uma Obra de arte à hora de almoço: In the Café – Lourdes Castro | À Descoberta do Centro de Arte Moderna
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2008 | O Desenho na Colecção do CAMJAP | Palestras
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2008 | Processos de Trabalho, Mudanças de Estilo | Palestras
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2008 | O Modernismo Visto Pelos Outros | Palestras
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2008 | Auto-Retrato num grupo, por Almada Negreiros | Palestras
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2007 | A iconografia na Arte luso-indiana |
Casa de Goa (Lisbon, Portugal)
|
2006 | De Sarah Afonso a Lourdes de Castro: percursos no feminino na Arte Portuguesa | Conversas
ArtIlimitada (Lisboa, Portugal)
|
2004 | Salvador Dalí - A Vida e a Obra de um Artista | Centenário do Nascimento de Salvador Dalí
Escola Secundária José Estêvão, Escola Secundária José Estêvão (Aveiro)
|
2003 | A arte como encontro de culturas. A talha dourada nos monumentos religiosos em Goa | Ciclo de Conferências
Casa de Goa (Lisboa)
|
1999 | O Enigma nas Díspares Representações Artístico-Religiosas da Talha Dourada Luso- Oriental |
Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (Lisboa, Portugal)
|
1998 | A Arquitectura Religiosa ao longo do século XX - Espaços Sagrados/Espaços Profanos | Ciclo de conversas temáticas
Centro Cultural de Belm (Lisbon, Portugal)
|
1996 | A Infanta D. Maria e o Santuário da Luz |
Paróquia de S. Lourenço de Carnide (Lisbon, Portugal)
|
1996 | Olhares Sobre a Índia – Formas Artísticas | Ciclo de Conferências
Fundação Oriente (Lisboa, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/13 | Os Têxteis sino-portugueses dos séculos XVI e XVIII: Problematização historiográfica e terminológica
Arguente
|
Rita Ribeiro Castro Serra (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2010 - 2013 | Teoria e História do Design | (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal |
2010 - 2013 | História da Cultura Portuguesa - séculos XIX e XX | (Licenciatura) | Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal |
2010 - 2013 | História da Cultura Visual Contemporânea I | Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal | |
2006 - 2010 | História da Arte Portuguesa | (Diploma de especialização) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2006 - 2010 | História da Moda | História da Arte Portuguesa (Diploma de especialização) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2000 - 2008 | História da Cultura Visual Contemporânea I | (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2000 - 2008 | História das Artes I | (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2000 - 2008 | História das Artes II | (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2000 - 2008 | Introdução ao Património Cultural | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Associação Portuguesa de Museologia | coordinator |
2020 - Atual | ECARTE XXI | Member |
2009 - Atual | Associação Castelo d'If | President |
1994 - Atual | Sociedade Portuguesa de Autores | Member |