???global.info.a_carregar???
Maria Sarmento is a researcher at NIPE, Minho University, and CEOS, P. Porto. She holds a degree in Sociology from Porto University; a Master's in Business Administration (specialization in Marketing) from Minho University; a Ph.D. in Marketing and Strategy from Minho University; and a post-doc from Nova SBE, Lisbon, and Open University Business School, UK. She worked for 23 years at AEP - Portuguese Business Association as the Head of the Image and Communication Department and Marketing Director. In her academic career, she presented several papers at international conferences, such as EMAC - European Marketing Academy Conference, IMP - Industrial Marketing and Purchasing Conference, and Academy of Marketing Science World Marketing Congress. She has published work in Industrial Marketing Management (2015, 2018, 2024) European Journal of Marketing (2019), Journal of Business and Industrial Marketing (2015), Journal of Retailing and Consumer Services (2019), Education and Training (2016), Journal of Convention and Event Tourism (formerly Journal of Convention and Exhibition Management) (2015), Journal of Promotion Management (2016), International Review on Public and Nonprofit Marketing (2023), and Portuguese Journal of Marketing (2014).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria de Lurdes Marques Amorim de Araújo Faria Sarmento

Nomes de citação

  • Sarmento, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
901F-8317-52CF
ORCID iD
0000-0001-9433-9707
Researcher Id
https://www.webofscience.com/wos/author/record/H-7204-2019

Moradas

  • Rua Sao Joao Bosco, 103 9º dto., Porto, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Pós-doutoramento: Innovation in industrial markets (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022
Concluído
Post-doc: Innovation in industrial markets (Postgraduate Certificate)
The Open University Business School, Reino Unido
2011
Concluído
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
"Episódios de socialização em feiras empresariais e relacionamentos de longo prazo: o papel mediador da qualidade da relação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado (pré Bolonha)
1998
Concluído
Mestrado em Gestão de Empresas com especialização em Marketing (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
"A importância da participação em feiras na estratégia de marketing" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989
Concluído
Licenciatura em Sociologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
"Absentismo na Empresa. Um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Núcleo de Investigação em Políticas Económicas, Portugal
2016 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal
2016 - 2022 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
2016 - 2022 Pós-doutorado (Investigação) The Open University Business School, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2015 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa Porto, Portugal
2013 - 2015 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1996 - 1998 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
1990 - 1992 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2013 Marketing Director AEP- Associação Empresarial de Portugal, Portugal
2004 - 2011 Head of the Communication and Image Office and the Business and Members Office AEP- Associação Empresarial de Portugal, Portugal
1998 - 2003 Head of the Communication and Image Office AEP- Associação Empresarial de Portugal, Portugal
1990 - 1997 Technical of Professional Training and Communication AEP- Associação Empresarial de Portugal, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - 2022 Innovation in Industrial Markets
SFRH/BPD/107886/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

The Open University Business School, Reino Unido
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2011 Applying a relationship marketing perspective to B2B trade fairs: The role of socialization episodes
SFRH / BD / 29961 / 2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1995 - 1996 The role of trade fairs in companies' marketing strategy
JNICT
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
JNICT - Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sarmento, Maria; Simões, Cláudia; Lages, Luís Filipe. "From organizational ambidexterity to organizational performance: The mediating role of value co-creation". Industrial Marketing Management 118 (2024): 175-188. http://dx.doi.org/10.1016/j.indmarman.2024.02.010.
    10.1016/j.indmarman.2024.02.010
  2. Galan-Ladero, M. Mercedes; Sarmento, Maria; Marques, Susana. "Social Marketing to achieve the Sustainable Development Goals (SDGs) in 2030 Agenda by the United Nations". International Review on Public and Nonprofit Marketing 20 3 (2023): 521-527. http://dx.doi.org/10.1007/s12208-023-00381-7.
    10.1007/s12208-023-00381-7
  3. Sarmento, Maria; Simões, Cláudia. "Trade fairs as engagement platforms: the interplay between physical and virtual touch points". European Journal of Marketing 53 9 (2019): 1782-1807. http://dx.doi.org/10.1108/ejm-10-2017-0791.
    10.1108/ejm-10-2017-0791
  4. Sarmento, Maria; Marques, Susana; Galan - Ladero, Mercedes. "Consumption dynamics during recession and recovery: A learning journey". Journal of Retailing and Consumer Services 50 (2019): 226-234. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.04.021.
    10.1016/j.jretconser.2019.04.021
  5. Sarmento, Maria; Simões, Cláudia. "The evolving role of trade fairs in business: A systematic literature review and a research agenda". Industrial Marketing Management 73 (2018): 154-170. http://dx.doi.org/10.1016/j.indmarman.2018.02.006.
    10.1016/j.indmarman.2018.02.006
  6. Farhangmehr, Minoo; Gonçalves, Paulo; Sarmento, Maria. "Predicting entrepreneurial motivation among university students". Education + Training 58 7/8 (2016): 861-881. http://dx.doi.org/10.1108/et-01-2016-0019.
    10.1108/et-01-2016-0019
  7. Sarmento, Maria; Farhangmehr, Minoo. "Grounds of Visitors' Post-Trade Fair Behavior: An Exploratory Study". Journal of Promotion Management 22 5 (2016): 735-750. http://dx.doi.org/10.1080/10496491.2016.1185496.
    10.1080/10496491.2016.1185496
  8. Sarmento, Maria; Farhangmehr, Minoo; Simões, Cláudia. "Participating in Business-to-Business Trade Fairs: Does the Buying Function Matter?". Journal of Convention & Event Tourism 16 4 (2015): 273-297. http://dx.doi.org/10.1080/15470148.2015.1043608.
    10.1080/15470148.2015.1043608
  9. Sarmento, Maria; Farhangmehr, Minoo; Simões, Cláudia. "A relationship marketing perspective to trade fairs: insights from participants". Journal of Business & Industrial Marketing 30 5 (2015): 584-593. http://dx.doi.org/10.1108/jbim-01-2013-0024.
    10.1108/jbim-01-2013-0024
  10. Sarmento, Maria; Simões, Cláudia; Farhangmehr, Minoo. "Applying a relationship marketing perspective to B2B trade fairs: The role of socialization episodes". Industrial Marketing Management 44 (2015): 131-141. http://dx.doi.org/10.1016/j.indmarman.2014.10.010.
    10.1016/j.indmarman.2014.10.010
  11. Sarmento, Maria; Minoo Farhangmehr; Cláudia, Simões. "Marketing Relacional: conceitos e desafios". Revista Portuguesa de Marketing 24 1 (2009): 7-20. http://www.rpm.pt/artigo.aspx?a=165.
    Publicado • http://www.rpm.pt/artigo.aspx?a=165
Capítulo de livro
  1. Sarmento, Maria; Susana Marques; Galan - Ladero, Mercedes. "Private label and national brands: a dive into consumers' minds and wallets". In Consumer first-marketing: cuidar al cliente como leitmotiv empresarial, editado por J.A. Gutiérrez; M.J.Pérez; E. Alonso; C. Mieres, 66-85. Colección de libros de la Cátedra Fundación Ramón Areces, 2022.
    Publicado
  2. Sarmento, Maria; Marques, Susana; Galan-Ladeiro, Mercedes. "Consumer Behavior during Recessions: A Qualitative Approach: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 407-408. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-42545-6_136
  3. Sarmento, Maria; Simões, Cláudia. "Interactions with Existing and Potential Customers: The Role of Physical and Virtual Trade Fairs: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 853-853. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-02568-7_232
  4. Maria Sarmento; Cláudia Simões. "Trade Fairs, Trade Shows, and Exhibitions: A Literature Review: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 227-227. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-02568-7_57
  5. Sarmento, Maria; Galan-Ladero, Mercedes; Marques, Susana. "Consumer Attitudes During Periods of Economic Downturn: Embodying Responsible Behaviors". In Advances in National Brand and Private Label Marketing, 17-22. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-92084-9_3
  6. Sarmento, Maria; Simões, Cláudia; Farhangmehr, Minoo. "B2B Interactions at Trade Fairs and Relationship Quality: A Conceptual Approach". In Field Guide to Case Study Research in Business-to-Business Marketing and Purchasing, 167-189. Emerald Group Publishing Limited, 2014.
    10.1108/s1069-0964_2014_0000021005
Documento de trabalho
  1. Sarmento, Maria de Lurdes; Farhangmehr, Minoo; Cláudia, Simões. 2008. "Marketing relacional: conceitos e desafios". http://hdl.handle.net/1822/16130.
Edição de número de revista
  1. Galan-Ladeiro, Mercedes; Sarmento, Maria; Marques, Susana. "Social Marketing and Sustainable Development Goals (SDGs)". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2023): https://link.springer.com/article/10.1007/s12208-023-00381-7.
    No prelo • Editor convidado
Livro
  1. Sarmento, M.; Simões, C.; Farhangmehr, M.. B2B interactions at trade fairs and relationship quality: A conceptual approach. 2014.
    10.1108/S1069-096420140000021005
Tese / Dissertação
  1. Sarmento, Maria de Lurdes. "A relationship marketing perspective to B2B trade fairs: The role of socialization episodes". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19726.
  2. Sarmento, Maria. "The role of trade fairs in companies' marketing strategy". Mestrado, Universidade do Minho, 1998.
  3. Sarmento, Maria. "Companies absenteeism: a case study". Licenciatura, Universidade do Porto Instituto de Sociologia, 1989.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 The effects of organizational ambidexterity and co-creation on organization performance Global Marketing Conference.
(Seoul)
2023 Measuring the effects of organizational ambidexterity and co-creation on organization performance: Does the size matters? EMAC annual conference
(Odense)
2020/07 Es el comportamiento del consumidor más o menos responsable en una situación de crisis económica? Un estudio longitudinal del caso de Portugal XIX International Congress on Public and Nonprofit Marketing
2019/10 The implications of sustainability for marketing departments and marketing professional: a theoretical perspective 8 th International Conference on Social Responsibility, Ethics, & Sustainable Business
University of Minho (Braga, Portugal)
2019/09 Marcas de fabricante versus marcas de distribuidor: hacia una mejor comprensión dela actitud del consumidor AEMARK- XXXI Congreso Internacional de Marketing
(Cáceres)
2019/07 Consumer behavior during recessions: a qualitative approach Academy of Marketing Science World Marketing Congress
(Edinburgh, Reino Unido)
2019/05 Consumer attitudes towards private labels and national brand promotions: effects of price and personality-related variables EMAC 2019 Annual Conference
(Hamburg, Alemanha)
2018/07 Consumer attitudes during periods of economic downturn: embodying responsible behaviours Research on National Brand and Private Label Marketing International Conference
(Barcelona, Espanha)
2018/06 Trade fairs, trade shows and exhibitions: A literature review AMS World Marketing Congress 2018
(Porto, Portugal)
2018/06 Interactions with existing and potential customers: The role of physical and virtual trade fairs AMS World Marketing Congress
(Porto, Portugal)
2018/05 Consumer attitudes during recessions: an opportunity for retailers EMAC
(Glasgow)
2018/02 Re-thinking trade fairs: A literature review and research agenda AMA Winter Academic Conference
(New Orleans, Estados Unidos)
2016/05 Understanding interactions at B2B trade fairs: the role of physical and virtual platforms EMAC
(Oslo)
2016/03 Virtual trade fair receptiveness in B2B markets: an exploratory study GIKA Conference
(Valencia, Espanha)
2015/07 Visitors’ main reasons for interaction with important suppliers at B2B trade fairs: An exploratory study MAG Scholar Global Business, Marketing and Tourism Conference
(Porto, Portugal)
2015/07 Predicting the entrepreneurial motivation among higher education students: The role of entrepreneurship education MAG Scholar Global Business, Marketing and Tourism Conference
(Porto, Portugal)
2015/05 Visitors’ motives for B2B trade fair participation: The secondary role of the buying function EMAC Conference
(Bélgica)
2014/08 Business relationships in the context of B2B trade fairs: a qualitative study San Francisco International Business and Education Conference
(São Francisco, Estados Unidos)
2013/05 Receptivity to advertising in social networks: an empirical replication with Portuguese users ICMC 2013 – International Conference of Marketing & Consumer Behaviour
(Porto, Portugal)
2012/05 The Role of Trade Fair Interactions in B2B Relationship Quality EMAC Conference
ISCTE Business School (Lisboa, Portugal)
2010/09 The Role of Trade Fair Interactions in B2B Relationship Quality 26th IMP-Industrial Marketing and Purchasing Conference
(Budapeste, Hungria)
2010/09 B2B Interactions at Trade Fairs and Relationship Quality: A Conceptual Approach The Global Marketing Conference
(Tóquio)
2010/08 Doctoral Consortium - Apresentação do Projecto de Doutoramento IMP(Industrial Marketing and Purchasing Group)
(Budapeste, Hungria)
2009/07 Doctoral Consortium - Apresentação do Projecto de Doutoramento 1st Biennial AMS (Academy of Marketing Science)
(Oslo, Noruega)
2009/06 Apresentação Projecto de Doutoramento Seminar on Consumption Theory
(Ankara, Turquia)
2009/05 Buyer-Seller Interactions and Relationship Development: The Trade Fair Context 38th EMAC Conference
(Nantes, França)
2009/02 Buyer-Seller Interactions and Relationship Quality: The Trade Fair Context XIX Jornadas Hispano Lusas de Gestión Científica
Universidad de Jaén (Baeza)
2008/11 Interacções entre Compradores e Vendedores em Mercados Industriais: Implicações no Desempenho Relação 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia
(Lisboa, Portugal)
2008/03 Interacções entre compradores e vendedores em feiras industriais: uma perspectiva de marketing relacional Apresentação pública do projecto de Doutoramento
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Projeto de Criação da Empresa Almithy Adventures
Coorientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2013 Recetividade à publicidade nas redes sociais. Estudo empírico com utilizadores portugueses
Coorientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2011 - 2011 Interveniente no painel: Entre as politicas e o mercado - que papel para o terceiro sector? em representação da AEP
Encontro
Sustentabilidade das Organizações do Terceiro Sector
CERCIAG, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Motivações e Barreiras para o Consumo Colaborativo de Roupa. Um estudo Qualitativo com Consumidores Portugueses
Arguente principal
Karina Faria Silva (Mestrado)
2021 O papel da Comunicação no Ponto de venda e dos Eventos para a Retail Brand Experience -O caso da FNAC do Gaia Shopping
Arguente principal
Viviana Cláudia Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Customer (dis) engagement and brand democratization. Understanding the customer-brand power gap (progression evaluation)
Arguente
Muhammad Zakria (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Customer (dis) engagement and brand democratization. Understanding the customer-brand power gap
Arguente
Muhammad Zakria (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Estratégias de marketing e comunicação digital low-budget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
Arguente
Daniela Sofia da Silva Vieira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 Estudo das associações à marca na perspectiva do consumidor: Aplicação da metodologia brand concept map à marca Yammi
Arguente
Dina Andreia de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2015 Updating the internal marketing framework
Arguente
David Mahamad (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015 Determinação do Posicionamento B2B Decflex Sodeca Group
Arguente
Ana Caldeira dos Santos Vieira de Araújo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2014 A Função Marketing em Contexto de PME – Uma Experiência Empresarial no Sector Têxtil e de Vestuário
Arguente
Marcelo Silva Lamosa (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2014 Gestão integrada de relacionamentos. O caso APCER
Arguente
Carla Isabel de Jesus Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2013 O Marketing das cidades como uma abordagem para o desenvolvimento: o caso do Mindelo
Arguente
Alphonsine Silva Brito Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 Candidatura a título de especialista na área de marketing e publicidade
Vogal
Augusto Marques dos Santos (Outro)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2012 Feiras e exposições internacionais: um estudo exploratório dos fatores de decisão e motivação de participação numa feira internacional
Arguente
Pedro Bruno Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 Do Marketing à Publicidade: A experiência numa agência de comunicação
Arguente
Joana Chamusca Magalhães (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2016 - Atual AMS - Academy of Marketing Science Conference
2015 - Atual EMAC - European Marketing Conference

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual European Journal of Marketing (0309-0566) Emerald (MCB UP )
2018 - Atual Journal of Marketing Communications (1466-4445) Informa UK (Taylor & Francis)
2018 - Atual Area Development and Policy (2379-2957) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - Atual The Professional Geographer
2017 - Atual Studies in Higher Education (1470-174X) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - Atual Education & Training
2017 - Atual Journal of Marketing Management (1472-1376) Informa UK (Taylor & Francis)
2015 - Atual International Journal of Contemporary Hospitality Management (0959-6119) Emerald
2015 - Atual Journal of Convention & Event Tourism (1547-0156) Informa UK (Taylor & Francis)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2023 Metodologias de Investigação (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2016 Metodologia de Investigação (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015 - 2016 Marketing Turistico (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2015 Gestão de Empresas (Licenciatura) Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa Porto, Portugal
2013 - 2015 Comportamento do Consumidor (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
1996 - 1998 Administração de Recursos (Licenciatura) Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Portugal
1990 - 1991 Metodologia de Investigação (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2013 A eficácia da Comunicação resulta de uma adequada estratégia de marketing-mix (entrevista concedida enquanto Directora de Marketing, Comunicação e Associados da AEP). Designarte (Designações 03)
2004 Registo de Marcas é ponto de partida para qualquer empresa (entrevista concedida enquanto Directora do Gabinete de Comunicação, Informação e Associados da AEP) Revista Marcas e Patentes

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/05/05 - Atual Ibero-American Network for Research in Sustainable Development Researcher

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Member of the Scientific Committee of the International Conference of Applied Business and Management
Membro
ISAG - European Business School, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - 2013 Participação no processo de Auto-Avaliação do Ciclo de Estudos – Mestrado em Empreendedorismo e Inovação, como entidade externa em representação da AEP Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2012 - 2012 Participação no processo de Auto-Avaliação do Ciclo de Estudos – Licenciatura em Gestão de Actividades Turísticas, como entidade externa em representação da AEP Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2013 Recognition Letter
AEP- Associação Empresarial de Portugal, Portugal
2009 Recogniton Letter
AMS - Academy of Marketing Science, Estados Unidos