???global.info.a_carregar???
Carolina Barata holds a degree in Conservation and Restoration, a post-graduation in Art Expertise, a MSc in Applied Chemistry and a PhD in Applied Geosciences. She started her professional activity as a Conservator in 1996, having joined several working teams in the field of Easel Painting, Wooden Sculpture, Gilded Woodcarving and Photography Conservation. She has been a lecturer in the field of Conservation at the School of Arts of the Portuguese Catholic University (EA/UCP), in Oporto, between 2005 and 2018. She has coordinated the Master's Degree in Conservation and Restoration from 2016 to 2018, having joined the Scientific Board of the School of Arts during that same period. She is a member of the Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), at EA/UCP, and of the Research Center of Geobiosciences, Geotechnologies and Geoengineering (GeoBioTec) of the University of Aveiro. Carolina Barata is a resercher on Art Materials and Conservation and still supervises Msc and PhD dissertations in the field of Conservation. She was the principal investigator of the research project ARCAdia, on the reliquary sanctuary of the Madre de Deus Convent, today the National Tile Museum, in Lisbon. Carolina Barata joined the Division of Museums of the Municipality of Oporto in 2020. Parallel to her functions as an art objets conservator, she is co-responsible for the management of collections, regarding preventive conservation, and a professional trainner in the same field (environmental control, integrated pest management, handling, packaging and moving of collections, assisting the installation of exhibitions, condition survey of artwork). In the same institution, she also develops research studies on painting collections from the 19th and 20th centuries, with emphasis on the collections of António Carneiro, Aurélia de Sousa, Sofia de Sousa and Vitorino Ribeiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carolina Sofia Sarrazola Barata

Nomes de citação

  • Barata, Carolina

Identificadores de autor

Ciência ID
9011-40CC-D356
ORCID iD
0000-0003-3379-1905

Endereços de correio eletrónico

  • carolinabarata@cm-porto.pt (Profissional)
  • carol_barata@hotmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005, Porto, Portugal (Profissional)
  • GeoBioTec, Departamento de Geociências, Universidade de Aveiro, Campus de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
  • Divisão Municipal de Museus da Câmara Municipal do Porto, Rua de Entre-Quintas, 219, 4050-240, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Naturais - Ciências da Terra e do Ambiente - Geociências e Estudos Pluridisciplinares
  • Ciências Exatas - Química
  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/10 - 2021/10
Concluído
Textile Cleaning (Outros)
Câmara Municipal do Porto, Portugal
2021/05 - 2021/05
Concluído
anoxia disinfestation (Outros)
Câmara Municipal do Porto, Portugal
2019/03 - 2020/02
Concluído
Senior Health and Safety Technician/ Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (Curso Técnico Superior Profissional)
ALAMEDAS OFFICE - Consultadoria e Formação Recursos Humanos, Unipessoal, Lda, Portugal
16/20
2019/11/18 - 2019/11/18
Concluído
Energy Sustainability for Heritage Institutions (Outros)
Canadian Conservation Institute, Canadá
2018/09/25 - 2018/09/28
Concluído
The aqueous environment and solvents for treatments on works of art on paper / Soluções aquosas e solventes para tratamento de obras de arte em papel. Aplicação a documento, arte antiga e arte contemporânea (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/10/26 - 2017/10/27
Concluído
Retouching Colours (Outros)
20|21 Conservação e Restauro de Arte Contemporânea, Portugal
2016/03/07 - 2016/03/10
Concluído
Surface-cleaning and removal of film-forming materials in ancient and contemporary art/ limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015
Concluído
PhD in Applied Geosciences/ Programa Doutoral em Geociências (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Geociências, Portugal
"Characterization of materials and polychromy techniques of erudite and popular woodcarving from the Baroque period in the Northwest of Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade/ Approved Unanimously
2011/11/04 - 2011/11/18
Concluído
Basic EndNote: management of bibliographic references/ EndNote Básico: gestão de referências bibliográficas (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/06/28 - 2010/07/02
Concluído
New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2010/06/01 - 2010/06/04
Concluído
Synthetic Resins for Varnishing and Retouching (Outros)
Stichting Restauratie Atelier Limburg , Países Baixos
2009/02/25 - 2009/02/27
Concluído
Structures and Construction Systems in Altarpieces: Study and Conservation/ Estructuras y Sistemas Constructivos en Retablos: Estúdio y Conservación (Outros)
The International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, Reino Unido
2009/02/13 - 2009/02/20
Concluído
Ionizing Radiation Protection/ Proteção Contra Radiações Ionizantes (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Muito Bom
2008/05/14 - 2008/05/16
Concluído
Collections' environmental risk assessment: do objects acclimate?/ Avaliar os riscos do ambiente para as colecções: os objectos aclimatam-se? (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008/02/22 - 2008/02/22
Concluído
Solvents, aqueous solutions and new polymers for restoration/ Solventes, soluções aquosas e novos polímeros para o restauro (Outros)
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Espanha
2005 - 2008
Concluído
MSc in Chemistry Applied to Cultural Heritage/Química Aplicada ao Património Cultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Characterization of Materials and Polychromy Techniques of Portuguese Erudite and Popular Wooden Sculpture from the Baroque" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2007/07/23 - 2007/07/27
Concluído
Pigments and the Polarizing Microscope (Outros)
International Academic Projects, Reino Unido
2007/06/04 - 2007/06/05
Concluído
Writing a Scientific Paper in the field of Conservation/ Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro (Outros)
Associação de Conservadores Restauradores de Portugal, Portugal
2007/03/16 - 2007/03/17
Concluído
Painting Conservation Techniques in Modified Atmosphere/ Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em Atmosfera Modificada (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2006/10/03 - 2006/10/06
Concluído
Textile Microsurgery for the Treatment of Tears in Painting on Canvas/ Microcirurgia Têxtil Para o Tratamento de Rasgos em Pintura Sobre Tela (Outros)
Universidad Politécnica de Valencia - Departamento de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Espanha
2006/07/03 - 2006/07/05
Concluído
Pedagogical complementation course in the scope of the Bologna Process development/ Curso de complementação pedagógica no âmbito do desenvolvimento do Processo de Bolonha (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2002/05/21 - 2002/05/22
Concluído
Paintings conservation and exhibition/ Conservação e exposição de pintura (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2002/02/13 - 2002/04/24
Concluído
Pedagogical Training of Trainers/ Formação Pedagógica de Formadores (Outros)
Centro de Formação Profissional Para o Comércio e Afins, Portugal
3.8/4.0
2001/05/02 - 2001/05/10
Concluído
Elementary Photography Preservation Course/ Curso Elementar de Preservação de Fotografia (Outros)
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
1996 - 1998
Concluído
Post-graduation in Art Expertise - Furniture/ Peritagem em Arte - Mobiliário (Pós-Graduação)
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal

Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Portugal
16/20
1993/09 - 1996/09
Concluído
Degree in Conservation and Restoration Technology/ Tecnologia em Conservação e Restauro (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
"Conservation and Restoration of Furniture in the private sector/ Conservação e Restauro de Mobiliário Integrados Numa Actividade Comercial" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15/20
1996/05/08 - 1996/06/19
Concluído
Free Course on Molding and Reproduction of Archaeological Materials/ Curso Livre de Moldagem e Reprodução de Materiais Arqueológicos (Outros)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
1994/06/06 - 1994/07/04
Concluído
Photography Conservation Free Course/ Curso Livre de Conservação em Fotografia (Outros)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro GeoBioTec Geobiociências Geotecnologias e Geo-engenharias, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - 2018/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2009 - 2015/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2005/09 - 2009/02 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03/12 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal do Porto, Portugal
Câmara Municipal do Porto, Portugal
2005/03 - 2006/03 Técnico Superior (Técnico Superior) Cariátides, produção de projetos e eventos culturais Lda., Portugal
2002/05 - 2005/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara de Comércio Italiana, Portugal
2002/04 - 2005/08 Técnico Superior (Técnico Superior) José de Mello Serviços Lda, Portugal
2002/01 - 2002/04 Técnico Superior (Técnico Superior) Portal São Domingos, Portugal
2001/03 - 2001/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Camara Municipal de Lisboa, Portugal
1996/11 - 2001/02 Técnico Superior (Técnico Superior) Angelim, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Coordinator of the Master in Conservation and Restoration of Cultural Property Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - 2018 Member of the Scientific Council Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/07 - 2022/07 AS-PPP_ Material and technical contributions on the First Portuguese Painter: Aurélia de Sousa/ AS-PPP_ Contributos materiais e técnicos sobre a Primeira Pintora Portuguesa: Aurélia de Sousa
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
European Research Infrastructure For Heritage Science
Concluído
2022/05 - 2022/05 AC-MCP_150 YEARS_ António Carneiro's painting collection of OPorto City Museum. Study and conservation on the 150th anniversary of the painter's birth/ AC-MCP_150 ANOS_ António Carneiro: coleção de pintura do Museu da Cidade do Porto. Estudo e conservação nos 150 anos do nascimento do pintor
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
European Research Infrastructure For Heritage Science
Concluído
2020/01 - 2020/01 Portinari PGC- Analytical and Conservation Study of Candido Portinari Paintings at Gustavo Capanema Palace in Rio de Janeiro (FixLab - E-RIHS)/ Portinari PGC- Estudo Analitico e de Conservação das Pinturas de Candido Portinari do Palácio Gustavo Capanema do Rio de Janeiro (FixLab - E-RIHS)
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
European Research Infrastructure For Heritage Science
Concluído
2019/11 - 2019/11 ARCAer - Architectures and Reliquaries. Conservation and analysis of antique ensembles of Reliquaries (FixLab - E-RIHS)/ ARCAer - Arquitecturas e Relicários. Conservação e análise de antigos conjuntos de Relicários (FixLab - E-RIHS)
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
European Research Infrastructure For Heritage Science
Concluído
2012/01 - 2014/12 GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800
PTDC/EAT-EAT/116700/2010
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

REQUIMTE Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/02 - 2013/02 SR- XRD analysis of ground micro samples from gilded Portuguese retables from the baroque (CHARISMA project)
20121144
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro GeoBioTec Geobiociências Geotecnologias e Geo-engenharias, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
2009/02 - 2011/03 Materials and Techniques of Painters of Northern Portugal/ Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal
6-15-6-1199
Investigador
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maria Aguiar; Barata, Carolina; ana cabral. Autor correspondente: Maria Aguiar. "Storage, moving and retorage of Municipal Oporto collections". Trabalho apresentado em CollectionCare: New Challenges in Preventive Conservation, Predictive Analysis and Environmental Monitoring, Valencia, 2021.
    No prelo
  2. Barata, Carolina; Nunes, Claudia; Aguiar, Maria. "As pinturas murais de Candido Portinari no Palácio Gustavo Capanema, RJ - Painel Pau Brasil". Trabalho apresentado em 4º Simpósio Cientifico do ICOMOS Brasil / 1º Simposio Científico ICOMOS-LAC, 2020.
    Publicado
  3. Barata, Carolina; Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Pais, Alexandre Manuel Nobre; Nuno Filipe Camarneiro Mendes; Candeias, António; Ferreira, Teresa; Valadas, Sara. "ARCAer Project. Conservation and analysis of antique ensembles of reliquaries". Trabalho apresentado em Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future, Évora, 2018.
    Publicado
  4. Barata, Carolina; Pereira, Catarina; Castro, Laura; San Andres, Margarita. "Memory recaptured in a small community - Preserving retouched photographic negatives, discussing visual culture". Trabalho apresentado em Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future, Évora, 2018.
    Publicado
  5. Barata, Carolina; Aguiar, Maria ; Vieira, Eduarda. "O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de Prática". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro – Conservação e Restauração. A Unidade na Transdisciplinaridade, Rio de Janeiro, 2017.
    Publicado
  6. Santos, Alexandra Sofia Martins dos; Barata, Carolina; Subtil, Eulália; Frade, José Carlos; Silva, José Luís Amorim da. "Estudo, Conservação e Restauro de um Estojo de Faqueiro do Século XVIII". Trabalho apresentado em I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, Oviedo, 2016.
    Publicado • https://doi.org/10.17811/rm.5.2016.128-143
  7. Alexandre Maniés; Barata, Carolina; Ana Calvo. "The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture". Trabalho apresentado em Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, Tomar, 2013.
    Publicado
  8. Barata, Carolina. "Estudos pós-graduados e a Ciência da Conservação - alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, São João D'El Rei, 2013.
    Publicado
  9. Barata, Carolina; António João Cruz; Fernando Tavares Rocha; Cruz, António João. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados". Trabalho apresentado em I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, 2011.
    Publicado • 10.13140/2.1.1361.6325
Artigo em revista
  1. Barata, Carolina; Cabral, Ana; Aguiar, Maria; Castro, Laura; Machado, Ana; Cardoso, Ana; Valadas, Sara; Piorro, Luis. Autor correspondente: Barata, Carolina. "António Carneiro's Painting Collection from the Municipality of Oporto. Study and Conservation in the 150th Anniversary of the Painter's Birth". International Journal of Conservation Science 14 3 (2023): 1221-1232. http://dx.doi.org/10.36868/ijcs.2023.03.29.
    Publicado • 10.36868/ijcs.2023.03.29
  2. Barata, Carolina; Siva, José Luís; Pissarra, José. Autor correspondente: Siva, José Luís. "Limitations and obstacles on wood identification from sculptures - analysis of a set of gilded and polychromed Flemish artworks from the 15th century". International Journal of Conservation Science 12 2 (2021): 349-360. http://ijcs.ro/public/IJCS-21-27_Silva.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Barata, Carolina; Pais, Alexandre Manuel Nobre. "Four reliquary busts from the former monastery of Madre de Deus: study and conservation". ECR - Estudos de Conservação e Restauro 8 (2018): 96-117. http://revistas.rcaap.pt/ecr.
    Publicado
  4. Barata, Carolina; Pereira, Catarina; Castro, Laura; Gaspar, Rita; Pereira, C.; Gaspar, R.; Castro, L.; Barata, C.. "Retouching Scientific Photography - The Glass Plate Negatives Collection at the Natural History and Science Museum - University of Porto". Ge-Conservación 1 12 (2017): 101-110. https://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/540.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Monteiro, P.; Frade, J.C.; Barata, C.; Candeias, A.. "The retable of the chapel of Our Lady of Mercy in the cloister of Oporto's Cathedral: Study, conservation and restoration". Ge-Conservacion 1 12 (2017): 137-149. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038851793&partnerID=MN8TOARS.
  6. Barata, Carolina; António João Cruz; Fernando Tavares Rocha; Sollen Reguer; Slavka Andrejkovicová. "Synchrotron X-ray diffraction of bole layers from Portuguese gilded baroque retables". Applied Clay Science 116117 November 2 (2015): 39-45. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169131715300806.
    Publicado • 10.1016/j.clay.2015.08.012
  7. Barata, Carolina; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Maria Eduarda Araújo; João Coroado; Maria Helena Mendonça. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca". Química Nova - Órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Química 36 1 (2013): 21-26. http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2013/vol36n1/index.htm.
    Publicado • 10.1590/s0100-40422013000100005
  8. Barata, Carolina; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Maria Eduarda Araújo. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: Three works from baião, Portugal". International Journal of Conservation Science 1 1 (2010): 19-26. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871364336&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  9. Barata, Carolina; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Maria Eduarda Araújo. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal". Imagem Brasileira 4 (2009): 203-208.
    Publicado
  10. Barata, Carolina; Marta Ferro; Cruz, António João. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections". e-conservation magazine 7 (2008): 21-25. http://www.e-conservationline.com/content/view/637/219/.
    Publicado
  11. Barata, Carolina; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Maria Eduarda Araújo. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos". Conservar Património 6 (2007): 21-30. http://revista.arp.org.pt/pt/revistas/6.html.
    Acesso aberto • Publicado
Edição de livro
  1. Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa. Preservar Conservando. Património móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Porto, Portugal: Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. 2014.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Barata, Carolina; Pais, Alexandre Nobre; Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Nuno Filipe Camarneiro Mendes. "Recovering the light of the divine. The Sanctuary of the Madre de Deus Convent". Trabalho apresentado em ICOM-CC SPAD Working Group Interim Meeting: Conserving the ephemeral: Light, 2019.
  2. Barata, Carolina; Pais, Alexandre Manuel Nobre; Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Nuno Filipe Camarneiro Mendes; Ferreira, Teresa; Candeias, António. "ARCAer PROJECT - Conservation and analytical study of antique ensembles of reliquaries. First results". Trabalho apresentado em TECHNART 2019, Oud Sint-Jan, Bruges, 2019.
  3. Barata, Carolina; Pereira, Catarina; Castro, Laura; San Andres, Margarita. "O Retoque de Negativos Fotográficos de Gelatina e Prata Sobre Vidro em Colecções Portuguesas". Trabalho apresentado em Ciência 2017, Lisboa, 2017.
  4. Barata, Carolina; Monteiro, Ana Patrícia Tonel; Frade, José Carlos; Candeias, António. "O retábulo de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto: estudo, conservação e restauro". Trabalho apresentado em I Colóquio Investigações em Conservação do Património, Lisboa, FBAUL, 2016.
  5. Barata, Carolina; Pereira, Catarina; Castro, Laura; San Andres, Margarita. "O retoque na fotografia científica - a colecção de negativos de vidro do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)". Trabalho apresentado em I Colóquio Investigações em Conservação do Património, Lisboa, FBAUL, 2016.
  6. Barata, Carolina; Fernando Tavares Rocha; Slavka Andrejkovicová; Sollen Reguer. "Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables". Trabalho apresentado em XV International Clay Conference, 2013.
  7. Barata, Carolina; Frederico Matos; Calvo, Ana. "Structural modification of an altarpiece towards its preservation". Trabalho apresentado em ICOM-CC Working Group Sculpture, Polychromy, and Architectural Decorations - Interim Meeting Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition,, 2013.
  8. Barata, Carolina; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Maria Eduarda Araújo; João Coroado. "The documental sources versus the analytical results: ground layers in Portuguese polychrome wooden sculptures from the Baroque". Trabalho apresentado em ICOM-CC ATSR Interim Meeting Technology and Interpretation - Reflecting the artist's Process, 2010.
    BARATA, Carolina …[et al.] - The documental sources versus the analytical results: ground layers in Portuguese polychrome wooden sculptures from the Baroque. In ATSR 4th international Symposium - Technology and Interpretation : Reflecting the artist’s Pro
  9. Barata, Carolina; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Maria Eduarda Araújo. "Ground layers in portuguese baroque polychrome wooden sculpture: analytical results". Trabalho apresentado em The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Fourth symposium of the Art Technologie Source Research Working Group, 2010.
  10. Barata, Carolina; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Maria Eduarda Araújo; João Coroado. "Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures". Trabalho apresentado em TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, 2009.
Tese / Dissertação
  1. Barata, Carolina Sofia Sarrazola; Rocha, Fernando Joaquim Tavares; Cruz, António João Carvalho. "Materiais e técnicas de policromia da talha barroca erudita e popular do noroeste de Portugal". Doutoramento, Universidade de Aveiro Departamento de Geociências, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15565.
  2. Barata, Carolina Sofia Sarrazola; Cruz, António João; Araújo, Maria Eduarda Machado de. "Caracterização de materiais e de técnicas de policromia da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da Época Barroca". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2008. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559120.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09 António Carneiro's painting collection from the Museu da Cidade do Porto: Study and conservation in the 150th anniversary of the painter's birth Colours 2022
Évora University (Évora, Portugal)
2021 Hortus conclusus. The divine garden at the Reliquary-Choir of Madre de Deus Convent. RelicS 2021 - I International Conference on Relic Studies
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021 The hidden secrets beyond a box. ARCAer PROJECT - Conservation and analytical study of antique ensembles of reliquaries IRUG14
Amersfoort (Bruges, Bélgica)
2020 As pinturas murais de Candido Portinari no Palácio Gustavo Capanema, RJ - Painel Pau Brasil. 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil / 1º Simpósio Científico ICOMOS-LAC
(Rio de Janeiro, Brasil)
2018/11/23 Conservation of portraits by Abel Salazar - a surgical intervention/ Tratamento de retratos por Abel Salazar – uma intervenção cirúrgica RETRATOS DE MÉDICOS NA OBRA DE ABEL SALAZAR
Ordem dos Médicos - Secção Regional do Norte (Porto, Portugal)
2018/05/18 Memory Recaptured in a Small Community. Preserving Retouched Photographic Negatives. Discussing Visual Culture WEB OF KNOWLEDGE. A look into the past, embracing the future
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/05/18 ARCAer Project - Architectures and reliquaries. Conservation and analysis of antique ensembles of reliquaries WEB OF KNOWLEDGE. A look into the past, embracing the future
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/11/28 The teaching of theory and practice in Conservation and Restoration: the definition of practice/ O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de prática IV Congresso Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro - Conservação e Restauração. A Unidade na Transdisciplinaridade
Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro, Brasil)
2017/06 Digital tools: photogrammetry and 3D modeling in the technological study of the altarpiece of Nossa Senhora da Piedade in the cloister of the Cathedral of Porto/ Ferramentas digitais: a fotogrametria e modelação 3D no estudo tecnológico do retábulo de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto I Jornadas de Documentação Digital
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/10/20 Study, Conservation and Restoration of an 18th Century Cutlery Case/ Estudo, Conservação e Restauro de um Estojo de Faqueiro do Século XVIII I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2016/06/16 The cutlery case and its importance in the Portuguese dining room during the 18th and 19th centuries/ O estojo de faqueiro e a sua importância na sala de jantar portuguesa durante os séculos XVIII e XIX III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2015/05/26 Gilding materials of erudite and popular retables from the baroque in Oporto diocese Gilt-EnArt - Gilding Materials and Techniques in European Art
Laboratório HERCULES (ÉVORA, PORTUGAL, Portugal)
2015/05/26 Wood sampling for species identification in gilded and polychrome works of art. Limits and solutions GILT-EnArt 2015 – International Conference on Gilding Materials and Techniques in European Art
Laboratório HERCULES (Évora, Portugal)
2015 The teaching of Conservation and Restoration at the School of Arts of the Catholic University of Porto: past, present and future/ O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP
ARP (Lisboa, Portugal)
2014/09/09 SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables. Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology (SR2A 2014)
Musée du Louvre (Paris, França)
2013/08/02 Postgraduate studies and Conservation Science - some works in progress at the School of Arts of the Catholic University of Portugal/ Estudos pós graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Federal de São João D’El Rei, Minas Gerais, Brasil, (São João D’El Rei, Brasil)
2013/05/28 The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture Interim Meeting Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition
ICOM-CC Working Group Sculpture, Polychromy, and Architectural Decorations (Tomar, Portugal)
2011/09/26 About the materials used in the baroque carving from the northwest of Portugal - first results/ Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro
UCP/CITAR (Porto, Portugal)
2008/07/11 A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese Baroque sculpture with non-erudite features Colours 2008 - Bridging Science With Art
Universidade de Évora ( Évora, Portugal)
2008/06/06 Preparations in Polychrome Baroque Sculpture/ Preparações em Escultura Barroca Policromada V Jornadas de Arte e Ciência
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2007/10/25 Form and matter: the Baroque Sculpture of Santo Estêvão of the Museum of Santa Maria de Lamas/ Forma e matéria: a Escultura Barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas V Congresso do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira (CEIB)
Centro de Estudos de Imaginária Brasileira (CEIB) (Vitória, Brasil)
2007/04/26 Materials and Techniques Used in Three Polychrome Baroque Wooden Sculptures from Baião, Portugal TECHNART 2007 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research
Reitoria da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/03/02 Crossed Views on In situ Conservation, Training and Associated Research/ Olhares Cruzados Sobre Conservação in situ, Formação e Investigação Associada Conservação e Restauro em Portugal na Encruzilhada de Bolonha
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual RELICMA. The Reliquaries Complex of the Sanctuary of the Convent of Madre de Deus (Lisbon). History, Technology, Conservation and Valorization/ RELICMA. O Conjunto de Relicários do Santuário do Convento da Madre de Deus (Lisboa). História, Tecnologia, Conservação e Valorização, por Diana Cunha.
Orientador de Diana Cunha
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual Study, Conservation and Restoration of the Sculpture of Santo Isidoro de Sevilha by António Teixeira Lopes/ Estudo, Conservação e Restauro da Escultura do Santo Isidoro de Sevilha de António Teixeira Lopes
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual Crucified Christ. Study and conservation of a Flemish sculpture/ Cristo Crucificado. Estudo, conservação e restauro de uma escultura flamenga
Orientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual Study and Conservation of a Panel Painting - the Quinta do Fojo Chapel Door/ Estudo, Conservação e Restauro de uma Pintura Sobre Madeira – a Porta da Capela da Quinta do Fojo
Orientador de Cristina Monteiro
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual Polychrome Baroque sculptures from the Convent of São Bento da Avé Maria - Study, Conservation and Restoration of a pair of Angels/ Esculturas barrocas policromadas do Convento de São Bento da Avé Maria – Estudo, Conservação e Restauro de um par de Anjos Tocheiros
Orientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual Inventory, Study and evaluation of the Wooden Sculpture Collection of the Sacred Art Museum of the Archdiocese of São Sebastião do Rio de Janeiro/ Inventário, Estudo e avaliação da Coleção de Escultura em Madeira do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual The conservation of the works of Cândido Portinari belonging to the Gustavo Capanema palace: an analytical study of the materials/ A conservação das obras de Cândido Portinari pertencentes ao palácio Gustavo Capanema: um estudo analítico dos materiais
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - 2022 Retouching gelatin and silver glass plate negatives from Portuguese collections. Functional and aesthetic intentionality and conservation methodologies/ O retoque em negativos de gelatina e prata em vidro de coleções portuguesas. Intencionalidade funcional e estética e metodologias de conservação
Coorientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - 2021 Preservation of bibliographic heritage in historic houses/ Preservação de patrimônio bibliográfico em museus-casas
Orientador
Estudos de Património (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2017 Study and Conservation of the High Relief alluding to the birth of São Bento and Santa Escolástica in the Altarpiece of Nossa Senhora da Graça, Church of São João Batista, Foz do Douro/ Estudo, Conservação e Restauro do Alto Relevo alusivo ao nascimento de São Bento e Santa Escolástica no Retábulo da Nossa Senhora da Graça, Igreja de São João Batista da Foz do Douro
Coorientador de Inês Soares
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2017 Conservation and historical study of four reliquary-busts from the Church of Madre de Deus/ Intervenção de Conservação e Restauro e estudo histórico de quatro bustos-relicários da Igreja da Madre de Deus
Orientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 - 2016 Woods used in polychrome sculpture - review of methodological processes for obtaining samples and their identification/ Madeiras usadas em escultura policromada - revisão dos processos metodológicos para a obtenção de amostras e respetiva identificação
Coorientador de José Luís Amorim Silva
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 - 2016 Study and Conservation of the São Sebastião Altarpiece of the Chapel of São Sebastião das Carvalheiras/ Estudo, Conservação e Restauro do Retábulo de São Sebastião da Capela de São Sebastião das Carvalheiras
Coorientador de José Bernardo Carvalho
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 - 2015 Study and Conservation of a reliquary of the Porto Cathedral: the case study of the urn of Martyr Saint Aurelius/ Estudo e Conservação de uma urna relicário da Sé Porto: o caso de estudo da urna do Mártir Santo Aurélio
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 - 2015 The altarpiece of the chapel of Nossa Senhora da Piedade of the cloister of the Cathedral of Porto: study and conservation / O retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto: estudo, conservação e restauro
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013 - 2015 Conservation of an 18th century cutlery case - material and technical study/ Intervenção de conservação e restauro de um estojo de faqueiro do século XVIII - estudo material e técnico
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 - 2014 Study and conservation of the medieval sculpture O Bom Jesus de Matosinhos/ Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura medieval O Bom Jesus de Matosinhos
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011 - 2012 Study and conservation of the polychrome wooden sculpture St. John the Baptist from the church of St Francis in Porto/ Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de São Francisco do Porto
Coorientador de Carla Matos
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011 - 2012 Conservation and restoration of the granite sculpture niche of São Francisco de Assis of the church of São Francisco do Porto/ Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de São Francisco de Assis da igreja de São Francisco do Porto
Coorientador de Frederico Matos
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011 - 2012 Conservation and restoration of the polychrome wooden sculpture St. Francis of Assisi by Joaquim Machado de Castro/ Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de São Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro
Coorientador de Rita Medina Peixoto
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/11/23 - 2018/11/23 Portraits of Doctors in the work of Abel Salazar/ Retratos de Médicos na obra de Abel Salazar (2018/11/23 - 2018/11/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Ordem dos Médicos do Porto - Secção Regional do Norte, Portugal
2018/09/25 - 2018/09/28 workshop taught by Paolo Cremonesi "The aqueous environment and solvents for treatments on works of art on paper / Soluções aquosas e solventes para tratamento de obras de arte em papel. Aplicação a documento, arte antiga e arte contemporânea" (2018/09/25 - 2018/09/28)
Oficina (workshop)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09/14 - 2018/09/14 Cleaning of funds and collections of photographic negatives. Cleaning for what?/ Encontro Limpeza de fundos e coleções de negativos fotográficos. Limpar para quê? (2018/09/14 - 2018/09/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Instituto Português de Fotografia, Portugal
2018/03/15 - 2018/03/22 Glass conservation and restoration/ Conservação e restauro de vidro (2018/03/15 - 2018/03/22)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/12/15 - 2017/12/16 Is it necessary to be an expert to be a conservator? How to train a rigorous sight at Portuguese furniture from the 18th to the 20th centuries/ Para restaurar é preciso peritar? Como treinar um olhar rigoroso sobre o mobiliário português dos séculos XVIII a XX (2017/12/15 - 2017/12/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/12/15 - 2017/12/16 A Porto house, for sure. Brief history of the traditional house in Porto (14th-18th centuries)/ Uma casa portuense, com certeza. Breve história da casa tradicional do Porto (séc. XIV-XVIII) (2017/12/15 - 2017/12/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/11/27 - 2017/12/01 IV Luso-Brazilian Meeting on Conservation and Restoration/ IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro (2017/11/27 - 2017/12/01)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2016/07/04 - 2016/07/08 Workshop of stucco-marmo and plaster coating/ Oficina de stucco-marmo e escaiola (2016/07/04 - 2016/07/08)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/06/20 - 2016/06/20 Initiation to 18th century Portuguese furniture expertize / Iniciação à peritagem do mobiliário português do século XVIII (2016/06/20 - 2016/06/20)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/04/08 - 2016/04/08 Expertise in Indo-Portuguese furniture: Furniture from the Portuguese Diaspora/ Peritagem em mobiliário indo-português: Mobiliário da Diáspora Portuguesa (2016/04/08 - 2016/04/08)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/03/07 - 2016/03/10 workshop taught by Paolo Cremonesi "Surface-cleaning and removal of film-forming materials in ancient and contemporary art/ limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea" (2016/03/07 - 2016/03/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2013/08/01 - 2013/08/04 II Luso-Brazilian Meeting of Conservation and Restoration/ II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro (2013/08/01 - 2013/08/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2012/09/29 - 2012/09/29 VIII Meetting of Art and Science - Conservation and Restoration of Decorative Arts of Architectural Application/ VIII Jornadas de Arte e Ciência - Conservação e Restauro de Artes Decorativas de Aplicação Arquitectónica (2012/09/29 - 2012/09/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2012/09/27 - 2012/09/28 Implementation of Preventive Conservation in Museums and Historical Buildings. Case Study - The Rui Barbosa Historic House/ Implementação da Conservação Preventiva em Museus e Edifícios Históricos. Caso de Estudo – A Casa Museu de Rui Barbosa (2012/09/27 - 2012/09/28)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2011/09/26 - 2011/09/27 I Luso Brazilian Conservation and Restoration Meeting/ I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro (2011/09/26 - 2011/09/27)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2008/09/26 - 2008/09/29 Initiation to the Conservation of Paper Supports/ Iniciação à Conservação de Suportes de Papel (2008/09/26 - 2008/09/29)
Oficina (workshop)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007/03/16 - 2007/03/17 Painting Conservation Techniques in Modified Atmosphere/ Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em Atmosfera Modificada (2007/03/16 - 2007/03/17)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/07 The Altarpiece of Our Lady of the Presentation of the Church of Vera Cruz (Aveiro): historical and artistic styudy; conservation and restoration/ O Retábulo de Nossa Senhora da Apresentação da Igreja da Vera Cruz (Aveiro): estudo histórico, artístico, tecnológico e a sua conservação e restauro
Arguente principal
Mafalda Sofia Afonso e Fernandes da Silva Maria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2022/11/04 The Altarpiece of the Sacristy of the Church of Santa Clara, Porto: historical, artistic, technological study and its Conservation and Restoration/ O Retábulo da Sacristia da igreja de Santa Clara, Porto: estudo histórico, artístico, tecnológico e a sua conservação e restauro
Arguente principal
Nuno Miguel Ramôa Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2019/10/30 Study and Conservation of polychrome wooden and terracotta sculptures belonging to the Casa Museu José Régio- Portalegre/ Estudo e intervenção de esculturas em madeira e terracota policromada pertencentes à Casa Museu José Régio- Portalegre
Arguente principal
Carina Ribeiro Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2019/10/30 Conservation of the Cabinet from the Golegã Main Church Collection/ Conservação e Restauro de Armário do Acervo da Igreja Matriz da Golegã
Arguente principal
Rafael António Silva e Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018/12/05 Polychromy on wood and stone: Study and intervention of 3 sculptures at the Convento de Cristo - Tomar/ Policromia sobre madeira e pedra: Estudo e intervenção de 3 esculturas do Convento de Cristo – Tomar
Arguente principal
Karla Grimaldi (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2017 The aesthetic treatment of a painting in a 18th century coach
Arguente principal
Symonée Hinckley (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 Chromatic reintegration of the mannerist painting “The Flagellation of Christ”. Problems of reintegration of wear and tear in the balance between aesthetic enjoyment and respect for the historicity of the work/ Reintegração cromática da pintura maneirista “A Flagelação de Cristo”. Problemáticas da reintegração de desgastes no equilíbrio entre a fruição estética e o respeito pela historicidade da obra
Arguente principal
Paula Maria dos Santos Trindade Moreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 Treatment of tears and gaps in canvas supports. Equestrian portrait of King Miguel and representation of St Joseph / Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela. Retrato equestre de D. Miguel e representação de São José
Arguente principal
Carolina Branco (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 Conservation of a 19th century portrait. Transparency in interlinings versus the use of semi-rigid supports/ Intervenção de Conservação e Restauro de um retrato do séc. XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de suportes semirrígidos
Arguente principal
Isaura Almeida (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 Conservation of the panel painting The Death of St. Francis of Assisi. Environmental monitoring and risk management of paint damage due to natural light/ Conservação e Restauro da pintura sobre madeira A Morte de São Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco de dano na pintura em estudo por ação da luz natural
Orientador
Maria de Fátima Teixeira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 Study and conservation of the polychrome wooden sculpture of São João Batista of the church of São Francisco do Porto/ Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de S. Francisco do Porto
Orientador
Carla Matos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 Conservation and restoration of the granite sculpture niche of São Francisco de Assis of the church of São Francisco do Porto/ Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto
Orientador
Frederico Matos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 Conservation and restoration of the polychrome wooden sculpture São Francisco de Assis by Joaquim Machado de Castro/ Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro
Orientador
Rita Medina Peixoto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - 2023/12 Preventive Conservation of Documentary Collections - Concepts, evolution and available resources; Environmental monitoring and control / Conservação Preventiva de Acervos Documentais - Conceitos, evolução e recursos disponíveis; Monitorização e controlo Ambiental (Outros) Câmara Municipal do Porto, Portugal
2021/09 - 2022/06 Preventive Conservation in Collection Management - Practical Sessions/ A Conservação Preventiva na Gestão das Coleções - Sessões práticas (Outros) Câmara Municipal do Porto, Portugal
2020/09 - 2021/01 Preventive Conservation in Collection Management - Theoretical Sessions/ A Conservação Preventiva na Gestão das Coleções - Sessões teóricas (Outros) Câmara Municipal do Porto, Portugal
2019/10/25 - 2019/10/26 Varnishes used in conservation: resins, their preparation, application techniques and chemical stability/ Vernizes usados em conservação: resinas, sua preparação, técnicas de aplicação e estabilidade química (Outros) Santa Casa da Misericórdia do Porto, Portugal
2019/07/13 - 2019/07/13 A journey through the gilding of Portuguese carving/ Uma viagem pelo douramento da talha portuguesa (Outros) Santa Casa da Misericórdia do Porto, Portugal
2015 - 2018 History, Materials and Technologies III/ História, Materiais e Tecnologias III Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Sculpture Preservation and Conservation Techniques/ Técnicas de Preservação e Conservação de Escultura Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Cleaning of polychrome and non-polychrome surfaces/ Limpeza de superfícies polícromas e não polícromas Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Preventive Conservation II/ Conservação Preventiva II Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Color Theory and Practice/ Teoria e Prática da Cor Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Painting Preservation and Conservation Techniques II (painting on wood and metal) / Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura II (pintura sobre madeira e metal) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Preventive Conservation, Risk Assessment and Management/ Conservação Preventiva, Avaliação e Gestão de Risco Master in Conservation and Restoration of Cultural Property (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Internship - Dissertation/ Estágio - Dissertação Master in Conservation and Restoration of Cultural Property (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Preventive Conservation of Built Heritage, Movable and Integrated Property/ Conservação Preventiva de Património Edificado, Bens Móveis e Integrados PhD in Conservation and Restoration of Cultural Property (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 History and Technology of Artistic and Cultural Heritage Materials/ História e Tecnologia dos Materiais do Património Artístico e Cultural PhD in Conservation and Restoration of Cultural Property (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Preventive Conservation/ Conservação Preventiva PhD in Heritage Studies/ Doutoramento em Estudos de Património (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 History, Materials and Technologies IV (flexible supports: textiles, canvas, paper and leather)/ História, Materiais e Tecnologias IV (suportes flexíveis: têxteis, tela, papel e pele) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Painting Preservation and Conservation Techniques I (painting on canvas)/ Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura I (pintura sobre tela) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2018 Conservation and Restoration Techniques I - Organic Materials / Técnicas de Conservação e Restauro I – Materiais Orgânicos Master in Conservation and Restoration of Cultural Property/ Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2018 Materials and Technologies V/ Materiais e Tecnologias V Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - 2017 Multidisciplinary themes (preparation of scientific papers - theses and articles)/ Temas Multidisciplinares (preparação de trabalhos científicos – teses e artigos) PhD in Conservation and Restoration of Cultural Property/ Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Conservation and Restoration Techniques II - Integrated Heritage (Retables)/ Técnicas de Conservação e Restauro II - Património Integrado (Retábulos) Master in Conservation and Restoration of Cultural Property (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Conservation and Restoration Techniques I - Organic Materials (Sculpture)/ Técnicas de Conservação e Restauro I – Materiais Orgânicos (Escultura) Master in Conservation and Restoration of Cultural Property/ Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Techniques for the Preservation and Conservation of Organic Materials I (wood, paper, photography, bone and ivory)/ Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos I (madeira, papel , fotografia, osso e marfim) Art Conservation and Restoration/ Arte Conservação e Restauro Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Materials and Technologies IV (canvas, textiles, leather, parchment)/ Materiais e Tecnologias IV (tela, têxteis, couro, pergaminho) Art Conservation and Restoration/ Arte Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Techniques for Preserving and Conserving Organic Materials II (canvas, textiles, leather, parchment)/ Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos II (tela, têxteis, couro, pergaminho) Art Conservation and Restoration/ Arte Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Techniques for the Preservation and Conservation of Painting and Polychromy I (preparation and polychromy layers - materials and technologies, alteration processes, conservation and restoration methodologies. Systems for the conditioning, storage and displacement of works of art)/ Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura e Policromia I (camadas de preparação e policromia – materiais e tecnologias, processos de alteração, metodologias de conservação e restauro. Sistemas de acondicionamento, armazenamento e deslocação de obras de arte) Art Conservation and Restoration/ Arte Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Conservation and Restoration Techniques and Practices - Sculpture (materials and technologies, diagnosis, conservation and restoration methodologies)/ Técnicas e Práticas de Conservação e Restauro – Escultura (materiais e tecnologias, diagnóstico, metodologias de conservação e restauro) Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais/ Master in Conservation and Restoration of Cultural Property/ (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2015 Conservation and Restoration Techniques and Practices - Woodcarving (technological evolution of retable structures, diagnostic methods, conservation and restoration methodologies)/ Técnicas e Práticas de Conservação e Restauro – Talha (evolução tecnológica das estruturas retabulares, métodos de diagnóstico, metodologias de conservação e restauro) Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais/ Master in Conservation and Restoration of Cultural Property/ (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2015 Materials and Technologies III (wood, paper and papyrus, bone and ivory)/ Materiais e Tecnologias III (madeira, papel e papiro, osso e marfim) Art Conservation and Restoration/ Arte Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2009 Techniques for the Preservation and Conservation of Organic Materials I (wood, paper, bone and ivory)/ Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos I (madeira, papel, osso e marfim) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2009 Introduction to Conservation and Restoration Techniques II (wooden supports, canvas supports, polychrome layers, paper supports, photography)/ Introdução às Técnicas de Conservação e Restauro II (suportes de madeira, suportes de tela, camadas policromas, suportes de papel, fotografia Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2009 Techniques for Preserving and Conserving Organic Materials II (canvas, textiles, leather, parchment)/ Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos II (tela, têxteis, couro, pergaminho) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2009 Materials and Technologies IV (canvas, textiles, leather, parchment)/ Materiais e Tecnologias IV (tela, têxteis, couro, pergaminho) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2009 Study and Behavior of Materials II (wood, textile fibers, paper, binders, fillers, pigments)/ Estudo e Comportamento dos Materiais II (madeira, fibras têxteis, papel, aglutinantes, cargas, pigmentos) Art - Conservation and Restoration (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2009 Introduction to Conservation and Restoration Techniques I (sculpture on wood, painting on canvas, graphic documents, photography)/ Introdução às Técnicas de Conservação e Restauro I (escultura sobre madeira, pintura sobre tela, documentos gráficos, fotografia) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2009 Conservation and Restoration I (Easel painting)/ Conservação e Restauro I (Pintura de cavalete) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2006 Study and Behavior of Materials I (minerals and rocks, ceramics, glass, metals, mortars and pigments)/ Estudo e Comportamento dos Materiais I (minerais e rochas, cerâmica, vidro, metais, argamassas e pigmentos) Art - Conservation and Restoration/ Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Technical, Material and Conservation Study of António Carneiro's pictorial work/ Estudo Técnico, Material e de Conservação da obra pictórica de António Carneiro Câmara Municipal do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011 - Atual ICOM-CC - International Council of Museums - Committee for Conservation Member of the following working groups: Art Technological Source Research; Education and Training in Conservation; Objects from Indigenous and World Cultures; Natural History Collections; Preventive Conservation; Sculpture Polychromy, and Architectural Decorations.
2000 - Atual Professional Association of Conservators-Restorers of Portugal ARP/ Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal - ARP