Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- RITA ISABEL FERREIRA ASSUNÇÃO
Nomes de citação
- Assunção, Rita
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9F10-8C0D-FCA8
- ORCID iD
- 0000-0003-0902-0182
Endereços de correio eletrónico
- rita.assuncao@campus.fcsh.unl.pt (Profissional)
- riassuncao@fcsh.unl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Outras Áreas das Ciências Sociais
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/09 - 2026
Em curso
|
Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2016/09 - 2018/12/10
Concluído
|
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Especialização em Animação Cultural
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"O audiovisual como ferramenta de intervenção artística-social com pessoas com deficiência intelectual" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2013/09 - 2016/06
Concluído
|
Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
"Para Voces: À Descoberta das Sensações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/09 - Atual | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/02/01 - 2028 | Participação e inclusão das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais: As potencialidades das experiências
imersivas nos museus
2023.01930.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/15 | O museu como espaço potenciador de experiências imersivas | 3º Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/18 | O museu como espaço potenciador de experiências imersivas | VII Conferência Internacional para a Inclusão e I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade
Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
|
2022/10/21 | Academia de Líderes Ubuntu como um projeto de intervenção na Animação Sociocultural | XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Ibero-Americana de Pedagogia Social) e na 10ª Conferência de Mediação Intercultural
e Intervenção Social
(Portugal)
|
2022/06/10 | Importância da literacia audiovisual para a inclusão tecnológica e artística | 7º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais
(Brasil)
|
2022/04/29 | O potencial da luz como ferramenta artística contemporânea na criação de espaços instalações sensoriais | 3ª Conferência Internacional “Emoções, Artes e Intervenção: Crianças e Jovens em Risco"
(Portugal)
|
2019/04/24 | As artes como estratégia de intervenção na comunidade: A utilização do audiovisual para expressão de pessoas com DID | 1ª Conferência Internacional “Emoções, Artes e Intervenção”
(Portugal)
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09 - Atual | Projeto de Intervenção e Animação | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Artes, Inclusão e Cidadania | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/02 - Atual | Análise da Prática e dos Contextos Educativos | Intervenção em Espaços Educativos (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022/09 - 2024/12 | Processos e Práticas de Inclusão | Educação, Práticas Artísticas e Inclusão (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/09 - 2024/02 | Estratégias de Animação Social e Comunitária | Intervenção Social e Comunitária (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Projeto de Intervenção e Animação | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - Atual | Associação Portuguesa para Desenvolvimento da Animação Sociocultural | Sócia |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07/29 - 2022/07/29 | Júri de prova pública de apresentação de dissertação de projeto "Os desafios da inclusão: perspetivas sobre a implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de junho" no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |