Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Piscalho
Nomes de citação
- Piscalho, Isabel
- Piscalho, I.
- Piscalho
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9516-A381-685C
- ORCID iD
- 0000-0002-2484-5775
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2021 Concluído | Psicologia (associação) (Doutoramento) Especialização em Área de especialidade: Psicologia da Educação Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal "Observar, Refletir e Narrar: Ciclos Estratégicos de Ação Autorregulada Como Processo Formativo e de Promoção da Aprendizagem
                                       das Crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 2010/04/30 Concluído | Educational Psychology  (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 18 valores | 
| 2002 Concluído | Psicologia da Saúde (Mestrado) Especialização em Não Aplicável Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | |
| 1999 Concluído | Psicologia clínica  (Licenciatura) Especialização em Não Aplicável Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2017 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2017 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2017 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2017 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2017 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2017 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2002/09/01 - 2016/08/17 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2014 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal | 
| 2014 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal | 
| 2014 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2005/09/01 - 2008/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2018 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2013 - Atual | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2018 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2019 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2019 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2019 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2013 - 2016 | Conselho pedagógico | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019 - Atual | Escolas Transformadoras II: Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania
                                 Global Investigador
                                    
                                  | Em curso | 
| 2015/03/01 - Atual | Research Center in Psychological Science UID/PSI/04527/2019 SFRH/BPD/110695/2015 Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2022/05 - 2023/01 | Inclusive Education PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS PROC. 2067/2022 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | Republica Portuguesa Ministério da Educação Em avaliação | 
| 2021 - 2022 | Qualificação para o Sistema de Intervenção Precoce na Infância POISE-03-4538-FSE-000617 Investigador
                                    
                                  | |
| 2018 - 2020 | Escolas Transformadoras: Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania
                                 Global Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência Psicológica UID/PSI/04527/2019 Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Research in Psychological Science UID/PSI/04527/2019 Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência Psicológica UID/PSI/04527/2019 Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Strategic project for the Center for Research in Psychological Science (2019-2023) UID/PSI/04527/2019 Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2018 - Atual | Literacia Digital para o Mercado de Trabalho LDMT Investigador
                                     Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | |
| 2022 - 2023 | Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS – PROC. 2067/2022 Investigador responsável
                                    
                                  | |
| 2018 - 2020 | Projeto Value (Valuing diversity in care and education) EACEA/41/2016 Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
| 2017 - 2019 | TVT21 Community: eskills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism) 2017-2-PT02- KA205-004354 Investigador
                                     Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | |
| 2013 - 2016 | Projeto de cooperação com a República Democrática de São Tomé e Principe (Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico) RIQUEB Investigador
                                    
                                  | |
| 2014 - 2015 | Formar para Incluir CCPFC/DC - 2352/15 Calouste Gulbenkian Foundation UK Branch, Reino Unido | Concluído | 
| 2010 - 2013 | TOODDLER- Towards Opportunities for Disadvantages and Diverse Learners on Early-childhood Road DG EAC/41/09 Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Revisão de livro | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Artística / Interpretação
| Arte visual | 
 | 
Atividades
            Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023 - 2023 | A Promoção da Autorregulação da Aprendizagem das Crianças no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2023 - 2023 | A reflexão na formação inicial: contributos para a promoção da inclusão na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do
                                 ensino básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Educação Inclusiva: a importância de aprender no espaço exterior Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Educação Inclusiva no Ensino Primário Guineense Orientador | Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2021 - 2021 | A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo Orientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2021 - 2021 | A educação inclusiva na prática de ensino supervisionada: o papel das narrativas no processo de (auto)formação Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2021 - 2021 | Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2021 - 2021 | A promoção da participação e autonomia das crianças nos momentos de refeição em creche e jardim de infância Orientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Inclusão de crianças com Necessidades Educativas na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2020 - 2020 | O jogo como promotor de competências autorregulatórias da aprendizagem na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Adaptação das Crianças ao Contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2020 - 2020 | O Processo de Transição das Crianças da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Promoção da Autorregulação da Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada: a Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2018 - 2018 | "A Aprendizagem Cooperativa como Estratégia para a Educação Pré-Escolar" Orientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2018 - 2018 | "O Conhecimento do Mundo no Jardim de Infância através de Métodos de Aprendizagem Cooperativa" Orientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2018 - 2018 | "Os desafios da equidade e da inclusão na educação pré-escolar e no 1º CEB - perspetivas de estudantes em formação inicial
                                 e docentes" Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2017 - 2017 | "As Adequaçãoes Curriculares na prática pedagógica na Educação Pré-Escolar" Orientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2017 - 2017 | " A Autorregulação das Aprendizagens nas Crianças" Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2017 - 2017 | "Aprendizagem Cooperativa na Infância na Educação Pré-Escolar e no Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico" Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2017 - 2017 | "A Autorregulação da Aprendizagem nas Primeiras Idades" Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Refletindo sobre as práticas em educação de infância: Organização e gestão do ambiente educativo e do grupo Orientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância: estratégias utilizadas pelo educador de
                                 infância Orientador | Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2016 - 2016 | "Promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças" Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Diferenciação pedagógica: o papel do docente Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2015 - 2015 | O papel do Educador na Avaliação e Intervenção de crianças com Necessidades Educativas Especiais Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Como conseguir educação inclusiva através das práticas - perspetivas de docentes Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2015 - 2015 | A Aprendizagem Cooperativa nas Primeiras Idades: (Des) Continuidades Educativas Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2015 - 2015 | A Articulação feita pelos profissionais de Educação entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2015 - 2015 | O papel da aprendizagem cooperativa nas (des)continuidades educativas. Orientador | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Aprendizagem Cooperativa enquanto Diferenciação Pedagógica Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2014 - 2014 | A influência das WebQuest na autorregulação das aprendizagens dos alunos Coorientador | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Continuidade Educativa: Conceito e Estratégias”. Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Comportamentos perturbadores no funcionamento/ rotina da sala de aula Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Quefazeres… um percurso de reflexão e ação na formação inicial Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2012 - 2012 | A Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Promoção da Autonomia da Aprendizagem na Educação de Infância e na Escola Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2012 - 2012 | A importância do brincar e do jogo Orientador | Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2010 - 2010 | A Auto-regulação da Aprendizagem das Crianças: Concepções das Educadoras de Infância Orientador | Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2010 - 2010 | A Inclusão da Criança com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância – Estudo de Caso Orientador | Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2010 - 2010 | Estudo de Caso numa Unidade de Ensino Estruturado para o Apoio à Inclusão de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo Orientador | Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2010 - 2010 | A Transição da Educação Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Curso de Educação de Infância e Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Pedagogia Diferenciada no Jardim de Infância para Todos Orientador | Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2009 - 2009 | Representações Sociais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a Hiperatividade Orientador | Curso de Professores do 1º Ciclo do ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2008 - 2008 | O Processo de Elaboração e Implementação de Regras na Sala do Jardim de Infância Orientador | Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Representações Sociais da Educação da Sexualidade nos Educadores de Infância Orientador | Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Representações Sociais do Educador de Infância face à Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim
                                 de Infância Orientador | Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Práticas Educativas dos professores do 1º Ciclo face à Inclusão da Criança com Necessidades Educativas Especiais decorrentes
                                 de Deficiência Mental na Sala de Aula Orientador | Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Quais os instrumentos que os Educadores de Infância utilizam quando sinalizam crianças para os Apoios Educativos? Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Crenças e Atitudes dos Pais face à Inclusão da Criança com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Expectativas Parentais de Crianças com Necessidades Educativas Especiais integradas no Ensino Regular Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Licenciatura/Bacharelato) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Expectativas Parentais face ao Jardim de Infância Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Práticas Educativas dos Educadores do Pré-Escolar facilitadoras da Inclusão da Criança Deficiente no Jardim de Infância Regular Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Crenças dos Pais face à inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Será que o meu filho vai ser Doutor? – Estudo Exploratório sobre as Expectativas Parentais face ao Futuro Profissional dos
                                 Filhos com Deficiência Mental Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Representações Sociais dos Educadores de Infância face à Hiperatividade Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
| 2003 - 2003 | Expectativas dos Pais face aos Técnicos de Intervenção Precoce Orientador | Curso de Formação Complementar para exercício de funções educativas na área da Educação Especial - Problemáticas de Risco (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | 
Entrevista (jornal / revista)
| Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
|---|---|---|
| 2001/12/19 | Entrevistada na qualidade de psicóloga. | Público - Life&Style | 
Distinções
            Prémio
| 2023 | Prémio Ekuizador 2023 | 
| 2018 | Premiada em segundo lugar pelo trabalho apresentado - Projeto Sou, Consigo e Faço - A inclusão profissional das pessoas com
                                 deficiência no mercado de trabalho Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Estados Unidos | 
| 2018 | Premiada em primeiro lugar pelo trabalho apresentado - Literacia digital para o mercado de trabalho: uma formação no ensino
                                 superior para jovens com défice intelectual e desenvolvimental Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
