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Vasco Alexandre da Silva Costa. Concluiu o Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores pela Universidade de Lisboa no Instituto Superior Técnico. Atua na área de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Informática. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: computer graphics; gpgpu; ray-tracing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vasco Alexandre da Silva Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
8E1D-AD0A-0A24
ORCID iD
0000-0002-4010-5515
Google Scholar ID
xAwKklUAAAAJ
Scopus Author Id
36459710200

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"Grid Based Acceleration Techniques for Real-time Ray Tracing" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2014
Concluído
Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Informática e de Computadores (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2010 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silvestre, A.; Pereira, J.; Costa, V.. "A Real-Time Terrain Ray-Tracing Engine". Trabalho apresentado em ICGI'2018, 2019.
    10.1109/ITCGI.2018.8602735
  2. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Non-homogeneous grids for CPU-GPU ray tracing". Trabalho apresentado em EPCGI'2016, 2017.
    10.1109/EPCGI.2016.7851186
  3. Reis, N.T.; Costa, V.S.; Pereira, J.M.. "Coherent ray-space hierarchy via ray hashing and sorting". Trabalho apresentado em GRAPP 2017 - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, 2017.
  4. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Efficient Grid Construction on Streaming Architectures". Trabalho apresentado em CGI'15 - Computer Graphics International 2015, Strasburg, 2015.
  5. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Ray Reordering Techniques for GPU Ray-Cast Ambient Occlusion". Trabalho apresentado em 21º EPCG, 2014.
  6. Sena, D.; Pereira, J.; Costa, V.. "Physics-based water interaction and shading: The SiViFlow algorithm". Trabalho apresentado em WSCG'2013, Plzen, 2013.
  7. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Compressed grids for GPU Ray tracing of large models". Trabalho apresentado em WSCG'2013, Plzen, 2013.
  8. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Fast compression of meshes for GPU ray-tracing". Trabalho apresentado em WSCG'2013, Plzen, 2013.
  9. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Ray Tracing of Large Models on a Multi-Projection Display". Trabalho apresentado em 20º EPCG, 2012.
  10. Costa, V.; Pereira, J.M.. "Compact rectilinear grids for the ray tracing of irregular scenes". Trabalho apresentado em WSCG'2011, Plzen, 2011.
  11. Costa, V.; Pereira, J.M.. "Multi-level grid strategies for ray tracing: Improving render time performance for row displacement compressed grids". Trabalho apresentado em WSCG'2010, Plzen, 2010.
  12. Costa, V.; Pereira, J.; Jorge, J.. "Multi-level hashed grid construction methods". Trabalho apresentado em WSCG'2010, Plzen, 2010.
  13. Costa, V.; Pereira, J.M.. "Multi-Level Grid Strategies for Ray Tracing". Trabalho apresentado em GRAPP 2010 - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications, Angers, 2010.
  14. Costa, V.; Pereira, J.M.; Dias, J.M.S.. "Tecnologias CAVE-HOLLOWSPACE para a Mina do Lousal". Trabalho apresentado em 15º EPCG, 2007.
  15. Gamboa, R.; Costa, V.. "Multimodal Presentations on a Multi-Projection Display". Trabalho apresentado em 15º EPCG, 2007.
  16. Batista, H.; Costa, V.; Pereira, J.M.. "Games of War and Peace: Large scale simulation over the Internet". Trabalho apresentado em VSMM'01 - Seventh International Conference on Virtual Systems and Multimedia, Berkeley, 2001.
    10.1109/VSMM.2001.969718
  17. Batista, H.; Costa, V.; Pereira, J. M.. "Jogos de Guerra e Paz". Trabalho apresentado em 10º EPCG, 2001.
Artigo em revista
  1. Martins, Jorge R.; Costa, Vasco S.; Pereira, João M.. "Efficient Hair Rendering with a GPU Cone Tracing Approach". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 8 1 (2017): 1-19. http://dx.doi.org/10.4018/ijcicg.2017010101.
    10.4018/ijcicg.2017010101
  2. Lousada, P.; Costa, V.; Pereira, J.M.. "Bandwidth and memory efficiency in real-time ray tracing". Journal of WSCG 25 1 (2017): 49-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027050871&partnerID=MN8TOARS.
  3. Costa, Vasco; Pereira, João Madeiras; Jorge, Joaquim A.. "Accelerating Occlusion Rendering on a GPU via Ray Classification". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) 6 2 (2016): 1-17. http://dx.doi.org/10.4018/ijcicg.2015070101.
    10.4018/IJCICG.2015070101
Poster em conferência
  1. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Efficient Rectilinear Grids for Real-time Ray Tracing". Trabalho apresentado em EGSR 2014 - Eurographics Symposium on Rendering 2014, 2014.
  2. Costa, V.; Pereira, J.M.; Jorge, J.A.. "Multi-Level Hashed Grids for Ray Tracing". Trabalho apresentado em HPG'09 - High Performance Graphics 2009, 2009.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 A Real-Time Terrain Ray-Tracing Engine
Coorientador de André Filipe Domingos Silvestre
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2017 - 2017 Parallel GPU Boolean Evaluation for CSG Ray-Tracing
Coorientador de Marco Domingues
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2016 Cone Tracing of Human Hair Fibers
Coorientador de Jorge Filipe Branco Romana Martins
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2016 OptiX versus Embree using Vertex Connection and Merging
Coorientador de André José Faria Bico
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2016 Bandwidth and Memory Efficiency in Real-Time Ray Tracing
Coorientador de Pedro Filipe Vitorino Castro Lousada
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2015 Coherent Ray-Space Hierarchy via Ray Hashing and Sorting
Coorientador de Nuno Tiago Lopes dos Reis
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2020 GRAPP - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009 - 2010 Programação 3D para Simulação de Jogos Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2009 - 2010 Programação 3D para Simulação de Jogos Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2008 - 2009 Portfólio Pessoal IV Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Campus Taguspark, Portugal
2008 - 2009 Portfólio Pessoal III Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Prémio Professor José Luís Encarnação
Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2002 Fujitsu-Siemens Prize for Quality in Computer Graphics
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal