???global.info.a_carregar???
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2019), em Educação Física pela Faculdade Adventista de Educação Física - UNASP Campus 3 (2007) e em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Campinas, além de ser pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial, Jogos e Emoções.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Viviane Cristina Marques

Nomes de citação

  • Marques, Viviane
  • Marques, Viviane Cristina
  • Marques, V. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
8C17-EE09-D6A7
ORCID iD
0000-0002-6035-5212

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023/02/01 - 2024/12/06
Concluído
Análise e desenvolvimento de sistemas (Graduado)
Universidade da Cidade de São Paulo, Brasil
2022/02/02 - 2024/03/25
Em curso
Doutorado em Educação (Doctor)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"Proposta de um sistema cognitivo artificial gamificado para as competências socioemocionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Doutora em Educação
2018/02/01 - 2020/07/30
Concluído
Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional (Graduado)
Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Universidade Adventista de São Paulo, Brasil
"Criar e Jogar para programar - O Pensamento Computacional na Educação Infantil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Designer Educacional
2018/02/01 - 2020/07/16
Concluído
Mestrado Profissional em Educação (Master)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"Desenvolvimento e um tutor virtual inteligente por meio da utilização da Inteligência Artificial para contribuir no ensino de Ciências baseado no movimento STEAM" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestra em Educação
2018/02/01 - 2019/12/30
Concluído
Pedagogia (Graduado)
Universidade de Franca, Brasil
Licenciatura em Pedagogia
2004/02/01 - 2007/12/30
Concluído
Educação Física (Licence)
Universidade Adventista de São Paulo, Brasil
"As Experiências Emocionais Vivenciadas na Aula de Educação Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Licenciatura plena em Educação Física
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03/10 - Atual Professora de Educação Básica I Prefeitura Municipal de Campinas, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - 2023/10/19 Bolsista Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/06/06 - 2020/07/20 Literacia Midiática: Uma Proposta de Abordagem a partir da Lógica do Design Educacional
00000000
Bolseiro de Iniciação Científica
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/03/01 - Atual Desenvolvimento de sistemas cognitivos artificiais inclusivos
00000000
Investigador
Em curso
2019/03/01 - 2021/12/20 Desenvolvimento de uma Plataforma Cognitiva usando Assistentes Virtuais baseado na metodologia STEAM para o ensino de Ciências aplicada no Ensino Fundamental
00000000
Investigador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Viviane Cristina. "Passaporte para outra realidade: uma experiência de empatia e aprendizagem em Realidade Virtual". 2020.
Artigo em revista
  1. Marques, Viviane Cristina; Viana, Helena Brandão. "DO ENSINO ON-LINE AO PRESENCIAL". (2023): https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31176
  2. Marques, Viviane Cristina; Gamez, Luciano. "O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS". (2023): https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122
  3. Luciano Gamez; Viviane Cristina Marques. "PREMISSAS PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INOVADORA: PSICODRAMA PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ONLINE". Revista e-Curriculum 19 2 (2021): 543-563. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p543-563.
    10.23925/1809-3876.2021v19i2p543-563
  4. Almeida, A. O. de; Alves Junior, A; Canato, R. L. C.; Albardeiro, S. T.; Marques, V. C.. "Ética, segurança e privacidade na Educação a distância durante a pandemia no Brasil". INOVAEDUC 7 1 (2020): 1-28.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Nascimento, B. S.; VIERA, C. O. N.; Marques, Viviane Cristina. "Produção de materiais didáticos mediatizado pelo vídeo digital durante a pandemia". INOVAEDUC 7 1 (2020):
    Acesso aberto • Publicado
  6. Marques, Viviane Cristina; Amaral, Sérgio Ferreira do. "AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EVIDENCIADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19". (2020): https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.21044.
    https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.21044
Livro
  1. UNESCO; Miao, Fengchun; Holmes, Wayne. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 2024.
Tese / Dissertação
  1. Marques, Viviane Cristina, 1986-. "Desenvolvimento de um tutor virtual inteligente através da utilização da Inteligência Artificial para contribuir para o ensino de Ciências baseado no movimento STEAM". Mestrado, 2021. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641950.

Outros

Outra produção
  1. Sistema Educativo de Portugal e Brasil à luz de documentos oficiais: constituição de um corpus de análise. MeetUP23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D “Inovação e Ciência”. Laboratório de Educação a Distância e E-Learning. Universidade Aberta. Lisboa. Comunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão B1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/. 2023. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Viviane Cristina. http://hdl.handle.net/10400.2/14442.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/03/10 - Atual Educação Infantil
2023/02/01 - 2024/10/19 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC em Engenharia da Computação Engenharia da Computação (Bachelor) Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Brasil