???global.info.a_carregar???
é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Diretor da Faculdade de Estudos da Linguagem (FAEL/UNIFESSPA) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras - Português (FAEL/UNIFESSPA). Também atua como Docente Permanente na Área de Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa: Linguagem, Discurso e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PÓSLET/UNIFESSPA) e como Docente Colaborador na Área de Estudos Linguísticos, na Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras/UFPR). É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística para Cidadania GloCal (ELCG/CNPq-UNIFESSPA), Coordenador do Projeto Português Plurilíngue para Falantes de Outras Línguas (PFOL/UNIFESSPA) e Coordenador do Laboratório de Pesquisa, Ação e Formação em Educação Linguística (LabEL/UNIFESSPA). Também é Pesquisador do Grupo de Pesquisa do Observatório de Linguagem do Sul e Sudeste do Pará (OLISSPA/CNPq/UNIFESSPA), do Grupo de Pesquisa em Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas (FLORES/CNPq/UFPR), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF/UAVEIRO) e do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing/UAVEIRO), além de atuar como Docente Orientador (Português e Inglês) no Programa Idiomas sem Fronteiras (Andifes-IsF). Tem experiência com Gestão, Internacionalização, Tecnologias Educacionais, Coordenação Pedagógica, Assessoria e Consultoria Técnico-Pedagógica e como Professor nas áreas de Educação, Linguística, Linguística Aplicada, Comunicação, Direito e Administração. Atua, principalmente, nos seguintes Temas: Educação Linguística, Ensino de Português (Língua Materna e "Estrangeira"), Texto e Discurso, Políticas Linguísticas, Didática das Línguas (Português, Inglês e Espanhol), Formação de Professores, Currículo e Educação e Tecnologias.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sweder Souza

Nomes de citação

  • Souza, S.
  • Souza, Sweder

Identificadores de autor

Ciência ID
A113-5938-2AD3
ORCID iD
0000-0002-7237-9078
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=BSsh81sAAAAJ&hl=en
Researcher Id
D-7164-2015
Scopus Author Id
55974202200

Endereços de correio eletrónico

  • swedersouza@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 4199765632 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Galego Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/02 - 2024/02
Concluído
Doutorado em Letras/Estudos Linguísticos – Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem (Doctor)
Especialização em Didática das Línguas e Linguística Aplicada
Universidade Federal do Paraná, Brasil
"ABORDAGENS PLURILÍNGUES NA FORMAÇÃO PERMANENTE (CONTINUADA) DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO BRASIL - UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO-FORMAÇÃO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022 - 2024
Concluído
Licenciatura em Psicopedagogia (Licence)
UNINTER Educacional SA, Brasil
2020 - 2022
Concluído
Licenciatura em Pedagogia (Licence)
UNINTER Educacional SA, Brasil
2020 - 2022
Concluído
Licenciatura em Letras - Português e Espanhol (Licence)
UNINTER Educacional SA, Brasil
2018/02/15 - 2020/02/14
Concluído
Mestre em Letras/Estudos Linguísticos – Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem (Magister)
Especialização em Linguística Aplicada
Universidade Federal do Paraná, Brasil
"Uma análise Glotopolítica da Concepção de Língua(gem) no Componente de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016 - 2017
Concluído
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Postgraduate Certificate)
Especialização em Língua Portuguesa
Centro Universitário Campos de Andrade, Brasil
"Da Gramática à Análise Linguística: pontos e pespontos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016 - 2017
Concluído
Aperfeiçoamento em Deficiência Intelectual (Postgraduate Certificate)
Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional do Paraná, Brasil
"A Deficiência Intelectual no Espaço Escolar Contemporâneo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012 - 2016
Concluído
Licenciatura em Letras - Português e Inglês (Licence)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
"Letramento e Ensino: Pensando o Letramento a partir dos eixos de ensino-aprendizagem de Língua Materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01 - 2019/01 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade de Brasília, Brasil
2016/02 - 2017/02 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2014/10 - 2017/02 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2013/10 - 2016/02 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2014/08 - 2015/08 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
2014/08 - 2015/08 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2013/06 - 2014/12 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2013/08 - 2014/08 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
2013/08 - 2014/08 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2013/07 - 2014/06 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2013/06 - 2013/12 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
2012/02 - 2013/02 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/08 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
2018/02 - 2018/08 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal do Paraná, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03 - 2019/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade de Brasília, Brasil
2015/06 - 2015/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Centro Universitário Campos de Andrade, Brasil
2013/07 - 2015/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Membro Colaborador Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/02 - 2024/02 Doutorado em Letras/Estudos Linguísticos – Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem. Universidade Federal do Paraná, Brasil
2018/02/15 - 2020/02/14 Mestre em Letras/Estudos Linguísticos – Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem Universidade Federal do Paraná, Brasil
2013/02 - 2013/08 Outra Situação (Técnica) Paraná Governo do Estado, Brasil
2011/02 - 2011/08 Técnico Especialista (Técnica) Sykes Enterprises. Inc, SYKES, Brasil, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/02 - 2020/02 The concept of Language in the Base Nacional Comum Curricular and the Political-Linguistic implications in the teaching-learning of Portuguese Language in Brazil
001 - 88882.181006/2018-01 and 132442/2019-1
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2014/08 - 2015/07 Discursive Constructions of the Work in Chronicles of Machado de Assis
143500/2014-7
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2013/08 - 2014/07 Representations of Science and Technology in Anarchist Thought: Narratives of Resistance (1900-1935)
143326/2013-9
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual Interfaces da Intercompreensão em Línguas Românicas e a promoção do Plurilinguismo
Projeto de Investigação
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Paraná, Brasil
Em curso
2018 - 2019 Linguagem, Cultura e Sociedade
Grupo e Projeto de Pesquisa
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Brasília, Brasil
Concluído
2018 - 2019 Letramentos e ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Grupo de PEsquisa
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2018 - 2019 Política e Políticas Linguísticas, Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais e (trans)formação Docente: avanços e desafios em tempos de globalização e de inter/transnacionalização
Grupo e Projeto de Pesquisa
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Brasília, Brasil
Concluído
2017 - 2018 Texto, Discurso, Ensino
Grupo de Pesquisa
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2016 - 2017 Tecnologias, Formação Docente e Letramentos
Tecnologias, Formação Docente
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2014 - 2017 Entre a Gramática e a Análise Linguística: dissensos e aproximações
Entre a Gramática e a Análise
Investigador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2014 - 2015 Construção Discursiva do Trabalho e da Tecnologia em Textos de Comunicação e Literário
Construção Discursiva do Traba
Investigador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2013 - 2015 Tecnologia Assistiva no Ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional para Cegos
Tecnologia Assistiva no Ensino
Investigador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2013 - 2014 Feminismo, Pós-colonialismo e Teorias afins
Feminismo, Pós-colonialismo e
Investigador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2013 - 2014 Influências Recíprocas entre Oralidade e Escrita em um Caso de Apraxia de Desenvolvimento
Influências Recíprocas entre O
Investigador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2013 - 2014 Representações de Ciência e Tecnologia no Pensamento Anarquista: Narrativas da Resistência (1900-1935)
Representações de Ciência e Te
Investigador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
2013 - 2013 Português Para Falantes de Outras Línguas
Português Para Falantes de Out
Investigador
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sweder Souza; Maria Helena Araújo e Sá. "Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas". Revista Letras (2023): https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85749.
    10.5380/rel.v105i1.85749
  2. Sweder Souza; Francisco Del Olmo. "Araújo e Sá, Maria Helena & Maciel, Carla Maria Ataíde. Interculturalidade e Plurilinguismo nos Discursos e Práticas de Educação e Formação em Contextos Pós-Coloniais de Língua Portuguesa. Bruxelas: Peter Lang, 2021, 418 p.". Cadernos de Tradução (2022): https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82761.
    10.5007/2175-7968.2022.e82761
  3. Andréia de Fátima Rutiquewiski; Sweder Souza; Audria Leal; Luciana Pereira da Silva. "Análise Linguística/Semiótica para o Ensino Médio: a proposta da BNCC". Línguas e Letras (2022): http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20220030.
    10.5935/1981-4755.20220030
  4. Fernanda Silva Veloso; Sweder Souza. "Metodologias de ensino de línguas estrangeiras em contexto de ensino remoto emergencial na (trans)formação de professores". H2D|Revista de Humanidades Digitais 2 2 (2020): https://doi.org/10.21814/h2d.2776.
    10.21814/h2d.2776
  5. Souza, S.. "Plural Approaches as a Tool for Galician Studies at the Brazilian University: Didactic Experiences in the UFPR Letters Course". Education and Linguistics Research (2020): http://dx.doi.org/10.5296/elr.v6i1.16826.
    10.5296/elr.v6i1.16826
  6. Sweder Souza; Tatiana Souza. "A sexualidade velada da mulher vitoriana: análise da obra literária Carmilla, de Le Fanu". Revista Periódicus (2019): https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.22480.
    10.9771/peri.v1i11.22480
  7. Sweder Souza; Juscelino Francisco Do Nascimento. "INCLUSÃO, INTERAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM CEGOS". Revista X (2019): https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66061.
    10.5380/rvx.v14i4.66061
  8. Rutiquewiski Gomes, Andréia; Souza, Sueder. "O ensino de gramática e as articulações teórico-metodológicas da prática de análise linguística". Working Papers em Linguística 18 2 (2018): 50-68.
    Publicado • 10.5007/1984-8420.2017v18n2p50
  9. Souza, Sweder. "Translanguaging, Heterodiscourse and Multilingualism in the Teaching-Learning of Languages: An Reflection". Education and Linguistics Research 4 2 (2018): 1-1.
    Publicado • 10.5296/elr.v4i2.13268
  10. Souza, Sueder Santos de. "The Interactionist/Dialogic view in Teaching Portuguese in Brazil". Global Journal of Human-Social Science Research 4 1 (2018): 1-7. https://socialscienceresearch.org/index.php/GJHSS/article/view/2673.
    Publicado
  11. Souza, Sweder. "GRAMÁTICA, ESCOLA E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMA¿?TICA DA LI¿?NGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ENTREVISTA COM ROBERTA PIRES DE OLIVEIRA (UFSC/UFPR/CNPQ)". Revista Entrelinhas 12 2 (2018): 258-269. http://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/17654/60746632.
    Publicado
  12. Souza, S.. "GRAMÁTICA, ESCOLA E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ENTREVISTA COM ROBERTA PIRES DE OLIVEIRA (UFSC/UFPR/CNPQ)". Revista Entrelinhas 2 (2018): 258-269. http://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/17654/60746632.
  13. Souza, Sweder. "The Interactionist/Dialogic view in Teaching Portuguese in Brazil.". Global Journal of Human-Social Science Research (2018): 5-5. https://www.socialscienceresearch.org/index.php/GJHSS/article/view/2673.
  14. Souza, Sweder. "Translanguaging, Heterodiscourse and Multilingualism in the Teaching-Learning of Languages: An Reflection". Education and Linguistics Research 4 1 (2018): 10-10. http://www.macrothink.org/journal/index.php/elr/article/view/13268/10614.
    http://doi.org/10.5296/elr.v4i2.13268
  15. Souza, Sueder. "Construções Discursivas sobre o Universo do Trabalho nas crônicas de Machado de Assis: o caso da crônica 8 de Outubro, da Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro)". Estudios de Teoría Literaria - Revista digital: artes, letras y humanidades 1 1 (2017): 1-12.
    Publicado
  16. Gomes, Andréia Rutiquewiski; Leal, Audria Albuquerque; Souza, Sweder. "O ensino de Gramática no Brasil e em Portugal: perspectivas em confronto". Letras & Letras 33 2 (2017): 153-153.
    Publicado • 10.14393/LL63-v33n2a2017-7
  17. Souza, S.. "O ensino de Gramática e as articulações teórico-metodológicas da prática de Análise Linguística". Working Papers in Linguística (2017): https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2017v18n2p50.
    https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p50
  18. Souza, S.. "O ensino de Gramática no Brasil e em Portugal". (2017): https://run.unl.pt/handle/10362/27460.
    https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-7
  19. Souza, Sueder. "Construções Discursivas sobre o Universo do Trabalho nas crônicas de Machado de Assis: o caso da crônica 8 de Outubro, da Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro)". (2017): https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/etl/article/view/1877.
  20. Sueder Souza; Andréia de F;atica Rutiquewiski Gomes. "A ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SOBRE REFLEXIVO SOBRE A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS E SUA ARTICULAÇÃO COM O PNLD, PCN E PCN+". Alumni- Revista Discente da UNIABEU 1 (2016): 12-27. http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/alu/article/view/2479/1778.
    Publicado
  21. SOUZA, Sueder.. "Linguística e Cognição: uma revisão articulatória". Revista Científica Link Science Place - Interdisicplinar 1 1 (2016): 56-66. http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/248.
    Publicado
  22. SOUZA, Sueder.. "Descriçao e Analise Acustica de Dados de Fala de um Sujeito que Apresenta Aquisiçao Desviante". Revista UNIABEU ` 1 (2016): 34-45. http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/alu/article/view/2149.
    Publicado
  23. Souza, Sweder. "ENTREVISTA COM CHARLES BAZERMAN". Gêneros, entre Texto e o Discurso: questões conceituais e metodológicas 1 1 (2016): 380-389.
    Publicado
  24. Souza, Sweder. "ENTREVISTA COM JEAN-PAUL BRONCKART". Gêneros, entre Texto e o Discurso: questões conceituais e metodológicas 1 1 (2016): 390-400.
    Publicado
  25. Sueder Souza. "LÍNGUA, LINGUAGEM , DISCURSO E PROCESSOS REFERENCIAIS: CONCEPÇÕES E DEBATES À LUZ DA COGNIÇÃO". Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística - Lingu@ Nostr@ 1 1 (2016): 25-37. http://https://linguanostra.ipuc.edu.br/index.php/Linguanostra/article/view/190.
    Publicado
  26. SOUZA, S.. "Linguagem e Cognição: breve debate acerca da Linguística Textual sob a perspectiva Sociocognitiva da Linguagem". LINGUASAGEM (SÃO PAULO) ` 1 (2016): 12-25. http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/82/pdf_8.
    Publicado
  27. SOUZA,S.. "REFLEXÕES ACERCA DA GRAMÁTICA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LINGUA MATERNA". Língua Nostra - Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística 1 1 (2016): 22-33. http://linguanostra.ipuc.edu.br/Linguanostra/article/view/125.
    Publicado
  28. Sueder Souza; Kátia Malik. "PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS DE TEXTO E DISCURSO  NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DO PARANA¿? PARA O ENSINO DE LI¿?NGUA ESTRANGEIRA MODERNA". Revista Philologus 1 1 (2016): 67-78. http://www.filologia.org.br/revista/.
    Publicado
  29. Souza, Sweder. "what time is it?". Teaching English to the Visually Impaired: a handbook for Brazilian teachers 1 1 (2016): 24-38.
    Publicado
  30. Souza, Sueder. "Representações Discursivas no Anúncio Publicitário Gestão de Patrimônio, do Banco HSBC Brasil". Revista UNIABEU 1 1 (2016): 1-12. http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/alu/issue/view/88.
    Publicado
  31. Souza, Sueder Santos de. "Reflexões acerca do entendimento do termo Letramento". Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística 1 1 (2016): 44-65. http://https://linguanostra.ipuc.edu.br/index.php/Linguanostra/article/view/206.
    Publicado
  32. Souza, Sueder Santos de; Andréia de F;atica Rutiquewiski Gomes. "Análise da Orientação para Produção Escrita de Gêneros no Livro Didático". CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA 1 1 (2016): 1-15.
    Publicado
  33. Sueder Souza; Kátia Malik. "PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS DE TEXTO E DISCURSO  NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DO PARANA´ PARA O ENSINO DE LI´NGUA ESTRANGEIRA MODERNA". (2016): http://www.filologia.org.br/rph/ANO22/66/011.pdf.
  34. Souza, S.. "LÍNGUA, LINGUAGEM, DISCURSO E PROCESSOS REFERENCIAIS: CONCEPÇÕES E DEBATES À LUZ DA COGNIÇÃO". Lingu@ Nostr@-Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística 4 1 (2016): 167-181. https://linguanostra.ipuc.edu.br/index.php/Linguanostra/article/view/190.
  35. SOUZA, S.; Andréia de F;atica Rutiquewiski Gomes. "Os Módulos da Sequência Didática e a Prática de Análise Linguística: relações facilitadoras". Revista (con)Textos Linguísticos 1 1 (2015): 32-47.
    Publicado
  36. Sueder Souza. "Lingu(ística)agem e a Ciência Cognitiva: Os Caminhos da Faculdade da Linguagem". Web Revista Linguagem, Educação e Memória 8 1 (2015): 45-56. http://www.giacon.pro.br/lem/atual/Arquivos/SOUZA.pdf.
    Publicado
  37. de Souza, Sueder S; Matiassi, Marcio. "O efeito das lágrimas como fator de mudança do genero masculino: um estudo de alguns contos de Mia Couto". Literatura y lingüística 1 31 (2015): 91-104.
    Publicado • 10.4067/S0716-58112015000100006
  38. Souza, Sueder Santos de. "Análise dos Ideais Libertários Presente nos Periódicos A Lanterna e o Despertar". LITTERA ONLINE 1 1 (2015): 1-13. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/issue/current.
    Publicado
  39. De Souza, S.S.; Matiassi, M.. "The effect of Tears as change fator Male Gender - analisis of some tales of Mia Couto". Literatura y Linguistica 31 (2015): 91-104. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84942908193&partnerID=MN8TOARS.
  40. Souza, Sueder; Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski. "OS MÓDULOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: RELAÇÕES FACILITADORAS". Revista (Con) textos Linguísticos 9 14 (2015): 08-22. http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10580.
  41. Souza, Sweder; Rutiquewiski, Andréia. "ANA´LISE DA ORIENTAC¸A~O PARA PRODUC¸A~O ESCRITA DE GE^NEROS NO LIVRO DIDA´TICO". (2015): http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2039.
  42. SOUZA, S.. "A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS: REPRESENTAÇÃO NIILISTA DO MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO". MEMENTO (TRÊS CORAÇÕES) 2 1 (2014): 12-25. http://revistas.unincor.br/index.php/memento/author/submission/1209.
    Publicado
  43. SOUZA, S.. "A MA´QUINA DE FAZER ESPANHO´IS: REPRESENTAC¸A~O NIILISTA DO MAL ESTAR NA CIVILIZAC¸A~O". (2014): http://revistas.unincor.br/index.php/memento/article/view/1209/pdf_25.
  44. Souza, S.. "Baudelaire: estudo sobre a Beleza". (2014): http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/2659/681.
Capítulo de livro
  1. Kleverson Gonçalves Willima; Sueder Santos de Souza. "Transpondo os muros da discriminação e do preconceito linguístico: uma análise do (não) ensino de variação linguística em sala de aula". 2023.
    10.31560/pimentacultural/2023.96764.17
  2. Souza, Sweder. "Relaxa!". In Além da Terra, Além do Céu - Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea - Vol II, 545-545. Lisboa, Portugal: Chiado Editora, 2017.
    Publicado
  3. Souza, S.; Mulik, Kátia. "GÊNEROS, ENTRE O TEXTO E O DISCURSO: APONTAMENTOS". In Gêneros, entre o Texto e o Discurso: questões conceituais e metodológicas, 344-357. Brasil, Brasil: Mercado de Letras, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Souza, S.; Adail Sobral. Gêneros, entre o Texto e o Discurso: questões conceituais e metodológicas. Brasil, Brasil: Mercado de Letras. 2016.
    Publicado
  2. Sweder Souza; Adail Sobral. Ge^neros, entre o Texto e o Discurso: questões conceituais e metodológicas. 2016.

Outros

Outra produção
  1. FILOSOFIA & LINGUAGEM:CONSIDERAÇÕES SOBRE O SOCIAL E O COGNITIVOEM PLATÃO E ARISTÓTELES. 2016. Souza, Sweder.
  2. Guia do Estudante 2016/1. 2016. SOUZA, S..
  3. LÍNGUA, LINGUAGEM, DISCURSO E PROCESSOS REFERENCIAIS: CONCEPÇÕES E DEBATES À LUZ DA COGNIÇÃO . 2016. SOUZA, S.; Andréia de F;atica Rutiquewiski Gomes.
  4. LÍNGUA, PRÁTICA SOCIAL E DIALOGISMO: as contribuições da Análise Linguistica para o Ensino de Língua Materna. 2016. Souza, Sweder.
  5. LÍNGUA, PRÁTICA SOCIAL E DIALOGISMO: AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA  . 2016. Souza, Sweder.
  6. Letramento Digital e Móvel no Ensino de Inglês Pré-Intermediário para Alunos Cegos . 2016. SOUZA, S.; Miriam Sister Retorta.
  7. Manual do Acadêmico. 2016. SOUZA, S..
  8. CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DO TRABALHO NAS CRÔNICAS DE MACHADO DE ASSIS: o caso da crônica 8 de Outubro da Gazeta de Notícias. 2015. SOUZA, S..
  9. A FORMALIZAÇÃO DISCURSIVA DO UNIVERSO DO TRABALHO NA CRÔNICA 8 DE OUTUBRO DE MACHADO DEASSIS. 2015. SOUZA, S.; Ângela Maria Rubel Fanini.
  10. DESCRIÇÃO E ANÁLISE ACÚSTICA DE DADOS DE FALA DE UM SUJEITOQUE APRESENTA AQUISIÇÃO DESVIANTE. 2014. SOUZA, S..
  11. Baudelaire: estudo sobre a Beleza. 2014. SOUZA,S.. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/2659/681.
  12. ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: A TRADIÇÃO EM DIFERENTES PERSPECTIVAS NO O ENSINO. 2014. SOUZA, S..
  13. ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: A TRADIÇÃO EM DIFERENTES PERSPECTIVAS. 2014. de Souza, Sueder S.
  14. NARRATIVAS DA RESISTÊNCIA: ANÁLISE DOS IDEAIS LIBERTÁRIOS PRESENTES NOS PERIÓDICOS "A LANTERNA" E "O DESPERTAR"  . 2014. SOUZA, S..
  15. O EFEITO DAS LÁGRIMAS COMO FATOR DE MUDANÇA DO GÊNEROMASCULINO - UM ESTUDO DE ALGUNS CONTOS DE MIA COUTO. 2013. de Souza, Sueder S.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/06 - 2018/12 Língua Portuguesa Português Brasileiro para Migrantes e Refugiados Universidade Federal do Paraná, Brasil
2013/10 - 2016/02 Língua Inglesa Língua Inglesa para Cegos Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/02 - Atual Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL-SP)
2014/02 - Atual Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB)
2014/02 - Atual Associado do Grupo de Estudos Discursivos da Universidade Estadual Paulista (GED - UNESP)
Distinções

Outra distinção

2012 Prêmio Gazeta do Povo - Identidade Brasil, na categoria Projetos de Graduação - Identidade Cultural/Educacional, FAE e Gazeta do Povo
Gazeta do Povo, Portugal
1998 Prêmio Projeto de Estudos: Curso de Inglês (melhor aluno do Ensino Fundamental II)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa, Portugal