???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Eduardo Trindade Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
8E15-5931-2C6A
ORCID iD
0000-0001-8740-5382
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2004/03/12 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Max Günther Haetinger; Rui Trindade. 2017. "Educação, escola, criatividade e tecnologia: contributos para a conceitualização de um modelo pedagógico do século XXI". REVISTA INTERSABERES 12 (25): 188-188. https://doi.org/10.22169%2Fintersaberes.v12i25.586.
    10.22169/intersaberes.v12i25.586
  2. Cosme, A.; Trindade, R.E.. 2017. "The curricular and pedagogical activity of teachers as source of tensions and professional dilemmas: Contribution to an interpellation of teaching profession | A atividade curricular e pedagógica dos professores como fonte de tensões e dilemas profissionais: Contributo para uma interpelação sobre a profissão docente". Revista Brasileira de Educacao 22 (69): 565-587. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85018443416&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782017226928
  3. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. 2017. "Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar". https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2917.
    10.7213/1981-416X.16.050.AO01
  4. Trindade, Rui. 2017. "O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUTO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS CURRICULARES COMO DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS". https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/8453.
    10.7213/1981-416X.17.053.AO04
  5. Trindade,Rui. 2014. "Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: a perspetiva docente na E-Learning". http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000800211.
  6. Rui Trindade. 2014. "Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: a perspetiva docente na E-Learning". Educar em Revista (spe4): 211-233. https://doi.org/10.1590%2F0104-4060.38661.
    10.1590/0104-4060.38661
  7. Trindade, Rui. 2014. "A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas : perspetivas e questões". http://hdl.handle.net/10437/6047.
  8. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. 2012. "A gestão curricular como um desafio epistemológico: a diferenciação educativa em debate". http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/1536.
  9. Leite, C.; Mouraz, A.; Trindade, R.; Martins Ferreira, J.M.; Faustino, A.; Villate, J.E.. 2011. "A place for arguing in engineering education: A study on students' assessments". European Journal of Engineering Education 36 (6): 607-616. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860850543&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2011.640661
  10. Rui Trindade. 2009. "Reconhecer os alunos para reinventar a escola: da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo". Educação e Pesquisa 35 (2): 265-285. https://doi.org/10.1590%2Fs1517-97022009000200004.
    10.1590/s1517-97022009000200004
  11. Trindade, R.. 2009. "Recognizing the students in order to reinvent the school: From the affirmation of a need to the misleads of a desire | Reconhecer os alunos para reinventar a escola: Da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo". Educacao e Pesquisa 35 (2): 265-285. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950956248&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1517-97022009000200004
  12. Rui Trindade. 2000. "Escolaridade básica e cidadania: contributo para um debate que se quer mais urgente que apressado". https://doaj.org/article/c0147dbb18ff4c72aa1b68c251946986.
Livro
  1. Fernandes, Rui. 2013. Organização e gestão do trabalho pedagógico: Perspectivas, questões, desafios e respostas [Organization and management of pedagogical work: Perspectives, questions, challenges and answers]. 144p. | with Ariana Cosme. Portugal.
  2. Fernandes, Rui. 2011. O movimento da educação nova e a reinvenção da escola: Da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo [The movement of new education and the reinvention of school: From the affirmation of a necessity to the equivoques of a desire]. 456p.. Portugal.
  3. Fernandes, Rui. 2010. Educar e aprender na escola: Questões, perspectivas e respostas pedagógicas [Educating and learning in school: Questions, perspectives and pedagogical answers], 203p. | with Ariana Cosme.
  4. Fernandes, Rui. 2009. Escola, poder e saber: A relação pedagógica em debate [School, power and knowledge: The pedagogical relationship in debate]. 132p.. Portugal.

Outros

Outra produção
  1. Rui Trindade; Carlinda Leite; Jose Martins Ferreira. 2010. Do We Need Argumentative Reasoning in Higher Education?. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.28862.18245.
    10.13140/RG.2.2.28862.18245