???global.info.a_carregar???
Helena Maria Barros de Campos. Concluiu o(a) Doutoramento em Matemática em 2008 pelo(a) Universidad de Educación a Distancia, Mestrado em Matemática (Especialização em Ensino) em 2000 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Matemática (Ramo Educacional) em 1996 pelo(a) Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matematica. Publicou 19 artigos em revistas especializadas. Possui 18 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 6 evento(s). Orientou 1 tese(s) de doutoramento e coorientou 7. Orientou 27 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática e Ciências Exatas com ênfase em Matemática. Nas suas atividades profissionais interagiu com 91 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Aprendizagem da Álgebra; proposta de intervenção; Tarefas de investigação e exploração; Pantógrafo; Dilações; Ensino Básico e Secundário; Tarefas Matemáticas; Prática de ensino supervisionada; Tecnologias Educativas; Teorema de Pitágoras; ensino da geometria; História da Matemática; Sequências e Regularidades; cónicas; Resolução de Problemas; prática pedagógica supervisionada; ensino das cónicas; Educação e desafios societais; Ensino; aprendizagem e recursos multimédia; Avaliação de impacto; Formação; diversidade e desenvolvimento; Aumento da produção científica; Interacção com investigadores seniores; Participação/Organização de encontros; Aumento da massa crítica; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Maria Barros de Campos

Nomes de citação

  • Campos, H.

Identificadores de autor

Ciência ID
9F17-CDF8-0EF1
ORCID iD
0000-0003-2767-0998

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Matemática (Doutoramento)
Universidad de Educación a Distancia, Espanha
"Bases de Homología adaptadas al automorfismo Trigonal de una superficie de Riemann y aplicaciones" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
2000
Concluído
Matemática (Especialização em Ensino) (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Propriedades Topológicas das Superfícies" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Matemática (Ramo Educacional) (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/07/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matematica, Portugal
2000/10 - 2008/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1995/11 - 2000/10 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986/09 - 1995/11 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Secundária Inês de Castro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2025 A-MoVeR - Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde
02/C05-i01.01/2022.PC646908627-00000069
Investigador
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4080 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI4080/2011
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Campos, H.; Ricardo, Sandra. "BALL IN THE WATER, WHO GETS THERE FIRST? A PROPOSAL FOR LEARNING MATHEMATICS". Trabalho apresentado em INTED 2023, 2023.
    Publicado • 10.21125/inted.2023.2297
  2. Ricardo, Sandra; Campos, H.. "IT'S CHRISTMAS TIME, LET'S SHARE! - A PROPOSAL FOR TEACHING AND LEARNING FRACTIONS, DECIMALS AND PERCENTAGES". Trabalho apresentado em INTED 2023, 2023.
    Publicado • 10.21125/inted.2023.2287
  3. Catarino, P.; Morais, E.; Campos, H.. "A Note on k-Telephone and Incomplete k-Telephone Numbers". 2023.
    10.1007/978-3-031-21700-5_21
  4. Campos, H.; Matos, Ana; Ricardo, Sandra. "I'M A MILLIPEDE¿ I'M DIFFERENT¿ SO WHAT? - A PROPOSAL FOR TEACHING AND LEARNING STATISTICS". Trabalho apresentado em ICERI 2022, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.1606
  5. Campos, H.; Almeida, Diogo. "MONEY MAKES THE WORLD GO AROUND: THE ROLE OF PROBLEM SOLVING IN FINANCIAL LITERACY". Trabalho apresentado em ICERI 2022, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.2147
  6. Teixeira, Manuela; Aires, Ana Paula; Campos, H.. "PYTHAGOREAN THEOREM IN CLASSROOM THROUGH A LEARNING OBJECT". Trabalho apresentado em EDULEARN22, 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1527
  7. Sacramento, Elisabete; Campos, H.; Aires, A. P.. "USUAL OR VIRTUAL PROTRACTOR? A STUDY WITH 5TH GRADE STUDENTS". Trabalho apresentado em EDULEARN22, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1529
  8. Carneiro, Mónica; Aires, A. P. ; Campos, H.. "DESMOS A DIGITAL RESOURCE TO LEARN LINEAR FUNCTION". Trabalho apresentado em ICERI 2022, 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1541
  9. Fernandes, Cibele; Campos, H.; Aires, Ana Paula. "SOLIDS AR VERSUS GEOMETRY AR: AUGMENTED REALITY TO TEACH GEOMETRY". Trabalho apresentado em EDULEARN22, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1539
  10. Catarino, P.; Campos, H.. "From Fibonacci Sequence to More Recent Generalisations". 2022.
    10.1007/978-3-030-96401-6_24
  11. Campos, H.; Aires, A. P. ; Teixeira, Manuela. "MATHINA e o estudo das geometrias.". Trabalho apresentado em VPCT 2022, Vila Real, 2022.
    Publicado
  12. Helena Campos; Ana Matos. "MATHEMATICAL MODELLING TASKS AS A MOTIVATING METHODOLOGY IN PRIMARY EDUCATION". 2021.
    10.21125/iceri.2021.2217
  13. Helena Campos; Ana Matos. "MODELLING AS A METHODOLOGY REVEALING THE PRESENCE AND USEFULNESS OF MATHEMATICS IN EVERYDAY LIFE OF PRIMARY SCHOOL STUDENTS". 2021.
    10.21125/iceri.2021.2225
  14. Cibele Fernandes; Helena Campos; Ana Paula Aires. "AUGMENTED REALITY TO TEACH GEOMETRY: A PROPOSED TASK IN LOCKDOWN CONTEXT". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1731
  15. Helena Campos; Beatriz Araújo. "STORIES WITH MATHEMATICS WRITTEN BY CHILDREN IN PRIMARY EDUCATION: A PROPOSAL". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1742
  16. Carneiro, Mónica; Aires, Ana Paula; Campos, H.. "LEARNING TO TEACH GEOMETRY AT A DISTANCE: DIGITAL RESOURCES FOR THE DEVELOPMENT OF GEOMETRIC REASONING". Trabalho apresentado em EDULEARN21, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1173
  17. Helena Campos; Beatriz Araújo. "STORIES WITH MATHEMATICS WRITTEN BY CHILDREN: AN EXPERIENCE IN KINDERGARTEN". 2020.
    10.21125/iceri.2020.2138
  18. Emília Bigotte; Vanda Santos; Helena Campos; Cristina Costa. "COMPARATIVE STUDIES BETWEEN FOUR HIGHER INSTITUTIONS: UNDERGRADUATE STUDENTS AT INFORMATIC ENGINEERING". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1543
  19. Helena Campos; Carina P. Campos. "PROBLEM SOLVING IN THE DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING IN PRIMARY SCHOOL". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.2072
  20. Helena Campos; Ana Carolina Pires. "STORIES WITH MATHEMATICS: A TEACHING EXPERIENCE IN PRIMARY SCHOOL". 2020.
    10.21125/edulearn.2020.2075
  21. Evaristo, J.; Catarino, P.; Campos, H.; Aires, A. P.. "TEACHING NUMERICAL SEQUENCES FROM GEOMETRY IN THE 2ND CYCLE OF SECONDARY EDUCATION". Trabalho apresentado em INTED 2020, 2020.
    Publicado • 10.21125/inted.2020.1052
  22. Evaristo, J.; Catarino, P.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "A DIDACTIC PROPOSAL FOR TEACHING SEQUENCES IN THE 2ND CYCLE OF SECONDARY EDUCATION IN ANGOLA". Trabalho apresentado em INTED 2020, 2020.
    10.21125/inted.2020.1059
  23. Campos, H.; Oliveira, Sofia. "WRITING TO LEARN: FROM STORIES WRITTEN BY CHILDREN TO MATHEMATICAL CONTENTS". Trabalho apresentado em EDULEARN19, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2526
  24. Campos, H.; Saraiva, Diana. "POETIC MATHEMATICS - A PROPOSAL FOR LEARNING MATHEMATICS". Trabalho apresentado em EDULEARN19, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2527
  25. Campos, H.; Costa, Margarida. "DEVELOPMENT OF ALGEBRAIC THINKING WITH MATH MAGIC PROBLEMS". Trabalho apresentado em INTED 2019, 2019.
    Publicado • 10.21125/inted.2019.1798
  26. Campos, H.; Moreira, Vânia. "MOTIVATION AS AN ESSENTIAL FACTOR IN MATHEMATICS LEARNING". Trabalho apresentado em INTED 2019, 2019.
    Publicado • 10.21125/inted.2019.1797
  27. Helena Campos; Ana Margarida Costa. "MATH MAGIC AS AN EDUCATIONAL RESOURCE IN TEACHING AND LEARNING MATHEMATICS". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1490
  28. Helena Campos; Ana Matos. "MATHEMATICAL MODELLING IN THE FIRST YEARS OF BASIC EDUCATION". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.1491
  29. Helena Campos; Tânia Ferreira. "THE END OF CLASS TASK IN THE DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING IN MATHEMATICS". 2018.
    10.1080/03043797.2017.1367760
  30. Helena Campos; Joana Soares; Paula Catarino. "MANIPULATIVE MATERIALS TO LEARN MATHEMATICAL CONCEPTS IN PRIMARY SCHOOL". 2018.
    10.1080/10494820.2016.1258715
  31. Helena Campos; Cláudia Costa. "MATHEMATICAL COMMUNICATION: CONCEPTIONS AND PRACTICES OF FUTURE TEACHERS". 2018.
    10.15366/reice2018.16.2.006
  32. Helena Campos; Bárbara Morgado; Paula Catarino. "MATHEMATICS IN EVERYDAY LIFE AROUND PROBLEM SOLVING". 2018.
    10.21125/inted.2018.1491
  33. Rodrigues, Aldina; Catarino, P.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "Conceptions of Students about Creativity and Mathematical Creativity: Two Cases Studies in Vocational Education". Trabalho apresentado em The 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference, 2018.
    Publicado • 10.3390/proceedings2211357
  34. Campos, H.; Costa, Margarida. "Matemagia como recurso educativo no ensino e na aprendizagem da matemática". Trabalho apresentado em INCTE 2018, Bragança, 2018.
    Publicado
  35. Campos, H.; Matos, Ana. "A modelação Matemática nos primeiros anos do ensino básico". Trabalho apresentado em INCTE 2018, Bragança, 2018.
    Publicado
  36. Campos, H.; Morgado, Bárbara.; Catarino, P.. "A matemática no quotidiano: uma contextualização na resolução de problemas.". Trabalho apresentado em INCTE 2018, Bragança, 2018.
    Publicado
  37. Campos, H.; Costa, Margarida. "A matemagia como recurso educativo no ensino e na aprendizagem". Trabalho apresentado em VPCT 2018, Vila Real, 2018.
    Publicado
  38. Campos, H.; Costa, Margarida. "Desenvolvimento do Pensamento algébrico com problemas de matemagia". Trabalho apresentado em VPCT 2018, Vila Real, 2018.
    Publicado
  39. Campos, H.; Matos, Ana. "A modelação Matemática nos primeiros anos". Trabalho apresentado em VPCT 2018, Vila Real, 2018.
    Publicado
  40. Campos, H.; Moreira,Vânia. "A motivação como fator primordial na aprendizagem da matemática". Trabalho apresentado em VPCT 2018, Vila Real, 2018.
    Publicado
  41. Helena Campos; Sofia Teixeira; Sofia Sampaio. "CLASS BLOG: AN EXPERIENCE IN ELEMENTARY SCHOOL". 2017.
    10.21125/inted.2018.1708
  42. Helena Campos; Sofia Sampaio. "A FACEBOOK PAGE TO SHARE DIDACTIC RESOURCES: A CASE STUDY". 2017.
    10.21125/inted.2018.1419
  43. Helena Campos; Tânia Ferreira. "THE QUESTIONING AS A SUPPORTER OF CRITICAL THINKING IN PROBLEM SOLVING". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1198
  44. Paula Montenegro; Helena Campos; Ana Paula Aires. "TASKS INVOLVING PERIMETER AND AREA OF PLANE FIGURES: ANALYSIS OF A MATHEMATICAL TEXTBOOK". 2017.
  45. Helena Campos; Bruna Costa; Paula Catarino. "MATHEMATICS AND MUSIC: AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR PRIMARY SCHOOL". 2017.
  46. Paula Montenegro; Helena Campos; Ana Paula Aires. "TASKS INVOLVING PERIMETER AND AREA OF PLANE FIGURES: ANALYSIS OF A MATHEMATICAL TEXTBOOK". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1518
  47. Helena Campos; Bruna Costa; Paula Catarino. "MATHEMATICS AND MUSIC: AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR PRIMARY SCHOOL". 2017.
    10.21125/inted.2017.1428
  48. Paula Catarino; Paulo Vasco; Helena Campos. "“CIÊNCIA VIVA” IN SUMMER: AN EXPERIENCE WITH FIBONACCI SEQUENCE". 2016.
  49. Catarino, P.; Nascimento, M.M.; Morais, E.; Campos, H.; Vasco, P.. "Mathematical creativity's understanding in engineering students of a Portuguese university". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1530
  50. Campos, H.; Catarino, P. "MATHEMATICS AND CHILDREN’S LITERATURE LINKED BY E-BOOKS. AN EDUCATIONAL EXPERIMENT IN THE CLASSROOM". Trabalho apresentado em ICERI 2015, 2015.
    Publicado
  51. Rodrigues, A.,; Catarino, P.; Aires, A.P.; Campos, H.. "Students’ conceptions about the use of geogebra in teaching and learning of geometry". Trabalho apresentado em END 2014 Proceedings – International Conference on Education and new Developments, madrid, 2014.
    Publicado
  52. Santos, V.; Quaresma, P.; Campos, H.. "A Collaborative Laboratory for Geometry: A Case Study at Portugal and Serbia". Trabalho apresentado em CADGME (Computer Algebra and Dynamic Geometry Systems in Mathematical Education),, Halle (Saale), 2014.
    Publicado
  53. Rodrigues, A.,; Catarino, P.; Aires, A.P.; Campos, H.. "A criatividade matemática na resolução de tarefas de investigação e exploração: uma experiência de ensino no 7.º ano de escolaridade.". Trabalho apresentado em SPCE 2014 - As Ciências de Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar., Vila real, 2014.
    Publicado
  54. Aires, A.P.; Campos, H.. "Afinal, do que falamos quando falamos em Simetria?". Trabalho apresentado em I Jornadas Pedagógicas O professor faz a diferença no desempenho escolar, Vila Real, 2012.
    Publicado
  55. Aires, A. P. ; Campos, H.. "Espelho, espelho meu, ... O mundo mágico das simetrias". Trabalho apresentado em Profmat, Évora, 2008.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Catarino, P.; Vasco, P.; Campos, H.. "PODEMOS ENCONTRAR OS NÚMEROS DE FIBONACCI COM O GOOGLE EARTH?", Jornal i, 2015, http://www.cienciaviva.pt/saberastu/.
Artigo em revista
  1. Renata Teófilo de Sousa; Francisco Régis Vieira Alves; Helena Maria Barros de Campos. "Parabola or second-degree polynomial function exploration in initial teacher training: Integrating intuition and didactic situations". Pedagogical Research (2024): https://doi.org/10.29333/pr/14340.
    10.29333/pr/14340
  2. Sousa, Renata; Alves, Francisco.; Campos, H.. "Intuición y Razonamiento Matemático en Didáctica de las Matemáticas". Didáctica y Educación 14 5 (2023): 170-199. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1751.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Catarino, P.; Alves, F.R.V.; Campos, H.. "ON HYPER k-PELL, HYPER k-PELL-LUCAS AND HYPER MODIFIED k-PELL SEQUENCES". Integers 22 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85134043722&partnerID=MN8TOARS.
  4. Aldina Conceição Rodrigues; Paula Maria Machado Cruz Catarino; Ana Paula Florêncio Aires; Helena Maria Barros de Campos. "Concepções de criatividade matemática: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico Português". Comunicações 27 1 (2020): 111-111. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p111-133.
    10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p111-133
  5. Catarino, P.; Campos, H.; Vasco, P.. "A note on k-pell, k-pell-lucas and modified k-pell numbers with arithmetic indexes". Acta Mathematica Universitatis Comenianae 89 1 (2019): 97-107. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077310079&partnerID=MN8TOARS.
  6. Campos, H.. "A note on Gaussian Modified Pell numbers". Journal of Information and Optimization Sciences (2018): http://dx.doi.org/10.1080/02522667.2018.1471267.
    10.1080/02522667.2018.1471267
  7. Aldina Rodrigues; Paula Catarino; Ana Paula Aires; Helena Campos. "Conceções de Alunos sobre Criatividade: Um Estudo de Caso no 3º Ciclo do Ensino Básico". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2018): https://doi.org/10.15366%2Freice2018.16.2.006.
    10.21125/iceri.2017.1623
  8. Santos, V.; Quaresma, P.; Maric, M.; Campos, H.. "Web geometry laboratory: case studies in Portugal and Serbia". Interactive Learning Environments 26 1 (2018): 3-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006105652&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-3-319-95588-9_96
  9. Paula Catarino; Maria M. Nascimento; Eva Morais; Helena Campos; Paulo Vasco. "Breaking the habit: engineering students’ understanding of mathematical creativity". European Journal of Engineering Education (2017):
    10.21125/inted.2018.1423
  10. Catarino, P.; Campos, H.. "Incomplete k-pell, k-pell-lucasnumbers and modified k-pell". Hacettepe Journal of Mathematics and Statistics 46 3 (2017): 361-372. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021175764&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/CISPEE.2016.7777730
  11. Catarino, P.; Campos, H.; Vasco, P.. "On the mersenne sequence". Annales Mathematicae et Informaticae 46 (2016): 37-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006996082&partnerID=MN8TOARS.
    10.15672/HJMS.20164518616
  12. Vasco, P.; Catarino, P.; Campos, H.; Aires, A.P.; Borges, A.. "K-Pell, k-Pell-Lucas and modified k-Pell numbers: Some identities and norms of Hankel matrices". International Journal of Mathematical Analysis 9 1-4 (2015): 31-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923042621&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.12988/ijma.2015.411370
  13. Aires, A.P.; Campos, H.; Poças, R.. "Raciocíno Geométrico versus Definição de Conceitos: A Definição de Quadrado com alunos do 6.º ano de escolaridade". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 2 18 (2015): 151-176.
    Publicado • 10.12802/relime.13.1821
  14. Campos, Helena; Moreira, Rute. "Games as an educational resource in the teaching and learning of mathematics: an educational experiment in Portuguese middle schools". International Journal of Mathematical Education in Science and Technology 46 (2015): 1-12. http://dx.doi.org/10.1080/0020739X.2015.1075614.
    Publicado • 10.1080/0020739X.2015.1075614
  15. Aires, A. P.; Carvalho, A.; Raimundo, F.; Campos, H.. "A matemática amiga da saúde: uma questão de balanço energético". EduPsi: Revista Eletrónica de Educação e Psicologia 3 (2015): 38-51.
    Publicado
  16. Catarino, Paula; Campos, Helena; Vasco, Paulo; Catarino, P.; Campos, H.; Vasco, P.. "Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico". EDUPSI - Revista Eletrónica de Educação e Psicologia 4 (2015): 26-41. http://hdl.handle.net/10348/6734.
    Publicado
  17. Borges, A.; Catarino, P.; Aires, A.P.; Vasco, P.; Campos, H.. "Two-by-Two matrices involving k-Fibonacci and k-Lucas sequences". Applied Mathematical Sciences 33-36 (2014): 1659-16. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898893023&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.12988/ams.2014.4280
  18. Catarino, P.; Vasco, P.; Borges, A.; Campos, H.; Aires, A.P.. "Sums, products and identities involving k-fibonacci and k-lucas sequences". JP Journal of Algebra, Number Theory and Applications 32 1 (2014): 63-77. http://www.scopus.com/record/display.url?eid=2-s2.0-84899850790&origin=inward&txGid=B11965AD6B258A7294DCAD4D1E4E4D35.FZg2ODcJC9ArCe8WOZPvA%3a2.
    Publicado
  19. Aires, A.P.; Catarino, P.; Campos, H.; Borges, A.; Vasco, P.. "s-Generalized Fibonacci numbers: Some identities, a generating function and Pythagorean triples". International Journal of Mathematical Analysis 8 33-36 (2014): 1757-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84911481975&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.12988/ijma.2014.47203
  20. Campos, H.; Catarino, P.; Aires, A.P.; Vasco, P.; Borges, A.. "On some identities of k-Jacobsthal-Lucas numbers". International Journal of Mathematical Analysis 8 9-12 (2014): 489-494. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84897455572&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.12988/ijma.2014.4249
  21. Catarino, P.; Vasco, P.; Borges, A.; Campos, H.; Aires, A.P.. "Sums, products and identities involving k-fibonacci and k-lucas sequences". JP Journal of Algebra, Number Theory and Applications 32 1 (2014): 63-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84899850790&partnerID=MN8TOARS.
    10.17654/JPANTAFeb2014_063_077
  22. Campos, Helena Maria Barros de. "Basis of homology adapted to the trigonal automorhpism of a Riemann surface". RACSAM 2 101 (2007): 167-172. RACSA.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fernandes, C.; Aires, Ana Paula; Campos, H.. "A Realidade Aumentada ao Serviço do Pensamento Computacional". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o Pensamento Computacional, 67-73. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  2. Teixeira, M.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "Objetos de aprendizagem para desenvolver o pensamento computacional em Geometria". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o Pensamento Computacional, 75-80. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  3. Carneiro, M.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "Software Desmos: As construções geométricas no desenvolvimento do Pensamento Computacional". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre o Pensamento Computacional, 81-87. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  4. Carneiro, M.; Campos, H.; Aires, A. P.. "Software Desmos: criatividade e inovação no ensino e na aprendizagem da Matemática". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia, 45-50. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado
  5. Fernandes, C.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "A Matemática e a Realidade Aumentada: a interação entre o mundo virtual e o mundo real". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia, 57-62. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado
  6. Campos, H.. "Perspetivas atuais e futuras". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria, 38-40. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  7. Campos, H.; Catarino, P.. "Geometria com História e histórias com geometria". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria, 75-85. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  8. Vanda Alexandre Marques dos Santos; Campos, H.. "Aprendizagem ativa através do Ambiente Colaborativo para a geometria". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria, 65-69. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  9. Viana, V.; Xavier, J.P.; Aires, A. P. ; Campos, H.. "Interactive expansion of achiral polyhedra". 2019.
    10.21125/iceri.2017.1618
  10. Catarino, Paula Maria Machado Cruz; Nascimento, Maria M.; Morais, Eva Virgínia Araújo; Vasco, Paulo José Martins; Campos, Helena Maria Barros De; Silva, Maria Helena Ribeiro Dos Santos; Payan-Carreira, Rita; João Monteiro, M.. "The Views of Engineering Students on Creativity". Springer Singapore, 2018.
  11. Catarino, P.; Vasco, Paulo José Martins; Campos, H.; Morais, E.. "Perceção dos alunos recém-chegados ao ensino superior relativamente ao Método de Eliminação de Gauss". In Investigación y Práctica en la Educación Superior, 379-383. Vigo, Espanha: Educación Editora, 2018.
    Publicado
  12. Viana, Vera; Xavier, João Pedro; Aires, A. P. ; Campos, H.. "Interactive Expansion of Achiral Polyhedra". In ICGG 2018 - Proceedings of the 18th International Conference on Geometry and Graphics, 1116-1128. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-95588-9_96
  13. Catarino, P.; Vasco, Paulo José Martins; Campos, H.. "Ciência Viva com Fibonacci: uma experiência com alunos do ensino secundário no ensino superior". In Nuevos escenarios en la docência universitária (Novos cenários na docência universitária, 381-386. Vigo, Espanha, 2016.
    Publicado
  14. Maria Manuel da Silva Nascimento; Catarino, P.; Campos, H.. "As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e $4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros". In Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, 293-310. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2015.
    Publicado
  15. Carvalho, A.; Raimundo, F.; Campos, H.; Aires, A.P.. Autor correspondente: Aires, A.P.. "A matemática amiga da saúde: contributos para boas práticas alimentares.". In Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção., 266-284. Vila Real, Portugal: UTAD, 2014.
    Publicado
  16. Poças, R.; Aires, A.P.; Campos, H.. "O raciocínio geométrico de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre a noção de quadrado". In Raciocínio Matemático, 88-106. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2013.
    Publicado
  17. Aires, Ana Paula Florêncio; Campos, Helena Maria Barros de. "Construção intuitiva do conceito de medida.". In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, 47-62. Lisboa, Portugal: Lidel – Edições Técnicas, 2011.
    Publicado
  18. Aires, Ana Paula Florêncio; Campos, Helena Maria Barros de. "Organização e consolidação do conceito de medida". In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico., 63-92. Lisboa, Portugal: Lidel – Edições Técnicas, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ferreira, C.; Bastos, A. M.; Campos, H.. Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção.. Vila Real, Portugal: UTAD. 2014.
  2. Ferreira, C.; Bastos, A. M.; Campos, H.; Aires, A.P.; Raimundo, F.. Atas das II Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença no desempenho escolar.. Vila Real, Portugal: UTAD. 2013.
Livro
  1. Evaristo, S.J.; Catarino, P.; Campos, H.; Aires, A. P.. Ensino dos números, sequências e padrões: tarefas para o 2.º ciclo do Ensino Secundário em Angola. Angola: Perfil Criativo Edições, EU-Portugal. 2022.
    Publicado
  2. Aires, A.P.; Campos, H.; Catarino, P.; Campos, Helena B.; Campos, Helena Maria Barros de; Aires, Ana Paula Florêncio; Catarino, Paula. Elementos de matemática para o Ensino Básico, Teoria de conjuntos, lógica e relações binárias 2ª Edição revista e aumentada. Vila Real, Portugal: UTAD. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Aires, A. P.; Campos, H.; Catarino, P.. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias (Edição Revista e Aumentada). Portugal. 2012.
  2. Aires, A. P.; Campos, H.; Catarino, P.. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias. Portugal. 2010.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual A comunicação matemática: conceções e práticas dos futuros professores dos 1.º e 2.º CEB
Orientador
Ensino dos 1.º e 2.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - Atual Software dinâmico no ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta de intervenção nos 1.º e 2.º CEB
Orientador
Ensino dos 1.º e 2.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - Atual Matemática e música: uma proposta interdisciplinar no 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - Atual A matemática no quotidiano: uma contextualização na resolução de problemas
Orientador
Ensino dos 1.º e 2.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - Atual Matemática e movimento: uma experiência no ensino e na aprendizagem da matemática.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - Atual A Negociação de Significados em aulas de Geometria no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2024 - 2024 Jogos e desafios matemáticos em Educação Pré-escolar e no 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - 2022 A modelação matemática como metodologia diferenciadora no ensino e na aprendizagem da matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2021/12 A Criatividade Matemática nos Processos de Raciocínio Geométrico: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2021 A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021 - 2021 A criatividade matemática nos processos de raciocínio geométrico: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Coorientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2020/07 Tesselações uniformes com poliedros convexos - Aplicações didáticas para o ensino da geometria
Coorientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2020 A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020 - 2020 Tesselações uniformes com poliedros convexos - Aplicações didáticas para o ensino da geometria.
Coorientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 - 2019 A HISTÓRIA E AS HISTÓRIAS DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 O CONTRIBUTO DA MOTRICIDADE HUMANA PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 ESCREVER PARA APRENDER. DAS HISTÓRIAS INFANTIS Á MATEMÁTICA, UMA RELAÇÃO PROMISSORA NA MOTIVAÇÃO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 MATEMÁTICA POÉTICA-UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 Escrever para aprender. Das histórias infantis à matemática, uma relação promissora na motivação e na aprendizagem da matemática.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 - 2018 A MODELAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 A MATEMÁTICA E O DESPORTO COLETIVO: UMA INTERDISCIPLINARIDADE COMPATÍVEL. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 MATEMAGIA COMO RECURSO EDUCATIVO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 A MOTIVAÇÃO COMO FACTOR PRIMORDIAL NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 AS REDES SOCIAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2016/09 Ambientes Computacionais Colaborativos e Adaptativos para a Geometria
Coorientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - 2016 AMBIENTE COMPUTACIONAL ADAPTATIVO E COLARATIVO PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA
Coorientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 ESTUDO DA VISUALIZAÇÃO ESPACIAL EM ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 O Questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de matemática dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Ensino dos 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 As tarefas de projeto no ensino e na aprendizagem da Matemática
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O jogo como recurso educativo no ensino e aprendizagem da matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Ensino dos 1.º Ciclo e 2.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Conceitos geométricos: a primeira abordagem na Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O ensino e aprendizagem da matemática através de jogos na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
Ensino dos 1.º e 2.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Os padrões como base fundamental do ensino e aprendizagem da Matemática. Uma proposta de intervenção na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 As contagens no desenvolvimento dos algoritmos das quatro operações elementares em Matemática
Orientador
Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Os e-books como elo de ligação entre a Matemática e a Literatura Infantil no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Conexões das Isometrias com outros tópicos matemáticos
Orientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 O Ensino das cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
Coorientador
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A utilização do pantógrafo no ensino-aprendizagem da Matemática no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 A Matemática no Jardim de Infância
Orientador
Educação Básica (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 O Círculo Trigonométrico Uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
Orientador
3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 Actividades de projecto no jardim de Infância
Orientador
3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Organização e Tratamento de dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Ensino Básico (Iniciação científica)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença no desempenho escolar”,
Encontro (Outra)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 XV Encontro de “Matemática nos primeiros anos”.
Encontro (Outra)
2012 - 2012 I Jornadas pedagógicas O professor faz a diferença no desempenho escolar
Encontro (Outra)
2011 - 2011 “À Descoberta da Matemática” (5ª edição)
Exposição (Outra)
2010 - 2010 I Jornadas de História e Metodologia da Matemática
Encontro (Outra)
2010 - 2010 “À Descoberta da Matemática” (4ª edição)
Exposição (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 Os materiais didáticos utilizados no ensino da matemática no 2.º ciclo do ensino básico da Escola E. B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral, Cláudia Patrícia Mourão Lemos (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Sequências e Regularidades Uma experência de Ensino longitudinal ao 7º e 8º anos de escolaridade Luísa Margarida Ferreira Pinto (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O contributo da aprendizagem cooperativa e da avaliação formativa no rendimento escolar e no desenvolvimento de competências sociais (um estudo no 5.º ano de escolaridade) Bruna Luciana Gonçalves da Cunha (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 As Sequências no Programa de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico Isaac Manuel Martins dos Reis (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O Teorema de Pitágoras ao longo dos tempos e a sua abordagem no Programa de matemática do Ensino Básico Maria José Alves Teixeira Mesquita (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 A participação dos pais no Jardim de Infância Sílvia Maria Vieira Saraiva Pereira (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 Resolução de problemas no Ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Básico e as Tecnologias da Informação e da Comunicação Ana Cristina Sabrosa de Castro (Mestrado)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014/09 - Atual Didática da Geometria do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Seminário de Investigação do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Seminário Doutoral I do 3.ºCiclo em Didática de Ciências e Tecnologia (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Seminário Doutoral II do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Projeto de Tese do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Seminário Interdisciplinar I do 2.º Ciclo em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Seminário Interdisciplinar II do 2.º Ciclo em Ensino da Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Tópicos de Geometria do 1.º Ciclo em Educação Básica (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Medida e Padrões do 1.º Ciclo em Educação Básica (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/09 - Atual Nivelamento em Matemática (1.º Ciclo) (Outros) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A Plataforma WGL Especialização (Curso médio) Centro de Formação de Vila Real, Portugal
2009 - 2009 Aprender a pensar resolvendo problemas Especialização (Curso médio) Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/11 - Atual CIDTFF
1990 - Atual APM - Associação de Professores de Matemática Associado
1990 - Atual SPM - Sociedade Portuguesa de Matemática Associado
2013/12 - 2015/11 CIDTFF
2008 - 2015/03 CM-UTAD