???global.info.a_carregar???
Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud. Professor in the domain of dance studies, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-UL). Researcher at Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), and co-director of the INET-MD branch at FMH-UL. She received her PHD degree in dance (FMH-UL 2001). MA degree in Contemporary Portuguese Culture and Literature, Faculty of Social Sciences an Humantities (Universidade Nova de Lisboa, 1991). BA degree in Clinical Psychology (University of Lisbon, 1985). Her field of research and interests address Portuguese theatre dance during modernism and the Estado Novo period, contemporary dance in Portugal and in the Portuguese speaking countries, in the scope of psychosocial, cultural and post-colonial studies, and dance and social inclusion.. Director of MA Studies in Artistic Performance/Dance at FMH-UL. Visiting professor at the Université Libre de Bruxelas, Vrije Universiteit Brussels, University of Surrey, Conservatório Superior de Danza de Málaga, Universidade de A Coruña and Rutgers University (Newark). Her publications include, among others, “Crioulo em Branco”. In Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade. Brugioni, Elena et al (eds.) Braga: Editora Húmus/CEHUM (2012); “La escenificacion de Portugal. El ´Estado Novo’ y la danza. In Coreografiar la Historia europea: Cuerpo, política, identidad y género en la danza de la edad moderna y contemporánea. Fresno, MªBeatriz M. (ed), Universidad de Oviedo/Ministerio Español de Ciencia y Innovación (2011); “Corpos e Anti-Corpos do Verde-Gaio”. In Dançar para a República, Tercio, D. (ed.). Lisboa: Leya/Caminho (2010); colaboration in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Castelo-Branco, Salwa (dir.). Lisboa: INET/Ed.Notícias/Círculo de Leitores (2010); “Politics of the Body and Politics of the Soul. Dance and Fascism in Portugal”. In Dance and Human Rights (selected papers), N.York: Congress on Dance Research (2009); “Descolonização do Corpo e do Imaginário. A Reinvenção da dança na África Lusófona Contemporânea”. In Etno-Folk – Revista Galega De Etnomusicoloxía. Castelo-Branco, Salwa e Fernandez, Susana (coord.), nº12. Baiona: Dos Acordes (2008). She is a dance critic and writer in the Portuguese press.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

Nomes de citação

  • Roubaud, Luísa
  • Roubaud, Maria Luísa

Identificadores de autor

Ciência ID
A617-F66A-ABF1
ORCID iD
0000-0003-2623-3059
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=dMPRfYQAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Luisa_Roubaud

Endereços de correio eletrónico

  • lroubaud@fmh.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 917228097 (Pessoal)

Moradas

  • Faculdade de Motricidade Humana - Departamento de Dança. Estrada da Costa - Cruz Quebrada , 1495-688, Cruz Quebrada, Oeiras, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2001
Concluído
Human Motricity/Dance (Doutoramento)
Especialização em Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Body and Imaginary. Body Representations in the Portuguese Independent Dance" (TESE/DISSERTAÇÃO)
unanimously approved
1991
Concluído
Cultura e Literatura Portuguesa Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Estudo Psicológico do Simbolismo na Dança Teatral. Análise dos Bailados Portugueses Verde-Gaio (1940-1950)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado por unanimidade
1985
Concluído
Psicologia Clínica (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Análise do desenho infantil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1991 - 2001 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1987 - 1991 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/06/01 - Atual Dance Criticism and cultural journalism Jornal Público, Portugal
1988/01/01 - 1991/12/01 Redactora cultural e crítica de dança Jornal O Europeu, Revista ELLE/Portugal, Portugal
1985/10/01 - 1988/07/30 Clinical Psychologist Serviços Médicos do Sindicato dos Professores; Maternidade Alfredo da Costa; CERCI/Olivais, outros, Portugal
1982/02/01 - 1985/12/01 actress RTP, outros, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - 2017 Danza durante la Guerra Civil y el franquismo (1936-1960): políticas culturales, identidad, género y patrimonio coreográfico.
HAR2013-48658-C2-2-P
Investigador Pós-doutorado
Universidad de Oviedo, Espanha
Secretaría de Estado de Investigación Desarrollo e Innovación
2013 - 2017 Anthropology: Politics and Displays of Culture and Museology
PD/00423/2012
Membro de equipa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2015/05/05 Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX
PTDC/EAT-MMU/118753/2010
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2003 - 2005 Portugal's Sound Patrimony: An Archival and Research project
REEQ/1035/EAT/2005
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
1990 - 1991 Segundo Fôlego: Reconversão profissional de bailarinos e atletas de alta competição
????
Investigador
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Université de Lausanne Institut de Psychologie, Suiça

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Roubaud, Luísa. "Lusotropicalismo Performado: Imagens de Dança em África durante o Colonialismo Português". Trabalho apresentado em 9º Colóquio do Polo de Pesquisas Luso-Brasileira - PPLB: Imagens e Imaginários, Rio de Janeiro, 2018.
    Publicado
  2. Roubaud, Luísa. "Between Dance Floors and the Stage: Social and Theatre Dance in Post-Colonial Portugal". Trabalho apresentado em Beyond Authenticity and Appropriation: Bodies, Authorship and Choreographies of Transmission, Los Angeles, 2017.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Roubaud, Luísa. "Ciborques e lutadores greco-romanos em passos de tango", Público, 2019, Cultura
Artigo em revista
  1. Roubaud, Luísa. "Dance in the Extreme Southwest of Europe". The Theatre Times (2019): https://thetheatretimes.com/dance-in-the-extreme-southwest-of-europe/.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Roubaud, Luísa. "O princípio do fim da infância". Mais TMJB 35 (2019): 9-10. https://ctalmada.pt/mais-tmjb-no35/.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Roubaud, Luísa. "Quatro danças para exorcizar o patriarcado.". Mais TMJB 36 (2019): 8-9. https://ctalmada.pt/mais-tmjb-no34/.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Roubaud, Luísa. "“Entre palco, pistas e dança e “festas de quintal”: a dança no Portugal pós-colonial”,". Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança/”Do homo politicus ao homo oeconomicus: a dança no brasil de Hoje” (2017):
  5. Roubaud, Luísa. "After Looking North and West: Portuguese Contemporary Dance and the European Crises". Dance Advocacy in the Age of Austerity - Congress on Research in Dance. Volume 2016, October 2016. Cambridge University Press (2016):
    https://doi.org/ISSN: 2049-1255
  6. Roubaud, Luísa. "Moderno Lusófono.Esquissos modernistas de uma dança luso-tropical". O corpo que dança – a criação de espaços na atuação acadêmica e artística. Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (2014): http://www.portalanda.org.br/anaisarquivos/5-2014-2.pdf.
  7. Roubaud, Luísa. "Totalitarian Dance. Portuguese theatre dance under Salazar´s “New State". Dance Research Forum Ireland’s - Connecting Communities through Dance. Ní Bhriain, Orfhlaith & Melin, Mats (eds) (2013):
Artigo em revista (magazine)
  1. Roubaud, Luísa. "A Time of Lightness", Feed JM World´s Magazine, 2018, https://feed.jeronimomartins.com/opinion/the-ageing-challenge-in-portugal-and-europe/.
Capítulo de livro
  1. Roubaud, Luísa. "Trajectoires postcoloniales dans la danse au Portugal". In Traversées : carrières, genre, circulations. França: Centre Transdisciplinaire d’Epistémologie de la Littérature et des Arts Vivants, 2021.
    No prelo
  2. Madeira, Cláudia; Oliveira, Fernando Matos; Marçal, Hélia; Roubaud, Luísa. "Portugal coreografado. O corpo da Política do Espírito". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas., 213-240. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    Publicado
  3. Roubaud, Luísa. "Luz e sombras sobre o território/Light and shadows over the territory". In Paisagens Imprevistas. Outros lugares para as artes performativas/Unexpected Landscapes. Other places for the performing arts, editado por Lampreia, Inês; Coutinho, Liliana, 51-72. Portugal: Materiais Diversos, 2020.
    Publicado
  4. Roubaud, Luísa. "The Mature Age of Contemporary Dance: Ageism and Conflict on Stage.". In Contra: Dance & Conflict, editado por Mortimer, Kristie, 123-134. La Valetta, Malta: Dance Studies Association/University of Malta, 2018.
    Publicado
  5. Roubaud, Luísa. "Contemporaneidade amadurecida". 2016.
  6. Roubaud, Luísa. "Comecemos esta história de frente para trás". Portugal, 2015.
  7. Roubaud, Luísa. "Terreiros imaginários. Folclore e nacionalismo na dança teatral em Portugal". Portugal, 2014.
Catálogo de exposição
  1. Roubaud, Luísa. Então ficámos aqui, sentados, durante a noite. Teatro Nacional de São João, 2017.
Edição de livro
  1. TAVARES, G. M.; TSALLIS, A. C.; Oliveira, Ana Coimbra; Lima, Cecília de; Leandro, Cristina Rebelo; MONTEIRO, E. A. P.; Melo, Filipe; et al. REENCANTAR O CORPO: NOTAS PARA UM ENCONTRO NECESSÁRIO ENTRE A CIÊNCIA E A VIDA. Curitiba, Brasil: EDITORA CRV. 2020.
    Publicado • 10.24824/978655578287.5
Resumo em conferência
  1. Roubaud, Luísa. "Surviving time and space. Dancing Goan mandó and Angolan rebita between a colonial past and a pluriversal present". Trabalho apresentado em World Dance Alliance/Asia Pacific Bridging the Gap, Cox Bazar, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Alves, Florinda Patrícia Marques. "Dança, neuroreabilitação e inclusão : potencialidades do recurso à dança em programas de reabilitação em casos de acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer e doença de Parkinson". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10162.
  2. Castro, Janaína de Lima. "Corpo e cidade : representações da urbanidade na dança contemporânea fomentada na cidade de São Paulo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6848.
  3. Soromenho, Sofia. "Dançar as vicissitudes de uma nação. Tradição e contemporaneidade na Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique : transacções criativas e debates identitários em Gold, de Rui Lopes Graça". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/5975.
  4. Costa, Yara dos Santos. "Análise das danças Baniwa : uma reflexão sobre a dinâmica identitária e cultural dos povos indígenas da Amazónia". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1223.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. João dos Santos Martins/coreografo, curadoria; Vieira, Ana Bigotte. 2020. "Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal - Exposição/Instalação". In Legados coloniais e processos pós-coloniais na dança "Lusófona" (editora e autora de verbetes temáticos da exposição).
  2. João dos Santos Martins/coreografo, curadoria; Vieira, Ana Bigotte (1D1C-0171-A2C9), curadoria. 2017. "Para uma Timeline a Haver — genealogias da dança enquanto prática artística em Portugal - Exposição/Instalação". In " Portugal encenado: os Bailados Portugueses Verde-Gaio”; Francis Graça (Francisco Florêncio Graça)", " Sosso Doukas-Schau (Madame Schau): a “bailarina descalça” no Portugal de Salazar”. ( Autoria dos verbetes para a instalação/performance Nova Velha Dança).
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/10 Luz e Sombras sobre o Território Paisagens imprevistas/Unexpected Landscapes (lançamento de livro)
Associação Cultural Materiais Diversos/Cineteatro Rogério Venâncio (Minde, Portugal)
2017/12/09 Trajectoires postcoloniales dans la danse au Portugal Atelier de la danse n°8 : Traversées : carrières, genre, circulations
Centre Transdisciplinaire d’Epistémologie de la Littérature et des Arts Vivants (Cannes, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09 - 2020/08 O Axé da Rainha Nzinga. Matriz corpórea e estética nas tradições negras e intercorporeidades na Cena Contemporânea (Pós-Doutoramento).
Orientador de Professor Doutor Jonas de Lima Sales
Pós-Doutoramento em Dança (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Brasília, Brasil

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/01 - 2018/12 Cognição e dança: uma visada na aprendizagem como corporificação do conhecimento
Orientador de Prof. Doutora Gilead Marchezi Tavares
Pós-Doutoramento em Dança (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/10 - 2018/11 Curso Breve em Dança Movimento Terapia (FMH/Associação Portuguesa de Dança Movimento Terapia (Praia/APDMT) (2018/10 - 2018/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06 - 2019/06 Dança e Inclusão. Preleção apresentada a convite do Centro Pedro Arrupe, do Serviço Jesuíta aos Refugiados, Lisboa, Portugal
Serviço Jesuíta aos Refugiados/Centro Pedro Arrupe, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/12 Dança além da doença: Estudo sobre a experiência subjetiva de pacientes oncológicos com Dança Movimento Terapia
Arguente principal
Juliana Cristina Rodrigues Ferraz (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2020/10 O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra Madeira. No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015).
Presidente do júri
NATÉRCIA RAQUEL SILVA GOMES KUPRIAN (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/11 Os movimentos para um devir improvisador: narrativas sobre a vivência de uma dançarina improvisadora
Presidente do júri
Lilian de Carvalho Gil (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/03 - 2021/04 1º Congresso Internacional de Psicomotricidade da FMH - III Jornadas Científicas de Psicomotricidade "A evidência em Psicomotricidade - contributos da investigação e da prática profissional”. Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/09 - 2020/09 Revista Portuguesa de Educação Artística (2183-7481) Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, Direcção Regional de Educação, Região Autónoma da Madeira.
2020 - 2020 Psicologia (129 801/98) Associação Portuguesa de Psicologia
2019 - 2019 Revista Portuguesa de Educação Artística. (2183-7481) Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, Direcção Regional de Educação, Região Autónoma da Madeira.

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/05 - 2019/08 Comissão de Apreciação, na especialidade dança, das candidaturas submetidas para o biénio 2020-21. Direcção Geral das Artes do Ministério da Cultura
Especialista
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal