???global.info.a_carregar???
She has a degree in Pedagogy from UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba - BR (1987), a Master's degree in Education: Supervision and Curriculum from PUC-SP - BR - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), a PhD in Education: Curriculum Education and ICT, from PUC-SP - BR (2017) and a Post-Doctorate in Education: Information and Communication Technologies in Education, from the University of Lisbon - PT (2022). She is an advisor and consultant to international organisations such as UNESCO, OEI and UNDP, and to public and private companies and the third sector. She is also a postgraduate lecturer, a consultant member of the ILTC (Institute of Logic, Philosophy and Theory of Science - http://www.iltc.br/), and an associate lecturer at UNILOGOS UNIVERSITY, based in Miami (http://unilogos.org), working remotely, and a freelance consultant in project development and evaluation at the António Ramalho Association, which serves vulnerable children and young people (antonioramalhoboxingspirit.org) in partnership with Oeiras City Council. She has experience in the field of Education, with an emphasis on School Pedagogy (from Nursery School to Higher Education), Social, Business and Health, working mainly on the following subjects: R&D, people and organisation management, with an emphasis on personal and professional training and development based on competences, skills, concepts and values, interdisciplinary team building and development, face-to-face and distance academic management, knowledge management systems, organisational management, career education, Quality of life, Sustainable education and management, Socio-emotional education, Development and evaluation of social and academic projects, Interdisciplinary projects, Interculturality, School curriculum for classroom and distance learning (from early childhood education to postgraduate courses) organised into areas of knowledge and competences and skills, Institutional evaluation, Strategic and participatory planning, Public policies, Development of teaching and learning process methodology (Innovative classroom and distance learning pedagogical practices - Hybrid teaching, Maker culture, Active methodologies, Collaborative learning etc. ), Integral and full-time education, Quality of teaching, Sustainable education, Education of Main Groups, Projects related to gender, ethnicity and migration, Academic and Pedagogical Management of Distance Education, Socio-environmental Education and Agenda 21, Youth and Adult Education and in the Prison System and/or in Socio-education, Digital education, Cooperativism and Circular Economy, Child and Youth Protagonism, Volunteering, Professional, Personal and Citizen Training for insertion into the labour market, among others.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Katia Valeria Pereira Gonzaga

Nomes de citação

  • Gonzaga, Katia
  • Gonzaga, K. V. P.
  • Pereira Gonzaga, K.

Identificadores de autor

Ciência ID
9011-77BB-BABE
ORCID iD
0000-0001-8351-9614

Endereços de correio eletrónico

  • katvpg@yahoo.com.br (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 963469250 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Mécia Mouzinho de Albuquerque, 5/3EQ, 2840-441, Torre da Marinha- Seixal, Setúbal , Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2022/08/30
Concluído
Pós doutoramento em Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação e TIC
Universidade de Lisboa, Portugal
Aprovado
2012/08/01 - 2017/05/13
Concluído
Doutoramento em Educação: Currículo (Doktor (PhD))
Especialização em Educação, Currículo e TIC
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Curso de Pedagogia em EaD do Programa UAB-Moçambique no Contexto de uma Cooperação Internacional Sul-Sul: Pressupostos para a Construção do Currículo de Formação de Professores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1995/02/01 - 1998/12/10
Concluído
Educação: Supervisão e Currículo (Master)
Especialização em Educação, Currículo e Formação de Professores
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Do voo dos gansos ou da construção de quem educa o educador : uma contribuição à reflexão da formação de professores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1987/02/01 - 1988/12/15
Concluído
Metodologia do Ensino Superior (Postgraduate Certificate)
Especialização em Ciências da Educação/Pedagogia
Faculdade de Educação de Guaratinguetá - UNIESP, Brasil
"Trabalho de Conclusão de Curso: Pedagogia Freinet como referencial de Formação de Professores para uma prática progressista e libertadora na perspectiva de Freire." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1984/02/01 - 1987/12/10
Concluído
Licenciatura em Pedagogia (Licence)
Especialização em Ciências da Educação/Pedagogia
Universidade do Vale do Paraiba, Brasil
"Não havia na época Trabalho de conclusão de curso." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06 - Atual Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/01 - 2021/05/31 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal
2020/09/01 - 2021/05/01 Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal
2009/09/02 - 2010/12/15 Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Fundação Osvaldo Cruz - Gestão Social Farmanguinhos/FIOTEC, Brasil
Gestão Social Farmanguinhos/FIOTEC, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Logos University International, Estados Unidos
Logos University International, Estados Unidos
2015/09/05 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Fundação Tecnico Educação Souza Marques Escola de Medicina Souza Marques, Brasil
Faculdades Souza Marques, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Estácio de Sá, Brasil
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2000/10/04 - 2008/03/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário IBMR, Brasil
Centro Universitário IBMR, Brasil
1987/02/02 - 1997/02/28 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Vale do Paraiba, Brasil
Universidade do Vale do Paraíba - Faculdades de Filosofia e Letras ( Atual Faculdades de Educação e Artes), Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/02/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto de Lógica Filosofia e Teoria da Ciência, ILTC, Rio de Janeiro, Brasil., Brasil
Instituto de Lógica Filosofia e Teoria da Ciência, ILTC, Rio de Janeiro, Brasil., Brasil
2021/07/06 - 2021/12/05 Técnico Superior (Técnico Superior) UNESCO Brazil, Brasil
Ministério da Educação – Diretoria de Educação Especial – SEMESP, Brasil
2020/04/14 - 2020/12/30 Técnico Superior (Técnico Superior) UNESCO Brazil, Brasil
Serviço Social da Indústria, Brasil
2009/09/03 - 2014/10/17 Carreiras / Categorias Subsistentes Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro – SEE/DEGASE - RJ, Brasil
Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (DEGASE), Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/12/01 - 2020/01/31 Director de Unidade Orgânica Grupo Centro Universitário São José e Realengo Educacional Ltda, Brasil
Grupo Centro Universitário São José e Realengo Educacional Ltda, Brasil
2014/08/01 - 2016/12/31 Subdirector de Unidade Orgânica Grupo Educacional MOPI - RJ, Brasil
Grupo Educacional MOPI - RJ, Brasil
2011/05/03 - 2012/11/30 Assessor Pedagógico Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino - LANTE , Brasil
2008/02/05 - 2009/08/17 Coordenador do Curso de Pedagogia EaD Universidade Estácio de Sá, Brasil
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/02/02 - 2009/08/17 Coordenador Pedagógico Nacional Universidade Estácio de Sá, Brasil
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2007/02/01 - 2008/02/28 Coordenador das Disciplinas Comuns das Licenciaturas de Formação de Professores Universidade Estácio de Sá, Brasil
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/01/03 - 2007/01/15 Vice Coordenador do Curso de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá, Brasil
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/04 - 2006/12/12 Coordenador de Curso e Assessor Pedagógico Centro Universitário IBMR, Brasil
Centro Universitário IBMR, Brasil
2005/01/05 - 2006/12/10 Coordenador de Curso de Pedagogia Universidade Estácio de Sá, Brasil
Universidade Estácio de Sá- Campus Penha, Brasil
2005/09/05 - 2006/07/05 Consultor Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos, Brasil
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos, Brasil
2000/08/01 - 2001/12/01 Consultor Serviço Nacional do Comércio, SENAC - RJ, Brasil. , Brasil
Serviço Nacional do Comércio, SENAC - RJ, Brasil. , Brasil
1985/02/01 - 2000/08/31 Professora de Ensino Básico e Educação Infantil Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
1994/02/01 - 1999/05/31 Assessoria Pedagógica ao Secretario de Educação Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
1989/02/01 - 1991/12/31 Coordenação Pedagógica Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2024/12/31 Centro de Investigação e Inovação em Educação
UIDB/05198/2020
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2009/08/02 - 2010/07/28 Agenda 21 - COMPERJ
XXXXXXX
Desenvolvimento técnico
Petrobras Distribuidora SA, Brasil

Ministerio do Meio Ambiente, Brasil

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Brasil
Petrobras Distribuidora SA
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Gonzaga, K. V. P.; Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula. "A Formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepção e pistas para a construção de um Web Currículo", Anais do VIII Seminário Internacional Web Currículo, 2023, https://eventos.pucsp.br/viii-webcurriculo/.
  2. Gonzaga, K. V. P.; Graça, Vânia Gabriela Dias; Quadros-Flores, Paula. ""A Formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepção e pistas para a construção de um Web Currículo",", Anais do VIII Seminário Internacional Web Currículo, 2023, https://eventos.pucsp.br/viii-webcurriculo/.
  3. Gonzaga, Katia; Teixeira, Arilda; Abrah, Janete; Kranz, Patricia; Albuquerque, Thiago. "Agenda 21 Local - COMPERJ", COMPERJ, 2009, https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/231.
Artigo em conferência
  1. Gonzaga, Katia; Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula. "The Freirean Legacy in Innovative Educational Practices: Maker Culture, Active Methodlogies, Digital Tecnologies, and Transdisciplinarily". Trabalho apresentado em The European Conference on Education 2022 - Official Conference Proceedings - IAFOR, Londres, 2022.
    Publicado
  2. Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Gonzaga, Katia. "The Freirean Legacy in Innovative Educational Practices: Maker Culture, Active Methodologies, Digital Technologies and Transdisciplinarity". Trabalho apresentado em The European Conference on Education 2022 - Official Conference Proceedings - IAFOR, Londres, 2022.
    Publicado • 10.22492/issn.2188-1162.2022.19
  3. Graça, Vânia; Gonzaga, Kátia. "Ensinar em tempos de pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros". 2021.
Artigo em revista
  1. Gonzaga, Katia; Graça, Vania Gabriela Dias; Quadros-Flores, Paula. "A cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva". Dialogia 50 (2024): e27733. https://doi.org/10.5585/50.2024.27733.
    10.5585/50.2024.27733
  2. Gonzaga, Katia; Amouzou Koffi, Djima. Autor correspondente: Amouzou Koffi, Djima. "Guiando as organizações do futuro: uma reflexão sobre o manifesto da liderança responsiva e do paradigma evolucionário nas organizações de educação no Brasil". Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (REGMPE) - ISSN 2447-8407 09 02 (2024): 46-61. https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/739/987.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Gonzaga, K. V. P.; Graça, Vânia Gabriela Dias; Silva, Catia. "Desafios no Ser e Fazer Docente no Pós-pandemia - Reflexão de Professores Portugueses e Brasileiros a partir das Narrativas de Schütze". Revista Interacções 67 (2024): 1-23. https://doi.org/10.25755/int.30712.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Gonzaga, Kátia Valéria Pereira; Pedro, Neuza Sofia Guerreiro. "Fatores promotores de satisfação dos coordenadores de cursos de doutorado em universidades portuguesas". Revista Internacional de Educação Superior 11 (2024): e025046. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8675564.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/riesup.v11i00.8675564
  5. Migyiama, L; Gonzaga, K.. Autor correspondente: Migyiama, L. "O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento: Propondo Currículos Interdisciplinares". Revista Interacções 19 65 (2023): 1-19. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/28050.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Kátia Valéria Pereira Gonzaga. "Construindo uma proposta curricular inovadora na educação básica a partir da cultura maker". Revista e-Curriculum (2022): https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1084-1109.
    10.23925/1809-3876.2022v20i3p1084-1109
  7. Gonzaga, Katia. "Cooperação internacional técnica educacional do Brasil com países africanos e a interculturalidade". Revista Brasileira de Pós-Graduação 17 38 (2022): 1-28. http://dx.doi.org/10.21713/rbpg.v17i38.1813.
    10.21713/rbpg.v17i38.1813
Capítulo de livro
  1. Gonzaga, Katia; Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula. "Concepciones de los profesores en la formación inicial sobre la cultura maker: interdisciplinariedad y tecnologias digitales". In Enseñanza y aprendizaje en contextos multidiversos: desafíos y estrategias en el aprendizaje en entornos digitales, 1-263. Guayaquil, Equador: Universidade Casa Grande, 2024.
    Publicado
  2. SENHORAS, Elói Martins; ARAÚJO, Paulo César da Silva (organizadores).; Gonzaga, K. V. P.; Branco, A. B. de G. ; Volpato, A.C. ; Pantoja, B.de F. F. J.; Quejada, D. A. F; Benvenutti, D. B. ; et al. "Currículo Inovador na Educação Básica e Cultura Maker". In Educação Básica: Agendas na América Latina, editado por Elói Martins Senhoras, 93-128. Boa Vista: EDITORA IOLE, 2023.
    Publicado
  3. Souza, A.R. ; Gonzaga, K. V. P.. Autor correspondente: Souza, A.R.. "Entre a rua e a escola: questões étnico raciais e de gênero nas brincadeiras infantis da favela". In Gênero e sexualidade na educação: uma perspectiva interseccional, editado por Gilmaro Nogueira - UFBA, 217-241. Salvador, Brasil: Devires, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gonzaga, Kátia Valéria Pereira. "Curso de Pedagogia em EaD do Programa UAB-Moçambique no contexto de uma Cooperação Internacional Sul-Sul: pressupostos para a construção do currículo de formação". Doutoramento, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19960.

Outros

Outra produção
  1. Do voo dos gansos ou da construção de quem educa o educador: uma contribuição à reflexão da formação de professores. Trata-se de uma pesquisa cujo enfoque é a constituição do ser professor, tendo em vista as suas dimensões essenciais, que são identificadas a partir da análise de experiências significativas, vividas profissionalmente, pela pesquisadora.. 1998. Pereira Gonzaga, K.. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9992.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/08/24 Aula Magna: Gestão Escolar, responsividade e sociedade 5.0 - inaugural do Curso EaD de Aperfeiçoamento: Gestão da Educação Inclusiva na era do acesso digital, ofertado pelo Ministério da Educação do Brasil e a Universidade Fedral de Juiz de Fora Aula Magna: Gestão Escolar, responsividade e sociedade 5.0
Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil)
2023/11/22 A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um web currículo VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil)
2023/10/17 Aula Magna: "Educação Inclusiva e Acessibilidade", inaugural do curso de Atualização: "O ensino de estudantes com deficiência na educação inclusiva", ofertado em parceria com Ministério da Educação do Brasil e Universidade Federal de Juiz de Fora, para docentes participantes. Aula Magna: "Educação Inclusiva e Acessibilidade"
Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil)
2021/09/02 Ensinar em tempos de pandemia: desafios e olhares de professores portugueses e brasileiros XVI CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/05/10 Mesa Redonda com o tema: "Pedagogia Maker: vamos pensar a educação na cultura digital?" "I Colóquio Internacional de Educação e Tecnologias Imersivas"
Logos University International (UNILOGOS) - Miami - USA (Miami, Estados Unidos)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2002/02/15 - Atual Inclusão da adolescente infratora em conflito com a lei - as contribuições do profissional pedagogo no processo de intervenção socioeducativa
Orientador de Almir Rocha de Sena
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2023/02/02 - 2024/02/02 A intervenção Psicopedagógica: um olhar diferenciado para a aprendizagem
Orientador de Josinalva Venâncio dos Santos Alves
Especialização em Psicopedagogia (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Tecnico Educação Souza Marques Escola de Medicina Souza Marques, Brasil
2023/01/02 - 2024/02/02 AS TIC e os conhecimentos prévios: potencializando a aprendizagem significativa nos contextos virtuais
Orientador
Especialização em Psicopedagogia (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Tecnico Educação Souza Marques Escola de Medicina Souza Marques, Brasil
2023/02/13 - 2023/09/27 "Os jogos analógicos e digitais como instrumentos psicopedagógicos e as suas contribuições para a aprendizagem de crianças"
Orientador de Lucília Barbosa de Sousa Giri Pereira
Especialização em Psicopedagogia da Pós Graduação Lato Sensu em Educação das Faculdades Souza Marques - RJ, (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Tecnico Educação Souza Marques Escola de Medicina Souza Marques, Brasil
2022/08/01 - 2023/09/27 Os jogos como instrumentos psicopedagógicos e as contribuições na aprendizagem da criança
Orientador de Lucila Barbosa de Souza L. Pereira
Especialização em Psicopedagogia (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Fundação Tecnico Educação Souza Marques Escola de Medicina Souza Marques, Brasil
2022/03/01 - 2023/03/23 AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: PENSANDO O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL.
Orientador de Antonio da Silva Santos
Mestrado em Educação (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2021/08/10 - 2022/12/18 A gestão escolar democrática: importância na vida da comunidade escolar e local
Orientador de Josiane Teixeira Gomes
Mestrado em Educação (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2021/05/05 - 2022/05/03 Contribuições da Arte para a Alfabetização, letramento/multiletramento - propondo um currículo interdisciplinar
Orientador de Leonardo Tetsuo Migiyama
Mestrado em Educação (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2016/02/12 - 2017/12/11 Gestão Escolar no PEJA
Orientador de Denise Seilhe
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2016/02/15 - 2017/12/05 O ensino de História no PEJA: Caminhos para a construção da consciência crítica
Orientador de Raquel dos Santos Botelho
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2015/08/11 - 2017/07/08 Formação docente: um estudo teórico sobre a construção do profissional da educação e sua relação com sua prática, na visão dos educandos
Orientador de Cristiane de Brito Rumeu
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2015/08/15 - 2017/07/07 Formação Continuada: desafios e perspectivas
Orientador de Rosimary Terra da Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/05/09 - 2009/08/03 A CONTRIBUIÇÂO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO (EJA) E CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO INTERDISCIPLINAR COMO INCENTIVADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS NO PEJA
Orientador de A CONTRIBUIÇÂO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO (EJA) E CONSTRUÇÃO DE UM CUR
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/06/02 - 2009/06/06 ESCRITA E ORALIDADE: DIFICULDADES DE APLICAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, CAUSAS E SUPERAÇÕES
Orientador de Eliane Silva do Prado
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/05/25 - 2009/05/29 EDUCAÇÃO MUSICAL, UMA TERAPIA EM EJA: POR UM SABER COM PRAZER
Orientador
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/05/15 - 2009/05/12 Professor do EJA. Seu discurso e prática na visão contemporânea
Orientador de Maria da Glória Maciel
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/04/06 - 2009/04/02 A TERCEIRA IDADE DO PEJA I: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE TRABALHO NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Orientador de Ester Neves da Silva
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/03/30 - 2009/03/25 EJA: motivações do aluno jovem para a EJA e seus reflexos no seu interesse e resultado pela aprendizagem escolar
Orientador de Suzana Terezinha Borba Moratelli
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/04/12 - 2009/03/06 QUEM TEM BOCA VAI ROMA? O CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Orientador de Fátima Correa da Rocha
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/03/03 - 2009/03/06 A garantia do direito à Educação e a inserção de adolescentes no Programa de Educação de Jovens e Adultos
Orientador de Anália dos Santos Silva
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/02/10 - 2009/02/25 O aumento do número de Jovens nas classes do PEJA após a implantação do sistema de ciclos nas escolas do município do Rio de Janeiro
Orientador de Ana Cristina Bezerra Mendes Couto
Pós Graduação em Educação de jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/02/15 - 2009/02/06 ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS: UM CONFLITO DE GERAÇÕES NO PEJA
Orientador
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/20 - 2008/12/18 O processo ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos - superando a evasão e fracasso escolar
Orientador de Maria Carmelita Cedro
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2007/02/10 - 2008/12/12 Refletindo sobre métodos e práticas educativas, fracasso e evasão escolar e políticas públicas em Educação de Jovens e Adultos
Orientador de Marilene Correa Pessoa Maia
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/04 - 2008/12/12 A importância do brincar na Educação Infantil
Orientador de Danubia Catundá
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/09 - 2008/12/12 Bullying escolar: conhecer para combater
Orientador de Ana Paula Fonseca Serafim Lacerda
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/07 - 2008/12/10 A importância do processo de acolhimento na Educação Infantil
Orientador de Márcia Mendes da Silva Oliveira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/06 - 2008/12/10 A contribuição do Pedagogo no ensino Religioso em Igrejas Evangélicas
Orientador de Marilza de Alvarenga Dias Costa
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/10 - 2008/12/09 A importância sócio-educativa do Planejamento Participativo e Integrado no desenvolvimento das Instituições
Orientador de Danielly Suely de Menezes Verçosa
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
2006/02/05 - 2008/12/09 A importância da sexualidade no desenvolvimento da criança na Educação infantil
Orientador de Ana Gabriela Santos Fernandes
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/05 - 2008/12/03 A contribuição dos jogos no ensino da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental
Orientador de Viviane de Oliveira Castro
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/12 - 2008/07/16 Inclusão Escolar de crianças com Síndrome de Down
Orientador de Daiane Bárbara Santaroni Pizano
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/13 - 2008/07/14 Compreendendo o TDAH na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/09 - 2008/07/14 Compreendendo a entrada de jovens de comunidade carente para o tráfico de drogas e o papel do pedagogo na (re)educação desses jovens, como forma de superação desse problema
Orientador de Michele de Souza Amorim de Lima
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/10 - 2008/07/12 Alfabetização com cidadania
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/10 - 2008/07/11 Dificuldades, transtornos de aprendizagem e autoestima na Educação Infantil
Orientador de Carolina Santos de Lima dos Santos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/06 - 2008/07/11 O medo do erro no ler e escrever como fator que interfere nos processos iniciais de leitura e escrita dos alunos da EJA
Orientador de Claudenir Lopes de Oliveira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/02 - 2008/07/10 A prática do letramento e o lúdico na educação infantil
Orientador de Elza Maria de Oliveira Lima
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/05 - 2008/07/09 Inclusão escolar
Orientador de Nilma da Silva Mantovani
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/06 - 2008/07/07 A relação família e escola no desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno adolescente, bem como o papel do pedagogo no estabelecimento desta relação
Orientador de Luciana Castro de Souza
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/06 - 2008/07/07 Adaptação, valores e afetividade
Orientador de Katy Ribeiro de Souza
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/03 - 2008/07/06 Indisciplina: uma questão da família e da escola
Orientador de Thiara Leite de Oliveira e Silva
Licenciatura de Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/02 - 2008/07/05 Adaptação e Socialização na vida escolar e na vida social - o papel da escola e da família
Orientador de Danielle Henriques Martins da Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/03 - 2008/07/03 O lúdico e o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil
Orientador de Tatiana Mirra Abreu
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/11 - 2007/12/15 O Coordenador Pedagógico e Formação Continuada nos centros de estudos do Programa de Educação de Jovens e Adultos
Orientador de Maria Guilhermina Fillizola dos Santos
Pós Graduação em Educação de Jovens e adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/22 - 2007/12/15 Analfabetismo funcional na Sociedade Brasileira: um estudo histórico e proposição para sua superação
Orientador de Bárbara Carneiro da Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/12 - 2007/12/15 A relação família - escola para uma educação integral na Educação infantil
Orientador de Cinthya Cristina Lira Borges
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/15 - 2007/12/12 Rejuvinilização da EJA: Inquirindo a questão
Orientador de Ângela Ruth Ferreira
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/13 - 2007/12/12 A importância da Afetividade na sala de aula
Orientador de Maria de Lourdes T. da Fontoura
Pós Graduação em Educação de jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/22 - 2007/12/12 Educação para a cidadania
Orientador de Amanda Silva Guimarães
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/12 - 2007/12/12 A importância da pedagogia Social na educação das crianças de rua
Orientador de Maria da Conceição da Silva Oliveira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/15 - 2007/12/10 Histórias para contar: uma arte formadora na educação
Orientador de Valdirene Gomes de Oliveira da Rocha
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/12 - 2007/12/10 A informática educativa e a aprendizagem significativa na sociedade do conhecimento
Orientador de Lúcia Damiana de Souza Barbosa
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/11 - 2007/12/10 Planejamento participativo como meio de desenvolvimento da consciência crítica
Orientador de Fernanda de Lima Filgueiras
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/10 - 2007/12/10 Família e escola: contribuições para a aprendizagem
Orientador de Lúcia Helena da Silva Araújo
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/12 - 2007/12/06 A importância da escola como espaço de promoção de saúde nas séries iniciais do ensino fundamental
Orientador de Isabel Cristina da Rocha Lucena Coutinho
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/10 - 2007/12/05 Jogos Matemáticos como recursos didáticos
Orientador de Kátia do Nascimento
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/02/06 - 2007/12/04 A sexualidade no PEJA - Programa de Educação de Jovens e adultos
Orientador de Marilde Pena Rodrigues
Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/11 - 2007/12 Educação sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/12 - 2007/07/15 Teatro e Dança: libertando corpos para uma educação integral
Orientador de Luciana Paes Guedes
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/08/10 - 2007/07/12 Reflexos sobre a prática pedagógica de professores que atuam no ensino fundamental, com formação nos níveis médio e superior- um estudo comparativo
Orientador de Andréa Mendes Lino da Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/09 - 2006/12/15 Informática Educativa
Orientador de Bianca Sá Veloso
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/10 - 2006/12/14 A metodologia do ensino de história como caminho para a prática reflexiva discente
Orientador de Erika de Aguiar Moreira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/04 - 2006/12/13 Uma avaliação critica da avaliação nas séries iniciais
Orientador de Roselene da Silva Murta
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/19 - 2006/12/12 Livro Didático de História e Geografia nas séries iniciais: desvendando sua face ideológica
Orientador de Mariana Conceição Nery da Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/10 - 2006/12/12 Fatores geradores do fracasso escolar no cotidiano escolar e familiar
Orientador de Neusa Fernandes
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/10 - 2006/12/12 Os direitos e a práxis em relação à educação inclusiva
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/12 - 2006/12/10 A aplicação de jogos matemáticos como recurso da aprendizagem no ensino fundamental de jovens e adultos
Orientador de Fabíola Lima Costa
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/15 - 2006/12/10 A importância da leitura na formação critica do sujeito
Orientador de Rosangela Silva Jesus
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/12 - 2006/12/10 A influência da relação professor e aluno no processo avaliativo
Orientador de Renata Braz de Freitas
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/10 - 2006/12/10 Refletindo sobre a formação de professores para a construção de uma escola para todos
Orientador de Fernanda Mello Cavalieri
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/08 - 2006/12/10 Avaliação na Educação Infantil
Orientador de Tatiana Palhares Correia
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/10 - 2006/12/08 Sexualidade: em uma perspectiva pedagógica
Orientador de Patricia Sodré Magalhães
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/16 - 2006/12/04 Preconceito racial no cotidiano escolar e suas consequências
Orientador de Andréa Cristina Mamede Rodrigues
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/10 - 2006/12/03 TDAH - Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade
Orientador de Andrea Leite Diniz Araújo
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/02/10 - 2006/12/02 Um olhar critico sobre o fracasso escolar - buscando alternativas para sua superação
Orientador de Ionete Lima Santana
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/08/10 - 2006/07/12 Avaliação Escolar: avaliar para ensinar, não para dar nota
Orientador de Cássia da Conceição Camilo
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/08/10 - 2006/07/12 O erro no processo avaliativo na concepção construtivista
Orientador de Daniele Lopes Ferreira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/08/10 - 2006/07/07 A organização do espaço escolar e sua relação com o aprendizado: a sala de aula em foco
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/08/10 - 2006/07/05 Distúrbios de aprendizagem e dificuldades da fala - olhar do pedagogo
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2004/08/09 - 2006/07/05 O papel do professor da Educação infantil na formação de valores nas creches municipais do Rio de Janeiro
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/16 - 2005/12/10 A contribuição das práticas avaliativas para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do Ensino fundamental
Orientador de Mônica de Sá Kopke
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/15 - 2005/12/09 A Música na Educação Infantil: Afinando o tom
Orientador de Luciana Cristina e Sá da Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/10 - 2005/12/08 Avaliação: comparando as concepções tradicionais e construtivistas
Orientador de Ana Claudia Borges dos Santos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/08 - 2005/12/08 Contos de Fada: alienação ou conscientização - influências nos valores que a criança constrói em relação ao mundo e ao seu desenvolvimento
Orientador de Ana Teodoro Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/12 - 2005/12/06 A magia do lúdico: abrindo portas e janelas para o portador de necessidade especial entrar.
Orientador de Monique Barraqui Gregório
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/10 - 2005/12/04 Crianças com TDAH: buscando uma nova concepção e trabalhando com elas no cotidiano social e escolar
Orientador de Fernanda Pereira Gandara
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/10 - 2005/12/03 A Avaliação Diagnóstica nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Orientador de Carla Tavares Maris Oliveira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/05 - 2005/07/12 O Plano de aula - um instrumento de planejamento à serviço da aprendizagem significativa das crianças de educação Infantil
Orientador de Tatiane Nunes de Souza
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/09 - 2005/07/10 As representações sociais sobre a creche pública como instituição educacional
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/12 - 2005/07/06 A relação entre afetividade e aprendizagem na busca do sucesso escolar na educação infantil
Orientador de Tatiana Lacerda de Alcantara Bezerra
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/10 - 2005/07/05 A importância do desenvolvimento da autonomia na escola para o desenvolvimento da cidadania
Orientador de Giovanna Florindo de Paula
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/10 - 2005/07/05 Da importância do lúdico- dos contos de fada ao prazer de ler: um sonho essencial e possível - uma vivência com todos os sentidos - em uma sala de progressão continuada
Orientador de Andréia Cunha Oliveira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/06 - 2005/07/05 Família e Escola
Orientador de Norma Lúcia de Mattos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/04 - 2005/07/05 Ler, Criticar, participar, refletir... E, muito prazer, isto existe.
Orientador de Dayse Rodrigues de Lima Pacheco
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/08/05 - 2005/07/03 Avaliação e o erro na concepção construtivista
Orientador de Cristiane Rosa Ribeiro de Vasconcelos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/14 A importância da arte na Educação no Ensino Fundamental
Orientador de Maria Bernadete Alves de Lira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/13 Educação, Trabalho e Cidadania
Orientador de Gabrielle da Motta Pessoa
Licenciatura de Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/12 Educação de jovens e adultos - o processo de aprendizagem
Orientador de Jane Ricciardi
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/12 A nova prática do professor de educação infantil
Orientador de Tatiene de Calazans Carvalho Marchon Magalhães
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/12 Desenvolvimento e Diagnóstico em organizações não escolares: uma visão pedagógica
Orientador de Érika Casado Costa de Souza
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/10 A informática educativa: discutindo as contribuições para a aprendizagem infantil
Orientador de Michele Alevato P. Quintanilha
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/10 A importância da supervisão Escolar e suas contribuições no trabalho coletivo da Instituição
Orientador de Alexandre Tadeu Muniz Lacerda Miranda
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/10 As influências do movimento escolanovista nas práticas atuais de Educação Infantil - um estudo histórico
Orientador de Elaine Aparecida Samuel Pascoal
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/08 - 2004/12/10 Propostas de educação à distância do programa TV Escola e a formação de professores
Orientador de Márcia Valéria Brandão Rondon
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/09 A evasão escolar como consequência da Avaliação
Orientador de Irani Léa Lettiere
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/09 Educação de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais - uma reflexão sobre a prática
Orientador de Mônica da Cunha Gussen
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/09 A importância da educação Inclusiva no Processo de Construção do Conhecimento de crianças portadoras de necessidades especiais com síndrome de down
Orientador de Solange Aparecida Loureiro Teixeira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/08 Creche: Vivenciando o dia a dia
Orientador de Daise Vieira dos Santos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/08 Criatividade e inovação: o diferencial no mercado de trabalho e o papel do pedagogo como agente empresarial e facilitador dessas ferramentas
Orientador de Márcia Tendler Bambino dos Santos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/15 - 2004/12/07 A importância do Conselho de Classe na Avaliação Escolar
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/06 Educação e Cidadania - uma reflexão para transformação da Prática
Orientador de Cristina Silva de Souza
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/06 Avaliação escolar
Orientador de Betânia Maria Freire de Souza
Licenciatura de Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/06 Como trabalhar a arte de forma crítica e reflexiva na Educação Infantil
Orientador de Cleusimar Damião Madeira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/05 A importância da Postura do professor na construção do conhecimento de alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Orientador de Keli Cristina Pacheco Matos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/05 Educação matemática e suas contribuições para a formação do sujeito
Orientador de Cezarina da S. Passos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2004/12/05 Hiperatividade: uma reflexão pedagógica
Orientador de Teresa Lessa Borges da Silva Cristina
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/03 Formação Cidadã do trabalhador - perspectiva ou utopia?
Orientador de Jussara Vidal da Cruz dos Santos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2004/12/02 Livro Didático de História - em busca de uma prática transformadora
Orientador de Márcia Frazão de Carvalho
Licenciatura de Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/08/05 - 2004/07/11 Refletindo sobre a contribuição que a participação da comunidade pode trazer para a gestão da escola pública
Orientador de Liliana Jacomelli Ramos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/08/10 - 2004/07/10 Os reflexos da violência na relação do oprimido e opressor na escola
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/08/06 - 2004/07/10 Sociedade Real, disciplina na sala de aula e transformação social
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/08/05 - 2004/07/06 Motivos e Motivações na Educação de Jovens e Adultos
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/08/06 - 2004/07/05 O gestor escolar frente aos desafios da contemporaneidade
Orientador de Maria da Graça Fernandez Amaral
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/10 - 2003/12/13 As contribuições do pedagogo na construção de uma prática holística nas organizações
Orientador de Denise Alves Loureiro
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2003/12/10 Vila Nova Esperança - construindo uma experiência social - o pedagogo como gestor e articulador da participação comunitária
Orientador de Lindomar da Silva Adelino
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/09 - 2003/12/05 Ciclos de formação: um olhar crítico
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/10 - 2003/12/03 A importância das relações afetivas no processo de aprendizagem
Orientador de Ritângela Pureza da Fonseca
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2003/02/10 - 2003/12/02 Gestão Participativa - uma prática importante no cotidiano escolar
Orientador de Rosana de Araújo Marques
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/15 - 2002/12/12 O aluno e sua relação com o saber: o espaço da norma culta no contexto escolar
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/11 - 2002/12/12 As relações de poder compartilhado, suas influências no clima organizacional escolar e os reflexos no processo de ensino e aprendizagem
Orientador de Cláudia Brandão Duarte Müller de Campos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/12 - 2002/12/06 A integração da criança portadora da síndrome de Down e as contribuições dos pais e professores no seu desenvolvimento
Orientador de Natieli Alves Ramos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/02/10 - 2002/12/06 A atuação do pedagogo nas organizações escolares e não escolares em relação à educação do trabalhador e formação profissional e cidadã
Orientador de Ana Carla Lopes Vieira
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2001/08/12 - 2001/12/12 Múltiplas inteligências no processo de ensino e aprendizagem nas escolas de ensino fundamental (de 1ª à 4ª série)
Orientador de Terezinha Gomes da Silva
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2001/08/12 - 2001/12/10 A parceria entre as políticas públicas, práticas e família na busca do melhor atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais
Orientador de Marianna de S. R. Passarelli
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
2001/08/06 - 2001/12/10 A inclusão de crianças portadoras de síndrome de down em escolas regulares
Orientador de Aline da Silva Pereira
Licenciatura de Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estácio de Sá, Brasil
1995/02/10 - 1995/12/15 Cartilha de alfabetização: uma tentativa de superar o velho paradigma
Orientador de Cátia Helena de C. A. Souza, Márcia Regina Pereira, Shirlei Aparecida dos Santos
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Vale do Paraiba, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/04/04 Especialização em Ensino de Ciências (C10): Traços de um Programa Público Nacional - Defesa da tese
Arguente
Simone Guimarães Guerra Gama (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, Brasil
2022/12/15 Participação em banca examinadora da defesa da dissertação de mestrado, no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora de Sandrine Montes Assis do Bem, cujo título foi: "Audiodescrição de imagens estáticas: obras da coleção 25 anos de Murilo Mendes", em 15/12/2022, sob orientação da Profa. Dra. Eliana Lúcia Ferreira.
Arguente
Sandrine Montes Assis do Bem (Mestrado)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2022/12/14 Formação em serviço para as metodologias ativas no ensino de ciências. (Defesa da dissertação). Sob orientação da Profa. Dra. Nara Maria Bernardes Pasinato
Arguente
Rosane Corrêa Santos (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2022/12/09 Qualidade do ensino da matemática escolar: Algumas reflexões acerca dos materiais manipulativos e tecnológicos, e, dos jogos pedagógicos, sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lucio Petrozeth (Defesa da dissertação)
Arguente
Elizabeth Gomes Pinho (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2022/11/09 Multiletramentos na Educação Básica: práticas pedagógicas e sociais da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Fofonca (defesa da dissertação)
Arguente
Dilma Aparecida Rodrigues da Silva (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2022/10/31 Participação em Banca da defesa da Dissertação de Mestrado em Educação (PROFEI - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - MEC- BR) da Universidade Estadual Paulista - UNESP, de Deborah Silva de Angelis, cujo titulo foi: " Audiodescrição como recurso pedagógico na literatura infantil: criação de roteiro para um livro imagem", sob orientação da Profa. Dra. Eliane Lúcia Ferreira, da UFJF- PROFEI.
Arguente
Deborah Silva de Angelis (Mestrado)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2022/10/28 A Formação do pedagogo com foco no alfabetizador: visões de educadores em serviço e de estudantes de pedagogia
Arguente
Andrea de Santana Mendonça (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2022/10/04 Qualidade do Ensino na Matemática Escolar: algumas reflexões acerca dos materiais manipulativos e tecnológicos, e, dos jogos - Exame de qualificação sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lucio Petrozeth
Arguente
Elizabeth Gomes Pinho (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2022/10/04 Formação em serviço para as metodologias ativas no ensino de Ciências, sob orientação da Profa. Dra. Nara Maria Bernardes Pasinato ( Qualificação do Mestrado)
Arguente
Rosane Corrêa Santos (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2022/09/20 Multiletramentos na Educação Básica: práticas pedagógicas e sociais da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Fofonca ( Exame de qualificação)
Arguente
Dilma Aparecida Rodrigues da Silva (Mestrado)
Logos University International, Estados Unidos
2022/04/13 Especialização em Ensino de Ciências (C10): Traços de um Programa Público Nacional - Exame de Qualificação
Arguente
Simone Guimarães Guerra Gama (Doutoramento)
Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas, Brasil

Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, Brasil
2021/05/19 "A relação entre Educação Pública e sua privatização na nova BNCC: o jogo entre Estado e mercado", sob orientação do Prof. Dr. Newton Narciso Gomes Junior (Exame de Qualificação)
Arguente
Marcelo Siqueira Guilherme (Doutoramento)
Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/02/01 - 2024/05/25 VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Journal Sustainable Cities and Society - Elsevier Elsevier Ltda
2024 - Atual Resgate (2178-3284) Unicamp-SP-BR
2024 - Atual Interacções (1646-2335)
2023 - Atual Resgate
2023 - Atual Revista Interdisciplinar de Cultura - Resgate (2178-3284 ) Unicamp-SP-BR

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2009/10/27 - Atual Comissão julgadora do Prêmio Professores do Brasil - 4ª Edição, representando a Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação do Brasil, nomeada pelo Ministro da Educação, portaria nº 1018 de 27/10/2009.
Avaliador
Ministério da Educação do Brasil, Brasil Ministério da Educação do Brasil
2016/12/01 - 2019/12/30 Fez parte do Comitê Gestor do Grupo Educacional coordenando entre outras ações a construção do Plano Estratégico Institucional e o Projeto EaD da Educação Básica Institucional , e, a atualização do Projeto Pedagógico da Educação Básica, bem como o acompanhamento e avaliação dos mesmos.
Coordenador
Grupo UniSãoJosé e Realengo Educacional Ltda, Brasil Grupo UniSãoJosé e Realengo Educacional Ltda

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/02/02 - Atual Prestação de serviços como elaborador de questões para concurso público para provimento de cargos públicos da carreira do magistério e conteudista de curso de formação de professores da Universidade do Distrito Federal Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, Brasil
2009/02/01 - Atual Consultoria para Empresas públicas, privadas e Terceiro Setor, através de cooperações nacionais e internacionais, com destaque a Consultoria para Petrobrás/COMPERJ – mapeamento, sistematização e documentação das ações da Agenda 21 local dos municípios do COMPERJ no Estado do Rio de Janeiro, na área Social (Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Social, Grupos Principais, Vulnerabilidade Social etc), indicando sugestões de ações complementares para os problemas que ainda permaneceram – Coautoria na Publicação de material didático, etc. Instituto de Lógica Filosofia e Teoria da Ciência, ILTC, Rio de Janeiro, Brasil., Brasil
2024/06/25 - 2024/08/23 Elaboração de curso EaD : "Gestão da Educação Inclusiva na era do Acesso Digital", Para formação continuada de gestores escolares. Ministério da Educação do Brasil, Brasil

Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2023/09/06 - 2023/11/30 Elaboração de curso Ead, "Ensino de estudantes com deficiências na Educação inclusiva", para capacitar docentes no contexto da educação inclusiva, Para Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com o Ministério da Educação. Ministério da Educação do Brasil, Brasil

Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2021/10/01 - 2022/03/30 Projeto Erasmus +KA2 – Cooperation for innovation and the exalange of good practices (Grantagre – ement nº 2019 – TR01 – KA201 – 076567) – “Designing Future Innovative Learning Spaces” - Portugal - 2021, sob coordenação da Profª Dra. Neuza Pedro. Vínculo: Investigadora/Avaliadora Atividades: Feedback e avaliação do cenário de aprendizagem desenvolvidos pelos formandos da 1ª turma do curso em Espanha, República Tcheca, Áustria e Turquia. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/07/06 - 2022/02/05 Assessoria Técnica para Produção de Conteúdo e design dos cursos do AVAMEC para cursos de EaD para formação continuada de professores e profissionais do atendimento especializado e que atuem com estudantes da Educação Especial. Ministério da Educação – Diretoria de Educação Especial – SEMESP, Brasil
2021/07/06 - 2021/12/05 Autoria do Curso de Formação para os Profissionais de Apoio Escolar, explicitando referenciais teóricos e práticos/ pedagógicos com evidências científicas, para ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade EaD, para a Plataforma AVAMEC, sob coordenação da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação do Brasil Ministério da Educação do Brasil, Brasil

UNESCO Brazil, Brasil
2021/05/06 - 2021/12/05 Explicitar referenciais teóricos, pedagógicos, metodológicos da Educação Especial, com base em evidências científicas, voltados para Profissional de apoio escolar.1.2: Sistematizar e consolidar dados e informações educacionais da atividade 1.1 no que se refere ao Profissional de apoio escolar.1.3: Propor conteúdo a ser abordado no curso Ead para o Profissional de apoio da Educação Especial no Portal e-MEC. Ministério da Educação – Diretoria de Educação Especial – SEMESP, Brasil
2020/04/14 - 2020/12/30 1. Subsidiar a elaboração e a revisão de matrizes de referência curricular para a educação básica do SESI. 2. Desenvolver e analisar materiais, metodologias e objetos de aprendizagem;3. Analisar e propor desenvolvimento e melhoria de materiais digitais disponibilizados pelo SESI em diferentes plataformas educacionais. 4. Elaborar e analisar criticamente textos e materiais de fundamentação teórico-metodológica para a educação básica; 5. Assessorar a Gerência executiva do SESI em ações e projetos curriculares, etc. Serviço Social da Indústria, Brasil
2020/04/01 - 2020/04/30 UNESCO/SESI Nacional, Brasília, Brasil. 2020 Assessoria técnica relativa à elaboração de matrizes de referência curricular, desenvolvimento e análise/avaliação de materiais, metodologias e objetos de aprendizagem para a Educação Básica no âmbito do Sistema Estruturado de Ensino de direito autoral SESI. UNESCO do Brasil, Brasil
2016/12/01 - 2019/12/15 Responsável condução pedagógica e administrativa da Creche ao Pós Médio ( médio e Pós Médio Técnico - Profissionalizante), presencial e EaD, onde construiu liderou o desenvolvimento de práticas curriculares interdisciplinares por área de conhecimento, com ênfase no protagonismo do aluno e dos profissionais, oportunizando o desenvolvimento de conceitos, habilidades e competências necessárias, numa perspectiva de educação integral . Fez parte do Comitê Institucional para atualização do Projeto Político- Pedagógico Institucional – Rio de Janeiro – RJ Grupo Centro Universitário São José e Realengo Educacional Ltda, Brasil
2009/05/05 - 2019/12/15 Consultoria para Empresas públicas, privadas e Terceiro Setor, através de cooperações nacionais e internacionais, com destaque a Consultoria para Petrobrás/COMPERJ – mapeamento, sistematização e documentação das ações da Agenda 21 local dos municípios do COMPERJ no Estado do Rio de Janeiro, na área Social (Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Social, Grupos Principais, Vulnerabilidade Social etc), indicando sugestões de ações complementares para os problemas que ainda permaneceram – Co-autoria na Publicação de material didático de compilação do estudo. Instituto de Lógica Filosofia e Teoria da Ciência, ILTC, Rio de Janeiro, Brasil., Brasil
2009/09/03 - 2014/11/17 Assessoria Pedagógica à Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, para Discussão e Reorientação Curricular das ações socioeducativas das Unidades de Atendimento e Formação dos Gestores e Educadores atuantes nas Unidades de Atendimento Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, através das Escolas dentro do Sistema Prisional, com destaque para Construção do Projeto Político Pedagógico das Unidades, Métricas na Gestão, Gestão de equipes multidisciplinares, Formação das Equipes. Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (DEGASE), Brasil
2014/01/02 - 2014/05/30 Como coordenadora executiva realizei: constituição e elaboração de termos de referência de equipe de Apoio à Coordenação Local do Programa, do Comitê de Avaliação do Programa e do Comitê de Aprovação dos documentos oficiais do Programa; organização de missões brasileiras para Moçambique para articulação acadêmica, logística e política , e vice-versa, com definição de locais de reuniões, reservas de hospedagens, compras de passagens aéreas, planos das missões, logística de transporte, entre outros. Ministério da Educação, Brasil

UNESCO Brazil, Brasil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2013/06/02 - 2013/12/20 Institucionalização do Programa UAB- Moçambique pelas Universidades brasileiras e moçambicanas parceiras; condução e acompanhamento do processo de regulação e reconhecimento dos cursos ofertados com dupla diplomação; definição e elaboração de plano da expansão do programa junto as diferentes instâncias institucionais envolvidas; elaboração de fluxograma e acompanhamento do pagamento das bolsas dos intervenientes atuantes no programa. Ministério da Educação, Brasil

UNESCO Brazil, Brasil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2013/02/01 - 2013/12/20 Elaborou para a Cooperação entre Brasil e Moçambique, no contexto do Projeto UAB- Moçambique, fluxograma da gestão do sistema UAB dos cursos; documentação do programa; agendamento de reuniões com os staff dos Ministérios da Educação, universidades e consulados dos dois países, com parceiros, fluxograma e criação de ambiente virtual para produção do material didático; elaboração de plano de transferência de expertise e know-how nos níveis da gestão do sistema UAB, local e dos cursos (Transferência de Tecnologia, expertise, conhecimentos) UNESCO Brazil, Brasil

Ministério da Educação, Brasil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2012/01/02 - 2013/01/30 Consultoria Técnica, assumindo a Coordenação Executiva do Projeto de Cooperação Educacional entre o Brasil e Moçambique para fortalecimento do Sistema de EaD de Moçambique, com ofertas de cursos de Ensino Superior à distância em parceria entre Universidades brasileiras e moçambicanas e democratização do acesso dos cidadãos moçambicanos ao ensino superior. Organizou a gestão pedagógica e administrativa nacional (Brasil) e local (Moçambique) do Programa (Fluxograma da gestão do sistema UAB, local e dos cursos). UNESCO Brazil, Brasil

Ministério da Educação, Brasil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2011/05/03 - 2012/11/30 Consultoria/Assessoria Pedagógica ao LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino) /UFF no desenvolvimento do Projeto de Assessoria aos Municípios brasileiros para melhoria dos Resultados da Educação Básica e Projeto Pedagógico para formação a distância e presencial dos profissionais da Educação Básica, sob a Coordenação do Prof. Celso Costa, ex- Diretor da Diretoria de Educação a Distância da CAPES/MEC e Diretor do LANTE/UFF (Financiada pela Empresa Nova Rio) Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino - LANTE , Brasil
2008/02/03 - 2009/08/17 Coordenou o Curso de Pedagogia EaD nacional, definindo a política curricular, seleção dos conteudistas, professores responsáveis pelas disciplinas e tutores. Também coordenadora do o 1º Módulo do curso de Pedagogia EAD e foi professora conteudista da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, em co-autoria com a Profª Maracy Domingues Alves, como modelo para o restante do curso. Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/02/02 - 2009/08/17 Integrante do Comitê da Diretoria de Ensino Nacional, do Centro de Ensino de Educação e Licenciaturas responsável pela Política de Ensino Nacional, assumindo a Coordenação Nacional do Curso de Pedagogia. Integrar e coordenar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos; - implementação das diretrizes de ensino, pesquisa e extensão; - Acompanhar o projetos de pesquisa e a produção científica e acadêmica dos cursos; - Prospectar oportunidades de fomento à pesquisa; -elaboração das Diretrizes para o Ensino (PPI) das IES; entre outros. Universidade Estácio de Sá, Brasil
2007/02/01 - 2008/02/28 Atuou na Reitoria da UNESA, onde definiu políticas e práticas curriculares interdisciplinares a fim de atender a multiplicidade de cursos que estas disciplinas comuns atendiam, orientação e formação continuada de professores, assessoria pedagógica aos cursos, campi e Diretoria de Ensino, elaboração dos Planos de ensino das Disciplinas comuns das licenciaturas, em conjunto com os cursos envolvidos, elaboração de documentos de regulamentação e orientação de ação docente, membro Fórum das Licenciaturas de discussão e definição de diretrizes de ação. Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/01/03 - 2007/01/15 Vice coordenadora do Curso de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro, definindo orientações gerais sobre o funcionamento do curso para as unidades Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/01/03 - 2007/01/15 Responsável , junto ao coordenador estadual do Curso de Pedagogia de oferecer diretrizes para os Coordenadores do Curso nas unidades e definição da política curricular do curso. Responsável também pela Avaliação do curso interna e externa. Seleção e orientação dos Coordenadores do Curso das Unidades. Universidade Estácio de Sá, Brasil
2005/02/03 - 2006/12/13 Coordenador do Curso de Pós Graduação em Docência Superior e Assessor Pedagógico para assuntos da Pós Graduação, onde desenvolveu instrumento de autoavaliação dos cursos de Pós-Graduação, desenvolveu relatório diagnóstico de necessidades e proposições de ações de melhoria, prestou assessoria ao projeto de pesquisa e extensão institucional, realizou ações de formação continuada aos professores da graduação e pós-graduação. Centro Universitário IBMR, Brasil
2005/09/05 - 2006/07/05 Desenvolvimento de Projeto de Formação Continuada (Ciclos de Formação) de Professores/Coordenadores pedagógicos do PEJA – Coordenação do Programa de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos e aplicação nas UEs da 7ª CRE – RJ Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos, Brasil
2005/02/01 - 2006/02/05 Atuou nesse período parte como coordenadora do curso de Pedagogia no Campus Penha, no município do Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá- Campus Penha, Brasil
2000/08/01 - 2001/12/01 Assessoria para desenvolvimento do Projeto Portal do Futuro (de formação pessoal, profissional e cidadão de jovens em vulnerabilidade social para inserção no mercado e empoderamento social, superação das discriminações sociais, de gênero, bem como de não violência) e do Manual de Orientação aos Coordenadores Locais e tutores, e coordenação de sua implementação no Regional Copacabana. Assessoria Técnica na implantação do Projeto, primeira ação concreta de viabilização da nova proposta pedagógica do SENAC-RJ. Serviço Nacional do Comércio, SENAC - RJ, Brasil. , Brasil
1994/02/01 - 1999/05/31 Exerceu várias funções técnicas no sistema: Orientadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Assistente de Direção Escolar, Coordenadora de Projetos Especiais, Orientadora de Projetos em Educação, Coordenadora Didático-Pedagógica de Ensino Fundamental, Chefe da Divisão Didático-Pedagógica e Educacional de Educação Básica, e Assessoria Pedagógica ao Secretário de Educação, por três gestões municipais. Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
1989/02/01 - 1992/12/31 Coordenou o Projeto Empresa de Alfabetização de Adultos em parceria com empresas locais, dando origem a Escola dos Trabalhadores, que atendiam adultos trabalhadores em regime de turnos (manhã, tarde e noite), com itinerários formativos profissionais, e, ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, resultado das discussões sobre parceria entre Prefeitura Municipal e Empresas, com a finalidade de qualificar os trabalhadores e construir redes entre as empresas e a prefeitura para desenvolvimento de know-how científico e tecnológico. Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/12/04 - Atual Aprendizagem significativa Pós Graduação em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) Faculdades Souza Marques, Brasil
2021/01/05 - Atual Orientação de Mestrandos e Doutorandos em Educação. Mestrado e Doutorado em Educação (Postgraduate Certificate) Logos University International, Estados Unidos
2015/09/05 - Atual Educação Inclusiva Pós Graduação em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) Faculdades Souza Marques, Brasil
2015/09/05 - Atual Fundamentos de Educação Especial Pós Graduação em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) Faculdades Souza Marques, Brasil
2015/09/05 - Atual Educação Inclusiva: fundamentos Pós-graduação em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) Faculdades Souza Marques, Brasil
2015/09/05 - Atual Didática do Ensino Superior Pós-graduação de Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) Faculdades Souza Marques, Brasil
2004/02/01 - 2009/12/15 Pesquisa e Prática em Educação I, II, III, IV, V, VI, VII Licenciatura em Pedagogia (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 Currículo e Programas Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 Planejamento Educacional Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 Avaliação dos Processos educacionais Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 Avaliação Institucional Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 Educação Especial Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 Processos de Alfabetização e letramento I e II Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 História e Políticas da Educação Infantil Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2002/04/01 - 2009/08/17 Educação e TIC Formação de Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2000/10/03 - 2008/03/05 Didática do Ensino Superior Especialização em Docência Superior (Postgraduate Certificate) Centro Universitário IBMR, Brasil
2002/04/01 - 2004/02/28 Didática e Prática de Ensino Licenciatura em Pedagogia (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
1985/02/01 - 2000/08/31 Docente de educação Infantil e Ensino Básico, incluindo Alfabetização de Jovens e Adultos e Ed. Especial. Educação Infantil e Ensino Básico Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
1994/02/01 - 1996/02/28 História da Educação I e II Licenciatura em Pedagogia (Licence) Universidade do Vale do Paraíba - Faculdades de Filosofia e Letras ( Atual Faculdades de Educação e Artes), Brasil
1993/08/01 - 1994/12/10 Didática do Ensino Superior Pós Graduação em Psicopedagogia (Postgraduate Certificate) Universidade do Vale do Paraíba - Coordenação de Pós Graduação, Brasil
1987/02/02 - 1989/02/01 Fundamentos de Orientação Educacional e Vocacional Licenciatura em Pedagogia (Licence) Universidade do Vale do Paraíba - Faculdades de Filosofia e Letras ( Atual Faculdades de Educação e Artes), Brasil

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/07/01 - Atual Co coordena o Projeto EDUMAKER (em desenvolvimento prevendo parceria com Universidades do Brasil, Moçambique, Espanha e Croácia) - “Cultura maker na formação inicial docente: uma contribuição para o desenvolvimento de competências profissionais”, junto aos estudantes do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, professores e superviso Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2021/05/01 - Atual Participante dos Observatórios Internacionais de Pesquisa “Educação, Comunicação e Tecnologias – INTER-EDUCOM” e “Práxis na Formação de Professores – INTER-PRÁXIS” (https://unilogos.edu.eu/observatório/ ) Logos University International, Estados Unidos
2021/09/01 - 2022/08/30 Investigação para identificar Satisfação de coordenadores do ensino superior pós-graduado, 3º ciclo, em Educação, em ensino a distância, híbrido e presencial: contribuições às Políticas Públicas Curriculares e de Formação de Formadores em Ensino Superior, e, especificamente em EaD. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/10/01 - 2022/03/30 Avaliação externa – 2020-2021 – “Projeto Apps for good” – sob coordenação da Profa. Dra. Neuza Pedro – Portugal - 2022 - atual Vínculo: Investigadora Outras informações: Análise dos dados qualitativos coletados no âmbito de 14 agrupamentos escolares no contexto português, participantes do Projeto, junto aos seus estudantes e elaboração do relatório final. Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2009/09/03 - 2010/12/15 Coordenou o Projeto Turismo Pedagógico (como co-autora e coordenadora pedagógica), desenvolvido junto aos alunos da Rede de Ensino Municipal (REM) de três escolas localizadas na Cidade de Deus no município do Rio de Janeiro, em vulnerabilidade social, um projeto científico e interdisciplinar integrando: educação, turismo e cultura, visando à formação para a cidadania, a não violência, para inclusão social, desenvolvendo metodologia específica junto a estudantes de licenciaturas das áreas envolvidas. Gestão Social Farmanguinhos/FIOTEC, Brasil
2007/03/01 - 2007/10/01 Representações Sociais dos alunos e professores do curso de Pedagogia. Descrição: investigou as representações sociais que professores e alunos do curso de pedagogia têm do pedagogo e os reflexos sociais do reconhecimento desse profissional nos diferentes espaços de intervenção dos mesmos, em universidades públicas e privadas do município do Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá, Brasil
2006/08/01 - 2006/12/01 Solidariedade: um instrumento a serviço da libertação na construção de quem educa o educador. Descrição: Essa pesquisa teve por objeto de investigação a prática da solidariedade no cotidiano de espaços de formação inicial de especialistas em educação, especificamente no curso de Pedagogia, no campus Madureira da Universidade Estácio de Sá, no munícipio do Rio de Janeiro, a fim de verificar a visão que o universo pesquisado tem da importância da prática de solidariedade e se essas condições estão presentes ou não, e em que níveis. Universidade Estácio de Sá, Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/02/10 - Atual Membro do Comitê Científico Interdisciplinar da Revista Científica Cognitions (https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/about/editorialTeam )
Membro
Logos University International, Estados Unidos
2023/08/05 - 2024/05/01 VIII Seminário Internacional Web Currículo de 2023 como avaliador/parecerista na modalidade Comunicação oral, Área temática: Currículo e tecnologias em contextos emergentes e formação de professores na cultura digital
Outro
Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2021/05/03 - 2021/05/31 Participação no Comitê de Organização do I Colóquio Internacional de Educação e Tecnologias Imersivas promovido pela Logos University International - Miami - USA
Membro
Logos University International, Estados Unidos
2016/12/01 - 2020/01/31 Responsável pela Gestão Geral da Unidade de Educação Básica principal que atua da Creche ao Pós Médio (Médio e Pós Médio Técnico – Profissionalizante) presencial e EaD, e, Gestão Pedagógica do Grupo de Ed. Básica, numa perspectiva responsiva, onde construiu e liderou a Construção da Matriz Curricular de Educação Básica, fez parte do Comitê Gestor do Grupo Educacional coordenando entre outras ações a construção do Plano Estratégico Institucional e o Projeto EaD da Educação Básica Institucional , e, a atualização do Projeto Pedagógico.
Diretor
Grupo Centro Universitário São José e Realengo Educacional Ltda, Brasil
2016/12/01 - 2019/12/30 Liderou a Construção da Matriz Curricular de formação, a partir das diretrizes nacionais e o currículo em ação, prevendo práticas curriculares interdisciplinares por área de conhecimento, e eixo articulador com temas investigativos da realidade, um do currículo que valoriza o desenvolvimento de competências socioemocionais, a visão empreendedora social, a lógica matemática na resolução de problemas, a cultura maker, tecnologia, cidadania, vislumbrando a criação de startup, com ênfase no protagonismo juvenil e a responsabilidade social.
Diretor
Grupo UniSãoJosé e Realengo Educacional Ltda, Brasil
2014/08/01 - 2016/12/31 Coordenação e Assessoria Pedagógica constituindo Equipe de consultores para Construção de um Currículo Interdisciplinar por área de conhecimento e formação continuada de professores, equipes técnicas e monitores, desenvolvimento de projetos como PLIPT (Projeto de Leitura, interpretação e Produção Textual) e NAPE (Núcleo de Aprendizagem, Pesquisa e Extensão), entre outros, respondendo pela Gestão Pedagógica do Fundamental II e Médio na Unidade Itanhangá e captação de novos alunos – Rio de Janeiro, RJ.
Coordenador
Grupo Educacional MOPI - RJ, Brasil
1998/01/01 - 2000/08/15 Assessora Pedagógica do Secretário de Educação - respondeu pela política de seleção, avaliação e desenvolvimento pessoal e profissional de todos os profissionais da Rede de Ensino Municipal ( mais de 3000 profissionais), e, pela política curricular e pedagógica das Escolas Municipais (mais de 100 unidades), onde coordenou o desenvolvimento e avaliação da Nova Proposta Pedagógica da Rede, construindo a visão de área do conhecimento, e diálogo entre elas, identificando suas contribuições para o ideal de aluno cidadão, que a REM pretendia formar.
Diretor
Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
1987/02/01 - 1997/12/30 Exerceu as seguintes funções técnicas como funcionária pública nomeada: Orientadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Assistente de Direção Escolar, Coordenadora de Projetos Especiais, Orientadora de Projetos em Educação, Coordenadora Didático-Pedagógica de Ensino Fundamental, Chefe da Divisão Didático-Pedagógica e Educacional de Educação Básica, da Secretaria de Educação de São José dos Campos, atuando da Rede de Ensino Público de Educação Básica Municipal.
Coordenador
Secretaria Municipal de educação de São José dos Campos - SP, Brasil
1987/09/30 - 1989/09/30 Membro de Colegiado para Discussão do Plano de Carreira Docente na Rede de Ensino Municipal de são José dos Campos, eleita pelos pares, e nomeada pelo Prefeiro Municipal, pelo decreto 6111/1987, de 30/09/1987.
Membro
Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/01 - Atual Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (2175-2613) PPGED da Universidade Tuiti do Paraná
2023/03/01 - Atual Revista Resgate: Interdisciplinar de Cultura (2178-3284) Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas - SP
2023/02/06 - Atual Journal Sustainable Cities and Society - Elsevier (2210-6707) Elsevier Ltda
2023/02/01 - Atual Revista e-Curriculum (1809-3876) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2022/03/05 - Atual Educação em Revista (1982-6621) Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas gerais
2020/08/23 - Atual REDE: Diálogos em Educação (2675-5742 ) Faculdade de Anicuns
Distinções

Prémio

2023 Academic Merit of the year
Logos University International, Estados Unidos
2022 Academic Merit of the year
Logos University International, Estados Unidos

Outra distinção

2017 Moção Pública de Homenagem, congratulação, reconhecimento e louvor
Câmara Municipal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Brasil