???global.info.a_carregar???
Miguel Melo is Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. He is also R&D Project Manager at MASSIVE Virtual Reality Laboratory from INESC TEC, a laboratory devoted to the multidisciplinary study of the relationship between virtual reality technologies and the different dimensions of human performance. He is also a member of the Executive Committee of Eurographics association. He obtained his PhD in Informatics specializing in Computer Graphics at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. Currently, he is (co)supervisor of 5 PhD theses and 9 Master theses in the field of Virtual Reality. His research interests are Computer Graphics and Multisensory Virtual Reality. He is the author of more than 60 articles in indexed international journals and peer-reviewed conferences. He has participated in several national and international projects in the fields of Computer Graphics, High Dynamic Range imaging technologies and Virtual Reality.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Miguel Ângelo Correia de Melo

Nomes de citação

  • Melo, Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
A315-E9CE-0FD6
ORCID iD
0000-0003-4050-3473
Google Scholar ID
czzdoawAAAAJ
Scopus Author Id
7102354924

Moradas

  • INESC TEC - Ciência e Tecnologia. Campus da FEUP, Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/08/13
Concluído
PRINCE2® Foundation Certificate in Project Management (Outros)
Especialização em Project Management
PEOPLECERT, Grécia
2011/09 - 2015/10/30
Concluído
Informática (Doutoramento)
Especialização em Computação Gráfica
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
"High Dynamic Range Video for mobile devices" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2009 - 2011
Concluído
Comunicação e Multimédia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Serviços Digitais em Ambientes Colaborativos 3D" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2010 - 2010
Concluído
Formção Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Direcção Regional de Qualificação Profissional, Portugal
2006 - 2009
Concluído
Comunicação e Multimédia (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Open-Source Programming Frameworks" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2007 - 2007
Concluído
CISCO - CCNA 1 Networking Fundamentals (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/15 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2018/07/01 - 2023/04/14 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/09/01 - 2022/02/28 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2020/09 - 2021/06 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2020/02 - 2020/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - 2020/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2018/10 - 2019/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018/03 - 2018/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/10/01 - 2018/02/23 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2014/02/01 - 2014/07/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/01 - 2016/01 HDR Video for Mobile Devices
SFRH/BD/76384/2011
Bolseiro de Doutoramento
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/31 - Atual PromoTurVR - Promoting Tourism Destinations with Multisensory Immersive Media
PTDC/EGE-OGE/31309/2017
Investigador
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
Em curso
2018/07/01 - Atual PERFECT – Perceptual Equivalence in virtual Reality For authEntiC Training
PTDC/CCI-COM/28618/2017
Investigador
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - Atual PAINTER - Procedurally Assisted INTErchangeable Reality
PTDC/CCI-COM/30740/2017
Investigador
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016/02 - 2018/06 TEC4Growth – FourEyes
NORTE-01-0145-FEDER-000020
Bolseiro de Pós-Doutoramento
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
Em curso
2013/10 - 2017/12 MASSIVE - Multimodal Acknowledgeable multi- SenSorial Immersive Virtual Enviroments
REC I/EEI-SII/0360/2012
Investigador
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/04 - 2012/12 3DWikiU - 3D Wiki for Urban Environments
PTDC/EIA-EIA/108982/2008
Bolseiro de Investigação
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/08/01 - 2024/07/31 INCLUDING - Innovative Cluster on raDIological and Nuclear emerGencies
Outra
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, A; Sousa, C; Paulino, D; Sousa, M; Melo, M; Bessa, M; Paredes, H. "Impact of Different Levels of Information Presentation on User Experience: A Case Study in a Virtual World". 2022.
    10.1007/978-3-031-04819-7_59
  2. Rodrigues, P; Coelho, H; Melo, M; Bessa, M. "Virtual Reality For Training: A Computer Assembly Application". 2022.
    10.1109/icgi57174.2022.9990539
  3. Machado, R; Rodrigues, R; Coelho, H; Melo, M; Barbosa, L; Bessa, M. "Authoring tool for creating immersive virtual experiences expeditiously for training". 2022.
    10.1109/icgi57174.2022.9990392
  4. Pinto, RD; Monteiro, P; Melo, M; Cabral, L; Bessa, M. "Does gamification in virtual reality improve second language learning?". 2021.
    10.1109/icgi54032.2021.9655286
  5. Melo, M; Gonçalves, G; Narciso, D; Bessa, M. "Impact of Different Role Types and Gender on Presence and Cybersickness in Immersive Virtual Reality Setups". 2021.
    10.1109/icgi54032.2021.9655281
  6. Peixoto, B; Melo, M; Cabral, L; Bessa, M. "Evaluation of Animation and Lip-Sync of Avatars, and User Interaction in Immersive Virtual Reality Learning Environments". 2021.
    10.1109/icgi54032.2021.9655283
  7. David Narciso; Miguel Melo; Susana Rodrigues; João Paulo Cunha; Maximino Bessa; Narciso, D; Melo, M; et al. "Impact of Different Stimuli on User Stress During a Virtual Firefighting Training Exercise". Trabalho apresentado em BIBE2020: 20th IEEE International Conference on BioInformatics And BioEngineering, 2020.
    Publicado • 10.1109/bibe50027.2020.00138
  8. Krassmann, Aliane; Melo, Miguel; Peixoto, Bruno; Pinto, Darque; Bessa, Maximino Esteves; Bercht, Magda; Loureiro Krassmann, A; et al. "Learning in Virtual Reality: Investigating the Effects of Immersive Tendencies and Sense of Presence". Trabalho apresentado em HCI International 2020, 2020.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-3-030-49698-2_18
  9. Krassmann, Aliane; Mazzuco, Alex; Melo, Miguel; Bessa, Maximino; Bercht, Magda. "Usability and Sense of Presence in Virtual Worlds for Distance Education: A Case Study with Virtual Reality Experts". 2020.
    10.5220/0009350401550162
  10. Yildiz, Emre; Melo, Miguel; Moller, Charles; Bessa, Maximino. "Designing Collaborative and Coordinated Virtual Reality Training Integrated with Virtual and Physical Factories". 2019.
    10.1109/icgi47575.2019.8955033
  11. Magalhaes, Mariana; Melo, Miguel; Coelho, Antonio; Bessa, Maximino; Magalhães, M; Melo, M; Coelho, A; Bessa, M. "Age and level of education impact on expectancy and perceived similarity between virtual and real touristic environments". 2019.
    10.1109/icgi47575.2019.8955049
  12. Correia, Fabio; Goncalves, Guilherme; Monteiro, Pedro; Coelho, Hugo; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "Evaluation of different body tracking configurations in the sense of presence and embodiment". 2019.
    Publicado • 10.1109/icgi47575.2019.8955076
  13. Goncalves, Guilherme; Coelho, Hugo; Monteiro, Pedro; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "Correlation between Game Experience and Presence in immersive virtual reality games". 2019.
    10.1109/icgi47575.2019.8955027
  14. Narciso, David; Bessa, Maximino; Melo, Miguel; Vasconcelos-Raposo, Jose. "Virtual Reality for training - The impact of smell on presence, cybersickness, fatigue, stress and knowledge transfer". 2019.
    10.1109/icgi47575.2019.8955071
  15. Pinto, Darque; Peixoto, Bruno; Goncalves, Guilherme; Melo, Miguel; Amorim, Vasco; Bessa, Maximino. "Developing Training Applications for Hydrogen Emergency Response Training". 2019.
    10.1109/icgi47575.2019.8955091
  16. Peixoto, Bruno; Pinto, Darque; Krassmann, Aliane; Melo, Miguel; Cabral, Luciana; Bessa, Maximino; Pinto, D.; et al. "Virtual Reality in Education: Teaching a Foreign Language". Trabalho apresentado em WorldCIST'19 Workshops - New Pedagogical Approaches with Technologies, 2019.
    10.1007/978-3-030-16187-3_57
  17. Goncalves, Guilherme; Melo, Miguel; Martins, José; Bessa, Maximino; Gonçalves, G; Melo, M; Martins, J; Vasconcelos Raposo, J; Bessa, M. "The effect of multisensory stimuli on path selection in virtual reality environments". Trabalho apresentado em WorldCist'19 - 7th World Conference on Information Systems and Technologies, 2019.
    10.1007/978-3-030-16184-2_65
  18. Coelho, H; Melo, M; Barbosa, L; Martins, J; Teixeira, MS; Bessa, M. "Authoring tools for creating 360 multisensory videos—Evaluation of different interfaces". 2019.
    10.1111/exsy.12418
  19. Pinto, Manuel; Melo, Miguel; Bessa, Maximino; Pinto, M.; Melo, M.; Bessa, M.. "Use of the Physiological Response to Improve the Gaming Experience". Trabalho apresentado em ICGI2018 - International Conference on Graphics and Interaction, 2018.
    10.1109/itcgi.2018.8602977
  20. Melo, Miguel; Coelho, Hugo; Chalmers, Alan; Remi Cozot; Bessa, Maximino; Kadi Bouatouch; Melo, M.; et al. "Tone mapping HDR panoramas for viewing in Head Mounted Displays". Trabalho apresentado em VISIGRAPP 2018 : 13th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, Madeira, 2018.
    Publicado • 10.5220/0006615402320239
  21. Coelho, H; Melo, M; Barbosa, L; Martins, J; Teixeira, MS; Bessa, M. "Immersive Edition of Multisensory 360 Videos". 2018.
    10.1007/978-3-319-77712-2_30
  22. Goncalves, G; Melo, M; Bessa, M; Goncalves, Guilherme; Melo, Miguel; Bessa, Maximino; Gonçalves, G.; Melo, M.; Bessa, M.. "Virtual Reality Games: a study about the level of interaction vs. narrative and the gender in presence and cybersickness.". Trabalho apresentado em ICGI2018 - International Conference on Graphics and Interaction, 2018.
    10.1109/itcgi.2018.8602686
  23. Pedro Monteiro; Diana Carvalho; Miguel Melo; Frederico Branco; Maximino Bessa. "Evaluation of virtual reality navigation interfaces using the steering law". 2017.
    10.1109/epcgi.2017.8124299
  24. Maximino Bessa; Hugo Coelho; Miguel Melo; Manuel Pinto. "Impact of different display devices and types of virtual environments on emotions and feeling of presence". 2017.
    10.1109/epcgi.2017.8124300
  25. Luis Barbosa; Pedro Monteiro; Manuel Pinto; Hugo Coelho; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Multisensory virtual environment for firefighter training simulation: Study of the impact of haptic feedback on task execution". 2017.
    10.1109/epcgi.2017.8124316
  26. Carvalho, D; Bessa, M; Magalhaes, L; Melo, M; Carrapatoso, E. "Age group differences in performance using distinct input modalities A target acquisition performance evaluation". 2017.
    10.1109/epcgi.2017.8124305
  27. Miguel Melo; Tania Rocha; Luis Barbosa; Maximino Bessa. "Presence in virtual environments: Objective metrics vs. subjective metrics — A pilot study". 2016.
    10.1109/epcgi.2016.7851200
  28. Miguel Melo; Sofia Sampaio; Luis Barbosa; Jose Vasconcelos-Raposo; Maximino Bessa. "The impact of different exposure times to 360° video experience on the sense of presence". 2016.
    10.1109/epcgi.2016.7851192
  29. Tania Rocha; Maximino Bessa; Miguel Melo; Joao Barroso; Luciana Cabral. "Evaluating selection, manipulation and navigation tasks by people with intellectual disabilities: Learning level comparison of user interaction performance with digital content". 2016.
    10.1109/epcgi.2016.7851193
  30. Miguel Melo; Luis Barbosa; Cesar Meira; Frederico Branco; Maximino Bessa. "HDR video on mobile devices: Unlocker of new opportunities for digital business". 2016.
    10.1109/cisti.2016.7521604
  31. Bessa, Maximino; Melo, Miguel; Narciso, David; Barbosa, Luís; Vasconcelos-Raposo, José. "Does 3D 360 video enhance user's VR experience?". Trabalho apresentado em the XVII International Conference, Salamanca, Spain, 2016.
    Publicado • 10.1145/2998626.2998669
  32. Melo, Miguel; Barbosa, Luís; Vasco Amorim; Bessa, Maximino. "Impact of Screen Reflections on the Visualization of HDR Video on Mobile Devices: a Pilot Study". Trabalho apresentado em Encontro Português de Computação Gráfica e Interação - EPCGI'2016, Covilhã, 2016.
    Publicado
  33. Melo, Miguel; Rocha, Tania; Barbosa, Luis; Bessa, Maximino; Tânia Rocha; Barbosa, Luís. "The Impact of Body Position on the Usability of Multisensory Virtual Environments: Case study of a virtual bicycle". Trabalho apresentado em International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2016), Vila Real, 2016.
    Publicado • 10.1145/3019943.3019947
  34. Jorge Freitas; Cesar Meira; Miguel Melo; Luis Barbosa; Maximino Bessa. "Information system for the management and visualization of multisensorial contents". 2015.
    10.1109/cisti.2015.7170495
  35. Meira, C; Freitas, J; Barbosa, L; Melo, M; Bessa, M; Magalhaes, L. "Digital Services in Immersive Urban Virtual Environments". 2013.
  36. Magalhaes, Luis; Bessa, Maximino; Urbano, Carlos; Melo, Miguel; Peres, Emanuel; Chalmers, Alan. "A survey on HDR visualization on mobile devices". Trabalho apresentado em Optics, Photonics, and Digital Technologies for Multimedia Applications II, Brussels, Belgium, 2012.
    Publicado • 10.1117/12.924068
  37. Adão, Telmo; Magalhães, Luís; Bessa, Maximino; Barreira, João; Melo, Miguel; Gonçalves, Martinho; Sousa, José; Peres, Emanuel. "Proposal of an Information System for a Semi-automatic Virtual Reconstruction of Archeological Sites". Trabalho apresentado em CENTERIS'2012 - Conference on ENTERprise Information Systems, Vilamoura, 2012.
    Publicado • 10.1016/j.protcy.2012.09.062
  38. Miguel Melo; Pedro Brandão Silva; Luís Magalhães; Maximino Bessa; António Coelho; João Paulo Moura; Artur Rocha; et al. "3DWikiU - 3D Wiki For Urban Environments". Trabalho apresentado em Simpósio Ibero-Americano de Computação Gráfica, Faro, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. David Narciso; Miguel Melo; Susana Rodrigues; Duarte Dias; João Cunha; José Vasconcelos-Raposo; Maximino Bessa. "Assessing the perceptual equivalence of a firefighting training exercise across virtual and real environments". Virtual Reality (2024): https://doi.org/10.1007/s10055-023-00917-6.
    10.1007/s10055-023-00917-6
  2. Hugo Coelho; Pedro Monteiro; Guilherme Gonçalves; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Immersive Creation of Virtual Reality Training Experiences". IEEE Access (2024): https://doi.org/10.1109/ACCESS.2024.3413337.
    10.1109/ACCESS.2024.3413337
  3. Nuno Sousa; Elisa Alén; Nieves Losada; Miguel Melo. "Breaking barriers: Unveiling challenges in virtual reality adoption for tourism business managers". Tourism and hospitality management (2024): https://doi.org/10.20867/thm.30.2.10.
    10.20867/thm.30.2.10
  4. Mariana Magalhães; António Coelho; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Measuring users’ emotional responses in multisensory virtual reality: a systematic literature review". Multimedia Tools and Applications (2023): https://doi.org/10.1007/s11042-023-16918-1.
    10.1007/s11042-023-16918-1
  5. Guilherme Gonçalves; Hugo Coelho; Pedro Monteiro; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Systematic Review of Comparative Studies of the Impact of Realism in Immersive Virtual Experiences". ACM Computing Surveys (2023): https://doi.org/10.1145/3533377.
    10.1145/3533377
  6. David Narciso; Miguel Melo; Susana Rodrigues; João Paulo Cunha; José Vasconcelos-Raposo; Maximino Bessa. "Using Heart Rate Variability for Comparing the Effectiveness of Virtual vs Real Training Environments for Firefighters". IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics (2023): https://doi.org/10.1109/TVCG.2022.3156734.
    10.1109/TVCG.2022.3156734
  7. Nuno Sousa; Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Nieves Losada; Miguel Melo; Maximino Bessa. "An Exploratory Study about the Effect of COVID-19 on the Intention to Adopt Virtual Reality in the Tourism Sector". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su15118725.
    10.3390/su15118725
  8. Anabela Marto; Alexandrino Gonçalves; Miguel Melo; Maximino Bessa; Rui Silva. "ARAM: A Technology Acceptance Model to Ascertain the Behavioural Intention to Use Augmented Reality". Journal of Imaging (2023): https://doi.org/10.3390/jimaging9030073.
    10.3390/jimaging9030073
  9. Aliane Loureiro Krassmann; Miguel Melo; Darque Pinto; Bruno Peixoto; Maximino Bessa; Magda Bercht. "How are the sense of presence and learning outcomes being investigated when using virtual reality? A 24 years systematic literature review". Interactive Learning Environments (2023): https://doi.org/10.1080/10494820.2023.2184388.
    10.1080/10494820.2023.2184388
  10. Peixoto, B; Bessa, LCP; Goncalves, G; Bessa, M; Melo, M. "Teaching EFL With Immersive Virtual Reality Technologies: A Comparison With the Conventional Listening Method". IEEE ACCESS (2023):
    10.1109/access.2023.3249578
  11. David Narciso; Miguel Melo; Susana Rodrigues; Joao Paulo Cunha; Jose Vasconcelos-Raposo; Maximino Bessa. "Studying the Influence of Multisensory Stimuli on a Firefighting Training Virtual Environment". IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics (2023): https://doi.org/10.1109/TVCG.2023.3251188.
    10.1109/TVCG.2023.3251188
  12. Miguel Melo; Guilherme Gonçalves; josé Vasconcelos-Raposo; Maximino Bessa. "How Much Presence is Enough? Qualitative Scales for Interpreting the Igroup Presence Questionnaire Score". IEEE Access (2023): https://doi.org/10.1109/ACCESS.2023.3254892.
    10.1109/ACCESS.2023.3254892
  13. Pedro Monteiro; Guilherme Gonçalves; Bruno Peixoto; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Evaluation of Hands-Free VR Interaction Methods During a Fitts’ Task: Efficiency and Effectiveness". IEEE Access (2023): https://doi.org/10.1109/ACCESS.2023.3293057.
    10.1109/ACCESS.2023.3293057
  14. Nuno Sousa; Elisa Alén; Nieves Losada; Miguel Melo. "Virtual Reality in Tourism Promotion: A Research Agenda Based on A Bibliometric Approach". Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism (2022): https://doi.org/10.1080/1528008X.2022.2112807.
    10.1080/1528008X.2022.2112807
  15. Miguel Melo; Hugo Coelho; Guilherme Gonçalves; Nieves Losada; Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Maximino Bessa. "Immersive multisensory virtual reality technologies for virtual tourism". Multimedia Systems (2022): https://doi.org/10.1007/s00530-022-00898-7.
    10.1007/s00530-022-00898-7
  16. Melo, M; Gonçalves, G; Monteiro, P; Coelho, H; Raposo, JV; Bessa, M; Melo, Miguel; et al. "Do Multisensory Stimuli Benefit the Virtual Reality Experience? A Systematic Review". IEEE Trans. Vis. Comput. Graph. (2022): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/tvcg.2020.3010088.
    10.1109/tvcg.2020.3010088
  17. Meirinhos, G; Martins, S; Peixoto, B; Monteiro, P; Gonsalves, G; Melo, M; Bessa, M. "Immersive VR for Real Estate: Evaluation of Different Levels of Interaction and Visual Fidelity". TEM JOURNAL-TECHNOLOGY EDUCATION MANAGEMENT INFORMATICS (2022):
    10.18421/tem114-21
  18. Guilherme Goncalves; Galvao Meirinhos; Vitor Filipe; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Virtual Reality e-Commerce: Contextualization and Gender Impact on User Memory and User Perception of Functionalities and Size of Products". IEEE Access (2022): https://doi.org/10.1109/ACCESS.2022.3198957.
    10.1109/ACCESS.2022.3198957
  19. Galvao Meirinhos; Guilherme Goncalves; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Using Virtual Reality to Demonstrate and Promote Products: The Effect of Gender, Product Contextualization and Presence on Purchase Intention and User Satisfaction". IEEE Access (2022): https://doi.org/10.1109/ACCESS.2022.3178371.
    10.1109/ACCESS.2022.3178371
  20. Marto, Anabela; Gonçalves, Alexandrino; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "A survey of multisensory VR and AR applications for cultural heritage". Computers & Graphics (2021): http://dx.doi.org/10.1016/j.cag.2021.10.001.
    10.1016/j.cag.2021.10.001
  21. Rafael Darque Pinto; Bruno Peixoto; Miguel Melo; Luciana Cabral; Maximino Bessa. "Foreign Language Learning Gamification Using Virtual Reality—A Systematic Review of Empirical Research". Education Sciences 11 5 (2021): 222-222. https://doi.org/10.3390/educsci11050222.
    10.3390/educsci11050222
  22. Marto, A; Melo, M; Goncalves, A; Bessa, M; Anabela Marto; Miguel Melo; Alexandrino Goncalves; Maximino Bessa. "Development and Evaluation of an Outdoor Multisensory AR System for Cultural Heritage". IEEE ACCESS (2021): 1-1. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3050974.
    10.1109/access.2021.3050974
  23. Bruno Peixoto; Rafael Pinto; Miguel Melo; Luciana Cabral; Maximino Bessa; Peixoto, B; Pinto, R; et al. "Immersive Virtual Reality for Foreign Language Education: A PRISMA Systematic Review". IEEE Access (2021): 1-1. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3068858.
    10.1109/ACCESS.2021.3068858
  24. Mariana Magalhaes; Miguel Melo; Maximino Bessa; Antonio Fernando Coelho; Magalhaes, M; Melo, M; Bessa, M; Coelho, AF; Magalhães, M. "The Relationship Between Cybersickness, Sense of Presence, and the Users’ Expectancy and Perceived Similarity Between Virtual and Real Places". IEEE Access (2021): 1-1. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3084863.
    10.1109/ACCESS.2021.3084863
  25. Monteiro, P; Goncalves, G; Coelho, H; Melo, M; Bessa, M. "Hands-free interaction in immersive virtual reality: A systematic review". IEEE TRANSACTIONS ON VISUALIZATION AND COMPUTER GRAPHICS (2021):
    10.1109/tvcg.2021.3067687
  26. Goncalves, G; Melo, M; Barbosa, L; Vasconcelos Raposo, J; Bessa, M. "Evaluation of the impact of different levels of self-representation and body tracking on the sense of presence and embodiment in immersive VR". VIRTUAL REALITY (2021):
    10.1007/s10055-021-00530-5
  27. Guilherme Goncalves; Pedro Monteiro; Hugo Coelho; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Systematic Review on Realism Research Methodologies on Immersive Virtual, Augmented and Mixed Realities". IEEE Access 9 (2021): 89150-89161. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3089946.
    10.1109/ACCESS.2021.3089946
  28. Gonçalves, Guilherme; Melo, Miguel; Vasconcelos-Raposo, José; Bessa, Maximino. "A novel method to enhance the touristic 360° promotional video experience". Multimedia Tools and Applications (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s11042-020-09026-x.
    10.1007/s11042-020-09026-x
  29. J. Vasconcelos-Raposo; M. Melo; Luís Barbosa; C. Teixeira; L. Cabral; M. Bessa; Vasconcelos-Raposo, J.; et al. "Assessing presence in virtual environments: adaptation of the psychometric properties of the Presence Questionnaire to the Portuguese populations". Behaviour & Information Technology (2020): 1-11. https://doi.org/10.1080/0144929X.2020.1754911.
    10.1080/0144929X.2020.1754911
  30. Narciso, David; Melo, Miguel; Vasconcelos-Raposo, José; Bessa, Maximino. "The Impact of Olfactory and Wind Stimuli on 360 Videos Using Head-mounted Displays". ACM Transactions on Applied Perception 17 1 (2020): 1-13. http://dx.doi.org/10.1145/3380903.
    10.1145/3380903
  31. Guilherme Goncalves; Pedro Monteiro; Miguel Melo; Jose Vasconcelos-Raposo; Maximino Bessa; Goncalves, G; Monteiro, P; et al. "A Comparative Study Between Wired and Wireless Virtual Reality Setups". IEEE Access 8 (2020): 29249-29258. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.2970921.
    10.1109/ACCESS.2020.2970921
  32. Monteiro, Pedro; Melo, Miguel; Valente, Antonio; Vasconcelos-Raposo, Jose; Bessa, Maximino. "Delivering Critical Stimuli for Decision Making in VR Training: Evaluation Study of a Firefighter Training Scenario". IEEE Transactions on Human-Machine Systems (2020): 1-10. http://dx.doi.org/10.1109/thms.2020.3030746.
    10.1109/thms.2020.3030746
  33. Goncalves, G; Melo, M; Vasconcelos Raposo, J; Bessa, M; Guilherme Goncalves; Miguel Melo; Jose Vasconcelos-Raposo; Maximino Bessa. "Impact of Different Sensory Stimuli on Presence in Credible Virtual Environments". IEEE TRANSACTIONS ON VISUALIZATION AND COMPUTER GRAPHICS 26 11 (2020): 3231-3240. https://doi.org/10.1109/TVCG.2019.2926978.
    10.1109/tvcg.2019.2926978
  34. Mukherjee, R; Melo, M; Filipe, V; Chalmers, A; Bessa, M; Ratnajit Mukherjee; Miguel Melo; et al. "Backward Compatible Object Detection Using HDR Image Content". IEEE ACCESS 8 (2020): 142736-142746. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3010340.
    10.1109/access.2020.3010340
  35. Anabela Marto; Miguel Melo; Alexandrino Goncalves; Maximino Bessa; Marto, A; Melo, M; Goncalves, A; Bessa, M. "Multisensory Augmented Reality in Cultural Heritage: Impact of Different Stimuli on Presence, Enjoyment, Knowledge and Value of the Experience". IEEE Access 8 (2020): 193744-193756. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3032379.
    10.1109/ACCESS.2020.3032379
  36. Narciso, David; Melo, Miguel; Raposo, José Vasconcelos; Cunha, João; Bessa, Maximino. "Virtual reality in training: an experimental study with firefighters". Multimedia Tools and Applications (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s11042-019-08323-4.
    10.1007/s11042-019-08323-4
  37. Hatchett, Jonathan; Toffoli, Domenico; Melo, Miguel; Bessa, Maximino; Debattista, Kurt; Chalmers, Alan. "Displaying detail in bright environments: A 10,000 nit display and its evaluation". Signal Processing: Image Communication 76 (2019): 125-134. http://dx.doi.org/10.1016/j.image.2019.04.011.
    10.1016/j.image.2019.04.011
  38. Coelho, H.; Melo, M.; Martins, J.; Bessa, M.. "Collaborative immersive authoring tool for real-time creation of multisensory VR experiences". Multimedia Tools and Applications (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061642302&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11042-019-7309-x
  39. Bashford Rogers, T; Melo, M; Marnerides, D; Bessa, M; Debattista, K; Chalmers, A; Bashford-Rogers, Thomas; et al. "Learning Preferential Perceptual Exposure for HDR Displays". IEEE ACCESS (2019):
    Aceite para publicação • 10.1109/access.2019.2898910
  40. Pedro Monteiro; Hugo Coelho; Guilherme Goncalves; Miguel Melo; Maximino Bessa; Monteiro, P; Coelho, H; et al. "Comparison of Radial and Panel Menus in Virtual Reality". IEEE Access 7 (2019): 116370-116379. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2019.2933055.
    10.1109/ACCESS.2019.2933055
  41. Vasconcelos-Raposo, José; Melo, Miguel; Teixeira, Carla; Cabral, Luciana; Bessa, Maximino; Teixeira, Carla Maria. "Adaptation and Validation of the ITC - Sense of Presence Inventory for the Portuguese language". International Journal of Human-Computer Studies 0 (2018): 1-19.
    Publicado • 10.1016/j.ijhcs.2018.12.005
  42. Monteiro, Pedro; Carvalho, Diana; Melo, Miguel; Branco, Frederico; Bessa, Maximino. "Application of the steering law to virtual reality walking navigation interfaces". Computers & Graphics 77 - (2018): 80-87.
    Publicado • 10.1016/j.cag.2018.10.003
  43. Martins, José; Gonçalves, Ramiro; Branco, Frederico; Barbosa, Luís; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "A multisensory virtual experience model for thematic tourism: A Port wine tourism application proposal". Journal of Destination Marketing & Management - (2017): 1-7.
    Publicado • 10.1016/j.jdmm.2017.02.002
  44. Narciso, David; Bessa, Maximino; Melo, Miguel; Coelho, António; Vasconcelos-Raposo, José. "Immersive 360 video user experience: impact of different variables in the sense of presence and cybersickness". Universal Access in the Information Society na (2017): na-na.
    Publicado • 10.1007/s10209-017-0581-5
  45. Melo, Miguel; Vasconcelos-Raposo, José; Bessa, Maximino. "Presence and cybersickness in immersive content: Effects of content type, exposure time and gender". Computers & Graphics na (2017): na-na.
    Publicado • 10.1016/j.cag.2017.11.007
  46. Bessa, Maximino; Melo, Miguel; Augusto de Sousa, A.; Vasconcelos-Raposo, José. "The effects of body position on Reflexive Motor Acts and the sense of presence in virtual environments". Computers & Graphics na (2017): na-na.
    Publicado • 10.1016/j.cag.2017.11.003
  47. Vasconcelos-Raposo, J; Teixeira, C; Alves, C; Lopes, H; Mendes, M; Andrade, P; Melo, M; et al. "A POSIÇÃO DO ALVO NA INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO OCULAR EM TAREFAS DE PESQUISA NAVEGACIONAL E INFORMATIVA". PsychTech & Health Journal 1 1 (2017): 14-20.
    Publicado • 10.26580/pthj.art2-2017
  48. Melo, Miguel; Barbosa, Luís; Bessa, Maximino; Debattista, Kurt; Chalmers, Alan. "Context-aware HDR video distribution for mobile devices". Multimedia Tools and Applications 75 21 (2016): 1-19.
    Publicado • 10.1007/s11042-016-3940-y
  49. Vasconcelos Raposo, J; Bessa, M; Melo, M; Barbosa, L; Rodrigues, R; Teixeira, CM; Cabral, L; Sousa, AA. "Adaptation and Validation of the Igroup Presence Questionnaire (IPQ) in a Portuguese Sample". PRESENCE-TELEOPERATORS AND VIRTUAL ENVIRONMENTS (2016):
    10.1162/pres_a_00261
  50. Melo, Miguel; Bessa, Maximino; Barbosa, Luís; Debattista, Kurt; Chalmers, Alan. "Screen reflections impact on HDR video tone mapping for mobile devices: an evaluation study". EURASIP Journal on Image and Video Processing 2015 1 (2015): 1-14.
    Publicado • 10.1186/s13640-015-0094-1
  51. Melo, M.; Bessa, Maximino; Debattista, Kurt; Chalmers, Alan. "Evaluation of Tone-Mapping Operators for HDR Video Under Different Ambient Luminance Levels". Computer Graphics Forum 34 8 (2015): 38-49.
    Publicado • 10.1111/cgf.12606
  52. Melo, Miguel; Bessa, Maximino; Debattista, Kurt; Chalmers, Alan. "Evaluation of HDR video tone mapping for mobile devices". Signal Processing: Image Communication 29 2 (2014): 247-256.
    Publicado • 10.1016/j.image.2013.09.010
Capítulo de livro
  1. Nieves Losada; Filipa Jorge; Mário Sérgio Teixeira; Nuno Sousa; Miguel Melo; Maximino Bessa. "Place Attachment Through Virtual Reality: A Comparative Study in Douro Region (Northern Portugal) with Video and ‘Real’ Visit". 2022.
    10.1007/978-981-16-9268-0_49
  2. Losada, Nieves; Jorge, Filipa; Teixeira, Mário Sérgio; Melo, Miguel; Bessa, Maximino. "Could Virtual Reality Substitute the ‘Real’ Experience? Evidence from a UNESCO World Heritage Site in Northern Portugal". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 153-161. Springer Singapore, 2020.
    10.1007/978-981-33-4260-6_14
  3. Melo, M; Bessa, M; Debattista, K; Chalmers, A; Bessa, Maximino; Melo, Miguel; Debattista, Kurt; Chalmers, Alan. "HDR Video on Small Screen Devices". In High Dynamic Range Video: Concepts, Technologies and Applications, na-na. The Netherlands: Academic Press, 2017.
    Publicado • 10.1016/b978-0-12-809477-8.00009-1
Livro
  1. Peixoto, B.; Pinto, D.; Krassmann, A.; Melo, M.; Cabral, L.; Bessa, M.; Pinto, Darque; et al. Using virtual reality tools for teaching foreign languages. 2019.
    10.1007/978-3-030-16187-3_56
  2. Coelho, H.; Melo, M.; Branco, F.; Vasconcelos-Raposo, J.; Bessa, M.. The impact of gender, avatar and height in distance perception in virtual environments. 2019.
    10.1007/978-3-030-16184-2_66
  3. Melo, Miguel. High Dynamic Range Video for Mobile Devices. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2015.
    Publicado
  4. Melo, Miguel; Bessa, Maximino; Rocha, Tânia; Sousa, José; Peres, Emanuel; Varajão, João; Magalhães, Luís. Framework for Collaborative 3D Urban Environments. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg. 2011.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-24355-4_3
  5. Melo, M.. Serviços digitais em ambientes colaborativos 3D. Vila Real, Portugal: Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. 2011.
    Publicado
Relatório
  1. Sayers, Dave; Sousa-Silva, Rui; Höhn, Sviatlana; Ahmedi, Lule; Allkivi-Metsoja, Kais; Anastasiou, Dimitra; Benuš, Štefan; et al. 2021. The Dawn of the Human-Machine Era: A forecast of new and emerging language technologies. http://dx.doi.org/10.17011/jyx/reports/20210518/1.
    10.17011/jyx/reports/20210518/1
Resumo em conferência
  1. Vasco Amorim; Bessa, Maximino; Melo, Miguel; Guilherme Gonçalves. "Virtual Reality Training and Certification for Firefighters for Hydrogen Applications". Trabalho apresentado em EHEC - European Hydrogen Energy Conference 2018., Málaga, 2018.
    Publicado
  2. Coelho, Hugo; Pinto, Manuel; Guilherme Gonçalves; Bessa, Maximino; Melo, Miguel. "Estimativa de distâncias egocêntricas: mundo real vs. ambientes virtuais". Trabalho apresentado em EPCGI’2017 – 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação, Guimarães, 2017.
    Publicado
  3. Bessa, Maximino; Melo, Miguel; David Narciso; Barbosa, Luís; José Vasconcelos-Raposo. "¿Mejora los vídeos a 360 grados en 3D la experiencia de RV de los usuarios? Un estudio de evaluación.". Trabalho apresentado em Interacción 2016, Salamanca, 2016.
    Publicado
  4. Melo, Miguel; Maximino Bessa; Debattista, Kurt; Chalmers, Alan. "Evaluation of Tone Mapping Operators for HDR video on small form factor displays". Trabalho apresentado em First International Conference and SME Workshop on HDR imaging, Porto, 2013.
    Publicado
  5. Meira, César; Melo, Miguel; Maximino Bessa; Barbosa, Luís; Chalmers, Alan. "Performance of HDR video in Mobile Devices". Trabalho apresentado em First International Conference and SME Workshop on HDR imaging, Porto, 2013.
    Publicado
  6. Melo, Miguel. "High Visual Fidelity For Highly Immersive Virtual Environments". Trabalho apresentado em RTE'13 - Real-Time multisensory virtual Experiments, Porto, 2013.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Authoring tools for virtual reality experiences: a systematic review. 2022. Coelho, H; Monteiro, P; Goncalves, G; Melo, M; Bessa, M.
    10.1007/s11042-022-12829-9
  2. What Is the Relationship between the Sense of Presence and Learning in Virtual Reality? A 24-Year Systematic Literature Review. 2022. Krassmann, AL; Melo, M; Pinto, D; Peixoto, B; Bessa, M; Bercht, M.
    10.1162/pres_a_00350
  3. A systematic review on the use of immersive virtual reality to train professionals. 2021. Narciso, D; Melo, M; Rodrigues, S; Cunha, JP; Vasconcelos Raposo, J; Bessa, M.
    10.1007/s11042-020-10454-y
  4. Correction to: Collaborative immersive authoring tool for real-time creation of multisensory VR experiences (Multimedia Tools and Applications, (2019), 10.1007/s11042-019-7309-x). 2020. Coelho, H; Melo, M; Martins, J; Bessa, M.
    10.1007/s11042-019-7645-x
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2013 Performance of HDR video in Mobile Devices
(Portugal)
2013 Evaluation of Tone Mapping Operators for HDR video on small form factor displays
(Portugal)
2013 High Visual Fidelity For Highly Immersive Virtual Environments
(Portugal)
2012 HDR - High Dynamic Range SPAM2012
ECT UTAD e Curso de Comunicação e Multimédia (Vila Real, Portugal)
2011 Framework for Collaborative 3D Urban Environments
(Portugal)
2011 3DWikiU - 3D Wiki For Urban Environments
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/12 - Atual Avaliação da tecnologia de realidade virtual aplicada ao setor do enoturismo na ótica das suas empresas e visitantes
Orientador
Turismo (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Espanha
2019/09 - Atual Automated Creation of Authentic Virtual Experiences
Orientador
Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - Atual Immersive Authoring system for development of training programs in virtual reality
Coorientador
Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - Atual Novel Metaphor for Efficient Interaction in Virtual Reality Applications
Coorientador
Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - Atual Marketing Digital: Desenvolvimento promocional através da Realidade Virtual
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - Atual Desenvolvimento e Avaliação de interfaces de seleção em ambientes virtuais imersivos
Coorientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - Atual Gamificação na aprendizagem de Língua Inglesa: desenvolvimento de conteúdos imersivos de realidade virtual
Coorientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - Atual Realidade Virtual no Ensino: Desenvolvimento de conteúdos imersivos para o Ensino de Língua Estrangeira
Coorientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - Atual Ambientes Virtuais Multisensoriais: equivalência entre treino real e virtual
Coorientador
Engenharia Informática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/10 - 2021/07/14 Leitura Imersiva: Multimodalidade e Resposta Emocional
Orientador
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/09 - 2019/10/18 Avatares para interação de elevada fidelidade em ambientes virtuais imersivos
Coorientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019/02/19 - 2019/06/30 Desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos
Coorientador
Comunicação e Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Curso de Comunicação e Multimédia / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/30 MASSIVE - Virtual Reality Laboratory (Estágio Curricular)
Coorientador
Comunicação e Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Curso de Comunicação e Multimédia / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/30 Realidade Virtual para Ensino e Treino e Certificação
Coorientador
Comunicação e Multimédia (Licenciatura/Bacharelato)
Curso de Comunicação e Multimédia / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/30 Transmissão de voz em realidade virtual Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/02/01 - 2018/06/30 Tracking Humanoide em Realidade Virtual Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 Realidade Mista – Utilização de objetos reais para controlo de ambientes virtuais
Coorientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Desenho e Avaliação de Ambientes Virtuais Multissensoriais
Coorientador
Comunicação e Multimédia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Utilização da resposta fisiológica em ambientes de realidade virtual para aumentar o envolvimento dos utilizadores
Coorientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 ICGI'2019 - International Conference on Graphics and Interaction (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2018 - 2018 ICGI'2018 - International Conference on Graphics and Interaction (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2017 - 2017 EPCGI2017 - Encontro Português de Computação Gráfica (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2016 - 2016 EPCGI2016 - Encontro Português de Computação Gráfica (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2015 - 2015 EPCGI2015 - Encontro Português de Computação Gráfica (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2013 - 2013 First International Conference and SME Workshop on HDR imaging
Conferência (Coorganizador)
COST IC1005, FEUP, UTAD, INESC, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 COST Action HDRi Meeting
Encontro
2013 - 2013 COST Action HDRi Meeting
Encontro
2012 - 2012 HDR Training School
Encontro
2012 - 2012 Fotografia - High Dynamic Range
Oficina (workshop)
SPAM
Curso de Comunicação e Multimédia / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/01/11 Desenvolvimento e Avaliação de interfaces de seleção em ambientes imersivos
Orientador
Samuel Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/12/04 Arcana Exile
Arguente principal
Miguel Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2020/11/24 Strikeout Legends
Arguente
Tiago Rafael da Silva Barracha (Outro)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2020/09/15 Multisensory Immersive Contents For Cultural Heritage
Arguente principal
Anabela Marto (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/07/23 Advancing computational biophysics with Virtual Reality
Arguente principal
Afonso Bernardino da Silva Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/07/23 Real Time Optimizations for a Web-based Telemedicine Platform
Arguente principal
Paulo Renato Almeida Correia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019/11/28 Observação de Aves com Realidade Aumentada
Arguente principal
José Afonso Condeixa Venâncio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019/11/28 Plataforma de Audiologia Evollu
Arguente principal
Ricardo da Silva Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2018 Utilização de tecnologias de RA e RV para entrega de conteúdos imersivos baseados na localização João Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Jogos digitais como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa para pessoas com deficiência intelectual Rita Rodeita (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 Sistema para Simulação de Ambientes Hospitalares e Treino Médico Diana Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 Gamification as a means to promote user physical activity (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 Game engine for development of pervasive games for learning programming Marina Camilo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 Processos de criação e estratégias de comunicação do Design Têxtil – G Sport Nuno Miguel Nogueira Soares Correia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 Realidade Aumentada Móvel num Contexto de Herança Cultural Anabela Gonçalves Rodrigues Marto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2017 Artistic Style Transfer for Textured 3D Models Inês Filipa Nunes Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 Desenvolvimento de Aplicações de Realidade Aumentada Coerentes com o Contexto Ambiental João Carlos dos Santos Barreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/11/05 - 2021/05/07 Eurographics 2021: Annual Conference of the European Association for Computer Graphics
2020/09/20 - 2021/04/01 IEEE VR 2021
2020/10/14 - 2021/02/10 VISIGRAPP - 16th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications
2019/10/01 - 2020/03/26 IEEE VR 2020
2020/02/27 - 2020/02/29 GRAPP 2020 - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications Valletta, Malta
2019/11/21 - 2019/11/22 ICGI 2019 - International Conference on Graphics and Interaction

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/12/29 - Atual IEEE ACCESS (2169-3536) IEEE
2020/12 - Atual Computers in Human Behavior Reports (2451-9588) Elsevier
2020/11 - Atual International Journal of Human–Computer Interaction Taylor & Francis
2017/07 - Atual Computers & Graphics (0097-8493) Elsevier

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual Membro do Júri do Prémio Professor José Luís Encarnação
Avaliador
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09/28 - 2021/02/20 Computação Gráfica Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2020/02 - 2020/06 Computação Gráfica Ciências da Engenharia Eletrótecnica e de Computadores (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/02 - 2020/06 Computação Gráfica Comunicação e Multimédia (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/02 - 2020/06 Computação Gráfica Engenharia Informática (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09 - 2020/02 Computação Gráfica Computer Graphics (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2019/02 - 2019/06 Programação 2 Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2018 - 2019 Computação Gráfica Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018/02 - 2018/07 Computação Gráfica Engenharia Informática (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/02 - 2018/07 Computação Gráfica Multimédia (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/02 - 2018/07 Computação Gráfica Ciências da Engenharia Eletrótecnica e de Computadores (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/10 - 2018/02 Computação Gráfica Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2017 - 2018 Computação Gráfica Design de Jogos Digitais (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2014/02 - 2014/07 Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação I Tecnologias de Informação e Comunicação (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/03 - Atual Eurographics Membro
2013/03 - Atual Grupo Português de Computação Gráfica Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Comité Técnico para a Responsabilidade Social
Membro
INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2018/11 - Atual Eurographics Assistant Secretary
Membro
Eurographics, Suiça

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/11/04 - Atual Júri de Bolsa de Investigação de Licenciado INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2020/07/20 - 2020/07/20 Member of the Research Committee of the doctoral program of Digital Media as an evaluator of the thesis entitled "Exploring the impact of multisensory stimuli on mental imagery - a virtual tourism case study based on emotional responses" of the Ph.D. candidate Mariana Magalhães Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2018 Júri de Seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto The Biomedical Simulation Centre of the Future INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2018 - 2018 Júri de Seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto MASSIVE INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2018 - 2018 Júri de Seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto The Biomedical Simulation Centre of the Future INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2018 - 2018 Júri de Seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto PERFECT INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2018 - 2018 Júri de Seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto PromoTurVR INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 Júri de Seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto MASSIVE INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 Júri de seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto The Biomedical Simulation Centre of the Future INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 Júri de Seleção para Bolsa de Mestre no âmbito do projeto MASSIVE INESC - Ciência e Tecnologia, Portugal
2015 - 2015 Provas de Aptidão Profissional - ESCOPAL (Escola Profissional de Lamego) ESCOPAL, Portugal
2014 - 2014 Provas de Aptidão Profissional - ESCOPAL (Escola Profissional de Lamego) ESCOPAL, Portugal
2013 - 2013 Provas de Aptidão Profissional - ESCOPAL (Escola Profissional de Lamego) ESCOPAL, Portugal
2012 - 2012 Provas de Aptidão Profissional - ESCOPAL (Escola Profissional de Lamego) ESCOPAL, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Best Student Paper Award - EPCGI'17 (24 Encontro Português de Computação Gráfica e Interação)
2016 Best Paper Award - EPCGI'16 (23 Encontro Português de Computação Gráfica e Interação)
2015 Prémio Professor José Luís Encarnação
2011 Prémio UTAD 2011- Melhor Aluno
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Bolsa de Mérito
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal