???global.info.a_carregar???
Alexandra Carneiro has a degree in Psychology and a Masters degree in Psychology, with a specialization in Clinical and Health Psychology, from Faculdade de Educação e Psicologia of Universidade Católica Portuguesa. She also holds a PhD in Applied Psychology from the University of Minho, with the thesis entitled Emotional and Behavioral Problems in Preschoolers: Risk Factors and Assessment Issues. She has developed research on psychological assessment and psychopathology in preschool aged children. Currently, Alexandra Carneiro is a member of the PROMISE project team, carrying out ethnographic research on youth and social participation, particularly among young activists for gender equality. Also develops research in the are of psychopathology and routine outcome monitoring with children and adolescents.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandra Manuela Paiva Carneiro

Nomes de citação

  • Alexandra Carneiro

Identificadores de autor

Ciência ID
A719-7AF2-463C
ORCID iD
0000-0002-7190-5304

Endereços de correio eletrónico

  • acarneiro@ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e psicologia. Rua Diogo Botelho 1327, 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2016/02/22
Concluído
PhD in Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Emotional and Behavioral Problems in Preschoolers: Risk factors and assessment issues" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2009
Concluído
Master in Psychology - Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Avaliação do temperamento aos 24 meses: Validação da versão portuguesa do Infant Characteristics Questionnaire" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2007
Concluído
Bachelor in Psychology (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/11/01 - 2017/10/31 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016/02/01 - 2017/06/30 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2009/09/01 - 2010/03/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Psicóloga Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017/11/01 - 2019/04/30 Doctorate Researcher Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2016/11/01 - 2017/10/31 Research Assistant in the project PROMISE: PROMoting Youth Involvement and Social Engagement: Opportunities and challenges for “conflicted” young people across Europe, financed by Horizon 2020 (H2020- Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
2012/01/01 - 2015/12/31 Research Assistant in the PhD Project Assessment of disturbed attachment behaviors and psychopathology in preschool age: prevalence, cross-informant agreement and validity of measures(SFRH/BD/82020/20 Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2010/04/01 - 2011/12/31 Research Assistant in the project Assessment of psychopathology with children and adolescents: validation of the ASEBA battery, funded by Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/PSI-PCL/105489/20 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/01/01 - 2015/12/31 Avaliação de comportamentos perturbados de vinculação e psicopatologia no período pré-escolar: prevalência, acordo inter-informadores e validade das medidas
SFRH/BD/82020/2011
Bolseiro de Doutoramento
2012/01/01 - 2015/12/31 AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS PERTURBADOS DE VINCULAÇÃO E PSICOPATOLOGIA NO PERÍODO PRÉ-ESCOLAR: PREVALÊNCIA, ACORDO INTER-INFORMADORES E VALIDADE DAS MEDIDAS
SFRH/BD/82020/2011
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/10/01 - 2026/09/30 Building Safe and Caring Schools to Foster Educational Inclusion and School Achievement
HORIZON-CL2-2021-TRANSFORMATIONS-01; 101059425
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Em curso
2020/01/01 - 2023/12/31 Development of a Multidisciplinary Diploma on Art-Therapy in Health Education (Healing)
Erasmus+
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2021/12/31 Safe Zone
Erasmus+
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano
UID/CED/04872/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/11/01 - 2019/04/30 PROMISE: PROMoting Youth Involvement and Social Engagement: Opportunities and challenges for “conflicted” young people across Europe
H2020-YOUNG-2014-2015_693221
Investigador
Concluído
2010/03/01 - 2011/12/31 Avaliação da psicopatologia em crianças adolescentes: aferição da bateria ASEBA
PTDC/PSI-PCL/105489/2008
Bolseiro de Investigação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cristina Palmeirão; Alexandra Carneiro. "Pedagogical triangulations". 2020.
    10.1145/3439231.3440606
  2. Carneiro, Alexandra. "Youth experiences of stigmatization and conflict: Opportunities and challenges for social reintegration". Trabalho apresentado em Annual Meeting of the American Society of Criminology "Institutions, cultures and crime", 2018.
  3. Carneiro, Alexandra. "Del conflito a la participación social juvenil: perspectivas de jóvenes portugueses". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicología, 2018.
  4. Carneiro, Alexandra. "Vivência e impacto do estigma em jovens ativistas de género". Trabalho apresentado em Woman XXI | International Conference on Woman and Gender Universe(s), 2018.
  5. Carneiro, Alexandra. "School as a site of conflict or care: Perceptions of a group of at risk youth". Trabalho apresentado em ISPCAN Conference - International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect, 2018.
  6. Carneiro, Alexandra. "From stigmatization and conflict to social participation: Opportunities and challenges for Portuguese youth". Trabalho apresentado em 18 Annual Conference of the European Society of Criminology., 2018.
  7. Carneiro, Alexandra. "Participação social de jovens portugueses: desafios e oportunidades". Trabalho apresentado em Encontro de Ciência 2018, 2018.
  8. Carneiro, Alexandra. "O abandono escolar precoce e as lutas pelo direito à educação. Uma análise etnográfica com jovens fora da escola". Trabalho apresentado em Congresso Internacional | 50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido, 2018.
  9. Carneiro, Alexandra. "Youth delinquency, school dropout and reintegration pathways". Trabalho apresentado em Comunicação apresentada no International Conference "Youth Social Engagment", 2018.
  10. Carneiro, Alexandra. "O envolvimento escolar de jovens em situação de abandono precoce da educação e formação: pistas para a sua compreensão e promoção". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas, 2018.
  11. Carneiro, Alexandra. "Desafios e oportunidades de participação social e educativa em jovens em situação de abandono escolar precoce". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, 2017.
  12. Carneiro, Alexandra. "Jovens fora da escola em Portugal: relato etnográfico dos principais desafios e oportunidades de participação social e educativa". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education, 2017.
  13. Carneiro, Alexandra. "GXE Interaction on the explanation of maternal Sensitivity: is there a plastic role for 5-HTTLPR?". Trabalho apresentado em 15 World Congress of the World Association for Infant Mental Health, 2016.
  14. Carneiro, Alexandra. "Preschooler psychopathology using GxE model: contribution of IL-10 gene and maternal psychopathology". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  15. Carneiro, Alexandra. "Behavioral and emotional problems in Preschool Aged Children: Distal and proximal risk factors". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  16. Carneiro, Alexandra. "Problemas emocionais e de comportamento em crianças em idade pré-escolar: fatores de risco distais e proximais". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia@Católica.Porto, 2015.
  17. Carneiro, Alexandra. "Association between the oxytocin profile and psychopathological symptoms in preschool children from low socio-economic contexts". Trabalho apresentado em 6th International Attachment Conference, 2013.
Artigo em revista
  1. Raquel Matos; Luísa Campos; Filipe Martins; Jo Deakin; Alexandra Carneiro; Claire Fox; Anna Markina. "At the ‘risky’ end of things". Journal of Youth Studies 26 3 (2023): 313-330. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c7941cc0-c176-4b7b-bab0-18d2eb0e2b53.
    10.1080/13676261.2023.2174007
  2. Vanja Dergic; Iris Dähnke; Nadya Nartova; Anastasiia Shilova; Raquel Matos; Alexandra Carneiro. "When visibility becomes political". Journal of Youth Studies 26 3 (2023): 351-367. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/8d2532b2-3299-4858-9000-f7b16ad32ff3.
    10.1080/13676261.2021.2022109
  3. Pedro Dias; Lurdes Veríssimo; Alexandra Carneiro; Bárbara Figueiredo. "Academic achievement and emotional and behavioural problems". Clinical Child Psychology and Psychiatry 27 4 (2022): 1184-1196. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/39cde48b-1feb-468a-9373-da36adae4637.
    10.1177/13591045211059410
  4. Lurdes Veríssimo; Pedro Dias; Alexandra Carneiro; Diana Santos. "Low academic achievement as a predictor of test anxiety in secondary school students". Neuropsychiatrie de l'Enfance et de l'Adolescence 70 5 (2022): 270-276. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/cedb97d0-f927-43d5-bf74-01c9f01d75ee.
    10.1016/j.neurenf.2021.12.002
  5. Alexandra Carneiro; Isabel Soares; Leslie Rescorla; Pedro Dias. "Meta-analysis on parent–teacher agreement on preschoolers’ emotional and behavioural problems". Child Psychiatry and Human Development 52 4 (2021): 609-618. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/81ab69d8-ad88-45e3-bb6f-8b22bccfba6f.
    10.1007/s10578-020-01044-y
  6. Machado, B. C.; Pedro Dias; vânia sousa lima; Alexandra Carneiro; Sónia Gonçalves. "Frequency and correlates of picky eating and overeating in school-aged children". Journal of Child and Family Studies 30 5 (2021): 1198-1213. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/020072a9-f457-4634-a6e4-8c943956f7ce.
    10.1007/s10826-021-01936-0
  7. Filipe Martins; Alexandra Carneiro; Luísa Campos; Luísa Ribeiro; Mariana Negrão; Isabel Baptista; Raquel Matos. "The right to a second chance". Pedagogia Social 36 (2020): 139-152. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/552dfa61-e26d-48e9-a186-15c9d75e73fe.
    10.7179/PSRI_2020.36.09
  8. Alexandra Carneiro. "PertenSer: Avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolar". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 19 (2019): 90-120.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Filipe Martins; Alexandra Carneiro; Mafalda Santos; Raquel Matos; Sofia Mexia Alves. "PertenSer". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 19 (2019): 90-120. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/55df298f-d55a-4e8c-807b-8a2348b2cea5.
    10.34632/investigacaoeducacional.2019.5294
  10. Baiao, R.; Baptista, J.; Carneiro, A.; Pinto, R.; Toscano, C.; Fearon, P.; Soares, I.; Mesquita, A. R.. "Assessing preschoolers interactive behaviour: A validation study of the “Coding System for Mother-Child Interaction”". Child: Care, Health and Development 44 4 (2018): 644-650. http://dx.doi.org/10.1111/cch.12572.
    10.1111/cch.12572
  11. Baião, Rita; Fearon, Pasco; Belsky, Jay; Baptista, Joana; Carneiro, Alexandra; Pinto, Raquel; Nogueira, Marlene; et al. "Child’s oxytocin response to mother-child interaction: The contribution of child genetics and maternal behavior". Psychoneuroendocrinology 102 (2018): 79-83. http://dx.doi.org/10.1016/j.psyneuen.2018.11.022.
    10.1016/j.psyneuen.2018.11.022
  12. Carneiro, Alexandra; Dias, Pedro; Pinto, Raquel; Baião, Rita; Mesquita, Ana; Soares, Isabel. "Agreement and Disagreement on Emotional and Behavioral Problems in a Sample of Preschool-Age Children". Journal of Psychoeducational Assessment 37 2 (2017): 154-168. http://dx.doi.org/10.1177/0734282917736392.
    10.1177/0734282917736392
  13. Carneiro, Alexandra; Dias, Pedro; Soares, Isabel. "Risk Factors for Internalizing and Externalizing Problems in the Preschool Years: Systematic Literature Review Based on the Child Behavior Checklist 1½–5". Journal of Child and Family Studies 25 10 (2016): 2941-2953. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-016-0456-z.
    10.1007/s10826-016-0456-z
  14. Alexandra Carneiro; Magalhães, Carla; Dias, Pedro; Soares, Isabel; Rangel-Henriques, Margarida; Silva, Joana; Marques, Sofia; Baptista, Joana. "Assessment of temperament at 13 and 24 months using maternal report: validation of the Portuguese version of the Infant Characteristics Questionnaire". Journal of Human Growth and Development 23 (2013): 71-79.
    Publicado
  15. Alexandra Carneiro; Pedro Dias; Carla Magalhães; Isabel Soares; Margarida Rangel-Henriques; Joana Silva; Sofia Marques; Joana Baptista. "Assessment of temperament at 13 and 24 months usingmaternal report". Journal of Human Growth and Development 23 1 (2013): 71-79. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c28ba77c-91a1-466d-afbe-606e9db7c1ca.
    10.7322/jhgd.50394
  16. Alexandra Carneiro. "Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses através do relato do educador: Validação da versão portuguesa do Infant Characteristics Questionnaire". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 9 (2010): 175-191.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Dias, Pedro; Carneiro, Alexandra; Silva, Ana Sofia. "Não há saúde sem saúde mental!". Portugal,
    DIAS, Pedro; CARNEIRO, Alexandra; SILVA, Ana Sofia - Não há saúde sem saúde mental!. In CAMPOS, Luísa; VERISSÍMO, Lurdes - Aprender a Educar: Guia para Pais e Educadores. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuela Leão, 2010. (Desenvolvimento Profissional de Pro
  2. Pedro Dias; Alexandra Carneiro. "Attachement et psychiatrie de l'enfant". editado por Nicole Guedeney; Antoine Guedeney; Susana Tereno, 131-141. Elsevier Masson, 2021.
  3. Matos, Raquel; Martins, Filipe; Carneiro, Alexandra; Ribeiro, Luísa; Campos, Luísa; Negrão, Mariana. "Jovens, género e desviância em Portugal: evoluções recentes e desafios atuais". In Risco, Desvio e Crime na Adolescência. 2019.
    Publicado
  4. Raquel Matos; Filipe Martins; Alexandra Carneiro; Luísa Ribeiro; Luísa Campos; Mariana Negrão. "Jovens, género e desviância em Portugal". In uma abordagem histórica, editado por Martins, {Jos{\'e. Edi{\c c, 2019.
  5. Dias, Pedro; Lima, Vânia Sousa; Machado, Bárbara César; Campos, Joana; Carneiro, Alexandra. "Bateria ASEBA para os períodos pré-escolar e escolar". In Avaliação Psicológica em Contexto Clínico e da Saúde: Provas Validadas para Portugal. 2017.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Carneiro, Alexandra; Elisa Veiga; Pedro Dias; Alexandra Carneiro; Maria Xavier; Mariana Negrão; A Costa; et al. "Moderation Effect of Family socioeconomic status in development: the case of premature pre-school children". Trabalho apresentado em 16th WAIMH World Congress, 2018.
  2. Carneiro, Alexandra. "Child’s oxytocin response to mother-child interaction: the contributions of child’s emotional and behavioural problems and family psychosocial risk". Trabalho apresentado em 8th International Attachment Conference, 2017.
  3. Carneiro, Alexandra. "The relation between caregiving disorganization and child interactive behaviours: The mediating role of maternal sensitive responsiveness". Trabalho apresentado em 8th International Attachment Conference, 2017.
  4. Carneiro, Alexandra. "Is the Child Oxytocin Receptor Gene Moderating the Association Between Maternal and Child interactive Behaviour?". Trabalho apresentado em Simpósio nacional de Investigação em Psicologia, 2016.
  5. Pinto, Raquel; Baião, Rita; Alexandra Carneiro; Baptista, Joana; Soares, Isabel; Mesquita, Ana. "Environment determinants of preschooler's emotional and behavioral problems". 2016.
  6. Pinto, Raquel; Baião, Rita; Alexandra Carneiro; Correia, Eduarda; Soares, Isabel; Mesquita, Ana. "Affective problems in preschool context: contribution of immune genes and maternal care". 2016.
  7. Baião, Rita; Pinto, Raquel; Correia, Eduarda; Alexandra Carneiro; Fearon, Pasco; Soares, Isabel; Mesquita, Ana. "The role of psychosocial risk in the relation between mother’s Serotonin Transporter Polymorphisms and maternal behaviour". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  8. Pinto, Raquel; Baião, Rita; Alexandra Carneiro; Baptista, Joana; Correia, Eduarda; von Doellinger, Patrícia; Toscano, Carolina; Soares, Isabel; Mesquita, Ana. "Preschooler psychopathology: contribution of the immune genes and maternal interactive behaviors". Trabalho apresentado em 14th World Association for Infant Mental Health World Congress (WAIMH), 2014.
  9. Pedro Dias; et al; vânia sousa lima; Alexandra Carneiro; Machado, B. C.; Lurdes Veríssimo; Maria Xavier. "Avaliação da Psicopatologia em Crianças Clinicamente Referenciadas Portuguesas com a Bateria ASEBA: Acordo Inter-informadores". 2013.
  10. Dias, Pedro; Campos, Joana; Alexandra Carneiro; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Veríssimo, Lurdes; Xavier, Maria. "Assessment of Psychopathology in Clinically Referenced Children with Portuguese Battery ASEBA: Cross-Informant Agreement". Trabalho apresentado em 1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, 2013.
  11. Dias, Pedro; Alexandra Carneiro; Campos, Joana; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Veríssimo, Lurdes; Xavier, Maria. "Avaliação da psicopatologia em crianças clinicamente referenciadas portuguesas com a bateria ASEBA: acordo inter-informadores". Trabalho apresentado em VIII Seminário de Investigação em Psicologia, 2013.
  12. Alexandra Carneiro; Pinto, Raquel; Baião, Rita; Mesquita, Ana; Soares, Isabel; Dias, Pedro. "Does temperament moderate the relationship between maternal psychopathology and interactive behaviors in predicting child psychopathology?". Trabalho apresentado em 6th International Attachment Conference, 2013.
  13. Pedro Dias; Alexandra Carneiro; vânia sousa lima; Machado, B. C.; Lurdes Veríssimo; Maria Xavier. "Assessment of Psychopathology in Clinically Referenced Children with Portuguese Battery ASEBA: Cross-Informant Agreement". 2013.
  14. Alexandra Carneiro; Dias, Pedro; Oliveira, Paula; Fachada, Inês; Baptista, Joana; Silva, Joana; Marques, Sofia; Martins, Carla; Soares, Isabel. "Attachment Disorder Behaviors and Psychopathology in community and institutionalized children in pre-school age: Preliminary data". Trabalho apresentado em 13th World Congress Babies in Mind – the Mind of Babies: A view from Africa, 2012.
  15. Dias, Pedro; Alexandra Carneiro; Campos, Joana; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Xavier, Maria; Veríssimo, Lurdes. "Assessment of Psychopathology in children with the ASEBA battery: Preliminary psychometric data from the Portuguese population". Trabalho apresentado em 13th World Congress Babies in Mind – the Mind of Babies: A view from Africa, 2012.
  16. Alexandra Carneiro; Dias, Pedro; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Xavier, Maria; Veríssimo, Lurdes; Campos, Joana. "Avaliação da Psicopatologia em Crianças e Adolescentes Portugueses com a Bateria ASEBA em Amostras Normativas e Clínicas: Estudo Preliminar". Trabalho apresentado em 1º Congresso da OPP Afirmar os Psicólogos, 2012.
  17. Alexandra Carneiro; Dias, Pedro; Soares, Isabel; Fachada, Inês; Oliveira, Paula. "Comportamentos de Vinculação Perturbados e Psicopatologia em Crianças em Idade Pré-escolar: Resultados Preliminares". Trabalho apresentado em 1º Congresso da OPP Afirmar os Psicólogos, 2012.
  18. Dias, Pedro; Alexandra Carneiro; Campos, Joana; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Veríssimo, Lurdes; Xavier, Maria. "Psicopatologia da Infância e a Bateria ASEBA: Resultados Preliminares da Amostra Clínica Portuguesa". Trabalho apresentado em VIII Congresso Nacional de Psiquiatria 2012, 2012.
  19. Dias, Pedro; Santos, Sónia; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Alexandra Carneiro; Ferreira, Patrícia. "Problemas de internalização e de externalização no período pré-escolar: Estudo exploratório sobre factores de risco". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  20. Santos, Sónia; Dias, Pedro; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Alexandra Carneiro; Ferreira, Patrícia. "Problemas de Internalização e de Externalização no Período Pré-escolar: Estudo Exploratório Acerca da Prevalência de Factores de Risco". Trabalho apresentado em Dias da Psicologia@Católica.Porto, 2011.
  21. Dias, Pedro; Santos, Sónia; Alexandra Carneiro; Ferreira, Patrícia; Lima, Vânia; Machado, Bárbara. "Predictors of Externalizing and Internalizing Behaviors in a Sample of Portuguese Preschool Children". Trabalho apresentado em 2001 SRCD Biennal Meeting, 2011.
  22. Dias, Pedro; Alexandra Carneiro; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Veríssimo, Lurdes; Xavier, Maria. "Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA: resultados preliminares com amostra normativa". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica: XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
  23. Dias, Pedro; Alexandra Carneiro; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Santos, Sónia; Veríssimo, Lurdes; Xavier, Maria. "Assessment of psychopathology in Portuguese referred children: preliminar psychometric data with the ASEBA battery.". Trabalho apresentado em 25th European Health Psychology Conference “Engaging with Other Health Professions: Challenges and Perspectives, 2011.
  24. Lima, Vânia; Dias, Pedro; Alexandra Carneiro; Machado, Bárbara; Xavier, Maria; Veríssimo, Lurdes. "Utilização da bateria ASEBA na avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes". Trabalho apresentado em 1º Seminário de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes: intervenções empiricamente validadas para a população portuguesa, 2011.
  25. Rouxinol, Filipa; Dias, Pedro; Carneiro, Alexandra; Magalhães, Carla; Machado, Bárbara; Soares, Isabel; Rangel-Henriques, Margarida; Machado, Bárbara César. "Temperamento e psicopatologia em crianças em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  26. Carneiro, Alexandra; Magalhães, Carla; Dias, Pedro; Baptista, Joana; Silva, Joana; Marques, Sofia; Rouxinol, Filipa; Rangel-Henriques, Margarida; Soares, Isabel. "Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses: validação da versão portuguesa do Infant Characteristics Questionnaire". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  27. Santos, Sónia; Dias, Pedro; Carneiro, Alexandra; Bastos, António Calçada; Gesta, Camila; Soeiro, Dulce; Rebelo, A.; et al. "Problemas de Internalização e de Externalização no Período Pré-Escolar numa Amostra Clínica: Estudo Exploratório acerca da Prevalência e Factores de Risco". Trabalho apresentado em 2ªs Jornadas de Iniciação à Investigação Clínica, 2010.
  28. Dias, Pedro; Rouxinol, Filipa; Carneiro, Alexandra; Magalhães, Carla; Machado, Bárbara; Soares, Isabel; Rangel-Henriques, Margarida. "Temperament and psychopathological symptoms in preschool children". Trabalho apresentado em International ASEBA Conference on Empirically Based Mental Health Knowledge Burlington., 2009.
  29. Carneiro, Alexandra; Magalhães, Carla; Dias, Pedro; Baptista, Joana; Silva, Joana; Marques, Sofia; Rouxinol, Filipa; Rangel-Henriques, Margarida; Soares, Isabel. "Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses: validação da versão portuguesa do Infant Characteristics Questionnaire". Trabalho apresentado em ISIPUM, 2009.
  30. Tereno, Susana; Soares, Isabel; Sampaio, D.; Fonseca, M.; Pego, A.; Barbosa, F.; Carvalho, M.; et al. "Attachment Transmission and Marital Representations". Trabalho apresentado em IASA Conference, 2008.
Relatório
  1. Alexandra Carneiro; Raquel Matos; Raquel Duarte Rodrigues. 2022. Relatório de impacto Participo! Participação cívica e política das Mulheres. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/68e090c6-be08-4872-b4e0-0c994aefe79f.
  2. Filipe Martins; Raquel Matos; Alexandra Carneiro; Luísa Campos. 2019. Cluster 1: education/justice/society (cluster analysis report). https://ciencia.ucp.pt/en/publications/3aba7549-50de-4a71-805c-9abcec77a7bc.
  3. Raquel Matos; Alexandra Carneiro; Filipe Martins; Luísa Ribeiro; Mariana Negrão. 2018. Young gender activists (case study report). https://ciencia.ucp.pt/en/publications/75149f2a-afdc-4b3a-b9b9-ddd3dacae8f3.
  4. Raquel Matos; Filipe Martins; Alexandra Carneiro; Luísa Campos; Luísa Ribeiro; Mariana Negrão. 2018. Young people with paths of psychosocial risk and deviant behaviour. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/03a686a5-9b27-4c72-80a9-c64d06ff35dd.
Tese / Dissertação
  1. Carneiro, Alexandra Manuela Paiva. "Emotional and behavioral problems in preschoolers: risk factors and assessment Issues". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/41534.
  2. Carneiro, Alexandra. "Avaliação do temperamento aos 24 meses: Validação da versão portuguesa do Infant Characteristics Questionnaire". Mestrado, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, 2009.
Tradução
  1. Achenbach, Thomas; Rescorla, Leslie; Dias, Pedro; Ramalho, Vera; Lima, Vânia; Machado, Bárbara; Gonçalves, Miguel. Manual do sistema de avaliação empiricamente validado (ASEBA) para o período pré-escolar e escolar. Braga: Psiquilibrios. 2014.

Outros

Outra produção
  1. Moderation Effect of Family socioeconomic status in development. the case of premature pre-school children. 2018. Elisa Veiga; Pedro Dias; Maria Xavier; Alexandra Carneiro; Mariana Negrão; Marisa Costa; C Dias; A. Freitas; Emanuela Lopes. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/795bc7fe-485e-4e23-b400-6608f2898905.
Distinções

Outra distinção

2009 Prize of school merit of Universidade Católica Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa, Portugal