Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Andreia Valquaresma
Nomes de citação
- Valquaresma, A.
- Valquaresma, Andreia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8B18-F6BE-7DA8
- ORCID iD
- 0000-0002-5803-9413
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&authuser=1&user=rG5u8LsAAAAJ
Endereços de correio eletrónico
- andreia.valquaresma@gmail.com (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | 
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2011 Concluído | Psicologia (Doutoramento) Especialização em Sem especialidade Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal "Desafios da contemporaneidade: que percursos para a criatividade? - exploração compreensiva do papel desenvolvimental da
                                       autoeficácia criativa, da compreensão estática e da escolaridade na criatividade" (TESE/DISSERTAÇÃO) | |
| 2004/09/13 Concluído | Psicologia (Licenciatura) Especialização em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Aprovada com Distinção | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2022/02/14 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/11/07 - Atual | Researcher - inED (Data Analysis) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2021/03/01 - Atual | Researcher - Centre for Vocational Development and Lifelong Learning | Universidade do Porto, Portugal | 
| Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/02/14 - Atual | JUST ENERGY EXPL/COM-CSS/1510/2021 Bolseiro de Pós-Doutoramento
                                     ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | Em curso | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2020/05/05 - Atual | Creative Complexity in Screenwriting CCSC Investigador
                                    
                                  | Em curso | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Outros
| Outra produção | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2021/11/13 | Creativity in Psychotherapy: Re-Constructive Exploration Strategies as a bridge to complexity in sociocognitive development | 14th International Congress of Clinical Psychology University of Granada (Espanha) | 
| 2021/09/10 | Understanding creative complexity in screenwriting: developing a transdisciplinary framework | 5th MIC Conference - Creativity: Observation, Assessment, Estimation Marconi Institute for Creativity (Bologna, Itália) | 
| 2021/07/16 | Lugar e funções psicológica e educacional da Criatividade no currículo implementado da educação pré-escolar e do ensino básico: contributos de um grupo de discussão focalizada com docentes portugueses. | Ludomedia (Portugal) | 
| 2020/09/20 | The unbearable lightness of Creativity: new perspectives of complexity in education society | 21st International Congress of Northern Portugal and Galicia on Work and Training University of Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha) | 
| 2020/09/14 | Unfolding the ties of Creative Self-efficacy and Aesthetic Judgment: a matter of Creative mediation? | MIC Conference 2020 "Nurturing Creative Potential Marconi Institute for Creativity (Bologna, Itália) | 
| 2020/06/07 | Creative (un)certainties: agency and fortuity in defining new paths to complexity in contemporary education | Creativity Week 2020 (postponed due to the Covid-19 pandemic) Webster University (Geneva, Suiça) | 
| 2019/06/22 | Creativity in a crossroad: the potential impact of education, creative self-efficacy and aesthetic judgment in establishing a complexity matrix for a contemporary understanding of the construct | EC3 - MIC Conference 2019 European Collaborative Creativity Marconi Institute for Creativity & Webster University of Geneva (Bologna, Itália) | 
| 2015/10/24 | Creativity - Art - Education: a (mis)understood triad in child development? | Art and Child Development Municipality of Vale de Cambra (Vale de Cambra, Portugal) | 
| 2015/07/10 | I create, therefore I am? – comprehensive exploration of education's influence in the creativity of Portuguese child and adolescents | I SimPsi Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal) | 
| 2011/09/02 | Creatividad y Educación: ¿Educación artística como el camino del futuro?. | I Jornades d’Investigació en Arts Visuals i Educació Faculty of Fine Arts of the University of Barcelona (Barcelona, Espanha) | 
| 2011/06/26 | Creativity through time – evolutive retrospective of the concept | 11th European Affective Education Network Conference: Promoting the Social Emotional Aspects of Education: a Multi-faceted
                                 Priority Faculty of Education of the University of Ljubljana (Ljubljana, Eslovénia) | 
| 2011/06/10 | Creativity and Imagination: two sides of the same coin? – a comprehensive exploration of the relationships between two fundamental constructs of human psychological functioning. | Imagining Imagination Conference Royal College of Art (London, Reino Unido) | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2020/03/15 - Atual | Invited Member of the Technical Committee of the Marconi Institute for Creativity Conference 2020 - "Nurturing Creative Potential" (2020/09/14 - 2020/09/16) Conferência (Outra) | |
| 2021/06/01 - 2021/11/16 | Scientific Committee Member of the 14th International Congress of Clinical Psychology (2021/11/13 - 2021/11/16) Congresso (Membro da Comissão Científica) | |
| 2021/06/01 - 2021/11/15 | Coordinator of the Symposium "Psychotherapeutic Strategies and Contextual Possibilities: Re-Constructive Exploration as a
                                 path towards psychological change" at the 14th International Congress of Clinical Psychology (2021/11/13 - 2021/11/16) Congresso (Outra) | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2021/03/15 - Atual | 5th MIC Conference - Creativity: Observation, Assessment, Estimation | Bologna, Italy | 
| 2020/09/16 - Atual | MIC 2020 Conference - Nurturing Creative Potential | Bologna, Italy (virtual conference due to the Covid-19 pandemic) | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2021/03/01 - Atual | Journal of Creative Behavior (2162-6057) | Wiley | 
| 2020/09/20 - Atual | Creativity. Theories – Research – Applications (2354-0036) | Sciendo | 
| 2020/08/25 - Atual | Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts; ( 1931-3896) | APA | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2021/03/01 - Atual | SSHD - Society for the Study of Human Development | Student Member | 
| 2021/03/01 - Atual | SIPS - Society for the Improvement of Psychological Science | Postdoc Member | 
| 2020/06/01 - Atual | EARA (European Association for Research on Adolescence) | Student Member | 
| 2019/07/01 - Atual | Society for the Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts | International Affiliate | 
| 2010/01/13 - Atual | Ordem dos Psicólogos | Membro Efetivo | 
Distinções
            Prémio
| 2020 | EARA  2020 Conference Award European Association for Research on Adolescence, França | 
