Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Mônica Mesquita
- Data de nascimento
- 1965/09/14
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Mesquita, M.
- Laporta, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8F1E-C236-3598
- ORCID iD
- 0000-0001-5912-6829
Endereços de correio eletrónico
- mmbm@fct.unl.pt (Profissional)
- harmoni4@mac.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 212948300 (Profissional)
 
Moradas
- Rua Maria Luisa Fragoso n1, 2820-102, Aroeira, Almada, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.dcea.fct.unl.pt/pessoas/colaboradores/monica-mesquita (Profissional)
- http://www.mare-centre.pt/pt/user/211 (Académico)
- https://scholar.google.pt/citations?user=lt3dcqoAAAAJ&hl=pt-PT (Académico)
- www.olo.blue (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Naturais - Ciências da Terra e do Ambiente - Ciências do Ambiente
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
- Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Ciências do Ambiente
- Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
- Ciências Sociais - Ciências Políticas
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | 
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | 
| Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2016/06/30 - 2018/12/15 Concluído | Ocean Literacy and Resilient Communities Post-Doc (Pós-doutoramento) Especialização em Environmental Sciences Post-Doc Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | |
| 2013/07/01 - 2016/06/30 Concluído | Political Flow in the Communitarian Education: Topological Ontology in the Urban Boundaries Post-Doc (Pós-doutoramento) Especialização em Sciences Education Post-Doc. Universidade de Lisboa, Portugal | n/a | 
| 2012/06/01 - 2012/07/31 Concluído | Philosophy of our own praxis. A Case Study in Environmental Justice (Outros) Especialização em Filosofia Política Birkbeck University of London Birkbeck Institute for Social Research, Reino Unido | n/a | 
| 2011/06/01 - 2011/07/31 Concluído | Social Critical Theory (Outros) Especialização em Filosofia Política University of London, Reino Unido | |
| 2008/12/03 Concluído | Educational Sciences  Ph.D. (Doutoramento) Especialização em Minor: Curricular Theory &  Sciences Teaching Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal "Children Space, and Urbanstreet: An Ethomathematics Posture" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 2000/09 - 2001/07 Concluído | Science, Technology & Society (Doktor (PhD)) Especialização em Socioantropology of Mathematics Rensselaer Polytechnic Institute School of Humanities Arts and Social Sciences, Estados Unidos | |
| 1999 - 2001 Concluído | Mathematics Education Master (Mestrado) Especialização em Critical Mathematics Education Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil "Pré-Escola: Um Estudo a Respeito da Sobrecontagem na Resolução de Problemas aditivos" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Nota máxima por unanimidade | 
| 1987 - 1993 Concluído | Bachelor of Science in Pure Mathematics   (Bachelor) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | 18 | 
| 1987 - 1993 Concluído | License of Arts in Pedagogy (Licence) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação, Brasil | 17 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2025/04/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | ||
| 2018/12/21 - Atual | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | 
| 2018/12/19 - 2024/12/18 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2013/07/01 - 2018/12/15 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | ||
| 2012/01 - 2016/06 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal (...) | ||
| 2012/01/09 - 2014/07/08 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
| 2007/09/01 - 2010/12/31 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2007/01 - 2009/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2001/10 - 2008/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2005/02 - 2007/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2001/07/01 - 2003/08/31 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | European Union, Bélgica | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2018/02 - Atual | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidad de Granada, Espanha | 
| Universidad de Granada Departamento de Didáctica de la Matemática, Espanha | ||
| 2016/09 - 2024/12/18 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2007/01 - 2022/03 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2009/03 - 2016/06 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
| 2002/04 - 2005/10 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2000/01 - 2000/07 | Assistente (Docente Universitário) | Faculdade Oswaldo Cruz, Brasil | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1999/04 - Atual | Investigadora (Investigação Científica) | Universidade de São Paulo, Brasil | 
| 2010/03 - 2012/02 | Professor Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Estado da Bahia, Brasil | 
| 2009/01/01 - 2009/12/31 | Coordenadora | Alto Comissariado para as Imigrações, Portugal | 
| 2001/10/20 - 2008/06/30 | Investigadora Colaboradora | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2003/10 - 2007/09 | Doutorando (Investigação Científica) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2005/07/01 - 2007/06/01 | Autora/Tradutora - Projecto DALEST -224269–CP–1–2005 –1- CY–MINERVA–M | European Union, Bélgica | 
| 2004/01/01 - 2006/01/01 | Autora - RVCC Secundário | Ministério da Educação, Portugal | 
| 2001/08/01 - 2001/10/30 | Professor Substituta | Universidade Senador Flaker, Brasil | 
| 2001/01/01 - 2001/10/01 | Professora Contratada Mestrado | Universidade Brás Cubas, Brasil | 
| 2001/07 - 2001/10 | Formador de Professores Indígenas (Docente Universitário) | Fundação Nacional do Indio, Brasil | 
| 1999/08 - 2001/07 | Mestranda (Investigação Científica) | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil | 
| 1985/03 - 1995/12 | Professor Estável de Matemática e Fisica (Docente Ensino Secundário) | Governo do Estado de São Paulo, Brasil | 
| 1990/02/01 - 1993/12/31 | Professor Básica (Nível II) | Colégio Alvorada, Brasil | 
| 1991/01/01 - 1993/01/01 | Coordenadora de Área de Ciências | Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Presidente Roosevelt, Brasil | 
| 1987/08/01 - 1987/12/01 | Mergulhadora Profissional | Universidade de Lisboa, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2024/02/01 - Atual | Women in artisanal fishing in Tômbwa: Weaving knowledge nets for a local socio-environmental and cultural co-analysis BD 202411363.PRT Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | Em curso | 
| 2023/10 - Atual | Employment and income alternatives for coastal communities within the challenge of the marine economy PRT/BD/154728/2022 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2024/01/05 - 2026/09/14 | AYE - Action-research for Youth in Europe 2023-1-FR01-KA220-HED-000160088 Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     Universidade Nova de Lisboa, Portugal École des Hautes Etudes en Santé Publique, França Helsingin yliopisto, Finlândia | Erasmus Plus Em curso | 
| 2017/09/15 - 2018/01/15 | Educación Comunitaria de la Costa: compartiendo y construyendo conocimiento con la comunidad de pescadores de Caparica CAS17/00244 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | España Ministerio de Educación Formación Profesional y Deportes Concluído | 
| 2007/09 - 2010/12 | LEARN: Mathematics, Technology and Society | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | 
| 2003/10/01 - 2007/09/30 | CONCEITO DE ESPAÇO NA CULTURA DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE RUA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO SFRH/BD/12670/2003 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2003/10 - 2007/09 | Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture. Provided by PTCRIS: SFRH/BD/12670/2003 Bolseiro de Doutoramento
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021/01/01 - Atual | Cultural Mapping of Lagoa de Albufeira A Critical Ethnographic Study for Sustainability UI/BD/150953/2021 Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2019/01/01 - Atual | MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente UID/MAR/04292/2019 FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2021/01/01 - 2025/12/31 | Rede de Infraestruturas em Investigação Aquática LA/P/0069/2020 Investigador
                                     Universidade do Minho, Portugal Universidade do Algarve, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Minho Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2022/03 - 2024/12 | Pra-Lab - Labor practices in small communities in Brazil and Portugal: sustainability in knowing/doing for social and economic
                                 equity 404461/2021-2 Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     Universidade Federal Fluminense, Brasil Universidade Nova de Lisboa, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Amapa, Brasil | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Em curso | 
| 2020/01/01 - 2023/12/31 | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente UIDP/04292/2020 Investigador
                                    
                                  | |
| 2020/01 - 2023/12 | TREAT - Temporary Rivers Ecosystem Management Adaptation To climate change effects in drought prone areas Submitted Scientific Commission Member / Consultant
                                     Instituto de Ciências da Terra, Portugal Universidade de Évora, Portugal | Agence Europe SA Em curso | 
| 2021/10/01 - 2023/09/30 | MST&S - MARINE SCIENCE, TECHNOLOGY, AND SOCIETY EDUCATION PROGRAMM Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | EEA Grants Em curso | 
| 2020/10/01 - 2021/09/30 | Chão comum - um território que nos une Investigador
                                     Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | Em curso | 
| 2018/10/01 - 2021/08/31 | Partibridges. Research, training and practice: building bridges around youth participation Investigador responsável
                                     Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | Erasmus Plus Em curso | 
| 2019/07/01 - 2021/04/30 | Smart Fishing. Integração de novas tecnologias para a pesca local sustentável e segura. MAR-01.03.01-FEAMP-0028 Investigador responsável
                                     Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia Em curso | 
| 2013/07/01 - 2018/12/31 | POLITICAL FLOW IN THE COMMUNITARIAN EDUCATION: TOPOLOGICAL ONTOLOGY IN THE URBAN BOUNDARIES SFRH/BPD/87248/2012 Bolseiro de Pós-Doutoramento
                                     Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2012/01/09 - 2014/07/08 | URBAN BOUNDARIES: The Dynamic of Cultural Encounters in Communitarian Education Investigador responsável
                                     Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012 PEst-OE/CED/UI4107/2011 Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2005 - 2007 | DALEST. Developing Active Learning Environment for Stereometry. Investigador
                                    
                                  | Agence Europe SA Concluído | 
| 2001/04 - 2003/09 | MODELLINGSPACE: A space for ideas’ expression, modelling and collaboration, for the development of imagination, reasoning
                                 and learning  IST-2000-25385  Investigador
                                     Universidade Nova de Lisboa, Portugal Panepistemio Patron, Grécia Panepistemio Aigaiou, Grécia Université de Mons-Hainaut, Bélgica Université d'Angers, França SEMA Group, Espanha | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Artigo em revista (magazine) | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Prefácio / Posfácio | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
| Website | 
 | 
Artística / Interpretação
| Arte visual | 
 | 
| Exposição artística | 
 | 
| Gravação vídeo | 
 | 
| Interpretação artística | 
 | 
Outros
| Outra produção | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/05/14 | Circularity in Artisanal Fishing in Portugal: An option to reduce discards? | 5th International Conference on Water, Energy, Food, and Sustainability Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal) | 
| 2024/09/18 | As louceiras do Maruanum e Etnomatemática: o olhar de um acadêmico de licenciatura em matemática | 7CBEm - Congresso Brasileiro de Etnomatemática Instituto Federal do Amapá (Macapá, Brasil) | 
| 2024/09/17 | Paisagens humanas. Potencialidades da postura etnomatemática na humanização das relações socioculturais-ecológicas. | 7CBEm – Congresso Brasileiro de Etnomatemática Instituto Federal do Amapá (Macapá, Brasil) | 
| 2024/09 | A Etnomatemática como postura contra colonial na Educação não escolar: Os saberes difundidos na vila dos pescadores em Bragança – Pa | 7CBEm - Congresso Brasileiro de Etnomatemática Instituto Federal do Amapá (Macapá, Brasil) | 
| 2024/08/29 | Cultural Mapping for Sustainable Futures in the Coastalscape of Lagoa de Albufeira, Portugal | Royal Geography Society & Institute of British Geographers Annual International Conference 2024 University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido) | 
| 2024 | AYE. The media as a tool for decolonizing invisible bodies through youth art | Bodies, arts and media: (re)configurations in the digital era Universite´ Sorbonne Nouvelle (Paris, França) | 
| 2024 | Exploring drivers of change in Lagoa de Albufeira: Critical ethnography and critical cartographies to local sustainability | Universidad de Vigo (Pontevedra, Espanha) | 
| 2024 | Blue Production in artisanal fishing communities: Increasing the value of Atlantic chub mackerel | The 10th Annual Liverpool Symposium Reflection in Action: Taking Stock of 10 Years of Ethnography Symposia Universidad de Vigo (Pontevedra, Espanha) | 
| 2024 | Etnografia Crítica e os desafios da Economia do Mar. Alternativas de rendimento às comunidades costeiras de Nampula | Moçambique | Universidade de Lisboa | Instituto de Ciências Sociais (Lisbon, Portugal) | 
| 2024 | Over land to sea. Learning from the Ecological Knowledge of the Artisanal Fishing Community of Costa de Caparica | Portugal | 18th Congress of the International Society of Ethnobiology  International Society of Ethnobiology (Marrakech, Marrocos) | 
| 2024 | Mar, Alterações Climáticas, Mitigação, Ciência e Comunidade | International Symposium American Studies Over_Seas - Abordar o transbordo: o que fizemos e o que faremos quando galgarem as
                                 águas? American Studies Over_Seass (Monte de Caparica, Portugal) | 
| 2024 | Parlamento Oceânico. Justiça socioambiental e o descarte na pesca artesanal. | Semana da Ciência e da Tecnologia Ciência Viva (Caparica, Portugal) | 
| 2023/06 | Intellectual Estrutural Violence | XX ISA World Congress in Sociology International Sociological Association (Melbourne, Austrália) | 
| 2023/06 | The knowing of the Neoliberal Tide. Decolonize the Coast Zone! | XX ISA World Congress in Sociology International Sociological Association (Melbourne, Austrália) | 
| 2023 | Digital ethnography and unvolunteered geographic information (iVGI). The local spatial knowledge in the cloud | ISOCARP - International Society of City and Regional Planners (Lisbon, Portugal) | 
| 2023 | Decolonizar o Oceano. Caminhos entre o campo de investigação, a sua relação com o ambiente e o sistema neoextrativista | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Produção Azul em comunidades piscatórias artesanais: Aumentando o valor da Cavala | Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Educação Ambiental e Sustentabilidade nas comunidades piscatórias artesanais da Costa da Caparica/Portugal | Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Corporeidade e Educação Ambiental | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Costa ReefYard: Um cemitério subaquático sustentável e ecológico da costa portuguesa | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Educação Comunitária Ambiental - promoção de cidadania revisitando a ancestralidade | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | O mapeamento cultural enquanto ferramenta para a Educação Ambiental | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Ulisses e o Meteoro Aquático | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | DJAMBADON di MUTUNDO na BISSAU. Um processo de cogestão de resíduos na Tchada – Guine´-Bissau | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Educação, Sustentabilidade e Conhecimento Ecológico Local | VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Rede Lusófona de Educação Ambienta (Maputo, Moçambique) | 
| 2023 | Tagus Hidden | European Maritime Day European Commission (Caparica, Portugal) | 
| 2022 | Fishermen investigating their ethnomathematics sharing fish and profits | ICME 7 - International Conference on Ethnomathematics. University of Phillipines (Baguio City, Filipinas) | 
| 2022 | Blue Production in artisanal fishing communities: Increasing the value of Atlantic chub mackerel | Stockholmer University of Arts. (Stockholm, Suécia) | 
| 2022 | Drifting dialogues: culture manifestations working through collaboration to sustainability | 28th Annual Conference, International Sustainable Development Research Society - Sustainable Development and Courage. Culture,
                                 Art and Human Right Stockholmer University of Arts. (Stockholm, Suécia) | 
| 2022 | Djambadon di muntudo na Bissau. Waste co-management process in Tchada – Guinea Bissau | Stockholmer University of Arts. (Stockholm, Suécia) | 
| 2022 | Ocean Literacy Observatory. A way to decolonize the coastal knowledge. | Stockholmer University of Arts (Stockholm, Suécia) | 
| 2022 | Alternative Mapping Practices for Coastal Sustainability | Stockholmer University of Arts (Stockholm, Suécia) | 
| 2022 | Sustentabilidade econômica e ambiental nas comunidades piscatórias artesanais da Costa da Caparica/Portugal | Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal) | 
| 2021/11/24 | Integração de novas tecnologias para uma pesca local segura e sustentável. | PEA PESCARTE - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Campos de Goytacases, Brasil) | 
| 2021/02/25 | A Degrowth Praxis to Reclaim the Commons – Blue Degrowth and Small Scale Fisheries. | IV ISA Forum of Sociology – Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality International Sociological Association (Porto Alegre, Brasil) | 
| 2021 | The Outer Body, inside. Opening Academic Spaces for the Co-Construction of a Common Knowledge in Coastal Planning | IV ISA Forum of Sociology – Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality International Sociological Association (Porto Alegre, Brasil) | 
| 2021 | Critical Ethnography towards Environmental Protection and Sustainable Development | Wroclaw University of Environmental and Life Sciences (Wroclaw, Polónia) | 
| 2021 | Research Methodology. For Whom? | EDULEARN (Palma, Espanha) | 
| 2021 | Múltiplas Linguagens/Grandes Enlaces: saberes compartilhados sobre a pesca artesanal | PESCARTE (Campo de Goytacazes, Brasil) | 
| 2021 | O corpo da investigação, a sua relação com o ambiente e o sistema neoextrativista. | Rede Lusófona de Educação Ambienta (Mindelo, Cabo Verde) | 
| 2021 | Coconstrução de um museu virtual. Literacia, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores. | Universidade de Cabo verde (Mindelo, Cabo Verde) | 
| 2021 | A Ecologia Social na paisagem da Lagoa de Albufeira, Portugal. Coconstruindo conhecimento integral para o equilíbrio ecológico local. | Universidade de Cabo verde (Mindelo, Cabo Verde) | 
| 2021 | Descolonização do Oceano: Pescadores e cidadania das águas salgadas no litoral de Almada. | Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde) | 
| 2021 | Governância colaborativa e literacia oceânica nas práticas de Educação Ambiental – valores e saberes em diálogo para a sustentabilidade ambiental | Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde) | 
| 2021 | Lua de pé, marinheiro deitado - Lua deitada, marinheiro de pé. Uma análise da literacia oceânica dos pescadores da Costa de Caparica - Portugal | VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde) | 
| 2021 | Decrescimento Azul – Acesso aos direito e direito ao acesso do Oceano. | Universidade de Cabo Verde (Mindelo, Cabo Verde) | 
| 2021 | Redes Herdadas: Um estudo etnomatema´tico sobre os saberes tradicionais de pescadores artesanais de diferentes gerações da vila do pescador em Bragança – Pa | UNIFESSPA (Marabá, Brasil) | 
| 2021 | The knowing of tide. Decolonizing the coast zone! | IUAES - International Union of Anthropology and Ethnology Sciences (Merida, México) | 
| 2021 | Social Ecological Cartographies of Lagoa de Albufeira. A Critical Ethnographic study for sustainability | IUAES - International Union of Anthropology and Ethnology Sciences (Merida, México) | 
| 2021 | Knowledge in praxis: the social construction of the body | Bodies in the Pandemic Context - RC54 post Porto Alegre Forum / International Sociological Association – II International
                                 Conference Body and Culture International Sociological Association (Brasilia, Brasil) | 
| 2020 | A Educação Comunitária e a Sustentabilidade Ambiental – Das Memórias ao Bem Comum (modalidade virtual). | Universidade Estadual do Norte de Fluminense (Campo de Goytacazes, Brasil) | 
| 2020 | Coconstrução de um museu virtual. Literacia, sustentabilidade e emancipação na disseminação do património cultural das comunidades de pescadores | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal) | 
| 2019 | OLO - Ocean Literacy Observatory | European Maritime Day OLO MARE NOVA (Caparica, Portugal) | 
| 2019 | Literacy in schools: a virtual museum for the dissemination of the cultural heritage of fishing communities | Universidad de Granada (Granada, Espanha) | 
| 2019 | T.H.E. Tecnologia-Histo´ria e Educac¸a~o: concec¸a~o de um museu virtual enquanto estrate´gia de valorizac¸a~o de patrimo´nio cultural piscato´rio. | Universidade Luso´fona de Humanidades e Tecnologias (Lisbon, Portugal) | 
| 2018 | Alternatives to the Academic Violence: The Body of the Researcher in the Neoextractivist world | XIX International Sociological Association – Word Congress of sociology |  POWER, VIOLENCE, AND JUSTICE: Reflections, Responses,
                                 Resonsabilities International Sociological Association (Toronto, Canadá) | 
| 2018 | Sharing and building knowledge with the community to overcome the tensions between the marginal local and the dominant global | XIX International Sociological Association – Word Congress of sociology |  POWER, VIOLENCE, AND JUSTICE: Reflections, Responses,
                                 Resonsabilities International Sociological Association (Toronto, Canadá) | 
| 2018 | The ocean influence on us and our influence on the ocean – Whom is ocean literacy for? | University of Greenwich (Greenwich, Reino Unido) | 
| 2018 | Tecnologia-História e Educação: conceção de um museu virtual enquanto estratégia de valorização de património cultural piscatório | Universidade Luso´fona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal) | 
| 2018 | O papel das comunidades e das escolas na literacia local. | Universidade NOVA de Lisboa (Lourinhã, Portugal) | 
| 2017/06/01 | "Arte-Xavega - Valorização Económica e Economia do Mar" | Seminario Arte Xávega Camara Municipal de Almada (Costa de Caparica, Portugal) | 
| 2017 | Dealing with our own shit. The research behind the (mathematics education) research | MES9 -  Mathematics Education and Society Conference University of Thessaly (Volos, Grécia) | 
| 2017 | Alternatives to the socioeconomic- environmental sustainability: The body of researcher in the neoextractivist world | International Sociological Association - RC54 (Rome, Itália) | 
| 2017 | Requalificação participativa crítica de uma ilha estuarina urbana | Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura (Lisbon, Portugal) | 
| 2017 | Urban Boundaries project. | IDEA 25 – Drama/Theatre/Arts for Ecology and Sustainability Universidade de E´vora - Cole´gio Espi´rito Santo (Évora, Portugal) | 
| 2017 | Opening dialogical spaces through scientific research. When the members of a fishing community become researchers of their own practices. | Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2017 | When the academy became part of the non-part. | Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2017 | Ocean Literacy Observatory. When the Academy is All of Us. | University of Victory (Vancouver, Canadá) | 
| 2017 | The Ethnomathematics Posture in Environmental Research Processes. Communitarian Sustainable Development in Act | 9th World Environmental Education Congress University of Victory (Vancouver, Canadá) | 
| 2017 | The sustainability of human intelligibility. Researching to "unhierarchize" the environmental educational processes | University of Victory (Vancouver, Canadá) | 
| 2017 | Actions for environmental education on indigenous land. | University of Victory (Vancouver, Canadá) | 
| 2017 | Embaixadores pela Biodiversidade. Literacia Oceânica para a geração de agentes de mudança nas comunidades costeiras | GreenFest GreenFest (Estoril, Portugal) | 
| 2016/11/14 | Desenvolvimento sustentável comunitário em ato | XVIII Encontro da Rede de estudos Ambientais - Transformando nosso mundo: A REALP no caminho para 2020 Unversidade  Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique) | 
| 2016/07/14 | Author meets their critics. Charing a Round Table to lauch the book: Embodiment and Cultural Differences | 3rd ISA Forum of Sociology - The future we want:  Global sociology and the struggles for a better world International Sociological Association (Vienna, Áustria) | 
| 2016/06/08 | Projeto Fronteiras Urbanas e a luta pela água deste lado do mundo. Territorialidades e luta pela terra no início do sec. XXI | I Seminário Internacional de Educação do Campo Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil) | 
| 2016/04/30 | Projeto Fronteiras Urbanas. Emfim juntos... | A Educação Permanente em tempo de Mudanças: saber para transformar Pavilhão do Conhecimento (LIsboa, Portugal) | 
| 2016 | Human Topology. The Mathematics Education in the time of the encounters in the clashes | Gesellschaft für Didaktik der Mathematik - GDM (Hamburg, Alemanha) | 
| 2016 | Escola do Bairro. Questionando a hierarquia dos saberes nos processos educativos. | Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2016 | Sociology of Space and Urban Boundaries. Embodiment through Communitarian Education | International Sociological Association (Vienna, Áustria) | 
| 2016 | Documentário participativo do/no projeto Fronteiras Urbanas. | Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2016 | Escolhas coletivas perturbadoras. Da postura etnomatema´tica a` (r)evolução na academia | CBEm5 - Congresso Brasileiro de Etnomatema´tica. Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil) | 
| 2016 | A sustentabilidade do desenvolvimento da inteligibilidade humana: investigar para “deshierarquizar” os processos educativos | A Associação O Direito de Aprender | Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal) | 
| 2015/08/27 | Political Flow in a Critical Ethnography Orders and disorders in a communitarian education project | The 10th Annual Liverpool Symposium Reflection in Action: Taking Stock of 10 Years of Ethnography Symposia University of Liverpool (Liverpool, Reino Unido) | 
| 2015/06/29 | Educação Matemática e contextos de diversidade cultural | 4º SIPEM -Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil) | 
| 2015/03/10 | Diversidade Cultural e Formação de Educadores | Seminário Transdisciplinar das AIE de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia e de Didática  Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2015 | Urban Boundaries and the Human Topology | International Conference of RC54 - ISA University of Rome (Roma) | 
| 2015 | O conhecimento enquanto ferramenta política – A Escola do Bairro e a educação perturbadora do projecto Fronteiras Urbanas | Universidade NOVA de Lisboa (Caparica, Portugal) | 
| 2015 | Direitos, sobrevivência e política local da água: Aprendizagem através do trabalho conjunto | Universidade NOVA de Lisboa (Caparica, Portugal) | 
| 2015 | Espaços posicionais em Educação Matemática: Interculturalidade, Etnomatemática e Etnografia Crítica | Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil) | 
| 2015 | Escola do Bairro: desabafo sobre um estudo etnográfico crítico na perspectiva da Educação Matemática Comunitária | 4º SIPEM -Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil) | 
| 2015 | Educação Matemática Comunitária no projeto Fronteiras Urbanas | Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Brasil) | 
| 2014/05/14 | Etnomatemática | Seminário Semestral do Instituto Piaget Instituto Piaget (Monte de Caparica, Portugal) | 
| 2014/04/30 | European Urban Boundaries | International Meeting of Urban Boundaries Manchester Metropolitan University - Education and Social research Institute (Manchester, Reino Unido) | 
| 2014 | The global within the local: Questioning European policies in two local Portuguese communities | ECER 2014 - European Conference on Educational Research - The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe EERA (Porto, Portugal) | 
| 2014 | Urban Boundaries and Love: the rebirth of political thought within the disturbing education | Cincinnati University (Ohio, Estados Unidos) | 
| 2014 | The Urban Boundaries Project: a disturbing education through a subversive scientific trail | EERA (Porto, Portugal) | 
| 2014 | Educating the fringes of Europe: The Urban Boundaries Project | EERA (Porto, Portugal) | 
| 2014 | Education as Applied Politics: Critiquing and Inscribing Policy into Practice and Building Alternatives | EERA (Porto, Portugal) | 
| 2014 | The pedagogy of Freire, the psychoanalysis of Lacan and the trap of assistencialism | EERA (Porto, Portugal) | 
| 2014 | Rights, Survival, and Local Politics on Water - learning through working together | IWA - World Water Congress & Exhibition – Shaping our Water Future International Water Association (Lisbon, Portugal) | 
| 2013/11/12 | Transparency and Open Data | Trienal de Arquitectura de Lisboa - Real and Other Fictions Trienal de Arquitectura de Lisboa (LIsboa, Portugal) | 
| 2013/05/14 | Ex-invisíveis: A importância do Educador (Social) no processo de emancipação, transformação e civilidade. | V Encontro dos Técnicos Superiores em Educação Social Associação Promotora de Educação Social (Porto, Portugal) | 
| 2013 | Fronteiras Urbanas e Amor: A emergência da Educação Comunitária em movimentos transculturais e transdisciplinar | Dia do Curso do Educador Social Escola Superior de Educação e Cultura - Universidade do Algarve (Faro, Portugal) | 
| 2013 | Introduction to the papers and posters of WG10: Cultural diversity and mathematics education | CERME8 - Congress of the European Society for Research in Mathematics Education Middle East Technical University (Ankara, Turquia) | 
| 2013 | NO WATER! Real contradictions among Rights, Survival, a Local Politics through the eyes of ethnographers from the Urban Boundaries Project. | Universidade NOVA de Lisboa (Caparica, Portugal) | 
| 2013 | From invisibility to full citizenship: A bottom-up movement for urban rights | Conference RETHINK Participatory Cultural Citizenship Aarhus University,  (Aarhus, Dinamarca) | 
| 2013 | Mediation in a Communitarian Education Project | Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2012/11/09 | Projeto Fronterias Urbanas. A dinâmica dos encontros culturais na Educação Comunitária | Semana Aprender – II Encontro de Educac¸a~o e Formac¸a~o de Adulto A Associação O Direito de Aprender (LIsboa, Portugal) | 
| 2012/06/23 | EnterProjects: Urban Boudaries and the Noutra Costa Workshop | Noutra Costa Workshop Universidade Autónoma de Lisboa (LIsboa, Portugal) | 
| 2012 | The Urban Boundaries Project: Towards an emancipatory educational policy | Aarhus University (Copenhagen, Dinamarca) | 
| 2012 | Anthropology of Space and the Urban Boundaries: a study centred in the communitarian education | Anthropology in the World Conference Royal Anthropological Institute | British Museum (London, Reino Unido) | 
| 2012 | Urban Boundaries Project: Communitarian Education, Narrative, and Learning | ECER 2012 - European Conference on Educational Research - The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education
                                 and Development for All University of Cadiz (Cadiz, Espanha) | 
| 2012 | Urban Boundaries Project: The dialogue as the core of the question “for all” | University of Cadiz (Cadiz, Espanha) | 
| 2012 | Urban boundaries project: mathematics and the struggle for survival | International Commission on Mathematical Instruction(ICMI) (Seoul, Coreia do Sul) | 
| 2012 | Life Narratives contributing to the freedom of knowledge. Urban Boundaries Project | INEDP (Hammamet, Tunísia) | 
| 2012 | Urban Boundaries Project and the dialogue as the core of the question “for all” | INEDP (Hammamet, Tunísia) | 
| 2012 | Ethnomathematics in non-formal educational settings: The Urban Boundaries Project | International Commission on Mathematical Instruction(ICMI) (Seoul, Coreia do Sul) | 
| 2011 | The Collaborative Group of GEMP as context-building knowledge and the relationship with the knowledge | Institute of Technology Tallaght (Dublin, Irlanda) | 
| 2010 | Analysing the uses of "critique" and "politics" in mathematics education research | MES6 - International Mathematics Education and Society Conference Freie Universitat Berlin (Berlin, Alemanha) | 
| 2010 | Six Adult Mathematical Workers on Literacy, Materacy, and Technoracy for Life | London South Bank University (London, Reino Unido) | 
| 2008 | Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectives | MES5 - International Mathematics Education and Society Conference Universidade de Lisboa | Universidade do Algrave (Albufeira, Portugal) | 
| 2008 | The social transformation as object of studies and practices | MES5 - International Mathematics Education and Society Conference Universidade de Lisboa | Universidade do Algrave (Albufeira, Portugal) | 
| 2008 | O conceito de crítica em educação matemática e perspectivas de investigação | XII SEIEM – XIX SIEM – XVIII EIEM Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (Badajos, Espanha) | 
| 2008 | If school is like this, there is nothing we can do: some thoughts | Universidade de Lisboa | Universidade do Algrave (Albufeira, Portugal) | 
| 2007 | Teachers and Pupils’ voices | Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2007 | En hommage a` la mémoire de Teresa Ambro´sio. | Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2006 | Against essentialism: The end of the platonism Mathematics | III ICEm - International Congress of Ethnomathematics - Cultural Connections and Mathematical Manipulations University of Auckland (Auckland, Nova Zelândia) | 
| 2006 | Social and technical speech: discussion of mathematics knowledge production out of school of not dominant cultures | University of Auckland (Auckland, Nova Zelândia) | 
| 2006 | Technoracy, Materacy, and Literacy: recognizing, validating, and certifying mathematical competences | III ICEm - International Congress of Etnomathematics - Cultural Connections and Mathematical Manipulations University of Auckland (Auckland, Nova Zelândia) | 
| 2006 | Ser Matematicamente Competente. Sobre as Competências Matemáticas | Seminário na Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2006 | Social and technical speech: discussion of mathematics knowledge production out of school of not dominant cultures | Charles University (Prague, República Checa) | 
| 2006 | Recognizing mathematical competences | 30th PME - Psychologist Mathematics Education Charles University (Prague, República Checa) | 
| 2006 | Learning with street children: the social construction of mathematical knowledge | International Sociological Association (Durban, África do Sul) | 
| 2006 | The second voice of “We’re equal but different" | International Sociological Association (Durban, África do Sul) | 
| 2006 | Presentation of the work undertaken by the University of Lisbon partner | University of Sofia (Sofia, Bulgária) | 
| 2005 | Cultivar e sustentar a investigação: aprendizagem como participação numa comunidade de prática |  Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Castelo Branco, Portugal) | 
| 2005 | Criança em situação de rua: um olhar sobre seus saberes | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Castelo Branco, Portugal) | 
| 2005 | O Discurso Social versus Discurso Te´cnico: Uma visa~o holi´stica sobre os saberes matemáticos | XVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática Associação dos Professores de Matemática (Évora, Portugal) | 
| 2005 | O que significa hoje ser matematicamente competente. | XVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática Associação dos Professores de Matemática (Évora, Portugal) | 
| 2004 | Critical Mathematical Education and more than Utopia: The social construction of Mathematical Knowledge in a Street Culture | International Sociological Association (Prague, República Checa) | 
| 2004 | We’re equal but different: enhancing human capacities to learn within the research process | International Sociological Association - Education, Participation, and Globalization Conference International Sociological Association (Prague, República Checa) | 
| 2003 | Critical Mathematics Education: The Social Construction of Mathematical Knowledge in a Street Culture | Midterm Conference Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa, Portugal) | 
| 2003 | Alfabetização matemática: da compreensão a` perspectiva crítica | XI CIAEM -  Congresso InterAmericano de Educação Matemática Comité Interamericano de Educación Matemática (Blumenau, Brasil) | 
| 2001 | Overcounting: Memorization and Use in Adding Problems | ICEM9 - 9th International Congress on Mathematical Education Science University of Tokyo (Makuhari, Japão) | 
| 2001 | Sobrecontagem: Memorização e Uso em Problemas Aditivos. | VII ENEM - VII Encontro Nacional de Educação Matemática Universidade federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) | 
| 2001 | Noção de espaço e criança em situação de rua | I Seminário Internacional de Educação Universidade Estadual de Maringá (Cianorte, Brasil) | 
| 2001 | Complexity and Defiance: The Social Construction of Mathematical Knowledge in a Street Culture | Association pour la Pensée Complexe 	Association pour la Pensée Complexe (Lille, França) | 
| 2000 | Priscila, Antônio, Capoeirinha, Camila ... relato de um projeto | Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) | 
| 2000 | A teaching/research method to study overcounting. | MES2 - Second Mathematics Education and Society Universidade de Lisboa (Montechoro, Portugal) | 
| 2000 | Mathematics Education and Peace | International Meeting of the Education for Peace Global Network - The future of our children UNESCO - University of Geneva (Geneva, Suiça) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/02 - Atual | Co-Producing Knowledge for Sustainable Elasmobranch Fisheries: A Community-Based Approach on the Atlantic Iberian Coast Orientador | Environment & Sustainability (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | 
| 2024/10/01 - Atual | "Women in artisanal fishing in the Tômbwa. Weaving knowledge networks for a local socio-environmental and cultural co-analysis"
                                 - FCT BD 202411363.PRT Orientador | Environment and Sustainability (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | 
| 2024/01 - Atual | Arte na Educação de Infância e o Desenvolvimento Sustentável Orientador | Education (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2023/10 - Atual | Employment and income alternatives for coastal communities in the context of the challenges of the Sea Economy in Mozambique
                                 PRT|BD|154728|2022 Orientador | Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2023/09 - Atual | A outra margem: Uma etnografia crítica com os jovens do 2o Torrão. Coorientador | Doutoramento em Estudos Urbanos (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2023 - Atual | Blue Production in artisanal fishing communities: Increasing the value of Atlantic chub mackerel Orientador | Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Portugal | 
| 2023 - Atual | Non-formal education. To explore the local cultural belonging of young people from the Costa da Caparica's fishing community. Orientador | Mestrado em Educação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2020/11/04 - Atual | Blue degrowth and small-scale fisheries. A praxis to reclaim the commons in the coast of Almada. Orientador de Maria Matos dos Santos | Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2020/01 - Atual | Lagoa de Albufeira. Social Ecology perspective towards sustainable territory
                                 
                                 FCT UI/BD/150953/2021 Orientador de Daniel Gomes Batista de Oliveira | Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2018/10 - Atual | Environmental Communitarian Education: collaborative actions to a coastal sustainable design Orientador de Sílvia Helena Correia Franco | Doutoramento em Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2024/03/01 - 2024/05/31 | (Des)Embarque além Mar Orientador | Pós-Doutoramento em Ciências do Ambiente (Outra) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2022/02 - 2023/12 | Forest Literacy in the Pre-school context. A contribution to holistic child development Orientador | Master in Education (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2023/04 - 2023/07 | OLHANDO JUNTOS PARA O OCEANO. DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DA DÉCADA DO OCEANO Orientador | Pós-doutoramento (Outra) Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2022/06/01 - 2023/05/31 | Memórias corporais e a construção de uma experiência pela dança das comunidades costeiras: uma cartografia pluriversa Corpo/Natureza/Cultura
                                 e suas interlocuções Brasil/Portugal Orientador | Pós-doutoramento (Outra) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2022/06 - 2023/05 | De quem é o Mar? Uma abordagem comparativa em Ecologia Humana e Etnoconservação entre Caiçaras e Pescadores(as) Artesanais
                                 portugueses. Orientador | Pós-doutoramento (Outra) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2022/02/01 - 2023/01/31 | O Programa Etnomatemática e a sustentabilidade nas comunidades piscatórias artesanais da Costa de Caparica/Portugal e do Litoral
                                 brasileiro/Brasil Orientador | Pós-doutoramento (Outra) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2021/03/01 - 2023 | Epistemologia do Conhecimento, do Ensino e da Aprendizagem em Ciências e Matemática Coorientador | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Mestrado) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil | 
| 2018/09 - 2022/12 | ENVIRONMENTAL COMMUNITARIAN EDUCATION COLLABORATIVE ACTIONS TO AN INTEGRAL SUSTAINABLE COASTAL DEVELOPMENT Orientador | PhD in Environment and Sustainability (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Portugal | 
| 2020/12/01 - 2022/02/25 | A violência urbana do vazio – O caso dos imóveis ociosos e das ocupações na cidade de Lisboa. Orientador de Camila Bruno | Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2022 - 2022 | A Violência Urbana Do Vazio. Um olhar sobre a questão da habitação e dos imóveis devolutos na cidade de Lisboa Orientador | Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020 - 2022 | The urban violence of the void. A view at the issue of housing and returned properties in the city of Lisbon. Orientador | Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2018/04 - 2021/12 | T.H.E. Tecnologia-História e Educação. O museu virtual como construção de património histórico cultural de comunidades piscatórias. Coorientador de Marta Maria Porto Silva Frade Torres | Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | 
| 2017/09 - 2021/12 | T.H.E. Tecnology-History-Education: The virtual museum as construction of historical-cultutal heritage of fishing communities. Orientador | Education Science (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2019/12/01 - 2021/03/26 | Educação para a Sustentabilidade: O processo de construcção da Exposição Mizu-Mirim para o Museu das Crianças em Lisboa Orientador de Bruna Rouede Mizumoto | Educação Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2018/10 - 2019/12 | Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro Orientador de Daniel Gomes Batista de Oliveira | Mestardo em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2018/10 - 2019/11/13 | Etnografia Crítica Ambiental: A vertente sociocultural do reassentamento na Barragem de Laúca - Angola Orientador de Carolina Paula de Carvalho | Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2018/12 - 2019/10/29 | Aldeia da Luz pós Alqueva: a relação da população com a albufeira sob o ponto de vista da água Orientador | Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Aldeia da Luz pós Alqueva: a relação da população com a albufeira sob o ponto de vista da água Orientador | Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Etnografia Crítica Ambiental: A vertente sociocultural do reassentamento na Barragem de Laúca - Angola Orientador | Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Coconstrução de conhecimentos para nova cultura de planeamento costeiro Orientador | Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Environmental Communitarian Education Collaborative Actions To An Integral Sustainable Coastal Development Orientador | Ambiente e Sustentabilidade (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2017/11 - 2018/12/18 | Avaliação crítica do projeto Embaixadores pela Biodiversidade - Torres Vedras e Lourinhã Coorientador de Maria Matos dos Santos | Engenharia do Ambiente (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2017/09 - 2018/08 | Educación Cominatatia de la Costa: Compartiendo y construyendo conocimiento con la comunidad de pescadores de Caparica Orientador de Veronica Albanese | Sociolantropologia do Ambiente - Geometria Social, com bolsa do Ministério de Educación, Cultura y Desporte - Estancia de
                                 Mobilidad de Extranjero "José Castillejo" / Spain (Outra) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2017/08 - 2018/06 | Formas de Operación y de expresion de los modelos mentales cronotópicos de un professor y sus estudiantes cuando desarollan
                                 actividades que vinculan el uso de coordenadas en el plano e en el espacio en clase de Geometria Analitica de grado 10. Coorientador | Doctoral Interinstitucional en Educación  (Doutoramento) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia Universidad del Atlántico, Colômbia | 
| 2016 - 2016 | Vozes com Identidade: Um Estudo de Caso em Contexto Escolar Orientador | Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013/09 - 2015/12 | Resistir na escola... desafios à transformação Orientador | Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013/09/01 - 2014/12/31 | Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas Orientador | Mestrado em Educação Intercultral (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2014/01/10 - 2014/07/10 | Mathematics Education in multicultural environment / Educação Integral Comunitária Coorientador de JOSE´ ROBERTO LINHARES DE MATTOS | Instituto de Educação - Pós Doutoramento, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
                                 / Brasil (Outra) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Círculos de cultura no projeto Fronteiras Urbanas : um olhar sobre a visão do outro Orientador | Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013/06 - 2013/12 | A political mapping of an educational research field: The case of Mathematics education Orientador | Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, com bolsa FCT (Outra) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique Orientador | Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013 - 2013 | A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática Orientador | Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2011/09 - 2012/12 | Viagem entre o ser e o estar Educador em Moçambique Orientador | Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2010/01 - 2012/01/12 | Ethics Identity in Movement: (trans)formative values of Ismaili muslims mothers in Lisbon with children between 3 - 5 years
                                 old and the metaphor of the Adopetd Adults Orientador de Narimana Alibhai | Mestrado em Educação Intercultural (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/06 - Atual | Violence & Body: reflecting Our Own Limits and Beyond (2023/06) Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora) | International Sociological Association, Espanha | 
| 2023/06 - Atual | Bodies, Emotions, and Social Interactions - Part 1  (2023/06) Simpósio (Outra) | International Sociological Association, Espanha | 
| 2023/06 - Atual | Sea-ing through Bodies, health, and Sustainability (2023/06) Simpósio (Outra) | International Sociological Association, Espanha | 
| 2020/11/05 - Atual | Encontro com Professor Doutor Ubiratan D’Ambrosio (2020 - 2020) Simpósio | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/10/12 - Atual | Cimeira 2 - Projeto Smart Fishing (2020/10/12) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2019/09 - Atual | Ocean Parliament - 1st Cycle. Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas de Urok, na Guine-Bissau. Convidado: Emanuel Ramos (2019/09/17) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2016 - Atual | Coorganizadora Administrativa e Científica do DEC2 - II Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (2016) Encontro | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2015/06/30 - Atual | Coorganizadora Administrativa e Cientifica DEC - Diversidade, Educação e Cidadania (2016) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2015 - Atual | Coordinator of Work Group 10: Diversity and Mathematics Education; social, cultural, and political challenges, at 9th Congress
                                 of European Research in Mathematics Education, in Praha, Czesch Republic (2015) Congresso (Coorganizador) | Univerzita Karlova Pedagogická fakulta, República Checa | 
| 2013 - Atual | Cocordinator of Work Group 10: Cultural, Diversitu, and Mathematics Education at 8th Congress of European Research in Mathematics
                                 Education (2013) Congresso (Coorganizador) | Orta Dogu Teknik Üniversitesi, Turquia | 
| 2012 - Atual | Coordinator fo the Annual Meeting of the Urban Boundaries Project (2012) Congresso (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Arquitectura, Portugal | 
| 2007 - Atual | Coorganizadora do Colloque AFIRSE, Portuguese Section, Complexite: un nouveau paradigme pour le recherche et l'intervention
                                 en education? with Atelier 34 (2007) Conferência (Coorganizador) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal | 
| 2006 - Atual | Coorganizadora do Seminário - Ser matematicamente competente (2006) Congresso (Coorganizador) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | 
| 2006 - Atual | Coordinator of Work Group - The impact upon Human Capacities when Research Processes Encourage Subjects Paticipation as Equal (2006) Congresso (Coorganizador) | International Sociological Association, Espanha | 
| 2004 - Atual | Coordination of Work Group: We're equal but different: enhancing human capacities to learn within the research process at
                                 Conference of Education, participation, and Globalization  - International Sociological Association at Prague / Czech Republic (2004) Congresso (Coorganizador) | International Sociological Association, Espanha | 
| 2003 - Atual | Organizadora e Coordenadora do Grupo de Trabalho: Discovery of Treasures at Midterm Conference Europe  (2003) Congresso (Membro da Comissão Científica) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2003 - Atual | Coordenadora do Grupo de Trabalho: Mathematics Educations and Society at XI Interamerican Congress of Mathematics Education
                                 in Blumenau / Brazil (2003) Congresso (Membro da Comissão Organizadora) | International Mathematical Union, Alemanha | 
| 2002/07 - Atual | International Meeting of the ModellingSpace Project (2002/07) Encontro (Membro da Comissão Científica) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2024/12/10 - 2025/07/04 | BAHAMUT SUMMIT. 
                                 From the Moon to the Fish. (Un)tangle Body-Ecology Relations  (2025/07/01 - 2025/07/05) Congresso (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Portugal | 
| 2024/12/10 - 2025/06/24 | Tagus Hidden - European Maritime Day developed by Ocean Literacy Observatory | Mare Center,  at Tagus River with local Artisanal
                                 Fishing Community. (2025/06/24 - 2025/06/24) Outro | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2025/01 - 2025/05 | EXPO FCT 2025  - Instalação Literacia Oceânica                                                                           
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 https://expo.fct.unl.pt/atividade/instalacao-literacia-oceanica/  (2025/04/30 - 2025/04/30) Exposição (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | 
| 2023/10 - 2024 | Comissão Científica do 7º CBEm  (2024/09/17 - 2024/09/20) Congresso (Membro da Comissão Científica) | Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Amapa, Brasil | 
| 2020/12/14 - 2020/12/14 | Cimeira 3 - Smart Fishing e-Day - Projeto Smart Fishing.   (2020/12/14 - 2020/12/14) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/11/20 - 2020/11/20 | Assembleia Comunitária da Comunidade Piscatória da Fonte da Telha (2020/11/20 - 2020/11/20) Outro (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/09/10 - 2020/09/10 | Workshop CriaAtividades: Aprendizagem e o Ambiente Situado no Seminário Coastwatch Literacia do Oceano e Comunidades:  (2020/09/10 - 2020/09/10) Seminário (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/09/07 - 2020/09/10 | Organização do Seminário Coastwatsh 2020 - 30 anos a olhar pelo Litoral. Organização conjunta do DCEA – FCT NOVA, MARE-NOVA,
                                 GEOTA e Coastwatch Portugal. 7-10 setembro, online. (2020/09/07 - 2020/09/10) Seminário (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/09/09 - 2020/09/09 | Moderadora Painel 3: Literacia dos Oceanos e Comunidades. Seminário Coastwatch Literacia do Oceano e Comunidades: CriaAtividades:
                                 Aprendizagem e o Ambiente Situado (2020/09/08 - 2020/09/10) Seminário (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/07/18 - 2020/07/18 | Assembleia Comunitária Piscatória da Costa de Caparica. (2020/06/20 - 2020/06/20) Outro (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/07/02 - 2020/07/06 | Pré-Assembleias Costa de Caparica / Fonte da Telha / Trafaria (2020/07 - 2020/07) Outro (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/02/27 - 2020/02/27 | Cimeira 1 – Projeto Smart Fishing (2020/02/27 - 2020/02/27) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/01/23 - 2020/01/23 | Pré-cimeira ARTE-XÁVEGA - documentário sobre a prática piscatória reconhecida como Património Cultural Imaterial.  (2020/01/23 - 2020/01/23) Outro (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2018/09/06 - 2018/09/07 | Ocean Literacy for all - Parallel session 2E of Society and the Sea: Investinblue – the values of the ocean and coasts for
                                 sustainable development, (2018/09/06 - 2018/09/08) Encontro (Coorganizador) | University of Greenwich, Reino Unido | 
| 2013/09/24 - 2013/09/28 | Projeto Fronteiras Urbanas na Sala das Nações (2013/09/12 - 2013/11/10) Exposição (Presidente da Comissão Organizadora) | Lisbon Architecture Triennal, Portugal | 
| 2013/07/30 - 2013/08/01 | Coordinator of Forum Fronteiras Urbanas (2013/07) Congresso (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020/09 - Atual | 5th PDAS Meeting (All PhD candidates and Supervisors) Seminário | 5th Ph.D. in Environment and Sustainability Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2019/07 - Atual | 4th PDAS Meeting (All PhD candidates and Supervisors) Seminário | 4th Seminar - PhD in Environment and Sustainability Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2018/07 - Atual | 3rd PDAS Meeting (All PhD candidates and Supervisors) Seminário | 3rd Seminar - PhD in Environment and Sustainability Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2024/11/05 - 2024/11/05 | Lançamento do Livro " O Processo Qualitativo de Pesquisa Social" de Adrian Scriban Mesa-redonda | https://www.youtube.com/live/7SLX7EYlyj0?si=5E3AFtJMA5VNcYX2 Fundação Joaquim Nabuco, Brasil | 
| 2024/10 - 2024/10 | ERASMUS+ AYE - International Meeting Encontro | International Meeting Rennes Coop Eskemm, França | 
| 2020/03/10 - 2020/03/10 | Reunião de políticas de Pesca. Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda da Comissão da Agricultura e Mar. Outro | Reunião Grupo Parlamentar Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/06 | Ecologias do Trabalho da Pesca: uma Etnografia com Pescadores de Setúbal e Sesimbra Arguente | Joana Sá Couto Lomba Batista (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal | 
| 2025/05 | Social Participation in Scientific Research from the Margins Case Study of  2º Torrão, Almada" Arguente | João André Duarte (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2025/04/16 | O caminho da Aldeia é maior que o oceano: um diálogo sobre aprendizagens e seus sujeitos em diferentes contextos Arguente | Kelly Vitória Serschon (Mestrado) Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil | 
| 2025/03/31 | Etnomatemática como método de pesquisa e ensino: os saberes dos agricultores de Ibiraquera Arguente | Valdirene Teixeira Flor Viana (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil | 
| 2024/12/17 | Tecendo Cestaria no Quilombo São Domingos no Sapê do Norte do Espírito Santo: Entrelaçando Saberes, Cultura e Matemática Arguente | Bianca Blandino Florentino (Mestrado) Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil | 
| 2024/12/10 | O caminho da Aldeia é maior que o oceano: Um diálogo sobre as aproximações e distanciamentos entre aprendizagens ameríndias
                                 e a Escola da Ponte Arguente | Kelly Vitória Serschon (Mestrado) Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil | 
| 2024/05/07 | Educação Matemática e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Possibilidades e relações a partir de uma escola
                                 do campo Arguente | Andrei Luís Berres Hartman (Doutoramento) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2023/03/10 | REDES HERDADAS: Um estudo etnomatema´tico sobre a geração, organização e difusão de saberes tradicionais da pesca artesanal
                                 na Vila dos Pescadores, em Bragança - Pará Arguente principal | Calvino Pereira Silveira Junior (Mestrado) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil | 
| 2023/02/28 | O Programa Etnomatemática e a sustentabilidade nas comunidades piscatórias artesanais da Costa de Caparica/Portugal Orientador | Ademir Donizeti Caldeira (Outro) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2023/01/30 | Costa ReefYard: An eco-friendly and sustainable underwater graveyard of the Portuguese coast Orientador | Joana Isabel Passos Dias (Outro) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2023/01/27 | Design new communication channels for safe and sustainable fisheries Orientador | Ana Vasconcelos Machado Faneca (Outro) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2023/01/26 | Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática
                                 como possibilidade de ensino Arguente | Romaro Antonio Silva (Doutoramento) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2023/01/25 | VanFish - Ocean on Wheels Orientador | Beatriz Matos (Outro) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2022/12/19 | Environmental Communitarian Education: collaborative actions to an integral sustainable coastal development Orientador | Sílvia Helena Correia Franco (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2022/09/09 | Narrativas indigenas e contra colonização: uma análise a partir das universidades portuguesas Arguente principal | Isabel Benincá Gonçalves (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal | 
| 2022/08/16 | La agrimensura: un elemento articulador para el diseño de trayectorias para la enseñanza de la geometría escolar en la escuela
                                 primaria rural Arguente principal | Fredy Alejandro Barbosa Meléndez  (Doutoramento) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia | 
| 2022/06/10 | Formas de expresión de modelos mentales [cronotópicos] de alumnos y profesor en clase de Geometría Analítica de grado 10° Arguente principal | Armando Alex Aroca Araújo (Doutoramento) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia | 
| 2022/05/12 | OS SENTIDOS DA (DES)ESCOLARIZAÇÃO DOS/AS PESCADORES/AS EM GARGAÚ/SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ: NAVEGANDO POR MARES E MEMÓRIAS Arguente principal | Clarissa Menezes de Souza Poubel (Doutoramento) Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil | 
| 2022/05/03 | Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatema´tico com haitianos em uma escola pu´blica de Sa~o Paulo Arguente principal | MARI´LIA PRADO (Doutoramento) Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil | 
| 2022/02/25 | A VIOLêNCIA URBANA DO VAZIO: UM OLHAR SOBRE A QUESTAãO DA HABITAÇãO E DOS IMóVEIS DEVOLUTOS NA CIDADE DE LISBOA Orientador | Camila Costa Bruno (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2021/10/21 | T.H.E. - Tecnologia, Hitória e Educação: Museu Virtual como Construção de Património Histótico-Cultural de Comunidades PiscatótiasUniversidade
                                 Nova de Lisboa Orientador | Marta Maria Porto Silva Frade Torres (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2021/07/16 | Building a bridges over waters: the ethnology of mangrove aquatic biodiversity and its uses in agriculture settings of Guinea
                                 Bissau Arguente | PIETER-JAN KELEMAN (Outro) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia, Portugal | 
| 2021/03/26 | Educação para a Sustentabilidade: O processo de construção da Exposição Mizu-Mirim para o Museu das Crianças em Lisboa Orientador | Bruna Rouede Mizumoto (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/07/01 | Os Sentidos da (des)escolarização dos/As descadores/as em Guaxindiba/São Francisco De Itabapoana/Rj: Navegando por mares e
                                 memórias. Arguente principal | Clarissa Poubel (Outro) Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil | 
| 2020/03/12 | Deslocamentos e Fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo. Arguente principal | Marília Prado (Doutoramento) Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil | 
| 2019/12/03 | La agrimensura ye! diseño de trayectorias de ensen~anza que promueven el aprendizaje de la geometri´a en la escuela primaria
                                 rural Arguente principal | Fredy Alejandro Barbosa Mele´ndez (Outro) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia | 
| 2019/11/13 | Etnografia Crítica Ambiental: A vertente sociocultural do reassentamento na Barragem de Laúca - Angola Orientador | Carolina Carvalho (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2019/11/04 | Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro Orientador | Daniel Gomes Batista de Oliveira (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2019/10/29 | Aldeia da Luz pós Alqueva: a relação da população com a albufeira sob o ponto de vista da água Orientador | Mariane Lopes Moraes (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2019/09/11 | DA ETNOMATEMÁTICA À MATEMÀTICA. Aplicações dos saberes e saberes fazer dos povos Mucubais e Himbas do sul de Angola-Namibe Arguente principal | ALFREDO CAPITANGO DE LU´CIO (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2019/02/04 | Corpos, culturas e emancipação humana: perspectivas educacionais nos Círculos de Cultura numa escola do quilombo urbano de
                                 Salvador BA/BR. Arguente principal | Joana Rita Barral Lopes Vieira (Doutoramento) Universidade Federal da Bahia, Brasil | 
| 2019 | La cartografía social como herramienta de investigación sobre las prácticas de enseñanza de la geometría en ambientes rurales. | Fredy Alejandro Barbosa (Outro) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia | 
| 2018/12/18 | Avaliação crítica do projeto Embaixadores pela Biodiversidad - Torres Vedras e Lournhã. Orientador | Maria  Matos dos Santos (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2018/12/04 | Coconstruindo Conhecimento para uma nova cultura de Planeamento Costeiro Orientador | Daniel Gomes Batista de Oliveira (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2018/04/24 | Formas de operación y de expresión de los modelos mentales cronotópicos de un profesor y sus estudiantes cuando desarrollan
                                 actividades que vinculan el uso de coordenadas en el plano y en el espacio, en clase de Geometría Analítica de grado 10°. Arguente principal | Armando Alex AROUCA ARAUJO (Doutoramento) Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia | 
| 2018/01/31 | Um olhar sobre as práticas educativas na Comunidade Piscatória na Costa de Caparica - do saber local ao global Orientador | Caio Henrique Quinderé Castello Branco (Outro) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | 
| 2018/01/05 | Práticas de participação jovem: o caso do movimento ocupa escola Arguente principal | Rodrigo de Sousa Oliveira (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2016/12/20 | Convergir pela diversidade em Queluz : um projecto de participação juvenil na comunidade escolar Arguente principal | Carla Indira Pina (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2016/12/20 | Vozes com Identidade: Um Estudo de Caso em Contexto Escolar Orientador | Marta Maria Porto Silva Frade Torres (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2016/10/25 | Corps, Culture, and Human Emancipation: Educational perspectives into Cultural Circles in a urban quilombo school of Salvador
                                 / Bahia / Brazil Arguente principal | Joana Rita Barral Lopes Vieira (Outro) Universidade Federal da Bahia, Brasil | 
| 2016/01/18 | La investigación en educación Matematica más allá de las Revistas Científicas: Un estudio Cienciométrico en libros (1990 -
                                 2012) Arguente principal | Natividad Povedano Adamuz (Doutoramento) Universidad de Córdoba, Colômbia | 
| 2015/12/16 | The ITC in the promotion of the Intercultural Education of the teenagers Arguente principal | Bruna da Silva Marques (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2015/12/10 | Education and Local Communitarian Development: a report of a Spanish experience Arguente principal | Joana Rita Palhais Feliz (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2015/01/20 | To promote the citizenship experiencing the interculturality in an free time activity centre Arguente principal | Joana Santos Farinha (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2015/01/20 | Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas Orientador | Ana Filipa Sobrado e Silva (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2015/01/20 | Resistir na escola... desafios à transformação Orientador | Sandra Isabel Gonçalves Ramada (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2014/04/29 | The integration of a student group from Roman community of Freguesia do Pó in the first school cycle Arguente principal | Vanessa Alexander Duarte (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2014/04/19 | Intercultural Education and Soka Education: Bridges of dialogue in the intervention with a refugees community Arguente principal | Carmem de Jesus Paulino Esteves (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2014/01/24 | Circulos de Cultura. Um olhar sobre a visão do outro Orientador | Catarina Pereira (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013/07/29 | The time that the time has. The definition of the scholar time as tools of educational policies Arguente principal | Nuno Vieira (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2013/05/05 | Experiences of Intercultural Education: the voice and the action of the 6ºB class Arguente principal | Susana Isabel Pedro Vassalo (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2013/04/29 | School Mediation and the student as mediator of conflics Arguente principal | Ana Filipa Simões de Almeida (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2013/01/24 | A diversidade dialogante num processo educativo indígena : observações num curso de etnomatemática Orientador | Silvia Helena Correia Franco (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013/01/24 | Viagem entre o ser e o estar um Educador em Moçambique Orientador | Joana Rita Barral Lopes Vieira (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2013/01/10 | Recreation and Educational Activities and Communitarian Intervention Arguente principal | Joana Filipa Moreira da Silva (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2012/09/05 | The time that the time has. The definition of the scholar time as tools of educational polices. Arguente principal | Nuno Vieira (Outro) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | 
| 2012/01/30 | Continuing Education: Its impact on teacher practices - an overview at the Pro-Literacy Arguente principal | Wilsa Alexandra de Carvalho Ridrigues Vitorino (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2012/01/18 | Schoolar Inclusion of Children and Teenager of Gypsy Communities: Formal and Non-Formal Pedagogical practices on the Programa
                                 Escolhas Arguente principal | Marly da Conceição Soares Silva (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2012/01/18 | Communitarain Actors and thier Intercultural Dimensions Arguente principal | Filipa Alexandra Bernardes de Matos (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2012/01/12 | Ethic Identity in Movement: (Trans)formative values of Ismaili Mothers in Lisbon with children between 3 - 5 years old and
                                 the metaphor of the Adopted Adults Orientador | Narimana Alibhai (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2012/01/11 | (inter)Mediate in Education: around three projects Arguente principal | Alexandra Sousa (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2012/01/03 | Lifelong Education and Training: A situated perspective of mathematics and technological literacy Arguente principal | Raquel Sofia Antunes Vieira (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2011/02/21 | Identity in Movement - the imigrant in the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: potential (trans)formative of the
                                 intercultural encounter. Arguente principal | Mariana Dinis Bittencourt Nepomuceno (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
| 2011/02/15 | Lived experiences by families babysitters in the multicultural context Arguente principal | Andreia Nunes Messias (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2011/01/27 | Contributions from Education: (re)live in the prision Arguente principal | Isabel Cristina de Oliveira Ramos (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de  Educação, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | DEC3 - Terceiro Seminário Diversidade, Educação e Cidadania | Portugal | 
| 2016 - Atual | DEC2 - Segundo Seminário Diversidade, Educação e Cidadania | Portugal | 
| 2016 - Atual | 13rd International Congress of Mathematics Education | Germany | 
| 2016 - Atual | 9th Mathematics Education and Society Conference | Greece | 
| 2015 - Atual | The Disorder of Maths Education | Germany | 
| 2015 - Atual | Congress European of Research in Mathematis Education | Czech Republic | 
| 2015 - Atual | DEC - Seminário Diversidade, educação e Cidadania | Portugal | 
| 2015 - Atual | SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática | Brasil | 
| 2013 - Atual | Congress European of Research in Mathematis Education | Turkey | 
| 2013 - Atual | Mathematics Education and Society Conference | South Africa | 
| 2010 - Atual | Mathematics Education and Society Conference | Germany | 
| 2008 - Atual | Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática | Brasil | 
| 2008 - Atual | 7th Congress of Systems Science European Union - Systemic Complexity for Human Development in the 21st Century | Universidade NOVA de Lisboa | 
| 2024/08 - 2025/07 | 5th ISA Forum | International Sociological Association | 
| 2024/01 - 2025/07 | V ISA Forum of Sociology - Knowing Justice in Antropocene | Hassan II University of Casablanca, Morocco | 
| 2023/03/27 - 2024/09/20 | 7° Congresso Brasileiro de Etnomatemática | Instituto Federal do Amapá | 
| 2022/10 - 2023/07 | XX ISA World Congress in Sociology | University of Melbourne | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2024/08/21 - Atual | Science and Knowledge in Focus (2594-9233) | Universidade federal do Amapá | 
| 2014 - Atual | RIEJS - Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (2254-3139) | UNESCO | 
| 2014 - Atual | Ensino em Re-Vista (1983-1730) | EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia | 
| 2013 - Atual | Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (2177-9309) | "Revista de Educacao Matematica e Tecnologica Iberoamericana, Universidade Federal de Pernambuco" | 
| 2013 - Atual | Educação e Pesquisa (1517-9702) | SciELO | 
| 2012 - Atual | Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática (2011-5474) | Universidad de Narino | 
| 2009 - Atual | Revista Lusófona de Educação (1646-401X) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria | Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2021/01/01 - Atual | Conselheiro Editorial Científico - Coleção Povos Tradicionais Membro | Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Amapa, Brasil | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2022/04 - Atual | Marine Social Sciences | Marine Science, Technology & Society Educational Programme (Postgraduate Certificate) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2021/09 - Atual | Gestão e Comunidades Educativas II | Mestrado em Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2021/09 - Atual | Gestão e Comunidades Educativas III | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/11/14 - Atual | Metodologías de Investigación – Etnografía Crítica | Programa Doctoral en Educación (Doctor of Philosophy) | Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia | 
| 2019 - Atual | Seminário Interdisciplinar de Tópicos de Investigação em Ciências da Terra da Vida e do Ambiente | Mestrado em Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2018 - Atual | Geometria Social - anual e intensivo | Master em Educación (Master) | Universidad de Granada, Espanha | 
| 2017/09 - Atual | Education, Society, and Development | Master in Education (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal | 
| 2020/07/08 - 2020/08/31 | Summer Course on Philosohy - Hegel's Life | Ocean Literacy (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 
| 2020/01 - 2020/02 | Etnomatemáticas, Formación de Profesores e Innovación Curricular | Master em Educación (Master) | Universidad de Granada, Espanha | 
| 2020/01/27 - 2020/01/31 | Geometría Social. | Educación Matemáticas (Master) | Editorial Universidad de Granada, Espanha | 
| 2019/09/15 - 2020/01/30 | Planeamento Ambiental - Das infraestruturas verdes às infraestruturas azuis | Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2018/04/20 - 2019/04/27 | La geometria social en ambientes urbanos e rurales. | DOCTORADO INTERINSTITUCIONAL EN EDUCACIO´N (Doctor of Philosophy) | Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia | 
| 2017/09/15 - 2018/01/30 | Sociologia do Ambiente | Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Portugal | 
| 2010 - 2016 | Educação Comunitária Crítica | Mestardo em Educação Intercultural (Mestrado) | Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal | 
| 1985/03 - 1995/12 | Matemática | (Outros) | Governo do Estado de São Paulo, Brasil | 
| 1985/03 - 1995/12 | Fisica | (Outros) | Governo do Estado de São Paulo, Brasil | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2016/01 - Atual | International Sociological Association | VICE-PRESIDENTE RC54 (Body in the Social Sciences) & BOARD MEMBER TG11 (Violence & Society) | 
| 2016 - Atual | ATINER - Athens Institution for Education and Reseache | membro associado | 
| 2015 - Atual | éduObs - Directory of educational researchers of French Institute of Education - Paris | Membro | 
| 2009/01 - Atual | O Direito de Aprender | |
| 2009 - Atual | Adults Learning Mathematics | Membro | 
| 2000/04 - Atual | Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática | |
| 2000/03 - Atual | Mathematics Education and Society | |
| 2008/01 - 2016/06 | Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática de Portugal | Coordenadora | 
| 2008 - 2016 | APOCOSIS - Associação do Pensamento Complexo e Sistémico | Presidente da Assembléia Geral | 
| 2003 - 2016 | MCX APC - Atelier 34 | Membros | 
| 2008/01 - 2015/01 | Associação Portuguesa de Complexidade Sistémica | Presidente da Assembleia Geral | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/03 - Atual | Member of Scientific Committee Membro | Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2016 - Atual | Fundadora e Coordenadora do Observatório de Literacia Oceânica Coordenador | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa, Portugal Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Portugal | 
| 2015/09 - Atual | Cofundadora do Grupo de Pesquisa EmF - Educação em Fronteiras Coordenador | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil | 
| 2022/06/16 - 2023/07 | Boarder Member of Topic Group 11 Outro | International Sociological Association, Espanha | 
| 2018/09 - 2023/07 | Boarder Member in Research Group 54 - Body and Social Sciences Presidente / Vice-presidente | International Sociological Association, Espanha | 
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2016/01/31 - Atual | Jury of the Final Evaluation of a project from Michael Barany, entitled: Standard Research Grant: Groundwork, Frameworks, and Prospects for the History and Sociology of Global Mathematics | National Science Foundation, Sri Lanka | 
| 2017/02 - 2017/04 | Jury of a project's evaluation of NSF / SES - Science, Tech & Society, inner number 173414, standard research grant: Groundwork, Frameworks, and Prospects for the History and Sociology of Global Mathematics. | National Science Foundation, Sri Lanka | 
Distinções
            Prémio
| 2018 | Smart Fishing Project Programa Operacional MAR 2020, Portugal | 
Título
| 2025 | Career Researcher | 
| 2018 | Researcher Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
Outra distinção
| 2016 | Bolsa Pós-doutoramento - MARE/FCT/UNL Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2013 | Bolsa Pós-doutoramento - IEUL/UL Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2012 | Urban Boundaries Project FCT - Portugal, Portugal | 
| 2008 | Distinção e Unanimidade - Defesa PhD Universidade Nova de Lisboa, Portugal | 
| 2003 | Bolsa Mista Doutoramento - PT/UK Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2001 | Distinção e Louvor -  Defesa Mestrado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Portugal | 
| 1999 | Bolsa Mestrado - BR/FR Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil | 
