???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel de Sousa Ferreira Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Ana Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
9413-AAD8-EF23
ORCID iD
0000-0001-7730-190X

Endereços de correio eletrónico

  • aisabelpinto@ese.ipvc.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2020
Concluído
Ciências da Educação /Education sciences (Doutoramento)
Especialização em Literacias e Ensino do Português / Literacies and Portuguese Teaching
Universidade do Minho, Portugal
"A formação do professor de Língua Portuguesa: o lugar da educação literária / Portuguese language teachers training: the place of literary education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade/ very good (The maximum rating)
2013/07/01 - 2014/09/20
Concluído
Pós-graduação (Pós-Graduação)
Especialização em Literatura
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2011/07/01 - 2011/09/20
Concluído
As literaturas infantís e xuvenís ibéricas. A súa influencia na formación lectora (Pós-Graduação)
Especialização em Curso de Perfeccionamento e Formación Contínua - Literatura
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Aprovada
2007 - 2010
Concluído
Ciências da Educação/ Education Sciences (Mestrado)
Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português/ Pedagogical Supervision in Portuguese Teaching
Universidade do Minho, Portugal
"A mobilização de conhecimentos durante a leitura, na aula de língua portuguesa/ knowledge mobilization during reading, in the Portuguese language class" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009/07/01 - 2009/09/15
Concluído
As literaturas infantis e xuvenís ibéricas: A poesia infantil e xuvenil. Século XXI (Pós-Graduação)
Especialização em Literatura
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Aprovada
2008/09/01 - 2008/09/20
Concluído
Curso de Formación Continua -As literaturas infantis e Xuvenís ibéricas: A Guerra Civil española na narrativa infantil e xuvenil (Pós-Graduação)
Especialização em Literatura
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Aprovada
2002/09 - 2006/07
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Português e Inglês/Basic Education Teachers, Variant: Portuguese and English (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
15
2002 - 2005
Concluído
Professores do ensino Básico, variante: Português e Inglês / Basic Education Teachers, Variant: Portuguese and English (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - 2018/08/31 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2021/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016/09/01 - 2017/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2007/09/01 - 2016/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006/12/01 - 2007/08/31 Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - 2008/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) A Torre dos Pequeninos, Portugal
A Torre dos Pequeninos, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - 2021/08/31 Escola Básica do Cerco (Docente do 2.º Ciclo do Ensino Básico) Agrupamento de Escolas do Cerco - Escola Básica e Secundária do Cerco, Portugal
Agrupamento de Escolas do Cerco - Escola Básica e Secundária do Cerco, Portugal
2019/09/01 - 2020/08/31 Escola Básica Terras do Ave (Docente do 2.º Ciclo do Ensino Básico) Agrupamento de Escolas Terras do Ave - Escola Básica Terras do Ave, Portugal
Agrupamento de Escolas Terras do Ave - Escola Básica Terras do Ave, Portugal
2019/01/02 - 2019/08/31 Escola Básica de S. Martinho (Docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico) Agrupamento de Escolas de S. Martinho - Escola Básica de São Martinho , Portugal
Agrupamento de Escolas de S. Martinho - Escola Básica de São Martinho , Portugal
2018/09/01 - 2018/12/20 Escola Básica 2,3 de Vila das Aves (Docente do 2.º Ciclo do Ensino Básico) Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques - Escola Básica 2,3 de Vila das Aves, Portugal
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques - Escola Básica 2,3 de Vila das Aves, Portugal
2005/10/01 - 2006/06/15 Escola Básica do Olival (Docente do 2.º Ciclo do Ensino Básico - Estágio Profissional de um ano) Agrupamento de Escolas do Olival - Escola Básica do Olival, Portugal
Agrupamento de Escolas do Olival - Escola Básica do Olival, Portugal
2004/10/01 - 2005/06/15 EB1/JI de Moutidos (Docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico - Estágio Profissional de um ano) Agrupamento de Escolas de Águas Santas - EB1/JI de Moutidos, Portugal
Agrupamento de Escolas de Águas Santas - EB1/JI de Moutidos, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/02 - 2018/08/31 Bolsa da Fundação Ciência e Tecnologia
SFRH/BD/116641/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/01/01 - 2014/08/31 Bolsa Ibero-americana de Jovens Professores e Investigadores - Bolsa de Investigação Becas Santander - Universidade de S. Paulo
0
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Banco Santander Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Ana Isabel; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade. "O lugar da educação literária na formação do professor do ensino básico". 2017.
Artigo em jornal
  1. Pinto, Ana Isabel. "Receitas com sabor a originalidade /Recipes with a flavor of originality", Jornal Primeiro de Janeiro: Suplemento Das Artes /Jornal Primeiro de Janeiro: Supplement of Arts, Letters, 2008
  2. Pinto, Ana Isabel. "Uma escrita partilhada inventando mundos possíveis /A shared writing inventing possible worlds", Jornal Primeiro de Janeiro: Suplemento Das Artes, Das Letras /Jornal Primeiro de Janeiro: Supplement of Arts, Letters, 2008
Artigo em revista
  1. Pinto, Ana Isabel; Rodrigues, Carina. "Leitura e literatura para a infância: De uma arte humanizadora a um direito da criança". E-letras com Vida (2025):
    No prelo
  2. Rodrigues, Carina; Pinto, Ana Isabel. "Experimentação pós-moderna nos livros-álbum de Anthony Browne: a reinvenção de um cânone da Literatura Infantil e Juvenil". Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 19 3 (2024): http://dx.doi.org/10.1590/2176-4573p64072.
    10.1590/2176-4573p64072
  3. Rodrigues, Carina; Pinto, Ana Isabel. "Postmodern Experimentation in Anthony Browne’s Picturebooks: The Reinvention of a Canon in Children’s Literature". Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 19 3 (2024): http://dx.doi.org/10.1590/2176-4573p64072.
    10.1590/2176-4573p64072
  4. Pinto, Ana Isabel. "Sobre “De como a Literatura para a Infância e a Juventude «é chamada à guerra». Reflexões sobre os conflitos bélicos na Galiza e em Portugal” / About “How Literature for Children and Youth “is called to war”. Reflections on the war conflicts in Galicia and Portugal”". ELOS. Revista de literatura infantil e xuvenil /ELOS. Children's and youth literature magazine 3 (2016): 47-52.
    Publicado
  5. Pinto, Ana Isabel. "A aprendizagem significativa: um projeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa com estudantes surdos / Meaningful learning: a Portuguese language teaching-learning project with deaf students". Diálogos pertinentes /Relevant dialogues 11 (2015): 10-25.
    Publicado
  6. Pinto, Ana Isabel. "A Mobilização de Conhecimentos Durante a Leitura, na Aula de Língua Portuguesa / The Mobilization of Knowledge During Reading, in the Portuguese Language Class". sensos-e (2014): 1-16. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=4392.
    Publicado
  7. Pinto, Ana Isabel. "Recensão crítica da obra Um dia, um guarda-chuva..., de Davide Cali/Critical review of the work One day, an umbrella..., by Davide Cali". Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude / Malasartes - Literature Notebooks for Children and Youth 21722 (2011): 91-92. https://drive.google.com/file/d/1RX2pB558cIOWSQnOwUt7RMu7gQtVGEE1/view?usp=sharing.
    Publicado
  8. Pinto, Ana Isabel. "Trocoscópio". Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude Literature / Malasartes -Notebooks for Children and Youth 20 (2010): 73-74.
    Publicado
  9. Pinto, Ana Isabel. "Portas e Portões /Doors and Gates". Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude / Malasartes -Literature Notebooks for Children and Youth 18 (2009): 63-64.
    Publicado
  10. Pinto, Ana Isabel. "O Pavão do Abre-e-fecha / The Open-and-Close Peacock.". Malasartes -Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude /Malasartes - Literature Notebooks for Children and Youth 17 (2009): 70-72.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pinto, Ana Isabel. "A formação do professor de português do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico na sua vertente de educador literário: a avaliação / The training of Portuguese teachers in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education as a literary educator: evaluation". In A escola de aprender: contributos para a sua construção / The school of learning: contributions to its construction, 99-109. Castelo Branco, Portugal: Escola Superior de Educação de Castelo Branco, 2023.
    Publicado
  2. Pinto, Ana Isabel. "O lugar da educação literária na formação do professor do ensino básico /The place of literary education in basic education teacher training". In Atas do 6º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias e Aprendizagens - Minutes of the 6th Ibero-American Forum on Literacy and Learning/ 20th European Conference on Literacy, 2663-2695. Madrid, Espanha: Universidade Complutense de Madrid, 2017.
    Publicado
  3. Pinto, Ana Isabel. "O lugar da Educação Literária na formação do professor de Língua / The place of Literary Education in the training of Language teachers". In Atas do V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP) /Proceedings of the V International Symposium on Teaching the Portuguese Language (SIELP), 422-435. Braga, Portugal: CIED, Universidade do Minho, 2016.
    Publicado
  4. Pinto, Ana Isabel. "Para uma análise do Discurso Pedagógico: Um olhar sobre a interação discursiva durante a Leitura, na Aula de Português /For an analysis of Pedagogical Discourse: A look at discursive interaction during Reading, in the Portuguese Class". In Atas do III SEDIAR Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação / Proceedings of the III SEDIAR -International Seminar on Studies on Discourse and Argumentation, 360-370. Sergipe, Brasil: Universidade de Sergipe, 2016.
    Publicado
  5. Pinto, Ana Isabel. "A formação do professor de língua Portuguesa: o lugar da Educação Literária /The training of Portuguese language teachers: the place of Literary Education". In Atas do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. /Proceedings of the V World Symposium on Portuguese Language Studies., 4107-4120. Lecce, Itália: Università del Salento, 2015.
    Publicado
  6. Pinto, Ana Isabel. "Sobre De la Literatura Infantil a la Promoción de la Lectura. /About Children's Literature to the Promotion of Reading.". In Formación Lectora. Obras Imprescindíbeis / Lecturer Training. Essential Works, 265-272. Porto: Tropelias e Companhia, 2014.
    Publicado
  7. Pinto, Ana Isabel. "Acerca do texto/discurso e interação: propostas de trabalho e aplicação a partir do domínio C da TLEBS /About text/discourse and interaction: work proposals and application from the TLEBS C domain". In Gramática para que vos quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades /Grammar for what do I want you?! Teaching Grammar: Meaning(s) and Possibilities, 37-53. Lisboa, Portugal: Faculdade de Letras de Lisboa, 2009.
Livro
  1. Pinto, Ana Isabel. O professor de Português do Ensino Básico enquanto Educador Literário: Uma dança de entrelaçamento chamada Especialista-Mediador-Leitor / The Basic Education Portuguese teacher as a Literary Educator: An intertwining dance called Specialist-Mediator-Reader. Coimbra, Portugal: Grácio Editor. 2022.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Pinto, Ana Isabel. "As Interrogações do Senhor Ponto e Vírgula". Revisão de As Interrogações do Senhor Ponto e Vírgula (2023):
    Publicado
  2. Pinto, Ana Isabel. "Todos temos UM-BIGO". Revisão de Todos temos UM-BIGO (2023):
    Publicado
  3. Pinto, Ana Isabel. "O Mistério da Meia Desaparecida". Revisão de O Mistério da Meia Desaparecida (2020): 1-20. https://www.wook.pt/livro/o-misterio-da-meia-desaparecida-vitoria-alves/24529097.
    Publicado
  4. Pinto, Ana Isabel. "O futuro ao Virar da Página". Revisão de O futuro ao Virar da Página (2008):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A formação do professor de Português: o lugar da Educação Literária /Portuguese teacher training: the place of Literary Education". Doutoramento, Universidade do Minho, 2020. https://drive.google.com/file/d/12eBsGCTIH85ontlBgqQAsA2D1giEZsWf/view?usp=sharing.
  2. "A mobilização de conhecimentos durante a leitura, na aula de Língua Portuguesa /The mobilization of knowledge during reading, in the Portuguese Language class". Mestrado, Universidade do Minho, 2010. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/14235.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/19 Mais vale um livro na mão do que dois na estante ICRE 2024
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/19 O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças do 5.º ano ICRE 2024
Porto (Porto, Portugal)
2024/07/19 Relação entre hábitos leitores e competência leitora: um estudo comparativo Portugal/Galiza ICRE 2024
Escola Superior de Educação -IPP (Porto, Portugal)
2024/07/19 A caminho da argumentação: a emergência da escrita no Pré-Escolar e o Ditado ao Adulto como dispositivo didático mediador Encontro - Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos: uma comunidade de aprendizagem
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém , Portugal)
2024/04/19 Relación entre hábitos lectores e competencia lingüística: visión comparativa Galiza-Portugal
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09/17 A avaliação durante a formação do professor de português do ensino básico na sua vertente de educador literário /Assessment during the training of primary school Portuguese teachers as literary educators Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE - Internacional Seminar on Science Education/Meeting Supervision and Assessment in the Life of Schools and V ISSE - International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco , Portugal)
2021/11/27 O professor de Português do Ensino Básico: entre o especialista, o leitor e o mediador / The Basic Education Portuguese teacher: between the specialist, the reader and the mediator Encontro anual de Pedagogia / Annual Pedagogy Meeting
Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto, Brasil)
2021/11/11 Ensino da Língua Portuguesa: Didática da leitura e da Escrita /Teaching the Portuguese Language: Reading and Writing Didactics Encontro anual de Pedagogia /Annual Pedagogy Meeting
Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto, Brasil)
2021/11/11 O professor de Português do Ensino Básico: um (não) leitor que forma (não) leitores? / The Basic Education Portuguese teacher: a (not) reader who trains (not) readers? Encontro anual de Pedagogia / Annual Pedagogy Meeting
Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto , Brasil)
2020/06/16 Linguagem, Educação e Sociedade: os discursos da pandemia. /Language, Education and Society: pandemic discourses. 10ª ATI, educar e cuidar no Ensino Superior /10th ATI, educate and care in Higher Education.
Universidade de São Paulo -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil (Ribeirão Preto, Brasil)
2018/07/17 Conceções de formação para a educação Literária do futuro professor do Ensino Básico /Training concepts for Literary education for future Basic Education teachers VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa / VI International Symposium on Teaching the Portuguese Language
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07/06 A formação literária do professor de português do ensino básico / The literary training of primary school Portuguese teachers LPPE18: IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar, IV Jornadas Internacionais de Alfabetização /LPPE18: IX Portuguese Language Meeting in the first years of schooling
: Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/26 A formação do professor de Língua Portuguesa do Ensino Básico: o lugar da educação literária /The training of Portuguese language teachers in basic education: the place of literary education VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) /VI World Symposium on Portuguese Language Studies (SIMELP)
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/09/06 O lugar da educação literária na formação do professor do Ensino Básico / The place of literary education in the training of Basic Education teachers 6º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias e Aprendizagens -6th Ibero-American Forum on Literacies and Learning / 20th European Conference on Literacy
Universidade Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2016/10/26 Conceções de leitura das formas poéticas breves em manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico /Conceptions of reading brief poetic forms in school manuals for the 1st cycle of basic education Encontro Pequenos Formatos: Géneros Poéticos Breves e Educação Linguística e Literária /Small Formats Meeting: Brief Poetic Genres and Linguistic and Literary Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2016/06/03 Para uma análise do Discurso Pedagógico: Um olhar sobre a interação discursiva durante a Leitura, na Aula de Português /For an analysis of Pedagogical Discourse: A look at discursive interaction during Reading, in the Portuguese Class III SEDiAR ¿ Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação /III SEDiAR – International Seminar on Studies on Discourse and Argumentation
Universidade Federal de Sergipe, Brasil (Sergipe, Brasil)
2016/05/20 A aprendizagem significativa: um projeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa com estudantes surdos /Meaningful learning: a Portuguese language teaching-learning project with deaf students V seminário GTAEDES : Inclusão: Boa práticas no Ensino Superior /V GTAEDES seminar: Inclusion: Good practices in Higher Education
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/01/29 O lugar da Educação Literária na formação do professor de Língua /The place of Literary Education in the training of Language teachers V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP) /V International Symposium on Teaching the Portuguese Language (SIELP)
Universidade do Minho (Braga)
2015/12/05 Um olhar sobre “De como a Literatura para a Infância e a Juventude «é chamada à Guerra»: Reflexões sobre os conflitos bélicos na Galiza e Portugal” /A look at “How Literature for Children and Youth “is called to War”: Reflections on the war conflicts in Galicia and Portugal” 21s Encontros Luso-Galaicos do Livro Infantil e Juvenil /21st Luso-Galaic Meetings of Children's and Young People's Books
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2015/10/10 A formação do professor de língua Portuguesa: o lugar da Educação Literária / The training of Portuguese language teachers: the place of Literary Education V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP /V World Symposium on Portuguese Language Studies - SIMELP
Università del Salento, Lecce, Itália (Lecce, Itália)
2014/09/24 Da leitura literária à produção de textos /From literary reading to text production Encontro anual de Pedagogia / Annual Pedagogy Meeting
Faculdade de Psicologia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Brasil (Ribeirão Preto, Brasil)
2013/11/16 Um olhar sobre "O Nabo Gigante" de Tolstoi /A look at Tolstoy's "The Giant Turnip" Colóquio “Grandes Autores para todos os leitores" /Colloquium “Great Authors for all readers"
Biblioteca Municipal da Maia (Maia, Portugal)
2013/04/22 Um percurso Didático para o 1.º Ciclo partindo da obra “Na Quinta das Cerejeiras” de Ilse Losa /A Didactic route for the 1st Cycle based on the work “Na Quinta das Cerejeiras” by Ilse Losa
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2012/04/24 Uma leitura para o 1.º Ciclo de Voa, pássaro, voa de Sidónio Muralha /A reading for the 1st Cycle of " Voa, pássaro, voa" by Sidónio Muralha Encontro A literatura também preparou abril: literatura para a infância e neorrealismo /Meeting - Literature also prepared April: literature for children and neorealism
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2009/07/22 Oportunidades de aprendizagem: a leitura de textos nas aulas de Português /Learning opportunities: reading texts in Portuguese classes
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/03/14 Acerca do texto/discurso e interação: propostas de trabalho e aplicação a partir do domínio C da TLEBS / About text/discourse and interaction: work proposals and application from the TLEBS C domain 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português – Encontro Gramática para que te quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades /8th National Meeting of the Association of Portuguese Teachers – Grammar Meeting Why do I want you?! Teaching Grammar
Faculdade de Letras, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/02/28 Os clássicos não são coisas do passado /Classics are not things of the past Congresso do Ciclo Derivas /Derivas Cycle Congress
Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto, Portugal)
Distinções

Prémio

2001 Prémio de Melhor aluna no Concelho de Santo Tirso

Outra distinção

2016 1º lugar na seriação nacional de Bolsa FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2014 Bolsa Ibero-americana de Jovens Professores e Investigadores - seriada em 1.º lugar
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001 Viagem de mérito a Xavier e Taizé
Instituto Nun'Alvres, Portugal