???global.info.a_carregar???
António Pedro Couto da Rocha Pita. Concluiu a Agregação em 2006. É Professor Catedrático na Universidade de Coimbra. ctua nas áreas de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas, Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais, Humanidades com ênfase em Artes e Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Pedro Pita

Nomes de citação

  • Pita, António Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
8F1A-074F-A034

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Questões contemporâneas de estética" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimiadde
1991 - 1996
Concluído
Filosofia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Mikel Dufrenne. A experiência estética como experiência do mundo ou uma ética demonstrada à maneira dos estetas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade, com
1982 - 1985
Concluído
Filosofia Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Intencionalidade e primado do olhar em "O ser e o nada" de Sartre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1975 - 1980
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/10 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017/11/30 - 2017/12/03 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad de Cádiz, Espanha
2014/08/04 - 2014/08/29 Professor Visitante (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2012/03/07 - 2012/05/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2008/05/06 - 2008/05/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
1999 - 2008 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2005/05 - 2005/05 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Santiago de Compostela Facultad de Filosofía, Espanha
Universidade de Santiago de Compostela Facultad de Filosofía, Espanha
1996 - 1999 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/02 - 2020/08/31 Director do Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - 2017 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Coimbra, Portugal
2014/01 - 2016/10/31 Director da Revista Estudos do Século XX Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Portugal
2011/06 - 2016/10 Coordenador Científico Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2011 Diretor geral Direção Geral da Cultura do Centro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/02 - Atual Investigador Integrado (Investigação Científica) Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Portugal
2005/01 - 2007 Delegado Regional (Delegado Regional) Delegação Regional de Cultura do Centro, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2001 - 2004/05 Obra integral de Bento de Jesus Caraça, edição crítica
POCTI/HAR/36406/200
Investigador responsável
Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Pita, António Pedro. "Evitar a tempestade das coisas desencadeadas. Sobre Carlos de Oliveira", Jornal de Letras, Artes e Ideias, 2021
  2. Pita, António Pedro. "Coimbra, a Literatura e as «cidades invisíveis»", «As Artes entre as Letras», 2021
  3. Pita, António Pedro. "António Viana: o «possível grito»”", O Palhinhas & Ca, 2021
  4. Pita, António Pedro. "O labirinto da memória nos últimos textos: mapa elementar", Jornal de Letras, Artes e Ideias», nº 1276, 28.agosto-10.setembro.2019, p. 9-11., 2019
  5. Pita, António Pedro. "Alexandre Cabral: uma ideia de literatura", Jornal de Letras, artes e ideias, 2018
  6. Pita, António Pedro. "António Arnaut: a procura da ‘palavra solar’", Jornal de Letras, artes e ideias, 2018
  7. Pita, António Pedro. "O lugar onde Arquimedes nos espera", JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 2018
  8. Pita, António Pedro. "António Augusto Menano ou o tempo desfigurado", «Diário As Beiras», 2017
  9. Pita, António Pedro. "Mário Dionísio: a arte ou "a invenção do concreto"", Jornal de Letras, 2017
  10. Pita, António Pedro. "“«Cultura» ou a palavra sonâmbula”", «O Campeão das Províncias», 2014
  11. Pita, António Pedro. "“O apelo da pátria instável”", «Jornal de Letras, Artes e Ideias», 2006
  12. Pita, António Pedro. "“Mudar de sangue e de luz” [sobre Manoel de Oliveira]", «Le Monde Diplomatique» (edição portuguesa), 2004
Artigo em revista
  1. Pita, António Pedro. "Mário Sacramento: o ‘devir do homem'". Seara Nova 1756 (2021): 30-38.
    Publicado
  2. Pita, António Pedro. "Namora revisitado". «O Escritor», nº 3-5 (5ª série), p. 637-647. 1 nº 3-5 (2020): 637-647.
    Publicado
  3. Pita, António Pedro. "“Heterodoxia”: Historicidade e Tragédia” in «Iberografias. Revista de Estudos Ibéricos», 16, 2020, p. 369-374.". Iberografias. Revista de Estudos Ibéricos 16 (2020): 369-374.
    Publicado
  4. Pita, António Pedro. "“A ‘infância’ do neorrealismo português»". «Nova Síntese – Neo-Realismo e Infância» (2019):
    Publicado
  5. Pita, António Pedro. "“Rua do Loureiro, 9”". Iberografias/Revista e Esudos Ibéricos 14 (2018): 189-201.
    Publicado
  6. Pita, António Pedro. "“Novo Cancioneiro”: Historicidade de uma polifonia". Revista do Centro de Estudos Portugueses 37 57 (2017): 79-96.
    Publicado
  7. Pita, António Pedro. "António Ramos de Almeida: singularidades de uma leitura". Convergência Lusíada 29 (2013): 108-115. http://www.realgabinete.com.br/revistaconvergencia/?p=2301.
    Publicado
  8. Pita, António Pedro. "«Mudar a vida» precisa da arte?". Biblos XI (2013): 61-73.
    Publicado
  9. Pita, António Pedro. "«Corpo que treme de melodia» ou o sexto sentido". Revista de História das Ideias 33 - (2012): 1-18.
    Publicado
  10. Pita, António Pedro. "Alguns prefácios ou leitura(s) de Redol”". «Nova Síntese – Textos e contextos do neo-realismo» 7 (2012): 113-119.
  11. Pita, António Pedro. "On political centrality of the arts in the Portuguese XX century | Da centralidade política da arte no sêculo xx portugués". Revista de Historia das Ideias 32 - (2011): 459-474.
    Publicado
  12. Pita, António Pedro. "“Afonso Duarte e a noção de uma nova estética"". «Monte Mayor – A Terra e a Gente» 7 (2009): 81-87.
    Publicado
  13. Pita, António Pedro. "“A arte ou ‘um mundo dentro do mundo’”". «Nova Síntese – Textos e contextos do neo-realismo» 1 (2006): 13-31.
    Publicado
  14. Pita, António Pedro. "“De la pobreza de la filosofia”". «Agora — Papeles de Filosofia» 22 2 (2003):
    Publicado
  15. Pita, António Pedro. "“Crise e enciclopedismo. A tarefa dos intelectuais segundo Bento Caraça”". Revista de História das Ideias 24 (2003): 433-451.
  16. Pita, António Pedro. "“Bento de Jesus Caraça: crise e enciclopedismo”". «Intellectus» (www2.uerj.br/˜intellectus/frames.htm). II 3 (2003):
    Publicado
  17. Pita, António Pedro. "“Emanuel Félix, poeta de cultura”". «Atlântida» vol. XLVII (2003): 289-294.
    Publicado
  18. Pita, António Pedro. "“Le cinéma et la peinture: Mikel Dufrenne et les problèmes du voir"". «Le temps Philosophique», nº 4: Mikel Dufrenne et les arts 4 (1998): 57-61.
    Publicado
  19. Pita, António Pedro. "“Modos de inscrição do corpo na filosofia e na experiência estética”". «Revista Filosófica de Coimbra» 7 14 (1998): 281-294.
  20. Pita, António Pedro. ""Constituição da problemática filosófica de Mikel Dufrenne"". «Revista Filosófica de Coimbra» 6 12 (1997): 297-313.
    Publicado
  21. Pita, António Pedro. "" ‘Bach, como qualquer artista, foi, génio à parte,…’ — A reflexão estética de João José Cochofel na polémica interna do neo-realismo"". «Vértice» 75 (1996): 17-21.
    Publicado
  22. Pita, António Pedro. ""A intencionalidade e o mundo dos artistas. Mikel Dufrenne na fenomenologia francesa"". «Revista Filosófica de Coimbra» 5 9 (1996): 75-90.
    Publicado
  23. Pita, António Pedro. ""Natureza e criação artística"". «Igreja e Missão» 167-168 (1995): 112-149.
    Publicado
  24. Pita, António Pedro. ""Presença, representação e sentimento. Configuração da experiência estética segundo Mikel Dufrenne"". «Revista Filosófica de Coimbra» 4 7 (1995): 131-162.
    Publicado
  25. Pita, António Pedro. ""A imagem na iniciação ao filosofar"". «Caderno de Filosofias» 6/7 (1991): 153-192.
    Publicado
  26. Pita, António Pedro. ""Sobre a filosofia da arte de Antero"". «Revista de História das Ideias» 13 (1991): 111-133.
    Publicado
  27. Pita, António Pedro. ""Poesia e corpo"". «Limiar» 2 (1991): 39-43.
    Publicado
  28. Pita, António Pedro. ""Fernando Namora : o jogo e a estrela"". «Arquivo Coimbrão» XXXI-XXXII (1990):
    Publicado
  29. Pita, António Pedro. ""Modernidade de «A condição pós-moderna» de J.-F. Lyotard"". «Revista Crítica de Ciências Sociais» 24 (1988): 77-92.
    Publicado
  30. Pita, António Pedro. ""O poder de saber - competência e cultura nas Universidades republicanas de educação popular"". «Revista Crítica de Ciências Sociais» 27-28 (1988): 249-274.
    Publicado
  31. Pita, António Pedro. ""A pintura e a fotografia na reflexão estética de Baudelaire"". «Biblos» LXV (1988): 377-387.
    Publicado
  32. Pita, António Pedro. ""Gestos & fragmentos (A questão da 'morte de Deus' em Sartre)"". «Revista de História das Ideias» 9 (1987): 801-816.
    Publicado
  33. Pita, António Pedro. "“Neo-realismo: ideologia e estética (A propósito de «O Discurso Ideológico do Neo-Realismo português» de Carlos Reis)"". «Vértice» 43 (1983): 18-30.
    Publicado
  34. Pita, António Pedro. "“Duas faces da razão. Nota sobre a polémica entre António Sérgio e Jofre Amaral Nogueira”". «Revista de História das Ideias» 5 - tomo 1 (1983): 147-165.
    Publicado
  35. Pita, António Pedro. ""Da energia metafórica do teatro (o teatro e a teatralidade segundo Roland Barthes)"". «Teatruniversitário» 6 (1982): 47-51.
    Publicado
  36. Pita, António Pedro. ""Um poema juvenil de Carlos de Oliveira"". «Vértice» 42 (1982): 643-645.
    Publicado
  37. Pita, António Pedro. ""Uma estética da inteligibilidade"". «Biblos» LXI (1982): 532-585.
    Publicado
  38. Pita, António Pedro. ""O princípio do impossível (Artaud: uma concepção de teatro)"". «Teatruniversitário» 3 (1981): 7-11.
    Publicado
  39. Pita, António Pedro. ""Depois de Barthes"". «Fenda» (1980): 16-16.
    Publicado
  40. Pita, António Pedro. ""Alexandre Pinheiro Torres ; o neo-realismo real no horizonte do neo-realismo ideal"". «Vértice» 38 (1978): 607-611.
    Publicado
  41. Pita, António Pedro. ""Bento de Jesus Caraça e o problema da cultura"". «Vértice» 38 (1978): 524-553.
    Publicado
  42. Pita, António Pedro. ""Historicismo e anti-historicismo: resposta de Gramsci a Althusser"". «Seara Nova» 1588 (1978): 24-33.
    Publicado
  43. Pita, António Pedro. ""Historicismo e anti-historicismo: resposta de Gramsci a Althusser"". «Seara Nova» 1589 (1978): 17-27.
    Publicado
  44. Pita, António Pedro. ""Para uma prática marxista da filosofia (sobre «A transformação da filosofia» de Louis Althusser)"". «Seara Nova» 1582 (1977): 26-27.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. "A Cidade e os Poetas ou como os Poetas inventaram Coimbra-como-mito /coord. Carina Infante do Carmo, Joana Matos Frias, Maria Cristina Pimentel, Ricardo Nobre, Rita Patrício". In Presença e Memória - Homenagem a Paula Morão, 47-61. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2022.
    Publicado
  2. "Revolução, renovação da cultura política e "nova esquerda". O exemplo da revista «Abril»". In Entre África e Europa. Estudos históricos em homenagem ao Professor Helder Adegar Fonseca. Coordenação: Fernando Martins, Maria Ana Bernardo, Paulo E. Guimarães, 437-453. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2022.
    Publicado
  3. "Praça da canção: tempestade, chama e vento". In Tesouros das Bibliotecas de Portugal. Coordenador: José Augusto Cardoso Bernardes, 41-43. Lisboa, Portugal: A Bela e o Mosntro / Rapsódia Final, 2022.
    Publicado
  4. Pita, António Pedro. ""O marxismo na constituição ideológica e política do PCP"". In «Partido Comunista Português, 1921-2021. Uma antologia», 45-62. Lisboa, Portugal: Tinta da China, 2021.
    Publicado
  5. Pita, António Pedro. "“‘Olhar’ e ‘ver’: breve apresentação de uma tese de Mário Dionísio”". In «Pensar o ver – Perspectivas estéticas e possibilidades formadoras», 73-82. Campinas, Brasil: Mercado das Letras, 2021.
    Publicado
  6. Pita, António Pedro. "Da relação da Arte com a sua época, na Europa pós 1945". In «Cultura e Sociedade na Europa pós 1945 / Culture and Society in Europe after 1945», 107-121. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade, 2021.
    Publicado
  7. Pita, António Pedro. "“A polifonia da cultura: a “Biblioteca Cosmos” como Enciclopédia”". In «Bento de Jesus Caraça e o Projeto Cosmos – Ontem e Hoje», 3-13. Lisboa, Portugal: Associação Bento de Jesus Caraça/Sociedade Portuguesa de Matemática, 2021.
    Publicado
  8. Pita, António Pedro. "Encontro marcado há décadas". In «Arquimedes da Silva Santos: um homem (fora) do seu tempo», 383-385. Porto, Portugal: Modo de Ler, 2021.
    Publicado
  9. Pita, António Pedro. "• Oliveira, C. M., & Pita, A. P. [C. R.] (2021). Qual a relevância do modelo de apoio às artes para a definição de políticas culturais em Portugal na década 2020–2030?". In Políticas culturais municipais: Análise de documentos estruturantes em torno da cultura, 93-109. Portugal, 2021.
    Publicado
  10. Pita, António Pedro. "A poesia de Rui Namorado: a ‘hesitação dos séculos’ ou o ‘naufrágio no tempo’". In As Palavras Justas. Ensaios sobre Literatura e Direito, 335-347. Coimbra, Portugal, 2020.
    Publicado
  11. Pita, António Pedro. "Que real, no realismo segundo João José Cochofel?". In Água Inquieta. João José Cochofel, Memória no Centenário, 45-58. Lisboa, Portugal: Pequenos Livros, 2020.
    Publicado
  12. Pita, António Pedro. "‘Não há mais nada do que a espera’. O labirinto da memória nos últimos textos de Fernando Namora: mapa elementar". In O Arco da Memória, 319-327. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho, 2020.
    Publicado
  13. Pita, António Pedro. ""Pensar a experiência contemporânea: o contributo de «Maquiavel e outros estudos» de Jorge de Sena"". In «Sena&Sophia: centenários», 43-50. Rio de Janeiro, Brasil: Bazar do Tempo, 2020.
    Publicado
  14. Pita, António Pedro. "Uma voz profética ou “o segredo de olhar o sol de frente”: a juventude na obra de Fernando Namora". In Medicina e Outras Artes: Fernando Namora no Centenário do seu Nascimento, 11-21. Porto, Portugal: ILC Livros Digitais, 2020.
    Publicado
  15. Pita, António Pedro. "“Cândido Portinari entre Mário Pedrosa e Mário Dionísio»". In «Relações luso-brasileiras. Imagens e Imaginários». Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2019, p. 175-186., 175-186. Rio de Janeiro, Brasil: Oficina Raquel, 2019.
    Publicado
  16. Pita, António Pedro. "“Limiar. Figuras da transcendência na poesia de António Salvado”". In «António Salvado: O caminho se faz por entre a vida», 45-50. Castelo Branco, Portugal: RVJ Editores, 2017.
    Publicado
  17. Pita, António Pedro. "Entre a «fadiga da construção» e o «orvalho do céu». Notas para uma interpretação da estratégia doutrinária de Minerva Brasiliense". In Minerva Brasiliense: leituras, 201-2016. Rio de Janeiro, Portugal: Contra Capa, 2016.
    Publicado
  18. Pita, António Pedro. "Do Mundial de 66 como ficção". In Mundial 66. Olhares, 44-46. Porto: Edições Afrontamento, 2016.
    Publicado
  19. Pita, António Pedro. "Fim da história, tempo e experiência". In Tempo e História. Ideias e políticas. Estudos para Fernando Catroga, Almedina, Coimbra, 2015, p. 61-72., 61-72. Coimbra, Portugal, 2015.
    Publicado
  20. Pita, António Pedro. "O neo-realismo entre a realidade e o real". In Novos Realismos, 13-28. Belo Horizonte, Brasil: UFMG, 2012.
    Publicado
  21. Pita, António Pedro. "As vias da arte – A via curta e a via longa". In Literatura e Revolução, 11-28. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
    Publicado
  22. Pita, António Pedro. "O dia inicial: 25 de Abril ou o «imaginário de revolução»". In História e Arte – movimentos artísticos e correntes intelectuais, 15-25. Campinas, Brasil: Mercado das Letras, 2011.
    Publicado
  23. Pita, António Pedro. "Estética e Sociedade: Mário Dionísio, o neo-realismo e a arte". In O Pensamento Luso-Galaico-Brasileiro (1850-2000) – Actas do I Congresso Internacional, 77-90. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2009.
    Publicado
  24. Pita, António Pedro. "Relâmpagos azuis". In Um (e)terno olhar. Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira e a Guarda, 15-16. Guarda: Centro de Estudos Ibéricos, 2008.
    Publicado
  25. Pita, António Pedro. "Revisão do neo-realismo". In Batalha pelo conteúdo. Exposição documental: movimento neo-realista português, 19-45. Vila Franca de Xira: Museu do Neo-Realism, 2007.
    Publicado
  26. Pita, António Pedro. "A escrita da história". In É Tempo de Começar a falar de Álvaro Cunhal, 45-49. Porto: Edições ASA, 2006.
    Publicado
  27. Pita, António Pedro. "A cultura integral e a perspectiva de Bento de Jesus Caraça". In 4 olhares sobre a cultura, 69-82. Barreiro: Cooperativa Cultural Popular Barreirense, 2006.
    Publicado
  28. Pita, António Pedro. "Verbetes sobre autores portugueses contemporâneos". In BIBLOS: Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, 27-34. Lisboa: Editorial Verbo, 2005.
    Publicado
  29. Pita, António Pedro. "Uma secreta expectativa dos instantes". In Desassossego e magnitude. Itinerários de Fernando Namora (Col. A Rota dos Escritores), 19-51. Coimbra; Condeixa-a-Nova: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro/Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, 2004.
    Publicado
  30. Pita, António Pedro. "A transfiguração dos dias". In Viagem do século XX em José Gomes Ferreira, 33-41. Porto: Campo das Letras, 2002.
    Publicado
  31. Pita, António Pedro. "A pergunta viva — Abel Salazar e o problema da arte". In Ars interpretandi — Diálogo e Tempo. Homenagem a Miguel Baptista Pereira, 183-197. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 2000.
    Publicado
  32. Pita, António Pedro. "Neorealismo". In Historia de la literatura portuguesa, 581-599. Madrid: Editorial Cátedra, 2000.
    Publicado
  33. Pita, António Pedro. "Temas e figuras do ensaísmo cinematográfico"". In O cinema sob o olhar de Salazar, 42-61. Lisboa: Círculo de Leitores, 2000.
    Publicado
  34. Pita, António Pedro. "Mistério, velocidade e reflexo: Textos e contextos de reflexão estética". In História do pensamento filosófico em Portugal, 463-484. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.
    Publicado
  35. Pita, António Pedro. "Real, o que não se parece". In Alquimias: dos pensamentos das artes, 107-112. Coimbra: Associação Nacional de Farmácias, 2000.
    Publicado
  36. Pita, António Pedro. "Arte: animal domesticado. A questão da arte no pensamento de Egas Moniz". In Egas Moniz em livre exame, 223-234. Coimbra: MinervaCoimbra, 2000.
    Publicado
  37. Pita, António Pedro. "Experiência estética e a priori". In O homem e o tempo: Liber amicorum para Miguel Baptista Pereira, 139-178. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 1999.
    Publicado
  38. Pita, António Pedro. ""O texto filosófico e a experiência estética do mundo"". In «O texto filosófico». Comunicações, 3 — Décimo primeiro Encontro de Filosofia, 7-19. Coimbra, Portugal: Associação de Professores de Filosofia, 1998.
    Publicado
  39. Pita, António Pedro. "A árvore e o espelho. Elementos para a interpretação da heteorgeneidade neo-realista". In Encontro neo-realismo : reflexões sobre um movimento, perspectivas para um museu, 135-151. Vila Franca de Xira, Portugal: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pita, António Pedro; Prado, Maria Emilia; Sales, Michelle. Mundo Ibero-Americano: Entre a Tradição e a Modernidade. Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2020.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-1970-5 • Editor
  2. Pita, António Pedro. Memória da luz de António Augusto Menano: Antologia. Coimbra: MivervaCoimbra. 2012.
  3. Pita, António Pedro; Borges, Anselmo. Ars interpretandi - Diálogo e Tempo. Homenagem a Miguel Baptista Pereira. Porto: Fundação Eng. António de Almeida. 2000.
  4. Pita, António Pedro; Dias, Luís Augusto Costa. A imprensa periódica na génese do movimento neo-realista, 1933-1945: pesquisa, resultados, catálogo. Vila Franca de Xira: Museu do Neo-Realismo. 1996.
Livro
  1. Pita, António Pedro. «"Aqui estamos lado a lado, como sempre. E assim continuaremos". Joaquim Namorado e Mário Dionísio: Correspondência». Coimbra/Lisboa: Lápis de Memórias/Casa da Achada, 2020.. Coimbra/Lisboa, Portugal: Lápis de Memórias/Casa da Achada. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Pita, António Pedro; Eduardo Lourenço. Obras Completas II: Sentido e Forma da Poesia Neo-Realista. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2014.
    Publicado
  3. Pita, António Pedro. O aprendiz do mundo e outros fantasmas. Coimbra: Pé de Página Editores. 2007.
    Publicado
  4. Pita, António Pedro. Quem da sombra nada sabe. Coimbra: Pé de Página Editores. 2007.
    Publicado
  5. Pita, António Pedro. Melancolia dupla. Coimbra, Portugal: Pé de Página Editores. 2007.
    Publicado
  6. Pita, António Pedro. Conflito e unidade no neo-realismo português: Arqueologia de uma problemática. Porto: Campo das Letras. 2002.
    Publicado
  7. Pita, António Pedro; Dias, Luís Augusto Costa; Neves, Helena. Edição crítica da obra integral de Bento de Jesus Caraça. Porto: Campo das Letras. 2002.
    Publicado
  8. Pita, António Pedro. A experiência estética como experiência do mundo — A estética segundo Mikel Dufrenne. Porto: Campo das Letras. 1999.
    Publicado
  9. Pita, António Pedro. José Régio, Manoel de Oliveira e o cinema. Vila do Conde: Cineclube de Vila do Conde. 1994.
    Publicado
  10. Pita, António Pedro. Obras Completas de Joaquim Namorado: Uma Poética da Cultura. Lisboa: Editorial Caminho. 1994.
    Publicado
  11. Pita, António Pedro. Uma estética da inteligibilidade - (re)leituras sergianas. Coimbra: Coimbra Editora. 1986.
    Publicado
  12. Pita, António Pedro. Palavra ilegível. Coimbra: Fenda Edições. 1985.
    Publicado
  13. Pita, António Pedro. Está pronta a paisagem. Coimbra: Fenda Edições. 1983.
    Publicado
  14. Pita, António Pedro. Afonso Duarte, o poeta.. Coimbra: s.n.. 1972.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Pita, António Pedro. "Prefácio". Prefácio para Obra Completa de João José Cochofel, 5-10. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2020. 2020.
    Publicado
  2. Pita, António Pedro. "“O pássaro azul e a rosa vermelha”". Prefácio para «Um homem que partiu do seu regresso e outros poemas» de António Arnaut, 7-12. Coimbra, Portugal: MinervaCoimbra. 2017.
    Publicado
  3. Pita, António Pedro. "Na publicação de «Plinto»: Breve contextualização histórico-cultural de um fantasma". Prefácio para Arquimedes da Silva Santos, «Plinto», “Novo Cancioneiro”, 5-10. Lisboa, Portugal: Althum.com/Museu do Neo-Realismo. 2017.
    Publicado
  4. Pita, António Pedro. "Para ler Homo Æstheticus de Luc Ferry". Prefácio para Luc Ferry, Homo Æstheticus, 9-17. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina. 2003.
    Publicado
  5. Pita, António Pedro. "Onde está o livro das falas esquecidas?". Prefácio para Transire de António Augusto Menano, 13-27. Coimbra, Portugal: MinervaCoimbra. 2003.
    Publicado
  6. Pita, António Pedro. "Na face oculta do iceberg". Prefácio para «Enquanto o tempo» de Telo de Morais, 11-16. MinervaCoimbra. 2000.
  7. Pita, António Pedro. "“Uma consciência da modernidade”". Prefácio para «O modernismo em Portugal» de João de Brito Câmara, V-VIII. Coimbra, Portugal: Minerva. 1996.
    Publicado
  8. Pita, António Pedro. "Jorge Reis ou a memória como território da utopia". Prefácio para «A memória resguardada» de Jorge Reis, VII-XI. Lisboa, Portugal: O Escritor. 1995.
    Publicado
  9. Pita, António Pedro. "Uma autobiografia do neo-realismo". Prefácio para «Alves Redol e o grupo neo-realista de Vila Franca» de Garcez da Silva, 13-25. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho. 1990.
    Publicado
  10. Pita, António Pedro. "Prefácio". Prefácio para «Véspera Tardia» de António Simões, 7-11. Coimbra, Portugal. 1986.
    Publicado
Tradução
  1. Pita, António Pedro. «A psicanálise, limite interno da filosofia» de Antoine Vergote. Coimbra, Portugal: Centelha. 1986.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/06/07 “As «Fichas» de Mário Dionísio”. “Seara Nova”: Discurso programático e intelectualidade republicana (1921-1979)
Fundação Mário Soares/Maria Barroso (Lisboa, Portugal)
2021/04/23 «A experiência estética revisitada. Um contributo de Mário Pedrosa». VII Encontro Ibérico de Estética. Conferênia de encerramento
Universidade de Granada / Universidade Nova de Lisboa (Granada, Espanha)
2019/07 «A experiência do mundo como experiência estética. Elementos de uma pesquisa em curso». Keynote Speaker. Porto International Conference on Research in Education 2019. Instituto Politécnico do Porto. 17-19. Julho. Porto International Conference on Research in Education 2019
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Camuflagem: uma perspectiva estética inventada
Coorientador
Artes Visuais (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2016 - Atual Vasco Gonçalves: Percursos e Discursos na Revolução (1974-1975)
Orientador
Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - Atual A Experiência estética e profundidade do Mundo
Orientador
Filosofia Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2019/09/12 Co-orientação da dissertação de doutoramento de Cláudia Ferreira, «O Rosto das Horas: do feminino e do masculino, com a arte», apresentada ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Instituto de Investigação Interdisciplinar.
Coorientador
Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2017/04/11 Orientação da dissertação de doutoramento de Joana Rita Cerieira Braguez, «Do vazio ao sublime, percursos estéticos», apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
Orientador
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2007 - 2015 Orientação da tese de doutoramento de Paulo Cunha, «O novo cinema português (1949-1980)», apresentada ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.
Orientador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2005 - 2013/04/03 Orientação da dissertação de doutoramento de Fausto Cruchinho, «Roberto Rossellini: a “televisão de autor”», apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Orientador
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1998 - 2012/07/09 Co-orientação da dissertação de doutoramento de Luís Augusto Costa Dias, «O “Vértice” de uma renovação cultural - Imprensa periódica na formação do Neo-Realismo (1930-1945)», apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Coorientador
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2006 - 2010/01/28 Co-orientação da dissertação de doutoramento de Isabel Margarida Ribeiro Nogueira, «Artes plásticas e pensamento crítico em Portugal nos anos setenta e oitenta: problemáticas da operacionalidade dos conceitos de vanguarda e de pós-modernismo», apresentada na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Coorientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
1996 - 2002/12/05 Co-orientação da dissertação de doutoramento de Hélder Gomes, «Relativismo axiológico na arte contemporânea» apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Co-orientador: Prof. Doutor Vítor Serrão.
Coorientador
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014/12/13 - 2015/09/20 Curador da Exposição «Tudo existe O que se inventa é a descrição - Joaquim Namorado 100 anos", no Museu do Neo-Realismo. (2014/12/13 - 2015/09/20)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
2007/10/23 - 2007/12/04 Curadoria do Ciclo de conferências e debates «Quanto custa a cultura?», organizado pela Reitoria da Universidade do Porto e Casa-Museu Abel Salazar. (2007/10/23 - 2007/12/04)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto, Portugal
2004/10/21 - 2004/10/23 Co-organização do Colóquio «Transformações estruturais do campo intelectual português, 1900-1950», organizado pelo Grupo “Correntes artísticas e movimentos intelectuais” do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX—CEIS20. Em colaboração com o Doutor Luís Trindade. (2004/10/21 - 2004/10/23)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2003/05/30 - 2003/05/31 Curadoria do Colóquio «A cultura nas estratégias do desenvolvimento», organizado pela Direcção Regional da Cultura dos Açores. (2003/05/30 - 2003/05/31)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Direção Regional da Cultura, Portugal
2001/11/26 - 2001/11/28 Curadoria do Colóquio «Os intelectuais ou a consciência do momento», organizado pela Casa Museu Abel Salazar, Porto, 26-28. Novembro. 2001. Integrado na programação Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. (2001/11/26 - 2001/11/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal
2001/06/22 - 2001/06/23 Membro da organização da Comemoração dos «Centenários de José Régio e de Vitorino Nemésio», organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, que incluiu o ciclo "José Régio e o cinema" (org.: CMC / TAGV / Cinemateca Portuguesa). (2001/06/22 - 2001/06/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2000/10/12 - 2000/11/30 Organização do Ciclo de conferências «Portugal, 1910-1933 — Releituras de um passado inexacto», organizado pelo CEIS20—Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. (2000/10/12 - 2000/11/30)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2000/11/23 - 2000/11/25 Curadoria do Colóquio «Ciência, comunicação, democracia — formação de uma cultura científica», organizado pela Casa Museu Abel Salazar, Porto. (2000/11/23 - 2000/11/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal
2000/06/02 - 2000/06/03 Organização científica do Colóquio "O ano em que o Sol nasceu", organizado pela Casa Museu Abel Salazar, Porto. (2000/06/02 - 2000/06/03)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto, Portugal
1999/12 - 1999/12 Curadoria do ciclo «A nossa vez de contar – Conversas ao fim da tarde, em torno de Jacques e o seu amo de Milan Kundera», organizado por “A Escola da Noite”. (1999/12 - 1999/12)
Mesa-redonda (Coorganizador)
1999/11/26 - 1999/11/27 Organização do Colóquio "Forma e emoção — As artes e as ciências no horizonte da racionalidade", organizado pela Casa-Museu Abel Salazar, no Porto. (1999/11/26 - 1999/11/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
1998/11 - 1998/11 Organização do Ciclo de conferências integrado nos Encontros de Fotografia de Coimbra. (1998/11 - 1998/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
1992/06 - 1992/06 Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Filosofia e Cultura/No Centenário de Joaquim de Carvalho. (1992/06 - 1992/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
1991/11/02 - 1991/11/03 Seminário "Coimbra: prioridade à cultura ?", promovido pelo Teatro Académico de Gil Vicente. (1991/11/02 - 1991/11/03)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
1991/07/01 - 1991/07/02 Membro da Comissão Organizadora do Colóquio "Leituras de Antero/No centenário da sua morte", organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Associação de Professores de Filosofia. (1997/07/01 - 1997/07/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
1987 - 1987 Membro da Comissão Organizadora do 2º Encontro de Filosofia. (1987 - 1987)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
1986 - 1986 Membro da Comissão Organizadora do 1º Encontro de Filosofia na Região Centro. (1986 - 1986)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/12/14 - 2020/12/14 Participação no ciclo "Pensar a Pandemia, a Vida e o Cuidado – A Arte”. Com o Doutor Delfim Sardo e moderação do Doutor João Maria André. Organização do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação.
Mesa-redonda
"Pensar a Pandemia, a Vida e o Cuidado – A Arte”
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/12/04 - 2020/12/04 Participação no Webinar «Eduardo Lourenço - A Arte do Pensamento», organizado pelo Centro de Estudos Ibéricos.
Mesa-redonda
«Eduardo Lourenço - A Arte do Pensamento»
Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
2020/10/11 - 2020/10/11 Moderador da sessão de encerramento da 3ª edição do Festival Literário «Palavras de Fogo».
Festival
Festival Literário «Palavras de Fogo».
2020/02/06 - 2020/02/06 Conferência: «“Heterodoxia”: historicidade e tragédia». Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. Guarda.
Conferência
Biblioteca Eduardo Lourenço, Portugal
2019/05/27 - 2019/05/28 Participação no XI Coloquio sobre la Transición española: «Culturas políticas de la nueva izquierda en Europa desde 1956 a la actualidad» com a comunicação “Revolução, renovação da cultura política e ‘nova esquerda’ “. Paris, Cidade Universitária, Colégio de Espanha.
Simpósio
XI Coloquio sobre la Transición española: «Culturas políticas de la nueva izquierda en Europa desde 1956 a la actualidad
2019/04/04 - 2019/04/05 Da Relação da Arte Contemporânea com a sua Época, na Europa pós 1945. Conferência de encerramento do VII Encontro Anual A Europa e o Mundo: “Cultura e Sociedade na Europa pós 1945. Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX — Universidade de Coimbra. 4-5. Abril.
Encontro
VII Encontro Anual A Europa e o Mundo: “Cultura e Sociedade na Europa pós 1945
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2017/12/01 - 2017/12/01 Conferência inaugural do curso 2017-2018 do Programa de Doutoramento em Artes e Humanidades da Universidad de Cádiz, "Os intelectuais na sociedade de controle"
Conferência
Conferência inaugural
Universidad de Cádiz, Espanha
2017/10/27 - 2017/10/28 Comunicação apresentada no Colóquio Internacional “Itinerários filosóficos da escuta”, com o título “«Assim seja!». O desconhecido nas formas do reconhecimento – Interpelação e escuta em «Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado» de Louis Althusser”, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Simpósio
Colóquio Internacional “Itinerários filosóficos da escuta”
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017/07/18 - 2017/07/21 «O “dia inicial” e a discronia. Revolução e movimentos sociais». Conferência de abertura do XII Colóquio Internacional “Tradição e Modernidade”.
Simpósio
XII Colóquio Internacional “Tradição e Modernidade”
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos do Pensamento Português, Portugal
2016 - 2016 A Arte no horizonte da modernidade
Seminário
A procura da superfície – O corpo no século XXI: esgotamento ou reabilitação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 A «deformação» na «invenção do concreto» como chave do realismo em Mário Dionísio
Congresso
Congresso Internacional Mário Dionísio “Como uma pedra no silêncio”
Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, Museu do Neo-Realismo, Portugal
2016 - 2016 A invenção do concreto. Mário Dionísio e o realismo como problema
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/24 Membro do Júri de Agregação
Arguente
Margarida Medeiros (Agregação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/07/21 Participação como orientador no Júri do Relatório de Estágio apresentado por Vera Inês Figueiredo Passos com vista à obtenção do grau de mestre em Património Cultural e Museologia (2.º ciclo de estudos) e intitulado «Herança do Padre João Antunes no Património Cultural de Condeixa: o Orfeão e a Escola de Artes e Ofícios».
Orientador
Vera Inês Figueiredo Passos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/06/26 Participação como arguente no júri que apreciou a tese «Da insuportabilidade da escrita. Uma questão filosófico-literária no pensamento de Maurice Blanchot», apresentada por Erika Rodrigues Paulino Mendes, para a obtenção do grau de Doutor em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Arguente
Erika Rodrigues Paulino Mendes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/03/11 Participação como arguente no júri que apreciou a tese «A Voz como impulsionador da Criação Cénica. A Pré-voz como alicerce de um Teatro Vocal», apresentada por Sara Belo, para a obtenção do grau de Doutor no ramo de Artes, na especialidade de Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Arguente
Sara Belo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/02/27 Participação como orientador no Júri do Relatório de Estágio apresentado por Rodolfo Antero Oliveira Castro com vista à obtenção do grau de mestre em Património Cultural e Museologia (2.º ciclo de estudos) e intitulado «Coimbra com Literatura. Projeto de roteiro literário».
Orientador
Rodolfo Antero Oliveira Castro (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/02/24 Participação como orientador no Júri do Relatório de Estágio apresentado por Alexandra Nunes Roxo com vista à obtenção do grau de mestre em Património Cultural e Museologia (2.º ciclo de estudos) e intitulado «Rede de Arte Nova na Região Centro. Levantamento de imóveis e fundamentação da proposta de criação de uma rede cultural».
Orientador
Alexandra Nunes Roxo (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019/06/19 Participação como arguente no júri que apreciou a tese «Aporias de uma escrita no feminino. Derrida-Cixous» de Andreia Margarida Pires Carvalho, apresentada como dissertação de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Arguente
Andreia Margarida Pires Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019/03/29 A amálgama do tempo. Uma abordagem filosófica em função das imagens
Arguente
Bruna Penna Mibielli (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2018/12/20 Participação como Arguente no Júri das Provas de Agregação de Maria Fernanda Bernardo Alves, em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Arguente
Maria Fernanda Bernardo Alves (Agregação)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018/12/11 Guy Debord e as aventuras do sujeito
Arguente
Eurico Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/07/20 Presidente do Júri que apreciou a Tese «La teoría del arte en la estética fenomenológica de Mikel Dufrenne» de Francisco Javier Barcia González no Departamento de Filosofia y Antropologia/Facultad de Filosofía da Universidade de Santiago de Compostela. 20. julho. 2017
Presidente do júri
Francisco Javier Barcia González (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultad de Filosofía, Espanha
2017/04/11 Do vazio ao sublime, percursos estéticos.
Orientador
Joana Rita Cerieira Braguez (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2016/01/20 Crítica de arte em Portugal na segunda metade do século XX. Modelos e práticas.
Orientador
Ana Luísa Barão (Doutoramento)
2016 Pintura contemporânea, imagem deferida e proposição crítica Valdemar Santos Mendes (Doutoramento)
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal
2016 A profissionalização da crítica de arte portuguesa (1967-1976) Ana Luísa Barão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 O Filme-Aposta: A zona cinzenta. Os circuitos da trama fílmica como ponto de vista Laurent Chavanel (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 La figura del monstruo en la obra cinematográfica de Pedro Almodóvar. De la teatralidade de lo real a la construcción de la realidade del artifíci Almudena Álvarez Álvare (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013/04/03 «Roberto Rossellini: a “televisão de autor”»
Orientador
Fausto Cruchinho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2012/07/09 Participação como co-orientador no Júri que avaliou a tese de doutoramento «O ¿Vértice¿ de uma renovação cultural. Imprensa periódica na formação do Neo-Realismo (1930-1945)», apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra por Luís Augusto Costa Dias.
Orientador
Luís Augusto Costa Dias (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2012/05/25 Arguente no júri que avaliou «Itinerários de Outra Razão» de Josyane Malta Nascimento, dissertação de doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Letras ¿ Estudos Literários da Universidade de Juiz de Fora.
Arguente principal
Josyane Malta Nascimento (Doutoramento)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2010/01/28 «Artes plásticas e pensamento crítico em Portugal nos anos setenta e oitenta: problemáticas da operacionalidade dos conceitos de vanguarda e de pós-modernismo».
Orientador
Isabel Margarida Ribeiro Nogueira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/01/12 Arguente no júri que avaliou «Em busca de um novo cinema português» de Michelle Cunha Sales, dissertação de Doutorado apresentada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Arguente
Michelle Cunha Sales (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2009/12 Participação nas provas de Agregação de Eduardo Geada. Universidade da Beira Interior, em Dezembro. 2009.
Arguente
Eduardo Geada (Agregação)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2009/10/07 Participação nas provas de Agregação de Eduardo Paz Barroso. Universidade da Beira Interior, em 6-7. Outubro. 2009.
Arguente
Eduardo Paz Barroso (Agregação)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2008/11/18 Participação como arguente na avaliação da tese de Hugo Filipe Carvalho Teixeira Monteiro, «A filosofia nos limites da literatura. Escrita e pensamento em Maurice Blanchot». Dissertação de doutoramento em Filosofia apresentada na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela, em 18 de Novembro.2008.
Arguente
Hugo Filipe Carvalho Teixeira Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultad de Filosofía, Espanha
2008/10/02 Participação como arguente na avaliação da tese de Dalila d’Alte Rodrigues, «A obra de Eurico Gonçalves na perspectiva do surrealismo português e internacional». Dissertação de doutoramento em Ciências da Arte apresentada na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2 de Outubro. 2008. Arguente.
Arguente
Dalila d’Alte Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2008 «A autoria na arte digital».
Orientador
José Carlos Santos Vieira (Mestrado)
Escola Universitária de Artes, Portugal
2008 «O grupo Puzzle no Círculo de Artes Plásticas».
Orientador
António Joaquim Gaspar Azenha (Mestrado)
Escola Universitária de Artes, Portugal
2006 Participação como vogal na avaliação da tese de Paulo Jorge Granja, «As origens do movimento dos cine-clubes em Portugal, 1924-1955». Dissertação de mestrado em História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2006.
Vogal
Paulo Jorge Granja (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2006 Participação como arguente na avaliação da tese de Carlos França, «A Experiência Estética e a questão da Obra de Arte. Modernidade e desconstrução». Dissertação de doutoramento apresentada na Universidade do Minho, em 11.setembro.2006.
Arguente
Carlos França (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2005/02/04 Participação como arguente na avaliação da tese de Carlos Alberto Sainica Carujo, «7047. A vontade de orgânico, o corpo social e o corpo em António Gramsci», Dissertação de mestrado em Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 04. Fevereiro.2005.
Arguente
Carlos Alberto Sainica Carujo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2004/09/22 «Pensamento cénico. O lugar de Peter Brook»
Orientador
Madalena Sofia Peão de Almeida (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2004/05/31 Participação como arguente na avaliação da tese de Tiago Baptista, «Tipicamente português. O cinema ficcional mudo em Portugal no início dos anos vinte». Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 31. Maio.2004.
Arguente
Tiago Baptista (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2004/05/10 «A “ausência de obra” — loucura e literatura em Michel Foucault» Paula Cristina Vilela Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2004 «Heterogeneidade teórica no ideário da Renascença Portuguesa»
Orientador
Paula Cristina Braz Bastos Serra (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2003/07/28 Participação como vogal na avaliação da tese de Isabel Calado, «Fronteiras da imagem com a palavra – Contributo para uma abordagem da representação e cultura visuais». Dissertação de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 28. Julho. 2003. Vogal.
Vogal
Isabel Calado (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2003/07/03 Participação como arguente na avaliação da tese de Isabel Margarida Ribeiro Nogueira, «Da análise do conceito de pós-modernismo à sua manifestação na exposição Alternativa Zero», Dissertação de mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 3. Julho. 2003. Arguente.
Arguente
Isabel Margarida Ribeiro Nogueira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2003/06/26 Participação como vigal na avaliação da tese de António Moreira Teixeira, «A Ideia não tem fim. Para uma Filosofia da História de Arte em Francisco de Holanda», Dissertação de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 26. Junho.2003. Vogal.
Arguente
António Moreira Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003/06/09 Participação como arguente na avaliação da tese de António José de Oliveira Cruz Mendes, «Do que falamos quando falamos de arte. Definição, história e sentido da arte», Dissertação de mestrado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 9. Junho.2003. Arguente.
Arguente
António José de Oliveira Cruz Mendes (Mestrado)
2002/12/05 «Relativismo axiológico na arte contemporânea» (título provisório).
Orientador
Hélder Gomes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2002/06/28 Participação como arguente no Júri que avaliou «“A cidade das flores”: Pour une reception culturelle au Portugal du cinéma néo-réaliste italien comme métaphore d’une absence» de Christel Henry, Dissertação de doutoramento em regime de co-tutela com a Universidade de Lisboa e apresentada na Université de Caen/Basse Normandie.
Arguente
Christel Henry (Doutoramento)
Université de Caen Basse-Normandie UFR Sciences de l'Homme, França
2002/05/20 Participação como arguente no Júri que avaliou a tese de Teresa Inmaculada Cascudo Garcia-Villaraco, «A tradição como problema na obra musical e ensaística de Fernando Lopes-Graça (1906-1994)», Dissertação de doutoramento em Ciência Musicais, especialidade de Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 20. Maio. 2002.
Arguente principal
Teresa Inmaculada Cascudo Garcia-Villaraco (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2002/02/28 Participação no Júri que avaliou a tese de Eduardo Paz Barroso, «Justificação e crítica do cinema português, 1960-1970» Dissertação de doutoramento apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 28. Fevereiro. 2002. Vogal.
Vogal
Eduardo Paz Barroso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001/02/21 «João José Cochofel o real futurante da arte».
Orientador
Maria da Conceição Barros (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2000/07/19 «A dimensão estética na Educação intercultural»
Orientador
Paulo Manuel Alexandre da Silva Andrade (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2009/09/01 - 2009/12/31 Estudos do Século XX: Hipóteses de Século Imprensa da Universidade de Coimbra
2001/09/01 - 2001/12/31 Estudos do Século XX: Estéticas do Século Quarteto

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - Atual Concurso para um projeto de arquiviologia na História da Arte Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Membro do Painel de avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento (BD) e a Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2011 - 2011 Membro do Painel de Avaliação para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2000 - 2021 Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Ibéricos. Membro.
1998 - 2000 Presidente da Direcção da Associação de Professores de Filosofia 1998-2000. Presidente da Direcção da Associação
1988 - 1992 Presidente da Direcção da Associação de Professores de Filosofia Presidente da Direção.
1987 - 1987 Membro da Comissão Instaladora da Associação de Professores de Filosofia. Membro.
1976 - 1979 Associação Académica de Coimbra

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/05/27 - 2019/05/28 Membro do comité científico e do comité organizador do XI Coloquio sobre la Transición española: «Culturas políticas de la nueva izquierda en Europa desde 1956 a la actualidad». Paris, Cidade Universitária, Colégio de Espanha.
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Concurso de Professor Associado Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - Atual Concurso de Professor Auxiliar Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/06 - 2021/06 Membro do Júri do VI Prémio Carlos de Oliveira
2020/09/04 - 2020/09/04 Membro do Júri do Prémio Eduardo Lourenço, do Centro de Estudos Ibéricos.
2020/07/16 - 2020/07/16 Participação no Júri que atribuiu o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB à obra «Tríptico da Salvação» (Publicações D. Quixote), de Mário Cláudio. Associação Portuguesa de Escriotres, Portugal
2020/07/10 - 2020/07/10 Participação na reunião do Júri do Concurso documental interno para preenchimento de uma vaga de Professor Associado na área disciplinar de Ciências da Arte, do Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira a que concorreu o Doutor António Carlos Jardim Valente. Universidade da Madeira Departamento de Arte e Design, Portugal
2014 - 2014 Membro do Júri do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho APE/Câmara Municipal de Famalicão. Associação Portuguesa de Escritores, Portugal